Sunteți pe pagina 1din 25

Aspectos de Direito Coletivo do Trabalho Renata Martins da Rosa

Sumrio: 1. Aspectos histricos. 1.1. No Brasil. 2. Conceito. 3. Princpios. 3.1. Liberdade sindical. 3.2. Autonomia coletiva dos particulares. 3.3. Adequao setorial negociada. 4. Liberdade sindical. 4.1. Liberdade sindical no Brasil. 4.1.1. Unicidade sindical. 4.1.2. Representao por categoria profissional/econmica. 4.1.3. Contribuio sindical obrigatria. 4.1.4. Competncia normativa da Justia do Trabalho. 4.1.5. Representao classista na Justia do Trabalho. 4.2. Conveno 87 da OIT. 5. Estrutura sindical brasileira. 5.1. Enquadramento sindical. 5.2. Base territorial. 5.3. Sindicatos. 5.4. Federaes. 5.5. Confederaes. 5.6. Centrais sindicais. 5.7. Receitas dos sindicatos. 5.7.1. Contribuio sindical. 5.7.2. Contribuio confederativa. 5.7.3. Contribuio assistencial. 5.7.4. Mensalidade. 6. Formas de soluo dos conflitos coletivos. 6.1. Auto-defesa. 6.1.1. Greve. 6.1.2. Lock out. 6.2. Auto-composio. 6.2.1. Negociao coletiva Convenes, acordos coletivos e mediao. 6.2.2. Contrato de trabalho x Instrumento normativo. 6.2.3. Aderncia das normas coletivas de contrato de trabalho. 6.3. Heterocomposio arbitragem e jurisdio. 6.4. Dissdio coletivo. 1. Aspectos histricos Deve-se considerar que o sindicato e o movimento social que lhe prprio, o sindicalismo, so produtos da sociedade capitalista. Assim, mesmo que se investigue a existncia de associaes entre seres humanos ao longo da histria sempre existiro diferenas fundamentais perante os atuais sindicatos. Pois jamais houve na histria sistema econmico e social em que a relao de emprego ocupa papel central na produo, como vem ocorrendo nos ltimos dois ou trs sculos. Na Idade Mdia existiam as corporaes de ofcio que eram associaes de pessoas do mesmo ofcio. Nelas havia uma diviso hierrquica entre mestres, companheiros e aprendizes. Os mestres eram quem determinavam tudo e havia um monoplio de fabricao, venda e regulamentao dos produtos. H certa semelhana com os sindicatos modernos, pois h um interesse do grupo, mas dirigiam-se contra o consumidor e no contra a outra parte do contrato como ocorre hoje. Houve em certo momento revolta dos companheiros descontentes com o que era imposto pelos mestres. Mas eram movimentos espordicos, protestos de pequenos grupos, no constituam um movimento de massa de protesto entre capital e trabalho. Na Revoluo Industrial com o agrupamento de homens em massa em torno da mquina que se comeou a despertar a conscincia dos operrios da comunho de seus interesses, surgindo assim o movimento operrio moderno do sindicalismo.

Diz-se que o incio do sindicalismo deu-se na Inglaterra em 1720, quando se formaram as primeiras associaes de trabalhadores para reivindicar melhores condies de trabalho. E no poderia ser diferente, pois a Inglaterra o bero do capitalismo. Mas no havia ambiente propcio a vida associacionista, pois dominava a filosofia do individualismo e do liberalismo econmico. A Revoluo Francesa, por exemplo, ao mesmo tempo em que suprimia as corporaes de ofcio no reconhecia o direito de associao (coalizo). O direito de associao propriamente dito foi conquistado na Inglaterra em 1871 e na Frana em 1884, assinalando o incio da liberdade sindical. Mas os sindicatos independentes em face do Estado encontram resistncia nos governos autoritrios e nas chamadas democracias populares. Algumas dcadas aps em 1919 com o Tratado de Versalhes, com a criao da Organizao Internacional do Trabalho em 1919 e suas Convenes 87 de 1948 e 98 de 1949, a Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1948, os direitos de livre associao e sindicalizao tornam-se sedimentados na cultura jurdica ocidental. 1.1. No Brasil Enquanto na Europa existiam as corporaes de ofcio, as imensas reas brasileiras eram descobertas com o aprisionamento dos ndios e com a busca de escravos negros na frica. Com a outorga da Constituio Imperial (1824), dois anos aps a independncia lia-se no seu texto : Ficam abolidas as corporaes de ofcio, seus juzes e mestres. Corporaes essas que nunca existiram no Brasil diante do regime de trabalho escravagista. Com a Lei do Ventre Livre (1871) e com a abolio (1888) que surgiram condies para a formao do Direito Coletivo no Brasil, enquanto na Europa j se reconhecia a liberdade sindical. A economia no Brasil, nesta poca, era essencialmente agrcola. A nossa Revoluo Econmica marcou o seu incio com o progresso industrial verificado no primeiro trinio da 1 Guerra Mundial. Tal como na Europa e em toda a parte a criao das primeiras associaes profissionais decorre do industrialismo moderno. As primeiras Confederaes de Trabalhadores surgiram em 1920, a Confederao Geral dos Trabalhadores e posteriormente, se opondo, a Confederao Nacional do Trabalho. Aps a Revoluo Liberal de 1930 comea a surgir no Brasil uma filosofia de Estado intervencionista, sujeitando o Sindicato ao Estado, suprimindo-lhe a autonomia. Seguiu-se ento sindicato nico, com funes pblicas delegadas pelo Estado, representando os interesses da categoria de produo. Estipulava contratos coletivos de

trabalho obrigatrio para todos os associados. Impunha contribuies por lei e no s aos associados, mas a todos os membros da profisso representada. No final dos anos 70 os sindicatos comearam a desafiar as leis existentes, realizando-se greve em So Bernardo do Campo por reajustes salariais. O regime militar ainda vigente na poca responde ao movimento com dureza. Em 1988 aps 20 anos de ditadura militar veio a declarao da liberdade de associao profissional, no podendo a lei exigir autorizao do Estado para seu funcionamento, ressalvando o registro no rgo competente. Estabelece a regra da unicidade sindical entre outras disposies que sero estudadas posteriormente. 2. Conceito So empregadas diversas denominaes a esta parte do Direito do Trabalho que estudaremos : Direito Coletivo do Trabalho, Direito Sindical e Direito Corporativo. O direito coletivo do trabalho no tem autonomia um segmento do direito do trabalho. O direito do trabalho est dividido em dois segmentos : O direito individual do trabalho, que trata das relaes entre trabalhadores e empregadores individualmente considerados e o direito coletivo do trabalho que trata das organizaes coletivas de trabalhadores e empregadores. Gustavo Garcia assim o conceitua: Segmento do direito do trabalho que regula a organizao sindical, a negociao coletiva, os instrumentos normativos decorrentes, a representao dos trabalhadores na empresa e a greve. Amauri Mascaro Nascimento entende o Direito Coletivo do Trabalho como: Ramo do direito do trabalho que tem por objetivo o estudo das normas e das relaes jurdicas que do forma ao modelo sindical. Por fim, Maurcio Godinho Delgado tem como conceito: Complexo de institutos, princpios e regras jurdicas que regulam as relaes laborais de empregados e empregadores e outros grupos jurdicos normativamente especificados, considerada sua atuao coletiva realizada autonomamente ou atravs das respectivas entidades sindicais. 3. Princpios Muito embora no seja disciplina autnoma o direito coletivo do trabalho tem princpios prprios. 3.1. Liberdade sindical Deriva de um princpio mais amplo que o da liberdade de associao.Art. 5 XVII e XX[1] e 8 V[2] ambos da Constituio Federal. Tem vrias dimenses : em relao ao indivduo, em relao ao grupo e de ambos perante o Estado. Tendo em vista a importncia do tema para o Direito Coletivo do Trabalho, o aprofundaremos posteriormente no captulo 4.

