Sunteți pe pagina 1din 34

PPRA PCMAT

PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS (NR-9)

PROGRAMA DE CONDIES DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA CONSTRUO CIVIL

EMPRESA: FBRICA DE FERTILIZANTES FOLIARES

PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS PPRA PERODO DE VIGNCIA: 28/06/2013 a 28/06/2014

ESTABELECIMENTO

Fbrica de Fertilizantes Foliares.

IDENTIFICAO DA EMPRESA

A empresa, objeto deste PPRA e PCMAT atua na rea de fabricao de adubos e fertilizantes.

CNPJ: 14.316.901/759-20

Cep: 79.365-965

Grau de Risco: 3 Rua/Av.: Rua Luz Glria Cidade: Lorena Fone: (015) 6955-2987

C.N.A.E.: 20.13-4 Bairro: Distrito Industrial Estado: So Paulo Fax: (015) 3256-0325

1 - OBJETO E CAMPO DE APLICAO


Conforme a Norma Regulamentadora n 9 da Portaria 3.214/78. 9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais.

9.1.2 As aes do PPRA devem ser desenvolvidas no mbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participao dos trabalhadores, sendo sua abrangncia e profundidade dependentes das caractersticas dos riscos e das necessidades de controle.

9.1.2.1 Quando no forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipao ou reconhecimento, descritas nos itens 9.3.2 e 9.3.3, o PPRA poder resumir-se s etapas previstas nas alneas "a" e "f" do subitem 9.3.1.

9.1.3 O PPRA parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7.

9.1.4 Esta NR estabelece os parmetros mnimos e diretrizes gerais a serem observados na execuo do PPRA, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociao coletiva de trabalho.

9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador. 9.1.5.1 Consideram-se agentes fsicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes, radiaes no ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

9.1.5.2 Consideram-se agentes qumicos as substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposio, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo atravs da pele ou por ingesto.

9.1.5.3 Consideram-se agentes biolgicos as bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros.

2 - ESTRUTURA DO PPRA
Conforme a Norma Regulamentadora n 9 da Portaria 3.214/78. 9.2.1 O Programa de Preveno de Riscos Ambientais dever conter, no mnimo, a seguinte estrutura: a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; b) estratgia e metodologia de ao; c) forma do registro, manuteno e divulgao dos dados; d) periodicidade e forma de avaliao do desenvolvimento do PPRA.

9.2.1.1 Dever ser efetuada, sempre que necessrio e pelo menos uma vez ao ano, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades.

9.2.2 O PPRA dever estar descrito num documento-base contendo todos os aspectos estruturais constantes do item 9.2.1.

9.2.2.1 O documento-base e suas alteraes e complementaes devero ser apresentados e discutidos na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR-5, sendo sua cpia anexada ao livro de atas desta Comisso.

9.2.2.2 O documento-base e suas alteraes devero estar disponveis de modo a proporcionar o imediato acesso s autoridades competentes.

9.2.3 O cronograma previsto no item 9.2.1 dever indicar claramente os prazos para o desenvolvimento das etapas e cumprimento das metas do PPRA.

3 - DESENVOLVIMENTO DO PPRA
Conforme a Norma Regulamentadora n 9 da Portaria 3.214/78. 9.3.1 O Programa de Preveno de Riscos Ambientais dever incluir as seguintes etapas: a) antecipao e reconhecimentos dos riscos; b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle; c) avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores; d) implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia; e) monitoramento da exposio aos riscos; f) registro e divulgao dos dados.

9.3.1.1 A elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao do PPRA podero ser feitas pelo Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

9.3.2 A antecipao dever envolver a anlise de projetos de novas instalaes, mtodos ou processos de trabalho, ou de modificao dos j existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteo para sua reduo ou eliminao.

9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais dever conter os seguintes itens, quando aplicveis: a) a sua identificao; b) a determinao e localizao das possveis fontes geradoras; c) a identificao das possveis trajetrias e dos meios de propagao dos agentes no ambiente de trabalho; d) a identificao das funes e determinao do nmero de trabalhadores expostos; e) a caracterizao das atividades e do tipo da exposio; f) a obteno de dados existentes na empresa, indicativos de possvel comprometimento da sade decorrente do trabalho; g) os possveis danos sade relacionados aos riscos identificados, disponveis na literatura tcnica; h) a descrio das medidas de controle j existentes.

