Sunteți pe pagina 1din 11

Fada Oriana Oriana uma fada. Uma fada boa. Uma fada boa com asas e varinha de condo.

. Tambm h fadas ms. E uma fada boa tambm pode tornar-se m. Nem que seja s por algum tempo. Foi o que aconteceu a Oriana. A vida de Oriana era como deve ser: livre e feliz. Ela era obediente e prometeu rainha das fadas que seria a guardi da floresta e de todos os seus habitantes. E com o seu poder de fada boa despertava tudo que a rodeava. A vida na floresta era um despertar luminoso de cores, sons e movimento. E de magia. A magia da sua varinha de condo e do seu voo alado. O sopro do encantamento. Nem todos na floresta viam Oriana, mas a sua presena era-lhes vital. Que seria desses seres sem esse sopro?! A sua vida dependia dela. Mas, um dia, Oriana viu-se reflectida no rio. E descobriu como era bela! Comeou ento a apaixonar-se pela sua prpria beleza. Cada vez se apaixonava mais e mais por si prpria passando agora o tempo a admirar-se na gua do rio, enfeitando-se de mil maneiras. E foi assim que a floresta e os outros seres de quem era guardi foram deixados no esquecimento. A sua promessa de nunca os abandonar tinha sido quebrada. A floresta ficou perdida no vazio do desencantamento. Os sons jubilosos e as matizes que pintavam os dias desvaneciam-se numa tela negra. A vaidade de Oriana trouxe-lhe grandes castigos. A rainha das fadas tirou-lhe as suas asas e a varinha de condo. E foi assim que Oriana perdeu todo o seu poder e magia. Embora bela, j no podia ajudar ningum. Estava desolada e arrependida; frgil e merc de todas as tentaes. Mesmo assim conseguiu resistir tentao da rainha das fadas ms e no aceitou as asas que esta lhe queria dar. Oriana no queria ser m. Oriana queria ser boa. E foi o seu arrependimento e bondade que lhe devolveram a magia e o encantamento de voltar a ter asas e uma varinha de condo.

Fada Oriana
Anlise da obra: 1 Classifica o narrador . Justifica. 2 - Quem a autora da obra? 3 - Em que captulo est contida a introduo? 5 - E a concluso? 6- Caracteriza a personagem principal. 7- L e completa o texto. A floresta estava abandonada. A vbora contou que os animais tinham fugido para os ____________ excepo dos ratos, das __________, das__________, dos ___________e das f_________, Informou ainda que se comentava que a fada estava louca de amor pelo___________. Oriana ficou in__________ e partiu para casa do ___________.Quando l chegou, o lugar estava desordem total e um _________ contou que essa famlia se tinha mudado para a_________. Um dos filhos do moleiro tinha desaparecido e a floresta j no era considerada um local seguro. O lenhador, a mulher e o filho segundo o relato de uma ____________, desesperado com tanta misria, tambm tinha partido para a ____________e em busca de tr__________. O quarto do poeta estava vazio e coberto de_________. Segundo as palavras de uma aranha o poeta, decepcionado com a ausncia de ____________tinha queimado todos os seus livros e papis e tambm tinha partido para a cidade. Oriana, cheia de ____________e de re__________, parte ento para a cidade em busca dos seus protegidos. 7- Como o fim da histria. 8- Explica o que so advrbios. 9- Indica nas seguintes situaes o advrbio e a classe da palavra que modifica. a) A professora fala suavemente b) Eu pareo mais gordo > c) Trabalhou muito bem > 8.1- Indica agora a subclasse dos advrbios que assinalaste.

8.2 Escolhe frases da obra que tenham advrbios. Modo > Tempo 9 Que fenmeno relacionado com o movimento da populao se encontra na obra? 10 - onde se passa aco desta narrativa? 11 E qual e o tempo desta aco?

Assinala as respostas correctas. 1. As fadas servem-se deste utenslio para alcanarem os seus objectivos: Vassoura mgica. Tapete mgico. Varinha de condo. 1. As fadas so: Pessoas reais. Seres imaginrios ou fantsticos. Seres vivos. 1. A fada Oriana ajudava a velha: Na alimentao e no transporte de lenha. Nos trabalhos da cidade. Quando ela estava doente.

