Sunteți pe pagina 1din 10

Rosto de Jesus?

Primeiramente vamos a notcia do dia 27/03/2001, que foi divulgada na imprensa, fonte BBC Brasil Como parte de um documentrio sobre a vida de Cristo, a equipe de produo da BBC TV (Londres - Inglaterra) criou uma imagem gerada por computador do que seria o rosto do filho de Deus.

foto do rosto que os cientistas dizem ser Jesus Is. 53.2,3 - 2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; no tinha beleza nem formosura e, olhando ns para ele, no havia boa aparncia nele, para que o desejssemos. 3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e no fizemos dele caso algum. Numa pesquisa histrica minuciosa que combinou tcnicas arqueolgicas com a anlise de antigas imagens religiosas, a equipe da BBC gerou o que seria o primeiro retrato falado de Jesus Cristo. A imagem, apresentada pela BBC como parte da promoo da srie de programas "O Filho de Deus" que comear a ser exibida no domingo na BBC1, bem diferente da imagem tradicional consagrada pelo cristianismo. Segundo a diretora do canal de televiso BBC1, Lorraine Heggessey, para criao do retrato falado de Jesus Cristo, os produtores usaram traos das feies dos judeus que viveram no primeiro sculo da era crist: " claro que essa no a face de Jesus, mas no deve estar muito longe da verdade." Lorraine disse ainda que a srie tem um tom investigativo, e conclui com suspense: "os programas abordam questes surpreendentes de aspectos tradicionais da histria crist. A srie vai revelar concluses inesperadas."

AS DEZ FASES DOS SOFRIMENTOS DE JESUS CRISTO 1 FASE DO SOFRIMENTO DE CRISTO: Mt. 26.37 - E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, comeou a entristecerse e a angustiar-se muito. COMEOU A ENTRISTECER-SE. Os sofrimentos fsicos e espirituais de Cristo comearam em Getsmani. Seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue. Lc 22.44 - E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam at ao cho). Sob grande presso, os pequenos vasos capilares das glndulas sudorparas podem romper-se e dar-se a mistura de sangue com suor. Mt. 26.38,39 - Ento lhes disse: A minha alma est cheia de tristeza at a morte; ficai aqui, e velai comigo. 39 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possvel, passe de mim este clice; todavia, no seja como eu quero, mas como tu queres. PASSE DE MIM ESTE CLICE. O que Cristo quis dizer com este clice tem sido objeto de muita discusso. (1) duvidoso que Cristo estivesse orando para ser poupado da morte fsica, pois Ele estava decidido a morrer pelo pecado da raa humana. (2) mais provvel que Ele estivesse pedindo a iseno do castigo da separao do Pai, a pena mxima pelo pecado do mundo, que Ele tomaria sobre si. Cristo pediu que sua morte fsica fosse aceita como resgate total pelo pecado da humanidade pecadora. Todavia, Ele disse ao Pai: No seja como eu quero, mas como Tu queres . A seguir, Ele entregou-se para sofrer, tanto a morte fsica como a separao espiritual de seu Pai celestial, para assim obter a salvao de toda a humanidade (cf. 27.46). Sua orao foi ouvida, pois o Pai o fortaleceu mediante os anjos, para beber o clice que lhe estava destinado. Lc 22.42, 43 - Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este clice; todavia no se faa a minha vontade, mas a tua. 43 E apareceu-lhe um anjo do cu, que o fortalecia. Hb 5.7 - O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lgrimas, oraes e splicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Um estudo dos acontecimentos que vo da priso de Cristo sua crucificao: 1 - a priso (26.47-56, Mc 14.43-52; Lc 22.47-53; Jo 18.2-12); 2 - o julgamento religioso perante Ans (Jo 18.12-14, 19-24) e perante Caifs (26.57,5968; Mc 14.53, 55-65; Lc 22.54, 63-65; Jo 18.24); 3 - a negao de Pedro (26.58, 69-75; Mc 14.54, 67-72; Lc 22.54-62; Jo 18.15-18, 25-27); 4 - a condenao pelo sindrio (27.1; Mc 15.1; Lc 22.66-71); 5 - o suicdio de Judas (27.3-10); 6 - o julgamento civil perante Pilatos (27.2, 11-14; Mc 15.2-5; Lc 23.1-5; Jo 18.28 38); 7 - o julgamento perante Herodes (Lc 23.27-30), que o devolveu a Pilatos (27.11-26; Mc 15.6-15; Lc 23.11-25; Jo 18.28 19.1, 4-16);

