Sunteți pe pagina 1din 4

MINISTRIO DA EDUCAO Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Campus Nilpolis

Aplicaes dos Nmeros Complexos

Turma QIM 251 (Tcnico em Qumica) Professor: Aline Mendes Penteado Componentes do Grupo Nmero da Chamada: Marcos Vincius Costa de Carvalho; n 17

Nmeros Complexos e as suas aplicaes H mais de 200 anos, a fsica e a matemtica esto intimamente ligadas no que diz respeito a conjuntos numricos. Embora no haja um estudo mais aprofundado, j se sabe que atualmente, na fsica contempornea, a aplicao do conjunto dos nmeros complexos to grande, que at possvel pensar em uma autntica " complejificacin de la fsica", como cita o autor Frederico de Rubio y Galy em "The Role of Mathematics in the Rise of Science". Nesta mesma obra, Dr Frederico d aos nmeros complexos a ideia de par ordenado: "um par ordenado de nmeros reais, onde suas coordenadas representam a parte real e imaginria do complexo". Assim, apresenta como os nmeros complexos podem multiplicar-se e como simples a sua representao como vetor. Fica claro ento, como o universo de complexos se expande no mundo da fsica, onde utilizado pelos fsicos contemporneos de forma familiar em diversas teorias. Vejamos alguns exemplos. Vetores e Quantidades Complexas Dado um nmero complexo determinado por ( a,b ), onde a e b so nmeros reais, podemos facilmente representa-lo em um plano. Tomando como base a localizao de pares ordenados, localizamos o par ( a,b ) e formamos o vetor com origem em ( 0,0 ) e extremidade em ( a,b ). Para facilitar essa representao, vamos utilizar uma nova quantidade que chamaremos de operador i, embora alguns autores tambm o denominam operador j. Observemos a figura:

Figura I O vetor H, representado sobre o eixo de referncia, direita do eixo vertical est sofrendo uma rotao. Ao se deslocar para a esquerda do eixo vertical, temos o vetor H , que o prprio vetor H multiplicado por 1. Ento, se para fazer com que o vetor gire 180 necessrio multiplica-lo por 1, para que sua rotao seja de 90 (e o vetor se localize sobre o eixo vertical) necessrio multiplic-lo por , pois . = -1. A expresso no aceita como nmero real e ento simbolizada pela letra i. Assim, qualquer vetor multiplicado por i, sofre uma rotao de 90 .

Portanto, na figura anterior temos:

Figura II Esta representao onde o vetor acompanhado de +i est no eixo vertical para cima e acompanhado de i est no eixo vertical para baixo chamada forma complexa. Nmeros complexos e circuitos monofsicos (Importante para a engenharia eltrica!) No estudo de circuitos, a aplicao de nmeros complexos aparece na forma de vetores, que determinam algumas equaes importantes, com a presena da unidade imaginria.

Nmeros complexos e sinais sinusoidais (Importante para manipulao algbrica na matemtica!) Alm das formas trigonomtrica e binmia, os nmeros complexos podem ser representado em notao exponencial, onde Z = P e i, sendo P o mdulo do complexo e o ngulo formado com o eixo de referncia ( argumento ). Esta propriedade dos complexos muito utilizada para expressar as funes seno e cosseno em notao exponencial, onde:

cos ( x) =

sen (x) = Assim, podemos representar as exponenciais complexas: e i (x) = cos (x) + i sen (x) e i (x) = cos (x) - i sen (x) Com isso, a resoluo de uma equao com funes sinusoidais pode ser efetuada recorrendo a uma funo exponencial complexa.

Nmeros complexos e a funo de onda (Importante na qumica! Da surge o conceito de orbital atmico) A equao de onda que rege o movimento dos eltrons foi obtida por Schrdinger em 1925. Esta equao anloga a equao de onda clssica e o que a difere justamente a apario explcita do nmero imaginrio i. Vejamos

Vemos que essa equao satisfeita pela funo de onda harmnica, que nada mais que um complexo em sua forma polar:

As funes de onda de Schrdinger no so necessariamente reais, contudo a probabilidade de encontrar um eltron totalmente real. Para podermos encontrar essa probabilidade, mudaremos a interpretao da equao de onda de modo que ela seja real. Para isso, utilizaremos a propriedade que o complexo possui de, quando multiplicado por seu conjugado, se tornar real. Assim, a probabilidade ser dada por:

, onde

o conjugado do complexo

Esta equao chamada de equao de normalizao. Essa condio tem um papel importante na mecnica quntica, pois coloca uma restrio nas solues da equao de Schrdinger que leva quantizao de energia. Com os aspectos abordados acima, percebemos que o conjunto de nmeros complexos tem um universo infinito de aplicaes que, com a Fsica Moderna e descobertas recentes, est aumentado cada vez mais. Bibliografia: <http://hermes.ucs.br/ccet/deme/emsoares/inipes/complexos/> Acessado em 05/10/2012 s 23:00.

S-ar putea să vă placă și