Sunteți pe pagina 1din 14

Instituto Superior de Cincias Educativas

O Impacto dos Atentados Terroristas de 11 de Setembro de 2001 no Turismo

Miguel ngelo de Abreu Correia

Licenciatura em Turismo 3. Ano

Unidade Curricular: Teoria das Relaes Internacionais

Docentes: Dr. Ins Carneiro Dr. Emanuel Furtado

Abril 2012

ndice

1.

Introduo.................................................................................................................. 1

2.

O turismo e sua importncia ..................................................................................... 1

3.

As relaes internacionais ......................................................................................... 2

4.

A correlao entre relaes internacionais e o turismo ............................................. 3

5.

O impacto dos atentados de 11 de setembro de 2001 no turismo ............................. 4

6.

Concluso ................................................................................................................ 10

7.

Referncias Bibliogrficas ...................................................................................... 11

1.

Introduo O turismo considerado como um dos sectores de maior crescimento a nvel

global. O desejo de viajar uma necessidade humana e as pessoas iro continuar a viajar por diferentes motivos, por isso, as atividades tursticas vo persistir e crescer cada vez mais, especialmente graas contnua evoluo das tecnologias e dos transportes. No entanto, devido natureza do turismo, da qual fazem partes as deslocaes de um lugar para outro, este est sujeito a diversos impactos, de diferentes naturezas, que incluem os fatores polticos e as relaes internacionais. No presente trabalho, procura-se demonstrar a ligao entre os atentados terroristas do 11 de Setembro de 2001 e o turismo, analisando os impactos causados por estes e as transformaes polticas que lhes sucederam, a nvel internacional. Primeiramente abordam-se os temas de turismo e relaes internacionais, dando uma breve noo dos mesmos e da sua importncia, para depois chegar questo da correlao destes dois conceitos. Aps esta parte ento abordado o tema do presente trabalho, ou seja, o impacto que os atentados de 11 de setembro de 2001 tiveram no turismo, seguido das principais concluses.

2.

O turismo e sua importncia Existem imensas definies de turismo, a OMT (1991), por exemplo, define

turismo como as atividades desenvolvidas por pessoas ao longo de viagens e estadas em locais situados fora do seu enquadramento habitual por um perodo consecutivo que no ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negcios e outros" (cit. in Cunha, 1997). J Ritchie, McIntosh e Goelnder (2002) definem turismo como a soma de fenmenos e relaes originados da interao de turistas, empresas, governos locais e comunidades anfitris, no processo de atrair e receber turistas ou visitantes. Por sua vez, Moesch (2000), diz que () o Turismo, muito mais que uma indstria de servios, fenmeno com base cultural, herana histrica, meio ambiente diverso, cartografia natural, relaes sociais de hospitalidade, troca de informaes interculturais. () um fenmeno com consequncias culturais, sociais, polticas, comunicacionais (). (cit. in Gastal, 2000).

Percebe-se ento a importncia do turismo, pois um sector essencial da economia, dependendo alguns pases do turismo como fonte principal de rendimento, alm de ser um timo gerador de emprego. Uma vez que a economia e a poltica so inseparveis, o turismo converte-se num componente relevante de ambas, alm de que o turismo tornou-se, desde a segunda metade do sculo passado, uma parte importante das relaes polticas internacionais.

3.

As relaes internacionais O estudo das relaes internacionais surgiu pela necessidade de se analisarem as

realidades externas que afetam as sociedades, tendo em conta todo a diversidade de contatos e trocas que estas realizam entre si. Sarfati (2005) afirmava que as relaes internacionais nasceram:
() tentando responder a questes como: quais as causas das guerras? Como preveni-las? Como alcanar a paz? Dessa forma, desde o incio, os estudiosos do nosso campo se digladiaram com questes de segurana e cooperao internacionais, ou seja, de como os Estados se protegem de ameaas externas e como poderiam ter evitado que os conflitos se transformassem em guerra.

