Sunteți pe pagina 1din 15

O MODO DE ORGANIZAO DISCURSIVO E AS PREMISSAS DA ARGUMENTAO NO CASO DAS IRMS PONI

Amanda Cristina GOMES1 William Augusto MENEZES2 (Universidade Federal de Ouro Preto) RESUMO: Este artigo pretende examinar os modos de organizao discursivos, enfatizando o modo argumentativo, e algumas premissas da argumentao do documento Agravo de Causa do Caso das Irms Poni. O Agravo de Causa contm os relatos da Justia Pblica que pretendia anular os julgamentos anteriores em que uma das rs, Edina Poni, fora absolvida; bem como os relatos dos advogados de defesa da r. Busca-se no presente artigo mostrar alguns aspectos do modo discursivo argumentativo e algumas premissas da argumentao (valores, lugares e fatos) apresentadas nas intervenes da Justia Pblica e pelos advogados de defesa da r que foram importantes para a deciso final de no se anular os julgamentos anteriores. PALAVRAS-CHAVE: Agravo de Causa; Discurso; Argumentao; Valores; Lugares; Fatos 1. Introduo Este artigo pretende analisar alguns fragmentos retirados das intervenes dos representantes da Justia Pblica, que constituem a parte da acusao da r Edina Poni, e fragmentos das intervenes dos advogados de defesa. Tais intervenes esto presentes em um Agravo de Causa pertencente s partes de um processo referente ao crime que ficou conhecido como o Caso das irms Poni. O crime ocorreu em 1962 em Ouro Preto, interior de Minas Gerais, e teve grande repercusso na mdia: em jornais da poca e, h poucos anos, no programa Linha Direta Justia da Rede Globo (2002). Segundo o que se pode constatar atravs da anlise do Agravo, o crime teve motivao passional: duas irms foram a Ouro Preto, possivelmente, com a inteno de vingar-se da provvel amante do marido de uma delas. A suposta amante, Maria de Lourdes Dias Calmon, foi morta e uma das irms, Edina Poni de Melo Viana, a mulher trada por seu marido, confessou ter dado um tiro na vtima. Ethel Poni fora inocentada em julgamentos anteriores, assim como Edina Poni, mas como esta teria sido a principal praticante do crime, a Justia Pblica pediu a anulao dos dois julgamentos anteriores, que inocentam Edina Poni, atravs do Agravo de Causa. Fica delimitado assim a agravante como a Justia Pblica e a agravada como Edina Poni.
_____________________
1 2

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Estudos Lingusticos. Professor do Departamento de Letras ICHS/UFOP.

Para realizar uma das vrias possibilidades de anlise do documento citado sob o vis da Anlise do Discurso, iremos abordar primeiramente os princpios dos modos de organizao do discurso, mais especificamente do modo argumentativo pautando-nos em Charaudeau (2008) e falaremos das premissas da argumentao, valores, lugares e fatos, usando como suporte terico Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) e Martineau (2008). 2. Modos de organizao do discurso Antes de nos atermos ao modo de organizao do discurso argumentativo, necessrio compreender os princpios de organizao do discurso. Segundo Charaudeau (2008), podemos representar o ato de comunicao por meio de um dispositivo cujo centro ocupado pelo sujeito falante (o locutor, ao falar ou escrever), em relao a um outro parceiro (o interlocutor). Para o autor, comunicar proceder a uma encenao. Falaremos, portanto, dos componentes da situao de comunicao. Charaudeau (2008) distingue a situao de comunicao interlocutiva e a situao monolocutiva. Na primeira situao os parceiros da comunicao esto presentes fisicamente um diante do outro, o canal de transmisso oral, o locutor se encontra numa situao na qual ele pode perceber imediatamente as reaes do interlocutor. J na segunda situao os parceiros no esto presentes fisicamente um diante do outro, o canal de transmisso pode ser oral ou grfico e, nesse caso, o locutor se encontra numa situao em que ele no pode perceber imediatamente as reaes do interlocutor (pode apenas imagin-las), logo, no est merc de seu interlocutor e pode organizar o que vai dizer de maneira lgica e progressiva. A partir dessas situaes de comunicao podemos chegar aos modos de organizao do discurso. Os modos de organizao do discurso so os procedimentos que consistem em utilizar determinadas categorias de lngua para orden-las em funo das finalidades discursivas do ato de comunicao. Os modos de organizao podem ser identificados por meio de quatro categorias: o Enunciativo, o Descritivo, o Narrativo e o Argumentativo. Esses modos possuem um princpio de organizao que duplo para o Descritivo, o Narrativo e o Argumentativo e particular para o Enunciativo. Os trs primeiros modos propem uma organizao do mundo referencial, o que resulta em lgicas de construo desses mundos (descritiva, narrativa, argumentativa); e uma organizao de sua encenao (descritiva, narrativa, argumentativa). J o modo enunciativo possui uma caracterstica singular: a de dar conta da posio do locutor com relao ao interlocutor, a si mesmo e aos outros o que

