Sunteți pe pagina 1din 9

Movimento artstico e filosfico

Ita Cultural | Secretaria de Educao do Estado do Rio de Janeiro

Share on twitterShare on facebookShare on orkutShare on emailMore Sharing Services

So Pedro, de Caravaggio

O Barroco foi um perodo estilstico e filosfico da Histria da sociedade ocidental, ocorrido durante os sculos XVI e XVII, na Europa, e XVII e XVIII, na Amrica. Era inspirado no fervor religioso e na passionalidade. O termo 'Barroco' advm da palavra portuguesa homnima que significa "prola imperfeita", ou por extenso jia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas lnguas francesa e italiana. Alguns historiadores costumam apontar como o incio da poca barroca os anos finais do sculo XVI, que com a arte religiosa da Contra-Reforma teria gerado os primeiros frutos do que viria a ser a arte barroca, plenamente desenvolvida apenas durante a primeira metade do sculo posterior. Como marco inicial aponta-se a primeira igreja da recm-fundada Companhia de Jesus em Roma, a Igreja de Jesus, 1568, com sua fachada de Giacomo della Porta (ca.1541 - 1604). Por outro lado, alguns tericos fazem avanar o estilo barroco at meados do sculo XVIII, com sua derivao rococ ou rocaille, cuja graciosidade requintada de formas sinuosas e assimtricas pode ser vista como um processo natural de desenvolvimento do sculo anterior. Alm das dificuldades com respeito s datas, deve-se considerar aquela relativa prpria definio estilstica da arte barroca. Aps seu surgimento na Roma catlica, ele se dissemina fortemente pelo mundo, gerando uma srie de variaes nacionais. Por isso a dificuldade de unir num mesmo denominador comum trabalhos de alguns dos grandes mestres comoMichelangelo Merisi da Caravaggio (1571 - 1610), Peter Paul Rubens (1577 - 1640), Diego Velzquez (1599 - 1660), Rembrandt van Rijn (1606 - 1669), Gian Lorenzo Bernini (1598 - 1680), Francesco Borromini (1599 - 1667), Baciccio (1639 - 1709) e o Aleijadinho (1730 - 1814). Estudos mais profundos sobre o perodo so relativamente recentes. Em primeiro lugar, deve-se considerar que s a partir da segunda metade do sculo XVIII a arte posterior aoRenascimento comea a ser chamada de forma pejorativa de barroca. Em contraposio ao ideal clssico, as obras desses artistas admitem uma certa tendncia ao bizarro, ao assimtrico, ao extravagante, ao apelo emocional, inexistente at ento na arte renascentista. Deve-se aos tericos A. Riegl e H. Wlfflin o incio de uma revalorizao das obras barrocas no final do sculo XIX. Para eles, no se trata mais de hierarquizar momentos radicalmente diversos da histria da arte, mas sim reconhecer e valorizar os traos distintivos do Barroco como expresso de uma outra forma de ver o mundo. Segundo Wllflin, para alm das diferenas individuais e nacionais de cada artista, podese dizer que arte barroca, tanto na arquitetura e escultura, quanto no desenho e na pintura, possui as seguintes caractersticas formais: apresenta os objetos como manchas ou massas de cor; enfatiza a profundidade e no o plano; sua forma aberta, pois as indeterminaes dos limites entre os objetos

