Sunteți pe pagina 1din 17

ISCE - Miguel Correia

A Grande Depresso, tambm chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depresso econmica que teve incio em 1929 nos Estados Unidos da Amrica, persistindo ao longo da dcada de 1930 e terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. considerada o pior e o mais longo perodo de recesso econmica do sculo XX.

Aumento do poder de compra; Aumento do consumo, tambm com recurso a crdito (endividamento); Aumento extraordinrio da produtividade que absorvida pelo consumo interno (E.U.A.) e pela Europa; A partir de meados da dcada de 20 o consumo estagna e a produo agrcola e industrial continua a crescer (superproduo); Os stocks vo-se acumulando sem compradores; Os investidores investiam na compra de aces (especulao bolsista).

Especulao: Operao comercial com lucros exagerados e nem sempre legtimos.

Em Setembro tem incio uma grave crise financeira na bolsa de Nova Iorque (Wall Street), com as aces a serem vendidas a preos inferiores aos de compra; No dia 24 de Outubro cerca de 13 milhes de aces so postas venda e ficam sem comprador (crash da bolsa);
Os preos das aces caem vertiginosamente; A Bolsa de Nova Iorque declara falncia.

Os bancos ficam sem liquidez devido aos emprstimos feitos para a compra de aces e muitos abrem falncia; No perodo entre 1930 e 1933, cerca de 9000 bancos declaram falncia nos Estados Unidos; Muitas empresas dependentes do crdito bancrio abrem falncia;

Muitas pessoas cometem o suicdio.

DEFLAO DIMINUIO DOS LUCROS

SUPERPRODUO SUBCONSUMO

FALNCIA DE EMPRESAS

DESEMPREGO BAIXA DE SALRIOS

QUEBRA DAS ACES

FALNCIA DE EMPRESAS

FALNCIA DE BANCOS

QUEBRA DO CRDITO

Falncia de bancos e empresas; Desemprego; Muitos trabalhadores mantiveram o emprego, mas com horrios e salrios reduzidos; Diminuio do poder de compra e consumo; Excesso de produtos no mercado; Deflao; Destruio de produtos em stock na tentativa desesperada de manter os preos; Pobreza e misria.

Os bancos dos E.U.A. retiraram os capitais do estrangeiro e suspenderam os seus emprstimos para fazerem face crise. Isto provocou: - Falncia dos bancos no mundo. - Falncia de empresas em todo o mundo capitalista e consequente desemprego. - O desemprego gerava ms condies de vida, aumentando a criminalidade e a alterao de valores. - Desvalorizao das moedas europeias. - Diminuio das importaes de matrias-primas por parte dos pases industrializados. - Diminuio das exportaes e falncias nos pases exportadores de matrias-primas (no industrializados). - Os pagamentos internacionais desorganizaram-se e ocorreu uma contraco do comrcio mundial.

Em 1932, com a crise no seu auge, h eleies e Franklin Roosevelt apresenta uma poltica para tentar superar a crise o New Deal um programa de interveno do Estado na economia; Roosevelt ganha as eleies, tornando-se o 32. Presidente dos E.U.A.

Sector agrcola e industrial concesso de crdito a longo prazo aos agricultores, reduo das reas cultivadas em troca de indemnizaes, estabelecimento de nveis de produo industrial; Sector comercial desvalorizao do dlar para incentivar as exportaes; Sistema bancrio e financeiro reorganizao e criao de um seguro de garantia de depsito; Obras pblicas para criar emprego e fomentar a economia construo de grandes obras, como barragens, pontes, estradas e escolas.

Salrio mnimo; Horrio semanal de trabalho; Subsdio de desemprego; Seguro de velhice; Aumento dos impostos sobre os altos rendimentos; Liberdade para a criao de sindicatos.

ISCE - Miguel Correia

S-ar putea să vă placă și