Sunteți pe pagina 1din 20

O GNERO DRAMTICO

Algumas consideraes sobre Os Persas de squilo, dipo Rei de Sfocles, Medeia de Eurpides e As Rs de Aristfanes

Nascida, pois, de improvisaes a princpio tanto ela [tragdia] quanto a comdia, uma por obra dos que regiam o ditirambo, a outra por obra dos que regiam os cantos flicos, costume ainda hoje conservado em muitas cidades a pouco e pouco a tragdia cresceu desenvolvendo os elementos que se revelavam prprios dela e, aps muitas mudanas, estabilizou-se quando atingiu a natureza prpria. A comdia como dissemos, imitao de pessoas inferiores; no, porm, com relao a todo vcio, mas sim por ser o cmico uma espcie do feio. A comicidade, com efeito, um defeito e uma feira sem dor nem destruio.; um exemplo bvio a mscara cmica, feia e contorcida, mas sem expresso de dor.

TRAGDIA
pice no sculo V (considerado Perodo Clssico)
Walter Nestl: A tragdia nasce quando o homem comea a olhar para si e para os outros com olhos de cidado

Principal evento: Grandes Dionisacas.


Grande evento da cidade. O Teatro representava, tambm, o local de encontro dos nobres e outras camadas sociais, menos favorecidas no evento.

SQUILO
525/524 a.C. 456 a.C.; Viveu durante as Guerras Mdicas e Liga do Peloponeso; Presenciou o incio, o apogeu e o fim do poderio ateniense; Inseriu o segundo ator (deuteragonista) em cena na tragdia; Necessidade de glorificar o perodo; Responsvel pela reduo do coro; uma dessas pocas felizes na histria dos povos, em que a vontade do indvduo tem a conscincia de que parte de um grande todo significativo. (LESKY, 2003, p. 94)

OS PERSAS
Apresentada em 472 a.C.;
mote histrico: Guerras Mdicas; ntido conhecimento da importncia mtica;

distanciamento da realidade;
realidade x fantasia (elaborao esttica); importncia do coro (narrativa); Elementos de dramaticidade;

Estes, dos persas que se foram terra grega, so chamados fiis, e das opulentas e multiureas sedes

nenhum cavaleiro chega cidade dos persas. Eles, de Susa e de Ecbtana

temveis em combate, na nobre glria da vida. Artembares, rdego cavaleiro,

guardies, que por antiguidade,


prprio senhor rei Xerxes nascido de Dario escolheu para vigiar a regio. Ao pensar no regresso do rei e do multiureo exrcito, j um maligno pressago mpeto sobressalta ntimo, pois toda fora nascida da sia se foi, e por jovem marido uiva. Nenhum mensageiro,

e da antiga torre cssia,


partiram e foram, uns a cavalo, outros em navio, e pees a p, dando linha de combate. Assim Anistres e Artafanes e Megabates e Astaspes chefes dos persas, do grande rei vice-reis, avanam, vigias de vasto exrcito, hbeis arqueiros e cavaleiros, terrveis de ver,

e Masistres e o hbil arqueiro


bravo Imaios e Farandaces e o condutor de cavalos Sostanes.[...] (SQUILO, Os Persas, 1-32)

SFOCLES
497/496 a.C. 406/405 a.C.; Engajamento poltico; Ambiguidades da vida social; Forte ligao com a tradio; Essa vida prenhe de grandeza e perigo que, apesar de todo o alargamento externo de poder, se mantinha nos slidos vnculos da plis, viveu-a Sfocles, e suas obras do mostra de que conhecia seus dois aspectos: a orgulhosa incondicionalidade da vontade humana e os poderes que, sua indomabilidade, lhe preparam a perda.
(LESKY, 2003, p. 141-142)

DIPO REI
Representada em 427 a.C.;
Pegou apenas o segundo lugar; Modificaes drsticas no mito original;

Grande trama e maldio mitolgicas;


Questes polticas; Redimensionamento do coro e introduo do terceiro ator;

A peripcia a mudana da ao no sentido contrrio ao que foi indicado e sempre, como dissemos, em conformidade com o verossmil e necessrio. Assim, no dipo, o mensageiro que chega julga que vai dar gosto a dipo e libert-lo de sua inquietao relativamente a sua me, mas, quando se d a conhecer, produz o efeito contrrio. [...] O reconhecimento, como o nome indica, faz passar da ignorncia ao conhecimento, mudando a amizade em dio ou inversamente nas pessoas voltadas felicidade ou ao infortnio. O mais belo dos reconhecimentos o que sobrevm no decurso de uma peripcia, como acontece no dipo. (ARISTTELES, 2003, p. 255)

EURPIDES
480 a.C. 406 a.C.; Pouco considerado por seus contemporneos; Perodo greco-romano eleva o valor de sua obra; Carter misantropo e debatedor de ideias; Mito como coletnea de histrias; Forte influncia sofstica;

Distanciamento dos deuses e proximidade com o pensamento racional;

MEDIA
Representada em 431 a.C.; Pegou apenas o terceiro lugar; Retrato das foras antagnicas que regem as vontades humanas; Crtica tradio religiosa; Possvel misoginia euripidiana; uma constante do teatro euripidiano o pattico, o sofrimento humano, quer seja uma decorrncia da guerra, quer da paixo humana, do erro, ou dos deuses (ROSA, Edvanda B. Medeia, p. 08);

