Sunteți pe pagina 1din 10

C E IA FRATERNA

Baseada no Seder da Pscoa Judaica


DIRIGENTE Bem-vindos ao Seder da Pscoa judaica. Seder o nome da ceia celebrada para relembrar o xodo - a libertao da escravido dos hebreus no Egito. Vamos comemorar a libertao da escravido que Deus nos concedeu. Para nos preparar, vamos permanecer em silncio para receber a celebrao da Pscoa em paz e tranqilidade. (AO ACENDER AS VELAS) ________________- Bendito sejas tu, Senhor nosso Deus, Soberano do universo, que nos santificaste com teus mandamentos e nos mandaste a luz desta festa de Pscoa. ______________ Baruch at Adonai Eloheinu melech haolam asher kidshanu bemitzvotav vetzivanu leadlick ner shel yom tov. ________________- Rezo para que a luminosidade destas luzes possa nos inspirar e trazer alegria espiritual. Amm. TODOS - Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Soberano do universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos permitiste alcanar esta poca de alegria. CANTOR Baruch at Adonai Eloheinu melech haolam shehehechianu, vekiimanu vehigianu lazman haze. .............................................................................................. LEITOR __________________ Esta noite celebramos a Pscoa, a festa da liberdade e da redeno, e lemos a Hagad. Hagad a palavra hebraica que significa narrativa ou histria. Esta uma histria especial. Relata a histria da escravido no Egito, a liberdade, o compromisso sagrado no monte Sinai e a volta Terra Prometida. ............................................................................................. OS SMBOLOS DO SEDER DIRIGENTE Eis um osso da perna do cordeiro, chamado zroah. LEITOR _________________ Qual o significado de zroah? DIRIGENTE Tradicionalmente, o osso de cordeiro usado para lembrar o cordeiro que alimentou os escravos israelitas antes de sua partida para a liberdade. LEITOR _______________ Assim, quando seus filhos perguntarem: Qual o significado deste rito?, voc dir: a pscoa do Senhor, pois o anjo da morte passou por cima das casas dos israelitas no Egito quando Deus castigou os egpcios e poupou nossas casas. DIRIGENTE Eis o ovo, chamado beitza. LEITOR ________________ Qual o significado de beitza? DIRIGENTE O ovo gira e nos lembra que a sorte do ser humano pode mudar.

(1)

(2)

DIRIGENTE Eis aqui um pedao de erva amarga. Chama-se maror. LEITOR _________________ Qual o significado de maror? LEITOR _______________ Lembra-nos a amargura e a opresso da escravido. DIRIGENTE Eis uma mistura de maas raladas, canela, castanhas e vinho que formam uma massa chamada haroset. LEITOR _________________ Qual o significado de haroset? DIRIGENTE O haroset lembra a argamassa usada pelos trabalhadores israelitas escravos no Egito. DIRIGENTE Eis a verdura, chamada de karpas. LEITOR __________________ Qual o significado de karpas? LEITOR __________________ O karpas, pedao de salsa ou aipo, o lembrete da estao da primavera, a poca da Pscoa em Israel e no Oriente Mdio em geral. Ns o usamos como smbolo de gratido para com Deus pela boa qualidade da terra, por nosso po e alimento. DIRIGENTE Tem mais um smbolo do Seder da Pscoa: Apresento a gua salgada. LEITOR ________________ Qual o significado da gua salgada? LEITOR _________________ o smbolo das lgrimas que as mes vertiam em sua experincia de cativeiro. Ser usada para mergulharmos o karpas ou a salsa. (3)

