Sunteți pe pagina 1din 24

Cursos de Formao Inicial e Continuada

2 Semestre 2013 Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista Metalmecnica Metalurgia Eletroeletrnica Automao Plstico Tecnologia da Informao Logstica Gesto

Regimento interno da Escola para os Alunos

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

O SENAI - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial surgiu da necessidade da criao de uma Instituio capaz de preparar a mo-de-obra requerida pela indstria brasileira, sendo assim o SENAI se caracteriza como agncia provedora de solues para a Indstria, tendo como atividade prioritria a educao prossional, tais como servios de assessoria e assistncia tcnica e tecnolgica, ensaios laboratoriais e informao tecnolgica para empresas e para a comunidade em geral.

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

ndice
Cursos de Formao Inicial e Continuada
Inscries Itinerrios de Formao Prossional METALMECNICA Desenhista de Mecnica Inspetor de Qualidade Mecnico de Usinagem Convencional Controle Dimensional Desenho Tcnico Mecnico Programao e Operao de Centro de Usinagem a CNC Programao e Operao de Torno CNC Programao e Operao de Eletroeroso a Fio SolidWorks Ferramenteiro de Corte e Dobra Ferramenteiro de Construo de Moldes para Plsticos METALURGIA Soldador MAG Soldador TIG Soldador de Eletrodo Revestido ELETROELETRNICA Auxiliar de Eletrnica Reparador de Placas de Circuito Impresso Eletricista Industrial Eletricista Instalador Reparador de Circuitos Eletrnicos NR 10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade NR 10 Segurana em Instal. e Servios em Eletricidade - Reciclagem AUTOMAO CLP Controlador Lgico Programvel Automao Hidrulica Industrial PLSTICO Operador de Injetoras para Termoplsticos Segurana em Atividades com Mquina Injetora de Materiais Plsticos Preparador e Regulador de Injetoras de Plsticos TECNOLOGIA DA INFORMAO Informtica Bsica Excel Avanado LOGSTICA Auxiliar de logstica GESTO Auxiliar Administrativo Assistente Administrativo Assistente de Controle da Qualidade Prticas de Departamento Pessoal APQP - Planejamento Avanado da Qualidade do Produto PPAP - Processo de Aprovao de Peas de Produo MASP - Mtodo de Anlise e Soluo de Problemas 20 20 20 21 21 22 22 19 19 19 18 18 18 17 17 14 15 15 15 15 16 16 13 14 14 10 10 10 11 11 11 12 12 12 13 13 05 07

Informaes para inscries


Documentos necessrios (originais e cpias) RG do candidato CPF do candidato Comprovante de endereo que contenha o n do CEP Comprovante de escolaridade Documentos que comprovem os pr-requisitos exigidos pelo curso Se menor de 18 anos, necessria a presena do responsvel legal, com o CPF e RG, para assinatura do Requerimento de Matrcula/Termo de Compromisso Vencimento das parcelas 3 dias teis aps a inscrio / 1 parcela (boleto bancrio). Demais parcelas: vencimentos durante o perodo de cada curso (boletos bancrios). Horrio das inscries 2 a 6 feira das 8h s 20h e aos sbados das 8h s 12h.

Perodo de inscrio
1 - Funcionrios de Empresas contribuintes do SENAI-SP. De 07 a 09/05/2013 - o candidato, no ato da inscrio, dever trazer carta da empresa indicando o curso pretendido. Na carta, a empresa tem que informar que o candidato funcionrio e quem ser o responsvel pelo pagamento do curso pretendido. Obs.: preenchimento das vagas por ordem de chegada (vagas limitadas). 2 - Alunos que concluram algum curso no 1 Semestre de 2013. De 14 a 16/05/2013 - inscries abertas aos alunos que frequentam ou frequentaram cursos nesta escola SENAI no 1 Sem/2013 - (janeiro a junho). Os candidatos que concluram cursos no 1 sem/2013 devero apresentar o Certicado do referido curso. Obs.: preenchimento das vagas por ordem de chegada (vagas limitadas). 3 - Candidatos da Comunidade. De 21 a 23/05/2013 - inscries abertas para preenchimento das vagas remanescentes e destinadas a candidatos da comunidade, conforme programao a seguir:

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

3.1 Perodo de Inscrio para candidatos da comunidade em vagas remanescentes por turma. Obs.: no perodo de inscrio, os interessados sero informados sobre a existncia de vagas nas turmas dos cursos oferecidos.
N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 CURSOS METALMECNICA Desenhista de Mecnica Inspetor de Qualidade Mecnico de Usinagem Convencional Controle Dimensional Desenho Tcnico Mecnico Programao e Operao de Centro de Usinagem a CNC Programao e Operao de Torno CNC Programao e Operao de Eletroeroso a Fio SolidWorks Ferramenteiro de Corte e Dobra Ferramenteiro de Construo de Moldes para Plsticos METALURGIA Soldador MAG Soldador TIG Soldador de Eletrodo Revestido ELETROELETRNICA Auxiliar de Eletrnica Reparador de Placas de Circuito Impresso Eletricista Industrial Eletricista Instalador Reparador de Circuitos Eletrnicos NR 10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade NR 10 Segurana em Instal. e Servios em Eletricidade - Reciclagem AUTOMAO CLP Controlador Lgico Programvel Automao Hidrulica Industrial PLSTICO Operador de Injetoras para Termoplsticos Segurana em Atividades com Mquina Injetora de Materiais Plsticos Preparador e Regulador de Injetoras de Plsticos TECNOLOGIA DA INFORMAO Informtica Bsica Excel Avanado LOGSTICA Auxiliar de logstica GESTO Auxiliar Administrativo Assistente Administrativo Assistente de Controle da Qualidade Prticas de Departamento Pessoal APQP - Planejamento Avanado da Qualidade do Produto PPAP - Processo de Aprovao de Peas de Produo MASP - Mtodo de Anlise e Soluo de Problemas
PERODO DE INSCRIO

