Sunteți pe pagina 1din 24

Centro Universitrio Celso Lisboa

PSICOMOTRICIDADE
Prof. Maria Angela de Oliveira Champion Barreto
Fonoaudiloga e Fisioterapeuta Especialista em Estimulao Precoce Conceito Neuroevolutivo Bobath

Ncleo RDN/ IPPMG/ UFRJ


fonochampion@gmail.com

UNIDADES FUNCIONAIS DO CREBRO (LURIA)

O CREBRO HUMANO COMPOSTO, SEGUNDO LURIA, POR 3 UNIDADES FUNCIONAIS BSICAS CADA UMA POSSUI UMA FUNO PARTICULAR E PECULIAR

A BATERIA PSICOMOTORA COMPE-SE DE SETE FATORES PSICOMOTORES DISTRIBUDOS PELAS TRS UNIDADES FUNDAMENTAIS DE LURIA

UNIDADES FUNCIONAIS DO CREBRO (LURIA)


PRIMEIRA UNIDADE PRIMEIRA UNIDADE
Tonicidade Equilibrao Regulao tnica Alerta (sono e viglia) Estados mentais

As estruturas do Sistema nervoso, responsveis pelo funcionamento da primeira unidade funcional so o tronco cerebral, o diencfalo e as regies mdias do crtex.
A Formao Reticulada est localizada no Tronco Cerebral e responsvel pelas atividades automticas do ser humano

UNIDADES FUNCIONAIS DO CREBRO (LURIA)


SEGUNDA UNIDADE SEGUNDA UNIDADE Lateralizao Noo do corpo Estruturao espao-temporal Recepo Anlise Armazenamento da informao

Regies posteriores e laterais no neocrtex responsveis pela recepo dos rgos sensoriais Regio occipital - anlise visual; regio temporal superior - anlise auditiva; regio ps- central parietal analisador ttil e cinestsico

UNIDADES FUNCIONAIS DO CREBRO (LURIA)


TERCEIRA UNIDADE TERCEIRA UNIDADE
Praxia global Praxia fina Programao Regulao Verificao da atividade

Regies anteriores do crtex, frente do sulco central (reas pr-central e frontal), regio denominada de lbulos frontais.

UNIDADES FUNCIONAIS DO CREBRO (LURIA)


A 1 unidade funcional est em atividade desde antes do nascimento desempenhando participao decisiva durante o parto, e durante os processos iniciais de maturao motora. A 2 unidade funcional s entra em funcionamento aps o nascimento estabelecendo importante papel nas relaes entre o organismo e o meio (espao intracorporal e extracorporal). A 3 unidade funcional depende das duas primeiras e responsvel, como j vimos pelas aes voluntrias, que s sero realizadas mais tarde. Nas aes voluntrias podemos constatar a interao das trs unidades funcionais.

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Verificao da Primeira Unidade Funcional de Luria TONICIDADE

DE REPOUSO (BASE)

DE AO

Passividade Extensibilidade

paratonias diadococinesia sincinesia

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Extensibilidade: mede o alongamento que sofrem os msculos, tendes e ligamentos quando se afastam passivamente seus pontos de insero.
Paratonia: perturbao do tnus muscular (debilidade motora) consistindo principalmente num dificuldade do relaxamento voluntrio. Incapacidade de relaxamento da musculatura. Diadococinesia: habilidade para realizar repeties rpidas de padres relativamente simples de contraes musculares opostas Sincinesia: movimentos involuntrios e muitas vezes inconscientes que se produzem durante outros movimentos geralmente voluntrios e conscientes

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


EQUILBRIO Imobilidade: Posio de Romberg - A criana deve estar de p, braos ao longo do corpo, ps unidos e olhos fechados por 60 segundos Atravs dela podemos observar o grau de controle vestibular e cerebeloso da postura. movimentos faciais, gesticulaes, sorrisos, oscilaes, rigidez corporal, Tiques.

EQUILBRIO Dinmico marcha controlada saltar num p s saltar com os ps juntos.


Observar: preciso, a economia, o controle, destreza, grau de facilidade ou de dificuldade, assimetrias, reaes de busca de equilbrio. Atividade piramidal.