9.3.4 A avaliao quantitativa dever ser realizada sempre que necessria para: a) comprovar o controle da exposio ou a inexistncia riscos identificados na etapa de reconhecimento;

b) dimensionar a exposio dos trabalhadores; c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

9.3.1 - MEDIDAS DE CONTROLE


Conforme a Norma Regulamentadora n 9 da Portaria 3.214/78. 9.3.5.1 Devero ser adotadas as medidas necessrias suficientes para a eliminao, a minimizao ou o controle dos riscos ambientais sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situaes: a) identificao, na fase de antecipao, de risco potencial sade; b) constatao, na fase de reconhecimento de risco evidente sade; c) quando os resultados das avaliaes quantitativas da exposio dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR-15 ou, na ausncia destes os valores limites de exposio ocupacional adotados pela ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Higyenists, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociao coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critrios tcnico-legais estabelecidos; d) quando, atravs do controle mdico da sade, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na sade os trabalhadores e a situao de trabalho a que eles ficam expostos. 9.3.5.2 O estudo, desenvolvimento e implantao de medidas de proteo coletiva dever obedecer seguinte hierarquia: a) medidas que eliminam ou reduzam a utilizao ou a formao de agentes prejudiciais sade; b) medidas que previnam a liberao ou disseminao desses agentes no ambiente de trabalho; a) medidas que reduzam os nveis ou a concentrao desses agentes no ambiente de trabalho. 9.3.5.3 A implantao de medidas de carter coletivo dever ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto os procedimentos que assegurem a sua eficincia e de informao sobre as eventuais limitaes de proteo que ofeream. 9.3.5.4 Quando comprovado pelo empregador ou instituio a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva ou quando estas no forem suficientes ou encontrarem-se em fase de

estudo, planejamento ou implantao, ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotadas outras medidas, obedecendo- se seguinte hierarquia: a) medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; b) utilizao de equipamento de proteo individual - EPI. 9.3.5.5 A utilizao de EPI no mbito do programa dever considerar as Normas Legais e Administrativas em vigor e envolver no mnimo: a) seleo do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador est exposto e atividade exercida, considerando-se a eficincia necessria para o controle da exposio ao risco e o conforto oferecido segundo avaliao do trabalhador usurio; b) programa de treinamento dos trabalhadores quanto sua correta utilizao e orientao sobre as limitaes de proteo que o EPI oferece; c) estabelecimento de normas ou procedimento para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienizao, a conservao, a manuteno e a reposio do EPI, visando garantir as condies de proteo originalmente estabelecidas; d) caracterizao das funes ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificao dos EPIs utilizados para os riscos ambientais. 9.3.5.6 O PPRA deve estabelecer critrios e mecanismos de avaliao da eficcia das medidas de proteo implantadas considerando os dados obtidos nas avaliaes realizadas e no controle mdico da sade previsto na NR- 7.

4 - REGISTRO DE DADOS
Conforme a Norma Regulamentadora n 9 da Portaria 3.214/78. 9.3.8.1 Dever ser mantido pelo empregador ou instituio um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histrico tcnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA.

9.3.8.2 Os dados devero ser mantidos por um perodo mnimo de 20 (vinte) anos.

9.3.8.3 O registro de dados dever estar sempre disponvel aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes.

4 - RESPONSABILIDADES
Conforme a Norma Regulamentadora n 9 da Portaria 3.214/78. 9.4.1 Do empregador:

I. estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituio.

9.4.2 Dos trabalhadores:

I. colaborar e participar na implantao e execuo do PPRA; II. seguir as orientaes recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA; III. informar ao seu superior hierrquico direto ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar riscos sade dos trabalhadores.

5 - INFORMAO
Conforme a Norma Regulamentadora n 9 da Portaria 3.214/78. 9.5.1 Os trabalhadores interessados tero o direito de apresentar propostas e receber informaes e orientaes a fim de assegurar a proteo aos riscos ambientais identificados na execuo do PPRA.

9.5.2 Os empregadores devero informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.

6. Das disposies finais.

9.6.1 Sempre que vrios empregadores realizem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho tero o dever de executar aes integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA visando a proteo de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados.

9.6.2 O conhecimento e a percepo que os trabalhadores tm do processo de trabalho e dos riscos ambientais presentes, incluindo os dados consignados no Mapa de Riscos, previsto na NR-5, devero ser considerados para fins de planejamento e execuo do PPRA em todas as suas fases.

9.6.3 O empregador dever garantir que, na ocorrncia de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situao de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierrquico direto para as devidas providncias.