resulta na construo de um aparelho enunciativo; por outro lado, esse modo intervm na encenao de cada um dos trs outros modos de organizao. Iremos tratar essencialmente da organizao do Modo Argumentativo. 2.1. A argumentao De acordo com Charaudeau (2008), a argumentao define-se numa relao triangular entre um sujeito argumentante, uma proposta sobre o mundo e um sujeito-alvo. Argumentar , segundo o autor, uma atividade discursiva que, do ponto de vista do sujeito argumentante, participa de uma dupla busca: uma busca de racionalidade que tende a um ideal de verdade quanto explicao de fenmenos do universo e uma busca de influncia que tende a um ideal de persuaso, o qual consiste em compartilhar com o outro um certo universo de discurso at o ponto em que este ltimo seja levado a ter as mesmas propostas. Essa definio, como podemos observar, est estreitamente ligada aos parmetros das modalidades argumentativas levantadas por Amossy (2008). A argumentao , pois, uma totalidade que o modo de organizao argumentativo contribui para construir. Esse modo tem por funo permitir a construo de explicaes sobre asseres feitas acerca do mundo numa perspectiva de razo demonstrativa e razo persuasiva. A razo demonstrativa se baseia num mecanismo que busca estabelecer relaes de causalidade diversas e essas relaes entre asseres se estabelecem atravs de procedimentos que constituem o que chamamos de organizao da lgica argumentativa; seus componentes esto ligados, ao mesmo tempo, ao sentido das asseres, aos tipos de relaes que as unem e aos tipos de validao que as caracterizam. A razo persuasiva se baseia num mecanismo que busca estabelecer a prova com a ajuda de argumentos que justifiquem as propostas a respeito do mundo, e as relaes de causalidade que unem as asseres umas s outras. Esse mecanismo depende de procedimentos de encenao discursiva do sujeito argumentante, razo pela qual o chamamos de encenao argumentativa. 2.2. O modo de organizao argumentativo A argumentao no est no mbito das categorias da lngua, mas sim da organizao do discurso. De acordo com Charaudeau (2008)
Os gregos j eram conscientes de que ter influncia sobre outrem no era o apangio da razo, pois o ser humano igualmente feito de paixes. por isso que desde aquela poca, distinguia-se o que derivava da pura ratio, para qual devia existir uma tcnica demonstrativa suscetvel de dizer a verdade, daquilo que

derivava da inteno dos espritos, para qual devia existir uma tcnica expressiva suscetvel de comover e captar o interesse de um auditrio. (CHARAUDEAU, 2008, p.202.)

Portanto, h uma distino que acompanha a histria da argumentao: de um lado, o que pertence ao raciocnio, livre dos resduos da psicologia humana; de outro, o que pertence persuaso e que se mede pela capacidade de comover o outro atravs dos movimentos psicolgicos. Autores como Grize1 propem fazer essa distino entre emoo e razo presentes no mbito argumentativo. Em razo dessa distino, foram se apresentando noes vinculadas a essas duas perspectivas da argumentao, como a de raciocnio, de demonstrao, persuaso, explicao, implicao, justificativa e refutao. Aps essa breve exposio sobre as duas dimenses da argumentao (o raciocnio e a emoo), e antes de entrar na questo do modo de organizao argumentativo, importante levar em conta as modalidades argumentativas do discurso. Essas modalidades, em certa medida, podem ser teis para que entendamos melhor como articulada a argumentao dos advogados no Agravo de Causa analisado neste trabalho. Segundo Amossy (2008),
Cada discurso comporta sua prpria situao de enunciao e realiza uma verbalizao singular da tese ou do ponto de vista proposto ao auditrio. Ele depende ainda de uma estrutura de troca global na qual se realiza a ao de persuaso. Trata-se aqui de tipos de troca argumentativa (...). Trata-se, pois, de uma estrutura de troca agnica que determina as modalidades do empreendimento da persuaso da a denominao modalidade argumentativa. (AMOSSY, 2008, p. 232)

A autora classifica seis modalidades argumentativas: demonstrativa, pattica, pedaggica, de co-construo, negociada e polmica. Na modalidade demonstrativa, uma tese apresentada pelo locutor a um auditrio do qual o primeiro quer obter a adeso por meio da demonstrao do raciocnio apoiado em provas. Essa modalidade muito utilizada no discurso jurdico, pois mister que os advogados fundamentem e provem sua tese para ganhar a adeso do auditrio: o jri, o juiz, etc. Na modalidade pattica, uma tese e um ponto de vista so apresentados de modo a tocar o auditrio, para obter sua adeso. O apelo perante os jurados um bom exemplo da aplicao desta modalidade. Na modalidade pedaggica, uma instncia de locuo em posio superior transmite um saber e leva reflexo um auditrio que ocupa o lugar de aprendiz. Na modalidade de co-construo, h interaes concretas ao
__________________________ J. B. Grize. Logique et organisation du discours. In : David, J. et Martin, R. Modles logiques et niveaux danalyse linguistique. Paris: Klincksiek, 1976.