8 - o escrnio no palcio do governador (27.27-30; Mc 15.16-19; Jo 19.2,3), depois disso Ele foi aoitado e a seguir conduzido para ser crucificado (27.31); 9 - a caminhada at o Glgota (27.32-34; Mc 15.20-23; Lc 23.26-33; 10 - a crucificao Os sofrimentos de Cristo, segunda fase Mt. 26.67,68 - Ento cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam, 68 Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem o que te bateu? CUSPIRAM-LHE... DAVAM MURROS.... O ESBOTEFEAVAM Depois da sua priso noite e do abandono pelos discpulos (VV. 55-57), Jesus conduzido perante Caifs e ao sindrio judaico. Vedam seus olhos, zombam seguidamente dEle, cospem e batem na sua face. Os sofrimentos de Cristo, terceira fase Mt 27.2 - E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Pncio Pilatos. O ENTREGARAM A PILATOS De manh, Jesus, aoitado e exausto, conduzido atravs de Jerusalm para ser interrogado por Pilatos. Soltam a Barrabs (v. 20). Jesus novamente aoitado e entregue para ser crucificado (v. 26). QUANTO A JUDAS ISCARIOTES Mt. 27.3 - ENTO JUDAS... ARREPENDIDO. Judas ficou sabendo que suas aes pecaminosas levariam morte de Jesus. Da mesma forma, nossas aes inevitavelmente afetam os outros, para o bem ou para o mal. Muitos atos que iniciamos no podero mais ser sustados e seus resultados nocivos e destrutivos nos afetaro, bem como a outras pessoas. da mxima importncia que evitemos qualquer ao ou plano que possa ter conseqncias danosas em potencial. MT.27.5 - RETIROU-SE E FOI-SE ENFORCAR. Mateus declara que Judas foi-se enforcar, mas At. 1. 16-18 diz que ele morreu ao cair. O que Judas provavelmente fez foi lanar-se sobre uma estaca pontiaguda. Naqueles tempos, o indivduo morria pendurado, por crucificao ou empalao. At 1. 16-18 16 Homens irmos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Esprito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; 17 Porque foi contado conosco e alcanou sorte neste ministrio. 18 Ora, este adquiriu um campo com o galardo da iniqidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

Os sofrimentos de Cristo, quarta fase Mt.27.26 - Ento soltou-lhes Barrabs, e, tendo mandado aoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. E TENDO MANDADO AOITAR A JESUS 1 - No aoitamento romano, a vtima era despida e presa a uma coluna, ou ento ela curvava-se sobre um tronco, com as mos atadas nele. O instrumento de tortura consistia num curto cabo de madeira no qual estavam presas vrias tiras de couro com pequenos pedaos de ferro ou osso, presos nas pontas. Os golpes eram aplicados s costas da vtima por dois algozes, um de cada lado da vtima. Os cortes eram to profundos que apareciam as veias, as artrias, e, s vezes, at certos rgos internos. Muitas vezes, a vtima morria durante o aoitamento ou flagelao. 2 - A flagelao era uma tortura pavorosa. O fato de Jesus no poder levar a cruz deve ter sido por causa do seu horrvel sofrimento, resultante desse castigo (v. 32; Lc 23.26; Is 52.14). Mas ele foi ferido pelas nossas transgresses e modo pelas nossas iniqidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras fomos sarados (Is 53.5; 1 Pe 2.24). Os sofrimentos de Cristo, quinta fase Mt.27.28,29 - E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus audincia, reuniram junto dele toda a coorte. 28 E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate; 29 E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabea, e em sua mo direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus. 30 - E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabea. UMA CAPA DE ESCARLATE... UMA COROA DE ESPINHOS Desamarraram as mos de Jesus e o puseram em meio tropa romana (v. 27). Os soldados colocam uma capa sobre Ele, pem um canio em sua mo e uma coroa de espinhos na sua cabea (v. 29). Os soldados escarnecem dEle e batem no seu rosto e na cabea, fazendo penetrar profundamente os espinhos no couro cabeludo (v. 30). Os sofrimentos de Cristo, sexta fase Mt.27.31 - E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado. O LEVARAM PARA SER CRUCIFICADO. Levando a pesada cruz no ombro, Cristo lentamente inicia a caminhada para o Glgota. O peso da cruz somado ao seu esgotamento fsico o faz cair. Esfora-se para levantar-se, porm no consegue. Obrigam a Simo de Cirene a levar a cruz.

