Sunteți pe pagina 1din 8

www.consul.com.

br

Por onde comeo?


INSTALANDO
Antes de ligar: Retire a base da embalagem, calos e fitas de fixao dos componentes internos. Limpe o interior do seu produto usando um pano ou esponja macia com gua morna e sabo neutro. No utilize objetos pontiagudos, lcool, lquidos inflamveis ou limpadores abrasivos. Eles podem danificar a pintura de seu Freezer. Verifique se a tenso da rede eltrica no local de instalao a mesma indicada na etiqueta fixada prximo ao plugue do cordo de alimentao do seu Freezer. O Freezer deve ser ligado em uma tomada eltrica em bom estado.

Fio Terra (aterramento):


Para sua segurana, ligue corretamente o fio terra do seu Freezer (fio verde atrs do produto). A conexo incorreta do fio terra pode resultar em acidentes com fogo, choque eltrico ou outros danos pessoais. Se o local de instalao no possuir um aterramento, providencie, consultando um eletricista de sua confiana.

Local:
Certifique-se de que o piso do local de instalao seja nivelado e suporte o peso do produto mais a capacidade total de carga (Veja Caractersticas Tcnicas na pag. 6). O Freezer no deve ser instalado prximo a fontes de calor (fogo, aquecedores, etc.) ou em local onde incida luz do sol diretamente. A instalao em local no adequado, prejudica o funcionamento do seu Freezer e aumenta o consumo de energia.

Importante:
Nunca conecte o seu Freezer atravs de extenses duplas ou triplas com outro eletrodomstico na mesma tomada. Este tipo de ligao pode provocar sobrecarga na rede eltrica, prejudicando o funcionamento do seu Freezer e resultando em acidentes com fogo. Use uma tomada exclusiva. Em caso de oscilao na tenso da rede eltrica, instale um estabilizador automtico de voltagem com potncia mnima de 1000 Watts, entre o Freezer e a tomada. Se o cordo de alimentao estiver danificado, ele deve ser substitudo pelo Servio Autorizado a fim de evitar riscos de acidentes.

Embutimento:
Considere as seguintes distncias mnimas para garantir uma circulao de ar adequada: 8 cm nas laterais; 8 cm no fundo; 70 cm no topo. 70cm Desta forma voc estar garantindo o 8cm bom desempenho do produto e 8 cm impedindo que componentes do seu Freezer encostem em paredes, outros produtos ou mveis, evitando rudos desagradveis.

Nivelamento (Modelo CHA22):


Coloque o Freezer no local escolhido e ajuste os ps estabilizadores para garantir a estabilidade do produto. Para o nivelamento do Freezer gire os ps estabilizadores at encost-los no cho, travando o produto. Os modelos CHA31, CHB42 e CHB53 so dotados de rodzios e este ajuste desnecessrio.

Rede eltrica da residncia:


Os fios da rede eltrica devem ser de cobre e ter sees mnimas de 2,5 mm2.

Tenso:
A tenso admissvel na rede eltrica de sua casa deve estar dentro da faixa indicada na tabela a seguir: Tenso do aparelho Limites de Tenso de 104 a 140 V de 198 a 242 V

127 V 220 V

Freezer Horizontal Consul


Etiqueta com informaes de uso Gaxeta Cesto (removvel) Puxador Grade Divisria (removvel)

Dobradias Balanceadas Mata-junta Controle de Temperatura

Luz amarela: Indica que a funo Congelamento Rpido est acionada Console

Luz verde: Indica que o produto est ligado Capa Dreno Ps Estabilizadores ou Rodzios Boto Congelamento Rpido. Indicado para acelerar o congelamento dos alimentos. (Deve ser desligado aps 48 horas)

Usando o Freezer
COMO OPERAR O CONTROLE DE TEMPERATURA
O Controle de Temperatura do seu Freezer pode ser regulado para melhor atender as condies de conservao dos alimentos, conforme o grau de utilizao do seu produto. O Controle de Temperatura do seu produto j vem de fbrica regulado na posio Freezer, ou seja, para congelar alimentos. Mas, se voc preferir, o seu Freezer, pode funcionar como um Refrigerador comum, bastando apenas girar o Controle de Temperatura (com o auxlio de uma moeda) para a posio Refrigerador. A temperatura interna ajustada girando o Controle de Temperatura para a posio desejada. Veja na tabela abaixo as aplicaes de cada posio: Posio do Controle de Temperatura Freezer Utilizao Congelamento de alimentos Resfriamento e conservao de alimentos e bebidas Temperatura Mdia de Operao - 18C a - 25C + 1C a + 5C

Refrigerador

Importante:
No recomendamos a utilizao na faixa intermediria, pois o seu produto no atingir temperaturas adequadas para refrigerar ou congelar satisfatoriamente os alimentos.