N 1 a 36
De 21 a 23/05/2013

Cursos de

Obs.: 1 - Preenchimento das vagas por ordem de chegada (vagas limitadas). 2 - At o dia 05/07/2013, aceitaremos inscries para as turmas ainda no iniciadas e que tenham vagas, mesmo que o perodo ocial de inscrio para o curso pretendido tenha encerrado.
6 Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

Planeje o Caminho de sua Formao Prossional. ITINERRIO DE FORMAO PROFISSIONAL Conjunto de etapas que compem a organizao da educao prossional em uma determinada rea, possibilitando o aproveitamento contnuo e articulado dos estudos, objetivando a qualicao para o trabalho e a elevao do nvel de escolaridade do trabalhador, o qual, aps a concluso com aproveitamento, far jus a certicados de formao inicial ou continuada para o trabalho.

MODALIDADES 1 FORMAO INICIAL a) Iniciao Prossional Ao de educao para o trabalho, destinada a jovens e adultos, independente de escolaridade, e visa despertar o interesse pelo trabalho e preparar para o desempenho de funes bsicas e de baixa complexidade. b) Qualicao Prossional Processo ou resultado de formao e desenvolvimento de um determinado perl prossional, denido no mercado de trabalho. Na concluso de curso de qualicao prossional conferido certicado de Qualicao Prossional.

2 FORMAO CONTINUADA a) Aperfeioamento Prossional Ampliao ou Complementao ou Atualizao de competncias de um determinado perl prossional desenvolvido na formao inicial, na educao prossional tcnica de nvel mdio, na graduao tecnolgica ou adquirido no trabalho formal. Na concluso de curso de aperfeioamento conferido certicado de Aperfeioamento Prossional. b) Especializao Prossional Ao educacional de aprofundamento de competncias relacionadas a um determinado perl prossional desenvolvido na formao inicial, na educao prossional tcnica de nvel mdio, na graduao tecnolgica ou adquirido no trabalho formal. Em geral, caracteriza uma nova funo especializada. Na concluso de curso de especializao conferido certicado de Especializao Prossional em uma determinada funo.

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

Itinerrios de Formao Profissional mantidos por esta Escola SENAI


REA METALMECNICA
INICIAO QUALIFICAO
Desenhista de mecnica (200h) Inspetor de Qualidade (168h) Mecnico de Usinagem Convencional (360h)

APERFEIOAMENTO
Controle Dimensional (60h) Desenho Tcnico Mecnico (84h) Programao e Operao de Centro de Usinagem a CNC (120h) Programao e Operao de Torno CNC (120h) Programao e Operao de Eletroeroso a Fio (120h) Programao e Operao de Eletroeroso por Penetrao (80h) SolidWorks (80h)

ESPECIALIZAO
Ferramenteiro de Corte e Dobra (240h) Ferramenteiro de Construo de Moldes para Plsticos (240h)

MERCADO DE TRABALHO

REA METALURGIA
INICIAO QUALIFICAO
Soldador MAG (168h) Traador de Caldeiraria (168h)

APERFEIOAMENTO

ESPECIALIZAO

MERCADO DE TRABALHO

REA ELETROELETRNICA
INICIAO
Auxiliar de Eletrnica (80h) Reparador de Placas de Circuito Impresso (40h)

QUALIFICAO
Eletricista Industrial (380h) Eletricista Instalador (160h) Reparador de Circuitos Eletrnicos (280h)

APERFEIOAMENTO
NR10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade (40h) NR10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade Reciclagem (20h)

ESPECIALIZAO

MERCADO DE TRABALHO

REA AUTOMAO
INICIAO QUALIFICAO
APERFEIOAMENTO
CLP Controlador Lgico Programvel (60h) Automao Hidrulica Industrial (40h)

ESPECIALIZAO

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

Itinerrios de Formao Profissional mantidos por esta Escola SENAI


REA PLSTICO
INICIAO QUALIFICAO
Operador de Injetora para Termoplsticos (160h)

APERFEIOAMENTO
Segurana em Atividades com Mquina Injetora de Materiais Plsticos (16h)

ESPECIALIZAO
Preparador e Regulador de Injetoras de Plstico (40h)

MERCADO DE TRABALHO

REA TECNOLOGIA DA INFORMAO


INICIAO
Informtica Bsica (80h)

QUALIFICAO

APERFEIOAMENTO
Excel Avanado (40h)

