Sunteți pe pagina 1din 15

DIREITO AMBIENTAL 1 PARTE

Gabriel Mello Cunha

1AULA

AULA N. 1 1. DISPOSITIVOS FUNDAMENTAIS DA CF 2. MEIO AMBIENTE COMO DIREITO FUNDAMENTAL E DIFUSO 3. ESPCIES DE MEIO AMBIENTE 4. PRINCIPOLOGIA DO DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO 5. COMPETNCIA 6. POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (PNMA) 6.1. OBJETIVOS GERAIS 6.2. OBJETIVOS ESPECFICOS 6.3. PRINCPIOS 6.4. INSTRUMENTOS 6.5. SISTEMA NACIONAL DO MAIO AMBIENTE (SISNAMA) 7. LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1

Unidades de Estudo: 1. DISPOSITIVOS FUNDAMENTAIS DA CF 2. MEIO AMBIENTE COMO DIREITO FUNDAMENTAL E DIFUSO 3. ESPCIES DE MEIO AMBIENTE 4. PRINCIPOLOGIA DO DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO 5. COMPETNCIA 6. POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (PNMA) 7. LICENCIAMENTO AMBIENTAL

1. DISPOSITIVOS FUNDAMENTAIS DA CF Art. 1, inciso III- a dignidade da pessoa humana ; somente h vida digna se inserida num ambiente ecologicamente equilibrado; Art. 5, Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, (); CAPTULO VI DO MEIO AMBIENTE Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade;

V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. 5 - So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. 6 - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas. 2. MEIO AMBIENTE COMO DIREITO FUNDAMENTAL E DIFUSO Como vimos a CF prev o direito a vida como direito fundamental. Por outro lado, o art. 225 apregoa que todos tm o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, logo, neste contexto, s possvel conceber a vida num meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado. Assim, o meio ambiente um bem jurdico de natureza difusa, pois indivisvel e os seus destinatrios so indeterminveis, figurando como direito fundamental da pessoa humana.

3. ESPCIES

O meio ambiente divide-se em: fsico ou natural: ou seja, so os componentes ambientais: o ar, a gua, o solo, a flora e a fauna; artificial ou urbano: so espaos urbanos construdos e transformados pelo homem; do trabalho: espao onde o trabalhador desenvolve sua atividade laboral e que deve ser saudvel e seguro

4. PRINCIPOLOGIA DO DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO 1- Meio ambiente ecologicamente equilibrado O artigo 225, caput, da CF, consagra este princpio em nossa ordem jurdica. A lgica bem simples: se a vida e a sade so direitos fundamentais, e sem meio ambiente ecologicamente equilibrado no h vida ou sade, o meio ambiente um direito fundamental dos indivduos assim como da coletividade. O direito ambiental imprescritvel, e por isso seus ditames podem ser impostos a qualquer um, a qualquer tempo, mesmo se a norma sobrevier ao que estiver instalado prevalecem sobre direitos adquiridos.

2- Desenvolvimento sustentvel Este um princpio implcito na CF, tal conceito foi consagrado na conveno internacional, ECO-92, e por isso no poderia estar explicitamente mencionado na CF, podendo, contudo, ser depreendido da interpretao humanista do seu art. 225. Sendo o estabelecimento de mtodos de produo, industrializao e explorao que no esgotem os recursos naturais, nem gere danos irreversveis ao ambiente. Este conceito de produo sem poluio apenas a primeira faceta do princpio do desenvolvimento sustentvel, havendo mais duas: a equidade intergeracional e a eliminao da pobreza.

3- Defesa do meio ambiente

Intimamente ligado ao desenvolvimento sustentvel, este princpio tambm tem conexo com a conformao brasileira do mercado, calcada na livre iniciativa consagrada no artigo 170 da CF, inciso VI: Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios:

()VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)().

4-Preveno

Mais vale prevenir do que remediar

2AULA

5-Precauo

In dubio pro ambiente, ou seja, na dvida, em caso de desconhecimento tcnico cientifico melhor tomar as medidas (facere ou non facere) de proteo favorveis ao meio ambiente.

6-Poluidor-pagador Tal princpio determina a internalizao das externalidades negativas a quem auferir o lucro ou a comodidade. Este princpio est explicitado no 2 do artigo 225 da CF, e se aplica a qualquer atividade.

2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei.

O conceito de poluidor um conceito juridicamente indeterminado, sendo preenchido na casustica. Veja o art. 3 da Lei 6.938/81:

Art. 3 - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; II - degradao da qualidade ambiental, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente; III - poluio, a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; 6

e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos; IV - poluidor, a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental; V - recursos ambientais: a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora .

7- Usurio-pagador

Prev ao usurio o pagamento pela utilizao de recursos ambientais.

8- Cooperao

O dever de tutela do meio ambiente conferido sociedade (o cidado como verdadeiro zelador) e a Unio, Estados-Membros e Municpios.

