Sunteți pe pagina 1din 35

ANO 7 NO 26 JUNHO 2005

GUA NA BOCA
A tradio bem brasileira das festas juninas com receitas irresistveis

medida!
Como equilibrar o consumo equilbrio alimentar de alimentos ricos em energia para viver em pleno bem-estar

Energia na

conselho editorial
Ivan Zurita, Mrio Castelar, Salvador Pimentel, Mrcia Abreu, Irene Alves Ribeiro, Maria Lcia Ortiz

Nestl faz bem


Como voc ver, nutrio, sade e bem-estar constituem mais uma vez o eixo central da nossa revista. Da matria de Vida Saudvel ao Passeio pelas festas do Norte e Nordeste e s receitas equilibradas de Harmonia Mesa e de gua na Boca tudo foi pensado para reafirmar o compromisso da Nestl em proporcionar boa nutrio para uma vida mais saudvel e prazerosa. Esse compromisso fica ainda mais explcito em duas grandes no-

colaboradores
Andria Faccio, Fernanda Lopes, Dora Hosokawa, Thais Manzione, Cludia Yoshida, Camila Guimares, Vanessa Moreira, Natalia Miyamoto, Miriam Chagas, Dirce Pereira da Silva

produo editorial
Editora Pgina Viva Carlos Tranjan (editor-chefe), Alessandra Nalio (editora assistente), Jos Rodolfo Arantes de Seixas (assistente de arte)

colaboradores
Chico Max (direo de arte), Paulo Inoue (assistncia de arte), Cristina Rigitano (reportagem), Marg Negro (reviso), Alexandre Campbell, ric B. (fotografia), Paulo Nlson (ilustrao), Mika Franco (produo), Elo Preciso Digital (tratamento de imagens)

vidades na Internet, cujos detalhes voc confere em Da Nestl pra Voc.A primeira a inaugurao do portal Nestl Faz Bem, que coloca a sua disposio um contedo completo sobre nutrio, sade e bem-estar, dividido por faixas etrias e com modernos recursos para pesquisar os assuntos de seu interesse e a pirmide alimentar. A segunda boa nova a do Nestl Point, o nosso portal jovem,que traz jogos e uma grande surpresa para a garotada:o Condomnio The Point. Confira! Tambm queremos destacar neste nmero a estria de Nestl pelo Brasil, seo dedicada exclusivamente s atividades que desenvolvemos em todo o pas. Promoes, festas de Norte a Sul, participao em programa de TV voc ficar sabendo de tudo o que a Nestl faz para retribuir o carinho e ficar ainda mais perto de seus consumidores. Desejamos a todos uma boa leitura. E, claro, uma vida cada vez mais harmoniosa e feliz. Com um carinhoso abrao de toda a equipe do SERVIO NESTL AO CONSUMIDOR

Lojas que gentilmente cederam material para a produo de fotos desta edio (So Paulo): Ateli Rococ (3032-9246), Dragonetti (3846-8782), Roupa de Mesa (3811-9715), Suxxar (3842-3200) e Tok&Stok (0800-160161).

jornalista responsvel
Carlos Tranjan (MTb 20.783)

impresso
Leograf

tiragem
250.000 exemplares

Foto da capa: Photodisc

NESTL COM VOC uma publicao trimestral da Nestl, coordenada pela rea de Servio ao Consumidor, de distribuio gratuita, dirigida aos seus consumidores.

Telefone: 0800-770-2411 Correspondncia: Servio Nestl ao Consumidor Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970 So Paulo SP E-mail: falecom@nestle.com.br Portal da Nestl na Internet: www.nestle.com.br

Sumrio
4 8 Vida Saudvel
Viva em pleno bem-estar, equilibrando o consumo de alimentos que so fontes de energia.

Harmonia Mesa
Um inverno saboroso e saudvel, com dicas para tornar as receitas ainda mais nutritivas.

13 Passeio
Caruaru, Campina Grande, So Lus, Parintins... O charme das maiores festas de junho no pas.

18 gua na Boca
mesa, a tradio culinria das festas juninas: bolo, pamonha, doce de amendoim, arroz-doce...

22 Perfil
Com muito alto-astral, a cantora Elba Ramalho fala de vida, amor, carreira e trabalho comunitrio.
Photodisc

18
ric B.

04

24 Presente
Veja como fazer lindas lembranas aproveitando embalagens tipo longa vida.

26 Voc e Maggi Sopas


De Norte a Sul, as variaes da preparao que a cara do inverno. E, claro, as novidades de Maggi.

28 Voc e Maggi Frias


Receitas irresistveis para os avs receberem a crianada de braos abertos nas frias escolares.

30 Nestl pelo Brasil


A Nestl marca presena no Festival de Inverno de Campos do Jordo e nas festas do Norte e Nordeste.

32 Da Nestl pra Voc


Os lanamentos do trimestre, com destaque para o novo portal Nestl Faz Bem.

34 Espao do Leitor
Por carta e e-mail, a opinio de quem a razo de ser da nossa revista.

Vida Saudvel
EQUILBRIO ALIMENTAR

para a vida
A importncia do consumo equilibrado de cereais, pes, massas, leos, gorduras e acar alimentos que so o combustvel para o nosso corpo
Se voc no tem a revista, pode conseguir o contedo completo acessando www.nestle.com.br/cozinha, o endereo da Cozinha Nestl na Internet.

Energia
oc se lembra da matria sobre equilbrio alimentar que publicamos no ltimo nmero de Nestl com Voc? Ao falar sobre a pirmide alimentar desenvolvida pela doutora Sonia Tucunduva Philippi, professora associada de Nutrio da Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo, mostramos que no existem ali-

mentos capazes de suprir, sozinhos, as nossas necessidades nutricionais.Todos so importantes e o segredo para uma nutrio saudvel est em fazer refeies equilibradas e variadas, consumindo alimentos dos oito grupos da pirmide,sem esquecer, claro, que prazer e calor humano tambm entram nessa receita de bem-estar.

equilbrio alimentar

Todos os alimentos fornecem energia, mas importante lembrar que a diviso de cada grupo da pirmide foi feita com base nas principais caractersticas nutricionais de cada um deles. Assim, por exemplo, as carnes (ricas principalmente em protenas e ferro) e o leite (rico em protenas e clcio) ocupam grupos separados, muito embora tambm forneam boa quantidade de energia.

Mas, como mostra a prpria diviso da pirmide, h alimentos mais ricos que outros em determinados tipos de nutrientes. Por isso, aproveitando o clima de inverno quando naturalmente o corpo pede comidas que ajudem a manter o calor , dedicamos esta seo Vida Saudvel aos alimentos mais calricos, os que fornecem a maior parte da energia de que precisamos para mover o corpo, fazer o corao bater, pensar... Esses alimentos esto na base e no topo da pirmide, mas no custa lembrar que os componentes dos outros grupos tambm fornecem energia.

no, oxignio e hidrognio, essenciais para o fornecimento de energia. Cereais Os cereais (como arroz, milho e trigo, para ficar em trs dos mais importantes) so fontes de carboidratos complexos, diferentemente dos acares, que possuem carboidratos simples e de rpida absoro.As verses dos cereais integrais (como a aveia, a cevada, o centeio) constituem tambm importantes fontes de fibras. A combinao de um cereal com outro alimento eleva o valor nutricional de ambos. O caso clssico dessa mistura o do arroz com feijo (que, como uma leguminosa, eleva bastante o valor protico do prato). Outro bom exemplo a mistura de cereal matinal com leite. (Como voc v, mais uma vez fica clara a importncia de combinar alimentos de todos os grupos da pirmide para se alimentar de forma equilibrada!)

A base da pirmide
Recomenda-se que os alimentos do primeiro andar da pirmide (cereais, razes e tubrculos, bem como seus derivados) sejam consumidos em nmero maior de pores.Todos eles so ricos em carboidratos, que so compostos formados por carbo-

Com 75% de carboidratos em sua composio, o arroz uma excelente fonte de energia. A verso integral mais rica em nutrientes como protenas, vitaminas e minerais, bem como em fibras.

5 3

Photodisc

Vida Saudvel
Derivados de cereais Os cereais tambm do origem a farinhas, que por sua vez geram uma srie de alimentos, a exemplo de pes , massas e biscoitos todos igualmente ricos em carboidratos. Uma boa dica para o consumo dessas farinhas preferir as variedades integrais, no refinadas. Produzidas a partir dos gros descascados, elas oferecem uma quantidade maior de fibras e vitaminas, to importantes para o organismo. Razes e tubrculos Boas fontes de carboidratos, alimentos como batata, mandioca e mandioquinha tambm compem a base da pirmide.Veja no novo site Nestl Faz Bem (www.nestle.com.br/nestle fazbem) as pores indicadas para cada um desses alimentos.

O topo da pirmide
Os alimentos do ltimo andar da pirmide, divididos em dois grupos (o dos leo e gorduras e o dos acares e doces), pedem consumo mais moderado, ao contrrio dos cereais. Mas, no custa lembrar, no devem ser totalmente excludos da dieta. leos e gorduras Os leos e gorduras concentram em pequenas quantidades um alto teor de calorias. Importante fonte para as reservas de energia do organismo, os leos de origem vegetal (como os de

Com o passar do tempo, criou-se o mito de que o po engorda mais do que a torrada. No entanto, embora mais leves, por no conter gua, quatro fatias de torrada equivalem a um po de 50 g em termos de calorias (150 kcal, aproximadamente). Os pes ficam bem mais calricos se forem acompanhados de cremes, gelias, manteiga e maionese, por exemplo.

Encontradas tambm em legumes, verduras, hortalias e frutas, as fibras so carboidratos de difcil digesto, no absorvidos pelo estmago e o intestino. Estimulam o funcionamento do intestino e a evacuao e previnem a priso de ventre.