3..2. Autonomia Coletiva dos Particulares Entre a autonomia individual e a autonomia pblica h a autonomia coletiva, que a autonomia entre os grupos intermedirios entre o indivduo e o Estado. Reconhecendo os grupos intermedirios e o direito de associao, o Estado reconhece tambm o direito dos grupos de regular os prprios interesses. A autonomia no o mesmo que soberania, que pertence somente ao Estado. Corresponde : Autonomia organizativa - resulta da autonomia do sindicato de elaborar seus prprios estatutos. A autonomia administrativa - direito do sindicato de eleger a sua diretoria e exercer a prpria administrao. A autonomia negocial - poder que se confere aos entes sindicais de criarem normas a serem aplicadas as relaes trabalhistas acordos e convenes coletivas. (fontes formais de direito do trabalho) Autotutela - o reconhecimento de que os sindicatos devem ter meios de luta para a soluo dos conflitos, previstos nos termos da lei, como a greve. 3.3. Adequao setorial negociada o limite jurdico da norma coletiva. Somente podendo se estabelecer normas coletivas com direitos mais benficos ao trabalhador. (princpio de direito individual do trabalho da proteo/aplicao da norma mais favorvel). Somente quando a Constituio Federal autorizar que se podero estabelecer normas desfavorveis. 4. Liberdade sindical Diversos autores conceituam liberdade sindical, no s por ser princpio de Direito Coletivo do Trabalho, como por ser considerado direito fundamental. Luiz Alberto Matos dos Santos, em sua obra A liberdade sindical como direito fundamental, cita que Octavio Magano enfatiza a tradio de nosso direito que conceber a liberdade sindical em trs dimenses : sindicalizao livre, autonomia e pluralidade sindical e a define como sendo o direito dos trabalhadores e empregadores de no sofrerem interferncia nem dos poderes pblicos, nem de uns em relao aos outros, no processo de se organizarem, bem como de promoverem interesses prprios ou de grupos que pertenam. Russomano afirma que a liberdade sindical uma figura triangular, cujas partes distintas, sindicalizao, autonomia sindical e pluralidade sindical, ao se tocarem nas extremidades, formam um tringulo jurdico.

Normalmente os autores entendem a liberdade sobre trs enfoques, Orlando Gomes e Elson Gottschalk a entendem sobre trs aspectos : em relao ao indivduo, em relao ao grupo e de ambos perante o Estado. Liberdade sindical em relao ao indivduo : - Liberdade de filiar-se a um sindicato; considerada o aspecto positivo da liberdade de associao. A liberdade de filiar-se sem nenhuma condio, seno de cumprir os estatutos. No pode haver despedida ou recusa de admisso em razo do indivduo ser filiado a um sindicato. Tambm no pode haver clusula no contrato de trabalho em que o empregado se obrigue a no se filiar (este ltimo nos Estados Unidos chamado de Yellow dog contract). - Liberdade de no se filiar a um sindicato; chamada de aspecto negativo da liberdade sindical. No pode haver a exigncia de filiao a um sindicato para contratao ou manuteno do contrato. Prticas freqentes nos Estados Unidos e na Inglaterra, assim denominadas : Closed shop exigncia de filiao como condio de emprego. Union shop filiao ao sindicato como condio continuidade no emprego. - Liberdade de retirar-se de um sindicato; o complemento lgico das duas primeiras em regime de sindicalismo livre. Liberdade sindical em relao ao grupo : - Liberdade de fundar um sindicato; Deve-se entender sob esse aspecto que se devem minimizar as formalidades para a constituio de um sindicato. No pode haver formalidades que impliquem, de fato, a negao da liberdade. A publicidade o mximo exigido. No pode haver autorizao para funcionamento. - Liberdade de determinar o quadro sindical na ordem profissional e territorial; O quadro territorial e profissional em que o sindicato constitudo determinado pelos prprios interessados. Pode se constitudo dentro de uma s profisso ou profisses similares. permitida a constituio de vrios sindicatos dentro de uma profisso ou categoria. Voltaremos a esse aspecto quando estudarmos a pluralidade sindical. - Liberdade de estabelecer relaes entre sindicatos para formar agrupaes mais amplas;

Liberdade de constituir federaes e confederaes, assim como a elas filiar-se. E de as organizaes filiarem-se a organizaes internacionais; - Liberdade de fixar regras internas para regular a vida sindical; A liberdade de criarem seus estatutos e para elegerem seus administradores. - Liberdade na relao entre o sindicalizado e o grupo profissional; O sindicato obrigado a aceitar o pedido de filiao de um membro da profisso? A matria controvertida. O sindicato poder recusar se a deciso for tomada de acordo com os estatutos. No poder se a deciso for por discriminao quanto raa, religio, ideologia, filiao poltico-partidria. - Liberdade nas relaes entre os sindicatos de empregados e de empregadores; Deve haver o reconhecimento e a independncia dos sindicatos de empregados em relao aos sindicatos de empregadores. -Liberdade sindical em relao ao Estado : - A independncia do sindicato em relao ao Estado, o conflito entre a autoridade do Estado e a ao sindical e a integrao do Sindicato no Estado so problemas que se relacionam com o mono ou plurisindicalismo, com o sindicato obrigatrio, sua representao em face da categoria ou profisso que estudaremos adiante. 4.1. Liberdade sindical no Brasil A autonomia dos Sindicatos perante o Estado, conforme j dito, sempre sofreu restries no Brasil. A Constituio de 1988 eliminou o controle poltico administrativo do Estado sobre os sindicatos quer quanto sua criao, quer quanto a sua gesto e alargou as prerrogativas de atuao dos sindicatos. Porm manteve: unicidade sindical; representao por categoria profissional/econmica; financiamento genrico e compulsrio de toda a sua estrutura; poder normativo dos tribunais trabalhistas; representao classista na justia do trabalho. 4.1.1. Unicidade sindical Pluralidade sindical quando permitido e efetivamente existe mais de um sindicato de determinada profisso. Na Frana funciona a pluralidade. Unidade sindical quando a lei permite a criao de mais de um sindicato por base por profisso, mas efetivamente s existe um.