(cit. in Regueiro, 2009) Segundo Gomes (2004), a rea de Relaes Internacionais dedica-se ao estudo das estruturas, processos, instituies, atores e normas que caracterizam o sistema internacional. Tendo em conta estas definies, consegue-se perceber a importncia das relaes internacionais e a sua influncia na poltica internacional, tendo em conta os seus diversificados papis, raios de ao e dimenses que assume.

4.

A correlao entre relaes internacionais e o turismo Com a crescente internacionalizao e complexidade dos fenmenos polticos e

sociais, as relaes internacionais tendem a abranger tambm as relaes econmicas e culturais, gerando uma maior interao com as cincias sociais. Logo, o turismo, sendo um fenmeno social e econmico, torna-se objeto de estudo das relaes internacionais.
A preocupao com a interao do nacional e do internacional, do interno e do externo, comum na tica da disciplina de Relaes Internacionais, visto que no possvel explicar individualmente as polticas dos Estados nacionais sem que se faa referncia a diferentes fatores internacionais passados e presentes. Nesse processo de integrao, o turismo figura como uma importante vertente.

(Gomes, 2004) De facto, o turismo j uma componente integral da poltica internacional, uma vez que se estabeleceram diferentes organizaes internacionais com interesse, direto ou indireto, no turismo, tal como o FMI (Fundo Monetrio Internacional), a OCDE (Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico), a OMT (Organizao Mundial do Turismo), a OACI (Organizao da Aviao Civil Internacional), etc. O papel do turismo no desenvolvimento econmico e na melhoria das relaes internacionais j havia sido destacado na Conferncia das Naes Unidas sobre o Turismo e as Viagens Internacionais, realizada em Roma em 1963, uma vez que este, para alm dos benefcios econmicos, tende tambm a promover a paz entre as naes. A poltica desempenha um papel importante no turismo internacional, uma vez que as restries aos movimentos dos turistas so impostas por uma variedade de razes polticas e econmicas, tais como a reteno de moeda estrangeira, a melhoria da balana de pagamentos, as medidas de segurana, as restries no contacto entre recetor e visitante por receio de contaminao ou a introduo de valores sociais e polticos considerados indesejveis pelas autoridades no poder.

5.

O impacto dos atentados de 11 de setembro de 2001 no turismo O ataque terrorista de 11 de Setembro de 2001 foi um acontecimento

importantssimo na histria mundial, pois teve um impacto em todo o globo. No entanto, no foi apenas o colapso das Torres Gmeas e a destruio parcial do Pentgono que fez com que o ataque tivesse um significado internacional. Foi o que se seguiu primeiro, em termos da resposta dos EUA ao ataque e, segundo, em termos de impacto do ataque sobre o sistema internacional - que concedeu a importncia a esse evento. O mundo moderno ocidental nunca havia presenciado um ataque to profundo e devastador contra os EUA. O facto de os ataques terem sido imediatamente transmitidos pela televiso a nvel mundial, gerando uma reao de incredibilidade por parte de quem assistia, assim como o facto de terem atingido Nova Iorque e Washington, as duas capitais da globalizao, explicam como chocou profundamente no s os americanos, mas tambm o resto do mundo. No entanto, a resposta por parte do governo norte-americano a estes ataques estava longe de ser revolucionria. Em resposta aos horrores que aconteceram a 11 de Setembro, os EUA rejeitaram uma oportunidade de refletir sobre si mesmos e sobre o seu lugar no mundo, reafirmando a sua ideologia unilateralista e exclusiva. Ao fazer isto, os EUA conseguiram eliminar uma onda de simpatia mundial que surgiu no rasto do 11 de Setembro, dissipando-a rapidamente, tendo a administrao Bush continuado o seu brao de ferro com o mundo. Para estes, o 11 de Setembro representou uma oportunidade para alm da guerra do terror. Foi lanada uma ofensiva contra o Afeganisto e depois contra o Iraque que custou milhares de vidas e causou imensa destruio, para no falar dos custos astronmicos que a guerra acarretou, financiados atravs de emprstimos que, por sua vez, causaram uma instabilidade na economia mundial. A destruio das torres gmeas ilustrou o lado negro da globalizao. Os ataques no foram originrios do exterior, mas sim do interior do pas. Os terroristas usaram as ferramentas de uma sociedade moderna e global, a internet, as fronteiras abertas e os avies nacionais para o ataque. Entraram legalmente no pas, viveram e estudaram legalmente, alguns at j possuam a cidadania americana. Estes fatores, em conjunto com a declarao de guerra contra o terrorismo internacional, deram origem