6 - ORIENTAES BSICAS SOBRE SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO

6.1 - Poltica de Segurana um conjunto de princpios claramente definidos pela alta administrao da Empresa que tem como objetivo estabelecer responsabilidades e atribuies pata todas as camadas hierarquias, de forma que todos os empregados sejam co-autores de todo o processo de preveno de acidentes estabelecido na Empresa.

6.2- Segurana do Trabalho a parte do planejamento, organizao, controle e execuo do trabalho, que objetiva reduzir permanentemente as possibilidades de ocorrncia de acidentes.

6.3 Acidente do Trabalho Art. 2 Acidente do trabalho aquele que ocorrer pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, ou perda, ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. A Legislao atual estabelece a seguinte classificao: acidente com vitima e ocorrncia sem vitima. 6.4 Acidente com Vtima ou Acidente Pessoal aquele que tem como conseqncia: leso, perturbao funcional ou doena que cause morte, perda ou reduo temporria ou permanente da capacidade para o trabalho.

A caracterstica principal do acidente com vitima a existncia de acidentado, com ou no sem afastamento do trabalho.

Equiparam-se ao acidente com vtima pra efeito desta instruo todos os casos citados no artigo 162 da Consolidao das Leis da Previdncia Social CLPS Decreto 89.312 23.01.84, conforme se segue: A doena profissional ou do trabalho, assim entendida inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade e constante de relao organizada pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social MPAS Art. 162. Equiparam-se ao acidente do trabalho, para efeito deste ttulo:

I - o acidente que, ligado ao trabalho, embora no tenha sido a causa nica, contribui diretamente para a morte ou a perda ou reduo da capacidade para o trabalho; II - o acidente sofrido pelo empregado no local e no horrio do trabalho, em conseqncia de:

a) ato de sabotagem ou de terrorismo praticado por terceiro, inclusive companheiro de trabalho; b) ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada com o trabalho; c) ato de imprudncia, negligncia ou impercia de terceiro, inclusive companheiro de trabalho; d) ato de pessoa privada do uso da razo; e) desabamento, inundao ou incndio; f) outro caso fortuito ou decorrente de fora maior;

A doena proveniente de contaminao de pessoal de rea mdica, no exerccio de sua atividade;

O acidente sofrido pelo empregado, ainda que fora do local e horrio de trabalho:

a) na prestao de qualquer servio Empresa que lhe evitar prejuzo ou proveito; b) em viagem a servio da Empresa, seja qual for o meio de locomoo utilizado, inclusive veiculo de propriedade do empregado;

No percurso da residncia pra o trabalho ou deste para aquela. Para efeito de cadastramento, sero consideradas acidente de trajeto e para isso deve ser observado:

a) o empregado deve ser no percurso habitual da residncia ou local de refeio para o trabalho, ou deste para aquele; b) a realizao de interrupes no percurso, para desempenho de qualquer outra atividade, descaracterizada a ocorrncia; c) se o percurso feito de nibus especial ou qualquer outro veiculo fornecido pela Empresa, devem ser considerados somente os trechos entre o ponto de desembarque e o local de trabalho ou vice-versa.Ocorrncias no restante do percurso devem ser cadastradas como acidente de trabalho. d) Os acidentes ocorridos em viagem a servio, ou para a realizao de treinamento patrocinado pela Empresa, devem, ser cadastrados como acidente de trabalho; e) Os acidentes ocorridos com empregados, passageiros de veculos da Empresa, mesmo no constando servio, carona, devem ser cadastrados como acidentes do trabalho.

6.5 Riscos Ambientais NR-5 CIPA


Segurana Ambiental a cincia que trata do reconhecimento, avaliao, preveno e controle dos riscos ambientais nos locais de trabalho. Usualmente denominada de Higiene do Trabalho ou Higiene Industrial.

Riscos Ambientais So determinadas condies inerentes aos ambientes de trabalho que podem causar, dieta ou indiretamente, danos sade dos empregados. O dano sade dos empregados, que pode ser a curto, mdio, ou longo prazo, depende da natureza do risco e, na maioria dos causos, da sua intensidade ou concentrao nos ambientes de trabalho e do tempo de exposio ao mesmo.

7- CIPA COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES


Conforme a Norma Regulamentadora n 5 da Portaria 3.214/78. 5.2 Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados.

5.6.4 Quando o estabelecimento no se enquadrar no Quadro I, a empresa designar um responsvel pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva.

