Sunteți pe pagina 1din 6

MINISTRIO DA EDUCAO Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Campus Nilpolis

Emlia no Pas da Gramtica de Monteiro Lobato

Turma QIM 251 (Tcnico em Qumica) Professor: Heitor Breno. Componentes do Grupo Nmero da Chamada: Marcos Vincius Costa de Carvalho, Marcos Vincius do Nascimento Silva.

A Importncia do Autor para a Literatura Brasileira


A importncia de Lobato para a literatura brasileira se estende desde a literatura infantil at literatura de denncia. Com os livros infantis, porm, Lobato foi digno de maior destaque, pois contribuiu fortemente para mudar os rumos da educao no Brasil; afinal, todo um contexto se desenrolava e tornava favorvel a mudana nas bases educacionais no Brasil: a difuso do pensamento de que o Brasil se desenvolvia tambm integrava a ideia de que a educao tambm acompanhasse esse desenvolvimento. Logo se v que uma das principais faanhas de Lobato em toda sua carreira como escritor foi a de mesclar didtica e diverso em suas obras infantis. Com uma linguagem simples, a leitura de qualquer um de seus livros do Stio extremamente fluida e crescente em contedos, fazendo-nos compreender regras, conceitos gerais e estrias de uma maneira muito ldica. Suas obras, no entanto, no se restringem apenas s infantis, pois ele escreveu muitos contos (no geral sobre temas brasileiros), artigos, crticas, prefcios e alguns livros, contribuindo, tambm, para o acrscimo do acervo caracteristicamente nacional. Lobato tambm foi de muita importncia no mercado editorial brasileiro, j que fundou nossa primeira editora, abrindo tambm espao para outras editoras menores. Uma de suas citaes expressa claramente sua opinio sobre os livros e seu empreendedorismo editorial: "Livro sobremesa: tem que ser posto debaixo do nariz do fregus, para provocarlhe a gulodice [...]. Deve-se enfiar o livro nas mos do possvel comprador, meio fora, como fazem os cambistas com os bilhetes de loteria". Por fim, ainda no ramo da literatura infantil, Lobato tambm contribuiu com tradues de diversas fbulas europeias como "Alice no Pas das Maravilhas" de Lewis Carroll; "O Lobo e o Mar" de Jack London; "Pollyana" e "Pollyana Moa" de Eleanor Porter; "Novos Contos" de Andersen e "Contos de Fadas" de Perrault1.

Resumo de Emlia no Pas da Gramtica


O livro "Emlia no pas da Gramtica" uma obra em que Monteiro Lobato explica de forma peculiar e inovadora alguns dos conceitos fundamentais da Lngua Portuguesa, tornando o aprendizado da criana divertido e interativo. Lobato esconde as regras e preceitos gramaticais por entre dilogos e aventuras e acaba tornando o aprendizado da criana mais divertido. Nos primeiros captulos, Emlia v Pedrinho relutante em aprender gramtica com sua av; ento, a boneca convida a todos para irem ao Pas da Gramtica orientados pelo rinoceronte Quindim, que j conhecia o tal lugar onde moravam as palavras de cada lngua existente.

Retirado de < http://www.graudez.com.br/litinf/autores/lobato/lobato.htm > acessado em 04/10/2012 s 19:00.