Photodisc

Caminhada leve: 510 kcal Futebol: 850 kcal Natao: 800 kcal Ciclismo leve: 400 kcal O cardpio de quem pratica atividade fsica regular normalmente rico em alimentos com alto teor de carboidratos. Como para qualquer pessoa, precisa ser equilibrado, sem esquecer tambm da permanente hidratao. Mas lembre-se: para compor esse cardpio, o ideal pedir ajuda a um profissional especializado em nutrio, que levar em conta sexo, idade, peso, altura, atividade fsica e estado fisiolgico. E vale a pena! Atividade fsica e equilbrio alimentar so dois lados da receita de pleno bem-estar.

Dados extrados do livro Larousse da Dieta e da Nutrio, de Gemma Salvador Castell (Editora Larousse do Brasil, So Paulo, 2004).

EXERCCIOS FSICOS Quem pratica esporte ou simplesmente se exercita para manter a boa forma sabe que o corpo pede a reposio dos nutrientes perdidos durante a atividade fsica carboidratos, protenas, vitaminas, minerais. Estima-se que o gasto energtico para cada hora de exerccio fique entre 350 e 1.000 kcal, dependendo da atividade e da intensidade do exerccio. Confira aqui alguns exemplos de gasto energtico por hora de exerccio (para uma pessoa de 60 quilos):

Os cereais integrais tambm oferecem boa quantidade de fibras e, como todos os vegetais, no tm colesterol
oliva, milho, girassol e soja) possuem a grande vantagem de no conter colesterol . Usados como tempero ou como base para a preparao de alimentos, eles tambm desempenham o importante papel de transportar as vitaminas lipossolveis (A, D, E e K), todas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. As gorduras de origem animal tambm so encontradas em alimentos de outros grupos (como o leite e seus derivados e as carnes e a gema de ovo). Dentre elas, as gorduras saturadas, a exemplo da manteiga e da banha, no devem ser consumidas em excesso, pois trazem risco de doenas cardiovasculares. Sempre que possvel, substituaas por leos vegetais. Acares e doces O acar uma fonte de carboidratos simples. rapidamente absorvidos pelo organismo assim, permitem fcil obteno de energia. Por outro lado, o excesso de acar pode ser armazenado como gordura em forma de tecido adiposo. Mas, claro, a gente no pode esquecer que, quando se mantm uma dieta equilibrada, possvel consumi-los com moderao.Afinal, eles constituem uma grande fonte de prazer. E prazer ao se alimentar, como voc viu l no comeo da matria, tambm entra na receita para quem quer levar uma vida saudvel.

equilbrio alimentar

O colesterol um lipdio que est presente somente nos alimentos de origem animal. Seu excesso no organismo pode levar a distrbios cardiovasculares.

Os alimentos do topo leos e gorduras, acares e doces pedem consumo mais moderado, mas tambm fazem parte de uma alimentao equilibrada. (Veja mais detalhes na pg. 12.)

NOZES E CASTANHAS As oleaginosas, como castanhas, amndoas, avels, nozes e amendoins, so um caso parte quando se pensa em pirmide alimentar. Ricas em gorduras vegetais (de boa qualidade e sem colesterol), protenas vegetais de boa qualidade, carboidratos e fibras, poderiam entrar em diversos grupos da pirmide.

Os alimentos que compem a base da pirmide cereais e derivados, razes e tubrculos so ricos em carboidratos, fonte de energia. So recomendadas 5 a 9 pores por dia.

, LC a iro ibe tad T, R R. ap i S AT Ad ipp ruz tar hil , C en e: P AR im nt za Al Fo tter ide La rm Pi

Harmonia Mesa

PARAFUSO AO PESTO
DE BRCOLIS

RISOTO
Vidros: Suxxar e Dragonetti

NATURAL

equilbrio alimentar

Inverno com sabor e sade


Receitas deliciosas para o frio massa, risoto, po doce , com ingredientes que as tornam ainda mais nutritivas
rroz, macarro, azeite, aveia, farinha de trigo, manteiga, mel. Como voc viu na matria de Vida Saudvel, esses ingredientes base das receitas que sugerimos para o seu inverno tm em comum o fato de serem boas fontes de energia. E natural que nosso corpo pea mais energia nessa poca do ano: quando o frio aumenta, a gente acaba gastando mais calor (que a mesma coisa que energia) para manter a temperatura do organismo, e esse calor precisa ser reposto. Mas, alm de pensar em termos energticos, resolvemos enriquecer as receitas com outros ingredientes que as tornam ainda mais nutritivas e equilibradas. Para conhecer os benefcios proporcionados por alguns deles, no deixe de conferir as dicas nutricionais ao lado de cada receita. (E, nem precisa dizer, voc encontra mais receitas e dicas como essas no portal da Cozinha Nestl: www.nestle.com.br/cozinha.) E o sabor? Bem, o sabor, voc sabe, garantido pelo pessoal da Cozinha. Mas tenha certeza de que vai ficar ainda melhor se voc reunir pessoas queridas para compartilhar as receitas. isso o que pede o inverno muito calor humano, muita energia, muito bem-estar!

PO DE AVEIA
E MA

Harmonia Mesa

Parafuso ao pesto de brcolis Rendimento: 3 pores


O macarro fornece energia e pode substituir o arroz e as batatas em algumas refeies. O brcolis tem boas quantidades de vitaminas A e C, minerais e fibras. Sua safra vai de junho a outubro.

Esta receita pode ser servida quente ou fria, como salada.

INGREDIENTES macarro meio pacote de macarro tipo parafuso (250 g) 2 colheres e meia (sopa) de sal 1 fio de azeite pesto de brcolis 4 xcaras (ch) de brcolis (s as flores) 1 dente de alho pequeno 6 colheres (sopa) de azeite 1 stick de Meu Segredo Maggi

1 xcara (ch) de queijo tipo cottage buqus de brcolis cozidos para decorar MODO DE PREPARAR macarro Cozinhe o macarro em dois litros e meio de gua fervente com o sal e o azeite at que fique al dente. Enquanto isso, prepare o pesto. pesto de brcolis Cozinhe o brcolis em uma pane-

la com gua fervente. Escorra e transfira imediatamente para uma vasilha com gua fria e gelo. Aguarde alguns instantes para que esfrie, escorra novamente e bata no liqidificador com o alho, o azeite, trs colheres (sopa) de gua quente e o Meu Segredo, at obter um creme. Escorra o macarro, passe para uma travessa e envolva-o com o molho. Distribua o queijo cottage sobre o macarro, decore com os buqus de brcolis e sirva a seguir.

10

Risoto natural
Rendimento: 4 pores

equilbrio alimentar

INGREDIENTES 2 tabletes de Caldo em P Maggi Bem Estar Galinha 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola ralada meia xcara (ch) de cevadinha 1 xcara (ch) de arroz arbreo meia xcara (ch) de vinho branco seco 2 tomates sem pele e sem sementes, picados 150 g de peito de peru defumado fatiado, cortado em cubinhos 2 xcaras (ch) de rcula picada MODO DE PREPARAR Dissolva os tabletes de Caldo em P Maggi em um litro de gua fervente e mantenha aquecido. Em uma panela grande, aquea uma colher (sopa) de azeite e refogue a cebola. Acrescente a cevadinha e o arroz, misture bem e regue com o vinho branco. Mexa e deixe o lquido reduzir at o vinho evaporar. Pouco a pouco, v despejando o Caldo em P Maggi dissolvido, mexendo sempre at que o risoto esteja al dente e mido. Retire do fogo, junte os tomates, o peito de peru e a rcula e misture delicadamente. Coloque o arroz em uma travessa, regue com o restante do azeite e sirva a seguir.

Voc pode substituir a cevadinha pela mesma quantidade de arroz integral ou trigo integral. Alimentos integrais so bastante nutritivos e tm boa quantidade de fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino. Sirva como prato nico, precedido por uma salada simples. Este risoto possui fontes de carboidratos (arroz e cevadinha) e protenas (peito de peru), alm de vitaminas e minerais (tomate e rcula).

Macarro (Prato e suplat: Tok&Stok Jogo americano: Roupa de Mesa) Risoto (Prato e suplat: Tok&Stok) Po (Deck: Suxxar)

Po de aveia e ma Rendimento: 2 pes


Experimente tambm a receita da Delcia de ma e Fibre-1, que voc pode encontrar no portal da Cozinha Nestl (www.nestle. com.br/cozinha).

