Sunteți pe pagina 1din 8

ESCOLA SO DOMINGOS

BATERIA DE EXERCCIOS 2 TRIMESTRE HISTRIA 8 ANO 1. "O fato relevante do perodo entre 1790 e 1830 a formao da classe operria". "Os vinte e cinco anos aps 1795 podem ser considerados como os anos da contra-revoluo". [Durante esse perodo] "o povo foi submetido, simultaneamente, intensificao de duas formas intolerveis de relao: a explorao econmica e a opresso poltica." Essas frases, extradas de A FORMAO DA CLASSE OPERRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson relacionam-se a um momento decisivo na formao do mundo contemporneo. a) b) c) d) e) a revoluo comercial e a reforma protestante. a revoluo industrial e a revoluo francesa. o feudalismo e o liberalismo. o capitalismo e a contra-reforma. o socialismo e a revoluo russa.

2. Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revoluo Francesa, que: a) teve poos resultados, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma s classe social, a burguesia. No houve participao de nenhuma outra classe. b) fracassou, pois, apesar do terror e da violncia, no conseguiu impedir o retorno das foras sciopolticas do Antigo Regime. c) nela coexistiram trs revolues sociais distintas: uma revoluo burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados "sans-culottes". d) foi um fracasso, apesar do sucesso poltico, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um sculo, o progresso econmico da Frana. e) falhou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista poltico, impediu que a burguesia a conclusse.

3. Na Revoluo Francesa, uma das principais reivindicaes do Terceiro Estado foi: a) b) c) d) e) a abolio dos privilgios da nobreza e instaurao da igualdade civil. a concesso de poderes polticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social. a manuteno da diviso da sociedade em classes rigidamente definidas. a unio de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero. o impedimento do acesso dos burgueses s funes polticas do Estado.

4. No Antigo Regime, a nobreza francesa tinha como privilgios, EXCETO: a) b) c) d) e) o monoplio das funes polticas mais importantes. a iseno do pagamento de taxas e impostos. o controle das atividades manufatureiras e comerciais. a fixao a leis e tribunais especiais e exclusivos. a desobrigao frente a todo trabalho produtivo.

5. Sobre a Revoluo Francesa, incorreto afirmar que: a) os dois clubes mais importantes foram o Clube dos Cordeliers e o Clube dos Jacobinos; b) a convocao dos Estados Gerais foi uma demonstrao da fora econmica do Antigo Regime; c) ela representou uma ruptura na estrutura francesa, pois a burguesia, at ento marginalizada em relao ao poder poltico, sublevou-se, tornando-se senhora do Estado; d) a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado foi a sntese da concepo burguesa da sociedade; e) a Bastilha, antiga priso do estado, foi tomada de assalto por artesos, operrios, pequenos comerciantes, lavadeiras e costureiras. 6. "A Revoluo Francesa dominou a Histria, a prpria linguagem e o simbolismo da poltica ocidental, desde sua irrupo at o perodo que se seguiu Primeira Grande Guerra Mundial". Do texto anterior, de Eric Hobsbawm, pode-se inferir ter sido a Revoluo Francesa um dos processos mais importantes do sculo XVIII. Entre os acontecimentos que a marcaram, destaca-se o golpe de 18 Brumrio de 1799, pelo qual: a) b) c) d) e) a burguesia girondina reassumiu o poder, retomando o controle da Revoluo. foi proclamada a Repblica. se instalou a Ditadura Montanhesa, sob a liderana de Robespierre. se instalou o Regime do Terror, com a aprovao da Lei dos Suspeitos. Napoleo Bonaparte assumiu o poder, na condio de Primeiro Cnsul.

7. Sobre a "Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado", de 1789, o historiador ingls Eric Hobsbawm escreveu: "Este documento um manifesto contra a sociedade hierrquica de privilgios nobres, mas no um manifesto a favor de uma sociedade democrtica e igualitria." (HOBSBAWM, Eric. A Era das Revolues) Utilizando-se de seus conhecimentos sobre a Revoluo Francesa, explique a afirmao do autor.

8. Num panfleto publicado em 1789, um dos lderes da Revoluo Francesa afirmava: "Devemos formular trs perguntas: - O que Terceiro Estado? Tudo. - O que tem ele sido em nosso sistema poltico? Nada. - O que pede ele? Ser alguma coisa."
(citado por Leo Huberman, HISTRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)

Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francs. 9. Observe a imagem a seguir.

A caricatura mostra a situao das camadas sociais na sociedade francesa de antes da Revoluo de 1789.

Faa uma anlise da imagem relacionando com a situao do terceiro estado antes do processo revolucionrio francs.

10. Durante o perodo Napolenico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercusses importantes nas relaes comerciais do Brasil com a Inglaterra: a) Restaurao financeira, com a consequente fundao do Bando da Frana, em 1800. b) Decretao do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleo visava arruinar a indstria e o comrcio ingleses. c) Promulgao, em 1804, do Cdigo Civil, que incorporou definitivamente legislao francesa os princpios liberais burgueses. d) Expanso territorial da Frana, graas incorporao de vrias regies da Europa, formando o chamado "Imprio Napolenico". e) Criao do franco como novo padro monetrio.

11. A era napolenica (1799-1815) caracterizou-se como um perodo de profundas transformaes polticas e sociais que consolidaram a hegemonia burguesa na Frana. Marque a opo que identifica corretamente uma dessas transformaes: a) b) c) d) e) Abolio da escravido nas colnias francesas. Aprovao da Declarao de Direitos do Homem e do Cidado. Promulgao do Cdigo civil dos franceses. Extino dos laos senhoriais de servido e vassalagem. Instituio do sufrgio censitrio.

