Sunteți pe pagina 1din 3

Prova de Histria 8 anos Professora Carine Mangueira Data: 29/02/2008 Valor da Prova: 8,0 Exerccio + Trabalho: 2,0

1- Leia o trecho e a seguir responda as questes. na minha pessoa que reside o poder soberano... s de mim que os meus tribunais recebem a sua existncia e a sua autoridade; a plenitude dessa autoridade, que eles no exercem seno em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso no pode nunca ser voltado contra mim; a mim unicamente que pertence o poder legislativo sem dependncia e sem partilha... a ordem pblica inteira emana de mim, e os direitos e interesses da Nao, de que se ousa fazer um corpo separado do Monarca, esto necessariamente unidos com os meus e repousam unicamente nas minhas mos. (Rei Lus XIV, Paris- Frana, 1766) a) A sociedade do Antigo Regime no era igualitria. Sendo assim, descreva como ela estava dividida e defina os direitos e deveres (polticos e econmicos) de cada uma das classes sociais. (2,0) A sociedade do Antigo Regime tinha como principal caracterstica o fato de ser estamental, assim sendo, era dividida em classes sociais muito bem determinadas (tambm chamadas de estamentos) que, por sua vez, no se misturavam. Tais classes eram tambm chamadas de Estados. O Primeiro Estado era composto pelos integrantes da Igreja que era possuidora de grandes pores de terra, participava politicamente se aliando ao Rei e possua o privilgio da iseno do pagamento de impostos. O Segundo Estado era formado pelos nobres que, juntamente com o Rei e o Clero, dominavam as questes polticas e viviam ou da penso paga pelo Estado ou dos tributos recolhidos dos camponeses. Tal como o Clero era isenta de obrigaes tributrias. As camadas populares e a crescente burguesia se concentravam no Terceiro Estado. Essa grande parcela da populao era responsvel pelo pagamento de impostos altssimos e tinha sua participao poltica limitada. Acima de todas as classes e demais cidados estava o Rei, com poderes absolutos, intervinha em todas as questes polticas e econmicas.

2- Quanto ao Iluminismo responda as seguintes questes: a) Por que o sculo XVIII ficou conhecido como Sculo das Luzes? (1,0) Devido srie de questionamentos de cunho racional, os avanos das pesquisas cientficas, da filosofia e o enfraquecimento das idias supersticiosas e explicaes religiosas para todos os fatos.

b) A fisiocracia e o liberalismo econmico foram novas idias econmicas. O que elas tinham em comum e em que pontos eram diferentes?(1,0) A fisiocracia e o liberalismo tinham como caracterstica comum as crticas interveno do Estado (centralizado na figura do Rei) na economia e fazia duras crticas ao mercantilismo (modelo econmico adotado pelos reis absolutistas). Os fisiocratas defendiam que a terra era a nica fonte geradora de riquezas e que a agricultura era a nica atividade rentvel. Os liberais, por sua vez, defendia que a economia tinha leis prprias e que o comrcio era a atividade mais prejudicada pela interveno direta do Soberano.

c) O que foi o Despotismo Esclarecido? (1,0) Foi a tentativa de alguns reis absolutistas inclurem algumas idias dos filsofos iluministas na administrao dos seus pases. Esse modelo, que unia filsofos iluministas e reis absolutistas, tambm ficou conhecido como reformismo ilustrado.

3- Observe a figura das Treze Colnias e a seguir responda as questes:

Fonte: Atlas histrico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1997.

a) A colonizao das Treze Colnias na Amrica pela Inglaterra foi marcada por grandes diferenas entre as colnias do Norte e as do Sul. Descreva as principais caractersticas de cada uma delas.(1,0) O territrio das Treze colnias teve uma ocupao bastante heterognea. As colnias do norte foram caracterizadas pela existncia de pequenas e mdias propriedades de terra (minifndios), mo-de-obra livre, produo para consumo interno e desenvolvimento de manufaturas e um pequeno comrcio independente. As colnias do sul se caracterizaram pela produo em larga escala de gneros agrcolas e produtos tropicais, em grandes propriedades (latifndios), voltadas para o mercado externo, com mo-de-obra escrava e uma aristocracia detentora das propriedades rurais. b) De que forma a Guerra dos Sete Anos, ocorrida na Europa, influenciou a Independncia dos EUA? (1,0) A Inglaterra de envolveu diretamente na Guerra dos Sete e, apesar de ter sado vitoriosa, assumiu uma gigantesca dvida no citado conflito. Assim sendo, viu como soluo para equilibrar suas finanas aumentar a arrecadao dos impostos nas 13 Colnias da Amrica, taxando diversos produtos e aumentando diversos impostos (Leis Intolerveis). Dessa forma, os colonos se revoltam, organizao e se voltam contra a metrpole, dando incio ao processo de independncia. c) Relacione a Independncia das Treze Colnias e as idias iluministas. (1,0) As idias iluministas de liberdade e no-subordinao a monarquia absolutista e aos privilgios de setores da sociedade influenciaram diretamente os colonos e a Independncia das colnias inglesas da Amrica do Norte. Os direitos naturais defendidos por John Locke ( vida, liberdade de expresso e propriedade privada) foram absorvidos ideologicamente e a idia de Montesquieu da tripartio do poder (Legislativo, Executico e Judicirio) veio a influenciar a Constituio e a organizao poltica dos EUA depois da consquista da independncia.

S-ar putea să vă placă și