INGREDIENTES 1 xcara (ch) de Neston Aveia em Flocos 100 g de manteiga meia xcara (ch) de mel 1 colher (ch) de sal 3 tabletes de fermento biolgico (45 g) 2 ovos 5 xcaras (ch) de farinha de trigo, aproximadamente 3 mas em cubos pequenos meia xcara (ch) de uvaspassas brancas sem sementes 1 colher (ch) de canela em p 1 ovo inteiro batido manteiga para untar farinha de trigo para polvilhar

MODO DE PREPARAR Ferva duas xcaras (ch) de gua. Junte a Aveia, a manteiga, o mel e o sal. Deixe amornar e acrescente o fermento j dissolvido em meia xcara (ch) de gua morna. Acrescente os ovos e a farinha de trigo, misturando bem. Coloque a massa em uma tigela untada com manteiga, cubra com filme plstico e deixe descansar em lugar aquecido at dobrar de volume. Sove a massa com a ponta dos dedos para remover o ar. Se necessrio, coloque mais farinha, apenas para poder modelar os pes, pois a consistncia da massa deve ser elstica e mole. parte,misture as

mas com as passas e a canela. Misture metade das mas massa e reserve o restante. Divida a massa em duas partes e modele os pes em uma superfcie bem enfarinhada.Coloque a massa em duas frmas de bolo ingls com 1 litro de capacidade (22 x 9 x 6 cm) untadas e enfarinhadas. Cubra e deixe os pes crescerem at dobrar de volume (cerca de 40 minutos). Faa um corte na superfcie dos pes,no sentido do comprimento. Distribua as mas reservadas sobre os pes,afundando-as ligeiramente.Pincele com o ovo e asse em forno mdio-alto (200 C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

11

Equilbrio Alimentar
EQUILBRIO ALIMENTAR
equilbrio alimentar

O topo da pirmide, no dia-a-dia


Os alimentos dos grupos dos leos e gorduras e dos acares e doces, que compem o ponto mais alto da pirmide alimentar, devem ser consumidos com moderao.Veja exemplos de pores dirias.

leos e gorduras
1 a 2 pores dirias
1 poro equivale a
1 colher de sopa (8 g) de azeite de oliva

cada poro fornece cerca de

73kcal
=
meia fatia (7,5 g) de bacon

meia colher de sopa (10 g) de manteiga

meia colher de sopa (12 g) de maionese

Acares e doces
1 a 2 pores dirias
1 poro equivale a
1 colher de sopa (28 g) de acar refinado

cada poro fornece cerca de

110kcal
2 colheres e meia de sopa (37 g) de mel

4 quadradinhos (24 g) de chocolate

1 bola mdia (60 g) de sorvete

Nutrio, sade e bem-estar na Internet


Para saber mais sobre a pirmide alimentar e ler matrias sobre nutrio, sade e bem-estar, no deixe de conhecer o novo portal Nestl Faz Bem (www.nestle. com.br/nestlefazbem). Alm de todas essas informaes, voc ainda pode calcular o IMC (ndice de Massa Corprea) e a ingesto ideal de calorias. Confira mais detalhes na pgina 33. E conte pra todo mundo!

12

Passeio

Bem-vindo ao
FOTOS: OPO BRASIL (EXCETO NA PG. 17)

arraial!
Caruaru, So Lus, Campina Grande e Parintins. Conhea um pouco mais sobre os maiores e mais tradicionais arraiais do pas e descubra por que tanta gente no perde essas festanas.
13

Passeio

radicionalmente, junho um dos meses mais festivos do ano. Por todo o Brasil, o ar fica tomado por aquele delicioso cheirinho de quento, pipoca e fogueira a poca de homenagear Santo Antnio (dia 13),So Joo (dia 24) e So Pedro (dia 29). Em cada cidade do pas a comemorao ganha um contorno diferente,mas em todas elas a marca registrada a mistura de msica, dana, teatro, folclore e um enorme cardpio de comidas tpicas. O Nordeste palco de algumas das festas mais tradicionais.As de Caruaru, em Pernambuco, e de Campina Grande, na Paraba, se destacam pelo tamanho e pela animaco, disputando quem far a melhor festa junina do pas.A briga boa e, claro, quem ganha o turista. Roupas coloridas e belas coreografias enchem os olhos dos espectadores, que ainda assistem a shows de estrelas da msica nordestina, como Elba Ramalho (no perca a entrevista com Elba, na pg. 22),Alceu Valena, Geraldo Azevedo e Z Ramalho.

A lenda do boi
Em outros locais,como So Lus,no Maranho,e Parintins, no Amazonas, na regio Norte, a atrao principal das festas de junho o bumba-meu-boi (ou boi-bumb). Na capital maranhense, os arraiais montados por toda a cidade atraem mais de cem grupos folclricos vindos de todo o estado.Eles saem pelas ruas para contar a popular lenda do boi. A animao dos folies contagia a populao, que se mistura aos blocos para participar da festa. A lenda, que nasceu no Maranho, acabou se espalhando por vrios lugares do pas. No entanto, foi na ilha de Parintins que ela ganhou mais fama. No ms de junho, a cidade se divide entre duas torcidas para assistir ao desfile dos dois grupos. Semelhante ao Carnaval carioca, a festa to grandiosa que atrai mais de 100 mil pessoas todos os anos. Ento,voc est convidado a conhecer,nestas pginas,um pouco da histria dessas quatro festanas. Bom passeio!

Trinta dias de forr: os folies se esbaldam ao som de zabumba, sanfona e tringulo (o trio clssico representado no artesanato figurativo).

Caruaru e as quadrilhas
As ruas enfeitadas de bandeirolas coloridas e o som incessante dos trios de forr e do animado arrastap so a marca registrada de junho em Caruaru, que se gaba de fazer o Melhor So Joo do Brasil. Durante trinta dias, a festa toma conta de todos os cantos, tendo como ncleo o Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga. Na Vila do Forr uma rea que reproduz um tpico vilarejo do interior , os fs do forr-p-de-serra sacodem a poeira ao som dos melhores trios de zabumba, tringulo e sanfona e de estrelas da msica nordestina. Os fs da comida regional podem saborear iguarias tpicas em uma infinidade de restaurantes e quiosques. Para divulgar a culinria local, todos os anos a populao prepara um prato de tamanho gigante em 1995, esse costume colocou Caruaru no Guiness Book, o livro dos recordes, como a cidade que produziu o maior cuscuz do mundo! Assistir apresentao das quadrilhas uma das atraes mais divertidas da festa. Estilizadas, as drilhas se formam a partir de grupos com os mesmos interesses ou gostos, tais como a Motodrilha, composta por casais de motoqueiros, e a Trocadrilha, na qual se apresentam homens vestidos de mulher e vice-versa.Se voc for a Caruaru,leve um vestido de chita, um chapu de palha e pegue carona na Turisdrilha, uma drilha formada apenas por turistas. Se quiser uma lembrancinha,compre na Feira de Caruaru (no Parque 18 de Maio) ou no Alto do Moura.Na primeira,h artesanato e produtos eletrnicos;no segundo, bonecos de barro feitos por discpulos de Mestre Vitalino, rei da arte figurativa nordestina.

14

No Maranho, festa para o boi


Nas festas juninas maranhenses, a quadrilha e os trios de forr do lugar a outras manifestaes folclricas, com diferentes coreografias e msica. A mais tradicional delas a do bumba-meu-boi, que narra a histria da Negra Catirina. Segundo a lenda, a escrava estava com vontade de comer lngua de boi, e seu marido, Pai Francisco, na nsia de satisfazer o desejo da esposa grvida, matou o boi de estimao de seu amo. Assim que descobriu o sumio do animal, o senhor interrogou ndios e escravos at descobrir o culpado e obrig-lo a trazer o boi de volta. Desesperado, Pai Francisco pediu ajuda a pajs e curandeiros, que conseguiram ressuscitar o animal. Para comemorar o milagre, o dono do boi promoveu enorme festa. Quem cruza com um dos quase cem grupos de bumba-meu-boi que desfilam por So Lus em junho convidado a participar da comemorao. A festa tem seu auge na madrugada do dia 29, quando todos os grupos se renem no Largo So Pedro para homenagear o santo aniversariante. Alm do bumba-meuboi,quem visitar a capital maranhense deve aproveitar outras manifestaes tpicas do estado, a exemplo do tambor de crioula,do caroo e da dana do coco.

O bumba-meu-boi e a decorao junina tomam conta da capital maranhense durante todo o ms de junho.

15

Passeio

No serto paraibano, outros trinta dias de forr: mais de 1 milho de turistas de todo o Brasil so atrados pela msica, pela animao e, claro, pelas delcias culinrias.

Campina Grande, o maior arrasta-p do mundo


O pessoal da cidade paraibana de Campina Grande no se cansa de alfinetar o de Caruaru, dizendo que tem o Maior So Joo do Mundo. Se a fama corresponde ou no verdade, o que se sabe que todo ms de junho o lugar se transforma num imenso arraial para receber mais de 1 milho de turistas de todo o pas, atrados pelo som do forr p-de-serra, pela fartura de comidas tpicas e pela alegria dos folies enfim,por uma das festas juninas mais animadas desse pedao do Nordeste. Com 42 mil metros quadrados, o Parque do Povo o espao oficial do evento, onde se concentram as principais atraes. A apresentao das quadrilhas juninas est entre as mais famosas: so mais de trezentos grupos, vestidos a carter, que exibem no palco passos bem ensaiados para concorrer ao ttulo de melhor quadrilha do ano. Outra atrao imperdvel do lugar o Stio So Joo, a cpia perfeita de uma casa sertaneja, criada para retratar o diaa-dia dos moradores do campo. A riqueza de detalhes da casa principal e da mercearia encanta crianas e adultos. Para conhecer um pouco mais da histria de Campina Grande, vale tambm dar uma passada na Vila Nova da Rainha, um conjunto arquitetnico formado por rplicas de construes histricas do primeiro bairro da cidade,fundado no sculo XVIII. No local, h uma infinidade de lojas onde se podem adquirir belas peas de artesanato da regio. Ainda no Parque do Povo, arrisque uns passos no Forrdromo, um salo em forma de pirmide onde se apresentam os melhores trios de forr e grandes nomes da msica nordestina. E, como em todo arraial que se preze, o local ainda abriga diversas barracas e quiosques com delcias da culinria nordestina, entre as quais bolo de milho, cuscuz, buchada de bode e curau. Descubra um pouco mais da regio fazendo um passeio no Trem Ferrovirio,que parte da Estao Velha de Campina Grande e vai at o distrito de Galante. Dizem que a locomotiva movida a forr! Isso porque h um trio de msicos em cada vago e festa que no acaba mais!