LEITOR __________________ Qual o significado do prato com trs matzot, que o po sem fermento? LEITOR ________________ Representa, entre outras coisas, os trs patriarcas. Abrao, Isaac e Jac. Esconderei metade da segunda matz; ser procurada e comida no fim do Seder. o afikoman, que quer dizer sobremesa. LEITOR ________________ Quantas taas de vinho ou suco deveremos beber neste Seder de Pscoa? DIRIGENTE Cada participante deveria beber quatro taas de vinho ou suco de uva. Esta exigncia baseada na histria bblica do xodo, contando os quatro estgios da libertao de Israel da escravido. LEITOR ______________ Assim diz o Eterno aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor. Eu vos livrarei do jugo do Fara egpcio e vos livrarei de sua escravido com poderosos atos. Eu vos adotarei como meu povo e Eu serei vosso Deus. xodo 6, 6-7 LEITOR _______________ Qual o significado daquela taa especial de vinho no meio da mesa? ____________ Esta taa especial chamada a taa do profeta Elias. Relaciona-se com o quinto mandamento da libertao: LEITOR _________________ E Eu os conduzirei para a terra que jurei dar a Abrao, Isaac e Jac, e Eu a darei a vs como posse, Eu o Senhor. xodo 6,8 _______________ O profeta Elias vir anunciar a chegada de tempos de paz, o tempo da vinda do messias ou da era messinica; a nossa esperana ano aps ano. (4)

KIDUSH: A BENO DO VINHO CANTOR Convida a todos para rezar a bno. - Bendito s Tu, Senhor nosso Deus, Soberano do universo, criador do fruto da vinha.
- Baruh at Adonai Eloheinu meleh haolam borei pri hagafen.

LEITOR __________________ Vamos dar as boas vindas aos famintos de corpo e de esprito. Deixem entrar todos os famintos de po e liberdade. Todo aquele que tem fome que venha e se sente conosco para compartilhar e celebrar a liberdade. .............................................................................................. AS QUATRO PERGUNTAS (CANTOR canta Ma nishtan)

LEITOR ________________ Bendito sejas, Senhor nosso Deus, Soberano do Universo, que nos santificaste com os Teus mandamentos. .............................................................................................. KARPAS VERDURAS DIRIGENTE Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Soberano do universo, criador do fruto da terra. ............................................................................................. YACHATZ QUEBRAR A MATZ DO MEIO .............................................................................................. MAGGID A HISTRIA DA PSCOA CANTOR canta: H Lakhma Anya CANTOR Este o po da aflio que Israel comeu na sada do Egito. O po sem fermento um smbolo dos dias de escravido e dor sofridos pelo povo judeu. LEITOR ________________ um smbolo tambm da escravido e da dor de tantos no mundo de hoje. nossa esperana que no ano que vem estaremos livres, que no ano que vem o gnero humano estar livre de todas as opresses.

Leitor jovem: ________________ Por que esta noite diferente de todas as outras noites? LEITOR ________________ Estou muito emocionado por sua pergunta, pois a histria desta noite justamente o que desejo contar a vocs. LEITOR _________________ Realmente esta noite diferente de todas as outras, pois nesta noite celebramos a sada do povo israelita da escravido para a liberdade e redeno, de um tempo de dificuldades para um tempo de bnos. Leitor jovem: ____________ Porque s comemos matz esta noite? DIRIGENTE Quando nossos ancestrais saram do Egito, eles foram forados a fugir com grande pressa. Eles no tiveram tempo de assar seu po. Eles no poderiam esperar o fermento crescer, e assim o sol batendo na massa enquanto eles corriam, cozinhou-a, transformando-a num po achatado, sem fermento, chamado matz. Leitor jovem: ________Porque comemos ervas amargas esta noite? DIRIGENTE Porque a Bblia nos conta que nossos ancestrais eram escravos na terra do Egito e os opressores tornavam suas vidas amargas.

(5)

(6)

Leitor jovem: ______________ Por que mergulhamos as ervas duas vezes na gua salgada esta noite? DIRIGENTE Mergulhamos a salsa na gua salgada porque a comida era insossa, sem gosto. Nossos ancestrais foram capazes de suportar a amargura da escravido porque era adoada pela esperana da liberdade. Leitor jovem: ___________ Por que nos reclinamos mesa? DIRIGENTE Porque o reclinar-se mesa era o sinal de uma pessoa livre nos velhos tempos. Seguimos a tradio ao relembrar que nossos ancestrais foram libertados nesta noite. CANTOR : canta Avadim Hainu LEITOR __________________ nosso dever contar a histria do xodo e lembrar o herosmo daqueles dias e a ajuda de Deus. Em cada gerao, a histria do xodo deu a ns e a toda humanidade a coragem de enfrentar as dificuldades e continuar com nosso compromisso religioso e nossa f. LEITOR _________________ obrigao dos pais contar aos seus filhos a histria da Pscoa a fim de que estes por sua vez possam conta-las aos seus filhos. LEITOR ___________________ As crianas, diferentes em seus interesses, convico ou indiferena, so retratadas nas perguntas referentes Pscoa. Sbios rabinos dizem que h quatro tipos de crianas, e cada uma merece uma resposta diferente na celebrao do Seder.