ESPECIALIZAO

MERCADO DE TRABALHO

REA LOGSTICA
INICIAO QUALIFICAO
Auxiliar de Logstica (160h)

APERFEIOAMENTO

ESPECIALIZAO

MERCADO DE TRABALHO

REA GESTO
INICIAO
Auxiliar Administrativo (60h)

QUALIFICAO
Assistente Administrativo (160h) Assistente de Controle da Qualidade (180h)

APERFEIOAMENTO
Prticas de Departamento Pessoal (60h) PPAP Processo de Aprovao de Peas de Produo (20h) APQP Planejamento Avanado da Qualidade do Produto e Plano de Controle (20h) MASP Mtodo de Anlise e Soluo de Problemas (20h)

ESPECIALIZAO

MERCADO DE TRABALHO

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

Metalmecnica
Cursos na Modalidade Qualificao Profissional

01

Desenhista de Mecnica
Sntese do contedo: Desenho Tcnico Mecnico; Controle Dimensional; Desenho Auxiliado por Computador CAD 2D; Desenho Auxiliado por Computador CAD 3D. Pr-requisitos: Ter concludo a 8 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 16 anos completos. Durao: 200h Valor: 6 x R$ 167,00 Mnimo 10 e Mximo 16 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2, 4 e 6 feiras pares 3 5 e 6 mpares Sbados HORRIO 18h45 s 22h 18h45 s 22h 9h s 18h

T1 12/08/13 a 10/03/14 T2 13/08/13 a 27/02/14 T3 14/09/13 a 26/04/14

02

Inspetor de Qualidade
Sntese do contedo: Leitura e Interpretao de Desenho; Controle Dimensional e Tecnologia Aplicada Inspeo. Pr-requisitos: Ter concludo a 8 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 16 anos completos. Durao: 168h Valor: 6 x R$ 149,00 Mnimo 10 e Mximo 16 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 17/07/13 a 11/12/13 T2 18/07/13 a 10/12/13 T3 20/07/13 a 25/01/14 DIAS DA SEMANA 2 4 e 6 pares 3 5 e 6 mpares Sbados HORRIO 18h45 s 22h 18h45 s 22h 9h s 18h

03

Mecnico de Usinagem Convecional


Sntese do contedo: Leitura e Interpretao de Desenho Mecnico; Tecnologia Mecnica; tecnologia Aplicada Usinagem; Operaes em Mquinas Convencionais. Pr-requisitos: Ter concludo a 6 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 16 anos completos. Durao: 360h Valor: 6 x R$ 201,20 Mnimo 28 e Mximo 32 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 17/07/13 a 20/12/13 T2 17/07/13 a 20/12/13 T3 26/10/13 a 06/12/14 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira 2 a 6 feira Sbados HORRIO 18h45 s 22h 18h45 s 22h 9h s 18h

Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Mecnicos com CA, culos de Segurana com CA, Protetor Auricular com CA e Jaleco de cor cinza manga curta e sem bolsos.

10

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

Metalmecnica
Cursos na Modalidade Aperfeioamento Profissional

04 Controle Dimensional
Sntese do contedo: Fundamentos do controle de medidas; Caractersticas do laboratrio de metrologia; Sistema Internacional de medidas; Medidas Lineares; Converses de unidades de medidas; Medidas Angulares; Erros de Medio, caractersticas, utilizao e conservao de instrumentos; Sistema de Tolerncia ISO; Funcionamento, caractersticas, utilizao e conservao e instrumentos de medio, Medio interna, Medio de roscas; Procedimentos Normas; Padres; Higiene e segurana no trabalho. Pr-requisitos: Ter a 8 Srie do Ensino Fundamental completa e idade mnima 16 anos completos. Comprovar conhecimentos e experincia s anteriores referente a Desenho Tcnico, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira 2 a 6 feira Sbados HORRIO 07h30 s 10h30 19h s 22h 9h s 18h

T1 01/07/13 a 30/07/13 T2 10/07/13 a 06/08/13 T3 19/10/13 a 21/12/13

Durao: 60h Valor: 3 x R$ 136,40 Mnimo 10 e Mximo 16 alunos/turma.

05 Desenho Tcnico Mecnico


Sntese do contedo: Material e Instrumentos para desenho; Denio; Caligraa Tcnica; Figuras Geomtricas; Perspectivas Isomtricas; Projees ortogonais; Aplicaes de linhas; Cotagem; Supresso de Vistas; Desenho em Corte; Seo; Encurtamento; Escalas; Rugosidade Supercial; Tolerncia Dimensional; Tolerncia Geomtrica; Elementos Padronizados de Mquinas; Desenho denitivo; Procedimentos Normas; Padres; Higiene e segurana no trabalho. Pr-requisitos: Ter concludo a 8 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 16 anos completos. Comprovar conhecimentos e experincias anteriores referentes a esse aperfeioamento, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 a 5 feira Sbados 2 a 6 feira HORRIO 15h s 18h 9h s 18h 19h s 22h

T1 29/07/13 a 12/09/13 T2 21/09/13 a 21/12/13 T3 11/11/13 a 20/12/13

Durao: 84h Valor: 4 x R$ 117,40 Mnimo 10 e Mximo 16 alunos/turma.

