Sunteți pe pagina 1din 28

Legislao Ambiental Bsica

Prof. David Braga Fernandes dbf81@outlook.com

Legislao Ambiental Bsica


CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 - Art. 225 - MEIO AMBIENTE LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 - Poltica Nacional do Meio Ambiente LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011 - Fixa normas para a cooperao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios nas aes administrativas relacionadas ao Meio Ambiente

CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 - Art. 225 - MEIO AMBIENTE


Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.
1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico:
I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo;

CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 - Art. 225 - MEIO AMBIENTE


IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.

CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 - Art. 225 - MEIO AMBIENTE


2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. 5 - So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. 6 - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas.

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


Art. 2. A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princpios:
I - ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; II - racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar; III - planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais; IV - proteo dos ecossistemas, com a preservao de reas representativas;

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras; VI - incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais; VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental; VIII - recuperao de reas degradadas; IX - proteo de reas ameaadas de degradao; X - educao ambiental a todos os nveis do ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente.

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


Art. 4 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente visar:
I - compatibilizao do desenvolvimento econmico social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico; II - definio de reas prioritrias de ao governamental relativa qualidade e ao equilbrio ecolgico, atendendo aos interesses da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, do Territrios e dos Municpios; III - ao estabelecimento de critrios e padres da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; IV - ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologia s nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais;

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


V - difuso de tecnologias de manejo do meio ambiente, divulgao de dados e informaes ambientais e formao de uma conscincia pblica sobre a necessidade de preservao da qualidade ambiental e do equilbrio ecolgico; VI - preservao e restaurao dos recursos ambientais com vistas sua utilizao racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manuteno do equilbrio ecolgico propcio vida; VII - imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usurio, de contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos.

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


Art. 6 Os rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, bem como as fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, constituiro o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado:
I - rgo superior: o Conselho de Governo; II - rgo consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); III - rgo central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica; IV - rgo executor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA; V - rgos Seccionais: os rgos ou entidades estaduais; VI - rgos Locais: os rgos ou entidades municipais;

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


Art. 9 - So Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente:
I - o estabelecimento de padres de qualidade ambiental; II - o zoneamento ambiental; III - a avaliao de impactos ambientais; IV - o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; V - os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; VI - a criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas; VII - o sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente;

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


VIII - o Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumento de Defesa Ambiental; IX - as penalidades disciplinares ou compensatrias ao no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental. X - a instituio do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA; XI - a garantia da prestao de informaes relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Pblico a produz-las, quando inexistentes; XII - o Cadastro Tcnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais. XIII - instrumentos econmicos, como concesso florestal, servido ambiental, seguro ambiental e outros.

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


Art. 10. A construo, instalao, ampliao e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental dependero de prvio licenciamento ambiental.
1o Os pedidos de licenciamento, sua renovao e a respectiva concesso sero publicados no jornal oficial, bem como em peridico regional ou local de grande circulao, ou em meio eletrnico de comunicao mantido pelo rgo ambiental competente.

Art. 12. As entidades e rgos de financiamento e incentivos governamentais condicionaro a aprovao de projetos habilitados a esses benefcios ao licenciamento, na forma desta Lei, e ao cumprimento das normas, dos critrios e dos padres expedidos pelo CONAMA.

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


Art. 17. Fica institudo, sob a administrao do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA:
I - Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, para registro obrigatrio de pessoas fsicas ou jurdicas que se dedicam a consultoria tcnica sobre problemas ecolgicos e ambientais e indstria e comrcio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; II - Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, para registro obrigatrio de pessoas fsicas ou jurdicas que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras e/ou extrao, produo, transporte e comercializao de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora.

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente


Art. 17-B. Fica instituda a Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental TCFA, cujo fato gerador o exerccio regular do poder de polcia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis Ibama para controle e fiscalizao das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. Art. 17-C. sujeito passivo da TCFA todo aquele que exera as atividades constantes do Anexo VIII desta Lei.
1o O sujeito passivo da TCFA obrigado a entregar at o dia 31 de maro de cada ano relatrio das atividades exercidas no ano anterior, cujo modelo ser definido pelo IBAMA, para o fim de colaborar com os procedimentos de controle e fiscalizao. 2o O descumprimento da providncia determinada no 1o sujeita o infrator a multa equivalente a vinte por cento da TCFA devida, sem prejuzo da exigncia desta.