Seguindo, os visitantes adentram a cidade de Portuglia, cidade onde moram as palavras da lngua portuguesa, visitando inicialmente os Arcasmos e acabam conhecendo tambm os Neologismos, que so o oposto daqueles. Depois visitam o bairro das grias, conversam com algumas delas e conhecem os Barbarismos, que so palavras de origem estrangeira. Um pouco mais a frente, aps visitarem os substantivos, os pronomes, os artigos e os numerais, eles encontram o Acampamento dos Verbos, onde param para ver o desfile do batalho do verbo Ter. Aps isso, Emlia decide visitar o verbo Ser fingindo-se de reprter e acaba conseguindo uma entrevista com o pomposo verbo. O verbo Ser ento a leva para passear por Portuglia, passando pela tribo dos Advrbios, pela casa das preposies, das conjunes e das interjeies; depois, deixa Emlia para que esta v reencontrar seus amigos, na Praa da Analogia. L, Emlia encontra Visconde a discutir com algumas palavras, que orientam os aventureiros a conhecerem Dona Etimologia, que sabia tudo a respeito da vida de todas as palavras. Depois de uma longa e informativa conversa com Etimologia, o grupo nota a ausncia de Visconde e pem-se a procurar por ele pela cidade. Como a cidade no tinha flechas indicativas e fluxo no era muito organizado, deram no Bairro da Sintaxe, onde encontram com Dona Sintaxe e aprendem um pouco sobre a construo das frases. Veem tambm algumas figuras de sintaxe, os vcios de linguagem e aprendem a pontuar corretamente as frases. Aps despedirem-se de Dona Sintaxe, todos vo procurar novamente por Visconde e descobrem que o sbio roubara o ditongo o isto por que tinha srios problemas de corao e no suportava ouvir o som deste, que mais parece latido de cachorro ou tiro. Notaram, porm, que precisavam conhecer o bairro da Ortografia e resolveram procur-lo depois. Ao chegarem ao tal bairro, encontram-se com Dona Ortografia Simplificada, com quem Emlia demorou-se na conversa e quem lhe contou sobre uma outra velha chamada Ortografia Etimolgica. Esta outra senhora estava muito insatisfeita com a nova Ortografia fontica; isto incomodara muito Emlia, que decidira invadir seu bairro e promover uma espcie de rebelio. Ao chegar ao bairro, Emlia faz uma visita Dona Ortografia Etimolgica e tem uma calorosa conversa com esta e seus Gramticos, censurando-os veementemente a respeito da antiga ortografia. Aps ouvir a opinio da velha, quis ouvir a opinio das palavras a respeito do problema e, assim, aps alguns ditames, mudava as palavrinhas, tirando-lhes as letras desnecessrias. E assim termina a histria: a turma reencontra-se com Visconde e retorna ao stio montada em Quindim, certos de que viveram uma aventura da qual nunca se esquecero e de que aprenderam preceitos lingusticos que levaro por todas suas vidas bem como todos os leitores do livro.

Pr-modernismo e algumas de suas caractersticas


Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial, o Brasil comea a viver, a partir de 1894, um novo perodo de sua histria republicana: com a posse do paulista Prudente de Morais, primeiro presidente civil, inicia-se a "Repblica do caf-com-leite", dos grandes proprietrios rurais, em substituio "Repblica da Espada" (governos do marechal Deodoro e do marechal Floriano). a urea da economia cafeeira no Sudeste; o movimento de entrada de grandes levas de imigrantes, notadamente os italianos; o esplendor da Amaznia com o ciclo da borracha; o surto de urbanizao de So Paulo. Mas toda esta prosperidade vem deixar cada vez mais claros os fortes contrastes da realidade brasileira. , tambm, o tempo de agitaes sociais. Do abandono do Nordeste partem os primeiros gritos da revolta. Em fins do sculo XIX, na Bahia, ocorre a Revolta de Canudos, tema de Os sertes, de Euclides da Cunha; nos primeiros anos do sculo XX, o Cear o palco de conflitos, tendo como figura central o padre Ccero, o famoso "Padim-Cio"; em todo o serto vive-se o tempo do cangao, com a figura lendria de Lampio. O Rio de Janeiro assiste, em 1904, a uma rpida mais intensa revolta popular, sob o pretexto aparente de lutar contra a vacinao obrigatria idealizada por Oswaldo Cruz; na realidade, tratava-se de uma revolta contra o alto custo de vida, o desemprego e os rumos da Repblica. Em 1910, h outra importante rebelio, desta vez dos marinheiros liderados por Joo Cndido, o "almirante negro", contra o castigo corporal, conhecida como a "Revolta de Chibata". Ao mesmo tempo, em So Paulo, as classes trabalhadoras sob a orientao anarquista, iniciam os movimentos grevistas por melhores condies de trabalho. Essas agitaes so sintomas de crise na "Repblica do caf-com-leite", que se tornaria mais evidente na dcada de 1920, servindo de cenrio ideal para os questionamentos dos escritores modernistas e pr-modernistas2. Com todas essas perturbaes sociais, o Pr-Modernismo foi um movimento em que cada autor apresenta caractersticas bem variadas, algumas delas sendo comuns para vrios dos autores enquadrados neste momento literrio assim chamado por no ter se definido como uma escola literria, mas sim como um perodo de transio entre o Simbolismo e o Modernismo. Destas caractersticas, destacam-se: Ruptura com o passado, proporcionando ideais inovadores no vistos em nenhum dos movimentos literrios anteriores; Denncia da realidade brasileira, apresentando a realidade Brasileira dos caboclos, dos nordestinos confinados no serto, dos subrbios cariocas, em detrimento da viso romantizada de um Brasil perfeito; Regionalismo, a prtica dos autores de se retratar as tradies e costumes de sua regio, assim como apresentar seus problemas; Uso de personagens marginalizadas, como o sertanejo, o nordestino, o mulato, o caipira, dentre outros; e Uso da fico para crticas reais.