longo das quais os participantes co-constroem as respostas para o problema levantado em conjunto. Na modalidade negociada, os parceiros ocupam posies divergentes e se esforam para encontrar uma soluo comum para o problema que os divide e de chegar a um consenso atravs do compromisso. Na modalidade polmica, h uma confrontao violenta entre duas teses antagnicas, duas instncias em total desacordo tentam obter a convico do outro, ou de um terceiro, atacando as teses adversrias e desacreditando o opositor. As modalidades, portanto, possuem trs parmetros essenciais que vo influenciar diretamente a maneira de argumentar. Esses parmetros so: a estrutura da troca argumentativa, a maneira pela qual a ao de persuaso construda face ao alocutrio e o modo como o alocutrio definido nessa relao. Ao analisar as intervenes discursivas da defesa e acusao presentes no Agravo de Causa, percebemos que as modalidades argumentativas mais utilizadas pelos oradores foram a demonstrativa, a pattica e a polmica. Na modalidade demonstrativa o orador coloca as provas do que diz em evidncia de modo a conseguir a adeso do auditrio sua tese. Essa modalidade certamente est presente na maioria das intervenes discursivas jurdicas que tratam de crimes, pois elementar que ao se tratar de um crime, a acusao contra um ru ou seus advogados de defesa fundamentem sua argumentao em raciocnios lgicos, em fatos e provas de como aconteceu esse crime. Essa demonstrao pode se dar na reconstituio, simulao do crime, por exemplo, ou na apresentao de fatos e provas, como armas usadas no crime, impresses digitais dos criminosos, etc. Na modalidade pattica so apresentados pontos de vista do orador que visa a emocionar, a tocar o auditrio e para conseguir a adeso deste sua tese. Esta modalidade foi usada, no Agravo de Causa analisado, somente pelos advogados de defesa da r. A acusao procurou usar somente raciocnios lgicos e baseou sua argumentao somente em fatos, provas e em leis existentes. Para exemplificar o uso da modalidade pattica em uma interveno jurdica, vejamos a interveno discursiva dos advogados de defesa da r presentes no Agravo de Causa:
(...) a vida de Edina tornou-se uma via crucis, numa sucesso de sobressaltos e angstias, permanentemente oprimida e coagida por sua impiedosa rival. (...) Enquanto Edina, ento, se viu obrigada a privar-se de comodidades e da vida de conforto que sempre teve pois passou faltar-lhe o mnimo para a sua subsistncia Maria de Lourdes deixava seu emprego (...) anunciando aos quatro ventos que descobrira uma mina de ouro e no precisava exercer um ganha-po honrado: foi engrossar o nmero daquelas que vivem da mais triste e mais antiga das profisses... (...) Continua acentuado o contraste entre ambas, aps a desgraa visitar a morada de

Edina, na pessoa da Calmon: enquanto esta fazia freqentes viagens a Europa (...), ostentava jias de um luxo asitico (...), requintando em sempre fazer chegar a Edina a notcia dos presentes carssimos que recebia do Dr. Fernando (...). Edina a esposa legtima, atravessava perodos de notrias privaes, com os credores batendo-lhe humilhantemente s portas (...) com os prprios fornecedores de gneros negandolhe mais crdito e obrigando-a a ir as duras fainas do trabalho na propriedade agrcola do casal, onde se dedicava fabricao de doce para vender junto ao seu crculo de relaes. Por fim uma vez coagida pela situao dramtica que lhe impunha sua insensvel rival viu-se obrigada ao extremo de bater s portas da justia com uma ao de alimentos, da qual vem saindo vitoriosa em todos os recursos e instncias. (...) Senhora da situao como se julgava, confiante de sua ascendncia de fmea moa sobre o amante sexagenrio (em nmeros redondos a Calmon tinha 30 anos e o dr. Fernando o dobro, passou ela a infernar a vida da acusada Edina atormentando-a, amargurando-a e levando-a ao desespero, atravs de freqentes (...) telefonemas urbanos e interurbanos em que, utilizando de linguagem srdida, preservada na tradio das vivandeiras, Edina dizia que devia conceder o desquite ao marido para que ele pudesse regularizar sua situao com ela; que Edina se convencesse que era uma mulher velha e superada, enquanto que ela tinha mocidade a oferecer a seu marido e coisas quejandas. (Traslado das peas requeridas pela agravada Edina Poni de Melo Viana, 1963, fls.19, 20)