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente

LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente Exerccios de Fixao
1) Quais so as instituies que constituem atualmente o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA)? 2) Elabore uma lista com 4 (quatro) atividades sujeitas ao pagamento da Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental TCFA?

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Art. 3o Constituem objetivos fundamentais da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, no exerccio da competncia comum a que se refere esta Lei Complementar:
I - proteger, defender e conservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, promovendo gesto descentralizada, democrtica e eficiente; II - garantir o equilbrio do desenvolvimento socioeconmico com a proteo do meio ambiente, observando a dignidade da pessoa humana, a erradicao da pobreza e a reduo das desigualdades sociais e regionais; III - harmonizar as polticas e aes administrativas para evitar a sobreposio de atuao entre os entes federativos, de forma a evitar conflitos de atribuies e garantir uma atuao administrativa eficiente; IV - garantir a uniformidade da poltica ambiental para todo o Pas, respeitadas as peculiaridades regionais e locais.

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Art. 7o So aes administrativas da Unio:
I - formular, executar e fazer cumprir, em mbito nacional, a Poltica Nacional do Meio Ambiente; IV - promover a integrao de programas e aes de rgos e entidades da administrao pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, relacionados proteo e gesto ambiental; IX - elaborar o zoneamento ambiental de mbito nacional e regional; X - definir espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos; XIII - exercer o controle e fiscalizar as atividades e empreendimentos cuja atribuio para licenciar ou autorizar, ambientalmente, for cometida Unio

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Art. 7o So aes administrativas da Unio:
XIV - promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades:
a) localizados ou desenvolvidos conjuntamente no Brasil e em pas limtrofe; b) localizados ou desenvolvidos no mar territorial, na plataforma continental ou na zona econmica exclusiva; c) localizados ou desenvolvidos em terras indgenas; d) localizados ou desenvolvidos em unidades de conservao institudas pela Unio, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); e) localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados; f) de carter militar; g) destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em qualquer estgio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicaes, mediante parecer da Comisso Nacional de Energia Nuclear (Cnen); ou h) que atendam tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposio da Comisso Tripartite Nacional, assegurada a participao de um membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento;

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Art. 7o So aes administrativas da Unio:
XV - aprovar o manejo e a supresso de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em:
a) florestas pblicas federais, terras devolutas federais ou unidades de conservao institudas pela Unio, exceto em APAs; e b) atividades ou empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pela Unio;

XVI - elaborar a relao de espcies da fauna e da flora ameaadas de extino e de espcies sobre-explotadas no territrio nacional, mediante laudos e estudos tcnico-cientficos, fomentando as atividades que conservem essas espcies in situ; XVII - controlar a introduo no Pas de espcies exticas potencialmente invasoras que possam ameaar os ecossistemas, habitats e espcies nativas; XIX - controlar a exportao de componentes da biodiversidade brasileira na forma de espcimes silvestres da flora, micro-organismos e da fauna, partes ou produtos deles derivados; XX - controlar a apanha de espcimes da fauna silvestre, ovos e larvas;

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Art. 7o So aes administrativas da Unio:
XXII - exercer o controle ambiental da pesca em mbito nacional ou regional; XXIII - gerir o patrimnio gentico e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuies setoriais; XXIV - exercer o controle ambiental sobre o transporte martimo de produtos perigosos; e XXV - exercer o controle ambiental sobre o transporte interestadual, fluvial ou terrestre, de produtos perigosos.