implementao de uma srie de leis e normas a nvel internacional, com vista segurana nacional e ao combate ao terrorismo. Tudo se iniciou a 24 de outubro de 2001, quando os EUA aprovaram o USA Patriot Act. A 31 de outubro de 2001, a Frana aprovava 13 medidas antiterroristas. Seguiram-se o Reino Unido, o Canad e a Austrlia. Aps o 11 de Setembro de 2001, foi dada muita ateno segurana nas fronteiras e a todo o regime de mobilidade internacional. Os ataques terroristas e a criao de um novo departamento de segurana interna chamado de Homeland Security, nos EUA, originaram grandes mudanas no que respeita aos passaportes americanos e na prpria segurana fronteiria. A utilizao de documentos e identidades falsas foi visto como um fator contributivo para a falha no regime de segurana nacional do pas, pois todos os terroristas haviam passado nas alfndegas e nos departamentos de imigrao sem qualquer problema, levando a que a administrao Bush tomasse medidas para alterar o regime em vigor at altura. Algumas das polticas implementadas, relacionadas essencialmente com o sistema de passaportes e de vistos de entrada, afeta os visitantes mesmo antes de chegarem ao territrio americano. Esta deslocalizao da fronteira necessria porque as fronteiras existem no s nos limites territoriais, mas tambm nos pontos de entrada e sada, tais como os aeroportos, os portos e as estaes ferrovirias. Uma dessas medidas foi a obrigao da utilizao de passaportes de leitura tica, os chamados passaportes eletrnicos. Outra medida adotada que todos os cidados originrios de pases que apoiam o terrorismo, como por exemplo a Sria, o Sudo, o Iro, o Iraque e a Lbia, so submetidos a uma entrevista preliminar na Embaixada ou Consulado Americano do seu pas e tm que preencher um formulrio especfico, onde -lhes pedido para informar quais as organizaes de que fazem parte, nome do cl ou tribo a que pertencem, detalhes do servio militar, participaes em conflitos militares, etc. O prprio aumento da burocracia levou a que a aprovao dos vistos seja mais demorada agora. O que se pretende com estas medidas estender as funes discriminatrias da fronteira s Embaixadas Americanas no estrangeiro, controlando, assim, a montante, a imigrao e o acesso fronteira americana. A anlise dos viajantes agora efetuada no pas emissor, na fronteira e tambm depois da entrada nos EUA.

Todas as medidas que foram aplicadas aps o 11 de Setembro de 2001, oprimiram as comunidades rabes e muulmanas. Ao mesmo tempo, outros imigrantes, legais ou no, foram afetados. Assim, o foco inicial de ateno que refletia a etnia dos terroristas afetou, na realidade, uma faixa muito mais ampla de pessoas, que j se encontravam ou que pretendiam entrar nos EUA. Vrias pessoas de origem muulmana foram detidas durante meses sem serem acusados de qualquer crime e muitos foram deportados por pequenas infraes. Instituies de caridade muulmanas foram alvo do FBI, sendo muitas delas fechadas e processadas judicialmente. A migrao laboral transnacional foi drasticamente reduzida. Os vistos de estudante tornaram-se mais difceis de obter. As mesquitas estavam e ainda esto sob vigilncia constante. Houve, no geral, um sentimento global de xenofobia, em relao a determinadas etnias. Estas alteraes nas medidas de segurana e na emisso dos vistos tiveram um impacto negativo nas viagens de lazer com destino Amrica, causando um declnio acentuado nas mesmas. Alguns governos estrangeiros chegaram a se queixar dessas mesmas medidas, pois dificultavam o acesso aos turistas que pretendiam viajar para os EUA. Independentemente dos critrios para a concesso ou rejeio de um pedido de visto, os potenciais viajantes que precisam de um visto so tambm afetados por mudanas nos procedimentos consulares e pelas taxas mais elevadas, que tornam o processo de obteno do visto mais trabalhoso e mais caro. Alm disso, outros procedimentos de segurana afetam todos os visitantes, independentemente de precisarem ou no de visto, tal como a segurana elevada nos aeroportos e a triagem mais rigorosa para os voos com destino quele pas, que tornam a viagem menos agradvel. Naturalmente, seria de esperar que os aumentos dos custos, tanto de embarcar num avio como na obteno de um visto, desencorajassem os estrangeiros de realizar viagens de negcios ou de lazer para os Estados Unidos. Relativamente segurana aeroporturia, esta tambm passou por uma fase de transmutao intensiva aps o 11de Setembro, dentro e fora dos EUA. Como consequncia destes ataques e das posteriores ameaas, como a que ocorreu em Londres, no ano de 2006, houve uma necessidade de ajustar e melhorar os sistemas de