16

As cores de Parintins
O boi-bumb ganhou fama e caractersticas prprias nesta ilha de 5.978 quilmetros quadrados a 369 quilmetros de Manaus.A fora da lenda atingiu tamanha proporo que em junho a populao da cidade,cerca de 50 mil habitantes, chega a triplicar com a presena dos turistas atrados pelo Festival Folclrico de Parintins. Tambm pudera: o evento, que este ano acontece entre os dias 24 e 26 de junho, s perde em grandiosidade para o Carnaval carioca. O boi-bumb de Parintins, que tambm conta a histria da Negra Catirina,se mistura a lendas indgenas do Amazonas e divide a cidade entre as cores azul e vermelha,que representam os grupos de bois rivais Caprichoso e Garantido, respectivamente. Durante o ano inteiro as duas torcidas se mobilizam para preparar fantasias,alegorias e coreografias que so apresentadas na arena do Bumbdromo local construdo especialmente para o evento e que valem o ttulo de melhor agremiao. O desfile comea com um show pirotcnico e o som da batucada ou marujada a ala dos percussionistas. Durante as quase trs horas de apresentao, bonecos gigantes sados do universo caboclo surgem de todos os lugares,na forma de carros alegricos, pelo ar (presos por cabos de ao) ou pelo porto de entrada do Bumbdromo. O ponto alto acontece quando os folies surgem com vestimentas diferentes ou o corpo todo pintado,representando rituais de vrias tribos indgenas da regio. A rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido to grande que, assim que escolhe o seu preferido, o torcedor assume um compromisso com a cor de seu boi e no pode usar peas de roupa da cor do rival. Mas, apesar da concorrncia, eles se respeitam muito enquanto um grupo se apresenta, a torcida do outro fica em total silncio.

A quase quatrocentos quilmetros de Manaus, um show de cores e luzes que faz lembrar o Carnaval carioca; no Bumbdromo, duas torcidas se enfrentam e se respeitam defendendo os grupos Caprichoso e Garantido.

A NESTL TAMBM PARTICIPA


DA ALEGRIA NO MS DE JUNHO

Caruaru, Campina Grande, Parintins... Preparamos um monto de surpresas para as festas de junho. Confira essas e outras notcias na pgina 30.

FOTOS: ALEXANDRE CAMPBELL

17

gua na Boca

PRATOS: TOK&STOK TRAVESSAS E COPINHOS: DRAGONETTI JOGOS AMERICANOS: ATELI ROCOC

ARROZ-DOCE DIET

COCADA
DE COLHER

QUADRADINHOS
DE AMENDOIM

Junho tudo de bom!


Clima de confraternizao, diverso para todos, comida generosa. O Brasil adora uma boa festa junina!
18

BOLO DE MACAXEIRA

PAMONHA DE
MILHO VERDE

os quatro cantos do pas, na cidade grande, na praia, no interior, junho ms de muita festana. Hora de danar quadrilha, pular fogueira, brincar de cadeia, correio elegante, casamento... E, o que melhor, fazer tudo isso acompanhado das pessoas de que a gente mais gosta, da famlia, da crianada, dos amigos. E esse clima de alto-astral e bem-estar, que contagia a todos, fica ainda mais gostoso quando chega o momento mais aguardado, a hora de compartilhar todos aqueles deliciosos comes e bebes que tambm fazem o charme das festas juninas. Foi pensando nessas maravilhas culinrias que sugerimos as receitas deste gua na Boca. De bolo de macaxeira a pamonha, tem de tudo (at receita de arroz-doce diet) para que junho seja uma delcia para voc e para toda a sua famlia.

19

gua na Boca

Bolo de macaxeira Rendimento: 10 pores


INGREDIENTES massa 2 colheres (sopa) de manteiga 4 ovos 1 lata de Leite Moa 1 xcara (ch) de coco fresco ralado 2 colheres (sopa) de queijo parmeso ralado meio quilo de mandioca crua, ralada 1 xcara (ch) de farinha de trigo meia colher (sopa) de fermento em p meia colher (ch) de sal manteiga para untar farinha de trigo para polvilhar calda 1 vidro de leite de coco meia xcara (ch) de acar MODO DE PREPARAR massa Bata a manteiga com os ovos na O portal da Cozinha Nestl (www.nestle. com.br/cozinha) traz mais receitas para a sua festa junina, como a da cocada de colher batedeira. Adicione o Leite Moa em fio e continue batendo at ficar homogneo. Acrescente o coco, o queijo e a mandioca. Por ltimo, misture a farinha peneirada com o fermento e o sal. Despeje em uma frma com furo central (19 cm de dimetro), untada e enfarinhada, e asse em forno mdio (180 C), preaquecido, por cerca de 35 minutos. calda Misture muito bem o leite de coco com o acar. Despeje sobre o bolo ainda quente e sirva depois que esfriar. DICAS 1. Tambm conhecida como mandioca ou aipim, a macaxeira d origem a diversos alimentos presentes no dia-a-dia do brasileiro: farinha de mandioca, farinha de biju, tapioca, polvilho, sagu. Fornece bastante energia e usada no preparo de bolos, purs, cozidos e at consumida cozida e temperada com manteiga. 2. O coco fresco ralado pode ser substitudo por 1 pacote pequeno de coco seco ralado (50 g) umedecido com 3 colheres (sopa) de leite.

Quadradinhos de amendoim
Rendimento: 30 unidades

INGREDIENTES 1 lata de Leite Moa 1 tablete de Chocolate Meio Amargo Nestl, picado 1 xcara (ch) de acar 1 colher (sopa) de manteiga 1 xcara (ch) de amendoim torrado, sem pele e ligeiramente picado manteiga para untar MODO DE PREPARAR Leve ao fogo baixo o Leite Moa, o Chocolate, o acar e a manteiga, mexendo sempre at desprender do fundo da panela. Acrescente o amendoim, misture bem e retire do fogo.Bata bem com uma colher at a massa ficar opaca. Despeje imediatamente sobre uma superfcie de mrmore untada e passe um rolo de massa tambm untado, deixando o doce na espessura desejada. Depois de frio,corte em quadrados ou losangos. DICAS 1. Passe o rolo sobre a massa ainda quente. 2. Espere o doce esfriar e guarde em recipiente bem fechado por at 5 dias.

20

Pamonha de milho verde Rendimento: 14 unidades


INGREDIENTES 12 espigas inteiras de milho verde bem novo 1 lata de Leite Moa 4 colheres (sopa) de acar meia medida (da lata) de leite MODO DE PREPARAR Corte a base das espigas e descasque o milho (foto 1 no passo-apasso). Limpe e lave as espigas e as folhas. Rale as espigas bem rente aos sabugos. Bata o milho ralado no liqidificador com o Leite Moa, o acar e o leite. Reserve. Afervente rapidamente as folhas do milho em uma panela funda para amolecerem (2). Separe as menores e desfie formando tiras estreitas. Segure a folha no sentido do comprimento e faa duas dobras sobrepostas. Dobre ao meio, unindo as extremidades abertas (3). Segure o pacote pela extremidade e encha-o com o creme de milho,deixando bastante espao vazio na borda (4). Feche o pacote, amarrando com a tira reservada (5). Cozinhe em gua fervente,at que a palha amarele e as pamonhas fiquem firmes (6). Retire da gua e escorra. Sirva quente ou fria. DICAS 1. Para fazer os pacotes, importante que as espigas estejam intactas, totalmente revestidas pela palha. 2. Para um preparo mais simples, despeje o creme de milho e Leite Moa em um recipiente refratrio mdio e asse em banho-maria em forno mdio (180 C),preaquecido, por cerca de 1 hora ou at dourar. 3. Os ingredientes variam conforme a regio.Pode-se,por exemplo, acrescentar 1 colher (ch) de canela em p ao creme da pamonha;ou substituir o leite por leite de coco; ou,ainda,juntar coco fresco ralado.

sem glten

BOLO (JOGO AMERICANO: TOK&STOK PRATOS: DRAGONETTI) QUADRADINHOS (POTES: TOK&STOK JOGO AMERICANO: ATELI ROCOC) ARROZ-DOCE (TAPETE E POTES: TOK&STOK BOWL: DRAGONETTI)

Arroz-doce diet Rendimento: 6 pores


INGREDIENTES 1 xcara (ch) de arroz lavado e escorrido 1 pedao de canela em pau meia xcara (ch) de adoante granular 3 colheres (sopa) de Leite em P Molico Granulado A e D 3 cravos-da-ndia canela em p para polvilhar sem MODO DE PREPARAR Em uma panela misture o arroz com quatro xcaras (ch) de gua e a canela em pau.Leve ao fogo e cozinhe em fogo baixo, com a panela semitampada,at cozinhar,mas conservando um pouco do lquido. Junte o adoante e o Molico dissolvido em uma xcara (ch) de gua. Cozinhe por mais 1 minuto e desligue. Sirva morno ou frio, em taas, polvilhando canela em p.

acar

Perfil

Fotos:Divulgao

Mulher nota 10
Ela canta, dana, malha, me... e ainda arruma tempo para as atividades de apoio adoo de crianas
ENTREVISTA A CRISTINA RIGITANO

arece que o tempo no passa para Elba Ramalho.Adepta da mxima corpo so, mente s, ela se mantm bonita, jovem e de bem com a vida depois dos 50.A juventude est no esprito e no apenas no externo, diz a cantora, nascida em 1951 na Paraba. Alm de praticar ioga e meditao, Elba faz musculao e hidroginstica e tem alimentao vegetariana h mais de vinte anos.Esses fatores lhe garantem plena energia para encarar a sempre intensa agenda de shows, que no momento

inclui a divulgao do novo CD em parceria com o sanfoneiro e compositor Dominguinhos. Nesta entrevista exclusiva a Nestl com Voc, Elba Ramalho fala dos segredos para se manter jovem e saudvel,da espiritualidade,do casamento com Gaetano Lopes, marido e empresrio,e do orgulho de ser nordestina.E,claro, mostra grande carinho quando se refere ao processo de adoo de crianas (ela me adotiva de uma menininha,Maria Clara),incentivado por sua ONG, a Bate Corao.