9- FUNO SOCIOAMBIENTAL DA PROPRIEDADE

O direito propriedade incorporou duas novas concepes: Observncia da funo social Comprometimento com a funo ambiental

5. COMPETNCIA A competncia legislativa privativa da Unio est no art. 22 da CF, dos quais se transcreve os incisos mais importantes:

Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; (...) IV - guas, energia, informtica, telecomunicaes e radiodifuso; (...) XXVI - atividades nucleares de qualquer natureza; ()

Alm da competncia legislativa privativa da Unio, h tambm a concorrente entre Unio, Estados e Distrito Federal. Este o elenco legislativo maior em matria ambiental. Veja os incisos mais importantes do artigo 24 da CF:

Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) VI - florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio ; VII - proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente , ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico;(...) 2 - A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados. ().

6. POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (PNMA) A POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (PNMA) que instituiu o SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (SISNAMA), integrado pela Unio, Estados e Municpios est prevista na Lei federal n. 6.938/81.

3AULA

6.1. OBJETIVOS GERAIS i) a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental; ii) assegurar condies ao desenvolvimento socioeconmico; iii) promover os interesses da segurana nacional; iv) a proteo da dignidade da pessoa humana.

6.2. OBJETIVOS ESPECFICOS desenvolvimento sustentvel; definio das reas prioritrias de ao governamental; estabelecimento de critrios e padres de qualidade ambiental; desenvolvimento de pesquisa e tecnologias; difuso de tecnologias; divulgao de dados e informaes ambientais; e formao de uma conscincia pblica; preservao e restaurao de recursos ambientais; imposio, ao poluidor, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos e ao usurio a obrigao de contribuir pela utilizao de recursos ambientais com fins lucrativos

6.3. PRINCPIOS o meio ambiente como patrimnio de uso comum do povo; racionalizao do uso de recursos naturais; planejamento e fiscalizao do uso dos recursos naturais; proteo e preservao dos ecossistemas, inclusive com a demarcao de reas de proteo ambiental; controle e zoneamento de atividades poluidoras;

incentivos ao estudo e pesquisa; acompanhamento do estado da qualidade ambiental; recuperao das reas degradadas; proteo de reas ameaadas de degradao; educao ambiental.

6.4. INSTRUMENTOS Compete ao CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA) estabelecer normas, critrios relativos ao controle e manuteno de padres de qualidade para utilizao dos recursos ambientais (ex.: recursos hdricos, etc.); Demarcao das reas de proteo ambiental; Nos termos do art. 225, 1, IV, da CF, exige-se avaliao dos impactos ambientais (p. ex.: instalao de obra ou atividade efetiva ou potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente); Licenciamento e reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, art. 10 da Lei n.6938/81, cabendo ao CONAMA edita-las (art. 11); Incentivar a criao, desenvolvimento de tecnologias e tcnicas voltadas para a proteo do meio ambiente;

Criao de reas territoriais protegidas pelo Poder Pblico Federal, Estadual e Municipal, assim primando por espaos de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas (nos termos do art. 225, 1,III, da CF); Sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente ; Cadastro tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental; Penalidades disciplinares ou compensatrias ao no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental ; O IBAMA divulga anualmente um relatrio de Qualidade do Meio Ambiente; A prestao de informaes, sobre o meio ambiente , que venham a ser produzidas pelo Poder Pblico;

10

O cadastro tcnico de atividade anormalmente poluidoras e/ou utilizadoras dos componentes ambientais; Instrumentos econmicos, como concesso de florestas, servido, seguro ambiental e outros.

6.5. SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (SISNAMA) O SISNAMA integrado e articula-se com rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios responsveis pela gesto ambiental (art. 6 da Lei n. 6.938/81).

Art 6 - Os rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, bem como as fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, constituiro o Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA, assim estruturado: I - rgo superior: o Conselho de Governo, com a funo de assessorar o Presidente da Repblica na formulao da poltica nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais; II - rgo consultivo e deliberativo : o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no mbito de sua competncia, sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida;

III - rgo central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como rgo federal, a poltica nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente; IV - rgo executor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, com a finalidade de executar e fazer executar, como rgo federal, a poltica e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente; V - rgos Seccionais: os rgos ou entidades estaduais responsveis pela execuo de programas, projetos e pelo controle e fiscalizao de atividades capazes de provocar a degradao ambiental; VI - rgos Locais: os rgos ou entidades municipais, responsveis pelo controle e fiscalizao dessas atividades, nas suas respectivas jurisdies;

11

4AULA

1 Os Estados, na esfera de suas competncias e nas reas de sua jurisdio, elaborao normas supletivas e complementares e padres relacionados com o meio ambiente, observados os que forem estabelecidos pelo CONAMA. 2 Os Municpios, observadas as normas e os padres federais e estaduais, tambm podero elaborar as normas mencionadas no pargrafo anterior. 3 Os rgos central, setoriais, seccionais e locais mencionados neste artigo devero fornecer os resultados das anlises efetuadas e sua fundamentao, quando solicitados por pessoa legitimamente interessada. 4 De acordo com a legislao em vigor, o Poder Executivo autorizado a criar uma Fundao de apoio tcnico cientfico s atividades do IBAMA.