Na unidade no h contrariedade ao princpio da liberdade sindical, j que so os interessados que voluntariamente decidem pela sua adoo. Alemanha e Sucia so exemplos onde o sistema o da unidade. A Organizao Internacional do Trabalho no tomou partido, seja da unidade, seja da pluralidade sindical. No Brasil vigora a unicidade sindical. Unicidade sindical quando a lei obriga a existncia de somente um sindicato de determinada profisso. Predomina o intervencionismo estatal, onde os sindicatos so constitudos conforme regras estabelecidas pelo poder pblico, negando o princpio da liberdade de organizarem-se. Ou seja, Sindicato obrigatoriamente nico por categoria profissional ou diferenciada em se tratando de trabalhadores e por categoria econmica, em se tratando de empregadores. A base territorial mnima dos sindicatos o municpio. Base territorial a abrangncia de representatividade dos trabalhadores ou empregadores. A personalidade sindical depende de registro junto ao Ministrio do Trabalho. Esse registro visa conferir se no existe outro Sindicato representativo da mesma categoria em certo espao territorial (base territorial).[3] Entende-se que a exigncia do registro por si s no fere a liberdade sindical. 4.1.2. Representao por categoria profissional/econmica Representao e filiao so distintas. [4] Pertencer a determinada categoria profissional ou econmica independe da vontade. A representao legal da categoria pelo Sindicato automtica e incondicional. A filiao opcional e espontnea. Empregador faz parte da categoria econmica de sua atividade preponderante, em determinada rea territorial. Empregado faz parte da categoria profissional correspondente categoria econmica de seu empregador. Empregado pode exercer profisso diferenciada (3 511). Nesta hiptese, independente da atividade desenvolvida pelo empregador, pertencer o empregado, sempre, sua prpria categoria. Quanto a aplicao das normas coletivas, depender de o empregador ter participado da negociao coletiva.[5] 4.1.3. Contribuio sindical obrigatria Anteriormente conhecida como imposto sindical est prevista no art. 579 da CLT que ainda est em vigor. compulsria, devida independentemente de filiao,

manifestao de vontade ou concordncia do trabalhador ou empregador. devida pelo simples fato de fazer parte de uma determinada categoria profissional ou econmica. 4.1.4. Competncia normativa da Justia do Trabalho Possibilidade dos Tribunais Trabalhistas criarem normas para determinada categoria, atravs do julgamento dos dissdios coletivos (sentenas normativas). Existente somente no Brasil criticada pela doutrina internacional e atualmente pela nacional. Soluo do regime fascista que inibe greve e no condiz com a moderna doutrina neoliberal de autocomposio das disputas coletivas. Desestimula o desenvolvimento de um sindicato autntico, porque atribui ao Estado a soluo dos conflitos que poderia ser realizado somente pelas partes ou com a interveno de mediadores e rbitros. Estudaremos mais aprofundadamente o tema no ltimo captulo. 4.1.5. Representao classista na justia do trabalho Foi eliminada com a Emenda Constitucional n 24/99. Tambm era vista como resqucio do velho sistema corporativista, pois mantinha a representao corporativa no seio do Estado. 4.2. Conveno 87 da OIT Versando sobre liberdade sindical, a Conveno 87 da OIT faz diversas previses, como segue. Direito de constituir, sem autorizao prvia do Estado organizaes de sua escolha, bem como o direito de se filiar a essas organizaes, sob a nica condio de observar seus estatutos. Empregadores e trabalhadores podero escolher entre a unidade ou a pluralidade sindical. O direito de filiar-se e o de retirar-se do sindicato. Liberdade das organizaes de elaborar seus estatutos e regulamentos administrativos, de eleger livremente seus representantes, sem qualquer interferncia do Estado As autoridades pblicas devem abster-se de qualquer interveno que possa limitar esse direito ou entravar seu exerccio legal As organizaes no esto sujeitas dissoluo ou suspenso por via administrativa

As organizaes tero o direito de constituir federaes e confederaes, bem como filiar-se a essas e s organizaes internacionais. As organizaes para aquisio da personalidade jurdica no podero estar sujeitas a condies que possam restringir o direito de associao. 5. Estrutura sindical brasileira A estrutura sindical est estabelecida no art. 8 IV da CF e art. 511 e seguintes da CLT. chamado sistema confederativo. No um sistema hierarquizado, mas de coordenao. O artigos 534 e 535 da CLT definem, respectivamente as Federaes e as Confederaes. O artigo 511 da CLT define os Sindicatos. As centrais sindicais no integram o sistema confederativo e foram regulamentadas e definidas pela Lei n 11.648/2008. 5.1. Enquadramento sindical Como dito anteriormente, no Brasil h o enquadramento sindical por categorias distintas e paralelas. A determinada categoria econmica corresponde determinada categoria profissional. Luciano Martinez, em sua obra Curso de Direito do Trabalho: relaes individuais, coletivas e sindicais do trabalho, cita Ronaldo Mancuso, que esclarece que sob o ponto de vista sociolgico e poltico Categoria o conjunto de pessoas que gozam, pela condio comum em que se encontram, da mesma posio com relao aos direitos e deveres polticos. So integrantes da mesma categoria, por exemplo, industririos, comercirios e bancrios no segmento dos trabalhadores e os donos da indstria, os comerciantes e os banqueiros, no segmento dos empregadores. importante frisar que o enquadramento dos Sindicatos gira, portanto, em torno do princpio que em funo da categoria econmica se cria a categoria profissional. Se a empresa possui mais de uma atividade econmica seu enquadramento se d pela atividade predominante. 5.2. Base territorial Base territorial, como j dito, a extenso do territrio brasileiro sobre a qual o sindicato exerce o poder de representao. A base territorial mnima dos sindicatos o municpio. 5.3. Sindicatos Definido no art. 511 da CLT, os sindicatos so pessoas jurdicas de direito privado. Associaes formadas pelos sujeitos das relaes de trabalho (empregados ou empregadores) para o estudo, a defesa e a coordenao de interesses econmicos e profissionais daqueles que exeram a mesma atividade ou profisso.

