Sunteți pe pagina 1din 3

HORIZONTES DAS CINCIAS SOCIAIS NO BRASIL SOCIOLOGIA

SINOPSE
O volume dedicado Sociologia avalia as tendncias tericas, conceituais, metodolgicas e temticas da rea e rene 13 artigos de pesquisadores de vrias instituies de ensino superior. "Na definio dos temas, parti dos que so considerados clssicos da Sociologia, melhor dizendo, aqueles que j na origem dessa cincia social se apresentavam como desafios para sua anlise", conta Heloisa Helena de Souza Martins, coordenadora de Sociologia da coletnea. As discusses sobre trabalho, educao, religio, cultura classes e estratificao social, aes coletivas, campo e cidade, foram, pouco a pouco, se ampliando e incorporando novas questes. Tambm foram incorporados temas atuais de destaque nos fruns e publicaes da rea, como cincia e tecnologia, meio ambiente e pensamento social.Os artigos do livro abarcam a diversidade e a disputa de perspectivas tericas e metodolgicas que demarcam os temas do volume, interna e externamente, no dilogo que estabelecem com outras disciplinas cientficas. A lista dos autores foi definida a partir de consultas a socilogos, aos anais dos encontros da Anpocs e dos Congressos da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), e por meio de uma pesquisa dos nomes mais citados em artigos produzidos em cada campo temtico do livro. Em cada texto, h uma bibliografia para guiar os queiram se aprofundar no estudo dos temas.

HORIZONTES DAS CINCIAS SOCIAIS NO BRASIL CINCIA POLTICA


SINOPSE
Democracia, poderes Legislativo e Executivo, sistemas

partidrios, relaes internacionais e federalismo, entre outros temas so abordados no amplo painel de Cincia Poltica que compe a coleo. Os 13 captulos includos no volume sugerem tanto algumas direes possveis, assumidas pelo conhecimento poltico sistemtico no pas, como expem sua diversidade. "Far mal o leitor orientado pela compulso e pela pressa de escolher, aferrar-se ao que lhe parecer ser o melhor ngulo. Far melhor se aderir ao debate", comenta Renato Lessa, coordenador de Cincia Poltica do projeto.

HORIZONTES DAS CINCIAS SOCIAIS NO BRASIL ANTROPOLOGIA


SINOPSE
Livro de reviso temtica da Antropologia no Brasil com informaes de relevncia para o conhecimento geral do funcionamento da disciplina. Composto de artigos que cobrem 14 temas abrangentes de pesquisa e reflexo antropolgica como famlia, governana no Brasil, cidades e poltica, economia, cultura, sexualidade, religio e lazer. Como o volume voltado para um pblico mais amplo, foi organizado segundo rubricas maiores, visando a aproximao do leitor com o conjunto das atividades consideradas antropolgicas. Os artigos foram encomendados aos autores para que a disciplina pudesse ser apresentada a partir do mapeamento do percurso e/ou evoluo intelectual da discusso do campo e suas perspectivas futuras. "A classificao que se apresenta em cada artigo objetiva apenas na medida em que seu autor deixa claro, mesmo que de modo implcito, o vis que o institui. Em alguns textos, a dimenso opinativa tornou-se mais evidente", revela o coordenador do projeto para a rea, Luiz Fernando Dias Duarte. Diz ainda que "a nica garantia de cientificidade da obra a de manter a dvida e o debate sempre abertos, submetendo cada enunciado crtica comparada, histrica e emprica".

S-ar putea să vă placă și