Sunteți pe pagina 1din 14

1

Guia prtico para a construo de Caladas

Sumrio
Apresentao O que uma calada ideal? Desenho na calada Rebaixamento das caladas Inclinao transversal Sistemas adequados para a construco de caladas Caladas verdes 05 07 09 11 13 16 24

Guia prtico para a construo de Caladas

Guia prtico para a construo de Caladas

O que uma calada ideal?


A calada ideal aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortvel de todos os cidados. A calada o caminho que nos conduz ao lar. Ela o lugar onde transitam os pedestres na movimentada vida cotidiana. atravs dela que as pessoas chegam aos diversos pontos do bairro e da cidade. A calada bem feita e bem conservada valoriza a casa e o bairro. A calada ideal deve oferecer: Acessibilidade assegurar a completa mobilidade dos usurios. Largura adequada deve atender as dimenses mnimas na faixa livre. Fluidez os pedestres devem conseguir andar a velocidade constante. Continuidade piso liso e antiderrapante, mesmo quando molhado, quase horizontal, com declividade transversal para escoamento de guas pluviais de no mais de 3%. No devem existir obstculos dentro do espao livre ocupado pelos pedestres. Segurana no oferece aos pedestres nenhum perigo de queda ou tropeo. Espao de socializao deve oferecer espaos de encontro entre as pessoas para a interao social na rea pblica. Desenho da paisagem propiciar climas agradveis que contribuam para o conforto visual do usurio.

Definies
Calada Parte da via no destinada circulao de veculos, reservada ao trnsito de pedestres e, quando possvel, implantao de mobilirio, sinalizao, vegetao e outros fins (Cdigo de Trnsito Brasileiro). Passeio Parte da calada livre de interferncias, destinada circulao exclusiva de pedestres e, excepcionalmente , de ciclistas (Cdigo de Trnsito Brasileiro). Pessoa com mobilidade reduzida Aquela que, temporria ou permanentemente, tem limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utiliz-lo. Entende-se por pessoa com mobilidade reduzida, a pessoa com deficincia, idosa, obesa, gestante, entre outros (ABNT NBR 9050:2004).
7

Guia prtico para a construo de Caladas

Calada rebaixada Rampa construda ou implantada na calada ou passeio, destinada a promover a concordncia de nvel entre estes e o leito carrovel. (ABNT NBR 9050:2004)
Faixa livre rea do passeio ou calada destinada exclusivamente circulao de pedestres. ABNT NBR 9050:2004 Faixa de servio Destinada colocao de rvores, rampas de acesso para veculos ou portadores de deficincias, poste de iluminao, sinalizao de trnsito e mobilirio urbano como bancos, floreiras, telefones, caixa de correio e lixeiras. Faixa de acesso rea em frente a imvel ou terreno, onde pode estar a vegetao, rampas, toldos, propaganda e mobilirio mvel como mesas de bar e floreiras, desde que no impeam o acesso aos imveis. , portanto, uma faixa de apoio sua propriedade.

Desenho na calada
Dimenses mnimas de faixa livre
Caladas, passeios e vias exclusivas de pedestres devem incorporar faixa livre com largura mnima de 1,20 m. Possuir superfcie regular, firme, contnua e antiderrapante sob qualquer condio. Ser contnua, sem qualquer emenda, reparo ou fissura. Portanto, em qualquer interveno o piso deve ser reparado em toda a sua largura seguindo o modelo original.

Recomendaes
Faixa de servio > 0,75 m Faixa livre > 1,20 m

O que diz a lei


O proprietrio de imvel responsvel pela construo do passeio em frente a seu lote e dever mant-lo em perfeito estado de conservao. O Decreto n 5.296/04, que regulamenta as Leis n 10.048/00 e n 10.098/00, que estabelecem normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas com deficincia ou com mobilidade reduzida. Enfoque na mobilidade urbana, construo dos espaos e nos edifcios de uso pblico e legislao urbanstica. A Lei 10.098/00 estabelece as normas gerais e os critrios bsicos para a promoo da acessibilidade mediante a supresso de barreiras e obstculos nas vias e espaos pblicos, no mobilirio urbano, na construo e reforma de edifcios e nos meios de transporte e de comunicao.

proibido
Impedir ou atrapalhar, por qualquer meio, o livre trnsito de pedestres nas caladas pblicas. Estacionar veculos sobre as caladas pblicas. Depositar materiais de construo, entulho ou lixo nas caladas pblicas.
largura mnima de 0,75 m
8

Faixa de servio

largura mnima de 1,20 m

Faixa livre

Faixa de acesso
sem largura mnima
9

Guia prtico para a construo de Caladas

Localizaco do mobilirio urbano


As rvores, lixeiras e postes devem estar localizadas na faixa de servio, no atrapalhando a faixa livre de pedestre.
Mobilirio Urbano Todos os objetos, elementos e pequenas construes integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitria ou no, implantados mediante autorizao do poder pblico em espaos pblicos e privados.