Formam-se a partir da inscrio dos seus atos constitutivos no Cartrio de Registro Civil e, posteriormente, no Ministrio do Trabalho e Emprego, para fins de controle da unicidade sindical. Possuem trs rgos, a diretoria, o conselho fiscal e a assemblia geral. A administrao dos sindicatos exercida pela diretoria e o conselho fiscal, cujos membros so eleitos pela assemblia geral. A assemblia geral rgo deliberativo. Responsvel pela criao da prpria entidade sindical e que delibera sobre as mais importantes matrias do sindicato. Elege a diretoria e o conselho fiscal. A assemblia geral submete-se, claro, s previses do estatuto. Os sindicatos tm diversas funes, como veremos a seguir. Funo de representao - a mais importante, pois por conta dela, falam em nome da categoria, com o propsito de defender e coordenar seus interesses. Em dois campos de atuao, o extrajudicial e o judicial. Atuam extrajudicialmente perante autoridades administrativas. E judicialmente atravs da representao e substituio processual, Funo negocial a segunda mais relevante funo sindical. Visa a produo de direitos suplementares, mais vantajosos, aos previstos em lei. Podem por isso, celebrar acordos e convenes coletivas. Funo econmica vedada atividade econmica, segundo o art. 564 CLT. Funo poltica A CLT vedava atividade poltica, como se verifica do art. 521, porm entende-se que quando atua politicamente est representando os interesses da categoria e tambm de que a poltica faz parte da vida social. A prpria institucionalizao das centrais sindicais evidenciou o papel polticos das entidades sindicais. Funo assistencial Diversas previses na legislao. 5.4. Federaes As Federaes so consideradas entidades sindicais de segundo grau. A base territorial equivale ao do estado federado. a associao de cinco ou mais sindicatos que tem como atividade maior coordenar as atividades dos sindicatos a ela filiados. As Federaes alm de coordenar as atividades os sindicatos associados tm como atribuio celebrar acordos e negociaes coletivas quando inexistir sindicato em determinada base territorial. 5.5. Confederaes

Tambm so consideradas entidades sindicais de segundo grau. So associaes de mbito nacional de no mnimo trs federaes tendo como objetivo organiz-las. Tm sede em Braslia. Outro importante papel destas entidades opinar sobre o registro de sindicatos e federaes. 5.6. Centrais sindicais So entidades associativas compostas por organizaes sindicais de trabalhadores e tm o objetivo de coordenar a representao operria e participar de negociaes em fruns e colegiados nos quais estejam em discusso interesses dos trabalhadores. Exercem importante papel na sociedade, buscando melhores condies de trabalho. Existem diversas centrais sindicais, de mbito nacional abrangendo vrias categorias e profisses. Embora existam de fato desde o incio dos anos 80, a efetiva regulamentao das centrais sindicais ocorreu to somente em 2008, atravs da Lei 11.648.[6] 5.7. Receitas dos sindicatos Luciano Martinez faz um esclarecedor quadro das receitas sindicais :

5.7.1.Contribuio sindical Era chamada imposto sindical. Compulsria para todos que pertencem categoria, tem natureza tributria. Prevista no art. 578/610 da CLT e confirmada pela parte final do art. 8, IV da Constituio Federal. Das importncias da arrecadao da contribuio sindical sero feitos os seguintes crditos pela Caixa Econmica Federal :

I - para os empregadores 5% para a confederao 15% para a federao 60% para o sindicato 20% para a conta especial emprego e salrio II - para os empregados 5% para a confederao 10% para a central sindical 15% para a federao 60% para o sindicato 10% para a conta especial emprego e salrio 5.7.2. Contribuio confederativa Prevista no art. 8, IV da Constituio Federal. fixada em assemblia geral, destinada a custear o sistema confederativo. Em se tratando de categoria profissional deve ser descontada em folha de pagamento. No pode ser exigida de no associado. [7] 5.7.3. Contribuio assistencial Tem previso legal no art. 513 e da CLT. No pode ser exigida de no associado. prevista em sentenas normativas, acordos e convenes coletivas. Tem como finalidade custear as atividades assistenciais do sindicato e compensar os custos das negociaes coletivas. 5.7.4. Mensalidade A previso legal est no art. 548 b da CLT. Ser instituda pelos estatutos do sindicato e indiscutivelmente ser devida apenas pelos filiados. 6. Forma de Soluo dos Conflitos Coletivos 6.1.Autodefesa

As partes procedem defesa de seus interesses, sendo que uma delas impe sua vontade a outra. Greve e lockout so formas de autodefesa 6.1.1. Greve Justamente em funo da paralisao dos trabalhadores em busca de melhores condies de trabalho que surgiu o direito do trabalho. Mais que um direito o mecanismo mximo de autodefesa dos trabalhadores. Pode ser exercida como mecanismo de negociao ou reao ao no-cumprimento de disposies legais ou convencionais (no so admitidas greves por solidariedade ou polticas). Previso legal Lei 7.783/89. Conceito Art. 2 - Para os fins desta Lei, considera-se legtimo exerccio do direito de greve a suspensocoletiva, temporria e pacfica, total ou parcial, de prestao pessoal de servios a empregador. Tratando-se de suspenso, no h pagamento de salrio, salvo acordo em sentido contrrio. garantido ao empregado o retorno ao posto de servio ocupado antes da causa suspensiva. Ainda por tratar-se de suspenso, o empregado no pode ser despedido sem justa causa. Nada impede que o prprio empregado se demita ou seja despedido por prtica de falta grave durante essa suspenso.[8] O empregador no poder contratar trabalhadores durante a greve. Salvo nas seguintes hipteses : - quando o empregador no conseguir formar acordo com a entidade sindical ou a comisso de negociao no sentido de ver assegurada a prestao dos servios capazes de evitar prejuzo irreparvel pela deteriorao irreversvel de bens, mquinas e equipamentos ou ainda, pela ausncia de ajuste capaz de dar manuteno aos servios essenciais retomada das atividades da empresa quando da cessao do movimento grevista. - quando a greve for considerada abusiva pelo judicirio. Coletiva - Deve decorrer de um ato de interesse coletivo, com fora de promover a ruptura da normalidade da produo. Pode no englobar todos os trabalhadores, caso em que ser parcial. Quando alcanar todos os trabalhadores ser total. Indispensvel que essa paralisao seja de trabalhadores.