Quanto modalidade polmica que consiste em uma confrontao de duas teses antagnicas em que duas instncias esto em desacordo e tentam obter a adeso do outro, ou de um terceiro, atacando as teses adversrias e desacreditando o opositor, percebemos sua presena inevitvel nas intervenes discursivas jurdicas. Em um processo, seja ele de carter penal ou no, sempre h duas partes que defendem idias distintas e esperam a adeso da sua idia para que saiam vitoriosos de tal processo. No caso das irms Poni tanto a acusao quanto a defesa esperava que o jri acatasse suas idias e fossem persuadidos a considerar a r culpada e conden-la pelo crime que cometeu ou eximi-la da culpa do crime e absolv-la, deixando-a em liberdade. Como podemos ver so duas intervenes antagnicas e cabe ao auditrio, constitudo pelo jri, juiz, etc. a acatar somente uma dessas intervenes, ao tomar uma deciso. 3. As premissas da argumentao 3.1. Os fatos Segundo Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), o ponto de partida e o desenvolvimento da argumentao pressupem acordo do auditrio. Esse acordo tem por objeto ora o contedo das premissas explcitas, ora as ligaes particulares utilizadas, ora a forma de servir-se dessas ligaes; do princpio ao fim. A anlise da argumentao versa sobre o que presumidamente admitido pelos ouvintes, e o orador, utilizando as premissas que serviro de fundamento sua construo, conta com a adeso de seus ouvintes s proposies iniciais. Essas premissas

podem ser aceitas ou no pelo auditrio e, por esse motivo, a argumentao pode situar-se em trs planos diferentes: o acordo referente s premissas, sua escolha e sua apresentao. A partir desses planos temos os tipos de objeto do acordo que so os fatos, as verdades, as presunes, os valores, as hierarquias e os lugares. Neste trabalho, daremos nfase a trs destas premissas: os fatos, os valores e os lugares. Martineau (2008) tambm elucida os fatos e valores referentes argumentao, embora o que Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) chamam de premissas da argumentao (como o caso desses dois elementos: fatos e valores), Martineau (2008) chama de matria do argumento. Segundo este autor, a matria do argumento composta por argumentos de direito, argumentos de fato, argumentos de valor e argumentos de emoo. Destacaremos, como frisamos, somente os argumentos de fato e de valor. A noo de fato caracterizada pela idia que se tem de certo gnero de acordos a respeito de certos dados: os que se referem a uma realidade objetiva. A adeso ao fato no ser, para o indivduo, seno uma reao subjetiva a algo que se impe a todos. No possvel contar com nenhum critrio que nos possibilite dizer que algo fato. Quando no mais utilizado como ponto de partida possvel, e sim como concluso de uma argumentao, o fato perde seu estatuto; ele poder ser recobrado, mas com a condio de ser separado do contexto argumentativo, ou seja, se nos encontrarmos de novo, em presena de um acordo que no depende das condies argumentativas que permitem o estabelecimento de sua prova. Os fatos e as verdades esto intrinsecamente ligados. Segundo Perelman e OlbrechtsTyteca (1996), o que se aplica aos fatos pode ser aplicado s verdades. Fala-se geralmente de fato para designar objetos de acordo precisos, limitados; no entanto, chamam-se de verdades os sistemas mais complexos, relativos a ligaes entre fatos, quer se trate de teorias cientficas, ou de concepes filosficas ou religiosas que transcendem a experincia. importante frisar que h uma distino entre fatos e verdades. Para uns, o fato se ope verdade terica como o contingente ao necessrio; para outros, como o real ao esquemtico. Pode-se tambm conceber a relao deles de tal forma que o enunciado de um fato seja uma verdade e que toda verdade enuncie um fato. Embora haja essa diferena fatos e verdades podem ser levados em considerao como ponto de partida da argumentao. Martineau (2008) considera a alegao de um fato como o primeiro elemento constitutivo que diferencia o meio de uma simples alegao, ou conjectura, uma simples citao de um fato ou de um ato que no possui justificativa ou prova. Para o autor, essa alegao do fato deve vir acompanhada de uma prova ou de um raciocnio jurdico de modo a