06 Programao e Operao de Centro de Usinagem CNC


Sntese do contedo: Fundamentos de CNC e Programao e Operao de Centro de Usinagem CNC. Pr-requisitos: Ter concludo a 8 Srie do Ensino Fundamental; idade mnima 16 anos completos; ter concludo a qualicao prossional de Mecnico de Usinagem, referente a este aperfeioamento, adquirido em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais. Durao: 120h Valor: 5 x R$ 167,20 Mnimo 11 e Mximo 16 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 27/07/13 a 30/11/13 T2 29/07/13 a 24/09/13 DIAS DA SEMANA Sbados 2 a 6 feira HORRIO 9h s 18h 19h s 22h

Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Mecnicos com CA, culos de Segurana com CA, Protetor Auricular com CA e Jaleco de cor cinza manga curta e sem bolsos.

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

11

Metalmecnica
Cursos na Modalidade Aperfeioamento Profissional

07

Programao e Operao de Torno CNC


Sntese do contedo: Fundamentos de CNC e Programao e Operao de Torno CNC (Comandos Mach9 e Fanuc). Pr-requisitos: Ter concludo a 8 Srie do Ensino Fundamental; idade mnima 16 anos completos; comprovar, mediante documentao, possuir conhecimentos equivalentes ao Mecnico de Usinagem. Durao: 120h Valor: 5 x R$ 167,20 Mnimo 11 e Mximo 16 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 21/10/13 a 17/12/13 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 19h s 22h

Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Mecnicos com CA, culos de Segurana com CA, Protetor Auricular com CA e Jaleco de cor cinza manga curta e sem bolsos.

08

Programao e Operao de Eletroeroso a Fio


Sntese do contedo: Programao e Operao de Eletroeroso a Fio: Software Dedicado (CAD/CAM). Pr-requisitos: Ter concludo a 6 Srie do Ensino Fundamental; idade mnima 16 anos completos; comprovar conhecimentos equivalentes a Mecnico de Usinagem ou experincias anteriores referentes a esse aperfeioamento, adquiridos no trabalho ou em outros meios informais. Durao: 120h Valor: 5 x R$ 161,70 Mnimo 08 e Mximo 12 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 13/07/13 a 09/11/13 DIAS DA SEMANA Sbados HORRIO 9h s 18h

Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Mecnicos com CA, culos de Segurana com CA, Protetor Auricular com CA e Jaleco de cor cinza manga curta e sem bolsos.

09

SolidWorks
Sntese do contedo: Software Solidworks; Modelagem bsica; Modelagem avanada; Montagem de conjuntos; Desenhos de detalhamento; Chapas dobradas; Moldes plsticos; Superfcies e Soldagem. Pr-requisitos: Ter concludo o Ensino Fundamental, idade mnima 16 anos completos, ter conhecimentos equivalente ao Desenhista de Mecnica e Informtica Bsica. Durao: 80h Valor: 3 x R$ 179,70 Mnimo 10 e Mximo 16 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 4 e 6 feiras pares 3 5 e 6 feiras mpares HORRIO 19h s 22h 19h s 22h

T1 12/08/13 a 21/10/13 T2 13/08/13 a 17/10/13

12

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

Metalmecnica
Cursos na Modalidade Especializao Profissional

10 Ferramenteiro de Corte e Dobra


Sntese do contedo: Ferramentaria de Corte e Dobra. Pr-requisitos: Ter concludo a 6 Srie do Ensino Fundamental; idade mnima 16 anos completos; ter concludo curso de Mecnico de Usinagem e/ou Ajustador Mecnico ou comprovar conhecimentos equivalentes. Durao: 240h Valor: 7 x R$ 203,40 Mnimo 08 e Mximo 12 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 4 e 6 pares HORRIO 18h45 s 22h

T1 17/07/13 a 17/03/14

Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Mecnicos com CA, culos de Segurana com CA, Protetor Auricular com CA e Jaleco de cor cinza manga curta e sem bolsos.

11 Ferramenteiro de Construo de Moldes para Plsticos


Sntese do contedo: Ferramentaria de Moldes de Injeo Plstica. Pr-requisitos: Ter concludo a 6 Srie do Ensino Fundamental; idade mnima 16 anos completos; ter concludo curso de Mecnico de Usinagem Convencional ou comprovar conhecimentos e experincias anteriores referentes a essa especializao, adquiridos em outros cursos ou no trabalho. Durao: 240h Valor: 7 x R$ 203,40 Mnimo 08 e Mximo 12 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 28/09/13 a 28/06/14 DIAS DA SEMANA Sbados HORRIO 9h s 18h

Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Mecnicos com CA, culos de Segurana com CA, Protetor Auricular com CA e Jaleco de cor cinza manga curta e sem bolsos.