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Verificao da Segunda Unidade Funcional de Luria Lateralizao:
1 ocular : prova de sighting solicita-se que o sujeito olhe por uma luneta ou canudo que lhe ser apresentada na linha mdia do corpo; 2 auditiva: solicita-se que o sujeito fique de costas, realizamos um sinal sonoro e observa-se para que lado o sujeito gira o corpo. pede-se que o sujeito simule atender ao telefone; 3 manual: solicita-se ao sujeito que realize alguns arremessos, com uma das mos. caso ele venha a alternar o uso das mos, pede-se que dramatize funes uni-manuais do cotidiano (escovar os dentes, bater um prego, etc) 4 pedal: solicita-se ao sujeito que chute um objeto, depois que, com um p s, conduza um objeto, e ainda que salte num s p. 5 expressiva: observao de atividades espontneas e da gestualidade do sujeito.

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


NOO DE CORPO
Cinestesia reconhecer e nomear, de olhos fechados, (entre 8 e 18) pontos do corpo que lhe forem tocados; Reconhecimento DIREITA e ESQUERDA em si mesmo (4 e 5 anos), no outro (a partir de 6 anos) Auto imagem (Ozeretsky, 1936) realizar a manobra index-nariz, sem apresentar movimentos dismtricos. Nosso olhar deve ficar atento a direo do movimento, o ritmo, a preciso, a postura e a lateralizao, a presena de tremores ou movimentos de oscilao.

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Imitao de gestos bilaterais demonstrados (para 4 e 5 anos)

Imitao de gestos bilaterais demonstrados (a partir dos 6 anos)

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Desenho de si : observao da representao do corpo vivido da criana, reflete seu nvel de integrao somatognsica e sua experincia psico-afetiva. Nesta atividade h a integrao das atividades parieto-occipital, retratando as funes de anlise, sntese e processamento representadas graficamente.
Nosso olhar deve estar atento para a postura adotada pela criana, a posio da cabea diante do papel, a preenso no lpis, a consistncia da dominncia manual, e sinais disfuncionais do desenho como por exemplo: forma, proporo, pobreza ou ausncia de partes do corpo.

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


ESTRUTURAO ESPAO-TEMPORAL: ESTRUTURAO ESPAO-TEMPORAL:

ORGANIZAO:
A criana deve andar 5m, contando os passos, na segunda vez, pede-se criana que percorra o mesmo trajeto, colocando 1 ou 2 passos a mais e, na terceira vez, o mesmo percurso com 1 ou 2 passos a menos que da primeira vez. Nosso olhar deve estar atento para as possveis dismetrias, confuses e hesitaes , qualidade da postura e da marcha.

ESTRUTURAO DINMICA:
compreende a capacidade de memorizao seqencial (visual) de estruturas espaciais simples A criana dever reproduzir de memria, seqncias de fsforos em posies diferentes. Apresentamos os cartes, ela os observa por alguns segundos e, sem o modelo vista, dever reproduzir a seqncia, observando a orientao direita e esquerda.

Nosso olhar deve estar atento para a qualidade da execuo, o ritmo da execuo, a orientao espacial dos fsforos e o grau de controle motor empregado.

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


REPRESENTAO TOPOGRFICA:
capacidade espacial e de interiorizao de uma trajetria espacial partindo de um mapa, envolvendo a transferncia de sistemas visuais para sistemas prprioceptivos, pondo em cena atividades espaciais interhemisfricas. (realizada somente a partir dos 6 anos) A criana e o observador realizam um levantamento topogrfico da sala (um mapa). Ambos se posicionam na sala e desenha-se um trajeto no mapa, que dever ser realizado pela criana.

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


ESTRUTURAO RTMICA: Compreende a capacidade de memorizao e reproduo motora de estruturas rtmicas, observando a percepo auditiva e a memria de curto prazo. A criana deve ouvir atentamente a seqncia de batidas realizadas pelo observador, e em seguida, reproduzir a mesma estrutura rtmica e o mesmo nmero de batimentos. ESTRUTURAS: 1) 2) 3) 4) 5)

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Verificao da terceira Unidade Funcional de Luria PRAXIA GLOBAL: Realizao e automao dos movimentos globais complexos

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Coordenao culo-motora: a capacidade de coordenar movimentos manuais com referncias perceptivas-visuais. Pede-se criana que efetue 5 lanamentos de uma bola de tnis no cesto que est colocado a certa distncia (1,50m para 4 ou 5 anos e 2,50m para a partir de 6 anos).

