Sunteți pe pagina 1din 10

1

Faculdades Integradas Alcantara Machado e Faculdade de Arte Alcantara Machado FIAM/FAAM Aline Lopes Fornaziero

SWEET SAM

Trabalho apresentado disciplina Mtodos de Estudo e Pesquisa do curso Publicidade e Propaganda/ FIAM FAAM, sob orientao da professora Daniele Gross

So Paulo 2012

Sumrio
1. Introduo ...................................................................................................... 03 2. Justificativa ..................................................................................................... 03 3. Objetivo geral.................................................................................................. 04 3.1 Objetivo especfico ............................................................................................04 4. Metodologia .................................................................................................... 04 5. Consideraes finais......................................................................................... 05 6. Anexos............................................................................................................. 06

1. Introduo
Este projeto de campanha tem o objetivo de apresentar a marca de vesturio com segmento alternativo com caractersticas baseadas em todas as subdivises do estilo Rock n Roll mundialmente conhecido. A marca Sweet Sam traz aos seus clientes peas e acessrios confeccionados a partir de fotos/vdeos e montadas de acordo com o gosto do cliente, atendendo suas preferncias de cores, tecidos e tamanhos, suas confeces trazem materiais variados que vo da malha, passando pelo ltex e vinil, at chegar ao couro da mais alta qualidade. A marca um potencial no mercado da moda oculta, onde sempre muito ofuscado pela mdia. Para Tup (1989, p. 14) o que mais chama ateno em todo esse processo a maneira pela qual se mantm em evidncia a identidade do consumidor, cujo referencial passa necessariamente pelas roupas que usa, pelas msicas que ouve, pelos lugares que frequenta, pela maneira como se porta publicamente e, necessariamente, pelos termos e pelo vocabulrio que emprega para comunicar-se.

2. Justificativa
A pertinncia deste projeto se torna notria ao avaliarmos a abrangncia pretendida pela marca, e ampliada pela customizao de peas nicas, o que garante o diferencial necessrio para este mercado. A necessidade de consumo vem justificada pela capacidade que essas peas, garante tornar o consumidor aquilo que ele gostaria de ser, ou de passar a uma outra pessoa, no ocorrendo simplesmente pela preciso da mesma. Adquirir uma identidade visual cada vez mais o objetivo da populao da classe mdia, que veste o que a mdia oferece, veste a ideia de ser algo que no , veste para impressionar no mais a si mesmo, e sim impressionar aos outros, causar impacto. Para Tup (1989, p. 34)
Comprar uma cala, hoje, pode no representar apenas a aquisio pura e simples dessa pea de vesturio. Mais que isso, principalmente quando a aquisio est sendo feita para alm da necessidade, ela pode representar o acionamento de um cdigo, cujo sentido implica associar-se a quem tambm usa essa mesma cala ou ao que ela pode representar.

A Sweet Sam desenvolve roupas e acessrios seguindo o comportamento do pblico consumista, a marca se identifica com os clientes e d incio a criaes de peas a partir do gosto e da identidade visual exigida que o cliente deseja possuir. A empresa tambm segue desenvolvendo e customizando peas a partir de vestimentas desenvolvidas por grandes estilistas e tambm famosos e criando uma imagem vestual que se torna nica. Tendo conhecimento das caractersticas levantadas nos pargrafos anteriores, notamos a necessidade de explor-las com o objetivo de tornar a Sweet Sam Top of Mind deste nicho.

3. Objetivo geral
Este projeto pretende, atravs da explorao de mecanismos de comunicao, tornar esta marca de vesturio alternativo (Sweet Sam) reconhecida nacionalmente, e garantir a posio de Top of Mind em criao de peas customizadas em produtos de vinil e couro.

3.1 Objetivo especfico


Tornar a Sweet Sam referncia em confeco de peas na moda alternativa nacional Divulgar postos de venda e lojas com peas de pronta entrega Ampliar rede de clientes nacionais

4. Metodologia
Os mtodos de mdia aplicados neste projeto tero foco na divulgao por meio de revistas e canais de TV que abrange o pblico alvo. Os meios aplicveis a este sero: Revista Rolling Stone; por ser do segmento musical/cultural no qual o pblico leitor se resume no perfil de consumidor que a marca est destinada. Canal de TV MTV; Programa de moda IT MTV um programa apresentado pela modelo e apresentadora Carol Ribeiro, onde so apresentados frequentemente grandes estilistas e

criadores de novas tendncias da moda, o programa tem caractersticas modernas e atuais, e direcionado ao pblico jovem que alm de se ser seguidor da moda atual um dos maiores consumidores de produtos da indstria textil. Patrocinar bandas de Rock com figurino completo para turns.

5. Consideraes finais
Por meio deste projeto espera-se obter um resultado satisfatrio de divulgao da marca alternativa Sweet Sam, pelos meios de comunicao pesquisados e escolhidos, este projeto conclui que a marca um diferencial da moda brasileira e com altos potenciais internacionais. A marca se faz relevante pela ideia inovadora de trazer de volta o que era considerado sombrio e obscuro para as tendncias de outono/inverno no Brasil.

Referncias bibliogrficas

CORRA, Gomes Tup. Rock Nos passos da moda: Mdia, Consumo x Mercado Cultural. So Paulo: Papirus, 1989.

6. Anexos

Foto 01

Trabalho de Concluso de Curso. Editorial Sweet Jane

Foto 02

Trabalho de Concluso de Curso. Editorial Sweet Jane

9
Foto 03

Trabalho de Concluso de Curso. Editorial Sweet Jane

10
Foto 04

Trabalho de Concluso de Curso. Editorial Sweet Jane

S-ar putea să vă placă și