Retirado de< http://www.coladaweb.com/literatura/pre-modernismo > acessado em 28/09/2012.

Monteiro Lobato e o Pr-modernismo


Dando enfoque obra lida, em Emlia no pas da Gramtica, o autor se mostra caracteristicamente pr-modernista em dois aspectos principais: na crtica ao modelo acadmico de ensino que feita de maneira implcita; e tambm, de certa forma, na aproximao da obra realidade. Logo nas primeiras pginas do livro, Lobato expressa atravs da voz de Pedrinho sua insatisfao a respeito do mtodo de ensino da lngua portuguesa. Pedrinho, ao ir para o Stio passar as frias, surpreendido por Dona Benta quando esta resolve lhe dar aulas de gramtica. Ele diz que no gosta de gramtica e que j basta lidar com essa cacetao (como ele mesmo assim se refere) na escola, mas sua av o persuade mesmo assim. A reao de Pedrinho aps a aula mostrada no trecho abaixo: Ah assim, sim! dizia ele. Se um professor me ensinasse como a senhora, a tal gramtica at virava brincadeira. Mas o homem obriga a gente a decorar uma poro de definies que ningum entende. Ditongo, fonemas, gerndios... (LOBATO, 1969 p.3) A maior prova de como Lobato da mesma opinio que Pedrinho e a grande maioria das crianas o prprio carter pedaggico das obras infantis de Lobato. Com teor inovador e descontrado, Lobato nos leva a viajar no s pelo Pas da Gramtica, mas pela geografia em Geografia de Dona Benta e em Poo do Visconde, pela matemtica em Aritmtica da Emlia, pela histria em Histria do mundo para crianas e inclusive pela cultura geral em Histrias de Tia Nastcia. Em outro mbito, pode-se ver que, de certa maneira, a obra lida integra-se a alguns fatos vividos na poca. Contextualizando a obra com o perodo em que ela se insere e analisando o motivo da presena, nos ltimos captulos da obra, de uma espcie de rebelio na qual Emlia destri a ortografia etimolgica, descobre-se uma relao com a realidade que estava sendo vivida por gramticos e linguistas brasileiros: aderir ou no reforma ortogrfica em vigor desde 1911 em Portugal. Monteiro Lobato expressa mais uma vez, ento, sua vontade de simplificar os estudos para as futuras geraes; ele mostra-se a favor da adeso do Brasil reforma, na qual se estabelece o abandono da ortografia etimolgica e a adeso grafia fontica. Esta reforma, que facilitaria a alfabetizao dos novos alunos, era criticada por muitos gramticos e escritores que defendiam que a mudana provocaria o corte do elo entre os praticantes da lngua portuguesa e seus antepassados, alm do prprio receio de no saberem ou reaprenderem a escrever pela nova regra. Depois da tremenda revoluo ortogrfica da Emlia, o Brasil ficou envergonhado de estar mais atrasado que uma bonequinha e resolveu aceitar as suas idias. E o governo e as academias de letras realizaram a reforma ortogrfica. No saiu coisa muito boa, mas serviu. (LOBATO, 1969 p. 135).

Podem-se observar, com todo o exposto, as caractersticas pr-modernistas de Lobato no livro lido. O autor, entretanto, no se limita apenas s peculiaridades apresentadas em Emlia no Pas da Gramtica, tendo em outras obras fortes tendncias ao regionalismo , denncia social, entre outras. Em Urups, por exemplo, a personagem Jeca Tatu representa o caipira ignorante, alienado s questes sociais e polticas, representando uma crtica ao sistema poltico marginalizador que estava em vigor. [Emlia] Preferia visitar a Senhora PROSDIA, que ensina o modo de pronunciar as palavras. Emlia errava muito na pronncia e queria aprender. Prefiro saber como que se pronuncia uma palavra a saber onde, como e quando ela apareceu. Sou prtica... (LOBATO, 1969 p. 69)

Referncias Bibliogrficas:
< http://www.graudez.com.br/litinf/autores/lobato/lobato.htm > acessado em 04/10/2012 s 19:00.

<http://www.coladaweb.com/literatura/pre-modernismo> acessado em 28/09/2012. F. DE OLIVEIRA, Fernanda. Propostas de Anlises morfolgicas na obra Emlia no Pas da Gramtica de Monteiro Lobato. 2010.

S-ar putea să vă placă și