representados e as perspectivas no-centrais sugerem uma continuidade no espao e no tempo; a sensao de unidade prevalece sobre a singularidade de cada parte; as formas possuem uma clareza relativa, ou seja, no mais preciso reproduzir as coisas em todos os seus detalhes, basta sugerir ao espectador alguns pontos de apoio para que a imaginao complete o resto. Em seu conjunto, essas qualidades formais servem a uma interpretao do mundo na qual a aparncia mutvel da realidade se sobrepe viso da beleza ideal imutvel. O homem barroco compreende a natureza como infinita em sua diversidade e dinamismo e para expressar tal sentimento utiliza recursos formais tais como contrastes abruptos de luz e sombra, manchas difusas de cores, passagens sbitas entre primeiro e segundo planos, diagonais impetuosas, ausncia de simetria, entre outros. De certa forma, o desapego pelas formas "ideais" de beleza e perfeio clssicas e a valorizao da representao dos temas a partir da experincia, predispe algumas obras barrocas a uma espcie de naturalismo, quer dizer, a imagem pictrica das coisas e seres humanos tal como aparecem, com suas marcas do tempo, seus defeitos fsicos, seus traos bizarros e feios, sem retoque algum. Por outro lado, a questo da veracidade do instante representado se d na arte barroca pelo apelo emoo do espectador. Por isso as contores exageradas dos corpos e rostos, os efeitos irreais de luz e sombra, so alguns dos recursos teatrais utilizados para convencer. No caso da arte decorativa - um dos gneros mais desenvolvidos do perodo - a composio cenogrfica das figuras serve ao mesmo propsito. Em vista do desenvolvimento que a arte barroca conhece nos pases protestantes setentrionais, principalmente na figura singular de Rembrandt, torna-se problemtico afirmar que o barroco apenas a arte da Igreja catlica contra-reformista. tambm. Bem como soube expressar os interesses das Monarquias Absolutistas. Na verdade, ao propiciar a flexibilizao dos cnones clssicos (dando liberdade ao artista de criar novas formas de representao) e atribuir a arte uma capacidade de persuaso indita at ento, o barroco bem acolhido em diversas partes do mundo, gerando pela primeira vez na histria da arte uma srie de nuances nacionais. Encontra, por exemplo, um desenvolvimento importante na arte ibero-americana. No Brasil, a arte barroca, a partir dos modelos europeus, adaptada a condies regionais (materiais e tcnicas, bem como espirituais), conquistando caractersticas prprias cem anos aps sua ocorrncia na Europa, em pleno sculo XVIII.

O Barroco na Europa
Ita Cultural | Secretaria de Educao do Estado do Rio de Janeiro

Share on twitterShare on facebookShare on orkutShare on emailMore Sharing Services

Realizada em 1694, a pintura do padre jesuta Andrea Pozzo no teto da Igreja de Santo Incio, em Roma, tornou-se uma importante referncia para a arte barroca.

O barroco surgiu na Itlia aps o Conclio de Trento, realizado de 1545 a 1563, que reuniu a cpula da Igreja Catlica e em que se decidiu pela oposio a certas inovaes propostas por segmentos reformadores da Igreja. A Contra-Reforma, como ficou conhecida essa reao, significou um grande impulso para a arte religiosa.

Interessada em popularizar a tradio e os ensinamentos cristos, a Igreja Catlica patrocinou artistas e artesos, multiplicou a produo de ornamentos e imagens para a decorao dos templos, e irradiou essa tendncia esttica por diferentes lugares ao redor do mundo. O incentivo dado pela Igreja produo artstica levou artistas de toda a Europa para a Itlia, criando um intercmbio que fez o barroco se espalhar rapidamente pelas principais capitais do continente. O realismo das imagens de Caravaggio, a dramaticidade e o movimento de obras como as de Carracci e Bernini logo repercutiram na arte religiosa europia.

Diego Velzquez Cristo Crucificado, 1632 leo sobre tela, 250 x 170 cm Museu do Prado, Madri

Espanha - Na Espanha, o impacto causado pelo barroco italiano foi notado principalmente na pintura. Diego Velzquez, o mais importante pintor espanhol poca, desenvolveu um trabalho marcado pelo realismo do italiano Caravaggio, que j em 1603 tinha obras expostas em Sevilha, onde Velzquez iniciou sua carreira. Na escultura, no entanto, em vez do mrmore usado na Itlia, persistiu a opo pela talha em madeira, de origem medieval. As esculturas policromadas e cheias de detalhes e o uso de enormes retbulos ricamente decorados foram caractersticos tanto do barroco espanhol quanto do portugus e do brasileiro. Portugal - O apogeu do barroco portugus se deu com o reinado de D. Joo V, aps o domnio espanhol, de 1580 a 1640. A influncia italiana foi intensa. Na arquitetura destacaram-se o italiano Nicola Nazzoni, que desenvolveu no norte do pas um estilo tipicamente portugus, e o alemo Frederico Ludovice, que aps uma estadia em Roma transferiu-se para Portugal a convite dos jesutas e projetou o Convento de Mafra.

Fachada do Convento de Mafra, construdo entre 1717 e 1744 e decorado com esculturas italianas.

A expanso martima de Portugal significou tambm a difuso e o desenvolvimento da arte barroca. Nas colnias, populaes nativas e escravas eram doutrinadas no cristianismo, garantindo a conservao da Igreja Catlica contra-reformista, que enfrentava dificuldades em vrios pontos da Europa. As primeiras manifestaes artsticas do barroco chegaram Amrica com a Companhia de Jesus, quando Portugal ainda estava sob domnio espanhol, e continuaram durante o processo de colonizao do territrio portugus, a partir da restaurao da Coroa. A escultura em madeira, a talha dourada e a azulejaria usadas no barroco brasileiro, so heranas do barroco portugus.