22

Qual o segredo para se manter jovem? O que muda depois dos 40 anos? A juventude tambm est no esprito.Sei que pareo mais jovem, talvez porque seja uma pessoa serena e feliz, talvez porque oferea amor a meu semelhante. Procuro cuidar do corpo e da alma. Tenho boa alimentao, pratico ioga e meditao,tenho muita f, devoo, e sou caridosa. Depois dos 40, as mulheres comeam a se conhecer melhor. Passei a me sentir mais segura e consciente das minhas responsabilidades, administrando minhas vontades. Sou vaidosa, mas s um pouco. Ao mesmo tempo,sinto-me livre de qualquer fardo quanto beleza. Voc tem cuidados com a alimentao? Sou vegetariana e gosto de tudo que vem da terra e de nada que tenha vida. H mais de vinte anos no como carne vermelha e h seis deixei de comer peixes e frangos. Frutas,vegetais,cereais so os meus preferidos. No sou gulosa e me alimento moderadamente.Essa uma escolha que fiz para mim e no significa que todos devam me seguir. O que posso assegurar que hoje me sinto mais leve e mais saudvel.O corpo ideal exala sade, deixando mais confortvel o esprito. Qual o seu cardpio dirio? muito simples.Gosto de comidas sem muitos temperos e evito gorduras. No caf, frutas, cereais e sucos especiais, e um pouco de po integral ou tapioca.Quando me sinto muito fraca, como clara de ovo e tomo iogurte. Voc faz exerccios fsicos? H muitos anos pratico ioga e meditao todos os dias. Fao tambm musculao duas vezes por semana, que intercalo com aulas de hidroginstica.

E tratamento esttico? Tenho os cuidados bsicos com a pele. Boa assepsia, hidratante e protetor solar.Um pouco de cido esfoliante, e s! Vez ou outra, uma limpeza e um dermatologista para pequenos tratamentos. Voc uma pessoa espiritualizada? Recebi de meus pais uma rgida educao,e isso inclui a prtica da religio.Mas a vida que me ensina e no outro que me exercito. A grande virtude a caridade,e com pacincia chegamos l. Voc chegou a ter dvidas quanto vocao artstica? Sempre sonhei com o palco,mesmo no sabendo bem o que era ser artista.Entrei na universidade (cursou economia e sociologia) mais por imposio da famlia do que por vontade prpria.Mas a msica sempre me acompanhou,desde os 14 anos,quando tocava bateria numa banda de meninas. Como foi mudar para o Rio? Cheguei com o QuintetoViolado, em 1974. Trabalhei com o grupo Chegana,sob a batuta de Lus Mendona.Em 1978 fiz a A pera do Malandro, do Chico Buarque,trabalho que abriu muitas portas como cantora. Foi difcil a adaptao? Foi, porque eu no tinha famlia nem dinheiro e no conhecia ningum.Sofri,chorei e tambm conheci a felicidade. O que est preparando para as festas juninas? Fora o trabalho em pauta, Elba e Dominguinhos,tenho uma intensa jornada de shows pela frente, no Nordeste e fora do Brasil. Voc se sente orgulhosa de ter o nome ligado cultura nordestina?

Sim, sou feliz por ser nordestina. Povo simples e bom, puro e de muita verve.Terra sofrida mas rica em virtudes. H quanto tempo est casada com Gaetano? Estamos juntos h nove anos e somos felizes. Nos amamos ainda mais e respeitamos nossas diferenas. Ele meu dolo, um exemplo de homem e de pai. Somos cmplices e colocamos a amizade acima de qualquer coisa. Foi demorado o processo de adoo de Maria Clara? O suficiente para eu ficar um pouco ansiosa, mas tudo dentro do previsto e recompensado ao final com a sua chegada. Voc est ligada a projetos sociais. Qual o atual? Tenho minha prpria ONG, Bate Corao (www.batecoracao. org.br), e atravs dela ajudo outras instituies sociais,incentivo a adoo de crianas e o trabalho comunitrio.

Presente

longa vida
Embalagens vazias tipo longa vida, um toque pessoal, muito carinho e pronto... voc pode produzir caixinhas que iro valorizar ainda mais o seu presente

Um carinho
D
ar presentes algo que todo mundo adora a perfeita traduo do carinho que sentimos por uma pessoa. E todo mundo sabe o quanto prazeroso curtir a surpresa no rosto amigo! No tem dvida, tudo fica mais especial quando a embalagem do presente traz um toque pessoal, algo que demonstra ainda mais o nosso afeto. A, nada melhor e mais exclusivo do que produzir sozinho o pacote ou a caixa que ir guardar a terna lembrana. Nossa sugesto o reaproveitamento de caixas tipo longa vida, como as dos seus produtos Nestl favoritos.Alm de personalizar a embalagem e mostrar o seu carinho, voc vai colaborar com a preservao do meio ambiente.Afinal, a reciclagem tambm uma forma responsvel de cuidar do nosso planeta. Gostou da idia? Ento siga o passo-a-passo, solte a criatividade e produza caixas para presente na medida do seu carinho.

MATERIAIS
cola para papel

Dicas
tesoura fitas

rgua

pincel

caneta

pape l de p resen te

Pode-se encapar as caixas com vrios tipos de material. Aqui sugerimos papel de presente, mas voc tambm pode usar papel de parede. Antes de utilizar as caixas, lave-as com detergente e deixe-as secar ao sol. Seu pacote ficar mais charmoso se voc embrulhar o presente com papel de seda antes de coloc-lo na caixa.

24

CAIXINHA VERTICAL
5 cm

2
rea descartada

produzida com embalagem de Frutess

1 cm dobra

caixa, recorte e descarte a tampa. Em seguida, corte o papel de presente escolhido na medida de 31,5 cm x 31, 5 cm e cole em volta de toda a caixa, deixando uma sobra no lado em que est a abertura. Depois, recorte um pedao do papel de presente de 7 cm x 7 cm e cole na base da caixa, para completar o acabamento. 2 - Usando a dobra natural da caixa como guia, recorte, no sentido vertical, os quatro cantos da sobra de papel que voc deixou e cole-o no lado de dentro da caixa (isso esconder as bordas recortadas e melhorar o acabamento interno da embalagem). 3 - Pressionando a lateral da caixa, dobre-a de forma que as pontas opostas se unam. 4 - Em seguida, com um prego, faa dois furos na caixa com um espao de 3 cm entre eles. Para finalizar, passe a fita entre os furos e d um lao caprichado.

7 cm

7 cm

1 - Seguindo a dobra natural da

dobra

rea da caixa

CAIXINHA QUADRADA
produzida com embalagem de Chamy
A partir da base da embalagem, mea 7 cm e faa um trao ao redor de toda a caixa. A partir desse ponto, mea mais 7 cm e faa um segundo trao. Agora, em apenas um dos lados da caixa, que ser usado como tampa, mea mais 5 cm e faa um ltimo trao. Dentro desse ltimo espao, desenhe uma meia-lua seguindo o esquema ilustrado. Desenhe as demais linhas de corte seguindo o esquema, lembrando de deixar 1 cm nos dois lados da base da meia-lua. 2 - Recorte a caixa pelo pontilhado e dobre conforme o esquema. 3 - Cole o papel de presente na medida 31,5 cm x 31,5 cm ao redor de toda a caixa, deixando 1,5 cm de sobra no fundo da embalagem. Em seguida, recorte um pedao de 7 cm x 7 cm do papel e cole na base da caixa, para completar o acabamento. 4 - Por fim, recorte o papel de presente excedente.

1-

Eunice Lamarca (Arte com Sucata): (11) 6867-4369, 9794-5214 e-mail: artecomsucata@hotmail.com

25

Sopas brasileira
REGIO NORTE Um dos pratos mais apreciados e tradicionais do Par o tacac, feito com a goma da mandioca, camares e tucupi (um molho apimentado). REGIO NORDESTE A tradio so os chamados caldinhos, preparados com peixes variados, ostras ou mariscos (caso do sururu) e consumidos a qualquer hora, at mesmo na praia. REGIO SUDESTE Da sopa de feijo ao tradicional caldo verde, de origem portuguesa, h receitas para todas as pocas do ano.
Paulo Nilson

As variedades de uma preparao que alimenta o corpo e esquenta o corao, de Norte a Sul do pas

REGIO CENTRO-OESTE Uma das sopas de maior sucesso nessa regio feita com um tpico ingrediente local: a piranha, comum nos rios.

o inverno, um dos grandes prazeres da mesa so as sopas e os caldos caseiros, que, como se diz, alimentam o corpo e aquecem o corao de toda a famlia. E assim de Norte a Sul do Brasil: a tradio de uma boa sopa, quentinha e reconfortante, est intimamente ligada a nossos hbitos alimentares,mesmo nas regies que no enfrentam frio rigoroso. Com o tempo, cada lugar foi descobrindo os melhores ingredientes tpicos e adaptando ou criando receitas saborosas,que se tornaram um smbolo de nossa criatividade culinria. Para voc provar uma pequena parte dessa diversidade, apresentamos aqui trs receitas tradicionais saudveis, baratas e muito prticas de preparar com os produtos da linha Maggi. Ento, bom apetite, boa sopa, bom inverno!

REGIO SUL Uma das estrelas a sopa de pinho. Muito nutritiva, receita constante nas noites mais frias do inverno.

A linha de sopas Maggi acaba de ganhar outra verso saudvel e equilibrada o Sopo de Legumes Selecionados, ideal para o consumo de toda a famlia. Para a crianada, a grande pedida so as novas variedades das Sopas Crescimento Galinha com Mandioquinha e Macarro, Carne com Macarro e Legumes com Macarro. Elas trazem clcio e ferro e so ricas em vitaminas A e D. E agora contam com Leite Ninho, que as deixa ainda mais cremosas.

Quer saber mais sobre as sopas Maggi? Quer mais receitas de sopas brasileiras (inclusive algumas que so mencionadas no mapa a em cima, como a de pinho e o caldo verde)? Ento, acesse j o portal da Cozinha Nestl na Internet: www.nestle.com.br/cozinha.