5.32.2 As empresas que no se enquadrem no Quadro I, promovero anualmente treinamento para o designado responsvel pelo cumprimento do objetivo desta NR.

5.16 A CIPA ter por atribuio:

a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

NR-23 Proteo contra incndio

Inspeo dos extintores

a. todo extintor deve ter uma ficha de controle de inspeo; b. cada extintor dever ser inspecionado visualmente a cada ms, examinando-se seu aspecto externo, os lacres, os manmetros, verificando se o bico e as vlvulas de alvio no esto entupidos; c. cada extintor dever ter uma etiqueta de identificao presa a seu bojo, com data em que foi carregado, data para recarga e nmero de identificao. Essa etiqueta dever ser protegida convenientemente a fim de evitar que estes dados sejam danificados.

Localizao e Sinalizao dos Extintores: d. Os locais destinados aos extintores devero ser sinalizados por um crculo vermelho ou por uma seta larga vermelha, com bordas amarelas, e. Dever ser pintada de vermelho uma larga rea do piso embaixo, a qual no poder ser

obstruda de forma alguma. Essa rea dever ser no mnimo de 1,00 m x 1,00 m, f. g. h. Os extintores no devero ter sua parte superior a mais de 1,60 m acima do piso, Os extintores no devero ser localizados nas paredes das escadas, Os extintores sobre rodas devero ter sempre garantido o livre acesso a qualquer ponto do

estabelecimento, i. Os extintores no podero ser cobertos por pilhas de materiais,

j.

Os extintores devero ser colocados em locais de:

a. b. c.

fcil visualizao; fcil acesso; e menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.

Tabela de Relao de Funcionrios por Setor

Setor Setor 1- Almoxarifado Setor 2 - Misturador Setor 3 -Ensacamento Setor 4 Construo do setor administrativo e novo galpo Total

Nmero de Funcionrios 112 02 03 18 125

Setor 1 -

112 funcionrios sendo: 18 administrativo, 05 motorista, 02 manuteno, 48 setor de

lquidos e 39 setor de slidos;

Setor 2 - 02 funcionrios (Operador de Mistura); Setor 3 - 03 FUNCIONRIOS ( Auxiliar de produo); Setor 4 - 08 serventes ( 02 serventes da betoneira), 05 pedreiros, 03 carpinteiros, 02 armadores.

O reconhecimento e avaliao dos riscos encontra-se na Ficha de Riscos Ambientais.

DESCRIO DE FUNES:
1 Auxiliar administrativo Auxiliar na execuo dos servios nas reas administrativas e financeiras; atender fornecedores e clientes; utiliza telefone e computador. Preparam movimentao de carga e a movimentam. Organizam carga, interpretando simbologia das embalagens, armazenando de acordo com o prazo de validade do produto, identificando caractersticas da carga para transporte e armazenamento e separando carga no-conforme. Analisam tecnicamente a aquisio de produtos e servios de medio e de controle. Executam, avaliam e realizam manuteno preventiva e ou corretiva de equipamentos e instrumentos de medio e de controle.

2 Motorista

Tcnico em Manuteno

Misturam materiais, para a fabricao de adubos e fertilizantes. Operador de equipamento de mistura Auxiliar de produo Atuam nos processos de secagem de adubos e fertilizantes; empacotam-no; controlam a qualidade do produto. Preparam canteiros de obras, limpando a rea e compactando solos. Efetuam manuteno de primeiro nvel, limpando mquinas e ferramentas, verificando condies dos equipamentos e reparando eventuais defeitos mecnicos nos mesmos. Realizam escavaes e preparam massa de concreto e outros materiais. Programam a produo e o fornecimento de concreto e misturam seus agregados. Preparam o ambiente, os equipamentos de trabalho e os insumos do concreto. Descarregam e bombeiam o concreto. Organizam e preparam o local de trabalho na obra; constroem fundaes e estruturas de alvenaria. Aplicam revestimentos e contrapisos. Planejam trabalhos de carpintaria, preparam canteiro de obras e montam frmas metlicas. Confeccionam frmas de madeira e forro de laje (painis), constroem andaimes e proteo de madeira e estruturas de madeira para telhado. Montam portas e esquadrias. Finalizam servios tais como desmonte de andaimes, limpeza e lubrificao de frmas metlicas, seleo de materiais reutilizveis, armazenamento de peas e equipamentos. Preparam a confeco de armaes e estruturas de concreto e de corpos de prova.Cortam e dobram ferragens de lajes.Montam e aplicam armaes de fundaes, pilares e vigas. Moldam corpos de prova.