Coordenao culo-pedal: a capacidade de coordenar movimentos pedais com referncias perceptivas-visuais.

Sugere-se criana que realize 5 chutes na bola de tnis com o objetivo de fazer a bola passar entre as pernas da cadeira, a uma distncia determinada (dem coordenao culo manual)

Nosso olhar deve estar atento s dismetrias, reaes de busca de equilbrio, sincinesias, destreza e preciso do movimento.

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Dissociao de movimentos: a capacidade de individualizar vrios segmentos corporais em um gesto ou em gestos seqenciais e exige a capacidade de planificao motora e de generalizao motora Demanda uma interao complexa dos sistemas piramidais, extrapiramidais e cerebelosos coordenados em funo de um plano estruturado das aquisies aprendidas. Tal preciso e refinamento so coordenados por um plano cortical. A criana dever ser observada no que concerne membros superiores entre si, membros inferiores entre si e a dissociao entre os superiores e inferiores.

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Sugere-se que a criana de p, realize vrios batimentos das mos sobre a mesa, nas seguintes seqncias, 4 vezes: 2MD 1ME 1MD 2ME 2MD 3ME 2MD 2ME Sugere-se que a criana sentada ou de p, realize vrios batimentos dos ps nas seguintes seqncias, 4 vezes: 2PD 1PE 1PD 2PE 2PD 3PE 2PD 2PE Para a coordenao e dissociao das 4 extremidades, sugere-se, 4 vezes: 1MD 2ME 1PD 2PE 2MD 1ME 2PD 1PE 2MD 3ME 1PD 2PE

AVALIAO PSICOMOTORA (BPM)


Praxia Fina: Coordenao dinmica manual: refere-se destreza bimanual e agilidade digital, envolvendo o planejamento motor das extremidades distais em integrao completa com a ateno , a fixao e a captao visual de objetos. A criana dever compor uma pulseira de clips (5 para 4 e 5 anos e 8 para a partir dos 6 anos) , o mais depressa possvel. Praxia fina: Diadococinesia: o polegar deve tocar cada um dos dedos, num ir e vir ritmado e constante. Velocidade e preciso: num papel quadriculado propor que a criana faa um trao em cada quadrado do papel, com a maior velocidade possvel, sem deixar que o trao esbarre nas margens dos quadrados, no perodo de 1 minuto.

AVALIAO PSICOMOTORA
ATIVIDADE ESPONTNEA 1 momento
A criana pode fazer o que quiser Usar o material exposto que preferir, durante algum tempo combinado: 10 minutos, por exemplo O terapeuta fica como um mero observador, registrando tudo No s a sua forma de brincar como, o material que escolhe, como se situa em relao a ele, terapeuta, se verbaliza ou no, como aproveita seu tempo e espao Aps o tempo combinado o terapeuta deve perguntar o que foi que ela fez, do que mais gostou na sala, observando a coerncia e o nvel de linguagem Observa-se tambm como a criana reage ao limite dado pelo terapeuta

AVALIAO PSICOMOTORA
ATIVIDADE COMPARTILHADA 2 momento
O terapeuta entra no jogo para contracenar com a criana que pode escolher um jogo ou material disponvel. O terapeuta deve estar muito atento para a relao que se estabelece, para a forma como a criana reage a presena do Outro.

Se existe regras na brincadeira, se ela respeita essas regras, se domina a atividade, se tem dificuldade no contato, etc.

AVALIAO PSICOMOTORA
ATIVIDADE DIRIGIDA 3 momento

O terapeuta realizar as avaliaes necessrias para aquele caso, atravs, no s das observaes realizadas at ento durante a sesso como tambm baseado na anamnese feita anteriormente.

S-ar putea să vă placă și