Pacfica - as armas da greve so unicamente a paralisao coletiva do trabalho com propsito de turbar a normalidade produtiva e o dilogo, a proposta para restabelecimento da normalidade. Fora desse limite a greve ser considerada abusiva. Temporria - Mesmo que se diga que por tempo indeterminado, tem que ter uma finalidade, deve ser provisria. Essa indeterminao sinaliza a paralisao das atividades at que alguma proposta seja oferecida. Formalidades A lei estabelece alguns requisitos para a validade do movimento grevista que no se chocam com a garantia do exerccio de greve, apenas o regulamentam, devido ao impacto social que causa. - Real tentativa de negociao coletiva - fase antecedente e necessria da greve. No admitida greve quando houver acordo coletivo, conveno coletiva ou sentena normativa em vigorsendo cumpridos. Excepcionalmente admitida quando houver substancial modificao nas condies de fato. - Convocao pelo sindicato de empregados de assemblia geral que dever definir as reivindicaes da categoria e deliberar sobre a paralisao. O estatuto do sindicato dever tratar das formalidades de convocao, quorum para deliberao e etc. - Aviso prvio ao empregador com antecedncia mnima de quarenta e oito horas e setenta e duas horas em servios e atividades essenciais. O aviso prvio no prejudica a liberdade sindical, pois cumpre um aspecto de comunicao da existncia da greve. Tem como objetivo evitar que a greve seja deflagrada de surpresa, sem que o empregador possa tomar as medidas de preveno necessrias. - Atendimento s necessidades inadiveis quando tratar-se de greve em servios ou atividades essenciais. Consideram-se atividades essenciais: tratamento e abastecimento de gua; produo e distribuio de energia eltrica, gs e combustveis; assistncia mdica e hospitalar; distribuio e comercializao de medicamentos e alimentos; funerrios; transporte coletivo; captao e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicaes; guarda, uso e controle de substncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares; controle de trfego areo; compensao bancria. Lockin o movimento grevista com ocupao dos locais de trabalho A atual lei no faz qualquer referncia. No h proibio, mas no pode provocar dano ao patrimnio da empresa Outro tema polmico em relao a greve a greve no servio pblico.

Aos militares expressamente vedado pelo art. 143 pargrafo 3, inciso IV da Constituio Federal. Aos empregados pblicos das sociedades de economia mista e subsidirias que exeram atividade econmica aplica-se a Lei de Greve. Os servidores pblicos da administrao pblica direta, fundacional e autrquica, esto sujeitos ao art. 37 VII da CF, que exige lei regulamentando. O STF em diversas decises entendeu ser incabvel o exerccio do direito de greve pelos servidores pblicos pela ausncia de lei que o regulamentasse. Em julgamento dos mandados de injuno n 670, 708 e 712, em 2007 o STF, finalmente, entendeu pela aplicabilidade da Lei de Greve aos Servidores Pblicos. Aplicando-se aos mesmos a Lei de Greve naquilo que no colide com a natureza estatutria de seus vnculos. Ao resumir o tema, o ministro Celso de Mello salientou que : "...no mais se pode tolerar, sob pena de fraudar-se a vontade da Constituio, esse estado de continuada, inaceitvel, irrazovel e abusiva inrcia do Congresso Nacional, cuja omisso, alm de lesiva ao direito dos servidores pblicos civis - a quem se vem negando, arbitrariamente, o exerccio do direito de greve, j assegurado pelo texto constitucional -, traduz um incompreensvel sentimento de desapreo pela autoridade, pelo valor e pelo alto significado de que se reveste a Constituio da Repblica". 6.1.2 Lockout Greve patronal, quando o empregador paralisa as atividades visando frustrar a negociao coletiva ou dificultar o atendimento das reivindicaes dos trabalhadores. vedada. Caso ocorra considerado interrupo do contrato, assegurando aos trabalhadores a remunerao do perodo. Pode acarretar a resciso indireta do contrato de trabalho.[9] 6.2. Autocomposio a soluo dos conflitos pelas partes, sem a interveno de terceiros. a forma ideal de soluo dos conflitos coletivos de trabalho. A soluo dos conflitos coletivos por autocomposio se d atravs dos acordos coletivos e convenes coletivas. Pode ocorrer a mediao, quando h proposta de terceiro, mas as partes no esto obrigadas a aceitar. Entende-se que a mediao forma de autocomposio. 6.2.1. Negociao coletiva

Para chegar-se a soluo dos conflitos pela autocomposio imprescindvel a negociao prvia, a chamadanegociao coletiva. um procedimento pelo qual empresas ou sindicatos econmicos e sindicatos profissionais, sujeitos do conflito, mediante contemporizao, alcanam como resultado uma conveno ou acordo coletivo. A negociao coletiva tem como funo gerar normas jurdicas, pacificando os conflitos coletivos de trabalho. Tem importante funo poltica e social, fomentando o dilogo na sociedade e harmonizando o ambiente de trabalho. E ainda, cumpre funo econmica, estabelecendo normas especficas, de acordo com as caractersticas regionais. Na negociao coletiva obrigatria a atuao sindical na representao da classe profissional. Os sindicatos tm legitimidade privativa, as associaes sindicais de segundo grau (federaes ou confederaes) somente podem realizar a negociao coletiva quando inexistente sindicato. Assim, as negociaes coletivas produzem efeitos meramente locais. Essa previso legislativa brasileira contraria a Recomendao 163 da OIT, que sugere a diversidade de organizaes sindicais com capacidade de negociar coletivamente. Importante frisar que, em no ocorrendo a atuao sindical representando a classe trabalhadora, no se trata de negociao coletiva, e se dessa negociao resultar algum instrumento este no ter carter normativo e sim contratual, sujeitando-se as regras do art. 468 da CLT. Presume-se que na negociao coletiva exista simetria entre as partes, ou seja, que no exista mais a hipossuficincia to presente nas relaes individuais. Deve haver boa-f na negociao coletiva, que se caracteriza pela lealdade e transparncia na negociao coletiva, vedando-se por isso a greve quando estiver vigendo norma coletiva. A boa-f um dos elementos necessrios formao de todo negcio jurdico de qualquer natureza e tambm um princpio da negociao coletiva trabalhista. Como dito anteriormente as convenes e acordos coletivos so os instrumentos que resultam da negociao coletiva.[10] Os referidos instrumentos tm natureza jurdica contratual e normativa (contrato social normativo). Contratual por decorrer da autonomia coletiva dos particulares, e normativa, por constituir fonte formal de direito, fixando normas a serem aplicadas nas relaes de trabalho. Os acordos e convenes coletivas estipulam clusulas obrigacionais e normativas. As obrigacionais fixam direitos e deveres entre os prprios pactuantes. No se referem aos contratos individuais de trabalho. As clusulas normativas estabelecem normas jurdicas que sero aplicadas nos contratos individuais de trabalho. So consideradas de maior importncia, o ncleo dos acordos, sua parte principal, sua verdadeira razo de ser. As convenes coletivas aplicam-se aos scios e no scios dos sindicatos acordantes, ou seja, a todos os membros da categoria, quer empregadores, quer empregados, observada a delimitao da base territorial dos sindicatos.[11]

