Sunteți pe pagina 1din 3

Desenvolvimento rpido de projeto Web com PHP

andre@joyagencia.com.br
O objetivo deste trabalho apresentar algumas questes de como a Joy! Agncia ( Curitiba PR ) desenvolveu um modelo para criao de projetos Web utilizando PHP de uma maneira competitiva com novas tecnologias como Ruby on Rails ( Ruby) e Django ( Python). Um dos grandes objetivos foi conciliar a organizao de vrios projetos simultaneamente, sem a necessidade de uma grande equipe de profissionais. Os tpicos apresentados um relatrio geral com base em todos os projetos j desenvolvidos, principais problemas que ocorreram em projetos anteriores e a implementao de conceitos avanados de arquitetura de sistemas e engenharia de software.

1 Desenvolvimento

55%

-Reutilizao da base de backend e frontend no Framework e CMS. - Reutilizao de mdulos/componentes comuns em todos os projetos ( EX: Blog, Login, Notcias, Eventos, Pginas, validao de formulrios, sliders ). - Utilizao de testcase ( casos de teste) para simular aes de componentes e testar todos os bugs em execuo , usando um modelo nico para qualquer tipo de objeto: EX: ao: (adicionar/editar/listar/excluir) postagem/notcia/evento/case/usurio

- Utilizao de uma estrutura padro para formulrios e respectiva validao no backend. Foi desenvolvido um modelo para atualizao em Ajax ou envio padro.

- Utilizao de um modelo para listagem de resultados com suporte a paginao. Foi desenvolvido um componente para converso da estrutura de dados em datagrid, reutilizvel para qualquer objeto. EX: ao: (listar) postagens/notcias/eventos/cases/usurios

2 Layout

35%

- Reutilizao de estrutura de grid para layout e prototipagem. - Reutilizao do padro de cabealho, menu e rodap base como estrutura. - Reutilizao da base tipogrfica - Reutilizao da base para formulrios. - Reutilizao de componentes/plug-ins e widgets como sliders, validador de formulrio, plug-in para listagem de Tweets, entre outros. - Reutilizao da estrutura de organizao dos arquivos: /media/ /media/css/ /media/js/plugins/jquery/ /media/js/frontend/ /media/js/backend/ /media/imagens/layout Contm imagens principais como logo /media/imagens/layout/bg/ Contm imagens de fundo de blocos ou pgina /media/imagens/layout/sprites/ Contm imagens mescladas ( EX no link: http://alturl.com/nnpag )

3 Eventos etapas

10%

- Reutilizao do modelo para hospedagem do domnio EX: www.dominio.com.br, www.dominio.com.br /admin, media.dominio.com.br - Reutilizao da base de migrao de desenvolvimento local para ambiente de produo.

Consideraes
As novas tecnologias para o desenvolvimento Web como Ruby on Rails e Django trabalharam nesses principais problemas referentes a arquitetura e reutilizao de projetos. Portanto, o principal objetivo que cada projeto

tenha um custo reduzido e competitivo devido ao menor tempo gasto no desenvolvimento e criao, alm da reduo do tempo necessrio para finalizao do projeto e a diminuio de erros e falhas.

S-ar putea să vă placă și