Rebaixamento das caladas


Travessia de pedestres
Rebaixamento de caladas os rebaixamentos das caladas devem estar localizados na direo do fluxo de pedestres. Podem estar situados nas esquinas ou em outro local da quadra. De acordo com a largura e as caractersticas das caladas, os rebaixamentos podem ter diferentes formas, representadas nas figuras abaixo.

Situaes erradas que devem ser evitadas travessia de pedestres

0,25 a 0,50 m 0,50 m


1,20 m

Inclinao da aba lateral mxima de 10%

Vista superior

Rebaixamento com abas laterais

Toco de rvore e veculo

Degrau na calada

Acesso garagem
As rampas devem localizar-se fora da faixa livre de circulao mnima, entende-se que a faixa livre mnima considere o fluxo de pedestres. As rampas podem ocupar a faixa de servio, garantindo a continuidade da faixa de circulao de pedestres em frente aos diferentes lotes ou terrenos.

Materiais de construo

Piso escorregadio

Faixa de Servio

Faixa Livre

Faixa de Acesso

Rampas na calada para entrada de veculo no lote


10 11

Guia prtico para a construo de Caladas

Esquinas
A esquina deve estar sempre desobstruda. Os mobilirios urbanos de grande porte, como bancas de jornal, devem ficar 15 m do eixo da esquina e o mobilirio de tamanho pequeno e mdio, como telefone pblico ou caixa de correio, devem estar a 5 m.

Inclinao Transversal
A inclinao transversal de caladas, passeios e vias exclusivas de pedestres no deve ser superior a 3%. Na faixa de servio e na faixa de acesso, a inclinao longitudinal pode ser na proporo de at 1:12, o que corresponde a 8,33% de caimento.
A faixa de mobilirio e a de acesso a edificaes podero ter inclinaes superiores em situaes topogrficas atpicas.

Caixas de inspeo
As tampas de caixas de inspeo, juntas e grelhas, instaladas nas caladas, devem localizar-se, preferencialmente, fora da faixa livre de circulao, e estar niveladas com o piso adjacente. Se as grelhas e juntas forem instaladas na rea de circulao, os vos no podem ser superiores a 15 mm.

15 mm

ABNT NBR 9060

Mx. - 8,33%
Faixa de Servio

2% a 3% (Mx.)
Faixa Livre

8,33% (Mx.)
Faixa de Acesso

Grelha no canteiro com rvore

12

13

Guia prtico para a construo de Caladas

Sinalizao ttil
Piso ttil de alerta deve ser utlizado para sinalizar situaes que envolvem risco de segurana. O piso ttil de alerta deve ser cromodiferenciado ou deve estar associado a faixa de cor contrastante com o piso adjacente. Instalao do piso ttil de alerta o piso de alerta deve ser, obrigatoriamente, instalado nos seguintes locais: nos rebaixamentos de caladas; nas faixas elevadas de travessia; nas plataformas de embarque e desembarque ou ponto de nibus;
0,25 a 0,60 m

afastada 0,50 m do trmino da rampa. Piso ttil direcional deve ser utilizado quando da ausncia ou descontinuidade de linha-guia identificvel, como guia de caminhamento em ambientes internos ou externos, ou quando houver caminhos preferenciais de circulao.
11 a 20 mm 42 a 53 mm 22 a 30 mm 35 a 42 mm

60 a 75 mm

21 a 27 mm

ABNT NBR 9050:2004


0,25 a 0,60 m 0.60m 0,25 a 0,60 m

0.60m

Instalao do piso ttil direcional deve ser instalado nas reas de circulao, na ausncia ou interrupo de uma guia de balizamento que indique o caminho a ser percorrido, e em espaos amplos como praas, caladas, sagues, entre outros.

20 a 30 mm 30 a 40 mm

45 a 55 mm 70 a 85 mm

Suas caractersticas de desenho, relevo e dimenso devem seguir as especificaes contidas na norma tcnica ABNT NBR 9050:2004. O piso adjacente ao piso ttil ter, obrigatoriamente, cor e textura diferenciadas para facilitar s pessoas com perda visual a identificao dos pisos tteis. Composio do piso ttil de alerta e direcional deve estar em conformidade com os padres definidos na norma tcnica ABNT NBR 9050:2004

Piso ttil direcional

no nicio e trmino de escadas (fixas ou rolantes) e rampas, e; em frente porta de elevadores.