1. A fada Oriana auxiliava a famlia do lenhador:

Arrumando a casa deles todos os dias. Colocando as coisas no seu lugar. Colocando em cada dia aquilo que lhes fazia mais falta em casa. 1. A fada Oriana ajudava a famlia do moleiro: A tomar conta dos seus dez filhos. A tomar conta dos seus onze filhos. A tomar conta dos seus doze filhos. 1. A fada Oriana inspirava o poeta: Escrevendo poemas para ele. Encantando a vida dele. Dizendo os temas para os seus poemas. 1. A fada Oriana ajudava os animais da floresta: Prevenindo os coelhos e os veados da chegada dos caadores. Proporcionando-lhes alimento. Prendendo-os em gaiolas. 1. A fada Oriana ajudava as flores e as rvores da floresta: Regando a floresta. Apagando os fogos na floresta. Guardando a floresta. 1. A fada Oriana auxiliava o Homem-muito-rico: Dando-lhe conselhos. Aumentando a sua fortuna. Fazendo crescer o seu cabelo e a sua generosidade. 1. Em casa do Homem-muito-rico as moblias falam. A figura de estilo presente : A adjectivao expressiva. A personificao. A onomatopeia. 1. A fada Oriana ajudou o peixe: Tirando-o das redes dos pescadores. Retirando o anzol que estava na sua boca. Salvando-o de morrer asfixiado. 1. O peixe mostrou o sentimento de: indiferena. alegria. tristeza. gratido. 1. Qual das frases seguintes consideras verdadeira: Oriana apaixonou-se pelo Poeta. Oriana apaixonou-se pelo Peixe. Oriana apaixonou-se pela sua prpria imagem. 1. A pessoa que escreve peas de teatro : Um dramaturgo. Um poeta. Um jornalista. 1. Na frase Os olhos de Oriana so como duas esmeraldas., a figura de estilo presente : A comparao. A personificao. A onomatopeia. 1. A nica pessoa adulta que podia ver Oriana era: O poeta. A velha. O moleiro. 1. Oriana abandonou a floresta porque: Se apaixonou por um prncipe. Se apaixonou por si prpria. Se apaixonou por um peixe.

1. A Rainha das fadas castiga Oriana:

Tirando-lhe os vestidos de fada. Tirando-lhe as asas e os poderes. Tirando-lhe o dinheiro todo. 1. Oriana, perante a Rainha das Fadas, fica: Furiosa. Triste. Revoltada. Estavam divididos nas suas opinies. 1. A Rainha das Fadas Ms: Fez uma proposta a Oriana. Detestava Oriana. Fez de Oriana sua escrava. 1. Oriana: No aceitou as asas que lhe oferecia a Rainha das Fadas Ms. Aceitou as asas e voou alegremente. Preferiu ser uma fada m. 1. A Rainha das Fadas Ms: Queria que Oriana fizesse coisas boas para a comunidade . Queria que Oriana prometesse ser uma boa fada. Queria que Oriana prometesse ser uma fada malfica. 1. Oriana cismou: Em todo o seu passado de ms aces. Nas suas boas e ms aces. Na forma de modificar os prejuzos que tinha provocado. 1. Oriana estava muito arrependida e decidiu: Ir ajudar os pobres. Ir fazer as pazes com o peixe Ir auxiliar as pessoas que tinham ido viver para a cidade. 1. A fada Oriana consegue: Salvar a velha de cair no abismo. Influenciar a Rainha das Fadas para ela lhe dar as asas. Recorrer sua varinha de condo. 1. Oriana foi entregar me: O filho da poetisa. O filho do moleiro. O filho do lenhador. 1. Na concluso da narrativa: Oriana transforma-se numa fada m. Oriana transforma-se numa bruxa. Oriana transforma-se numa fada boa e volta a tomar conta da floresta. 1. A Sophia de Mello Breyner Andresen: Queria convencer-nos das suas ideias. Queria escrever livros s para os filhos dela. Queria ensinar-nos valores muito importantes para a vida. FUNCIONAMENTO DA LNGUA 1. Como se chama um conjunto de peixes? 2. Em que grau se encontra o adjectivo Era um peixe muito pequenino.: 3. Em que grau se encontra o adjectivo Oriana era lindssima.: 4. Em que grau se encontra o adjectivo O homem era rico.: 5 Classifica morfologicamente a palavra bruxa: 6- Na frase Oriana agarrou no peixe. 6.1- Indica o tempo e modo da forma verbal. 7-- Classifica morfologicamente a palavra encanta. 8- Ai que ser de mim! a palavra ai ________________ 9- Na frase Hoje vou at ao rio. a palavra hoje____________________