Devem ser cumpridas as formalidades previstas no art. 612 da CLT.[12] Os acordos coletivos so aplicveis a todos os empregados da empresa signatria representados pelo sindicato acordante, scio ou no scio dele. Outra diferena em relao aos acordos e convenes coletivas, como se v do art. 612 que assemblia de autorizao para a negociao coletiva, para a conveno coletiva participam apenas os scios do sindicato. Os no associados no tm direito de voto. Para as assemblias para fins de negociao de acordos coletivos participam os interessados. As normas coletivas devem ser formalizadas por escrito, sem emendas, nem rasuras e devem ser submetidas divulgao pblica. Devem ser levadas a registro nos rgos regionais do Ministrio do Trabalho (atuais Superintendncias Regionais do Trabalho), aps oito dias da assinatura. A vigncia inicia trs dias aps o registro. O prazo mximo de vigncia das normas coletivas de 2 anos. Podem ocorrer a prorrogao, a reviso, a denncia e a revogao da norma coletiva. Todas as hipteses subordinadas aprovao de assemblia geral. Prorrogao O prazo de vigncia da norma coletiva estendido, mantendo-se as mesmas condies fixadas na norma coletiva cuja vigncia est encerrando. Podem ocorrer tantas prorrogaes quantas os interessados pactuarem. Reviso Quando as partes pactuam a alterao parcial ou total das condies j fixadas no instrumento normativo vigente. Denncia ato unilateral em que uma das partes notifica a outra da sua deciso de no mais cumprir uma ou mais clusulas do instrumento em vigor. Revogao o ato bilateral em que as partes resolvem desfazer total ou parcialmente o instrumento pactuado. 6.2.2. Contrato de trabalho x Instrumento normativo Na teoria geral da hierarquia das normas existe a chamada pirmide de hierarquia normativa, onde no vrtice est a Constituio Federal e suas emendas. Em seguida leis complementares, ordinrias, delegadas, medidas provisrias. E, por fim decretos (regulamentos normativos). No direito do trabalho a hierarquia das normas tem especificidades, com duas importantes distines nesse critrio. Primeiro fala-se em hierarquia de regras jurdicas, considerando-se as normas heternomas (advindas do Estado) e as autnomas (pactuadas pelas partes, os acordos e convenes coletivas ora em estudo).

Em segundo lugar a pirmide hierrquica no rgida e inflexvel como no Direito comum. Pois se baseia no princpio de direito do trabalho de aplicao da norma mais favorvel (desdobramento do princpio da proteo). A anlise de aplicao da norma ser realizada no caso concreto e a norma hierarquicamente superior ser aquela mais favorvel ao trabalhador. Logo, o vrtice da pirmide normativa varivel e mutvel. No que se referem aos instrumentos normativos, na dvida entre a aplicao do acordo coletivo ou conveno coletiva, prevalece a regra do art. 620 da CLT.[13] Entretanto, vlido que a conveno coletiva autorize a celebrao em separado de acordo coletivo, prevalecendo nesse caso o acordo coletivo, mesmo que menos favorvel. Existem trs teorias sobre a aplicao da norma mais favorvel. Teoria da cumulao Podem ser extradas de diversas normas, ainda que de origem diferentes, as disposies mais favorveis ao trabalhador. Teoria do conglobamento Para aplicao da norma mais favorvel as normas devem ser analisadas em seu conjunto. Teoria do conglobamento mitigado A norma mais favorvel deve ser buscada por meio de comparao de diversas regras sobre cada instituto. 6.2.3. Aderncia das normas coletivas ao contrato de trabalho Questo bastante polmica se os direitos estabelecidos em norma coletiva, quando finda a sua vigncia, desaparecem ou ficam incorporados ao contrato individual de trabalho. H aderncia, ou seja, incorporao, ao contrato individual de trabalho? Existem trs teorias a respeito. Aderncia irrestrita (ultratividade plena) Os dispositivos de acordos e convenes coletivas ingressam para sempre no contrato de trabalho, no podendo dele serem suprimidos. Tal como no contrato individual (art. 468). As normas coletivas neste entendimento funcionam como fonte de clusulas que subsistem, mesmo depois de desaparecerem. Fundamenta-se no direito adquirido e na inalterabilidade das condies individuais de trabalho.

Aderncia limitada pelo prazo (sem ultratividade) Os dispositivos dos diplomas negociados vigoram to somente no prazo assinado a tais diplomas. Baseia-se na natureza contratual dos instrumentos coletivos.[14] A smula 277 do TST que se refere to somente s sentenas normativas aplicada analogicamente em relao aos acordos e convenes coletivas. Veja-se o entendimento de Sergio Pinto Martins : A incorporao das condies de trabalho previstas em normas coletivas implica inibir novas negociaes e fazer com que o empregador dispense trabalhadores que tm clusulas incorporadas em seis contratos de trabalho, visando admitir novos trabalhadores com benefcios inferiores. Aderncia limitada por revogao (ultratividade relativa) uma posio intermediria. Os dispositivos dos diplomas negociados vigoram at que novo diploma negocial o revogue. Isso pode se dar de modo expresso ou tcito. Ou seja, expressamente a norma coletiva o revoga ou a nova norma ao tratar da matria omite os preceitos da anterior. 6.3. Heterocomposio a soluo dos conflitos por terceiros, independente da aceitao das partes. Arbitragem e jurisdio so as formas de heterocomposio . Arbitragem quando escolhido um terceiro pelas partes, que vai decidir o conflito, que obrigatoriamente ser acatado pelas partes. Jurisdio Poder normativo da justia do trabalho quando o conflito levado ao judicirio trabalhista, atravs do ajuizamento de dissdio coletivo, sendo resolvido pela sentena normativa. Verifica-se a necessidade de as partes concordarem com a interveno estatal, o que aproxima o instituto com a arbitragem oficial ou pblica. 6.4.Dissdio coletivo Forma de heterocomposio. Como dito anteriormente, uma demanda que d soluo aos conflitos atravs do poder normativo, o qual consiste na possibilidade conferida aos Tribunais do Trabalho para estabelecerem normas e condies de trabalho.