Os sofrimentos de Cristo, stima fase Mt.27.35 - E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lanando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha tnica lanaram sortes. HAVENDO-O CRUCIFICADO No Glgota, pem a cruz no solo e deitam Jesus sobre ela. Estendem seus braos ao longo dos braos da cruz e pregam um cravo de ferro, quadrado e pesado, que atravessa sua mo (ou punho), primeiro a mo direita, e, em seguida, a esquerda. Os cravos penetram tambm na madeira. A seguir, estendem seus ps e os cravam na cruz, com cravos maiores do que os das mos. Os sofrimentos de Cristo, oitava fase Mt. 27.39-44 E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeas, 40 E dizendo: Tu, que destris o templo, e em trs dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se s Filho de Deus, desce da cruz. 41 E da mesma maneira tambm os prncipes dos sacerdotes, com os escribas, e ancios, e fariseus, escarnecendo, diziam: 42 Salvou os outros, e a si mesmo no pode salvar-se. Se o Rei de Israel, desa agora da cruz, e cr-lo-emos. 43 Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus. 44 E o mesmo lhe lanaram tambm em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados. BLASFEMAVAM DELE Agora, Jesus, cheio de ferimentos e coberto de sangue, um espetculo pattico para o povo que assiste ao ato. As dores so atrozes em todo o seu corpo, ficando naquela posio horrvel, por vrias horas; os braos esto afadigados; sente grandes cimbras nos msculos e rasga-se a pele das suas costas. Comea outra agonia uma dor insuportvel no peito, causada pela compresso dos fluidos no corao. Sente uma sede abrasadora (Jo 19.28) e est consciente do sofrimento e do escrnio dos que passam junto cruz (vv. 39-44). Os sofrimentos de Cristo, nona fase Mt.27.46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lam sabactni; isto , Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? POR QUE ME DESAMPARASTE? Este brado de Cristo assinala o ponto culminante dos seus sofrimentos pelo mundo perdido. Seu brado em aramaico ( Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? ) testemunha que Ele experimentou a separao de Deus Pai, ao tornar-se substituto do pecador. Esta a pior tristeza, angstia e dor que Ele sente. Est ferido pelas transgresses dos seres humanos (Is 53.5) e se d em resgate de muitos. Aquele que no conheceu pecado, Deus o fez pecado pela humanidade inteira (2 Co 5.21 quele que no conheceu pecado, o fez pecado por ns; para que nele fssemos feitos justia de