Metalurgia
Cursos na Modalidade Qualificao Profissional

12 Soldador MAG
Sntese do contedo: Tecnologia da Soldagem MAG; Simbologia da Soldagem; Solda de Junta em ngulo 3F-MAG; Solda de Junta de Topo em ngulo 3G-MAG. Pr-requisitos: Ter concludo a 6 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 18 anos completos. Durao: 168h Valor: 6 x R$ 275,00 Mnimo 07 e Mximo 10 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA HORRIO 18h45 s 22h

T1 17/06/13 a 13/11/13 2 4 e 6 feiras pares

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

13

Metalurgia
Cursos na Modalidade Qualificao Profissional

13

Soldador TIG
Sntese do contedo: Tecnologia da Soldagem TIG; Simbologia da Soldagem; Solda de Junta em ngulo 3F-TIG; Solda de Junta de Topo em ngulo 3G-TIG. Pr-requisitos: Ter concludo a 6 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 18 anos completos. Durao: 168h Valor: 6 x R$ 275,00 Mnimo 07 e Mximo 10 alunos/turma.
TURMA | PERODO T1 18/06/13 a 14/11/13

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 3 5 e 6 feiras mpares Sbados HORRIO 18h45 s 22h 9h s 18h

T2 22/06/13 a 14/12/13

14

Soldador Eletrodo Revestido


Sntese do contedo: Tecnologia da Soldagem ER; Simbologia da Soldagem; Solda de Junta em ngulo 3FER; Solda de Junta de Topo em ngulo 3G-ER. Pr-requisitos: Ter concludo a 6 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 18 anos completos. Durao: 168h Valor: 6 x R$ 275,00 Mnimo 07 e Mximo 10 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira (15/10//13 a 11/11/13) 2 a 6 feira (12/111//13 a 21/12/13) HORRIO 19h s 22h 18h s 22h

T1 15/10/13 a 21/12/13

Eletroeletrnica
Cursos na Modalidade Iniciao Profissional

15

Auxiliar de Eletrnica
Sntese do contedo: Fundamentos da Eletricidade; Ferramentas e Equipamentos para Operaes em Eletrnica; Algarismos Signicativos; Circuitos de Corrente Contnua; Circuitos em Corrente Alternada; Ensaios. Pr-requisitos: Ter concludo a 5 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 14 anos completos. Durao: 80h Valor: 5 x R$ 91,30 Mnimo 11 e Mximo 16 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA Sbados Sbados 2 a 6 feira HORRIO 9h s 13h 14h s 18h 15h s 18h

T1 29/06/13 a 21/12/13 T2 29/06/13 a 21/12/13 T3 02/09/13 a 07/10/13

14

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

Eletroeletrnica
Cursos na Modalidade Iniciao Profissional

16 Reparador de Placas de Circuito Impresso


Sntese do contedo: Processo de Fabricao: confeco de placa de circuito impresso, soldagem de componentes, conferncia visual, validao testes; Eletricidade Esttica; Identicao de Componentes SMD; Retrabalho de Produto; Norma de Montagens Eletrnicas em Superfcie; Ensaios. Pr-requisitos: Ter concludo a 5a Srie do Ensino Fundamental e Idade mnima de 15 anos.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 15/10/13 a 31/10/13 T2 04/11/13 a 22/11/13 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira 2 a 6 feira HORRIO 15h s 18h 15h s 18h

Durao: 40h Valor: 3x R$ 98,00 Mnimo 11 e Mximo 16 alunos/turma.

Cursos na Modalidade Qualificao Profissional

17 Eletricista Industrial
Sntese do contedo: Eletricidade Geral; Instalaes Eltricas; Comandos Eltricos; Controladores Lgicos Programveis; Conversores e Inversores. Pr-requisitos: Ter concludo a 5 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 16 anos completos. Durao: 380h Valor: 7 x R$ 271,10 Mnimo 10 e Mximo 16 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 18h30 s 22h

T1 16/07/13 a 19/12/13

Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Eletricistas com CA, culos de Segurana com CA.

18 Eletricista Instalador
Sntese do contedo: : Eletricidade Geral e Instalaes Eltricas. Pr-requisitos: Ter concludo a 5 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 16 anos completos. Durao: 160h Valor: 6 x R$ 158,20 Mnimo 10 e Mximo 16 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA Sbados HORRIO 9h s 18h

T1 29/06/13 a 21/12/13

Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Eletricistas com CA, culos de Segurana com CA.

19 Reparador de Circuitos Eletrnicos


Sntese do contedo: Fundamentos de Eletrnica, Anlise de Circuitos, Eletrnica Analgica, Eletrnica Digital e Tcnicas de reparao de Circuitos Eletrnicos. Pr-requisitos: Ter concludo a 5 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 16 anos completos. Durao: 280h Valor: 7 x R$ 184,60
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 19h s 22h

T1 01/07/13 a 08/11/13

Mnimo 12 e Mximo 16 alunos/turma.

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

15

Eletroeletrnica
Cursos na Modalidade Aperfeioamento Profissional

20 NR10 - Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade


Sntese do contedo: Riscos Eltricos; Preveno e Combate a Incndios e Primeiros Socorros. Pr-requisitos: 5 Srie do Ensino Fundamental. Idade mnima de 18 anos e conhecimentos de eletricidade. Durao: 40h Valor: 3 x R$ 92,10 Mnimo 13 e Mximo 20 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira (16 a 25/09/13) 2 a 6 feira (25/09/13 a 01/10/13 ) HORRIO 19h s 22h 18h s 22h

T1 16/09/13 a 01/10/13

Obs.: Conforme a Norma Regulamentadora N 10, Portaria n 568, de 07/12/2004, para este curso, o rendimento escolar dever ser igual ou superior a 85% e freqncia escolar de 100% da carga horria. Os demais critrios normativos permanecem os j estabelecidos.