Fada Oriana H duas espcies de fadas: as fadas boas e as fadas ms. As fadas boas fazem coisas
boas e as fadas ms fazem coisas ms. desta forma que a autora comea por nos contar a histria da fada Oriana, uma fada boa, bonita, alegre e feliz, a quem um dia a Rainha das Fadas ps ao cuidado uma floresta, ficando a seu cuidado homens, animais e plantas que ali viviam. Certa manh de Abril comeou por visitar as casas pobres das pessoas, fazendo, com o uso da sua varinha de condo, que ali aparecessem todas as coisas que faziam falta. Primeiro visitou a casa de uma pobre velha, depois a de um pobre lenhador e ainda visitou a casa de um pobre moleiro. At que decidiu visitar a casa de um homem muito rico, onde viu que apenas faltava calor humano. Oriana amoleceu-lhe o corao e depois partiu dali e fez com que o homem rico praticasse boas aces. Depois salvou um peixe de morrer asfixiado que prometeu ajud-la se ela se encontrasse em sarilhos. Por causa do peixe, conseguiu ver o seu reflexo na gua e achou-se muito bela. Quando a noite caiu foi visitar o poeta que morava na floresta, a nica pessoa que a podia ver. Ela contava-lhe histrias encantadas, danava luz da Lua e enchia o ar de msica e ele declamava-lhe os seus poemas. Mas a sua grande cisma era a sua beleza. Oriana estava encantada com a sua prpria beleza reflectida na gua. custa disto, e por influencia do peixe, deixou de visitar o poeta e, um por um, foi abandonando todos os homens, animais e plantas que viviam na floresta, menos a pobre velha porque a ouvia falar da sua beleza enquanto fora jovem. custa dos interminveis elogios do peixe que salvara, tornou-se muito vaidosa, descuidando a promessa que fizera Rainha das Fadas e por isto mesmo ficou sem varinha de condo e sem asas, e este foi o castigo pelo seu descuido. O peixe, a certa altura, deixou de aparecer, os animais j haviam partido para muito longe, assim como foi o moleiro, o lenhador e o poeta. Oriana foi ento para a cidade procura dos seus amigos, mas eles no a reconheceram sem asas e sem varinha de condo. O lenhador estava na priso, a mulher do moleiro no sabia do filho e o poeta j no acreditava em fadas. Oriana s voltou a ter asas quando se esqueceu de si mesma e salvou a velha de se atirar de um abismo, tal era a sua tristeza. Foi ento quando os animais da floresta lhe deram o filho do moleiro e ela devolveu-o moleira, soltou o lenhador da priso e salvou o poeta da sua trsiteza, levando-o de novo para a floresta e Oriana voltou a encantar tudo em seu redor. Moral: Ver como a inveja, a vaidade nos faz perder o rumo e s o Amor e a Amizade nos faz voltar floresta, para pairar sobre as rvores e lagos de sonhoe assim viver a vida mais feliz! Respostas: Anlise da obra: 1 Classifica o narrador . Justifica. 2 - Quem a autora da obra? A autora da obra Sophia de Mello Breyner Andresen. 3 - Em que captulo est contida a introduo? A introduo est contida no I captulo As fadas boas e as fadas ms. 5 - E a concluso? A concluso encontra-se no captulo IX O abismo. 6- caracteriza a personagem principal. 7- L e completa o texto. A floresta estava abandonada.