Deus). Ele morre abandonado, para que nunca sejamos abandonados (cf. Sl 22). Assim, mediante seus sofrimentos, Cristo redime a raa humana. A crucificao de Cristo a partir do ponto de vista mdico A crucificao comea: Jesus oferecido vinho com mirra, um leve analgsico. Jesus se recusa a beber. Simo ordenado a colocar a barra no cho e Jesus rapidamente jogado de costas, com seus ombros contra a madeira. O legionrio procura a depresso entre os osso de seu pulso. Ele bate um pesado cravo de ferro quadrado que traspassa o pulso de Jesus, entrando na madeira. Rapidamente ele se move para o outro lado e repete a mesma ao, tomando o cuidado de no esticar os ombros demais, para possibilitar alguma flexo e movimento. A barra da cruz ento levantada e colocado em cima do poste, e sobre o topo pregada a inscrio onde se l: "Jesus de Nazar, Rei dos Judeus". O p esquerdo agora empurrado para trs contra o p direito, e com ambos os ps estendidos, dedos dos ps para baixo, um cravo batido atraves deles, deixando os joelhos dobrados moderadamente. A vtima agora crucificada. Enquanto ele cai para baixo aos poucos, com mais peso nos cravos nos pulsos a dor insuportvel corre pelos dedos e para cima dos braos para explodir no crebro os cravos nos pulsos esto pondo presso nos nervos medianos. Quando ele se empurra para cima para evitar este tormento de alongamento, ele coloca seu peso inteiro no cravo que passa pelos ps. Novamente h a agonia queimando do cravo que rasga pelos nervos entre os ossos dos ps. Neste ponto, outro fenmeno ocorre. Enquanto os braos se cansam, grandes ondas de cibras percorrem seus msculos, causando intensa dor. Com estas cibras, vem a dificuldade de empurrar-se para cima. Pendurado por seus braos, os msculos peitorais ficam paralisados, e o msculos intercostais incapazes de agir. O ar pode ser aspirado pelos pulmes, mas no pode ser expirado. Jesus luta para se levantar a fim de fazer uma respirao. Finalmente, dixido de carbono acumulado nos pulmes e no sangue, e as cibras diminuem. Esporadicamente, ele capaz de se levantar e expirar e inspirar o oxignio vital. Sem dvida, foi durante este perodo que Jesus consegui falar as sete frases registradas: Jesus olhando para os soldados romanos, lanando sorte sobre suas vestes disse: "Pai, perdoa-lhes, porque no sabem o que fazem. " (Lucas 23:34) Ao ladro arrependido, Jesus disse: "Em verdade te digo que hoje estars comigo no paraso." (Lucas 23:43) Olhando para baixo para Maria, sua me, Jesus disse: Mulher, eis a teu filho. E ao atemorizado e quebrantado adolescente Joo, Eis a tua me. (Joo 19:26-27) O prximo clamor veio do incio do Salmo 22, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Ele passa horas de dor sem limite, ciclos de contoro, cimbras nas juntas, asfixia intermitente e parcial, intensa dor por causa das lascas enfiadas nos tecidos de suas costas dilaceradas, conforme ele se levanta contra o poste da cruz. Ento outra dor

agonizante comea. Uma profunda dor no peito, enquanto seu pericrdio se enche de um lquido que comprime o corao. Lembramos o Salmo 22 versculo 14 Derramei-me como gua, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu corao fez-se como cera, derreteu-se dentro de mim. Agora est quase acabado - a perda de lquidos dos tecidos atinge um nvel crtico - o corao comprimido se esfora para bombear o sangue grosso e pesado aos tecidos - os pulmes torturados tentam tomar pequenos golpes de ar. Os tecidos, marcados pela desidratao, mandam seus estmulos para o crebro. Jesus clama Tenho sede! (Joo 19:28) Lembramos outro versculo do proftico Salmo 22 Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a lngua se me apega ao cu da boca; assim, me deitas no p da morte. Uma esponja molhada em posca, o vinho azedo que era a bebida dos soldados romanos, levantada aos seus lbios. Ele, aparentemente, no toma este lquido. O corpo de Jesus chega ao extremo, e ele pode sentir o calafrio da morte passando sobre seu corpo. Este acontecimento traz as suas prximas palavras - provavelmente, um pouco mais que um torturado suspiro Est consumado!. (Joo 19:30) Sua misso de sacrifcio est concluda. Finalmente, ele pode permitir o seu corpo morrer. Com um ltimo esforo, ele mais uma vez pressiona o seu peso sobre os ps contra o cravo, estica as suas pernas, respira fundo e grita seu ltimo clamor: Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito! (Lucas 23:46). Para no profanar a Pscoa, os judeus pediam para que os rus fossem despachados e removidos das cruzes. O mtodo comum de terminar uma crucificao era por crucificatura, quebrando os ossos das pernas. Isto impedia que a vtima se levantasse, e assim eles no podiam aliviar a tenso dos msculos do peito e logo sufocaram. As pernas dos dois ladres foram quebradas, mas, quando os soldados chegaram a Jesus viram que no era necessrio. Os sofrimentos de Cristo, dcima fase Mt.27.50 - E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o esprito. JESUS, CLAMANDO OUTRA VEZ Cristo profere suas ltimas palavras, bradando alto: Est consumado (Jo 19.30). Este brado significa o fim dos seus sofrimentos e a consumao da obra da redeno. Foi paga a dvida do pecado humano, e o plano da salvao cumprido. Feito isto, Ele faz uma orao final: Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito (Lc 23.46). Mt.27.51 E eis que o vu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; O VU... SE RASGOU.