6 Servente

Operador de betoneira

8 Pedreiro

Carpinteiro

10 Armador

Setor 1 Almoxarifado - 112 funcionrios sendo: 18 administrativo, 05 motorista, 02 manuteno, 48


setor de lquidos e 39 setor de slidos.

Estoque de matria prima

Elevador de carga trreo

02 funcionrios (servios gerais e operador de empilhadeira)poeira total , concentrao 2,3 mg/m3 L.T. 8,8 mg/m3

NPS : Leq 81,5 dB(A)

d
Avental de PVC C.A 30933 Avental de Raspa de Couro e/ou bluso de raspa de couro Botas de PVC ou Borracha Botas de Borracha at Verilha Bluso de Raspa de Couro Capacete de Segurana Capa de Chuva Cinto de Segurana Calado de segurana s/ biqueira C.A 26443 Calado de Segurana c/ Biqueira de proteo. Luvas de Raspa Cano Curto proteo contra agentes fsicos.qumicos

Motorista

Manuteno

Administrativo

Setor de slidos EPI'S / FUNO O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O


Luvas para C.A 27449 Luvas de Vaqueta Creme de proteo para mos e braos C.A 8265 Mangote de Raspa Mscara Respiratria PFF2 Contra poeiras e nvoas C.A14.102 culos de Maariqueiro culos de Proteo Contra Impacto C.A 12572 culos de Ampla Viso culos para auxiliar o Soldador Perneira de Raspa de Couro Perneira de Couro Sinttico Protetor Auricular Concha Protetor Auricular tipo espuma C.A 5674 Protetor Facial de Acrilico Chapu Aba Larga

Setor de lquidos O O O O

Setor 1 - Almoxarifado

LEGENDA: O: Uso obrigatrio O: Uso adequado

Observao: O uso dos EPIs obrigatrio conforme riscos expostos, os quais esto relacionados nas APRs e PPRA. Os colaboradores da rea administrativa devero utilizar os EPIs quando estiverem expostos aos riscos. de lquidos
Protetor solar

PLANILHA 1- DE ANTECIPAO DE RISCOS AMBIENTAIS POR FUNO/GHE GRUPO HOMOGNEO DE EXPOSIO


GHE FUNAO 1 SETOR: Almoxarifado DESCRIO DO AMBIENTE DE TRABALHO: rea operacional: Cobertura com p direito aproximado de 6,0 metros, ventilao artificial, piso em cimento liso, iluminao natural. N trab. expostos: Gravidade Medidas de Controle dos riscos Existentes B M A (n) 112 Medidas de Controle Propostas

18 administrativo, 05 motorista, 02 manuteno, 48 setor de lquidos e 39 setor de slidos. Fontes Trajetria/Meio de Propagao Tipo de Exposio

Risco

Geradoras de lquidos e 39 setor de slidos

Agentes

Possveis Danos

Avaliao

Intensidade

Grupo 1 Risco Fsico

Rudo contnuo Empilhadeira ou intermitente

Via de conduo area e via de conduo ssea

Contnuo

Cansao, irritao, dores de cabea, aumento da presso arterial, surdez temporria, perda auditiva permanente.

Quantitativa

NPS : Leq 81,5 dB(A)

No existentes

Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos. Fornecer protetor auricular, Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos. Manter os pisos do local de trabalho sempre limpos e organizados para evitar quedas acidentais.

Grupo 2 Risco Qumico Grupo 3 Risco Ergonmico


Poeiras Produtos Qumicos Contato com a pele Contnuo

Problemas orgnicos, alrgicos e dermatites


Dores nos membros inferiores e superiores, doenas do trabalho

Quantitativa

poeira total, concentrao 2,3 mg/m3 L.T. 8,8 mg/m3

Creme de proteo para mos e braos

Exigncia de postura Atividade inadequada, Laboral Esforo fsico intenso

Postura inadequada, movimentos repetitivos e esforo fsico intenso

Contnuo

Qualitativa

No mensurvel

Intervalo para descanso e implantao da ginstica laboral Botina de segurana s/ biqueira de ao, culos de proteo com lente incolor,luva para proteo contra agentes fsicos e qumicos, avental PVC, mascara PFF2 e creme para mos e braos

Grupo 5 Riscos Acidente

Arranjo fsico Inadequado, Mobilirio, Mquinas, elevadores, equipamentos empilhadeira sem proteo

Exposio e contato

Contnuo

Ferimentos, Leses, cortes nos membros inferiores e superiores

Qualitativa

No mensurvel

Setor 1 Almoxarifado

Agentes determinantes de periculosidade: No foram reconhecidos agentes determinantes de periculosidade no setor acima mencionado.

