Sunteți pe pagina 1din 6

Ondas electromagnticas.

Chamamos de onda electromagntica o tipo de onda formada por um campo elctrico e outro magntico que so perpendiculares entre si e que se deslocam em uma direco perpendicular s duas primeiras. Por esta caracterstica, a onda electromagntica dita onda transversal.

Constituio das Ondas Electromagnticas

As ondas electromagnticas, so constituidas por: Comprimento de Onda Frequencia Campo Elctrico Campo Magntico Perodo

Tipos De Ondas Electromagnticas


O conjunto de todos os tipos de ondas eletromagnticas denominado "espectro eletromagntico". Existem, atualmente, muitos tipos de ondas eletromagnticas que constituem esse espectro. Todas as ondas que fazem parte desse espectro propagam-se, no vcuo, com uma velocidade igual a da luz e podem ser originadas pela acelerao de uma carga eltrica. Na figura que se segue, vamos mostrar o espectro electromagntico.

Como exemplo de ondas electromagnticas, podemos citar as ondas de rdio, as ondas de televiso, as ondas luminosas, as microondas, os raios X e outras. Essas denominaes so dadas de acordo com a fonte geradora dessas ondas e correspondem a diferentes faixas de frequncias.

Propagao das Ondas


A onda eletromagntica propaga em trajetria que no s depende de suas propriedades, mas tambm so ditadas pelo meio de propagao. A sua velocidade de propagao depende do meio em que ela se propaga, de referenciar tambm que ao contrrio da onda mecanica, a omda electromagntica, no precisa de um meio material para se propagar . Todas as ondas eletromagnticas tem em comum a sua velocidade de propagao no vcuo, prxima a 300000km/s, que equivalente a 1080000000km/h. Quanto a direo de propagao as ondas so classificadas como Tridimensionais: so capazes de se propagar em todas as dimenses.

Para as ondas eletromagnticas vale, tambm, a equao fundamental das ondas:


2

Caracteristicas de Ondas electromagnticas


Todas as ondas tem as seguintes caractersticas :

Reflexo - Quando uma onda volta para a direo de onde veio, devido batida em material reflexivo. Refrao - A mudana da direo das ondas, devido a entrada em outro meio. A velocidade da onda varia, pelo que o comprimento de onda tambm varia, mas a frequncia permanece sempre igual, pois caracterstica da fonte emissora. Difrao - O espalhamento de ondas, por exemplo quando atravessam uma fenda de tamanho equivalente a seu comprimento de onda. Ondas com alto comprimento de onda so facilmente difratadas. Interferncia - Adio ou subtrao das amplitudes das ondas, depende da fase das ondas em que ocorre a superposio. Disperso - a separao de uma onda em outras de diferentes frequncias. Vibrao - Algumas ondas so produzidas atravs da vibrao de objetos, produzindo sons. Exemplo: Cordas ( violo, violino, piano, etc.) ou Tubos ( rgo, flauta, trompete, trombone, saxofone, etc.) Polarizao - A onda pode ser polarizada pela utilizao de um filtro de polarizao. A polarizao de uma onda transversal descreve a direo de oscilao no plano perpendicular direo da viagem. Na figura que se segue, est um exemplo de duas das caracteristicas de

onda:

Como as Ondas so Geradas?


As ondas electromagnticas so geradas quando cargas elctricas livres aceleram, ou quando
electres ligados a tomos e molculas sofrem transies para estados de menor energia. Por exemplo, Ondas de Rdio, que possuem frequencias de aproximadamente 550HZ ou at
3

1600HZ, para AM, e desde aproximadamente 88HZ a 108Hz em FM, so produzidas por correntes elctricas macroscpicas oscilando em antenas de transmisso de rdio. A frequencia das ondas emitidas igual a frequencia de oscilao de cargas.

Polarizao de ondas
A polarizao uma propriedade das ondas electromagnticas que confina o campo elctrico da onda a um nico plano de vibrao, tal como o campo magntico. A luz natural no est polarizada, porque ao ser emitida por uma fonte ela vibra em infinitos planos de propagao, o que significa que se pudssemos olhar de frente um raio de luz veramos o vector elctrico a vibrar igualmente em todas as direces perpendiculares ao raio da onda (o raio da onda a direco de propagao da onda). Ao fazer com que uma onda se propague apenas num plano de propagao diz-se que ela est polarizada. Tambm freqentemente visvel atravs de

culos-de-sol polarizantes.

Aplicaes das Ondas Electromagnticas


As Ondas electromagnticas esto presentes no nosso dia-a- dia, e uma das suas maiores aplicaes, nos satlites ou em antenas, radares, para identificao de aeronaves. Alm destas, existem as outras grandes aplicaes em termos de rdio, na sua transmisso, tanto por FM quanto po AM, e na emisso de frequencias de televiso e de outros tantos servios. De realar tamb+em nos Raios X.

Concluso
As ondas electromagnticas, esto presentes no nosso dia-a-dia, constituindo uma parte muito grande da realizao da maior parte das nossas actividades, e at mesmo sem darmos conta, elas podem ser vitais para a transmissae recepo da maioria dos nossos dados dos trabalhos dirios. Mas tambm elas so prerigosas, pois as suas radiaes podem fazer mal a nossa sade. Mas mesmo para concluirmos, destacamos aqui a importancia deste tema, na nossa rea de estudi como sendo vital.

Indice
Introduo............ Ondas electromagnticas (Definio, Constituio e tipos).......... 1 Propagao de Ondas..................................................................... 2 Caracteristicas das Ondas............................................................ 3 Como so Geradas........................................................................3 Polarizao ................................................................................4 Aplicaes......................................................................4 Concluso.........................................................................5

S-ar putea să vă placă și