Caldinho (Caneca e toalha:Tok&Stok Guardanapo: Roupa de Mesa) Sururu (Talheres:Tok&Stok Bowl: Suxxar Guardanapo: Roupa de Mesa) Sopa (Guardanapo: Roupa de Mesa)

Lanamentos

Caldinho de feijo Rendimento: 4 pores


INGREDIENTES 1 colher (sopa) de azeite 1 dente de alho amassado 1 cebola picada 1 talo de salso cortado em cubinhos 2 xcaras (ch) de feijo cozido (caldo e gros) 1 tablete de Caldo de Carne Maggi MODO DE PREPARAR Em uma panela aquea o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente o salso e misture muito bem. Junte o feijo e bata tudo no liqidificador com duas xcaras (ch) de gua at ficar homogneo. Passe por uma peneira, devolva panela e acrescente o tablete de Caldo Maggi. Cozinhe at ferver e o caldo engrossar, mexendo de vez em quando. Sirva a seguir. DICAS Experimente essas variaes: - polvilhe salsa ou coentro picados; - acrescente bacon picado e torrado; - para uma poro picante, pingue algumas gotas de molho de pimenta ao servir ou acrescente meia pimenta dedo-de-moa sem sementes durante o preparo; - duas colheres (sopa) de aguardente, ao servir, deixam o caldinho ainda mais animador.

Caldinho de sururu Rendimento: 4 pores


INGREDIENTES 2 tabletes de Caldo de Legumes e Verduras Maggi meia xcara (ch) de aguardente 2 cravos-da-ndia 1 folha de louro 300 g de sururu limpo, sem casca 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 1 dente de alho picado 1 talo de salso pequeno picado 2 tomates sem pele e sem sementes, picados 1 pimenta-malagueta sem sementes, picada 2 colheres (sopa) de salsinha picada 1 colher (sopa) de coentro picado 1 vidro de leite de coco 1 colher (ch) de azeite de dend MODO DE PREPARAR Em uma panela,dissolva os tabletes de Caldo Maggi em trs xcaras (ch) de gua quente. Junte a aguardente,os cravos e a folha de louro e espere ferver. Acrescente o sururu e cozinhe por mais 5 minutos.Retire o sururu do caldo com uma escumadeira e reserve. Aquea o azeite em outra panela e doure a cebola e o alho. Junte o salso, o tomate e a pimenta e refogue ligeiramente. Acrescente o caldo reservado, o sururu, a salsinha, o coentro, o leite de coco e o azeite de dend. Espere ferver e sirva a seguir. DICAS 1. O sururu um molusco encontrado na lama de manguezais, muito comum em Alagoas e no Maranho. 2. Se preferir, substitua-o pela mesma quantidade de vngoles.

Sopa de mandioca com couve Rendimento: 6 pores


INGREDIENTES 2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada meio quilo de mandioca sem casca, cortada em pedaos 2 tabletes de Caldo de Costela Maggi 3 folhas de couve finamente picadas 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada MODO DE PREPARAR Aquea uma colher (sopa) de manteiga em uma panela de presso e refogue a cebola. Junte a mandioca, um litro e meio de gua quente e os tabletes de Caldo Maggi. Misture bem, tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos aps pegar presso ou at que a mandioca se desfaa. Desligue o fogo, espere sair toda a presso, abra a panela, junte as folhas de couve e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, ou at que a couve amolea. No momento de servir polvilhe a cebolinha e junte a manteiga restante. DICAS 1. Caso a mandioca cozinhe mas no desmanche, bata metade da quantidade no liqidificador, devolva panela e prossiga a receita, adicionando a couve. 2. Esta sopa muito saborosa, fornece energia e aquece seu inverno. Para torn-la um prato nico, voc pode adicionar carne cozida e desfiada no momento em que coloca a couve.

uem av sabe que no h alegria maior do que estar junto dos netos, principalmente nas frias escolares, quando as visitas so mais longas. uma satisfao sem fim: brincadeiras, carinho, histrias, novidades um universo de descobertas compartilhado por todos. E um dos momentos que ficaro na memria dos netos para toda a vida a tradicional hora do lanche. Quem capaz de esquecer do tempero da vov? Para que se curta ao mximo a companhia dos netos, pensamos em lanches prticos e rpidos. Claro, com aquele sabor que s Maggi sabe dar o sabor inesquecvel de comida feita com carinho.

frias deliciosas!
Receitas para os avs receberem as crianas com muito carinho e sabor

StockPhotos

Sanduche (Refratrio: e guardanapos: Suxxar Prato: Dragonetti )

Salgadinhos brincadeira
Rendimento: 40 salgadinhos

Sanduche carinho Rendimento: 4 pores


INGREDIENTES 1 envelope de Creme de Galinha Maggi 1 xcara (ch) de leite 1 lata de Creme de Leite Nestl 12 fatias de po de frma sem casca 100 g de mussarela fatiada meio mao de espinafre cozido, espremido e picado 1 xcara (ch) de milho verde em conserva 100 g de mussarela ralada manteiga para untar MODO DE PREPARAR Em uma vasilha dissolva o contedo do envelope de Creme de Galinha no leite, acrescente o Creme de Leite, misture e reserve. Disponha seis fatias do po no fundo de um recipiente refratrio retangular pequeno (16 x 26 cm) untado, umedea com parte do Creme de Galinha dissolvido e espalhe as fatias de mussarela, o espinafre e o milho. Distribua as outras fatias de po e cubra com o restante do Creme de Galinha dissolvido. Distribua a mussarela ralada e leve ao forno mdio (180 C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou at dourar. Sirva quente ou frio. DICAS 1. Este sanduche, acompanhado de suco de frutas, uma opo nutritiva e saborosa para o lanche da garotada. 2. Para um lanche ao ar livre, voc pode servir o sanduche frio. Para isso, mantenha-o em geladeira, corte em quadrados, embrulhe com papel de alumnio ou filme plstico e sirva.

INGREDIENTES massa 1 pote de Iogurte Natural Nestl 2 gemas 300 g de manteiga gelada, em pedaos 1 stick de Meu Segredo Maggi 4 xcaras (ch) de farinha de trigo, aproximadamente 1 ovo inteiro ligeiramente batido para pincelar pasta de queijo e peito de peru 100 g de peito de peru 1 envelope de Meu Instante Queijo meia xcara (ch) de leite 1 colher (sopa) de salsa picada pasta de salsicha 3 salsichas aferventadas meia lata de Creme de Leite Nestl meia colher (sopa) de catchup 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada MODO DE PREPARAR massa Misture o Iogurte, as gemas, a manteiga e o Meu Segredo e v acrescentando a farinha de trigo at obter uma massa homognea. Coloque sobre um pedao de filme plstico, feche e leve geladeira por cerca de 4 horas. Abra a massa sobre uma superfcie enfarinhada com um rolo em espessura mdia e corte com cortador ou faca no formato desejado.Pincele com o ovo e asse em forno mdio (180 C), preaquecido, at dourar. pasta de queijo e peito de peru Bata o peito de peru, o contedo do envelope de Meu Instante e o leite no liqidificador. Passe para uma vasilha, junte a salsa e recheie a massa. pasta de salsicha Bata as salsichas com o Creme de Leite e o catchup no liqidificador. Passe para uma vasilha, misture a cebolinha e recheie a massa. DICAS 1. Esta massa no deve ser muito manuseada. Se sobrarem pedacinhos, faa torcidinhos com parmeso ou gergelim. 2. Os recheios podem ser usados antes ou depois de a massa ir ao forno.

A crianada com a mo na massa


Para curtir uma tarde divertida e inesquecvel na cozinha, deixe as crianas ajudarem a cortar a massa e a preparar os recheios. Mas, claro, tome cuidado com o forno quente! A massa muito verstil e permite criar vrios modelos para os salgadinhos. Para colocar as pastas depois da massa assada: formato de tringulos e crculos formato de barquinho, fazendo um tringulo sobre um semicrculo formato de trevo ou de bichinhos feitos com cortadores Para rechear antes de levar ao forno: formato de pastelzinho, em meia-lua enrolados (de salsicha, de presunto e queijo) trouxinhas formato de esfihas em forminhas como empadinhas

pelo Brasil
De Norte a Sul, a Nestl desenvolve uma srie de atividades para retribuir o carinho e ficar ainda mais prxima de voc e isso o que queremos contar neste novo espao em nossa revista. Confira e divirta-se com a gente!
Comprometida com seus princpios de nutrio, sade e bem-estar, a Nestl, por meio da marca Nutren Active, patrocina o Circuito 2005 da Corrida e Caminhada Contra o Cncer de Mama. A dci-

CO RR IDA PE LA SAD E

ma edio do evento,organizado pelo IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Cncer),comeou em So Paulo,em 15 de maio, e passar por mais nove cidades. O objetivo conscientizar a sociedade sobre a importncia da preveno da doena, alm de valorizar os benefcios da atividade fsica e da alimentao saudvel para promover a qualidade de vida. O valor arrecadado com as inscries ser revertido ao IBCC e s entidades locais das cidades. Informaes: site ww w.ib cc.o rg.b r ou telefone (11) 3385-0221.

MAGGI NA TELINHA
Momentos Maggi agora est no programa da Ana Maria Braga, o Mais Voc , na Rede Globo. Toda tera-feira, a prpria apresentadora d dicas e receitas de Maggi e recebe convidados. Se por acaso voc perder o programa, no tem problema: basta ligar para (11) 2123-2200, que um exclusivo servio telefnico repete a receita da semana. Ou ento voc pode acessar www.nestle.com.br/maggi .

TV GLOBO LTDA.

O NIBUS MAIS GOSTOSO DO BRASIL!


