Sunteți pe pagina 1din 4

05/06/13

Assine 0800 703 3000 SAC

Guerra e paz no mundo da eletricidade CH


Bate-papo E-mail Notcias Esporte Entretenimento Mulher Shopping
BUSCAR

Colunas / Do laboratrio para a fbrica

Guerra e paz no mundo da eletricidade


Em sua coluna de dezembro, Carlos Albert o dos Sant os fala sobre a disput a ent re as propost as de iluminao elt rica de Thomas Edison e Nikola Tesla no sculo 19 e como hoje os dois sist emas se complement am na gerao e t ransmisso de energia.

Por: Carlos Alberto dos Santos


Pu blica do em 0 2 /1 2 /2 0 1 1 | A t u a liza do em 0 2 /1 2 /2 0 1 1

Em bor a o sist em a de g er a o de en er g ia elt r ica de T h om a s Edison t en h a sido pr et er ido, em u m pr im eir o m om en t o, em r ela o a o de Nik ola T esla , h oje ele essen cia l pa r a t r a n sm isses em lon g a s dist n cia s. (fot o: W ik im edia Com m on s/ Mt u r per )

A coluna do ms passado terminou com um suspense a respeito de aes inescrupulosas na disputa sobre o tipo de fonte de alimentao usado nos sistemas de iluminao eltrica. De um lado, estava Thomas Alva Edison (1847-1931) e seu gerador de corrente contnua; de outro, Nikola Tesla (1856-1943) e George Westinghouse (1846-1914), defensores dos motores de corrente alternada, inveno que acabou solucionando o problema da necessidade do uso de vrias fontes de alimentao para suprir o sistema de iluminao de uma cidade inteira. De fato, para desqualificar o uso de corrente alternada, Edison e seus auxiliares protagonizaram cenas de extremo mau gosto, como eletrocutar animais em pblico para mostrar o perigo desse tipo de gerador. Mas as questes cientficas envolvidas nessa disputa, que entrou para a histria como guerra ou batalha das correntes, tm mais a nos ensinar do que as baixarias dos defensores da corrente contnua.

Para desqualificar o uso de corrente alternada, Edison e seus auxiliares protagonizaram cenas de extremo mau gosto
Basta citar, por exemplo, que uma reviravolta tecnolgica colocou a corrente contnua frente da alternada quando se trata de transmisso em longas distncias, embora a corrente alternada continue insupervel no que diz respeito gerao e ao consumo de energia. essa a histria de hoje. Para comeo de conversa, deve-se dizer que existem muitas diferenas entre sistemas baseados em corrente contnua e corrente alternada, mas duas leis fundamentais so igualmente obedecidas por ambos. A primeira que a potncia transmitida (quantidade de energia fornecida em determinado intervalo de tempo) proporcional ao produto da voltagem (responsvel pela movimentao dos eltrons) pela corrente eltrica. A outra lei que uma parte da potncia transmitida dissipada na forma de calor, por causa da resistncia do fio condutor. A potncia dissipada igual ao produto da resistncia pelo quadrado da corrente. Embora essas leis sejam as mesmas para corrente contnua e alternada, seus resultados so diferentes em um e outro caso. E so essas diferenas que determinam as escolhas de um ou outro sistema de transmisso de corrente eltrica.

cienciahoje.uol.com.br/colunas/do-laboratorio-para-a-fabrica/guerra-e-paz-no-mundo-da-eletricidade

1/4

05/06/13

Guerra e paz no mundo da eletricidade CH

Fon t e de a lim en t a o de cor r en t e con t n u a de u m g er a dor de u sin a h idr elt r ica . (fot o: Da v id Gu bler / W ik im edia Com m on s)

Para aumentar a potncia de transmisso e diminuir sua dissipao, deve-se aumentar a voltagem, mas voltagem alta no pode ser usada nos sistemas de iluminao, por questes de segurana. Pode-se ainda aumentar a potncia com o aumento da corrente, mas isso tambm provocar maior desperdcio de energia pelo efeito da dissipao na forma de calor. como o ditado: Se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come. Ou como diz o samba de Aldir Blanc: O que d pra rir, d pra chorar. Edison enfrentou esse dilema, mas no podia usar a soluo bvia, ou seja, transportar corrente em alta voltagem e fornec-la em baixa voltagem aos consumidores. Isso no era possvel com corrente contnua, e essa era a razo pela qual o gerador, nesse caso, tinha que estar prximo dos consumidores.
A vantagem parcial de T esla

A vantagem da corrente alternada em relao a essa questo ficou clara logo aps a inveno de Tesla. O princpio da induo eletromagntica, que est na base da tecnologia da corrente alternada, possibilita facilmente aumento e diminuio de voltagem. Mas, de novo, o que d pra rir, d pra chorar.