Pargrafo nico. O licenciamento dos empreendimentos cuja localizao compreenda concomitantemente reas das faixas terrestre e martima da zona costeira ser de atribuio da Unio exclusivamente nos casos previstos em tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposio da Comisso Tripartite Nacional, assegurada a participao de um membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Art. 8o So aes administrativas dos Estados:
I - executar e fazer cumprir, em mbito estadual, a Poltica Nacional do Meio Ambiente e demais polticas nacionais relacionadas proteo ambiental; IX - elaborar o zoneamento ambiental de mbito estadual, em conformidade com os zoneamentos de mbito nacional e regional; X - definir espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos; XIII - exercer o controle e fiscalizar as atividades e empreendimentos cuja atribuio para licenciar ou autorizar, ambientalmente, for cometida aos Estados; XIV - promover o licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, ressalvado o disposto nos arts. 7o (UNIO) e 9o (MUNICIPIO); XV - promover o licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos localizados ou desenvolvidos em unidades de conservao institudas pelo Estado, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs);

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Art. 8o So aes administrativas dos Estados:
XVI - aprovar o manejo e a supresso de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em:
a) florestas pblicas estaduais ou unidades de conservao do Estado, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); b) imveis rurais, observadas as atribuies previstas no inciso XV do art. 7o; e c) atividades ou empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pelo Estado;

XVII - elaborar a relao de espcies da fauna e da flora ameaadas de extino no respectivo territrio, mediante laudos e estudos tcnico-cientficos, fomentando as atividades que conservem essas espcies in situ; XVIII - controlar a apanha de espcimes da fauna silvestre, ovos e larvas destinadas implantao de criadouros e pesquisa cientfica, ressalvado o disposto no inciso XX do art. 7o (UNIO); XIX - aprovar o funcionamento de criadouros da fauna silvestre; XX - exercer o controle ambiental da pesca em mbito estadual; e XXI - exercer o controle ambiental do transporte fluvial e terrestre de produtos perigosos, ressalvado o disposto no inciso XXV do art. 7o (UNIO).

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Art. 9o So aes administrativas dos Municpios:
I - executar e fazer cumprir, em mbito municipal, as Polticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente e demais polticas nacionais e estaduais relacionadas proteo do meio ambiente; IX - elaborar o Plano Diretor, observando os zoneamentos ambientais; X - definir espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos; XIII - exercer o controle e fiscalizar as atividades e empreendimentos cuja atribuio para licenciar ou autorizar, ambientalmente, for cometida ao Municpio; XIV - observadas as atribuies dos demais entes federativos previstas nesta Lei Complementar, promover o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos:
a) que causem ou possam causar impacto ambiental de mbito local, conforme tipologia definida pelos respectivos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade; ou b) localizados em unidades de conservao institudas pelo Municpio, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs);

XV - observadas as atribuies dos demais entes federativos previstas nesta Lei Complementar, aprovar:
a) a supresso e o manejo de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em florestas pblicas municipais e unidades de conservao institudas pelo Municpio, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); e b) a supresso e o manejo de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pelo Municpio.

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Art. 12. Para fins de licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, e para autorizao de supresso e manejo de vegetao, o critrio do ente federativo instituidor da unidade de conservao no ser aplicado s reas de Proteo Ambiental (APAs).
Pargrafo nico. A definio do ente federativo responsvel pelo licenciamento e autorizao a que se refere o caput, no caso das APAs, seguir os critrios previstos nas alneas a, b, e, f e h do inciso XIV do art. 7o, no inciso XIV do art. 8o e na alnea ado inciso XIV do art. 9o.

Art. 13. Os empreendimentos e atividades so licenciados ou autorizados, ambientalmente, por um nico ente federativo, em conformidade com as atribuies estabelecidas nos termos desta Lei Complementar.
1o Os demais entes federativos interessados podem manifestar-se ao rgo responsvel pela licena ou autorizao, de maneira no vinculante, respeitados os prazos e procedimentos do licenciamento ambiental. 2o A supresso de vegetao decorrente de licenciamentos ambientais autorizada pelo ente federativo licenciador.

LEI COMPLEMENTAR N 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011


Exerccios de Fixao
1) Qual(is) ente(s) federativo(s) (so) responsvel(is) pelo licenciamento ambiental de empreendimentos destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo? 2) Qual(is) ente(s) federativo(s) (so) responsvel(is) pelo licenciamento ambiental de criadouros da fauna silvestre?

S-ar putea să vă placă și