Sunteți pe pagina 1din 3

A cultura de aprender lnguas (ingls) de alunos no curso de Letras

BARCELOS, Ana Maria Ferreira

A autora tem por objetivo caracterizar a cultura de aprender lngua estrangeira (ingls) de alunos de Letras. Para isso, ela investiga o espectro de crenas desses alunos sobre como aprender lnguas de um grupo, o que eles dizem ser necessrio fazer e o que fazem realmente para aprender uma lngua estrangeira como o ingls. O embasamento terico formado a partir dos estudos sobre cultura no contexto educacional (Erickson, 1984, 1986, 1987, 1987a), culturas de ensinar (Feinam-Nenser & Floden, 1986), cultura de aprender (Almeida Filho, 1993) e crenas dos aprendizes de lnguas (Wenden, 1986, 1987). Os resultados mostram a existncia de trs grandes crenas desses alunos referentes a aprendizagem. de ingls como aquisio de conhecimentos sobre as estruturas gramaticais da lngua, a responsabilidade do professor (e a presso exercida por ele) pela aprendizagem dos alunos e a crena no exterior (pases onde se fala a lngua-alvo) como lugar ideal de aprendizagem. Para ela essas crenas exercem influncia no dizer e no fazer desses alunos. Ainda existe varias questes a respeito da cultura de aprender lnguas e das crenas que necessitam de maiores investigaes. Algumas delas envolvem a origem e desenvolvimento das crenas e outras, a questo da aprendizagem de estratgias, s quais, ao nosso ver, a discusso sobre cultura de aprender lnguas deve ser incorporada.

O Professor de Lngua Estrangeira em Formao


Jos Carlos P. de Almeida Filho (Org.)

O autor focaliza de maneira destacada construo terica do conhecimento relevante para a formao de professores dessa rea nas universidades, instituies formadoras e ao abrigo de projetos de formao continuada presencial ou a distancial. Questionandose a abordagem de ensinar LE a qualidade de ensino desse professor imprime ao seu trabalho atinge as quatro dimenses de operao global de ensino; saber, materiais, aprender, avaliao. O autor apresenta formas de como descrever a abordagem de ensinar com aulas anotadas, gravadas e transcritas. Diante disso o professor de LE e posto sob anlise. Com isso objetivo ser, portanto, examinar a possibilidade de interpretar a formao subjacente de ensinar (com procedimentos especficos) a partir de aulas(s) tpicas(s) de professores de LE devidamente gravada(s) e ( pelo menos em parte) transcrita. Assim o confronto do professor com sua imagem (terica ou pr-

terica) delineada pela analise de abordagem deve provocar um estranhamento capaz de tirar o professor do seu presente continuo ou presente perfeito de ensinar e ensinar da sua naturalizada acomodao ao fazer como sempre fez. Considerando qual abordagem vigora preciso olhar o jeito de ensinar, as aulas e suas atividades. Mas cada professor exerce a sua funo de ensinar num determinado nvel de capacidade, poder ou competncia. Para finalizar o autor apresenta as competncias do professor de LE que so; competncia profissional, terica, aplicada, implcita e lingustica comunicativa e prioriza a interpretao de registros e evidencias levantadas em situao autentica de ensino-aprendizagem. Este estudo pretendeu verificar as crenas de aprendizes de traduo. Encontrar crenas sobre os seguintes aspectos: uso do dicionrio, conhecimento necessrio da lngua fonte, morar em pas que se fale a lngua fonte. Analisamos estas crenas e constatamos que crenas errneas podem prejudicar o desempenho do aprendiz de traduo. Sugerimos a procura de teorias para a desconstruo de crenas errneas e para um contato com as estratgias apresentadas nos textos. Trabalhos futuros podem buscar uma soluo para a desconstruo das mesmas. BARCELOS, Ana Maria Ferreira. A cultura de aprender lnguas (ingls) de alunos no curso de Letras.In: ALMEIDA FILHO, Jos Carlos P. O Professor de Lngua Estrangeira em Formao. Campinas:Pontes,1999.p157-177.

Na resenha acadmica descritiva, os passos so exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de nmero 5. Como o prprio nome j diz, a resenha descritiva apenas descreve, no expe a opinio o resenhista. Finalmente, na resenha temtica, voc fala de vrios textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos so um pouco mais simples: 1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual o assunto principal dos textos que sero tratados e o motivo por voc ter escolhido esse assunto; 2. Resuma os textos: Utilize um pargrafo para cada texto, diga logo no incio quem o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto; 3. Conclua: Voc acabou de explicar cada um dos textos, agora sua vez de opinar e tentar chegar a uma concluso sobre o tema tratado; 4. Mostre as fontes: Coloque as referncias Bibliogrficas de cada um dos textos que voc usou;

5. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrio do tipo Acadmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

S-ar putea să vă placă și