Sunteți pe pagina 1din 5
simultânea em todo o orbe católico " " U U m m s s ó

simultânea em todo o orbe católico

simultânea em todo o orbe católico " " U U m m s s ó ó

""UUmm ssóó SSEENNHHOORR,, uummaa ssóó FFÉÉ""

Domingo, 2 de junho de 2013

Conteúdo baseado no livreto da Solene Adoração Eucarística a ser presidida por Sua Santidade, o Papa Francisco, no dia 2 de junho de 2013, a partir das 17h de Roma, na Basílica de São Pedro. Disponível em:

Para os textos bíblicos foi utilizada a Edição da CNBB. Para os demais textos fez-se uma tradução livre por Luís Augusto Rodrigues Domingues.

Intenções do Santo Padre

Primeira: Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje, em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia. Que o Senhor a torne sempre obediente na escuta de sua Palavra, para que ela se apresente diante do mundo sempre "gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e imaculada" (Ef 5,28). Através de seu fiel anúncio, possa a Palavra que salva ressoar também como portadora de misericórdia e provocar um renovado empenho no amor, para oferecer sentido pleno à dor e ao sofrimento e para restituir a alegria e a serenidade.

Segunda: "Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência. Que o seu grito silencioso por ajuda possa encontrar a Igreja vigilante, para que, tendo o olhar fixo em Cristo crucificado, ela não esqueça de tantos irmãos e irmãs deixados à mercê da violência. Também por todos os que se encontram na precariedade econômica, sobretudo os desempregados, os idosos, os migrantes, os sem-teto, os encarcerados e quantos experimentam a marginalização. A oração da Igreja e sua obra ativa de aproximação seja-lhes conforto e sustento na esperança, de força e audácia na defesa da dignidade da pessoa".

Hino pelo Ano da Fé

(Canto do hino oficial, da versão oficial de cada país ou de alguma versão preparada pela diocese.)

EXPOSIÇÃO DA SANTÍSSIMA EUCARISTIA E ADORAÇÃO

Enquanto se expõe o Santíssimo Sacramento no altar, pelo diácono ou pelo sacerdote, e todos se ajoelham, canta-se o Adoro te devote (em latim, ou Deus de amor nós te adoramos, em português).

Silêncio para adoração e oração pessoal

Leitura bíblica (Jo 6,35)

De pé, um leitor proclama:

Naquele tempo, Jesus disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede".

Oração

Voltado para o Santíssimo Sacramento, o leitor reza:

Ó dulcíssimo Jesus, que, escondido sob os véus eucarísticos, escutais piedoso as nossas humildes súplicas, para apresentá-las ao trono do Altíssimo, acolhei agora benignamente os ardentes anelos de nossos corações. Iluminai nossa inteligência, sustentai nossa vontade, rejuvenescei nossa constância e acendei em nossos corações a chama de um santo entusiasmo, a fim de que, superando a nossa pequenez e vencendo toda dificuldade, saibamos render-vos uma homenagem menos indigna da vossa grandeza e da vossa majestade, mais adequada às nossas ânsias e aos nossos santos desejos. Amém. (Pio XII)

Invocações

Prossegue o mesmo leitor.

R. Fiel é o vosso amor, Senhor Jesus.

A assembleia repete: Fiel é o vosso amor, Senhor Jesus.

1. Dai ao nosso Santo Padre Francisco sabedoria, firmeza e visão. R.

2. Dai à vossa Igreja numerosos e santos ministros do altar. R.

3. Dai a todo batizado fome e sede do vosso Corpo. R.

4. Dai ao homem pecador o desejo de conversão e perdão. R.

5. Dai a todos a consoladora experiência de saber-se e sentir-se amado por vós. R.

Oração

O leitor reza:

Divino Redentor, Pão de cada dia, Vida do mundo, venha o vosso reino. Senhor dos senhores, Jesus Eucarístico, Pastor amável, preservai-nos dos perigos. Jesus, bom pastor, Jesus, pão de vida, Jesus, nossa única mesa, Sacramento de amor, salvai o vosso povo. Nós nos alegramos em vós, ó Jesus bendito. Amém. (Bem-aventurado João XXIII) Todos cantam algum hino ao Senhor no Santíssimo Sacramento.

Silêncio para adoração e oração pessoal

Leitura bíblica (Jo 6,51)

De pé, um leitor proclama:

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida".

Oração

Voltado para o Santíssimo Sacramento, o leitor reza:

Vós sois o Cristo, Filho de Deus vivo, vós sois o revelador do Deus invisível, o primogênito de toda criatura, o fundamento de todas as coisas; vós sois o mestre da humanidade, vós sois o Redentor; vós nascestes, morrestes e ressuscitastes por nós; vós sois o centro da história e do mundo; vós sois aquele que nos conhece e nos ama; vós sois o companheiro e o amigo da nossa vida; vós sois o homem das dores e da esperança; vós sois aquele que deve vir e que deve ser um dia o nosso juiz, e, esperamos, a nossa felicidade. Amém. (Paulo VI)

Invocações

Prossegue o mesmo leitor.