21 NR10 - Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade Reciclagem


Sntese do contedo: Riscos Eltricos; Preveno e Combate a Incndios e Primeiros Socorros. Pr-requisitos: 5 Srie do Ensino Fundamental. Idade mnima de 18 anos, ter conhecimentos de eletricidade e ter concludo o Curso de NR10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. Durao: 20h Valor: 2 x R$ 75,00 Mnimo 13 e Mximo 20 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 10/08/13 a 24/08/13 T2 31/08/13 a 21/09/13 DIAS DA SEMANA Sbados Sbados HORRIO 9h s 18h 9h s 18h

Obs.: Conforme a Norma Regulamentadora N 10, Portaria n 568, de 07/12/2004, para este curso, o rendimento escolar dever ser igual ou superior a 85% e freqncia escolar de 100% da carga horria. Os demais critrios normativos permanecem os j estabelecidos.

16

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

Automao
Cursos na Modalidade Aperfeioamento Profissional

22

CLP - Controlador Lgico Programvel


Sntese do contedo: Estrutura de hardware; Segurana de elementos de campo e CPU; Norma tcnica de programao; Software de congurao; Linguagem de programao; Blocos de funes; Tcnicas digitais; Circuitos combinacionais; Circuitos sequenciais; Desenvolvimento de programas de aplicao industrial; Instalao de CLP; Interligao eltrica dos elementos de campo com os cartes do CLP e Set de intrues. Pr-requisitos: Ter o Ensino Fundamental Completo, idade mnima 16 anos completos. Ter conhecimentos ou ter concludo curso na rea eletroeletrnica. Durao: 60h Valor: 3 x R$ 137,60 Mnimo 10 e Mximo 16 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 31/08/13 a 09/11/13 T2 09/09/13 a 04/10/13 DIAS DA SEMANA Sbados 2 a 6 feira HORRIO 9h s 18h 19h s 22h

23

Automao Hidrulica Industrial


Sntese do contedo: Fundamentos da Hidrosttica e Hidrodinmica; Vantagens do acionamento hidrulico; Presso hidrulica; Tipos de uxo hidrulico; Bombas hidrulicas, Cilindros hidrulicos; Motores hidrulicos; Diagramas e Smbolos normalizados; Simbologia dos componentes hidrulicos; Codicao de cores; Vlvulas, Controles direcionais; Modelos de carretis; Mtodos de acionamentos; Vlvula desacelerada; Vlvulas controladoras de presso; Vlvulas controladoras de vazo; Fludo hidrulico; Reservatrio, Filtros, Instrumentos de medio; Ensaios. Pr-requisitos: Ter o Ensino Fundamental Completo, idade mnima 16 anos completos. Durao: 40h Valor: 2 x R$ 113,20 Mnimo 10 e Mximo 16 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira Sbados HORRIO 19h s 22h 9h s 18h

T1 21/08/13 a 06/09/13 T2 23/11/12 a 21/12/13

Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, de um par de culos de Segurana com CA.

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

17

Plstico
Cursos na Modalidade Qualificao Profissional

24

Operador de Injetoras para Termoplsticos


Sntese do contedo: Segurana na Operao com Injetoras; Operao de Injetoras para Plsticos; Moldes para Termoplsticos; Fundamentos de Materiais Plsticos; Aditivos e Reforos e Controle do Processo. Pr-requisitos: Ter o Ensino Fundamental Completo; idade mnima 18 anos. Durao: 160h Valor: 6 x R$ 144,60

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 29/07/13 a 09/10/13 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 19h s 22h

Mnimo 09 e Mximo 12 alunos/turma. Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Mecnicos com CA, Protetor Auricular com CA e culos de Segurana com CA.

Cursos na Modalidade Aperfeioamento Profissional

25

Segurana em Atividades com Mquinas Injetoras de Materiais Plsticos


Sntese do contedo: NR-12 e Convenes Coletivas; Descrio e funcionamento; Apreciao de riscos em injetoras; Trabalho Seguro em Injetora; Procedimentos e prazos para adequao de mquinas e equipamentos. Pr-requisitos: 5 Srie do Ensino Fundamental. Idade mnima de 18 anos, ter conhecimentos de eletricidade e ter concludo o Curso de NR10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. Durao: 16h Valor: 2 x R$ 61,10

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 17/07/13 a 23/07/13 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 18h45 s 22h

Mnimo 09 e Mximo 12 alunos/turma. Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Mecnicos com CA, Protetor Auricular com CA e culos de Segurana com CA.

Cursos na Modalidade Especializao Profissional

26

Preparador e Regulador de Injetoras de Plstico


Sntese do contedo: Materiais Plsticos para Injeo; Processamento de Termoplsticos para Injeo; Elementos de Molde para Injeo de Termoplsticos. Pr-requisitos: Ter o Ensino Mdio Completo; idade mnima 18 anos e ter experincia prossional na rea do plstico de, no mnimo, 6 meses ou comprovar ter concludo o Curso de Qualicao Prossional em Operador de Injetoras para Termoplsticos e ter concludo o Curso de Segurana em Atividades com Mquina Injetora de Materiais Plsticos. Durao: 40h Valor: 3 x R$ 108,00

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 15/10/13 a 31/10/13 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira ) HORRIO 19h s 22h

Mnimo 09 e Mximo 12 alunos/turma. Obs.: de responsabilidade do aluno a aquisio, em lojas especializadas, dos seguintes equipamentos de proteo individual: Sapato de Segurana para Mecnicos com CA, Protetor Auricular com CA e culos de Segurana com CA.

