Sunteți pe pagina 1din 6

RECURSOS TERAPUTICOS II CORRENTES DIADINMICAS

PROF. FLAVIANO MOREIRA

Corrente Diadinmicas Foram criadas por Bernard em 1929, aps a observao de que a corrente eltrica havia proporcionado benefcios em alguns casos: - Melhora de pacientes com problemas psiquitricos; - Diminuio da dor em caso de gota. Decidiu utilizar a corrente da rede eltrica e atravs de uma tcnica chamada retificao, produziu cinco tipos de correntes que ficaram conhecidas como: CORRENTES DIADINMICAS DE BERNARD. So correntes galvanofardicas, alternadas em semi-ondas ou ondas completas. So correntes mista (BAIXA FREQUNCIA 50 a 100 Hz) com retificao Monofsica ou Bifsica. Produzem efeitos Analgsicos e Hiperemiantes. Devido a essa capacidade de hiperemiao, as CDs tem duplicado o poder de reabsoro tecidual. FORMAS DE CORRENTE DF (Difsica Fixa) MF (Monofsica Fixa) CP (Curtos Perodos) LP (Longos Perodos) RS (Ritmo Sincopado) DIFSICA FIXA Corrente (50 Hz) com retificao em onda completa. Possui tempo de Subida igual ao tempo de Descida e sem intervalos. Estimula a circulao perifrica e produz analgesia. Apresenta 66% de componente galvnico.

MONOFSICA FIXA Corrente (50 Hz) com retificao em semi-onda. Possui tempo de Subida igual ao tempo de Descida com intervalos. Produz contraes musculares de intensidade baixa. Apresenta 33% de componente galvnico.

CURTOS PERODOS Forma de corrente que intercala entre MF e DF , sem intervalos. Produz analgesia e estimula o trofismo.

LONGOS PERODOS Forma de corrente MF mesclada com uma segunda MF que est retificada em uma semi-onda, variando sua amplitude de 0 ao mximo. Produz analgesia persistente.

RITMO SINCOPADO Forma de corrente MF com pausas intercaladas. Aumenta o tnus e trofismo, fortalece a musculatura, melhora o retorno venoso e linftico e melhora o metabolismo e nutrio, previne aderncias. Apresenta 16,5% de componente galvnico.

RESPOSTAS FISIOLGICAS s CORRENTES DIADINMICAS EFEITOS Analgesia Vasomotor Muscular Regenerao tecidual Psquicos ANALGESIA A analgesia alcanada pelas CDs atribuido ao FENMENO DO MASCARAMENTO, que consiste na manuteno da excitao dos receptores quimiossensveis da dor. Bloqueando os perodos de refrao das fibras sensitivas, ou seja, bloqueia as fibras aferentes. A explicao para a vasodilatao e hiperemia como consequncia das CDs, devido ao aparecimento de substncias teciduais ativas. HISTAMINA Como ocorre com as correntes de baixa frequncia, a conduo fica na regio de tecidos superficiais, ou seja, no se pode determinar que as CDs produzem de maneira reflexa uma irrigao nos tecidos mais profundos. MUSCULAR CONTRAO-RELAXAMENTO Durante a terapia com as CDs, eleva-se a intensidade at que se produza contrao muscular (CP e LP 50 Hz) e na fase de 100 Hz relaxamento muscular. REGENERAO TECIDUAL

Facilitao da cicatrizao de tecidos devido s alteraes circulatrias locais e aos efeitos polares, levando a um aumento na atividade celular

PSQUICOS No se deve duvidar dos efeitos psquicos produzidos pela SURPRESA do pacientes ante o efeito analgsico da corrente.

ESCOLHA do TIPO de CORRENTE

DIFSICA FIXA INDICAO: Utilizar em 1 LUGAR, no tratamento inicial, antes da aplicao de outras correntes. No tratamento de transtornos circulatrios funcionais perifricos. Produz contraes musculares com INTENSIDADES ALTAS, mas o principal efeito a ANALGESIA e VASODILATAO.

MONOFSICA FIXA INDICAO: Tratamento de dores (exceto as de origem ESPASMDICA), com prvia aplicao da DF. Produz contraes musculares com considervel intensidades MAIS BAIXAS que a DF, mas seu principal efeito o AUMENTO DO TNUS.

INDICAO: Corrente ideal para o tratamento de dores de diferentes origens, estados ps-traumaticos e alteraes trficas. Produz contraes RTMICAS na musculatura.

LONGOS PERODOS INDICAO: Caracteriza-se por um efeito analgsico favorvel e resistente. Tratamento das mialgias, neuralgias, est indicado para o tratamento de ATONIA.

Produz estmulo com ALTAS INTENSIDADES.

RITMO SINCOPADO INDICAO: Estmulos fardicos locais. utilizado como prova de diagnstica de excitabilidade fardica dos nervos motores e msculos. Para impedir a instalao de retraes e bloqueios aticulares. Produz aumento de tnus e trofismo, pois fortalece o msculo.

INTENSIDADE Sugere-se para todos os tratamentos que a intensidade de corrente deve ser perceptvel, porm no dolorosa. O maior perigo dessas correntes o dano tissular decorrente dos efeitos polares. Esses podem ser evitados com a reverso de corrente durante o tratamento.

TEMPO DE CADA CORRENTE A utilizao das CDs se limita a poucos minutos, devido ao efeitos da corrente galvnica, com risco de queimadura. MXIMO 04 minutos de durao. O total das CDs no deve ultrapassar os 12 minutos. Caso ocorra uma sere de tratamento com 07 atendimentos consecutivas, deve-se interromper essa srie por 06 dias EFEITO DE ADAPTAO.

REFERNCIAS
ELETROTERAPIA Prtica Baseada em Evidncias; CAPTULO 15 Correntes de Baixa Frequncia Pag. 233 a 240.

S-ar putea să vă placă și