A vbora contou que os animais tinham fugido para os montes excepo dos ratos, das aranhas, das vboras, dos mosquitos e das formigas, Informou ainda que se comentava que a fada estava louca de amor pelo peixe. Oriana ficou indignada e partiu para casa do moleiro. Quando l chegou, o lugar estava desordem total e um rato contou que essa famlia se tinha mudado para a cidade. Um dos filhos do moleiro tinha desaparecido e a floresta j no era considerada um local seguro. O lenhador, a mulher e o filho segundo o relato de uma formiga, desesperado com tanta misria, tambm tinha partido para a cidade em busca de trabalho. O quarto do poeta estava vazio e coberto de cinza. Segundo as palavras de uma aranha o poeta, decepcionado com a ausncia de Oriana tinha queimado todos os seus livros e papis e tambm tinha partido para a cidade. Oriana, cheia de vergonha e de remorsos, parte ento para a cidade em busca dos seus protegidos. 7- Como o fim da histria. Esta narrativa tem um final feliz porque Oriana volta a ser fada.

8-

Os advrbios: 8- Os advrbios so palavras que determinam ou modificam o sentido de: a) um verbo > professora fala > a professora fala suavemente advrbio b) um adjectivo > eu pareo gordo > eu pareo mais gordo > adverbio c) outro adverbio > trabalhou bem > trabalhou muito bem > dois advrbios. 8.1 Escolhe frases da obra que tenham advrbios. Modo > Bem, mal, depressa, lentamente, felizmente, etc Ex: A fada voava depressa. Tempo Hoje, ontem, amanh, anteontem, ainda, depois, antes, outrora, j, etc. Ex: Amanh falarei com os animais do monte A fada ontem foi cidade. 9 Que fenmeno relacionado com o movimento da populao se encontra na obra? O fenmeno relacionado com o movimento da populao que encontramos nesta obra o xodo rural; A populao da floresta fugiu para a cidade. 10 - onde se passa aco desta narrativa? A aco desta narrativa passa-se na floresta e na cidade. 11 E qual e o tempo desta aco? A aco desta narrativa passa-se ao longo de vrios meses.

_______________________________________________________-

PEIXE - de tarde. - numa floresta, junto de um pequeno rio.


C fora a tarde estava maravilhosa e fresca. A brisa danava com as ervas dos campos. Ouviam-se pssaros a cantar. O ar parecia cheio de poeira de oiro.

L o texto.

O Peixe
C fora a tarde estava maravilhosa e fresca. A brisa danava com as ervas dos campos. Ouviam-se pssaros a cantar. O ar parecia cheio de poeira de oiro. Oriana foi pela floresta fora, correndo, danando e voando, at chegar ao p do rio. Era um rio pequenino e transparente, quase um regato; nas suas margens cresciam trevos, papoilas e margaridas. Oriana sentou-se entre as ervas e as flores a ver correr a gua. De repente ouviu uma voz que a chamava: - Oriana, Oriana. A fada voltou-se e viu um peixe a saltar na areia. - Salva-me, Oriana - gritava o peixe. - Dei um salto atrs de uma mosca e ca fora do rio. Oriana agarrou no peixe e tornou a p-lo na gua. - Obrigado, muito obrigado - disse o peixe, fazendo muitas mesuras. - Salvaste-me a vida e a vida de um peixe uma vida deliciosa. Muito obrigado, Oriana. Se precisares de alguma coisa de mim lembra-te que eu estou sempre s tuas ordens. - Obrigado - disse Oriana - agora no preciso de nada. - Mas lembra-te da minha promessa. Nunca esquecerei que te devo a vida. Pede-me tudo o que quiseres. Sem ti eu morreria miservelmente asfixiado entre os trevos e as margaridas. A minha gratido eterna. Obrigado - disse a fada. - Boa tarde, Oriana. Agora tenho de ir embora, mas quando quiseres vem ao rio e chama por mim. E com muitas mesuras o peixe despediu-se da fada. Oriana ficou a olhar para o peixe, muito divertida porque era um peixe muito pequenino, mas com um ar muito importante. E quando assim estava a olhar para o peixe viu a sua cara reflectida na gua. O reflexo subiu do fundo do regato e veio ao seu encontro com um sorriso na boca encarnada. E Oriana viu os seus olhos azuis como safiras, os seus cabelos loiros como as searas, a sua pele branca como lrios e as suas asas cor do ar, claras e brilhantes. - Mas que bonita que eu sou - disse ela. Sou linda. Nunca tinha pensado nisto. Nunca me tinha lembrado de me ver! Que grandes so os meus olhos, que fino que o meu nariz, que doirados que so os meus cabelos! Os meus olhos brilham como estrelas azuis, o meu pescoo alto e fino como uma torre. Que esquisita que a vida ! Se no fosse este peixe que saltou para fora da gua para apanhar a mosca eu nunca me teria visto. As rvores, os animais e as flores viam-me e sabiam como sou bonita. S eu que nunca me via!