18

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

Tecnologia da Informao
Cursos na Modalidade Iniciao Profissional

27 Informtica Bsica
Sntese do contedo: Fundamentos de Sistemas Operacionais; Editor de Texto (Word); Planilha Eletrnica (Excel); Apresentao Grca (PowerPoint) e Internet. Pr-requisitos: Ter concludo a 5 Srie do Ensino Fundamental e idade mnima 14 anos completos para as turmas diurnas e 16 anos para as turmas noturnas. Durao: 80h Valor: 4 x R$ 90,90 Mnimo 10 e Mximo 12 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA Sbados Sbados 2 a 6 feira 3 4 5 feiras 3 4 5 feiras 2 a 6 feira HORRIO 9h s 13h 14h s 18h 19h s 22h 8h s 11h 14h s 17h 19h s 22h

T1 13/07/13 a 21/12/13 T2 13/07/13 a 21/12/13 T3 15/07/13 a 19/08/13 T4 01/10/13 a 27/11/13 T5 01/10/13 a 27/11/13 T6 03/10/13 a 08/11/13

Cursos na Modalidade Aperfeioamento Profissional

28 Excel Avanado
Sntese do contedo: Excel avanado. Pr-requisitos: Ter concludo o Ensino Fundamental, idade mnima 16 anos completos e ter conhecimentos e experincias anteriores referentes a informtica bsica adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais. Durao: 40h Valor: 3 x R$ 123,90
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira 2 a 6 feira HORRIO 19h s 22h 19h s 22h

T1 26/08/13 a 11/09/13 T2 11/11/13 a 29/11/13

Mnimo 10 e Mximo 12 alunos/turma.

Logstica
Cursos na Modalidade Qualificao Profissional

29 Auxiliar de Logstica
Sntese do contedo: Fundamentos da Logstica; Filosoa Just In Time JIT; Planejamento Industrial; Anlise de Demanda; Produo; Gesto da Qualidade; Tcnicas de Movimentao de Materiais; Embalagens; Tcnicas de Armazenagem; Tcnicas de Transporte de Cargas; Seguros; Manuteno; Higiene e Segurana no Trabalho; Meio Ambiente e Fundamentos de Informtica; Planilha eletrnica; Redes de computadores; Softwares Especcos para Logstica. Pr-requisitos: Ter o Ensino Fundamental Completo e idade mnima 16 anos completos.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 19h s 22h

T1 22/07/13 a 02/10/13

Durao: 160h Valor: 6 x R$ 131,30 Mnimo 12 e Mximo 20 alunos/turma.

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

19

Gesto
Cursos na Modalidade Aperfeioamento Profissional

30

Auxiliar Administrativo
Sntese do contedo: Fundamentos de RH e Departamento Pessoal; Fundamentos de Administrao Contbil; Fundamentos de Administrao Financeira; Fundamentos de Administrao Tributria; Organizao de Escritrio e Fundamentos de Logstica. Pr-requisitos: Ter concludo a 6 Srie do Ensino Fundamental e Idade mnima 16 anos completos. Durao: 60h Valor: 4 x R$ 88,10 Mnimo 11 e Mximo 16 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 3 a 6 feira 2 a 6 feira HORRIO 8h s 11h 8h s 11h

T1 02/07/13 a 06/08/13 T2 28/10/13 a 26/11/13

Cursos na Modalidade Qualificao Profissional

31

Assistente Administrativo
Sntese do contedo: Fundamentos de Matemtica Financeira; Comunicao Oral e Escrita; Rotinas de Escritrio; Rotinas Contbeis; Fundamentos de Informtica. Pr-requisitos: Ter concludo o Ensino Fundamental e Idade mnima 16 anos completos. Durao: 160h Valor: 5 x R$ 178,30 Mnimo 11 e Mximo 16 alunos/turma.
TURMA | PERODO

PROGRAMAO DIAS DA SEMANA 2 3 6 feira 2 a 6 feira HORRIO 8h s 12h 19h s 22h

T1 09/09/13 a 17/12/13 T2 03/10/13 a 19/12/13

32

Assistente de Controle de Qualidade


Sntese do contedo: Tcnicas de Controle da Qualidade; Mtodo de Anlise e Soluo de Problemas MASP; Fundamentos de Controle Estatstico do Processo CEP e Gesto Integrada NBRs ISO: 9001, 14001, 16001; Norma OHSAS 18001 e SA 8000. Pr-requisitos: Ter concludo o Ensino Mdio e Idade mnima 16 anos completos. Durao: 180h Valor: 7 x R$ 126,70 Mnimo 11 e Mximo 16 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 30/09/13 a 20/12/13 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 15h s 18h