Operando na funo Refrigerador

Operando na funo Freezer Modelo CHA22 CHA31 CHB42 CHB53

No utilizar esta faixa intermediria Capacidade de congelamento 13,3 kg 15,1 kg 24,0 kg 33,0 kg

CONGELAMENTO RPIDO
O Congelamento Rpido uma maneira eficaz de manter as caractersticas naturais dos alimentos. Por meio do Congelamento Rpido a fase de cristalizao do gelo, que ocorre entre as temperaturas de 0C a - 5C, ultrapassada mais rapidamente, minimizando a perda de gua dos alimentos e portanto mantendo a sua constituio natural. Para um congelamento rpido, acione o Boto Congelamento Rpido no Console. A luz amarela do painel acender, indicando que a funo Congelamento Rpido est acionada. Esta funo no desliga automaticamente. Recomenda-se desligar a funo Congelamento Rpido aps 48 horas. No utilize esta funo se os produtos que estiverem no Freezer no puderem ser congelados (garrafas ou recipientes fechados) Estes recipientes podem quebrar.

Esta tabela se refere ao abaixamento da temperatura dos alimentos de 32C at - 18C, com o Boto Congelamento Rpido acionado 24 horas antes de abastecer o Freezer.

ARMAZENANDO ALIMENTOS
Recomendamos que os alimentos sejam armazenados em embalagens apropriadas, tais como sacos plsticos ou recipientes com tampas. Isso evita a remoo de umidade natural dos alimentos, mantendo sua qualidade.

Importante:
Quando esta funo acionada, o seu produto passa automaticamente a funcionar como Freezer, mesmo que o Controle de Temperatura esteja regulado para Refrigerador. Caso queira interromper a funo Congelamento Rpido, aperte novamente, a qualquer momento, o Boto Congelamento Rpido.

Importante:
Recomenda-se manter o Freezer operando pelo menos duas horas antes de abastec-lo com alimentos, tempo necessrio para a estabilizao da temperatura no interior do produto.

Capacidade de Congelamento

Aquecimento:
O aquecimento na travessa entre as portas do seu Freezer normal (Modelos CHB 42/CHB 53). Isto ocorre para evitar formao de suor. No entanto, em condies crticas de temperatura e umidade ambiente pode ocorrer formao de suor. Seque-o com um pano macio.

Todo Freezer possui capacidade de congelar uma quantidade mxima de alimentos a cada 24 horas. Evite exceder a capacidade de congelamento do seu produto. Veja, na tabela a seguir, qual a capacidade de congelamento do seu Freezer, com o Boto Congelamento Rpido acionado:

Ao armazenar alimentos no Freezer, prepare pequenas pores, isto possibilitar um congelamento mais rpido e utilizao integral de cada poro. No coloque alimentos quentes no Freezer. Aguarde que estejam temperatura ambiente. Isto contribui para que no aumente o consumo de energia, garantindo o bom funcionamento do produto. Procure abrir a(s) porta(s) somente o tempo necessrio para colocar ou retirar os alimentos ou bebidas. Desta forma voc estar reduzindo o consumo de energia e melhorando o desempenho do seu Freezer. Todo Freezer possui capacidade de congelar uma quantidade mxima de alimentos a cada 24 horas. Evite exceder a capacidade de congelamento do seu produto, que voc pode conferir nas Caractersticas Tcnicas apresentadas na pg. 6. Observe sempre a data da validade dos produtos congelados, indicada pelo fabricante. Para temperaturas ambiente elevadas (acima de 40C), recomenda-se manter o Boto Congelamento Rpido acionado para melhorar as condies de conservao dos alimentos.

Desconecte o plugue da tomada. Embale os alimentos e coloque um encostado ao outro no local mais frio do seu Refrigerador ou em algum recipiente trmico. Deixe a(s) porta(s) aberta(s) para acelerar o degelo.

Importante:
Nunca utilize objetos cortantes ou pontiagudos para remover o gelo, pois voc pode danificar o produto. Posicione um recipiente para recolher a gua do degelo e abra a capa do dreno.

Importante:
Uma vez descongelado, o alimento no deve ser congelado novamente, porque ele pode perder suas caractersticas naturais. Os lquidos aumentam de volume quando congelados. Por isso, tome cuidado ao armazenar garrafas ou outros recipientes fechados no Freezer. Estes recipientes podem quebrar. No armazene produtos txicos em seu Freezer. Produtos txicos podem contaminar os alimentos.

Para recolher a gua voc pode, ainda, conectar uma mangueira na sada externa do dreno. Retire a tampa do dreno localizado no fundo do compartimento interno do Freezer. Aps o degelo limpe o interior do seu Freezer com um pano limpo e seco. Reposicione a tampa e a capa do dreno. Despeje a gua do recipiente em uma pia. Recoloque o plugue na tomada. Recoloque os alimentos no Freezer.