Sophia de Mello Breyner Andresen A Fada Oriana Peixe


1. Rel o primeiro perodo do primeiro e do ltimo pargrafos do texto.

Que concluis quanto durao do tempo em que decorre o episdio narrado neste excerto? Escolhe a resposta correcta: A aco decorre ao longo de um dia; ao longo de uma tarde;

durante a noite. 2. Localiza a aco no espao, com palavras do texto. 3. Ordena as frases seguintes, e ficars com um resumo dos acontecimentos narrados no texto: Oriana voltou a p-lo na gua. Descobriu, ento, como era bonita. Ouviu, ento, uma voz que a chamava. O peixe agradeceu-lhe e afastou-se. Oriana sentou-se junto a um rio. Enquanto o olhava, a fada viu o seu prprio rosto reflectido na gua. Era um peixe que saltara para fora do rio e lhe pedia ajuda. 4. A personagem principal Oriana descrita pelo narrador e por si prpria. 4.1. Identifica os dois pargrafos onde feito o retrato de Oriana. 4.2. Trata-se de um retrato fsico ou psicolgico? Justifica a tua resposta. 4.3. Na descrio de Oriana foram utilizados vrios adjectivos e comparaes que permitem ver a personagem. 4.3.1. Copia a grelha seguinte para o teu caderno e preenche-a com palavras retiradas dos dois pargrafos:

4. 4- O e ncontro com o pe i xe de te rmi nou uma muda na na vi da de Ori ana. Expl i ca

porqu ? 5. Como se sentiu Oriana ao descobrir a sua beleza? Escolhe entre os seguintes adjectivos: indiferente _ surpreendida _ encantada _ envergonhada _ assustada orgulhosa receosa 6- A frase "Nunca esquecerei que te devo a vida." uma frase tipo/forma)____________________________ 7- O peixe tinha um "... ar muito importante." 7. 1- Indica o grau do adjectivo presente na frase. 8- Classifica morfologicamente a seguinte frase. "... os seus cabelos loiros..."

9-Oriana ficou a olhar para o peixe divertida. 9.1- Encontra 3 sinnimos para a palavra sublinhada.
10- Oriana, depois de contemplar a sua imagem na gua, ficou algum tempo imvel e a cismar 10.1 Escreve de novo a frase substituindo as expresses sublinhadas por sinnimos: Oriana, depois de ___________ a sua imagem na gua, ficou algum tempo _____ e a ________ 11- a) A brisa danava com as ervas dos campos. () b) Oriana foi pela floresta fora, correndo, danando e voando, at chegar ao p do rio. 11.1 -Quais so os recursos estilsticos presentes nas frases?

