Sunteți pe pagina 1din 3

ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE II HEBERT SOUZA SANTOS TURMA 07

Resenha.

Apologia ao discurso: o sonho, o nazismo, a poltica


Arquitetura da destruio (documentrio cinematogrfico) analisa o quadro histrico de ascenso/instaurao do nacionalismo-socialista na Alemanha do sculo XX, em conjuntura com seus ideais, a influncia e importncia da publicidade, a censura velada sobre a arte e a cincia alem subserviente aos princpios do Estado. Nesta resenha tenta-se discutir as interpretaes e passagens observadas no documentrio correlacionando com outras leituras sobre o tema. O nacionalismo-socialista, grosso modo, trata-se de uma doutrina poltica baseada em sentimentos de exultao ao Estado que passa, nesta doutrina, a ser onipotente e onipresente na formao cvica, cultural e scio-poltica da nao. A figura presidencial, neste universo, o representante mximo da ptria adquirindo plenos poderes para cassao, execuo e deliberao de projetos-lei para o desenvolvimento do pas. A crtica e a oposio dentro do regime so, na grande maioria das vezes, ou abafadas ou silenciadas em prol do bem-estar fornecido pelo Estado. E a populao se habitua dentro dum regime, em que lhe dita o que apropriado ou inapropriado conforme os moldes vigentes. Em sntese, o cidado repassa todos os diretos, at mesmo aqueles de carter individual, para a administrao do Estado que julga garantir o bem-estar social e a coero aos que se opem. Lido e entendido. Informo primeiramente que a adoo deste regime e a sua aplicao para aniquilamento de possveis inimigos internos no ocorreu apenas com os alemes, engana-se se imaginar da seguinte forma. O sculo XX marcado pela ascenso em srie de governos totalitrios (o caso da Argentina, Itlia, Espanha) e autoritrios (o caso do Brasil), devido aos impactos da 1 Guerra Mundial e a 2 fase da Revoluo Industrial que provocaram uma relativa animosidade e uma desigual competio e conquista de mercado entre naes. A diferena entre totalitarismo e autoritarismo se situa na questo ideolgica, ou precisamente, na construo de inimigos internos (judeus, ciganos, negros e polticos na Alemanha e a oposio e civis na Argentina).

No caso alemo possua, desde o princpio, o sonho de uma nao pura e um mundo harmonioso, em que eles (o povo alemo) seriam os responsveis pela erradicao dos defeitos deste mundo. Se observar que aps a 1 Guerra Mundial, a Alemanha (antiga Prssia) saiu arrasada e com certas restries (principalmente, blicas e econmicas), resta pergunta do porqu de tal comportamento filantrpico com o mundo. Uma possvel explicao seria que tal atitude humanitria se derivou da instituio de novos parmetros morais na sociedade alem, a formao de uma nova tica para lidar com o mundo, certamente, elaborada e condizente com o Estado. Percebendo isto, torna-se bvio o porqu que o governo hitlerista (e no apenas dele, mas o prprio getulista) se ajuntou com os meios de comunicao e recursos publicitrios, que, de certo modo, constituem a forma mais eficiente e fecunda na extenso, insero e divulgao de campanhas poltico-ideolgicas. A ascenso de Adolf Hitler em 1933 traz, alm da efetivao da poltica com a publicidade, uma aproximao afetiva e poltica com as artes e a cincia, especialmente, a medicina, em que nesta ltima, Hitler, estabelecer fluentes decises polticas em prol do sonho alemo. No mbito das artes, conforme a deciso do Frher, havia dois tipos de artes, aquelas que corrompem o esprito, a arte moderna, e aquelas que exultam o esprito, a arte renascentista e a antiguidade grega. O acontecimento que constri tal postulao devido a um concerto, visto por Hitler na juventude, que mescla encenaes teatrais com a pera de Wagner, compositor alemo, que tambm apreciava a antiguidade e era praticante do anti-semitismo, o que Hitler adotou sem grandes hesitaes. A literatura (embora no tenha sido pontuada incisamente pelo documentrio) tornou-se, tambm, censurada. Autores como Franz Kafka, Rosa Luxemburgo e entre outros que fomentava uma discusso contra os ideais pregados pelo Regime foram classificados como arte insalubre, sendo terminantemente proibidos de qualquer leitura. A relao entre a cincia (a medicina) e o Estado possibilitou vnculos e benefcios recprocos, como na comprovao do inimigo interno, o judeu, (estereotipado pelos recursos publicitrios e comunicativos) e na construo de uma nao pura baseada, em parte, na idealizao grega pelo corpo. O papel do mdico, em sua funo, era o papel do cientista, no ato de comprovar por embasamento metodolgico e cientfico inferioridade do judeu e justificar a morte de recm nascidos e adultos com deficincia. A medicina ao divulgar e corroborar a inferioridade judia acabou favorecendo fora para a ideologia, j existente (que, tambm, passava a ser cientfica),

de que o judeu no gente, mas uma coisa; algo para ser aproveitado, explorado e aniquilado. A busca pelo belo corpo ou o corpo perfeito era vista na antiguidade grega como um carter poltico e militar, em que o culto ao corpo representava honras e mritos futuros para o pequeno guerreiro e para a nao. A poltica nazista utilizar do mesmo conceito para justificar a morte de deficientes (de recmnascidos at adultos) em busca desta perfeio e venerao ao corpo, em que o ato (de matar) trata-se de um modo de higienizao do povo alemo garantido salubridade e fortalecimento aos nodeficientes. Considero a proposta do documentrio como modo de relembrarmos, que em algum momento, a civilizao do sc. XX evoluda de condies morais e aparatos tecnolgicos se demonstrou brbara na produo de cmeras de gs, bombas atmicas e genocdios em massa, de certo modo, acontecimentos como estes podem (re)acontecer em qualquer nao, em qualquer poca. A Arquitetura da destruio, a princpio, remete a idia de que existiam certa coeso e planejamento no Estado alemo, at certo ponto verdade, e at outro, um engano. O julgamento de Adolf Eichmann relatado por Hannah Arendt demonstra que o Estado alemo se constitua por mtodos burocrticos e sigilosos, em que as informaes se perdiam dentro dos ncleos de interesses que rondavam o partido e o Estado, que em algumas decises demonstravam disparidades. Em suma, o Estado alemo conseguiu utilizar do poder (a mquina do Estado), da influncia (a ideologia) e da habilidade de produzir inverdades (a publicidade) a elaborao de uma nao, que em seu mago no condiz com o humanitarismo, mas com estado inumano e opressivo de lidar com a vida.

S-ar putea să vă placă și