LIMPEZA
Manter limpo o seu Freezer, evita a contaminao dos alimentos por odores. Antes de fazer uma limpeza geral, desconecte o plugue da tomada. A limpeza interna do seu Freezer deve ser feita a cada 6 meses. Voc pode aproveitar uma das situaes em que for fazer o degelo para efetuar a limpeza. Embale os alimentos e coloque um encostado ao outro no local mais frio do seu Refrigerador ou em algum recipiente trmico. Deixe a(s) porta(s) aberta(s). Remova a grade divisria e o cesto e lave-os com gua morna e sabo neutro.

DEGELO
O excesso de gelo prejudicial ao desempenho do produto e aumenta o consumo de energia. Recomenda-se efetuar o degelo pelo menos a cada 6 meses, ou quando a camada de gelo atingir 1 cm de espessura. De preferncia, o degelo deve ser feito quando houver poucos alimentos no Freezer, seguindo os seguintes passos:

Importante:
Nunca utilize produtos txicos (amonaco, lcool, removedores, etc.) ou abrasivos (saplios, pastas, etc.) e nem esponja de ao ou escovas. Estes produtos podem danificar e deixar odores desagradveis no Freezer.

VIAGENS E AUSNCIAS
Nas ausncias longas, desconecte o produto da tomada, esvazie o Freezer e faa o degelo e limpeza. Deixe a(s) porta(s) aberta(s) para evitar odores. O seu Freezer conserva os alimentos congelados sem energia eltrica (com a(s) porta(s) fechada(s)) considerando a temperatura ambiente a 32C conforme tabela abaixo: Modelo CHA22 CHA31 CHB42 CHB53 Tempo 46 horas 49 horas 36 horas 54 horas

Use esponja ou pano macio umedecido em gua com detergente ou sabo neutros. Enxge bem e seque com pano limpo e seco. Recoloque o plugue na tomada. Recoloque os alimentos no Freezer e, caso o Freezer esteja operando no modo Freezer, acione o Boto Congelamento Rpido por duas horas (pg. 4).

Para perodos curtos de ausncia, seu Freezer poder permanecer ligado. Lembre-se que pode haver falta de energia eltrica por um logo perodo de tempo enquanto voc estiver fora, e, neste caso, o descongelamento dos alimentos provocar a degradao dos mesmos.

Caractersticas Tcnicas
Modelo CHA22 CHA31 CHB42 CHB53 Dimenses sem embalagem (mm) (mm) (mm) (mm) Altura com a porta fechada 930 960 960 960 Altura com a porta aberta a 70 1585 1615 1615 1615 Largura 729 945 1195 1473 Profundidade 780 780 780 780 Capacidade bruta (litros) Capacidade de armazenagem (litros) Capacidade mxima de armazenagem em kg 216 307 411 526

RUDOS CONSIDERADOS NORMAIS


Alguns rudos so considerados prprios ao funcionamento do Freezer. A seguir, apresentamos uma tabela descritiva dos rudos caractersticos do funcionamento. Estalos Os estalos so devidos operao normal do Controle de Temperatura (Termostato). Rudo do Compressor Rudo caracterstico de motor. Significa que o compressor est em funcionamento. Rudo de expanso de gs Rudo caracterstico da expanso do gs no sistema de refrigerao. um rudo semelhante ao gerado quando se enche um balo de gs. Rudo de ventilao caracterstico da ventilao do condensador - sistema de refrigerao (Modelos CHB42/ CHB53).

213

305

404

519

135

212

291

380

Capacidade de congelamento (em at 24 horas) (kg) 13,3

15,1 69,0

24,0 84,0

33,0 95,0

6
Peso sem embalagem (kg) 59,0

Solues de pequenos problemas


Antes de ligar para o Consul mais assistncia, faa uma verificao prvia, consultando a tabela a seguir.
PROBLEMA CAUSA PROVVEL SOLUO
MAIORES INFORMAES NA PGINA

O Freezer no liga

Falta de energia. Tenso muito baixa/alta (isto pode ser notado pelas oscilaes de luminosidade das lmpadas da casa). Tomada com defeito. Plugue desconectado. Cordo de alimentao danificado.

Verifique o fusvel ou o disjuntor da residncia. Veja tambm se o plugue est conectado tomada. Instale um estabilizador automtico de voltagem com potncia mnima de 1000 Watts. Ligue outro aparelho na tomada para verificar e troque a tomada se necessrio. Conecte-o. Ligue para o Consul mais assistncia: Grande So Paulo (011) 3116-2477. Outras regies 0800 900 777. Veja o item Por onde Comeo (Instalando). Regule os Ps Estabilizadores (Modelo CHA22). Nivele seu Freezer.