a)_______________________ b) _____________________________ 12- Salva-me, Oriana - gritava o peixe. - Dei um salto atrs de uma mosca e ca fora do rio. 12.1- Indica o tempo e modo dos verbos da frase.
13 - Este pequeno texto tem 9 erros, 9 palavras que esto mal escritas. V se as consegues descobrir. duas espcies de fadas: as fadas boas e as fadas ms. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas ms fazem coisas ms. As fadas boas rego as flores com orvalho, assendem o lume dos velhos, seguram pelo bibe as crianas que vo cair ao rio, encantam os jardins, danam no ar, iventam sonhos e, noite, piem moedas de oiro dentro dos sapatos dos pobres. As fadas ms fazem secar as fontes, apagam a fogeira dos pastores, rasgam a roupa que est ao sol a secar, dezencantam os jardins areliam as crianas, atromentam os animais e roubam o dinheiro dos pobres. Depois de encontrares os erros, sublinha-os e escreve as palavras correctamente. 13- No texto seguinte, identifica os determinantes sublinhados e classifica-os

Aquela loja tinha brinquedos maravilhosos! As crianas resolveram entrar. Um menino dirigiu-se prateleira dos carrinhos. Que bonitos! Gostava de poder lev-los para sua casa e brincar com os outros rapazes da rua. A segunda fila do teatro est reservada para a nossa turma
________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

14 Reescreve os seguintes nomes nos espaos adequados.

vidro caridade Guadiana igreja S. Joo cinema justia orquestra respeito constelao fumo ninhada honra barro bondade Cames doena Nomes Prprios ____________ ____________ ____________ ____________ Nomes Comuns _____________ _____________ _____________ _____________ Pscoa magote brao hospital Nomes Colectivos _______________ _______________ _______________ _______________ ______________ ______________ ______________ ______________

Poeta 1- - Porque que o Poeta era a nica pessoa crescida a quem Oriana podia aparecer? 2- Onde morava ele? 3- Para o Poeta a beleza no era o que distinguia Oriana das muitas meninas bonitas que h no mundo. O que era ento? 4- - O que faziam os dois amigos at se ouvirem as doze badaladas da meia-noite?
Era quase noite quando chegou torre do Poeta. Sentou-se na beira da janela e perguntou: Achas que estou diferente? No disse o Poeta. Acho que ests igual. Mas mudei de penteado. No tinha reparado. (Cont) 1. Que pergunta fez Oriana ao Poeta? 1.1. Oriana ficou satisfeita com a resposta do Poeta? Justifica. 2. O Poeta fez dois pedidos a Oriana. Quais?

3. Regista frases do texto que caracterizem a noite em que a fada Oriana se encontrou com o Poeta. 4. Identifica os recursos expressivos presentes nas seguintes frases: 4.1. () os seus braos eram iguais ao correr dos rios. 4.2. () do fundo da floresta vieram os veados, os coelhos, as aves e as borboletas Reescreve as seguintes frases, substituindo as palavras destacadas pelos respectivos pronomes pessoais: 1.1. Oriana chegou torre do Poeta. 1.2. Oriana comeou a danar a Dana da Noite de Luar da Primavera. 1.3. Os animais da floresta vieram ver a dana da fada. 2. Analisa sintacticamente a frase: O luar inundava tudo.

___________________________________________________________ A - Anota os sucessivos esquecimentos que a contemplao da prpria imagem foi provocando.
ORIANA E O ESPELHO ANTIQUSSIMO A janela estava aberta e a sala estava vazia. Oriana entrou, disse bom-dia s coisas e ps-se em frente do espelho: Espelho disse ela , olha-me bem, mostra-me como eu sou: vi o meu reflexo no rio e achei-me linda. Mas tenho medo de que o rio me tenho embelezado e lisonjeado como lisonjeia a paisagem. ( Cont)

sua

B - - Porque que Oriana continuava a visitar a velha ?

1. Oriana entrou em casa do Homem Muito Rico. Qual foi a primeira coisa que ela fez? 2. Indica dois aspectos que caracterizem o espelho. 3. Que pretendia Oriana do espelho? 4. Oriana e o espelho tm opinies diferentes. Transcreve duas frases do texto que confirmem essa diferena. 5. Como reagiu Oriana resposta do espelho? Observa a seguinte frase: Espelho disse ela , olha-me bem, mostra-me como eu sou. 1.1. Identifica o sinal de pontuao que separa a fala da personagem da interveno do narrador. 1.2. Reescreve a frase acima transcrita, colocando o verbo que anuncia o discurso directo em posies diferentes.