segurana da aviao civil. Nesse sentido, as organizaes internacionais competentes iniciaram um procedimento que apontava para a introduo de alteraes legislativas e regulamentares. Na Amrica, as alteraes ao sistema de segurana aeroporturia foram mais radicais, uma vez que este pas foi o alvo principal dos ataques. Atualmente, os passageiros so sujeitos a mais procedimentos de inspeo, as companhias areas so obrigadas a enviar a sua lista de passageiros com antecedncia, as listas de excluses so mantidas com mais rigor, os no-cidados so obrigados a fornecer as suas impresses digitais e tambm -lhes tirada uma foto chegada. Uma das mudanas fundamentais na segurana das linhas areas passou pelo reconhecimento da necessidade de compartilhar informaes entre as agncias de segurana de modo a evitar mais ataques terroristas. H ainda alguns desafios para melhorar a partilha de dados de passageiros, incluindo questes de privacidade associadas ao armazenamento de dados das pessoas. Outro dos problemas identificados na altura estava relacionado com os avies privados. O Departamento de Segurana Interna (Homeland Security) admitiu que antes dos ataques do 11 de Setembro, existia uma lacuna de segurana relativamente aos avies privados que entravam no territrio. Esta lacuna permitia que pessoas de carter duvidoso e terroristas entrassem no pas. Muitos acreditam que os pilotos que tomaram o controlo dos avies que atingiram o World Trade Center usaram avies privados para entrar no pas. As novas regras impostas exigem que cada piloto que no seja cidado norte-americano que deseje entrar na Amrica deve primeiro apresentar os nomes, datas de nascimento e outras informaes pessoais dos seus passageiros. O envio das informaes pessoais dos passageiros deve ser feito pelo menos uma hora antes da descolagem. Isso permite que o Departamento de Segurana Interna tome conhecimento do histrico dos passageiros estrangeiros que entram no pas utilizando avies privados. No ano de 2002, na cidade de Washington, foram tomadas medidas que visavam a segurana nos aeroportos, com a criao da TSA (Transportation Security Administration). Esta agncia governamental foi criada para reforar a segurana dos sistemas de transporte do pas, assegurando a livre circulao de pessoas e bens, tendo contratado mais de 60.000 pessoas para verificao dos passageiros e respetiva bagagem em 450 aeroportos norte-americanos. Uma das novas regras implementadas foi a de