influenciar a soluo de um litgio. Em matria judicial, pode-se considerar que os fatos de um litgio so constitudos por acontecimentos que afetam diretamente ou indiretamente as partes e as circunstncias materiais particulares que do lugar ao enunciado de suas pretenses contraditrias. Retornando a Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) e observando o Agravo de Causa referente ao caso das irms Poni pode-se dizer que um fato levado em considerao como partida da argumentao da defesa e da acusao da r foi o homicdio de Maria Calmon cometido por Edina Poni em 1962, em Ouro Preto, MG. A partir desse fato, os advogados de defesa da r precisavam construir uma argumentao que visasse absolvio de Edina, ante um julgamento. A defesa utilizou como um dos suportes da argumentao algumas citaes de autores do Direito. No trecho a seguir, podemos ver uma citao utilizada pelos advogados de defesa como tentativa de corroborar um argumento defendido por eles; a tese que defendem que a nulidade do julgamento deve ocorrer no momento exato em que este acontece e no posteriormente como fez a acusao apelando por meio do Agravo de Causa:
(...) j doutrinavam GAROFALO e CARELLI: - Seja vigilante a defesa, seja atento o Ministrio Pblico para exigir que os juzes observem escrupulosamente a formalidade estabelecida na lei e, quando dela se afastar, no relevem a irregularidade, faam constar do termo as suas reclamaes e protestos: vigilanti bus et non dormientibus jura succurent... A anulao dos atos acarreta grave dano a celeridade e economia do juzo e por isso a experincia tem aconselhado limitaes ao direito de fazer valer a nulidade, o qual, sob o ponto de vista abstrato, seria inadmissvel. (Traslado das peas requeridas pela agravada Edina Poni de Melo Viana, 1963, fls. 8)

Outro suporte da argumentao encenado pela defesa foi a utilizao de outros casos para exemplificao de alguma lei ou doutrina. No trecho a seguir, podemos identificar um exemplo que foi usado para justificar que o uso de certos questionrios que a acusao defendia no deveria ser feitos em casos como aquele, porque a sim poderia acontecer a anulao do julgamento.
Os ilustres membros da acusao entendem, no obstante, que se deveria ter indagado se a r cometeu o crime sob coao de outrem, isto , de determinada pessoa, como sugere LEO STARLING em sua Teoria e Prtica Penal: - 1 srie: O ru foi impelido ao crime por Fulano, que o ameaava com uma arma de fogo engatilhada (ou o que for?) A coao sofrida pelo ru foi irresistvel? 2 srie: O ru Fulano coagiu a Beltrano, a quem ameaou com uma arma de fogo, a praticar em Sicrano etc? Essa coao era irresistvel? Essa sugesto, entretanto, recebeu duras censuras do prprio Tribunal de Minas, que a considerou envolvente de intensa complexidade e redundncia, no s por indagar responsabilidade de terceiro, no mais das vezes alheio ao julgamento, como tambm porque insere repetio de perguntas, ensejando respostas contraditrias. Na apelao 14.197,

retro mencionada (Minas Forense, volume XXXI, pg. 189), por exemplo, foi anulado o julgamento dos rus precisamente porque se obedeceu a redao preconizada pelo saudoso LEO STARLING e apontada como correta pelas doutas razes do nobre Dr. Assistente que funciona no presente processo. Em seu respeitvel acrdo, disse o Egr. Tribunal que alm de no se haver separado a coao, para ficar isolada da irresistibilidade, alm disto, o quesito envolveu a responsabilidade de terceiro, que no se achava em julgamento e, pela resposta, acabou prejulgado. (Traslado das peas requeridas pela agravada Edina Poni de Melo Viana, 1963, fls. 9, 10)

O terceiro suporte para a argumentao da defesa foi a emoo. Atravs desse suporte, os advogados tentaram comover o jri e convenc-lo que apesar de Edina ter cometido o crime ela merecia ser absolvida, pois ela estava sob forte emoo, ou melhor, coao moral, por se tratar de uma traio do seu marido. O trecho j citado no item 2.1 deste artigo ilustra bem o apelo emoo feito pela defesa. A acusao, por sua vez, construiu sua argumentao quase exclusivamente a partir de referncias ao Cdigo Penal e obras referentes ao Direito (doutrina). Neste primeiro trecho, a acusao usou como suporte para sua argumentao citaes do Cdigo Penal brasileiro para justificar o pedido de anulao dos julgamentos de Edina Poni que no fora concedido anteriormente, podemos dizer que uma das justificativas do recurso de Agravo:
O recurso extraordinrio, inadmitido por Vossa Excelncia, foi manifestado com base no art. 101, III, letras a e d da Constituio Federal, porque, como se acentuou na respectiva petio, a Egrgia 2 Cmara Criminal, no obstante reconhecer, expressamente, que a excludente da coao irresistvel requer a existncia de um coator, sempre fsico, e no jurdico-social como pretendera a r nomeada, e que quesito da defesa fora formulado irregularmente (...). (Traslado das peas essenciais e as requeridas pela agravante a Justia, 1963, fls. 2)