0.60m

0,25 a 0,60 m

Obstculos suspensos entre 0,60 m e 2,10 m de altura do piso acabado, que tenham o volume maior na parte superior da base. A superfcie em volta do objeto deve estar sinalizada em um raio mnimo de 0,60 m. Nos rebaixamento de caladas, em cor contrastante com a do piso, com largura de 0,20 m a 0,50 m,
podottil

h > 60 cm

podottil

0.60m

0.60m

0.25m a 0.50m 0.50m 1.20m

Sinalizao ttil de alerta e direcional nos rebaixamentos de calada


14 15

0.60m

Guia prtico para a construo de Caladas

Sistemas adequados para a construo de caladas


Pavimento Intertravado
Pavimento de blocos pr-fabricados de concreto, assentados sobre camada de areia, travados atravs de conteno lateral e pelo atrito da camada de areia entre as peas.

Execuo passo a passo: pavimento intertravado.

Especificao
Resistncia compresso fpk > 35 MPa. Espessura da pea para trfego de pedestres 6 cm. Base: utilizar brita graduada simples ou bica corrida compactadas sobre subleito tambm compactado. Armadura da base no utiliza. Assentamento peas de concreto so assentadas sobre uma camada de areia mdia de 3 a 5cm de espessura, disposta sobre a camada de base. Juntas as peas devem ser rejuntadas com areia fina. Acabamento superficial Diversidade de cores, formatos e texturas.

Nivelamento e compactao do subleito (terreno).

Instalao das contenes laterais, nivelamento e compactao da base.

Espalhamento e nivelamento (sarrafeamento) da areia de assentamento.

Colocao das peas de concreto, alinhamento, cortes e ajustes.

Caractersticas
Durabilidade elevada durabilidade, desde que respeitadas as caractersticas do produto, o modo de instalao e de manuteno. Conforto de rolamento adequado ao trfego de cadeirantes e deficientes visuais. Antiderrapante as peas de concreto apresentam rugosidade adequada para evitar escorregamentos. Drenagem mediante projeto especfico para esta finalidade, utilizando-se blocos especiais. Tempo para liberao ao trfego imediato. Limpeza jato de gua e sabo neutro.

Compactao inicial, reviso, ajustes, espalhamento de areia, rejuntamento e compactao final.

Limpeza e liberao ao trfego.

16

17

Guia prtico para a construo de Caladas

Placas pr-moldadas de concreto


Placas pr-fabricadas de micro-concreto de alto desempenho, para aplicaes: assentada com argamassa sobre base de concreto ou removvel, diretamente sobre a base ou como piso elevado.

Drenagem mediante projeto especfico para esta finalidade, utilizando-se placas drenantes. Tempo para liberao ao trfego Placa fixa no mnimo aps trs dias. Placa removvel imediato.

Especificao
Resistncia trao na flexo da placa fctm > 3,5 MPA. Espessura da placa para trfego de pedestres. Placas fixas > 2,5 cm. Placas removveis > 3,0 cm. Base Placas fixas utilizar concreto magro com espessura de 3 a 5 cm. Placas removveis brita graduada simples ou bica corrida compactadas sobre subleito tambm compactado. Armadura de base somente para trfego de veculos CA-60 (4,2 mm, malha 10 x 10 cm) Placas fixas assentadas com argamassa de consistncia seca (farofa) sobre a camada de base. Placas removveis assentadas sobre uma camada de p de brita com 3 a 4 cm de espessura sobre a base. Placas fixas podem ou no ser rejuntadas. Placas removveis no devem ser rejuntadas.

Limpeza jato de gua e sabo neutro. Consertos Placa Fixa pontual, podendo ser necessria a substituio da placa. Placa removvel fcil remoo e reaproveitamento das placas.

Execuo passo a passo: placa removvel


A calada de concreto pode ser executada com concreto moldado in loco, de modo

Assentamento

Nivelamento e compactao do subleito (terreno).

Instalao das contenes laterais, nivelamentos e compactao da base.

Espalhamento e nivelamento da areia de assentamento (ou p de brita).

Junta

Acabamento superficial diversidade de cores, formatos e texturas.

Caractersticas
Durabilidade elevada durabilidade, desde que respeitadas as caractersticas do produto, o modo de instalao e de manuteno. Conforto de rolamento adequado ao trfego de cadeirantes e deficientes visuais. Antiderrapante o acabamento superficial deve apresentar rugosidade adequada para evitar escorregamentos.
18 19

Colocao das peas de concreto com saca-placas.

Execuo de corte, ajustes e alinhamento.

Limpeza e liberao ao trfego.

Guia prtico para a construo de Caladas

Concreto moldado in loco - concreto estampado


convencional, quando o concreto, produzido em central ou na prpria obra, simplesmente desempenado e vassourado. J o concreto estampado consiste no uso de frmas para estamparia e produtos de acabamentos especiais, podendo-se reproduzir cores e texturas variadas.