Aulas gratuitas de culinria, dentro de um nibus equipado com uma cozinha supermoderna. De arrasar, no? Pois esse foi o presente de Maggi (em parceria com a revista Ana Maria e a rede Carrefour) para os consumidores paulistanos entre os dias 6 de maio e 11 de junho, nos estacionamentos dos supermercados. como diz o pessoal de Maggi: o gostoso te ver bem!

FOTOS ERIC B.

O PARI AT 10 DE JULH

B com a BUMha IO B O D O tiracolo uma bolsin rcida NA AN IMA boi-bumb

NTINS (AM)

JUNHO NORDESTE

O ARRAI FAZ BEM!


Contagiada pela animao das festas juninas no Nordeste, a Nestl participa dos dois maiores arraiais do pas: o So Joo de Campina Grande, na Paraba, e o de Caruaru, em Pernambuco. E voc e sua famlia, nem precisa dizer, so nossos convidados para o arrasta-p. Em ambas as cidades, montamos o Arraial Nestl, onde voc pode saborear algumas das nossas delcias,como bebidas base de Nescaf, sopas Maggi e doces com Moa Fiesta. E tem tambm muita diverso para a garotada!

ar a to fs do ra voc integr pecial para os preferido, pa i A surpresa es bo u ar uma lase pr do tampado , basta com es ar o nh nh ga se ra de Pa o s sescor e de Parintins. colha num do ival Folclrico estl de sua es N o ut M) e Nestl no Fest od (A s pr in o tr s e Parint ho (400 g) e ou des de Manau da ci s ta de Leite Nin na os o! julh lizad at o dia 10 de -de-venda loca senta pontos omoo vai s pr a e qu a, rr . Mas co Santarm (PA)

JUNHO E JULHO CAMPOS DO JOR

DO (SP)

A Nestl apia o Festival de Inve rno de Campos do Jordo,um dos mais imp ortantes eventos de msica erudita do pas, que comea no dia 9 de julho. Quem for curtir o friozinho na Serra da Mantiqueira ,no interior paulista, vai encontrar j em junho muito requinte e sofisticao na Chocolateria Nestl e em outros agradv eis espaos de convivncia montados no Shopping Market Plaza, no bairro de Cap ivari.
OPO BRASIL

COM SABOR DE INVERNO NA SERR A

Na Chocolateria, o grande destaqu e da Nestl em Campos do Jordo,o cons umidor poder escolher seus bombons Espe cialidades favoritos e montar uma caix a com embalagem diferenciada.Tambm encontrar mais chocolates, biscoitos, Neston barra, doces base de chocolat e desenvolvidos pela Cozinha Nestl e uma deliciosa fondue preparada com Classic ao Leite. Outros destaques desse espao excl usivo so a Cremeria Sorvetes Nestl, com produtos trabalhados de modo artesana l, e um acolhedor boulevard onde se pode reunir a famlia e os amigos para apreciar apresentaes de msicos do Festival. O Espao Nescaf vai oferecer toda a linha de produtos da marca. Porque no h nada mais gostoso e reconfortant e que saborear um delicioso cafezinho no inverno! O fraldrio Baby Care Nestl um espao onde as mes podem cuidar de seus bebs como se estivessem em casa , e ainda experimentar os produtos de Alim entos Infantis. equipado com forno mic roondas Brastemp. E tem mais: quem passar por um dos espaos Nestl no Market Plaza conc orre a ingressos para concertos do Festival .

PR E RE I PRA SE M da turn de lanamen-

Aps o enorme sucesso diu repetir a to do CD Pra Sempre, a Nestl deci com o rei dose e este ano mantm a parceria de shows. Roberto Carlos na nova temporada passar por l,vai abri em erta A turn 2005,ab s elas a toda em e as, grandes cidades brasileir essos: ingr de o isi Nestl est facilitando a aqu efiben es dad voc doa produtos Nestl para enti a cada iban centes e compra ingressos de arqu preos promocionais. r as daFique de olho na imprensa para sabe com a gente tas das apresentaes. E participe ao social. e com o rei! dessa importante

RICARDO TELES

Da Nestl pra Voc

epois do enorme sucesso de Alimentar a alegria faz bem, no Carnaval carioca, a Nestl decidiu entrar em campo para estimular outra paixo brasileira o futebol. J est a pleno vapor a promoo Torcer pelo seu time faz bem, que tem como principal objetivo incentivar a volta das famlias aos estdios. A mecnica da promoo simples: na troca de embalagens fechadas de produtos Nestl (somando cerca de 4 reais), o torcedor ganha um ingresso de arquibancada (mdia de 15 reais) para assistir a seu time na srie A

do Campeonato Brasileiro 2005. Os produtos trocados sero doados para entidades assistenciais. Ento, como voc v, so duas alegrias: ir ao futebol e fazer pessoas mais felizes! Os jogos selecionados acontecero sempre nos finais de semana, em doze cidades (So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Santos, Braslia, Florianpolis, Goinia, Caxias do Sul, Curitiba, So Caetano e Campinas). A troca de produtos por ingressos personalizados ser feita com antecedncia de cerca de dez dias. Consulte a tabela do Campeonato, acompanhe a promoo nos veculos de comunicao e garanta ingressos para toda a famlia! Se torcer pelo seu time faz bem, torcer junto com pessoas queridas faz mais bem ainda!

em campo
Moa
Toda forma de amar faz bem! Agora, o Leite Moa tambm pode ser apreciado na forma de picol!

Novidades

Torcer pelo seu time faz bem a nova promoo da Nestl. Veja acima como participar e, claro, no perca tambm os outros deliciosos lanamentos e as nossas novidades na Internet.

As tortinhas de Tostines
Quem f das tortinhas de biscoito no pode perder Tostines Tortines, em embalagens de 165 g. Os sabores? Chocolate, Morango e Torta de Limo (este indito).

Sensao morango
Irresistvel combinao de sorvete com o chocolate Sensao, este picol tem calda de morango no recheio.

Chokito branco
A frmula conhecida: leite condensado, caramelizado, com flocos crocantes e coberto com chocolate (branco!) Nestl.

Troppo Crunch
O chocolate do barulho virou cone do barulho. Mas corra, que esta deliciosa verso fica no mercado s at o ms de julho.

Gostoso at do avesso
O pblico jovem ganha outra deliciosa verso da famlia de biscoitos Negresco. Negresco Invertido, que traz biscoito de baunilha recheado com chocolate. O que era branco no preto agora preto no branco!

32

A fora de NESCAU!
NESCAU renovou a identidade visual da linha, com novas embalagens que vibram de tanta energia! Alm disso, apresenta o lanamento do ano: NESCAU POWER, elaborado com uma combinao de cacaus especiais, oferece + sabor e + chocolate aos amantes de NESCAU. Mais uma deliciosa opo para deixar o leite da moada + power do que nunca!

Informao e diverso ao alcance do mouse


Confira o lanamento do portal Nestl Faz Bem e as novidades do Nestl Point.

A novidade do gnio
Protetor da sade das crianas, o gnio de Chamyto chega s prateleiras numa nova, divertida e nutritiva verso Chamyto 1 + 1 , com frmula prbitica que inclui fibras solveis para equilibrar a flora intestinal e ajudar na proteo do organismo. O lanamento est venda em bandejas com quatro unidades duas com bebida lctea com iogurte natural integral e polpa de morango, duas com bolinhas crocantes de cereal cobertas com chocolate. O novo portal Nestl Faz Bem (www.nestle.com.br/ nestlefazbem) o endereo para quem procura dicas de alimentao balanceada e busca bem-estar fsico e mental. Dividido em sees por faixa etria (Criancas,Jovens e Adultos), o site oferece matrias especiais sobre os mais diversos assuntos relacionados a nutrio, sade e bemestar. Alm de todo esse contedo, traz as sees Servios e Utilidades (com recursos para, por exemplo, visualizar a pirmide alimentar e calcular o IMC, ndice de Massa Corprea, e a ingesto de calorias) e Profissionais de Sade (com indicaes para quem tem a sade e a qualidade de vida como profisso). H tambm um cadastro que permite ao visitante receber com exclusividade, por e-mail, as novidades Nestl e outras matrias de interesse. Conte para todo mundo que voc puder. E torne o seu dia-a-dia mais saudvel!

Doces de prestgio!
A linha Moa Fiesta acaba de ganhar mais uma novidade. Moa Fiesta Prestgio, que se junta s j tradicionais variedades Beijinho, Brigadeiro e Cajuzinho. Experimente e faa a festa!

Para ces de todas as idades


DOG CHOW, da Nestl Purina, tem duas novidades: DOG CHOW Adultos com Mais de Sete Anos, nos sabores Carne, Frango e Ossinho, proporciona 15% a mais de absoro de clcio (para dentes e ossos fortes) e 25% a mais de protenas (para msculos saudveis e fortes). DOG CHOW Latas tem verses midas para filhotes, adultos de raas pequenas e adultos de raas mdias e grandes, nos sabores Carne, Frango e Carne & Vegetais.

O Nestl Point (www.nestle. com.br/jovem), portal jovem da Nestl, renovou o visual para trazer ainda mais diverso aos internautas. Alm de muitos games e links para outros sites radicais da Nestl, apresenta um megadesafio: um jogo no qual, em uma srie de provas, os competidores tm de descobrir quem ir morar no Condomnio The Point. E isso s o comeo vem muito mais por a... Quer saber o que vem? Ento, ligue j o computador! Voc vai ver por que esse endereo o point da moada.