Masculino x Feminino As preocupao de Medeia so de outra ordem; move-a o cuidado com os laos familiares, os sagrados laos da philia, bem como sente-se trada pelo homem ao qual sempre favoreceu. (ROSA, E. B. Medeia, p. 11) Assim, muito mais que um simples ato de vingana, a morte dos filhos pelas mos da prpria me representa um reequilbrio da ordem estabelecida. A salvao simboliza sua reintegrao no universo sagrado, como o qual havia anteriormente rompido. (ROSA, E. B. Medeia, p. 12)

Tristeza vale mais que riso, porque a tristeza do semblante boa para o corao (Eclesiastes 3,7)

Do riso eu disse: loucura! E da alegria eu disse: para que serve? (Eclesiastes 2,2)

COMDIA
oficializada em 486 a.C. nas Dionisacas Urbanas;
stira direta aos polticos; Importncia da Parbase;

A primeira representao de Aristfanes de 425 a.C.


Os assuntos apresentados tentavam fugir, ao mximo, de histrias mticas cristalizadas;

Dilogos mais pitorescos, importncia textual menor para os alexandrinos;

ARISTFANES
. [Plato], AP App. 33.1-2 Maior representante da comdia antiga; 447 a.C. 380 a.C. Os acarnenses (425), Os cavaleiros (424), As nuvens (423), As vespas (422), A paz (421), As aves (414), Lisstrata (411), As tesmoforiantes (411), As rs (405), As mulheres na Assemblia (392) e Pluto (388).

A mesma diferena distingue a tragdia da comdia: uma prope-se imitar os homens, representando-os piores, a outra melhores do que so na realidade. [...] A imitao produz-se segundo esses trs modos, como dissemos ao princpio, a saber: os meios, os objetos, a maneira. Sfocles, de um lado, imita maneira de Homero, pois ambos representam homens melhores, de outro lado, imita maneira de Aristfanes, visto ambos apresentarem a imitao por personagens em ao diante de ns. Da vem que alguns chamam a essas obras dramas (drmata), porque fazem aparecer e agir as prprias personagens (drntes). (ARISTTELES, p. 242-243, 2003)

Comdia x Tragdia O papel de Dioniso


Nosso interesse em confrontar Bacantes, de Eurpides, com Rs, de Aristfanes, dar destaque a dois modos de configurao do Dioniso. Em Bacantes, o conflito entre eles sustenta a trama da pea. Em Rs, um deles, correspondente aos esteritipos que Penteu dissemina, responde pela configurao cmica do deus Dioniso. Bierl faz observaes que nos podem auxiliar na reflexo sobre esse duplo tratamento do deus no teatro. Segundo ele, o deus do mito, louvado em hinos, contrasta com o deus do culto, que o ateniense mdio associava com o beber vinho. caracterstica do culto de Dioniso libertar o homem do sofrimento, faz-lo esquecer-se das preocupaes do dia a dia, o que se consegue com o vinho, inveno de Dioniso. A dimenso do culto se associa liberdade cmica, para criar uma trama leve e alegre. Em outros termos, o poeta cmico equaliza sua potica com a principal funo do culto de Dioniso. Todos os poetas cmicos parecem ter posto mais nfase na dimenso cultual do que no aspecto cruel e ambivalente do deus, que prevalece na tragdia. (DEZOTTI, p. 126-127, 1997)

Xntias: Digo Alguma daquelas piadas costumadas, patro, das que sempre provocam o riso dos espectadores? Dioniso: Por Zeus, o que quiseres, menos estou aflito. Com isso, tem cuidado, porque j me aborrece.

Xntias: Nenhuma outra piada graciosa?


Dioniso: Exceto, como estou rasca!

As rs , portanto, uma comdia que autorepresenta o Teatro no sentido mais estrito do termo metateatro. (PAVIS, 2001, p. 240). Nada mais oportuno que o Teatro examine a si mesmo pelo vis da comdia, j que essa possui entre suas sees, o que de mais congruente para uma discusso, o agon. (FRAL, 2009, p. 90)

Rs: Brekekekex coax coax, Brekekekex coax, coax, filhas pantanosas das fontes, som dos hinos com as flautas entoemos. Minha ode em tom agudo, coax, coax que em honra do Niseu, de Zeus filho, Dioniso, nos Pntanos fazamos ouvir, nas divinas festas da Marmita, enquanto embriagada do festim, ao meu precinto a multido dos povos caminha, brekekex coax, coax. Dioniso: E eu a sofrer comeo no assento, oh coax, coax, mas a vs no d cuidado.

Rs: Brekekekex coax, coax Dioniso: Oxal rebentsseis com o coax, No nada seno coax. Rs: Naturalmente, oh charlato. Amaram-me as Musas de bela lira E Pan de crneos ps Que da flauta, brincando, tira sons. E mais se alegra Apolo citaredo, Por amor do canio Que nos pntanos hmidos crio Para a sua lira. Brekekekex coax, coax. Dioniso: E eu j tenho bolhas E o cu, h muito, sua E depressa, inclinando-se dir. Rs: Brekekekex coax, coax.

S-ar putea să vă placă și