LEITOR __________________ A criana sbia est ansiosa por celebrar cada festividade e continuar as tradies de sculos. Ele ou ela perguntar: Qual o significado dos preceitos que Deus nos deu referentes Pscoa? LEITOR __________________ Voc dever contar a esta criana o significado da Pscoa, a sede de liberdade do povo de Israel, e a liberao espiritual que Deus trouxe ao seu povo. LEITOR ___________________ A criana rebelde no participa de todo o corao na celebrao. Esta criana geralmente pergunta ironicamente: Qual o significado deste ritual para voc? Nossa resposta dever salientar o significado da Pscoa para cada um. LEITOR __________________ Isto representa a liberdade que Deus deu a cada um e a todos ns. Minha liberdade, sua liberdade, nossa liberdade representada pela grande liberdade que Deus nos deu atravs do xodo. LEITOR __________________ A criana simples, inocente, ingnua. Ele ou ela quer entender o significado da Pscoa, sua Histria de liberdade. Os pais devem explicar os detalhes para a criana e salientar a interveno de Deus no processo de libertao do cativeiro. LEITOR __________________ H uma criana que no sabe como perguntar; a criana tmida e fechada. Os pais devem seguir a recomendao bblica com pacincia e ternura: Voc contar ao seu filho a respeito deste dia. Isto feito por causa do que o Eterno fez por mim quando sa do Egito. ..............................................................................................

(7)

(8)

A HISTRIA DA OPRESSO E DA LIBERTAO DIRIGENTE Abenoado seja Deus que mantm suas promessas para com Israel e as cumpre a cada ano. Abenoado seja o Santificado que salvou seu povo dos tiranos e das tiranias. LEITOR ________________ O livro do Deuteronmio menciona o seguinte: Meu pai Jos foi ao Egito e l ficou; tornou-se grande e importante. Dt. 26, 5 6. LEITOR __________________ O livro do xodo confirma esta histria. Ele nos conta que depois que Jos morreu, um novo Fara subiu ao trono e esqueceu o que Jos e seu povo significaram para o Egito. Este fara escravizou o povo de Israel e condenou morte todos os homens primognitos. LEITOR __________________ Um menino chamado Moiss, descendente de Levi, foi salvo pela filha do Fara e educado no palcio. Mais tarde, ele compreendeu que era filho do povo israelita e fugiu para o deserto. L, em Horeb, Deus se revelou a ele atravs de um arbusto ardente e disse: LEITOR __________________ Eu sou o Deus de seus ancestrais, o Deus de Abrao, o Deus de Isaac, o Deus de Jac. As lamentaes dos israelitas agora chegaram a mim: sim, eu tenho visto a brutalidade dos egpcios para com eles. Vem agora: eu te mandarei ao fara e tu guiars meu povo para fora do Egito e o levar para uma terra boa e grande; uma terra onde fluem o leite e o mel. Exodo 3, 6 10. CANTOR canta Maher Mosh Quando Israel estava na terra do Egito - Deixe meu povo ir (9)

To duramente oprimidos que eles no agentavam - Deixe meu povo ir. V, Moiss, para a terra do Egito, Diga ao ver o fara: - Deixe meu povo ir. Ns no precisamos sempre chorar e lamentar - Deixe meu povo ir E abandonados, usando estas correntes de escravido - Deixe meu povo ir Oh! Deixe-nos todos fugir do cativeiro - Deixe meu povo ir E logo possa todo este mundo ser livre - Deixe meu povo ir! LEITOR ____________________ Moiss foi pleitear junto ao fara que obstinadamente recusou liberar os escravos judeus. Deus castigou o fara com as dez pragas que deixaram o povo e o pas desolados. ______________ Lembramos as dez pragas tirando gotas de vinho meno de cada uma delas. Assim, de acordo com a antiga tradio judaica, exprimimos nossa compaixo para com os sofrimentos dos egpcios. _____________ Apesar deles serem inimigos e atormentadores, eles tambm eram seres humanos, filhos de Deus. DIRIGENTE As pragas foram: sangue, rs, insetos, animais ferozes, doenas do gado, sarna, chuva de pedras, gafanhotos, escurido, morte dos primognitos.

