Sunteți pe pagina 1din 6

Apostila de Curso de Auto Maquiagem

-LISTA DO MATERIAL Leite de limpeza ou creme de limpeza

Loo tnica

Hidratante

Corretivo para olhos

Base lquida

P fcil sem brilho, cor da pele

P compacto claro e escuro

Sombras neutras preto, marrom e bege

Sombras coloridas

Lpis para olhos preto e marrom

Delineador

Mscara para clios

Blush

Lpis para contorno dos lbios

Batons

Jogo de pincis pincel para p facial, blush, olhos, lbios

Aplicador de sombra

Esponjas para base

Cotonetes

Leno de papel

Pina

Algodo
-OBJETIVOS DA MAQUIAGEMA maquiagem uma das formas mais poderosas de revelar o que h de melhor em cada ser, sendo um elemento essencial do universo feminino. Esse universo, forte e delicado ao mesmo tempo, transmite no rosto a verdadeira expresso da beleza, que vai alm do que se v. Proporciona o prazer que descobrir sua prpria beleza e se sentir admirada pelos outros. O importante que a maquiagem esteja sintonizada com o comportamento da pessoa, reforando sua personalidade ou atitude que ela queira ter em determinada ocasio. A maquiagem hoje um complemento importante nos cuidados com a pele, alm de ser um importante acessrio de moda. Hoje, as empresas j esto colocando a maquilagem como um elemento importante para a apresentao pessoal de seus funcionrios. -PREPARAO DA PELEA pele um espelho que reflete sade. Sua maciez, brilho e cor mostram muito do nosso bem-estar e das condies fsicas de nosso corpo. A pele possui vrias funes, como: - Proteger - Regular a temperatura do corpo - Proteger da invaso de agentes e aes mecnicas, etc. Portanto, os cuidados bsicos dirios so essenciais para mant-la sempre viosa e saudvel. necessrio manter os cuidados dirios que so: limpar, tonificar e hidratar. noite, limpe a pele e retire todos os resduos de maquilagem. Pela manh, prepare a pele para receber uma nova maquilagem ou para proteg-la do sol, vento, etc. O uso do protetor solar importante e indispensvel, para preveno do cncer de pele e posteriores manchas acumulativas do sol. -CARACTERSTICAS DOS VRIOS TIPOS DE PELENORMAL- a pele que tem a aparncia firme, lisa e aveludada. SECA apresenta-se fina e lisa, sem nenhum trao de oleosidade, com tendncia a escamao e leves linhas de expresso. OLEOSA uma pele com aparncia brilhante e com os poros dilatadas, por vezes com presena de comedes e acnes. MISTA apresenta na Zona T (testa, nariz e queixo) oleosidade e nas laterais, seca. -SEQUNCIA DA MAQUILAGEM-

Antes de iniciar a maquiagem: - as sobrancelhas e buo devem ser depilados (se necessrio). - a sobrancelha deve ser depilada de acordo com o formato do rosto e dos olhos. - o buo tambm deve ser depilado, pois a maquiagem no esconde os plos, ao contrrio, destaca-os. -PASSO A PASSO DA MAQUILAGEMPara se conseguir um bom resultado na maquilagem, necessrio seguir a seqncia apresentada abaixo: 1 PRODUTO: CORRETIVO Finalidade: Atenua olheiras, manchas, espinhas e outras imperfeies da pele, alm de ajudar a iluminar a rea dos olhos. Deve-se escolher a cor que se aproxime do tom natural da pele. Aplicao: Com a ponta dos dedos, espalhe o produto em movimentos de tamborilar (leves batidinhas), partindo do canto externo para o canto interno na plpebra inferior e do canto interno para o canto externo na plpebra superior. Pode ser usado antes ou depois da base. 2 PRODUTO: BASE Finalidade: Uniformiza a cor da pele, ajuda a corrigir imperfeies e a manter sua hidratao natural, alm de ter fatores de proteo solar. Aplicao: Aplique o produto com os dedos ou uma esponja seca, em movimentos deslizantes suaves, obedecendo o sentido dos msculos do rosto. Do queixo para cima, aplique com movimentos ascendentes. No pescoo, esfume o resto de base que ficou na esponja ou nos dedos, com movimentos descendentes. Deve ser aplicado no mesmo tom da pele. 3 PRODUTO: P FACIAL Finalidade: Proporciona acabamento aveludado na pele, dando um efeito natural e luminoso ao rosto, uniformizando o tom e retirando o brilho excessivo. Tem durabilidade prolongada. Aplicao: Com uma esponja ou pincel grosso, aplique sobre todo o rosto sem esfregar. Retirar o excesso com o pincel. Deve ser no mesmo tom da base. 4 PRODUTO: SOMBRA Finalidade; Reala, d vida e expresso ao olhar, alm de ajudar a disfarar imperfeies. Aplicao: Retire o excesso do produto do pincel aplicador. Aplique a cor mais escura do duo de sombras, contornando o globo ocular em toda a extenso. Com a cor mais clara, preencha o restante da plpebra superior em sentido s sobrancelhas. Esfume as duas cores para um efeito mais natural.

