Sunteți pe pagina 1din 4

Lista de Exerccios de Qumica Professor: Antnio Marcos Vilaa Pereira

1) O uso de protetores solares em situaes de grande exposio aos raios solares como, por exemplo, nas praias, de grande importncia para a sade. As molculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anis aromticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas so capazes de absorver a radiao ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugao definida como a ocorrncia de alternncia entre ligaes simples e duplas em uma molcula. Outra propriedade das molculas em questo apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsvel por reduzir a solubilidade do composto em gua, o que impede sua rpida remoo quando do contato com a gua.
De acordo com as consideraes do texto, qual das molculas apresentadas a seguir a mais adequada para funcionar como molcula ativa de protetores solares?

2) A capsaicina, cuja frmula estrutural est mostrada a baixo, uma das responsveis pela sensao picante provocada pela pimenta malagueta. Na estrutura da capsaicina encontramse as seguintes funes orgnicas:

a) Amina, fenol e ter. b) Amina, lcool e ster. c) Amida, fenol e ter. d) Amida, lcool e ter. e) nda

3) Em 2009, o mundo enfrentou uma epidemia, causada pelo vrus A (H1N1), que ficou conhecida como gripe suna. A descoberta do mecanismo de ao desse vrus permitiu o desenvolvimento de dois medicamentos para combater a infeco, por ele causada, e que continuam necessrios, apesar de j existir e estar sendo aplicada a vacina contra esse vrus. As frmulas estruturais dos princpios ativos desses medicamentos so:

Examinando-se as frmulas desses compostos, verifica-se que dois dos grupos funcionais que esto presentes no oseltamivir esto presentes tambm no zanamivir .Esses grupos so caractersticos de: a) amidas e teres. b) steres e lcoois. c) cidos carboxlicos e teres. d) steres e cidos carboxlicos. e) amidas e lcoois. 4) Capaz de combater uma variedade de microorganismos aerbicos e anaerbicos, o cloranfenicol um antibitico de uso humano e animal, cuja estrutura :

1. A substncia apresenta um grupo amino ligado ao anel aromtico. 2. Existe um grupamento lcool em carbono tercirio na estrutura. 3. Esse composto apresenta 2 (dois) tomos de carbono primrios. 4. A molcula apresenta o grupo funcional cetona. 5. O anel aromtico presente na estrutura paradissubstitudo. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 5 verdadeira. b) Somente as afirmativas 3 e 5 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 4 e 5 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. 5. Os nomes dos compostos X, Y e Z de frmulas estruturadas representadas abaixo so, respectivamente:

a) 2-metilbutano; cido 2-metilbutanico; 2-metilbutanal. b) 3-metilbutano; cido 3-metilbutanico; 3-metilbutanal. c) 2-metilbutano; cido 2-metilbutanico; 3-metilbutanal. d) 3-metilbutano; cido 2-metilbutanico; 2-metilbutanal. e) 2-metilbutano; cido 3-metilbutanico; 2-metilbutanal.

6) O composto orgnico:

Recebe o nome sistemtico de: a) ter m-clorobenzico. b) 1-cloro-3-cetociclo-hexano. c) 3-cloro-1-epxi-ciclo-hexano. d) cloreto de benzola. e) 3-cloro-ciclo-hexanona.

7) Selecione a(s) opo(es) onde a frmula estrutural corresponde ao nome apresentado.

A sequncia correta, de cima para baixo, : a) V V F F b) F F V V c) V F V F d) V F V V e) F V F V

8) O lcool allico rincoferol o feromnio de agregao da praga broca do olho do coqueiro (Rhycnhophorus palmarum) vetor da doena anel vermelho, letal para a planta, sendo responsvel por enormes prejuzos neste tipo de cultura. A nomenclatura segundo a IUPAC do rincoferol representado abaixo:

a) 6,6-dimetil-2-hexen-4-ol. d) 2,6-dimetil-5-hexen-4-ol.

b) 2-metil-5-hepten-4-ol. e) 6-metil-3-hepten-4-ol.

c)

6-metil-2-hepten-4-ol.

9)

10) Os compostos da funo lcool so de grande importncia para a nossa vida, tanto pelo uso direto como pela utilidade na preparao de outros compostos orgnicos. O 1, 2-etanodiol, ou etileno-glicol, comercializado como anticongelante da gua de radiadores. O 1, 2, 3propanotriol, ou glicerina, utilizado como agente umectante na indstria alimentcia. O 2propanol, ou lcool isoproplico, usado como desinfetante. Os compostos da funo lcool citados so, respectivamente, representados pelas frmulas:

S-ar putea să vă placă și