O vu do templo (cf. x 26.31-33; 36.35) rasgado mostra que o caminho para a presena de Deus foi aberto. A cortina que fazia separao entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos vedava o caminho presena de Deus. Mediante a morte de Cristo, a cortina foi removida e aberto ficou o caminho para o Santo dos Santos (i.e., a presena de Deus), para todos quantos crerem em Cristo e na sua Palavra salvfica (cf. Hb 9.1-14; 10.19-22). Mt.27.52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; SANTOS... FORAM RESSUSCITADOS O significado deste evento o prenncio proftico de que a morte e a ressurreio de Cristo garantem a nossa ressurreio gloriosa na sua vinda. A ressurreio de Cristo foi a derrota da morte (ver 1 Co 15.50-58; 1 Ts 4.14). 1 Ts 4.14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim tambm aos que em Jesus dormem, Deus os tornar a trazer com ele.

" EXPLICANDO A CRUELDADE DE UMA CRUCIFICAO "

CORPO: O mais cruel castigo. Ser amarrado a um poste baixo, quase n e reduzido a farrapos.

Instrumentos usados pelos legionrios romanos

O Flagellum: chicote feito com tiras de couro tranadas, tinham em suas tiras esferas de chumbo e pedaos de ossos e metais. Tinham o poder de cortar e arrancar pedaos da carne, deixando a vista msculos e at ossos.Este azorrague (jo 2.15) triturava, deixando as costas nuas, pernas e braos com sulcos tremendos e, muitas os nervos e veias eram cortados, causando a morte por perda mltipla de sangue.

O sangue se espalhou por todo o ptio. As pontas do azorrague se prendiam as carnes e ao ser brutalmente arrancadas, abriam enormes feridas e pedaos de pele, carne e sangue eram lanados longe. Os legionrios se divertiam e nem se incomodaram de terem ficado coberto do sangue de um inocente.Quando foi arrastado para dentro por dois legionrios, deixou para trs uma trilha brilhante de sangue.

Confeccionaram uma coroa de espinhos para Jesus, afinal ele se dizia rei, e rei tinha que ter uma. O Atad, planta de Zizipus lotus era usada depois de seca para fogueira nas noites frias quando a guarda se reuniam, Seus espinhos chegavam a ter 12 cm. E foi com esta coroa que os legionrios coroaram Jesus, e no satisfeitos, a enterraram em sua cabea usando um canio de madeira.O mdico Dr. Pierre Barbet explica que estas pancadas podem ter produzido um abalo que se chama comoo contuso cerebral, que caracteriza pela ruptura extensa de pequenos vasos nas meninges e no crebro.

* 1 etapa ( explicao de uma tortura). Retirado do livro "est consumado". Todos direitos reservados , Ed. A.P e ABPE de 2006 - Autora: Rosangela Ferris - 02/09/2011

S-ar putea să vă placă și