H muitas citaes da doutrina do direito por parte da acusao. No trecho abaixo, est uma delas; a acusao usa como suporte da argumentao uma doutrina para expor que o pedido de anulao do julgamento vlido:
Outra no a doutrina exposta por JOO CLAUDINO DE OLIVEIRA CRUZ em sua Prtica dos Recursos Cveis e Criminais, verbis: Tratando-se de recurso extraordinrio, no importa indagar se se trata, em direito processual, de sentena ou de deciso definitiva, mas, sim, se a deciso proferida foi a ltima possvel, dela no mais cabendo qualquer recurso ordinrio. A admissibilidade do recurso extraordinrio fica na dependncia de haverem sido esgotados os meios ordinrios de impugnao, devendo ser a deciso recorrida a ltima possvel de haver sido proferida sobre sua questo, no importando a sua natureza na tcnica do direito processual. (Traslado das peas essenciais e as requeridas pela agravante a Justia, 1963; fls.3,4)

3.2. Os valores Para Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), os valores podem intervir em todas as argumentaes, mas no campo jurdico, eles intervm como base de argumentao ao longo de todo o desenvolvimento. Recorre-se a eles para motivar o ouvinte a fazer certas escolhas em vez de outras e, sobretudo, para justificar estas, de modo que se tornem aceitveis e aprovadas por outrem. Ao lidarmos com um valor podemos desqualific-lo, subordin-lo a outros ou interpret-los, mas nunca ignor-los totalmente, pois assim, estaramos no domnio da fora e no da discusso. Uma observao acerca dos valores que inseridos num sistema de crenas, que se pretende valorizar aos olhos de todos, alguns valores podem ser tratados como fatos ou verdades. Alm disso, alguns valores so vistos como pretenso de alguns oradores como aceitos em um auditrio universal, mas s se pode consider-los vlidos para esse tipo de auditrio se seu contedo no for especificado. A partir do momento em que so precisados, encontra-se somente a adeso de auditrios particulares. Esses valores so chamados de valores universais. E, na medida em que so vagos, eles se apresentam como universais e pretendem um estatuto semelhante ao dos fatos. Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) classificam os valores como concretos e abstratos.
O valor concreto o que se vincula a um ente vivo, a um grupo determinado, a um objeto particular, quando os examinamos em sua unicidade. A valorizao do concreto e o valor conferido ao nico esto estreitamente ligados: desvelar o carter nico de alguma coisa valoriz-la pelo prprio fato. (PERELMAN, 1996, p. 87)

Alguns comportamentos e virtudes so concebidos em comparao com valores concretos, como as noes de envolvimento, de fidelidade, de lealdade, de solidariedade e de disciplina. Para que um valor seja concreto, preciso examin-lo sob seu aspecto de realidade nica; declarar que tal valor um valor concreto constitui uma tomada de posio arbitrria. Os valores concretos so utilizados, muitas vezes, para fundar os valores abstratos, e viceversa. Os valores abstratos, de acordo com Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996, p. 90), podem servir comodamente para a crtica por no levarem em considerao pessoas e parecerem fornecer critrios a quem quer modificar a ordem estabelecida. Sejam quais forem os valores dominantes em uma cultura, as pessoas apiam-se tanto em valores abstratos como em valores concretos. A argumentao se baseia, conforme as circunstncias, ora nos valores abstratos, ora nos valores concretos. Estes sempre podem

harmonizar-se: se o concreto existe, por ser possvel, por realizar uma certa harmonia. No entanto, os valores abstratos, levados ao extremo, so inconciliveis: impossvel conciliar no abstrato virtudes como a justia e a caridade. Cumpre ressaltar que Martineau (2008) compartilha idias prximas s de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) ao falar de valores na argumentao judiciria. Para aquele autor os valores se aplicam em todos os lugares onde h uma ruptura da igualdade e diferena entre as coisas, onde h julgamento de superioridade e mrito de algo a ser preferido. Na argumentao judiciria h sempre uma srie de valores. Martineau (2008) estipula uma srie de valores que so empregados na argumentao judiciria, ou seguindo a sua denominao: uma tipologia de valores. Essa tipologia composta principalmente pelos valores ticos, estticos e religiosos. Esses autores supracitados consideram essencial em uma argumentao a hierarquia de valores. Para Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), as hierarquias de valores so mais importantes do ponto de vista da estrutura de uma argumentao do que os prprios valores. O que caracteriza um auditrio perante uma argumentao menos os valores que admite do que o modo como os hierarquiza. Essas hierarquias no impedem a relativa independncia dos valores; seus fundamentos so to mltiplos quanto os prprios valores por ela coordenados. A hierarquizao dos valores provm do fato de a busca simultnea dos mesmos criar incompatibilidades, obrigar a escolhas. No Agravo de Causa podemos dizer que a acusao, o Ministrio Pblico, retira premissas para a sua argumentao principalmente no Cdigo Penal e na doutrina do direito, sendo mais importante a primeira fonte. J os advogados de defesa usam outros valores alm desses: exemplos de casos semelhantes e o uso da emoo. Pela anlise do corpus e pelos exemplos citados acima podemos perceber a maneira como os valores foram hierarquizados pela defesa: em primeiro lugar h o fundamento na lei, valor presente em qualquer interveno seja da defesa ou da acusao; em segundo lugar est a doutrina, valor importante e muito recorrente para justificar a argumentao com base em algum autorizado que j disse algo semelhante antes; em terceiro lugar est o apelo emoo, esse valor foi muito usado durante a narrao de alguns fatos ocorridos na vida da r; e por ltimo esto os exemplos de casos semelhantes quele que eles defendiam, houve pelo menos dois exemplos de casos semelhantes na interveno da defesa. O apelo emoo parece ter sido um recurso bastante eficaz: Edina Poni fora absolvida por quatro votos dos cinco jurados presentes ao julgamento. A defesa usou para