O SISNAMA prev rgo Superior, o Conselho de Governo, cuja funo assessorar o Presidente da Repblica na formulao da governana e gesto do meio ambiente e recursos ambientais. Entretanto, hoje, na prtica, tal funo exercida pelo CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente). J o CONAMA um rgo consultivo e deliberativo, presidido pelo Ministro do Meio Ambiente, que colabora com o Conselho de Governo, no que diz respeito as diretrizes de polticas de governana de gesto, preservao e manuteno do meio ambiente.

7. LICENCIAMENTO AMBIENTAL As principais diretrizes para a execuo do licenciamento ambiental esto expressas na Lei 6.938/81 e nas Resolues CONAMA n 001/86 e n 237/97. Alm dessas, o Ministrio do Meio Ambiente emitiu recentemente o Parecer n 312, que discorre sobre a competncia estadual e federal para o licenciamento, tendo como fundamento a abrangncia do impacto.

12

a) Natureza Jurdica: um instrumento jurdico preventivo de tutela do meio ambiente. b) Conceito: o procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso.

c) O estudo prvio de impacto ambiental (EIA), no caso de atividades consideradas efetivamente ou potencialmente poluidoras, o pressuposto para o licenciamento ambiental. d) Procedimento: definio pelo rgo licenciador, com a participao do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessrios ao incio do procedimento de licenciamento; requerimento da licena pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, e seu anncio pblico; anlise pelo rgo licenciador dos documentos, projetos e estudos apresentados na realizao de vistorias tcnicas, quando necessrias; solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo licenciador, podendo ocorrer reiterao caso os esclarecimentos e complementaes no tenham sido satisfatrios;

realizao ou dispensa de audincia pblica; solicitao de esclarecimentos e complementaes decorrentes de audincias pblicas, bem como reiterao quando os esclarecimentos e complementaes no tenham sido satisfatrios; emisso pelo rgo ambiental de parecer tcnico conclusivo e, quando couber, parecer jurdico; deferimento ou indeferimento do pedido de licena, com a devida publicidade, que se desdobra em licena prvia, licena de instalao e licena de operao ou funcionamento.

13

e) Espcies: licena prvia (LP): atravs dela o rgo licenciador atesta a viabilidade ambiental do empreendimento ou atividade e estabelece requisitos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases; a LP tem prazo de validade no mximo de 5 anos; licena de instalao (LI): aps a LP, a LI autoriza a implementao da infraestrutura do empreendimento ou atividade de acordo com os planos, programas e projetos aprovados; o prazo da LI no poder ultrapassar 6 anos; licena de operao ou de funcionamento (LO ou LF): seguindo a ordem cronolgica, a LO (ou LF) ser autorizada posteriormente a LI, com a finalidade de iniciao das operaes da atividade ou empreendimento, seu prazo de no mnimo 4 e no mximo 10 anos.

licena de operao ou de funcionamento (LO ou LF): seguindo a ordem cronolgica, a LO (ou LF) ser autorizada posteriormente a LI, com a finalidade de iniciao das operaes da atividade ou empreendimento, seu prazo de no mnimo 4 e no mximo 10 anos.

f) Competncia: Unio rgo federal, IBAMA (impacto ambiental de mbito nacional; impacto ambiental de mbito nacional; impacto ambiental de mbito regional, quando envolver mais de um Estado; atividade que envolva material redioativo; base ou empreendimentos militares). *O IBAMA pode delegar aos Estados o licenciamento de atividade com significativo impacto ambiental de mbito regional.

Estados impactos que atinjam mais de um Municpios; licenciamento delegado pela Unio.

Municpios impactos de mbito local; licenciamento pelo Estado.

*O Municpio s poder licenciar mediante implementao de um Conselho do Meio Ambiente. g) Modificao, suspenso e cancelamento: a licena ambiental garante estabilidade temporal, mas no direito adquirido; nos termos do art. 19 da Resoluo do CONAMA n. 237/97: 14

Art. 19. O rgo ambiental competente, mediante deciso motivada, poder modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequao, suspender ou cancelar uma licena expedida, quando ocorrer: I - violao ou inadequao de quaisquer condicionantes ou normas legais; II - omisso ou falsa descrio de informaes relevantes que subsidiaram a expedio da licena; III - supervenincia de graves riscos ambientais e de sade.

8.AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS (AIA) uma avaliao preventiva com finalidade de mensurar os riscos dos impactos gerados por atividades ou empreendimentos, para que possam ser tomadas as devidas medidas mitigadoras, corretivas ou compensatrias; tal avaliao s possvel mediante a realizao de Estudo Prvio de Impacto Ambiental (EIA) e de Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA).

15

S-ar putea să vă placă și