Agentes determinantes de insalubridade: No foram reconhecidos agentes determinantes de insalubridade no setor acima mencionado.

H o uso de botina de segurana s/ biqueira de ao, culos de proteo com lente incolor,luva para proteo contra agentes fsicos e qumicos, avental PVC, mascara PFF2 com proteo contra poeiras e nvoas.

Fornecer medidas de controle para o rudo superior ao limite de tolerncia de 80dB como o mostrado na Tabela de EPIs/Funo previsto na NR-15.

Setor 2 - Misturador - 02 funcionrios (Operador de Mistura )

Misturador

NPS=Leq 94,6 dB(A)

Poeira total, concentrao 12,46 mg/m3

L.T. 8,8 mg/m3

Operador de Mistura
Avental de PVC C.A 30933 Avental de Raspa de Couro e/ou bluso de raspa de couro Botas de PVC ou Borracha Botas de Borracha at Verilha

EPI'S / FUNO

O
Bluso de Raspa de Couro Capacete de Segurana Capa de Chuva Calado de segurana s/ biqueira

Setor 2 - Misturador

O O O O O O O

Calado de Segurana c/ Biqueira de proteo.C.A 11867

Luvas para proteo contra agentes fsicos.qumicos C.A 27449 Creme de proteo para mos e braos C.A 8265 Mscara de Soldador Mscara Respiratria PFF2 Contra poeiras e nvoas C.A14.102 culos de Maariqueiro culos de Proteo Contra Impacto C.A 12572 culos para auxiliar o Soldador Perneira de Raspa de Couro Perneira de Couro Sinttico Protetor Auricular tipo ConchaProtetor Auricular Espuma C.A 5674 Protetor Facial de Acrilico Chapu Aba Larga

LEGENDA: O = Uso obrigatrio O: Uso inadequado O: Uso adequado

Observao: O uso dos EPIs obrigatrio conforme riscos expostos, os quais esto relacionados nas APRs e PPRA. Os colabora dores da rea administrativa devero utilizar os EPIs quando estiverem expostos aos riscos.
Protetor Descartvel PFF3 c/vlvula C.A 16968

PLANILHA 2 - DE ANTECIPAO DE RISCOS AMBIENTAIS POR FUNO/GHE GRUPO HOMOGNEO DE EXPOSIO


GHE FUNAO 2 SETOR: Misturador DESCRIO DO AMBIENTE DE TRABALHO: rea operacional: Cobertura com p direito aproximado de 6,0 metros, ventilao artificial, piso em cimento liso, iluminao natural e artificial com uso de lmpadas florescentes. N trab. (n) 2 expostos: Medidas de Gravidade Medidas de Intensidade Controle dos Controle Propostas B riscos M A Existentes Elaborar PCMSO/ Cronograma de X aes; Orientaes atravs de treinamentos. Fornecer protetor auricular.
Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos

Operador de Mistura Fontes Trajetria/Meio Geradoras de Propagao setor de slidos Tipo de Exposio

Risco

de lquidos e 39

Agentes

Possveis Danos

Avaliao

Grupo 1 Risco Fsico


Rudo contnuo Misturador ou intermitente

Via de conduo area e via de conduo ssea

Contnuo

Cansao, irritao, dores de cabea, aumento da Quantitativa presso arterial, surdez temporria, perda auditiva permanente.

NPS=Leq 94,6 dB(A)

No existentes

Poeira

total, Creme de proteo para mos e braos

Grupo 2 Risco Qumico


Poeiras Produtos Qumicos Contato com a pele Contnuo

Problemas orgnicos, alrgicos e dermatites

concentrao Quantitativa 12,46 mg/m3 X

L.T. 8,8 mg/m3

Fornecer Mscara Respiratria Contra poeiras e nvoas mais eficaz

Grupo 3 Risco Ergonmico

Exigncia de postura Atividade inadequada, Laboral Esforo fsico intenso

Postura inadequada, movimentos repetitivos e esforo fsico intenso

Contnuo

Dores nos membros inferiores e superiores, doenas do trabalho

Qualitativa

No mensurvel

Intervalo para descanso e implantao da ginstica laboral

Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos. Manter os pisos do local de trabalho sempre limpos e organizados para evitar quedas acidentais.