Existem os dissdios coletivos de natureza econmica, que tm natureza jurdica de ao constitutiva, visando criar normas para a categoria e os dissdios coletivos jurdicos ou de interpretao, que tm natureza jurdica de ao declaratria, objetivando a interpretao de uma norma coletiva j existente ou a legalidade de uma greve. Os dissdios coletivos tm competncia originria nos Tribunais Regionais do Trabalho. Ou, se a base territorial do sindicato exceder a jurisdio de um TRT, a competncia originria ser do Tribunal Superior do Trabalho. (art. 678 I, a e art. 702, I b da CLT). O poder normativo opera no espao em branco deixado pela lei, no podendo contrariar a legislao em vigor. Porm, conforme esclarece Amauri Nascimento, existem duas teorias acerca do espao do poder normativo, enquanto a restritiva entende que se determinado direito disciplinado em lei, a sentena normativa no poder apreciar clusula que amplie essa garantia (pois reduzir, por bvio no possvel), salvo nos casos em que a prpria lei estabelea estar disciplinando o mnimo. A tese ampliativa defende que no h limitao na atuao dos Tribunais quando suscitados em dissdio coletivo, ainda que cumulativamente com outros dispositivos legais e desde que no os contrariando. Conforme j referido no item 4.1.4., o poder normativo dos Tribunais fere a liberdade sindical, razo pela qual a doutrina vem se posicionando pela extino do poder normativo. Defendem que com a garantia do direito de greve, deve-se deixar a cargo dos atores sociais a negociao coletiva e a conseqente criao de convenes e acordos coletivos. A interferncia do Estado nessas relaes sociais desestimula a autocomposio. Com a emenda constitucional 45, alterou-se a redao pargrafo 2 do art. 114 da Constituio Federal para constar a propositura de comum acordo.[15] Muito se discutiu de incio, se a redao do pargrafo transcrito seria o fim do poder normativo, e ainda, se a exigncia de propositura de comum acordo, violaria o inciso XXXV do art. 5 da prpria Constituio, violando a possibilidade de acesso ao poder judicirio. Hoje as discusses arrefeceram, embora se aguarde julgamento de ADIN junto ao STF. O entendimento de Wagner Giglio de que na propositura de dissdio coletivo no h leso de direito a ser apreciada pelo poder judicirio, mas se invoca interesses e proposta de criao de normas. Conclui: Vedar a atividade legiferante da Corte Judicial, em certas circunstncias, no o mesmo que impedir a discusso judicial de direitos lesados. Os dissdios subscritos por apenas uma das categorias no tem sido rejeitados de plano, aguardando-se a manifestao da parte contrria, que caso no se oponha expressamente, entende-se como concordncia. O Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio vem entendendo que a recusa em negociar indevida e que se houve empenho da outra parte neste sentido, deve-se receber o dissdio coletivo no ajuizado em comum acordo.

Tm-se como pressupostos processuais especficos para o ajuizamento do dissdio coletivo: tentativa de negociao prvia, autorizao da assemblia, inexistncia de norma coletiva em vigor e observncia de poca prpria para o ajuizamento (sessenta dias anteriores ao termo final da norma coletiva vigente). Os sindicatos so os legitimados ativos por excelncia. Na ausncia de sindicato, a federao poder suscitar o dissdio e, na falta desta, a confederao. Podero ser legitimadas ativas as empresas envolvidas num conflito a elas limitado ou quando da ausncia de entidade sindical que as represente. No caso de paralisao do trabalho o dissdio poder ser instaurado pelo Ministrio Pblico do Trabalho. Todas as entidades que tem legitimao ativa, com exceo do Ministrio Pblico, podem figurar no plo passivo. No dissdio interposto pelo Ministrio Pblico do Trabalho, ambas as partes conflitantes figuraro no plo passivo. A petio inicial do dissdio coletivo tem que obedecer as seguintes exigncias: deve ser obrigatoriamente escrita, necessria a juntada da cpia autntica da ata da assemblia que autorizou o sindicato a propor a ao coletiva, juntamente com a lista de comparecimento, deve indicar a delimitao territorial da representao das entidades sindicais, do qurum para a deliberao da assemblia, a exposio das causas motivadoras do conflito coletivo ou da greve, a comprovao da tentativa de negociao. E, por ltimo, a apresentao em forma clausulada de cada um dos pedidos, acompanhados de uma sntese dos fundamentos a justific-los. A contestao no obrigatria. No gera a confisso. Tambm no h instruo, a Consolidao das Leis do Trabalho, refere to somente diligncias. O dissdio coletivo comporta ao rescisria, pois transita em julgado.

Referncias bibliogrficas: Delgado, Mauricio Godinho - Direito Coletivo do Trabalho - 3 Ed. - So Paulo : LTr 2008. Garcia, Gustavo Filipe Barbosa, Curso de Direito do Trabalho, 3. ed. rev., atual. e ampl., Rio de Janeiro : Forense; So Paulo : MTODO, 2009 Gomes, Orlando e Elson Gottschalk - Curso de Direito do Trabalho - 18 Ed. Rio de Janeiro : Forense, 2008. Hinz, Henrique Macedo, Direito Coletivo do Trabalho, So Paulo : Saraiva 2005. Martinez, Luciano, Curso de Direito do Trabalho : relaes individuais, coletivas e sindicais do trabalho - So Paulo : Saraiva, 2010. Martins, Sergio Pinto - Direito do Trabalho- 24 Ed. - So Paulo : Atlas, 2008. Martins, Sergio Pinto Comentrios s Smulas do TST 3 Ed. 2 reimpr. So Paulo : Atlas, 2007. Nahas, Thereza Cristina, Legitimidade ativa dos sindicatos, So Paulo : Atlas, 2001. Nascimento, Amauri Mascaro - Curso de Direito do Trabalho : histria e teoria geral do direito do trabalho : relaes individuais e coletivas do trabalho - 24 ed. ver.. atual. e ampl. - So Paulo : Saraiva : 2009.

Nascimento, Amauri Mascaro Compndio de Direito Sindical 6 Ed.- So Paulo : LTr, 2009. Russomano, Mozart Victor Princpios Gerais de Direito Sindical 2 Ed. Rio de Janeiro : Forense, 1997. Santos, Luiz Alberto Matos dos Santos A liberdade sindical como direito fundamental So Paulo : LTr, 2009. Santos, Ronaldo Lima dos, Sindicatos e Aes Coletivas : Acesso justia, jurisdio coletiva e tutela dos interesses difusos, coletivos e individuais homogneos So Paulo : LTr 2003 http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=75355 Notas: [1]XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; XX ningum ser compelido a associar-se ou manter-se associado. [2]Art. 8 livre a associao profissional, observado o seguinte : V ningum ser obrigado a filiar-se ou manter-se filiado a sindicato. [3] Art. 8 Constituio Federal - livre a associao profissional ou sindical, observado o seguinte: II - vedada a criao de mais de uma organizao sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um Municpio; Smula 677 STF - At que lei venha a dispor a respeito, incumbe ao ministrio do trabalho proceder o registro das entidades sindicais e zelar pela observncia do princpio da unicidade. Orientao jurisprudencial 15 da SDC do TST - A comprovao da legitimidade ad processum. Imprescindibilidade do registro no Ministrio do Trabalho. A comprovao da legitimidade ad processum da entidade sindical se faz por seu registro no rgo competente do Ministrio do Trabalho, mesmo aps a promulgao da Constituio Federal de 1988. [4] Categoria art. 511 e pargrafos da CLT- lcita a associao para fins de estudo, defesa e coordenao dos seus interesses econmicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autnomos ou profissionais liberais exeram, respectivamente, a mesma atividade ou profisso ou atividades ou profisses similares ou conexas. 1 A solidariedade de interesses econmicos dos que empreendem atividades idnticas, similares ou conexas, constitui o vnculo social bsico que se denomina categoria econmica. 2 A similitude de condies de vida oriunda da profisso ou trabalho em comum, em situao de emprego na mesma atividade econmica ou em atividades econmicas similares ou conexas, compe a expresso social elementar compreendida como categoria profissional. 3 Categoria profissional diferenciada a que se forma dos empregados que exeram profisses ou funes diferenciadas por fora de estatuto profissional especial ou em conseqncia de condies de vida singulares. Art. 513. So prerrogativas dos sindicatos : a) representar, perante as autoridades administrativas e judicirias os interesses gerais da respectiva categoria ou profisso liberal ou interesses individuais dos associados relativos atividade ou profisso exercida.