A base da tecnologia da corrente alternada possibilita facilmente aumento e diminuio de voltagem


A corrente eltrica produz campos eltricos e magnticos. Corrente eltrica alternada produz campos alternados. Campo magntico alternado produz um efeito em condutores que limita a eficincia da transmisso. Trata-se do famoso efeito superficial. O fenmeno complicado demais para detalharmos aqui, mas o essencial pode ser compreendido. Ao contrrio da corrente contnua, a corrente alternada no se distribui homogeneamente no fio condutor. Ela prefere circular na regio prxima superfcie, ou na pele do condutor. A espessura da regio onde a corrente alternada circula depende da frequncia da corrente. Por exemplo, para correntes de 60 Hertz, frequncia usada no Brasil, a espessura usada na transmisso em um fio de cobre de aproximadamente 8,5 mm. Esse baixo valor faz com que a resistncia efetiva do condutor seja muito grande, resultando no desperdcio de energia sob a forma de calor. Como resolver esse dilema ento?
Soluo pacificadora

A soluo comeou a ser viabilizada no incio do sculo passado, com a inveno do retificador de vapor de mercrio, cujas potencialidades tecnolgicas em sistemas de transmisso de corrente eltrica s comearam a ser percebidas nos anos 1920. No entanto, quando a tecnologia de retificadores a vapor ficou madura, no incio dos anos 1950, j estava surgindo um retificador de estado slido, base de silcio, o ainda hoje famoso e mais eficiente tiristor. Esses retificadores so tecnologias bem diferentes, mas, em linhas gerais, os princpios de funcionamento so os mesmos. Ambos os dispositivos so capazes de converter corrente alternada em contnua e vice-versa. Era o que faltava para a montagem de um sistema de transmisso prximo do ideal. Esse sistema, cuja primeira instalao comercial se deu em 1954, na Sucia, conhecido simplesmente como corrente contnua em alta tenso (HVDC, na sigla em ingls). Na verdade, trata-se de um sistema misto, onde a produo e o consumo da corrente se do pela tecnologia de corrente alternada e a transmisso feita com corrente contnua em alta tenso.

cienciahoje.uol.com.br/colunas/do-laboratorio-para-a-fabrica/guerra-e-paz-no-mundo-da-eletricidade

2/4

05/06/13

Guerra e paz no mundo da eletricidade CH

Hidr elt r ica de It a ipu , on de est in st a la do u m sist em a m ist o de g er a o e t r a n sm iss o de en er g ia , ba sea do n o u so de cor r en t e con t n u a e a lt er n a da . (fot o: Felipe St a h lh oefer / W ik im edia Com m on s)

Essa tecnologia mista veio para resolver uma srie de dificuldades que a corrente contnua e a alternada enfrentavam isoladamente sem qualquer possibilidade de sucesso. Alm das dificuldades j mencionadas, podemos acrescentar outra importantssima, que era a impossibilidade de conectar redes eltricas que operavam em frequncias diferentes, como a do Brasil, que opera em 60 Hertz, e a da Argentina, em 50 Hertz. Isso no seria possvel sem o uso da transmisso por corrente contnua, que permite ainda fazer conexes com comprimento superior a 800 km. Alm da superao dessas dificuldades antes insuperveis, a tecnologia HVDC trouxe uma srie de vantagens em relao ao sistema inteiramente de corrente alternada. Por exemplo, para uma linha de 1.500 quilmetros, o sistema HVDC perde menos de 8% da sua potncia, enquanto o sistema de corrente alternada pode perder at 25%. Em 1984, a hidreltrica Itaipu Binacional bateu o recorde mundial de voltagem na transmisso de energia eltrica ao instalar um sistema HVDC de 600 mil volts, que permitiu aumentar a potncia transmitida e a extenso das linhas que transportam a energia. Ainda hoje, a linha de transmisso de corrente contnua da Itaipu a maior do mundo, com 6.300 megawatts transmitidos ao longo de 800 quilmetros. Atualmente, mais de 145 projetos HVDC encontram-se em andamento em todo o mundo. Nem Edison, nem Tesla viveram o suficiente para ver o final feliz da unio de suas invenes. Carlos Alberto dos Santos Professor-visitante snior da Universidade Federal da Integrao Latino-americana
Leia T ambm

O empreendedor Edison ou o visionrio Tesla?

cienciahoje.uol.com.br/colunas/do-laboratorio-para-a-fabrica/guerra-e-paz-no-mundo-da-eletricidade

3/4

05/06/13

Guerra e paz no mundo da eletricidade CH


4

3 comentrios Deixar uma mensagem...


Mais votados Comunidade

Compartilhar

Get ulio Ramos

2 anos atrs

Muito interessante o artigo pois mostra o quanto a cincia depende de mentes brilhantes e de tempo para se expandir de forma prtica!
Responder B . Xavier

Compartilhar

2 anos atrs

Parabns pelo trabalho! Tesla merece ser lembrado por toda a eternidade.
Responder Jairo Gros s i

Compartilhar

2 anos atrs

Muito bom. No conhecia esta histria. Parabns ao professor pela explicao simples, permitindo que mesmo aqueles que no tm muita base terica sobre eletricidade possam compreender satisfatoriamente os benefcios e as limitaes da corrente contnua e da alternada. Muito boa comparao. Parabns.
Responder Compartilhar

C o m m e n t fe e d

In s cre ve r-s e vi a e m a i l

cienciahoje.uol.com.br/colunas/do-laboratorio-para-a-fabrica/guerra-e-paz-no-mundo-da-eletricidade

4/4

S-ar putea să vă placă și