Grupo 5 Riscos Acidente

Arranjo fsico Inadequado, Mobilirio Mquinas, equipamentos sem proteo

Exposio e contato

Contnuo

Ferimentos, Leses, cortes nos membros inferiores e superiores

Qualitativa

Botina de segurana c/ biqueira de ao, culos de proteo com lente incolor,luva para No mensurvel proteo contra agentes fsicos e qumicos, avental PVC, mascara PFF2 e creme

Setor 2 Misturador

Agentes determinantes de periculosidade: No foram reconhecidos agentes determinantes de periculosidade no setor acima mencionado.

Agentes determinantes de insalubridade: Foram reconhecidos agentes determinantes de insalubridade no setor acima mencionado, ultrapassando os limites de tolerncia previstos na NR-15 para no haver o pagamento adicional de insalubridade sobre o salrio mnimo dever ocorrer imediatamente o fornecimento de protetores auriculares e mscaras respiratrias adequados para a atividade, como os mostrados na Tabela de EPIs/Funo.

H o uso de botina de segurana c/ biqueira de ao, culos de proteo com lente incolor,luva para proteo contra agentes fsicos e qumicos, avental PVC, adequados e mscara PFF2 com proteo contra poeiras e nvoas no adequada para a atividade.

Setor 3 Ensacamento - 03 funcionarios ( Auxiliar de produo).

NPS = Leq 91,5 dB(A) Poeira total, concentrao 1,8 mg/m3 L.T. 8,8 mg/m3

EPI'S / FUNO

Auxiliar de Produo
Avental de PVC Avental de Raspa de Couro e/ou bluso de raspa de couro Botas de PVC ou Borracha Botas de Borracha at Verilha Bluso de Raspa de Couro Capacete de Segurana Capa de Chuva Cinto de Segurana Calado de segurana s/ biqueira C.A 26443 Calado de Segurana c/ Biqueira de proteo. Luvas de Raspa Cano Curto Luvas para proteo latex C.A 11324

O O O O O O

Luvas de Vaqueta Creme de proteo para mos e braos C.A 8265 Mangote de Raspa Protetor Descartvel PFF3 c/vlvula C.A 16968

3 - Ensacamento

LEGENDA: O: Uso obrigatrio O: Uso adequado

culos de Maariqueiro culos de Proteo Contra Impacto C.A 12572 culos de Ampla Viso culos para auxiliar o Soldador Perneira de Raspa de Couro Perneira de Couro Sinttico Protetor Auricular Concha Protetor Auricular tipo espuma C.A 5674 Protetor Facial de Acrilico Chapu Aba Larga

Observao: O uso dos EPIs obrigatrio conforme riscos expostos, os quais esto relacionados nas APRs e PPRA. Os colaboradores da rea administrativa devero utilizar os EPIs quando estiverem expostos aos riscos.
Protetor solar

PLANILHA 3- DE ANTECIPAO DE RISCOS AMBIENTAIS POR FUNO/GHE GRUPO HOMOGNEO DE EXPOSIO


GHE FUNAO 3 SETOR: Ensacamento DESCRIO DO AMBIENTE DE TRABALHO: rea operacional: Cobertura com p direito aproximado de 3,0 metros, ventilao artificial, piso em cimento liso, iluminao natural e artificial com uso de lmpadas florescentes. N trab. (n) 3 expostos: Medidas de Gravidade Medidas de Intensidade Controle dos Controle Propostas B riscos M A Existentes Elaborar PCMSO/ Cronograma de X aes; Orientaes atravs de treinamentos. Fornecer protetor auricular.
Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos

Operador de Mistura Fontes Trajetria/Meio Geradoras de Propagao setor de slidos Tipo de Exposio

Risco

de lquidos e 39

Agentes

Possveis Danos

Avaliao

Grupo 1 Risco Fsico


Rudo contnuo Misturador ou intermitente

Via de conduo area e via de conduo ssea

Contnuo

Cansao, irritao, dores de cabea, NPS = Leq 91,5 aumento da dB(A) Quantitativa presso arterial, surdez temporria, perda auditiva permanente.

No existentes

Grupo 2 Risco Qumico


Poeiras Produtos Qumicos Contato com a pele Contnuo

Problemas orgnicos, alrgicos e dermatites

Poeira total, concentrao mg/m3 Quantitativa 1,8 L.T. 8,8 mg/m3

Creme de proteo para mos e braos

Fornecer Mscara Respiratria Contra poeiras e nvoas .