construo dos argumentos os valores morais da famlia tradicional da dcada de 1960. Este excerto comprova o que acabamos de dizer:
Mesmo as manifestaes anmalas de Edina, que a acusao (...) recrimina, identificando-as como dio criminoso, (...) fatos sempre contados pela mesma testemunha presencial do crime, que tudo v sob prismas deformantes e projeta suas impresses atravs de um estado afetivo que lhe provoca profunda amizade morta, para ela a legtima esposa do Dr. Fernando de Souza Mello Viana, j que em seu estreito conceito moral familiar esposa a mulher que vive com o homem mesmo essas manifestaes anmalas, nada mais seriam do que formas abstratas de clera (...) manifestaes que refletem as emoes instintivas e inconscientes do amor ao marido que, com a cumplicidade da provocadora e inescrupulosa amante, lhe coartava os ideais puros de me e esposa. (...) Esse estado de esprito, que viveu sob intensa dor moral, sob dolorosa prostrao, regada com lgrimas de sangue, em paralelo com as emoes intelectuais do irreparvel e do irremedivel, ante a inutilidade de todos os seus esforos para manter inclume o seu lar (...). (Traslado das peas requeridas pela agravada Edina Poni de Melo Viana, 1963, fls.88)

A presena de termos como dor moral, dolorosa prostrao, lgrimas de sangue no trecho acima parece ser uma tentativa da defesa para comover quem os ouve. Podemos at pensar que os advogados tentam fazer de Edina Poni a vtima e Maria de Lourdes a culpada por Edina t-la matado. Essa parece ser uma das principais estratgias usadas para que o jri ficasse comovido e inocentasse Edina. 3.3. Os lugares Segundo Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), os lugares podem ser vistos como depsito de argumentos. Esses autores lembram-nos que para os antigos os lugares designam rubricas nas quais se podem classificar os argumentos; assim o material necessrio era agrupado a fim de encontr-lo com mais facilidade, em caso de preciso. De uma maneira geral, os lugares formam um arsenal indispensvel, do qual, quem quer persuadir outrem deve lanar mo. Os lugares constituem as premissas mais gerais que intervm para justificar a maior parte das nossas escolhas. Assim, quando um acordo constatado, podemos presumir que fundado sobre lugares mais gerais aceitos pelos interlocutores. Esses lugares gerais so os lugares-comuns que se caracterizam por sua imensa generalidade tornando-os utilizveis em muitas circunstncias. Podemos destacar alguns lugares que so classificados por Perelman e OlbrechtsTyteca (1996) como lugares de quantidade, de qualidade, de ordem, do existente e de essncia. Os lugares de quantidade so os lugares-comuns que afirmam que alguma coisa melhor do que outra por razes quantitativas, em outras palavras,

podemos considerar como lugares de quantidade a preferncia concedida ao provvel sobre o improvvel, ao fcil sobre o difcil, ao que h menos risco de nos escapar. A maior parte dos lugares que tendem a mostrar a eficcia de um meio ser lugar de quantidade. (PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 1996, p. 99).

Os lugares de qualidade aparecem na argumentao quando se contesta a virtude do nmero. Esse o caso dos reformadores, aqueles que se revoltam com a opinio comum. O lugar de qualidade, ao contrrio do lugar de quantidade, preza a valorizao do nico que, assim como o normal, um dos pivs da argumentao. Os lugares de ordem afirmam a superioridade do anterior sobre o posterior, ora das causas, dos princpios, ora do fim ou do objetivo. Os lugares do existente afirmam a superioridade do que existe, do que atual, do que real, sobre o possvel, o eventual ou o impossvel. Por lugar de essncia entende-se o fato de conceder um valor superior aos indivduos enquanto representantes bem caracterizados dessa essncia; trata-se de uma comparao entre indivduos concretos: o que encarna melhor um padro, uma essncia, uma funo, mais valorizado. O uso de certos lugares ou de certas argumentaes pode resultar da situao argumentativa particular em que se est. As intervenes da acusao e da defesa no Agravo de Causa parecem ter usado em larga escala o lugar de quantidade. Tanto uma quanto a outra tentaram mostrar em suas argumentaes que ideais e preceitos comuns so mais aplicveis a este caso. Nos trechos acima retirados do corpus, podemos perceber que a acusao se reporta a doutrina e logo, ao que mais comum ao meio jurdico; a defesa recorre a alguns preceitos e ideais da famlia tradicional da dcada 1960, tais preceitos eram muito valorizados pela sociedade e por isso podem constituir um lugar de qualidade na interveno da defesa. Tais preceitos podem ser constatados atravs de termos como ideais puros de me e esposa, dor moral e esposa legtima (Traslado das peas requeridas pela agravada Edina Poni de Melo Viana, 1963, fls.88). 4. Algumas consideraes O estudo do acordo inicial no Agravo de Causa que diz respeito ao caso das irms Poni pde nos possibilitar entender um pouco acerca do acontecimento jurdico e o discurso ali presente. Atravs da anlise das intervenes discursivas presentes, pudemos perceber como o modo de organizao discursivo, o modo argumentativo e a concatenao das premissas da argumentao conferiu um certo arranjo ao discurso jurdico. Os fatos devem se referir a uma verdade objetiva que o orador quer elucidar ao auditrio; neste caso eles