(10)

CANTOR canta Dayenu - Isto seria suficiente. O pblico canta o refro Dayenu. Depois os leitores lem a traduo: LEITOR ___________________ Oh! Quanto devemos ser agradecidos a Deus por todo o bem que Ele nos fez. TODOS - Dayenu! S por isso ficaramos gratos. LEITOR __________________ Se Deus somente tivesse dividido o mar para ns e no nos tivesse feito atravessar o leito seco do mar... TODOS - Dayenu! S por isso ficaramos gratos LEITOR ___________________ Se Deus nos tivesse ajudado durante 40 anos no deserto e no nos tivesse alimentado com man... TODOS - Dayenu! S por isso ficaramos gratos. LEITOR ___________________ Se Deus nos tivesse conduzido at o monte Sinai e no tivesse dado a Tor ... TODOS - Dayenu! S por isso ficaramos gratos. LEITOR ___________________ Se Deus nos tivesse dado a Tor e no nos tivesse conduzido at terra de Israel... TODOS - Dayenu! S por isso ficaramos gratos.

LEITOR __________________ Ns somos gratos ao Senhor, nosso Deus, pela redeno da escravido egpcia, pela diviso das guas no mar Vermelho, pelo man que nos sustentou no deserto, pelo Shabat (o dia santificado para o descanso semanal), e pela paz em nossos coraes. ............................................................................................. SMBOLOS DA PSCOA ___________ Todos devem considerar o significado desses trs smbolos: PESSAH, o cordeiro da Pscoa - MATZ, o po sem fermento - MAROR, as ervas amargas De outra forma, o dever de contar a histria da Pscoa no estaria completo. TODOS - O que Pessah, o cordeiro da Pscoa? LEITOR __________________ o smbolo da passagem sobre as casas dos escravos judeus no Egito, como relata o texto bblico. LEITOR __________________ Ento, quando teus filhos perguntarem, Qual o significado deste rito? tu dirs: a Pscoa de Deus, pois ele passou sobre as casas dos israelitas no Egito quando castigou os egpcios, e poupou nossas casas. Ex 12, 26 27. LEITOR __________________ Hoje podemos reviver este episdio como o esforo de preservao de todas as formas de vida. TODOS - O que matz?

(11)

(12)

LEITOR ___________________ um lembrete da pressa com que os hebreus deixaram o Egito. A Escritura diz: LEITOR ________________ A massa que eles levaram do Egito no fermentou, no houve tempo para o po crescer; pois na sada do Egito no lhes foi dado tempo nem mesmo para preparar alimentos. Ex 12, 39. LEITOR ________________ O homem de nossos dias tem conscincia solidria da marcha contnua da histria. A matz o po da pobreza que nos une nesta caminhada. TODOS - Porque comemos maror, ervas amargas? LEITOR _________________ Elas servem como um lembrete da vida do povo de Israel no Egito que seus captores tornaram amarga. A Escritura explica: LEITOR __________________ Ento eles tratavam seus escravos israelitas com severidade implacvel, e tornaram a vida amarga para eles com escravido cruel, pondo-os a trabalhar com argila e fabricao de tijolos, e toda sorte de trabalhos nos campos. Em resumo eles faziam uso cruel deles como escravos em todo tipo de trabalho pesado Ex 1, 13 14 LEITOR _________________ No faltam amarguras e asperezas na vida moderna. Maror lembra sempre que as dificuldades de hoje devem ser transformadas em pedras de construo para os dias de amanh. Nas vitrias no podemos esquecer as lies do passado. .............................................................................................. SEGUNDA TAA DE VINHO: A TAA DA MEMRIA (13)