Grupo 3 Risco Ergonmico

Exigncia de postura Atividade inadequada, Laboral Esforo fsico intenso

Postura inadequada, movimentos repetitivos e esforo fsico intenso

Contnuo

Dores nos membros inferiores e superiores, doenas do trabalho

Qualitativa

No mensurvel

Intervalo para descanso e implantao da ginstica laboral

Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos Elaborar PCMSO/ Cronograma de aes; Orientaes atravs de treinamentos. Manter os pisos do local de trabalho sempre limpos e organizados para evitar quedas acidentais.

Grupo 5 Riscos Acidente

Arranjo fsico Inadequado, Mobilirio Mquinas, equipamentos sem proteo

Exposio e contato

Contnuo

Ferimentos, Leses, cortes nos membros inferiores e superiores

Qualitativa

Botina de segurana s/ biqueira de ao e No mensurvel creme para mos e braos

Setor 3 Ensacamento

Agentes determinantes de periculosidade: No foram reconhecidos agentes determinantes de periculosidade no setor acima mencionado.

Agentes determinantes de insalubridade: Foram reconhecidos agentes determinantes de insalubridade no setor acima mencionado, ultrapassando os limites de tolerncia previstos na NR-15 para no haver o pagamento adicional de insalubridade sobre o salrio mnimo dever ocorrer imediatamente o fornecimento de protetores auriculares e mscaras respiratrias, luvas de segurana, culos de proteo contra impacto adequados para a atividade, como os mostrados na Tabela de EPIs/Funo.

H o uso de botina de segurana s/ biqueira de ao e creme para mos e braos.

Setor 4 - Construo do setor administrativo e novo galpo PCMAT - Programa de Condies do Meio Ambiente de Trabalho na Construo Civil Aps da elaborao do PPRA- Programa de Preveno de Riscos Ambientais (NR-9).

CLASSIFICAO DOS RISCOS

CATEGORIA

LEGENDA Fatores do ambiente ou elementos materiais que constituem um incmodo sem ser uma fonte de risco para a sade ou

Baixo (B)

Moderado (M)

Integridade fsica. Fatores do ambiente ou elementos materiais que constituem um incmodo podendo ser de baixo risco para a sade ou integridade fsica. Fatores do ambiente ou elementos materiais que constituem um risco para a sade e integridade fsica do trabalhador, com uma probabilidade de acidente ou doena, elevada.

Alto ou Crtico (A)

Planilha 4- Cronograma / Planejamento anual de aes

Priorida des

AES

A S O N D J F

M A M Data

da

Rubrica

Concluso

Avaliao peridica das concentraes de poeiras e vapores no setor de

2 Elaborao e implantao do PCA 3 Elaborao e implantao do PPR 4 Cronograma de manutenes preventivas

XX X

X XX

Treinamento Proteo respiratria

6 Treinamento Proteo auditiva

7 Treinamento sobre transporte e movimentao de cargas 8 Implantao programa 5S 10

Laudo ergonmico setor de Almoxarifado Laudo ergonmico setor de Misturador

X X

11

12

Laudo ergonmico setor de Ensacamento Realizao de acompanhamentos mdicos ref. PCMSO Adequao dos mobilirios dos diversos setores Avaliao quantitativa dos agentes qumicos Monitoramento das medidas corretivas

X X X X X X X X X X X X X X X X X

11

12

13

14

15

Inspecionar os extintores de incndio do prdio e dos veculos e providenciar devida sinalizao recarga e desobstruo do acesso aos mesmos Providenciar os devidos EPIs p/ cada risco indicado Providenciar treinamento sobre uso correto de EPIs Providncias melhorias nos pontos de iluminao deficientes. Sinalizar com placas de NO FUME na empresa Realizar treinamento sobre higiene pessoal para todos os funcionrios.
Identificar situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores. Discutir as situaes de risco que foram identificadas.

16

X X

X X X

X X

X X

17

18

19

X X

20

21

Sempre que houver a necessidade.

22

Sempre que houver a necessidade.

23

24

Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho Avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho relacionados segurana e sade dos trabalhadores Divulgar e promover o cumprimento das NR bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho; Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT Promover anualmente,em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno da AIDS.

Sempre que houver a necessidade.

Sempre que houver a necessidade.

25

26

Aguardar disponibilidade da empresa.

27

Aguardar disponibilidade da empresa.

28

29

30

31

S-ar putea să vă placă și