representaram a elucidao dos acontecimentos referentes ao crime, julgamento, sentenas, etc. Os valores so utilizados pelos oradores para motivar o ouvinte a fazer certas escolhas em vez de outras e para justificar estas, de modo que se tornem aceitveis e aprovadas por outrem; por isso a defesa e a acusao tentaram ao longo da argumentao buscar suporte e subsdios para que os ouvintes dessem prioridade a certos valores em detrimento de outros e assim estivessem de acordo com o orador. Os lugares funcionam como depsitos de argumentos, pode-se dizer que so fontes onde o orador busca elementos para formar sua argumentao. Como vimos neste trabalho os lugares mais usados pela acusao e pela defesa foram os de quantidade, os argumentos foram baseados em doutrinas que so comuns ao meio jurdico e aos preceitos morais da sociedade de 1960. As premissas foram usadas de forma semelhante pela acusao e defesa neste Agravo, salvo o valor que est no campo das emoes, que s fora usado pela defesa. Essa diferena parece ter acentuado a preferncia dos jurados pelo discurso da defesa durante o julgamento de Edina Poni e do desembargador ao negar o pedido da acusao de anulao dos julgamentos em que Edina fora inocentada. Esse resultado nos faz acreditar que suportes como a doutrina e exemplos de casos passados so importantes para formar uma argumentao, mas a emoo pode se mostrar mais eficaz nesse sentido por poder tocar o ouvinte e provocar-lhe um sentimento de solidariedade em relao a algum. Referncias AMOSSY, Ruth. As modalidades argumentativas do discurso. In: LARA, Glucia; MACHADO, Ida Lcia; EMEDIATO Wander (org.). Anlises do Discurso Hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. Modos de organizao. MACHADO Ida Lcia. PAULIUKONIS, Aparecida Lino. (org.) So Paulo: Contexto, 2008. Distrito Federal. Supremo Tribunal Federal. Agravo de Instrumento n 31281 (criminal) Minas Gerais. Relator: Ministro Gonalves de Oliveira. Agravante Justia Pblica e Agravada Edina Poni de Melo Viana. Distrito Federal, 25 de ago. de 1964. MARTINEAU, Franois. Dfinition de largumentation judiciaire. _______. Petit Trait DArgumentation Judiciaire. 3ed dition. Paris: Praxis Dalloz, 2008. p.03-33. MINAS GERAIS. Tribunal de Justia. Traslado das peas requeridas pela agravada, Edina Poni de Melo Viana, para instruo do agravo interposto ao despacho denegatrio do Exmo. Sr. Desembargador Presidente no recurso extraordinrio interposto na apelao criminal n 655, da comarca de Ouro Preto, sendo apelante, ora

agravante a Justia e apeladas Edina Poni de Melo Viana e Ethel Poni, sendo agrava a primeira. Relator: Jos Lavalli Campos. Belo Horizonte, 11 de out. 1963. MINAS GERAIS. Tribunal de Justia. Traslado das peas requeridas pela agravante, a Justia, para instruo do agravo interposto nos autos da apelao criminal n 655, da comarca de Ouro Preto, figurando como apelante, ora agravante, a Justia, e apelada, ora agravada, Edina Poni de Melo Viana. Relator: Jos Lavalli Campos. Belo Horizonte, 12 de nov. 1963. PERELMAN, Cham; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Os mbitos da argumentao. In: _______. Tratado da Argumentao. A Nova Retrica. Traduo de PEREIRA, M. E. G. G. So Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 15-70. PERELMAN, Cham; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. O ponto de partida da argumentao. In: _______. Tratado da Argumentao. A Nova Retrica. Traduo de PEREIRA, M. E. G. G. So Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 73-208.

S-ar putea să vă placă și