TODOS - No s nossos ancestrais foram libertados por Deus da escravido; todos ns agora somos libertados em esprito e exemplo. LEITOR _________________ Cada um de ns, cada gerao, beneficirio do poder de salvao de Deus. Por este motivo levantamos nossa taa e bebemos o vinho da memria, a memria da salvao. ____________ Beno do vinho Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Soberano do universo, criador do fruto da vinha. CANTOR canta a Beno do vinho Baruh atah Adonai Eloheinu meleh haolam borei pri hagafen. ............................................................................................... RAHATZ: O LAVAR DAS MOS LEITOR _______________ Estamos prontos para nos deleitar com a refeio da Pscoa. Antes de comer, vamos dizer todos juntos: TODOS - Bendito sejas tu, Senhor nosso Deus, Soberano do universo, que nos santificaste com teus mandamentos e nos ordenaste lavar as mos. ............................................................................................... MOTZE-MATZ: A BENO DA MATZ TODOS Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Soberano do universo, que nos santificaste com teus mandamentos e nos ordenaste comer matz. (14)

MAROR: COMER A ERVA AMARGA TODOS - Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus. Soberano do universo, que nos santificastes com teus mandamentos e ordenastes comer ervas amargas. - Mergulhamos a salsa na gua salgada e a comemos. KAREH: COMER A ERVA AMARGA E MATZ JUNTOS DIRIGENTE O sbio Hillel fez isso nos dias do templo. Ele juntou a matz e as ervas amargas a fim de obedecer ordem bblica: Eles comero juntos a oferenda da Pscoa com Matz e Maror. Nesta hora tambm comemos a massa de mas, ou seja, o haroset. - SHULHAN OREH: A REFEIO - TZAFUN: O AFIKOMAN - BAREH: GRAAS APS A REFEIO ............................................................................................. (Apos a refeio) A TERCEIRA TAA: A TAA DA RENDENO ____________ Abenoado sejas tu, Senhor nosso Deus, Soberano do universo, criador do fruto da vinha. CANTOR Baruh At Adonai Eloheinu Meleh haolam borei pri hagafen. .............................................................................................. DIRIGENTE explica a brincadeira da busca do aficoman. .............................................................................................. (15)

A TAA DE ELIAS ____________ Neste momento ns damos boas vindas a Elias, o Profeta, o mensageiro da redeno final e da libertao de todas as formas de opresso. Bendita seja sua presena para todos ns e a humanidade. TODOS - Nesta noite do Seder ns abrimos a porta ao Profeta Elias; e lembramos com reverncia os homens, mulheres e crianas que pereceram nas mos de tiranos mais perversos que o Fara que escravizou nossos ancestrais no Egito. LEITOR ________________ Neste momento lembramos os milhes de seres, entre os quais os seis milhes de judeus e suas comunidades que foram destrudas durante a Segunda Guerra na Europa, pelas foras que atentaram contra tudo que sagrado para judeus, cristos e todos os povos que consideram a vida humana sagrada e manifestao de Deus. LEITOR _________________ Neste momento lembramos todos aqueles que sofrem perseguio por causa de seus ideais espirituais e religiosos. Seu testemunho na escurido da opresso uma inspirao para a f de nossas comunidades. _____________ Esperamos a chegada do profeta Elias; pedimos a Deus que nos inspire atravs do exemplo dos mrtires da verdade e da f, as testemunhas de Deus na escurido e no sofrimento. L das profundezas da aflio, seu testemunho torne-se um canto de esperana e de f na justia e confiana no elo comum que une os povos. LEITOR ________________ Abrimos tambm as portas de nossa hospitalidade e de nossa amizade a todos que necessitam de calor humano e gestos fraternos. (16)

TODOS - Sejam todos bem vindos. Estendemos as nossas mos, abrimos os nossos coraes e oferecemos o nosso apoio, para que juntos possamos caminhar na construo de um mundo melhor. CANTOR canta Eliahu Hanav (Profeta Elias) e em seguida Bezeit Israel, um cntico de gratido LEITOR ( depois da msica) ___________ Quando Israel saiu do Egito, A casa de Jac deixou um povo com lngua estrangeira, Jud tornou-se seu santurio e Israel seu domnio. ............................................................................................ NIRTZ: A TAA DE ESPERANA E LIBERDADE LEITOR __________________ Compartilharemos da Quarta taa de vinho, a taa da liberdade. o lembrete da liberdade e suas esperanas; lutas e sonhos para tantas naes e tantos indivduos escravizados. LEITOR _________________ Como filhos de Deus comprometidos, ns somos chamados para testemunhar este presente precioso e torn-lo pblico para todos os povos da terra; aqueles que procuram justia, aqueles a quem faltam quaisquer direitos e aqueles que lutam por liberdade. LEITOR _________________ Como irmos, devemos agradecer o clima de liberdade que nos possibilita dizer o nosso: OBRIGADO, SENHOR. TODOS - Obrigado Senhor, muito obrigado por todos os presentes que sempre nos ofereces. LEITOR ________________ Obrigado por tudo que vimos, escutamos, recebemos. (17)

