Sunteți pe pagina 1din 2

Entrevista com Roberto Prado, gerente de estratgias da Microsoft

CORPORATE

Interoperabilidade e colaborao
Entenda como a Microsoft vem agindo na tentativa de promover a interoperabilidade com o Software Livre. por Pablo Hess

ps muito ignorar e diminuir o Software Livre, a Microsoft vem demonstrando interesse em colaborar com esse universo. Desde antes de firmar o acordo de colaborao tcnica com a Novell em novembro de 2006, a empresa liderada por Steve Ballmer j havia criado um laboratrio de Open Source, como a companhia o chama, com o objetivo de compreender como funcionam

os programas de cdigo aberto e a melhor forma de interoperar com eles em redes heterogneas. Passados dois anos e meio desde a assinatura do acordo e aproximadamente cinco anos desde a criao do primeiro laboratrio de Open Source , os laboratrios se multiplicaram, e o do Brasil j produziu conhecimentos importantes para a Microsoft avanar rumo interoperabilidade com o Software Livre. Roberto Prado, gerente de estratgias da Microsoft, conversou com a Linux Magazine sobre os resultados j obtidos no Brasil [1] com as vrias iniciativas de colaborao com Software Livre.
Linux Magazine A Microsoft ps

da produo desse material, fizemos pequenos vdeos para contar como essa experincia ocorreu, o que aprendemos e como o cliente pode se beneficiar dela.
LM Fora esse material, como esto

Roberto Prado, Gerente de Estratgias da  Microsoft Brasil.

no ar uma srie de vdeos de demonstrao a respeito de um case de implantao de solues Microsoft em conjunto com servidores de cdigo aberto em um ambiente de testes. Como surgiu a ideia de transformar essa experincia em vdeos? Roberto Prado Essa experincia de interoperabilidade foi indita para ns, e aconteceu no Laboratrio de Software Livre da Microsoft, coordenado pelo Fbio Cunha. Ao final

as iniciativas de interoperabilidade da Microsoft no Brasil? RP Fizemos recentemente com o IME (Instituto de Matemtica e Estatstica) da USP um acordo nos moldes do que j temos com a Unicamp, a UFRGS, a UFPA e a Unesp. Com isso, chegou a cinco o nmero de universidades parceiras da Microsoft na rea de interoperabilidade e considero essas as melhores universidades em Engenharia de Computao e Tecnologia da Informao. No Codeplex possvel acessar os projetos feitos pelos estudantes dessas universidades, que vo desde a rea de multidisplay at a virtua lizao em CPUs com mltiplos ncleos. A Unesp, por exemplo, se engajou com a comunidade KDE e implementou melhorias em aplicativos educativos do KDE (o pacote KDE-Edu), alm de contribuir para portar todo o ambiente KDE para a plataforma Windows.

24

http://www.linuxmagazine.com.br

Microsoft | CORPORATE

LM Em fevereiro de 2008, a Mi-

crosoft anunciou um conjunto de medidas para favorecer o Cdigo Aberto na empresa. Qual foi o sucesso disso e o que ainda pode melhorar? RP O principal, com relao aos formatos de documentos, foi incluir no MS Office o suporte ao formato ODF o Office 2007 SP2 j traz esse suporte.
LM Esse suporte ao ODF foi bas-

tante criticado. Como a Microsoft reagiu s crticas? RP As crticas so naturais. Algumas pessoas ficam felizes, outras acham que poderia ser melhor tudo faz parte do processo de aprendizado e evoluo. difcil fazer uma implementao dessas e agradar 100% das pessoas. preciso dar o primeiro passo. Para comparar, quando abrimos o primeiro laboratrio de interoperabilidade com a Unicamp, muitas pessoas ficaram confusas, sugerindo que fosse apenas uma ao de marketing, mas mostramos que no era isso. A prova so esses vrios projetos e as pessoas de fato trabalhando neles. Ao incluir um novo padro de documentos, muitos ajustes precisam ser feitos. Talvez a verso do padro no seja a mesma presente em outros produtos, mas esse o comeo. A Microsoft tem demonstrado a disposio para mudar, que o primeiro passo. Tambm tivemos anncios recentes relacionados a Java e Sun, alm de uma parceria com a Red Hat relacionada virtualizao.
LM O Sharepoint tem sido citado

conhecemos o Moodle como uma plataforma de portal. As universidades o utilizam, principalmente em projetos de e-learning e ensino a distncia. Ns investimos num projeto para integrar o Moodle como ambiente de ensino a distncia ao Sharepoint. Fizemos isso no por haver uma demanda especfica nesse sentido, mas por causa de um evento sobre Moodle no qual queramos participar para discutir a interoperabilidade. Utilizamos o Sharepoint como prova de conceito, e o resultado est publicado no Codeplex. Mostramos como implantamos a autenticao com single sign-on com LDAP e habilitamos o PHP, uma ferramenta de cdigo aberto, para funcionamento na nossa plataforma.
LM Como est a questo da inte-

e conseguiram um grande sucesso nessa parceria.


LM Como a Microsoft v a aquisi-

o da Sun pela Oracle? RP Essa uma grande aquisio, mas precisamos aguardar para ver o que de fato a Oracle vai fazer com os ativos da Sun. S ento poderemos emitir alguma opinio. Ns temos anlises internas, claro, mas no posso comentar sobre nossa viso acerca da estratgia dos nossos concorrentes. A Oracle tem feito inmeras aquisies todos os anos essa a estratgia deles. A estratgia da Microsoft diferente dessa. Com relao ao Open Source, no sei se a Oracle vai optar por manter a estratgia da Sun.
LM Tem aumentado o nmero de

roperabilidade entre o Silverlight e o Moonlight? RP Temos visto um aumento dos downloads do plugin do Silverlight medida que mais sites utilizam essa tecnologia. Com o Moonlight, ocorre uma colaborao tcnica. No posso afirmar se temos ou no desenvolvedores trabalhando junto com a Novell. Essa colaborao pode ir desde uma simples visita para discusso das dificuldades de cada equipe at uma abordagem mais reativa de resoluo de problemas.
LM Quanto Novell, qual o sta-

fabricantes de netbooks que pretendem adotar o sistema operacional Android, do Google. Como voc v essa concorrncia? RP H vrias ofertas de sistemas para netbooks, e isso bom. Os prprios aparelhos esto mudando me parece que o poder computacional dessas mquinas est aumentando, ento no sei se elas continuaro para sempre como netbooks ou se vo tornar-se notebooks.
LM Quais os avanos do Windows

como uma oportunidade para a Microsoft mostrar servio em relao interoperabilidade. Como tem sido a ateno a esse ponto especfico? RP Temos um caso prtico no Brasil com relao a isso. Ns re-

tus da colaborao aqui no Brasil? RP Com grande mrito das duas empresas, o acordo foi efetivado no Brasil de uma forma nica, em comparao com outros pases. Eles deram bastante foco colaborao, estabeleceram parcerias

7 com vistas interoperabilidade? RP Temos um projeto para avaliao da autenticao do Vista e do Windows 7 em OpenLDAP. A princpio, no h maiores dificuldades algumas novas funes, talvez, mas nada grandioso. O Windows 7 vai funcionar em redes Linux da mesma forma como funciona hoje. n

Mais informaes
[1]  Demonstraes de interoperabilidade: http://technet.microsoft.com/pt-br/demosinterop

Linux Magazine #56 | Julho de 2009

25

S-ar putea să vă placă și