Sunteți pe pagina 1din 3

A Estamina significa resistncia, que pode ser fsica ou mental ou mesmo ambas, do ser humano ou outro animal.

A resistncia corresponde tenso mxima que pode ser produzida por um msculo ou a capacidade funcional do msculo aplicar tenso contra uma resistncia, a capacidade de exercer um empenho mximo.

Antes dessa desistncia o atleta se sente esgotado tanto no aspecto fsico, quanto psquico e social. A esse esgotamento da actividade em questo chamamos de sndrome de burnout. A exausto emocional que a situao em que as pessoas sentem quando no conseguem dar mais de si mesmos em nvel afectivo, sentem falta de energia, esto no limite; a despersonalizao quando uma resposta insensvel e impessoal dada a outras pessoas no ambiente, ocorre uma alterao de personalidade, uma mudana relacional do indivduo e a reduo da realizao pessoal no trabalho que descreve sentimentos de incompetncia e falta de sucesso na realizao do trabalho com outras pessoas. Baixa auto-estima, insatisfao com o servio a realizar. considera que burnout representa um estado de exausto resultante do trabalho exaurido do profissional, deixando de lado at as prprias necessidades. argumenta que os sintomas que compem a sndrome de burnout so respostas possveis para um trabalho estressante, frustrante ou montono. A sndrome de burnout tambm est presente no mundo dos desportes e consideramos como um dos fatores limitadores no desenvolvimento de atletas, principalmente de jovens atletas. muito comum atletas, quando atingem o nvel profissional, desistirem do esporte, abandonarem a carreira esportiva. Momentos antes dessa completa desistncia (dropout), o atleta passa pelo estgio de esgotamento, causado por motivos fsicos, psquicos ou sociais. Entretanto, a diferena entre esse esgotamento e a desistncia que o primeiro pode antecede o segundo que por sua vez irreversvel. Por esse motivo, torna-se importante estudar o tema e saber como trabalhar com a sndrome de burnout. conceituam a sndrome de burnout nos esportes como sendo uma resposta psicofisiolgica de esgotamento exibida como resultado de esforos freqentes, s vezes extremos e, geralmente, ineficazes para satisfazer demandas excessivas de treinamento e competies. Esse fenmeno de burnout no esporte tambm se desenvolve como conseqncia ou manifestao de um estresse excessivo e crnico. A adaptao ao estresse pode apresentar aspectos positivos e negativos, e o resultado final de uma adaptao negativa do estresse, pode dar incio a sndrome de burnout, que tem sempre o carter

negativo e est sempre relacionado ao mundo do trabalho, dimenso social, interrelacional o burnout envolve uma fuga psicolgica, emocional e, algumas vezes, fsica de atos prazerosos em resposta a um excessivo nvel de estresse ou insatisfao. Ausncia do prazer e valorizao da performance so as principais mudanas apresentadas, que resultam em estresse prolongado, levando, muitas vezes, ao esgotamento por parte do atleta A queda de rendimento pode ser um sinal de que o atleta est sendo acometido pela sndrome do burnout em sua fase inicial e isso agrava ainda mais a presso sobre o mesmo. Muitas vezes ele precisa vencer para continuar a competir ou precisa realizar a jogada correta, porm a impossibilidade de concretiz-la s aumenta a tenso, os resultados positivos no aparecem, seu rendimento comea a cair, seus treinos passam a ser desmotivantes e instala-se a sndrome do burnout. Essa situao comea a se repetir desenfreadamente e como resultado final ocorre a completa desistncia.

S-ar putea să vă placă și