TODOS - Pela gua que nos lavou, pela roupa que nos veste, pelo po que nos sustenta. LEITOR _______________ Pela casa, pelos pais e pelos amigos. TODOS - Pelos conhecimentos, pelos esforos e pelos trabalhos. LEITOR _________________ Pelos bons-dias que nos desejam, pela luz que nos ilumina, pelos apertos de mo que repartimos. TODOS - Pelo tempo que nos deste, pela vida que nos ofereces, pela beno de todos os dias. LEITOR __________________ Obrigado por estares conosco, Senhor. TODOS - Obrigado, Senhor porque nos escutas e porque nos levas a srio. LEITOR __________________ Obrigado Senhor pela gua jorrada da rocha que saciou a sede do povo na travessia do deserto. TODOS - Obrigado Senhor, porque a gua fonte de vida. LEITOR ________________ Obrigado Senhor, pela criao da gua, obra do seu amor que d vida aos seres vivos. TODOS - Te louvamos Senhor, pelos rios e mares, pela beno das chuvas, pelas fontes refrescantes e pelas guas secretas do seio da terra. LEITOR ___________________ Obrigado Senhor, porque recebes o nosso muito obrigado de hoje.

(18)

TODOS - Obrigado Senhor, muito obrigado. .............................................................................................. DIRIGENTE ____________ Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Soberano do universo, criador do fruto da vinha. CANTOR - Baruh at adonai eloheinu melech haoloam borei pri hagafen. ............................................................................................. BENO FINAL: DIRIGENTE Os ritos do Seder agora terminaram, De acordo com os preceitos e costumes antigos, Com o mesmo zelo com que ns nos preparamos para este dia. TODOS - Possa Ele nos inspirar um modo de vida mais nobre, e nos trazer para mais prximo Dele. Possa o grito de todos os que procuram liberdade sempre soar nos nossos ouvidos. CANTOR - canta L shana hab beYerushalaim (Ano que vem em Jerusalm) canto tradicional milenar que expressa o anseio do retorno a Jerusalm. ___________ Assim celebramos juntos a nossa Ceia Fraterna. Seja ela o smbolo e a expresso do nosso reencontro. Reencontro de pessoas de boa vontade que acreditam em justia, paz e harmonia.

TODOS - A tradio do passado h de ser o elo de unio para o presente. Unimo-nos na esperana de que o bem ser sempre mais forte do que o mal. DIRIGENTE A ceia fraterna abre perspectivas de compreenso, convivncia e respeito mtuo. TODOS - Bendito seja o Senhor, que nos deu a fora e a alegria desta celebrao FRATERNA. AMM. ............................................................................................. DIRIGENTE e em seguida o CANTOR: Terminaremos cantando todos juntos o Hinei Ma tov: COMO BOM IRMOS SENTAREM E CELEBRAR JUNTOS Em hebraico: HINEI MA TOV UMANAIM, SHEVET ACHIM GAM IACHAD. (4x). Boa noite e obrigada!
__________________: Nossos agradecimentos __________ ____________________________________ que no mediram esforos para realizarmos esta Ceia Fraterna. Somos gratos ao Rabino Leon Klenicki, que adaptou a Hagad - a narrao tradicional judaica - para encontros como este entre pessoas de vrias religies e credos, acreditando que o grito da Liberdade que celebramos na Pscoa Judaica vlido para todo ser humano. Tambm somos gratos ao Hugo Schlesinger, que em paz descanse, e ao estimado Padre Humberto Porto por esta bela traduo e adaptao para o portugus. (20)
So Paulo, Maro de 2009, MM/ MF - Atualizado em 2011 -MF

(19)

S-ar putea să vă placă și