obrigar todos os passageiros a tirar os sapatos para serem passados nos aparelhos de raio-X. Os passageiros so tambm sujeitos a uma mquina de raio-X que deteta a radiao que reflete a partir do alvo. Esta nova tecnologia de imagem de corpo inteiro permite detetar armas escondidas, bombas, lquidos, narcticos e outro tipo de contrabando. Hoje em dia, nos aeroportos americanos, todo o tipo de bagagem de poro passada por uma triagem de deteo de explosivos. Outras medidas de segurana foram implementadas, tais como a deteo de comportamentos. A TSA emprega atualmente 2.000 pessoas para rastreio de comportamentos nos aeroportos. O trabalho principal destes circular pelas instalaes dos aeroportos e detetar pessoas com comportamentos suspeitos. Essas pessoas so, ento, apreendidas e levadas para interrogatrio. Os acessos s cabines de voo foram proibidos, exceto tripulao. As prprias portas das cabines de voo foram reforadas e devem ser sempre trancadas durante o voo. tambm permitida a instalao de cmaras de vigilncia dentro dos aeroportos bem como nos avies, facilitando a deteo de qualquer situao anmala. Pelo mundo fora, adotaram-se medidas de segurana, algumas similares e outras nem tanto, como consequncia dos atentados terroristas. Na Unio Europeia, a 21 de Setembro de 2001, o Conselho adotou medidas que visam () intensificar o empenho dos Estados-Membros no combate ao terrorismo atravs de uma abordagem coordenada e interdisciplinar que incorpora todas as polticas da Unio, visando o reforo da segurana da aviao e o restabelecimento da confiana no transporte areo. (INAC) Em Dezembro de 2002, foi adotado o Regulamento (CE) n. 2320/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabeleceu regras comuns relativas segurana da aviao civil, tendo entretanto sido revogado pelo Regulamento (CE) n. 300/2008. A restrio de lquidos a bordo, por exemplo, foi uma dessas regras comuns. Os passageiros apenas podem levar um 1 litro de lquidos na bagagem de mo, dividido em embalagens individuais, contendo at 100ml cada. Estas embalagens tm que estar acondicionadas em sacos de plstico transparentes que possam ser facilmente abertos ou fechados. Ao passar pelo detetor de metais tambm necessrio retirar todos os objetos dos bolsos, cintos e relgios. At os computadores portteis tm que ser retirados da respetiva mala para serem sujeitos mquina de raio-X. Foram tambm includos na

lista de objetos proibidos, todos os objetos pontiagudos ou cortantes, at mesmo um simples corta-unhas hoje considerado como sendo perigoso. Os ataques terroristas vieram tambm prejudicar a aviao comercial, pois foram os primeiros ataques suicidas efetuados com avies civis. At aquele dia, a maior ameaa armada para voos comerciais havia sido os sequestros ou, muito raramente, os abatimentos de avies pela fora area de uma nao inimiga. Os ataques do 11 de Setembro marcaram a primeira vez que sequestradores conseguiram embarcar num voo comercial com a inteno de realizar um ataque suicida. Desde os ataques, as viagens de avio foram se transformando. Foram levantadas srias dvidas sobre a eficcia da segurana na altura, uma vez que todos os 19 sequestradores conseguiram passar por vrios postos de controlo e embarcaram a bordo dos avies sem qualquer problema. Para combater estas questes de segurana, as transformaes profundas que a indstria de aviao sofreu foram abrangentes e intensas. Os ataques terroristas tiveram, basicamente, dois efeitos diferentes sobre a aviao comercial internacional. Por um lado, h uma tenso constante e inevitvel, agravada por filas longas, a exigncia dos requisitos de vistos, as frustrantes limitaes de bagagem, os perturbadores exames fsicos e o ocasional atraso ou cancelamento do voo. Por outro lado, muitas pessoas sentem que h um sentimento muito positivo de segurana, vigilncia e eficincia, que tambm causa melhorias na assistncia ao passageiro, na manipulao de bagagem, bem como de outros aspetos da experincia global de viagem.

6.

Concluso Como resultado deste trabalho, percebe-se que qualquer ao terrorista tem

impactos negativos no turismo. Embora as agncias internacionais tenham feito esforos para minimizar esses impactos, ao tornarem as viagens mais seguras, falharam em levar em considerao o lado prtico, os custos e a convenincia do passageiro. As medidas de segurana no so uniformes e no so aplicadas de forma coerente, gerando confuso entre as pessoas que viajam, e para agravar ainda mais esta situao, as leis mudam de pas para pas. Como exemplo, podemos observar o caso dos Estados Unidos e da Europa. A dificuldade da obteno dos vistos para entrada nos Estados Unidos enorme e o todo o processo desgastante e extremamente burocrtico. J na Europa, para se deslocar dentro do Espao Schengen, atualmente composto por 25 pases, no necessrio qualquer tipo de documentao, pois foram suprimidos os controlos das pessoas nas fronteiras internas, existindo apenas controlo nas fronteiras externas. Para evitar estas situaes, deve-se garantir a uniformizao dos padres bsicos de segurana a nvel mundial, sendo este um desafio para as entidades internacionais. Devem-se tomar medidas para reduzir os impactos nos viajantes, de modo a estimular o crescimento do sector turstico, fomentando assim a economia mundial e a paz entre as naes.