Execuo passo-a-passo: concreto moldado in loco

Especificao
Resistncia compresso de concreto fck > 20 MPa. Espessura da placa para trfego de pedestres 5 a 6 cm. Passagem de veculos leves 8 a 10 cm. Base solo compactado com camada separadora de brita. Armadura de base somente para trfego de veculos CA-60 (4,2 mm, malha 10 x 10 cm). Juntas so executadas em concordncia com a modulao de estampagem. Devem ser previstas juntas de controle e de execuo de obra. Acabamento superficial diversidade de texturas e cores.
Nivelamento e compactao do subleito, colocao de brita, instalao de frmas e telas de ao. Lanamento, espalhamento e nivelamento (sarrafeamento) do concreto. Desempeno do concreto (para acabamento convencional: desempenar, executar juntas e curar).

Caractersticas
Durabilidade elevada durabilidade, desde que respeitadas as caractersticas do produto, o modo de instalao e de manuteno. Conforto de Rolamento adequado ao trfego de cadeirantes e deficientes visuais, devendo-se evitar texturas irregulares. Antiderrapante o acabamento superficial deve apresentar rugosidade adequada para evitar escorregamentos. Drenagem apenas superficial. Tempo para liberao ao trfego 24h para trfego leve de pedestres e 48h para trfego de veculos leves. Limpeza jato de gua e sabo neutro. Consertos o piso cortado de acordo com a modulao e refeito com os mesmos produtos e estampas do existente.

Aplicao do pigmento enrijecedor e queima.

Estampagem no formato desejado.

Execuo de juntas de controle, lavagem, aplicao de resinas e liberao ao trfego.

20

21

Guia prtico para a construo de Caladas

Ladrilho Hidrulico
Placa de concreto de alta resistncia ao desgaste para acabamento de pisos, assentada com argamassa sobre base de concreto.

Execuo passo-a-passo: ladrilho hidrulico

Especificao
Resistncia trao na flexo valor individual > 4,6 MP e mdia > 5,0 MPa. Espessura da placa para trfego de pedestres > 20mm (verificar formato da pea e tipo de assentamento). Base utilizar concreto magro com espessura de 3 a 5 cm. Armadura de base somente para trfego de veculos CA-60 (4,2 mm , malha 10 x 10 cm). Assentamento as placas so assentadas com argamassa de consistncia seca (farofa) ou argamassa colante sobre a camada de base. Juntas as juntas entre as placas devem ser rejuntadas com a argamassa de rejuntamento. Acabamento superficial diversidade de texturas e cores.
Nivelamento e compactao do subleito e execuo da base de concreto magro. Aplicao e adensamento da argamassa de assentamento tradicional (ou argamassa colante). Sarrafeamento da argamassa (etapa no necessria para argamassa colante).

Caractersticas
Durabilidade elevada durabilidade, desde que respeitadas as caractersticas do produto, o modo de instalao e de manuteno. Conforto de rolamento adequado ao trfego de cadeirantes e deficientes visuais, devendo-se evitar texturas irregulares. Antiderrapantev o acabamento superficial deve apresentar rugosidade adequada para evitar escorregamentos. Drenagem apenas superficial. Tempo de liberao ao trfego no mnimo aps cinco dias, sendo trs para a cura da base e dois para a cura da argamassa de assentamento. Limpeza jato de gua e sabo neutro. Consertos executados pontualmente, podendo ser necessria a substituio da placa.

Aplicao de cimento pulverizado e gua (etapa no necessria para argamassa colante).

Assentamento das placas.

Conferncia de nvel, aplicao de argamassa de rejuntamento, limpeza e abertura ao trfego.

22

23

Guia prtico para a construo de Caladas

Caladas Verdes
Nas ruas locais dos bairros, as caladas com 3 m ou mais de largura podero ter faixa ajardinada, seguindo as medidas mnimas indicadas.

Referncias
CDIGO DE TRNSITO BRASILEIRO: Lei n 9.503 de setembro 1997. CONHEA AS REGRAS PARA ARRUMAR SUA CALADA Prefeitura da cidade de So Paulo - Secretaria de Coordenao de Subprefeituras Secretaria de Participao e Parceria Secretaria Especial da Pessoa com Deficincia e Mobilidade Reduzida 2005. DECRETO N 5296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. NBR 9050 Acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro. ABNT, 2004. ACESSIBILIDADE NOS MUNICPIOS: como aplicar o decreto N 5296/04 - CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administrao Municipal).

0.65m

3.00m

1.50m

0.70m 0.15m 1.50m

Procure a Secretaria do Meio Ambiente do municpio, que dever indicar as espcies mais indicadas.

24

25

Guia prtico para a construo de Caladas

26

S-ar putea să vă placă și