[5] SUM-374 NORMA COLETIVA. CATEGORIA DIFERENCIADA. ABRANGNCIA (converso da Orientao Jurisprudencial n 55 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 Empregado integrante de categoria profissional diferenciada no tem o direito de haver de seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa no foi representada por rgo de classe de sua categoria. (ex-OJ n 55 da SBDI-1 - inserida em 25.11.1996) OJ-SDC-36 EMPREGADOS DE EMPRESA DE PROCESSAMENTO DE DADOS. RECONHECIMENTO COMO CATEGORIA DIFERENCIADA. IMPOSSIBILIDADE (INSERIDA EM 07.12.1998) por lei e no por deciso judicial, que as categorias diferenciadas so reconhecidas como tais. De outra parte, no que tange aos profissionais da informtica, o trabalho que desempenham sofre alteraes, de acordo com a atividade econmica exercida pelo empregador. [6] Art. 1 A central sindical, entidade de representao geral dos trabalhadores, ter as seguintes atribuies e prerrogativas: I Coordenar a representao de trabalhadores por meio das organizaes sindicais a ela filiadas; e II participar das negociaes coletivas em fruns, colegiados de rgos pblicos e demais espaos de dilogo social que possuam composio tripartite, nos quais estejam em discusso assuntos de interesses gerais dos trabalhadores. Pargrafo nico. Considera-se central sindical, para fins do disposto nesta Lei, a entidade associativa de direito privado composta por organizaes sindicais de trabalhadores. Art. 2 Para o exerccio das atribuies e prerrogativas a que se refere o inciso II do art. 1 desta Lei a central sindical dever cumprir os seguintes requisitos : I - Filiao de, no mnimo, 100 sindicatos distribudos nas cinco regies do Pas; II Filiao em pelo menos 3 regies do pas de no mnimo vinte sindicatos em cada uma; III Filiao de sindicatos em, no mnimo, 5 setores da atividade econmica; IV Filiao de sindicatos que representem no mnimo 7% do total de empregados sindicalizados em mbito nacional. Pargrafo nico. O ndice previsto no inciso IV do caput deste artigo ser de 5% do total de empregados sindicalizados mbito nacional no perodo de 24 meses a contar da publicao desta Lei. [7] Smula 666 STF - A CONTRIBUIO CONFEDERATIVA DE QUE TRATA O ART. 8, IV, DA CONSTITUIO, S EXIGVEL DOS FILIADOS AO SINDICATO RESPECTIVO. Orientao jurisprudencial 17 da SDC do TST - CONTRIBUIES PARA ENTIDADES SINDICAIS. IN-CONSTITUCIONALIDADE DE SUA EXTENSO A NO ASSOCIA-DOS (INSERIDA EM 25.05.1998) As clusulas coletivas que estabeleam contribuio em favor de entidade sindical, a qualquer ttulo, obrigando trabalhadores no sindicalizados, so ofensivas ao direito de livre associao e sindicalizao, constitucionalmente assegurado, e, portanto, nulas, sendo passveis de devoluo, por via prpria, os respectivos valores eventualmente descontados. Precedente normativo 119 da SDC do TST - CONTRIBUIES SINDICAIS INOBSERVNCIA DE PRECEITOS CONSTITUCIONAIS (nova redao dada pela SDC em sesso de 02.06.1998 - homologao Res. 82/1998, DJ 20.08.1998) A Constituio da Repblica, em seus arts. 5, XX e 8, V, assegura o direito de livre associao e sindicalizao. ofensiva a essa modalidade de liberdade clusula

constante de acordo, conveno coletiva ou sentena normativa estabelecendo contribuio em favor de entidade sindical a ttulo de taxa para custeio do sistema confederativo, assistencial, revigoramento ou fortalecimento sindical e outras da mesma espcie, obrigando trabalhadores no sindicalizados. Sendo nulas as estipulaes que inobservem tal restrio, tornam-se passveis de devoluo os valores irregularmente descontados. [8]Smula 316 do STF A simples adeso a greve no constitui falta grave. [9]Art. 17 da Lei de Greve - Fica vedada a paralisao das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociao ou dificultar o atendimento de reivindicaes dos respectivos empregados (lockout) Pargrafo nico. A prtica referida no caput assegura aos trabalhadores o direito percepo dos salrios durante o perodo de paralisao. [10]Art. 611 CLT - Conveno Coletiva de Trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais de trabalho. 1 facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econmica, que estipulem condies de trabalho, aplicveis no mbito da empresa ou das acordantes respectivas relaes de trabalho. [11]OJ SDC TST N 2 Acordo homologado . Extenso a partes no subscreventes. Inviabilidade. invivel aplicar condies do acordo homologado em dissdio coletivo, extensivamente, s partes que no o subscreveram, exceto se observado o procedimento previsto no art. 868 e seguintes da CLT. SUM-374 NORMA COLETIVA. CATEGORIA DIFERENCIADA. ABRANGNCIA (converso da Orientao Jurisprudencial n 55 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 Empregado integrante de categoria profissional diferenciada no tem o direito de haver de seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa no foi representada por rgo de classe de sua categoria. (ex-OJ n 55 da SBDI-1 - inserida em 25.11.1996) [12]Os Sindicatos s podero celebrar Convenes ou Acordos Coletivos de Trabalho, por deliberao de Assemblia Geral especialmente convocada para esse fim, consoante o disposto nos respectivos Estatutos, dependendo a validade da mesma do comparecimento e votao, em primeira convocao, de 2/3 (dois teros) dos associados da entidade, se se tratar de Conveno, e dos interessados, no caso de Acordo, e, em segunda, de 1/3 (um tero) dos mesmos. [13]Art. 620. As condies estabelecidas em Conveno quando mais favorveis, prevalecero sobre as estipuladas em Acordo. [14]Smula 277 TST As condies de trabalho alcanadas por fora de sentena normativa vigoram, no prazo assinado, no integrando, de forma definitiva, os contratos. [15]Art. 114 2 Recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente.

Informaes Sobre o Autor Renata Martins da Rosa Advogada. Especializada em Direito e Processo do Trabalho pela UNISINOS. Professora de Direito do Trabalho da Faculdade Anhanguera Educacional S.A. Unidade Rio Grande.

S-ar putea să vă placă și