O facto que, inicialmente, o narrador desenha cuidadosamente um retrato moral muito positivo de Oriana, conotando-a com a beleza, a liberdade e a felicidade, e situando-a num cosmos natural, povoado de seres que necessitavam da sua bondade. Mas, inesperadamente, Oriana parece agir contranatura, desviando-se do seu destino, em ltima instncia, da sua essncia e da misso para a qual tinha sido escolhida, numa espcie de ocultao daquilo que, em si, profundamente belo, numa espcie de revelao do monstro em si suspenso1. O olhar da exterioridade, que dedicadamente lana aos outros, transforma-se, ento, pela interveno malfica de um peixe, em hybris, voltando-se a protagonista sobre si prpria, sobre a sua imagem fsica, num explcito movimento egocntrico, ao qual no falta, inclusiv, a contemplao narcsica nas guas do rio. Espao- Efectivamente, neste conto, como na generalidade da obra potica da autora de Livro Sexto, a natureza funciona como local de Harmonia e Equilbrio, ligando-se Beleza. Em contrapartida, a cidade pintada como um lugar de imperfeio 4, onde grassa o caos, modelado nos desencontros, nas desigualdades, nas injustias sociais, na misria, no egosmo, na solido, na aniquilao do eu 5, enfim, na confuso que embaraa a procura e a partilha da Perfeio, do Sonho e da Verdade 6.

A partir do primeiro encontro com o peixe, Oriana fica maravilhada com a sua beleza. Esquecer os seus deveres e ocupar o seu tempo a ver-se ao espelho ou nas guas do rio. Tornou-se narcisista narcisista. Esta caracterstica est relacionada com a seguinte histria.

A ligao de Oriana com o Poeta surge, desde logo, marcada pela excepcionalidade 10, quer pelo facto de s a esta pessoa crescida a Fada poder aparecer, quer pela partilha que entre ambos se celebra11. Alis, com o Poeta que, por ltimo, Oriana, de novo dotada de asas (desta vez, conquistadas 12) e da sua varinha de condo, se reencontra no desfecho da narrativa, com ele que abandona definitivamente a cidade ou a solido, o caos e o luto13 e regressa, de mos dadas, ao topos matricial ou floresta, onde, como o eu lrico do poema Aqui, acaba por se reconhecer, por ser ela prpria em tudo quanto amou 14.

7. Em cada uma das frases, preenche os espaos com o verbo indicado, num dos
tempos do passado (pretrito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito):
a. Ontem, eu os trabalhos em meia hora. (acabar) b. Ela quando eu cheguei a casa. (dormir) c. Quando ele era pequeno todos os domingos a casa da av. (ir) d. O mido ainda no os trabalhos quando a me o chamou para a

mesa. (terminar) e. O pblico entusiasticamente no final da pea. (aplaudir) f. Quando eu sa do escritrio, ela ainda no as cartas. (enviar) 2. Completa a seguinte anedota com as indicaes que esto entre parnteses: Um ladro, antes de se (deitar: infinitivo), (ajoelhar: pretrito perfeito do indicativo) e (rezar: pretrito perfeito do indicativo) a seguinte orao: Meu Deus, no te (implorar: presente do indicativo) que me (conceder: presente do conjuntivo) riquezas. -me (dizer: imperativo) s onde elas (estar: presente do indicativo) que as (ir: futuro do indicativo) (buscar: infinitivo). No texto seguinte, identifica os determinantes sublinhados, colocando-os no local correspondente da grelha: Aquela loja tinha brinquedos maravilhosos! As crianas resolveram entrar. Um menino dirigiu-se prateleira dos carrinhos. Que bonitos! Gostava de poder lev-los para sua casa e brincar com os outros rapazes da rua.

16 - Coloca o acento agudo ou circunflexo nas palavras em que for necessrio: musica tras viuva poem

S-ar putea să vă placă și