O Barroco no Brasil
Ita Cultural | Secretaria de Educao do estado do Rio de Janeiro

Share on twitterShare on facebookShare on orkutShare on emailMore Sharing Services

Capela Dourada da Igreja da Ordem Terceira de So Francisco de Assis, no Recife, construda e decorada entre 1696 e 1724.

A colonizao do Brasil se deu inicialmente pela costa litornea, onde atracaram as primeiras fragatas e por onde comeou a explorao do territrio. Os lugares geogrfica e estrategicamente mais adequados construo e defesa deram origem s primeiras vilas. Em algumas delas foram rezadas missas inaugurais, muitas foram batizadas com nomes de santos, e todas ganharam igrejas ou capelas. Com o avano da colonizao e o desenvolvimento da atividade extrativista, algumas vilas transformaram-se em importantes cidades, em que se refletia o poderio econmico da Coroa. Recife - As principais cidades nordestinas enriqueceram rapidamente com a produo aucareira. Dessa

prosperidade resultaram muitas manifestaes artsticas e arquitetnicas de grande porte e ostentao.

No interior da Igreja de So Francisco, em Salvador, que comeou a ser construda em 1708, impressiona a variedade de materiais nobres usados na decorao, como o ouro, a azulejaria e o jacarand.

A conveniente combinao entre o enriquecimento brusco e os objetivos da arte religiosa originou obras e templos exemplares do chamado barroco litorneo, erguidos com materiais nobres e decorados conforme os padres ibricos vigentes poca. Recife foi uma dessas cidades em que sobreviveram importantes edificaes religiosas, apesar de conflitos e destruies decorrentes da disputa por suas terras. Salvador - A economia aucareira promoveu o desenvolvimento acelerado de algumas cidades do Nordeste do pas durante a colonizao.

Na nave da Igreja do Mosteiro de So Bento, no Rio de Janeiro, a talha de madeira dourada comeou a ser colocada em 1717.

Em Salvador, a esse impulso econmico somou-se ainda o poderio poltico da capital do imprio, ttulo que ostentou por mais de 200 anos, entre 1549 e 1763. Como tal erigiu edifcios grandiosos e contou com os mais refinados e caros recursos para a decorao de templos. So muitos os exemplos de construes e obras barrocas por toda a cidade, que desenvolveu estilos particulares e revelou artistas de grande talento e destreza. Rio de Janeiro - Porto de embarque de riquezas rumo metrpole, o Rio de Janeiro tornou-se a cidade mais importante da colnia, e sua capital em 1763. A transferncia da capital de Salvador para o Rio de Janeiro coincidiu com o auge da extrao de ouro e

pedras preciosas que escoaram por seus portos. Como em Salvador, a passagem do dinheiro deixou marcas no desenvolvimento da cidade, enriqueceu sobremaneira a arte barroca e a decorao das igrejas e atraiu muitos artistas e artesos.

Igreja de Nossa Senhora do Rosrio, construda no sculo XVIII no Embu, So Paulo.

So Paulo - Durante o perodo colonial, So Paulo viveu um considervel isolamento geogrfico em comparao com as regies do acar e do ouro. Apesar da descoberta de pedras preciosas e ouro para extrao em suas terras e do af empreendedor dos bandeirantes, o interior paulista s viveu seu grande desenvolvimento econmico a partir de meados do sculo XIX com o plantio do caf, que recebeu o apelido de ouro verde.

A Igreja de So Miguel foi projetada pelos jesutas Gian Batista Primoli e Jos Grimau com base na Igreja de Ges, em Roma, principal templo da Ordem dos Jesutas. Da igreja missioneira, erigida entre 1735 e 1744, restam apenas runas.

As manifestaes da arte religiosa durante o perodo colonial padeceram, portanto, da escassez de recursos. A Igreja e as Ordens Religiosas pouco investiram em So Paulo, restando muitas vezes aos prprios frades e padres a construo e decorao dos templos. Misses - Onde hoje se encontra o Rio Grande do Sul, os jesutas organizaram comunidades que logo se tornaram auto-suficientes e prsperas, as chamadas Misses. Seu desenvolvimento harmonioso e a prosperidade, no entanto, entraram em conflito com os interesses da Coroa portuguesa, que se ocupava da explorao e administrao das riquezas das novas colnias, fundadas com base no latifndio e na escravido.

Detalhe do mapa da Amrica de John Senex realizado no sculo XVIII, com superposio de algumas das expedies feitas ao interior do pas.