10

7.

Referncias Bibliogrficas

Blalock, G., Kadiyali, V. e Simon, D. (2005). The Impact of Post 9/11 Airport Security Measures on the Demand for Air Travel [Em linha]. Disponvel em: http://dyson.cornell.edu/faculty_sites/gb78/wp/airport_security_022305.pdf [Consultado em 08/04/2012]. Chishti, M. (2011). 9/11s Impact on U.S. Immigration Policy [Em linha]. Disponvel em: http://www.jlpp.org/2011/11/17/911s-impact-on-u-s-immigration-policy/ [Consultado em 10/04/2012]. Cunha L. (1997). Economia e Poltica do Turismo. Lisboa: McGraw-Hill. Department of Homeland Security Border Security [Em linha]. Disponvel em: http://www.dhs.gov/files/bordersecurity.shtm [Consultado em 06/04/2012]. Formulrio DS-157 (2002). Supplemental Nonimmigrant Visa Application [Em linha]. Disponvel em: http://www.state.gov/documents/organization/126741.pdf [Consultado em 06/04/2012]. Gomes, C. (2004). A Correlao entre Relaes Internacionais e o Turismo. PUC-SP. So Paulo [Em linha]. Disponvel em: http://amigonerd.net/trabalho/18831-acorrelacao-entre-relacoes-internacionais [Consultado em 10/04/2012]. Hernandez, D. (2005). Undue Process: Immigrant Detention, Due Process, and Lesser Citizenship. UC Berkeley: Institute for the Study of Societal Issues. [Em linha]. Disponvel em: http://escholarship.org/uc/item/15b1h07r [Consultado em 08/04/2012]. INAC Instituto Nacional da Aviao Civil, I.P. [Em linha]. Disponvel em: http://www.inac.pt/SiteCollectionDocuments/PerfilGenerico/legislacao_consulta_public a/dl_sistema_nacional_seguranca_aviacao_civil.pdf [Consultado em 08/04/2012]. Kaplan, E. (2006). Targets for Terrorists: Post-9/11 Aviation Security [Em linha]. Disponvel em: http://www.cfr.org/air-transportation-security/targets-terrorists-post911-aviation-security/p11397 [Consultado em 09/04/2012].

11

Learmount, D. (2011). How 9/11 changed air travel [Em linha]. Disponvel em: http://www.flightglobal.com/news/articles/how-911-changed-air-travel361389/[Consultado em 08/04/2012]. Moesch, M. (2000). O fazer-saber turstico: possibilidades e limites de superao In: Gastal, S. (2000). Turismo: 9 Propostas para um saber-fazer. Porto Alegre: Edipucrs. Pista 73 Contedos de Aviao Comercial [Em linha]. Disponvel em: http://www.pista73.com/ [Consultado em 08/04/2012]. Ritchie, J., MCintosh, R. e Goeldner, C. (2002). Turismo: princpios, prticas e filosofias. 8.ed. Porto Alegre: Bookman (p. 23). Sarfati, G. (2005). Teorias de Relaes Internacionais. So Paulo: Saraiva. In: Regueiro, J. (2009). Turismo e Relaes Internacionais: Um Estudo de Caso comparado entre Brasil e Dubai. Universidade de Braslia. Brasil. The White House Securing Americas Borders Fact Sheet: Border Security [Em linha]. Disponvel em: http://georgewbush-whitehouse.archives.gov/news/releases/2002/01/20020125.html [Consultado em 07/04/2012]. TSA - Transport Security Administration [Em linha]. Disponvel em: http://www.tsa.gov/ [Consultado em 09/04/2012].

12

S-ar putea să vă placă și