33

Espao do Leitor
PIRMIDE ALIMENTAR A ltima edio est sensacional e parece que foi feita para mim.Tenho um srio problema de hipertenso, difcil de controlar mesmo com remdios, e a matria sobre pirmide alimentar me encheu de nimo e vontade para mudar minha alimentao. De quebra, aproveitando essas dicas valiosssimas, vou incluir meu marido e meu filho na reeducao alimentar.
Maria Vanilda Ramalho Lopes Souza Pitangueiras, SP

OS COZINHEIROS Depois da revista Nestl com Voc, minha tarefa como bom pai e bom marido ficou mais fcil. Isso porque nos finais de semana minha diverso cozinhar para dar descanso minha esposa. Meus filhos sempre me elogiam quando fao as receitas, sobremesas e outras sugestes da revista.

Publicamos aqui apenas algumas das dezenas de manifestaes elogiando as matrias de Vida Saudvel e Harmonia Mesa. Agradecemos o carinho e convidamos voc a conferir o contedo de equilbrio alimentar desta edio. PSCOA A revista sobre equilbrio alimentar est o mximo. Estou desempregada, e as receitas dos bombons foram um sucesso, porque eu fiz e at pude vender.
Valdineia Cristina Guedes Sitta So Carlos, SP

Alpio Leo Fortaleza, CE

Cara Maria Vanilda, sua carta sintetiza todos os nossos objetivos com a matria da pirmide. Que voc e sua famlia tenham uma alimentao cada vez mais equilibrada.Vale a pena! Estou muito feliz por receber a minha revista. Sou estudante e em maro o professor de educao fsica resolveu falar sobre a pirmide alimentar.Resultado:eu levei minha revista e todos da sala me pediram para tirar xerox.
Simone Melo Reis Duque de Caxias, RJ

O meu maior hobby cozinhar para minha esposa, filhos e amigos, e sempre tem algum toque a mais que aprendo com a revista. Alm da qualidade dos produtos.
Rogerio Selhorst Jaragu do Sul, SC

Caros Alpio e Rogerio, muito legal receber cartas como estas. Que vocs continuem arrasando na cozinha!

Gostaria de parabenizar as pessoas que fizeram a ltima edio, com aquela receita de doce de cenoura que pode ser feita at mesmo em aniversrios.Lembrem-se de que sempre haver uma criana que no pode consumir leite e derivados. Passei por isso e sei do que estou falando.
Samantha A. R. Pacanhela Americana, SP

Estou fazendo curso pr-vestibular para nutrio e quando li o contedo da revista fiquei muito feliz, pois era tudo que eu precisava para aprimorar meus conhecimentos.A Nestl leu meus pensamentos.
Iris Almeida do Nascimento Simes Filho, BA

Estou no segundo ano de nutrio e uso muitos livros da doutora Sonia Tucunduva Philippi.Amei a reportagem de Vida Saudvel e adorei saber mais sobre essa importante nutricionista, que assim como a Nestl querida por milhes de pessoas.
Camila Zanelato Kuhn Indiana, SP

HARMONIA MESA Foi maravilhosa a matria sobre equilbrio alimentar.Antes, eu s fazia o peito de frango fritinho, agora descobri uma maneira muito mais saudvel de comer essa carne to gostosa. Por favor, publiquem mais receitas como estas,simples e to saborosas.No poderia deixar de elogiar a comidinha feita na panela de presso: muito prtica!
Adriana Gardioli Santos Vitria, ES

MAGGI, PASSEIO E PRESENTE... Trabalho fora e, mesmo sem muito tempo para gastar na cozinha, no abro mo de preparar uma boa refeio todos os dias. Parece que vocs adivinharam meus pensamentos trazendo receitas rpidas e deliciosas feitas na panela de presso.
Vanessa Neri Martins Macedo So Gonalo do Sapuca, MG

A reportagem da Estrada Real est muito legal. Fico muito contente em ver a nossa Histria sendo lembrada.
Simone Rosimar de Brito Bastos Conselheiro Lafaiete, MG

Agradeo muito a revista de maro.Achei muito legais as dicas para crianas, jovens, gestantes e idosos, e a matria sobre a pirmide alimentar.Ela vai me ajudar muito com as crianas, na aula de cincias, pois estamos estudando a parte de alimentao.
Cassia Silene Rubio Itpolis, PR

A reportagem sobre a pirmide alimentar est fantstica.Amei a receita da panqueca como sugesto para o caf-da-manh.Espero ver sempre sugestes de cardpios prticos como os desse nmero.
Sara T. P. Silva Santos, SP

Adorei a revista de maro, principalmente a matria do scrapbooking.J fiz meu primeiro lbum, com fotos do meu primeiro filho, e ficou muito bom.
Alessandra M. Aparecida de Oliveira So Paulo, SP

Adorei a nova edio da revista, principalmente a matria sobre a pirmide, pois estou mudando meus hbitos alimentares e fazendo exerccios. E amei o lanamento do ovo de Pscoa Light.
Vanusa Alves Ituiutaba, SP

Parabns a todos da revista, que est maravilhosa, com as receitas diferentes para a Pscoa.Experimentei a Torta Levssima e todos adoraram em casa.Levei para o meu trabalho e, alm de ter sido aprovada, me pediram a receita. O mais interessante de observar que Nestl com Voc no s mais uma revista de receitas, mas tambm recebemos dicas de sade e bem-estar. Muito obrigada por lembrar-nos desses hbitos saudveis.
Raquel Moreira Leite So Paulo, SP

Obrigado pela revista. Eu gostei porque vocs foram sinceros e no colocaram s chocolate, ovo de Pscoa e os produtos que

converse conosco
revista nestl com voc
Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970, So Paulo-SP, e-mail: falecom@nestle.com.br

34

Gostaria que vocs elaborassem uma receita de bolos s com pasta americana.
Leticia Mendes Nogueira Campo Grande, MS

Leticia,voc encontra sugestes para essa receita na edio 16 (dezembro de 2002) da nossa revista, cujo contedo est disposio no site da Cozinha Nestl (www.nestle.com.br/cozinha). Gostaria de uma matria sobre um assunto que atinge muitos brasileiros hoje, que a presso e triglicrides alto, dando dicas de alimentao e de como se prevenir.
Karla Moreira Porfirio Ub, MG

CASA DO CONSUMIDOR vocs vendem, mas tambm verduras e a pirmide alimentar.


Diogo Oliveira de Souza So Paulo, SP

lhor do que a maioria das publicaes vendidas em bancas.Como consumidor Nestl, adoro a revista. E como desempregado, sugiro uma edio s com receitas baratas.
Leonardo Melo por e-mail

PASSEIO Sugiro uma reportagem sobre Taubat,no Vale do Paraba, a terra do doutor Monteiro Lobato, onde fica o verdadeiro Stio do Picapau Amarelo.
Elaine de Souza Q. Pozo Taubat, SP

Agradeo a Nestl por ter conhecido a leitora Roseli Francisco Morato por meio do Mural. Ficamos grandes amigas e acho que essa amizade vai durar para sempre.
Wanessa dos Santos Tapira, PR

Wanessa, muito bom saber que a gente est ajudando a construir grandes amizades aqui, pelas pginas da nossa revista.. Alm das receitas deliciosas,a revista apresenta uma estruturao perfeita e respeita normas editoriais que facilitam a catalogao em bibliotecas, por exemplo. Como bibliotecrio, devo afirmar que a revista muito me-

SUGESTES H tempos no escrevo para dizer como me sinto satisfeita com vocs. E gostaria de dizer, tambm, que achava muito mais bonitas as capas quando vinham com imagens dos produtos Nestl.
Rosemeire dos Anjos Fonseca So Paulo, SP

Gostaria de uma matria sobre a Serra da Capivara, em So Raimundo Nonato.


Aneci Maria S. Vieira Dom Expedito Lopes, PI

Por favor, nas prximas edies, gostaria de ver um pouco das belezas no meu estado,Tocantins.
Araci da Costa Andrade Gurupi, TO

A ltima edio da revista foi tima. Mas o Mural ficou menor, e acho que ele deve voltar a ter mais destaque.
Andra Roos Agudo, RS

Gostaria que vocs fizessem uma matria sobre Itabira,onde nasceu o grandes poetas Carlos Drummond de Andrade.
Ana Carla da Silva Itabira, MG

mural
Gostaria que algum leitor me enviasse a matria sobre fuxicos; tenho muitos deles.
Vnia C. J. M. S Rua Ipecoet, 13, So Paulo, SP CEP 05206-050

Tenho 21 anos, sou radialista e carteira. Gostaria de me corresponder com pessoas de ambos os sexos de todo o Brasil.
Diana de Ftima das Mercs Rua Vinte de Janeiro, 45, Chapada do Norte, MG CEP 39648-000

Tenho fotos para um quarto de beb diferente, caso outras mames se interessem
Carlos Simes casimoes99@hotmail.com

Desejo receitas de doces, compotas de frutas e apostilas sobre decorao de bolos.


Melissa Alves Pereira Machado Rua Maria Anglica P. Silva, 3056, Patrocnio, MG CEP 38740-000

Gostaria de receber receitas de ma-doamor e informaes sobre diabetes.


Neusa Maria de Souza Lelis Rua Rodolfo Ambron, 175, Conselheiro Lafaiete, MG CEP 36400-000

Adoro cada receita da Nestl. Ficaria muito feliz se aparecesse no Mural. Em fevereiro foi meu aniversrio, e comemorei com orgulho 10 anos como consumidora Nestl.
Elizangela Silva Ferreira Rua Francisco Cota do Almo, 122, Itaperuna, RJ CEP 28300-000

Quero receber receitas da culinria judaica.


Monique Damares Cardoso Rua Campo Florido, 741, Divinpolis, MG CEP 35501-235

Quero me corresponder com quem gosta de ponto de cruz e de fazer novas amizades.
suzy-19@bol.com.br

Elizangela, infelizmente no conseguimos publicar sua mensagem na ltima edio. De toda a equipe da redao, seguem carinhosos votos de muito sucesso a voc!

Lembrete: mantenha seu endereo sempre atualizado. Se houver qualquer alterao, por favor nos comunique.

35

S-ar putea să vă placă și