5 PRODUTO: LPIS PARA OLHOS Finalidade: Define e reala o olhar, valoriza o formato dos olhos, permitindo a criao de diferentes efeitos na maquiagem. Pode ser usado sozinho ou junto com a sombra, esfumado ou no. Aplicao: Deve ser aplicado em um trao contnuo, bem rente raiz dos clios, na parte externa ou interna dos olhos. Cores escuras diminuem os olhos e as claras, aumentam. 6 PRODUTO: MSCARA PARA CLIOS Finalidade: Define os clios, deixando-os alongados e naturalmente curvados, valorizando e realando o olhar. As mscaras com cor realam a sombra e a mscara incolor define os clios e as sobrancelhas. Aplicao: A mscara para clios pode ser utilizada tanto nos clios superiores quanto nos inferiores. Se quiser clios mais volumosos, s repetir a aplicao. 7 PRODUTO: BLUSH Finalidade: Colore e valoriza o formato do rosto.Utilizar uma cor um tom acima do tom natural de sua pele. Aplicao: Aplicar o blush nas mas do rosto com um pincel largo e macio, em movimentos leves a partir da tmpora, em direo ao centro do rosto, numa linha inclinada. Aplique o restante do produto que ficou no pincel tambm na testa, no queixo e no nariz, para harmonizar o rosto todo. Para equilibrar a maquiagem, sempre que a aplicao do batom for mais intensa, a aplicao do blush dever ser mais clara e suave e vice-e-versa. 8 PRODUTO: BATOM Finalidade: Colore, trata e protege os lbios, mantendo sua hidratao natural. Pode-se escolher a cor do batom de vrias maneiras, combinando ou no com a cor da sombra, ou com a cor da roupa. Lembrando que, as cores claras aumentam e as escuras diminuem. Aplicao: Aplique-o diretamente no lbio ou com a ajuda de um pincel. Comece sempre no meio dos lbios e em seguida, d o acabamento no contorno. O contorno labial (lpis de contorno dos lbios), pode ser aplicado antes do batom dando maior fixao e durabilidade do produto, ou pode ser aplicado depois do batom, quando ainda no se tem muita prtica na aplicao.

-REMOO DA MAQUIAGEMO produto demaquilante fundamental para a perfeita remoo de resduos da maquilagem do rosto. Tambm indispensvel durante a realizao da

maquiagem, para corrigir eventuais erros ou excessos. Se necessrio, aplique-o com cotonete.

-CONSERVAO DOS PRODUTOS COSMTICOS- Qualquer produto deve ser guardado ao abrigo da luz e do calor. - Esponjas e pincis devem ser lavados em gua abundante e sabonete antisptico. - Produtos cosmticos como creme, bases cremosas, etc., devem ser retirados com esptula. Se houver sobra de produto, este no dever voltar para a embalagem. A imagem pessoal que voc transmite nos primeiros dez segundos a uma pessoa que o v pela primeira vez, o suficiente para que ela tire todas as impresses sobre voc, baseada em sua aparncia pessoal.

S-ar putea să vă placă și