2 2 2 2 2/3

Rudos anormais

Instalao em local no adequado. Nivelamento inadequado.

O Freezer no Controle de Temperatura na posio Ajuste para a posio Freezer. (veja o item Como congela de modo Refrigerador ou na faixa operar o Controle de Temperatura). satisfatrio. intermediria. Porta(s) sendo aberta(s) com muita freqncia. M distribuio dos alimentos, bloqueando a circulao de ar. Excesso de carga a ser congelada. Instrua as pessoas a abrirem a(s) porta(s) somente quando necessrio. Redistribua os alimentos. (Veja o item Armazenando Alimentos). Observe a capacidade mxima de congelamento, (veja item Capacidade de Congelamento). Acione o Boto Congelamento Rpido. Desacione o Boto Congelamento Rpido.

5 4 4 4 4

O Freezer congela bebidas e alimentos quando deveria somente resfriar Suor externo

Boto Congelamento Rpido acionado.

Controle de Temperatura na posio Ajuste para a posio Refrigerador. (Veja o tem Freezer ou na faixa intermediria. Como operar o Controle de Temperatura). Umidade relativa do ar elevada (Normal em certos climas e pocas do ano). Instale seu Freezer em local ventilado. Seque-o com um pano macio.

2/3 2 4 5 4

Suor interno

Abertura de porta(s) muito freqente. Instrua as pessoas a abrirem a(s) porta(s) somente quando necessrio. Alimentos desembalados e/ou recipientes com lquidos destampados (umidade excessiva). Embale os alimentos e/ou tampe recipientes com lquidos.

Formao de gelo

Infiltrao de umidade pela(s) porta(s).

Verifique se algum objeto est impedindo o fechamento completo da(s) porta(s). Se necessrio reorganize os alimentos no seu Freezer. Persistindo a formao de gelo, ligue para o Consul mais assistncia: Grande So Paulo (011) 3116-2477. Outras regies 0800 900 777.

Garantia
TERMO DE GARANTIA
O seu produto Consul garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses, contado a partir da data da emisso da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente, sendo: Os 3 (trs) primeiros meses - garantia legal; Os 09 (nove) ltimos meses, - garantia especial, concedida pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos; A garantia compreende a substituio de peas e mode-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou pelo Pronto Servio Consul, como sendo de fabricao; Durante o perodo de vigncia da garantia, o produto ter assistncia tcnica do Pronto Servio Consul. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: No forem observadas as orientaes e recomendaes do Manual de Instrues quanto a utilizao do produto; Na instalao do produto no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual de Instruo quanto s condies para instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto, etc.; Na instalao, as condies eltricas e/ou hidrulicas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal recomendada no Manual de Instruo do produto; O produto tiver recebido maus tratos, descuido, ou ainda, sofrido alteraes ou modificaes estticas e/ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no credenciadas pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos; Houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem: Despesas com a instalao do produto realizada pelo Pronto Servio Consul ou por pessoas ou entidades no credenciadas pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos; salvo os produtos mencionados no Manual de Instruo; Despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas e acessrios que no pertenam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos, salvo os especificados para cada modelo no Manual de Instruo; Despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja: rede eltrica, de gs ou hidrulica, alvenaria, aterramento, esgoto, etc.; Falhas no funcionamento do produto decorrentes da falta de fornecimento ou problemas e/ou insuficincia no fornecimento de energia eltrica, gua ou gs na residncia, tais como: oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual de Instruo, presso de gua insuficiente para o ideal funcionamento do produto; Servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; Transporte do produto at o local definitivo da instalao; Produtos ou peas que tenham sido danificados em conseqncia de remoo, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais como relmpago, chuva, inundao, etc.; Despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia. A garantia especial no cobre: Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede do Pronto Servio Consul, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem emitida pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos divulgada atravs do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC); Peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como, lmpadas, filtros, botes de comando, puxadores, bem como, a mo-de-obra utilizada na aplicao das peas e as conseqncias advindas dessas ocorrncias. Consideraes Gerais: A Multibrs S.A. Eletrodomsticos no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Multibrs S.A. Eletrodomsticos reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este Termo de Garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranquilidade, preserve e mantenha este Manual com o Termo de Garantia, e Nota Fiscal de Compra do produto sempre a mo.

MULTIBRS S.A. ELETRODOMSTICOS Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro, 675 - Jardim Santa Emlia - CEP 04183-901 - So Paulo - SP Grande So Paulo (011) 3116-2477 - Outras Regies 0800-900 777 - Caixa Postal 5171 - www.consul.com.br

326017241 08/01

S-ar putea să vă placă și