Sunteți pe pagina 1din 4

Fora Elstica 1.

Lei de Hooke Consideremos uma mola vertical presa em sua extremidade superior, conforme mostra a figura ao lado. Ao aplicarmos uma fora de intensidade F em sua extremidade livre, essa mola sofrer uma deformao x , que representa a variao ocorrida em seu comprimento (x = l - l0 ).

Essa deformao denominada elstica quando, retirada a fora comprimento original (l0 ).

, a mola retorna ao seu

Robert Hooke (1635-1703), cientista ingls, verificou experimentalmente que, em regime de deformaes elsticas, a intensidade da fora aplicada mola diretamente proporcional deformao produzida. Isto , se duplicarmos a intensidade da fora aplicada mola, sua deformao dobrar, e assim por diante enquanto a deformao for elstica. Podemos sintetizar a lei de Hooke pela seguinte expresso:

onde k uma constante de proporcionalidade caracterstica da mola, chamada constante elstica da mola. Sua unidade no SI newton por metro (N/m). Podemos obter a constante elstica (k) de uma mola elstica atravs da declividade (tg ) da reta de seu grfico fora x deformao, como indicado abaixo.

Convm lembrar que, no processo de deformao, a mola sempre estar sujeita a ao de duas foras (uma em cada extremidade), sendo de mesma intensidade (kx) quando sua massa for desprezvel (mola ideal).

www.estudefisica.com.br

2. Fora Elstica Quando um corpo est preso a uma mola deformada, a fora de contato que a mola exerce nele chama-se fora elstica. Pelo princpio da ao-reao, as foras trocadas entre o corpo e a mola so de mesma intensidade. Logo, a intensidade da fora elstica ser dada, de acordo com a lei de Hooke, por:

sendo k a constante elstica da mola e x sua deformao instantnea. A fora elstica sobre um corpo pode estar orientada no sentido de puxar (mola esticada) ou de empurrar (mola comprimida).

Exerccios Resolvidos 01. A mola ideal da figura varia seu comprimento de 12 cm para 17 cm quando penduramos em sua extremidade um corpo A (em repouso) de peso 10 N.

www.estudefisica.com.br

a) Qual a constante elstica da mola, em N/m ? b) Qual o comprimento dessa mola, quando ela sustentar em equilbrio um corpo B de peso 20 N ? Resoluo a) A deformao ocorrida na mola vale: x = l - l0 = 17 - 12 = 5 cm = 0,05 m Pelo fato do bloco A estar em equilbrio, vem:

b) Como o peso do corpo B o dobro do peso de A, a mola ter sua deformao duplicada (de 5 cm para 10 cm). Logo, o comprimento da mola, quando esta sustenta o corpo B, ser: l = l0 + x = 12 + 10 02. O sistema montado na figura apresenta-se em equilbrio. As molas verticais so leves (pesos desprezveis) e cada uma possui constante elstica k = 50 N/m e comprimento natural (no deformada) de 20 cm. Cada bloco tem peso de 5,0 N. Quais os comprimentos a e b das molas?

Resoluo 1) Analisando o equilbrio do bloco inferior, temos:

logo

www.estudefisica.com.br

2) Observando as foras em equilbrio no bloco superior e lembrando que a mola inferior traciona ambos os blocos com a mesma intensidade (F1), tem-se

logo:

Observao final Pode-se obter tambm a deformao da mola superior considerando que o conjunto de blocos (peso total 10 N) produza sua deformao. Como as molas so idnticas, a mola superior sofrer o dobro da deformao experimentada pela inferior, isto : 20 cm.

www.estudefisica.com.br

S-ar putea să vă placă și