Foi assim que em 1759 deu-se a expulso definitiva dos jesutas pelo marqus de Pombal e o fim das Misses. Na arte religiosa que elas produziram, permaneceram as marcas da fuso de estilos provenientes de culturas europias e indgenas. A caminho do interior - Enquanto no litoral vilas e cidades se assentavam e se desenvolviam, novas exploraes partiam em busca da conquista do continente. As misses jesuticas iniciaram o movimento rumo ao interior, seguido por expedies cientficas, entradas e bandeiras, com as mais diversas motivaes. A Companhia de Jesus levou a doutrina crist aos ndios da Regio Sul, e com ela a arte religiosa e o culto s imagens. Outras expedies visavam catequizao e ao desbravamento da terra virgem, ou farejavam riquezas de toda ordem.

O Barroco mineiro
Ita Cultural | Secretaria de Educao do Estado do Rio de Janeiro

Share on twitterShare on facebookShare on orkutShare on emailMore Sharing Services

Profeta Jonas. Escultura de pedra-sabo, de Aleijadinho, realizada entre 1796 e 1799 para a escadaria

da Baslica do Senhor Bom Jesus, em Congonhas do Campo.

Surgiram alm das igrejas, edifcios pblicos e inmeras moradias. As inovaes artsticas pareciam acompanhar a vida econmica e financeira de uma regio ilusoriamente prspera. Nessa sociedade onde, em funo da explorao das minas, crescia o nmero de escravos negros, a mestiagem ocorria freqentemente. Nos anos 70 do sculo XVIII era esmagadora a presena de mulatos e negros na capitania das Minas. Dados da poca davam conta de que, dos cerca de 320 mil habitantes, 60 mil eram brancos. Ento eram mulados muitos daqueles que participavam desta verdadeira escola que, nascida de mestres europeus, frutificou e amadureceu, encontrando sua prpria expresso do "Belo". Entre eles o mais famoso foi Antnio Francisco Lisboa(1730/1814), responsvel por uma vasta obra na arquitetura e na escultura, destacando-se com projetos nas igrejas e nos centros urbanos. Nascido filho do portugus Manuel Francisco Lisboa (autor da planta da igreja do Carmo da Vila Rica) com uma escrava negra, seus trabalhos revelavam o extraordinrio desenvolvimento do Barroco Mineiro. Considerado gnio por muitos, sofria de uma doena que o deformava - origem do apelido "Alejadinho" e, por isto trabalhava com o martelo e o cinzel amarrados nos braos. Considerava-se um "escultor ornamental" que utilizava, no exerccio de sua arte, o padro decorativo do entalhe (madeira esculpida). Entre as suas inmeras obras, a mais significativa encontra-se na atual cidade de Congonhas do Campo, no santurio de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Igreja da Ordem Terceira de So Francisco, em Ouro Preto, construda entre 1766 e 1810.

Decorando o interior das igrejas mineiras, simultaneamente desenvolveu-se uma escola de pintura que, assimilando elementos estrangeiros, soube traduzi-los e adapt-los s caractersticas regionais. Um dos seus representantes mais importantes foi Manuel da Costa Atade. Retratou no teto da igreja de So Francisco, em Ouro Preto, a Virgem Maria como uma mulher morena que, cercada de anjos mulatos, acolhia piedosamente os fiis em sua glria no teto da igreja de So Francisco, em Ouro Preto, fugindo aos padres da pintura europia. A msica, tanto para o servio religioso quanto para o entretenimento, era utilizada, desde o tempo da construo dos primeiros arraiais e das primeiras capelas de taipa, no territrio das Minas. Assim como na arquitetura e nas artes plsticas, os msicos, em sua maioria, eram negros e mulatos, escravos ou libertos, conduzidos por um regente branco, geralmente um vigrio ou padre. Para os escravos, mesmo os que no tinham qualquer instruo musical, aquela atividade era muito atraente. Podiam atravs dela, desfrutar de melhores condies e prestgio e, se juntassem algum peclio, em certas circunstncias, podiam comprar a alforria. Nas festas religiosas, aparentemente o grande momento de congraamento entre as irmandades, a msica estava sempre presente. Os instrumentos mais utilizados eram o cravo e a flauta.

Entre os vrios msicos, como o portugus padre Jos Maurcio (1752-1815), destacava-se Antnio de Sousa Lobo, mulato, chamado de "Mestre Capela," que liderava um grupo muito conhecido e solicitado.

S-ar putea să vă placă și