20

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

Gesto
Cursos na Modalidade Aperfeioamento Profissional

33

Prticas de Departamento Pessoal


Sntese do contedo: Relaes de Trabalho; Estrutura do Departamento de RH; Contrato de Trabalho; Rotinas de Admisso; Marcao de Ponto; Jornada de Trabalho; Folha de Pagamento; Obrigaes Mensais; Obrigaes Anuais; Graticao de Natal (13 Salrio); Frias; Poder Disciplinador do Empregador e Rotina de Demisso. Pr-requisitos: Ter concludo a 5 Srie do Ensino Fundamental e Idade mnima 16 anos completos. Durao: 60h Valor: 3 x R$ 100,30 Mnimo 14 e Mximo 20 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 23/09/13 a 08/11/13 T2 23/09/13 a 22/10/13 T2 02/12/13 a 20/12/13 DIAS DA SEMANA 2 3 6 feiras 2 a 6 feira 2 a 6 feira HORRIO 14h s 17h 8h s 11h 8h s 12h

34

APQP Planejamento Avanado da Qualidade do Produto


Sntese do contedo: Fundamentos de planejamento da qualidade do produto; Plano de negcio; conabilidade; benchmarking; projeto e desenvolvimento do produto; fundamentos bsicos de FMEA; Poka Yoke e uxograma; projeto e desenvolvimento do processo; validao do produto; fundamentos bsicos de MSA validao do sistema de medio; fundamentos bsicos de CEP; estudo preliminar da capacidade; avaliao de embalagens; fundamentos de processo de aprovao da pea de produo PPAP; retro alimentao, avaliao e ao corretiva; indicadores de qualidade; melhoria contnua; metodologia do plano de controle e desenvolvimento do plano de controle de produo. Pr-requisitos: Ter concludo o ensino mdio e Idade mnima 18 anos completos.. Durao: 20h Valor: 2 x R$ 108,03 Mnimo 12 e Mximo 16 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 25/11/13 a 29/11/13 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 18h s 22h

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

21

Gesto
Cursos na Modalidade Aperfeioamento Profissional

35 PPAP Processo de Aprovao de Peas de Produo


Sntese do contedo: Entendimento do fornecedor sobre todos requisitos do cliente; fornecedor externo e interno e materiais a granel; Requisitos, documentos e requisitos para PPAP; emisso do PSW (requisito do cliente), elaborao do PPAP. Pr-requisitos: Ter concludo o ensino mdio e Idade mnima 18 anos completos. Durao: 20h Valor: 2 x R$ 108,03 Mnimo 12 e Mximo 16 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 02/12/13 a 06/12/13 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 18h s 22h

36 Mtodo de Anlise e Soluo de Problemas - MASP


Sntese do contedo: Ferramentas da Qualidade; Identicao do Problema; Soluo do Problema. Pr-requisitos: Ter concludo o Ensino Mdio e Idade mnima de 16 anos. Durao: 20h Valor: 2 x R$ 108,03 Mnimo 12 e Mximo 20 alunos/turma.

PROGRAMAO TURMA | PERODO T1 09/12/13 a 13/12/13 DIAS DA SEMANA 2 a 6 feira HORRIO 18h s 22h

O SENAI reserva-se o direito de no iniciar treinamento caso no haja nmero mnimo de matrculas. Neste caso, os valores pagos sero devolvidos. responsabilidade do aluno participar no mnimo de 75% das aulas dadas em cada Componente Curricular ou Mdulo do curso, nos dias e horrios previstos pela Escola SENAI, e apresentar aproveitamento satisfatrio do contedo ministrado.

22

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista

Hino Nacional
Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo herico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios flgidos, Brilhou no cu da ptria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com brao forte, Em teu seio, liberdade, Desaa o nosso peito a prpria morte! Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vvido De amor e de esperana terra desce, Se em teu formoso cu, risonho e lmpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela prpria natureza, s belo, s forte, impvido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos lhos deste solo s me gentil, Ptria amada, Brasil! Parte II Deitado eternamente em bero esplndido, Ao som do mar e luz do cu profundo, Fulguras, Brasil, oro da Amrica, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos tm mais ores; Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida no teu seio mais amores. Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja smbolo O lbaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa mula - Paz no futuro e glria no passado. Mas, se ergues da justia a clava forte, Vers que um lho teu no foge luta, Nem teme, quem te adora, a prpria morte. Terra adorada, Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos lhos deste solo s me gentil, Ptria amada, Brasil!

Letra: Joaquim Osrio Duque Estrada Msica: Francisco Manuel da Silva

Programao de Cursos 2 semestre de 2013

23

Faculdade SENAI de So Paulo Rua Anhaia, 1321 - Bom Retiro 01130 - 000 - So Paulo - SP Tel: (11) 3361-3787 / Fax: (11) 3361-3787 senaivestuario@sp.senai.br www.sp.senai.br/vestuario

Centro de Treinamento SENAI Bragana Paulista Av. Dos Imigrantes, 4.400 Jd. So Loureno 12908-590 Bragana Paulista/SP Tel.: 11 4035-8140 / Fax: 11 4035-8153 E-mail: senaibrag@sp.senai.br www.sp.senai.br/bragancapaulista I www.sp.senai.br/redessociais twitter@senaibraganca

S-ar putea să vă placă și