R. Nós vos rogamos, escutai-nos.

A assembleia repete: Nós vos rogamos, escutai-nos.

1. Com a força da vossa Cruz, desfazei toda divisão e discórdia. R.

2. Com a luz da vossa Palavra, desfazei todo engano e falsidade. R.

3. Com a mansidão do vosso Coração, desfazei todo rancor e vingança. R.

4. Com a doçura da vossa caridade, desfazei todo egoísmo e dureza de coração. R.

5. Com a vossa potência criadora, desfazei toda violência contra a vida humana. R.

Oração

O leitor reza:

Ficai perto de mim, Senhor. Mantende a vossa mão sobre minha cabeça, mas fazei que eu também tenha a cabeça sob a vossa mão. Tomai-me como sou, com meus defeitos, com meus pecados, mas fazei que me torne como vós desejais e como também eu desejo. Amém. (João Paulo I)

Canta-se o hino Ubi Caritas (em latim, ou Onde o amor e a caridade, em português).

Silêncio para adoração e oração pessoal

Leitura bíblica (Jo 6,56-57)

De pé, um leitor proclama:

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele. E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim".

Oração

Voltado para o Santíssimo Sacramento, o leitor reza:

Como os dois discípulos do Evangelho, nós vos imploramos, Senhor Jesus: ficai conosco! Vós, divino Viandante, experiente em nossas estradas e conhecedor do nosso coração, não nos deixeis prisioneiros das sombras do anoitecer. Sustentai-nos na fadiga, perdoai os nossos pecados, orientai os nossos passos no caminho do bem. Na Eucaristia vos fizestes "remédio de imortalidade": dai-nos o gosto de uma vida plena, que nos faça caminhar sobre esta terra como peregrinos confiantes e alegres, tendo sempre como meta a vida que não tem fim. Amém. (Bem-aventurado João Paulo II)

Invocações

Prossegue o mesmo leitor.

R. Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus.

A assembleia repete: Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus.

1. Sois o Filho Eterno do Pai. R.

2. Sois o Enviado do Pai para a nossa salvação. R.

3. Sois o único Salvador do mundo. R.

4. Sois o Caminho, a Verdade a Vida. R.

5. Sois o Pão vivo descido do Céu. R.

Oração

O leitor reza:

Senhor Jesus, que fielmente visitais e preencheis com a vossa Presença a Igreja e a história dos homens; que

no admirável Sacramento do vosso Corpo e do vosso Sangue nos tornais participantes da Vida divina e nos fazeis antegozar a alegria da Vida eterna; nós vos adoramos e vos bendizemos.

Prostrados diante de vós, fonte e amante da vida, realmente presente e vivo em meio a nós, vos suplicamos

na espera de viver sempre em vós, na Comunhão da Trindade Bem-aventurada. Amém. (Bento XVI)

[

]

Todos cantam algum hino ao Senhor no Santíssimo Sacramento.

Silêncio para adoração e oração pessoal

BÊNÇÃO EUCARÍSTICA

Canta-se o hino Tantum ergo (em latim, ou Tão sublime, em português).

Oração

O sacerdote ou diácono prossegue:

Deus, que neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do vosso Corpo e do vosso Sangue, que experimentemos sempre em nós a sua eficácia redentora. Vós que viveis e reinais para sempre.

R. Amém.

O sacerdote ou diácono dá a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Aclamações

Cada aclamação é feita pelo coro ou pelo sacerdote ou diácono e repetida pela assembleia. Bendito seja Deus. Bendito seja o seu Santo Nome. Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Bendito seja o nome de Jesus. Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração. Bendito seja o seu preciosíssimo sangue. Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar. Bendito seja o Espírito Santo Paráclito. Bendita seja a grande Mãe de Deus Maria Santíssima. Bendita seja a sua Santa Imaculada Conceição. Bendita seja a sua gloriosa Assunção. Bendita seja o nome de Maria Virgem e Mãe. Bendito seja São José, seu castíssimo esposo. Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos. Amém.

É salutar acrescentar a conhecida oração brasileira:

Oração pela Pátria, pela Igreja e pelo Santo Padre

Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o Papa Francisco, sobre o nosso (Arce) bispo N., sobre o nosso pároco e sobre todo o clero; sobre o Chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este (arce)bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem devemos orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório: dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém. Pai nosso, Ave Maria e Glória ao Pai

O diácono ou o sacerdote repõe o Santíssimo Sacramento no tabernáculo.

Durante a reposição canta-se o canto Laudate Dominum (Sl 116) ou outro hino de louvor.

Antífona Mariana

Por fim, todos cantam ou rezam a Salve Regina (em latim ou português).

cantam ou rezam a Salve Regina (em latim ou português). Pela Liturgia reverente em ambas as

Pela Liturgia reverente em ambas as Formas do Rito Romano Teresina Piauí Brasil