12. O Bloqueio Continental, decretado por Napoleo em 1806 estabeleceu uma poltica contra a Inglaterra que: a) b) c) d) e) atingiu totalmente sua finalidade; no atingiu seu objetivo; prejudicou apenas Portugal, aliado da Inglaterra; favoreceu a Holanda, rival comercial da Inglaterra; contou com o apoio das naes europias que, como a Frana, que queriam a runa do comrcio ingls.

13. Entre as principais causas do declnio do Imprio Napolenico podem ser destacadas: a) b) c) d) e) o fracasso do Bloqueio continental e da Campanha da Rssia. a deposio do Diretrio pelo golpe de Estado do 18 Brumrio. a derrota na batalha das Naes ao fim do Governo dos Cem Dias. o fracasso da Campanha da Itlia e da Expedio do Egito. Nenhuma das afirmativas anteriores.

14. Sobre o congresso de Viena: a) Explique os dois principais pontos discutidos durante o Congresso de Viena. b) Por que podemos dizer que o Congresso de Viena (1815) foi uma tentativa de voltar ao Antigo Regime? 15. O liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do sculo XIX. a) Quais direitos naturais que o liberalismo se prope a garantir? b) Qual a principal caracterstica do liberalismo econmico?

16. Sob a influncia da burguesia industrial, sobretudo da Prssia, estabeleceu -se o Zollverein; uma unio aduaneira com o objetivo de eliminar os impostos alfandegrios entre os diferentes Estados da Confederao Germnica. O personagem-sntese do nacionalismo alemo (...) no mediu meios para edificar o Segundo Reich alemo. (...) Aps a vitria sobre a Frana, ao regressar a Berlim, o chanceler de ferro foi reconhecido como fundador do novo Reich. Ningum, a servio de um rei, desde Richelieu, havia to rapidamente elevado a importncia de seu soberano, ao mesmo tempo acrescendo, com to bons resultados, sua autoridade no governo. (...)
(PALMER, Alan. Bismarck, Trad. Braslia: Universidade de Braslia, 1982. In: VICENTINO, Cludio. Histria Geral.)

Os textos identificam a) b) c) d) e) causas da expanso neocolonialista alem. fatos relacionados ao perodo entre - guerras. momentos do processo de Unificao alem. consequncias da Primeira Guerra Mundial. etapas da ascenso do nazismo na Alemanha.

17. Na base do processo das unificaes italiana e alem, que alteraram o quadro poltico da Europa no sculo XIX, estavam os movimentos a) b) c) d) e) sociais, acentuadamente comunistas. liberais, acentuadamente nacionalistas. iluministas, acentuadamente burgueses. reformistas, acentuadamente religiosos. renascentistas, acentuadamente mercantis.

18. Durante o sculo XIX, uma onda revolucionria varreu a Europa, ora a favor da derrubada das monarquias, ora pela volta da aristocracia ao poder. Sobre estas mudanas, marque as alternativas verdadeiras e falsas. a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) Aps a queda de Napoleo, a dinastia dos Bourbons retornou ao poder, na Frana, atravs dos reinados de Lus XVIII e Carlos X. ) Na regio onde atualmente reconhecemos a Itlia, a revoluo pretendeu expulsar o domnio estrangeiro e unificar todos os Estados independentes. ) Na Alemanha, a onda revolucionria provocou a ciso no Cristianismo, possibilitando o aparecimento da Reforma. ) A situao scio-econmica europeia, entre 1845 e 1848, foi de crise e fome provocadas pela falta de alimentos e pela presena de constantes guerras. ) A burguesia urbana e o proletariado, durante esse perodo, realizaram alianas temporrias e dessas alianas surgiram ideias nacionalistas, liberais e socialistas.

19. As principais caractersticas econmicas do sistema liberal so: a) b) c) d) e) sistema mercantil de produo e mercado monopolizado pelos monoplios econmicos. sistema mercantil de produo e mercado controlado pelo Estado. sistema industrial de produo e trabalho compulsrio. sistema comercial de produo e trabalho compulsrio. sistema industrial de produo e mercado de livre concorrncia.

20. Na base do processo das unificaes italiana e alem, que alteraram o quadro poltico da Europa no sculo XIX, estavam os movimentos a) b) c) d) e) sociais, acentuadamente comunistas. liberais, acentuadamente nacionalistas. iluministas, acentuadamente burgueses. reformistas, acentuadamente religiosos. renascentistas, acentuadamente mercantis.

21. 1848 foi a primeira revoluo potencialmente global. (...) Num certo sentido, foi o paradigma de um tipo de revoluo mundial com o qual, dali em diante, rebeldes poderiam sonhar e que, em raros momentos (...) eles pensaram poder reconhecer. De fato, exploses simultneas continentais ou mundiais so extremamente raras.
(HOBSBAWM, E. A Era do Capital. So Paulo: Paz e Terra, 1982. p. 30.)

Sobre as revolues de 1848, assinale a alternativa correta. a) O carter de revoluo mundial de que se revestiram estes movimentos deveu -se influncia da Associao Internacional dos Trabalhadores a 2 Internacional que possibilitou estender os movimentos no s por toda a Europa, mas tambm pelas principais cidades do continente americano. b) As revolues de 1848 foram movimentos do proletariado industrial num contexto de crise econmica, comeando na Inglaterra e atingindo a Frana, Alemanha e Blgica, derrubando os governos burgueses e instalando repblicas de orientao socialista. c) Foram movimentos que mesclaram os interesses liberais e nacionalistas da burguesia, em sua luta contra o absolutismo, s reivindicaes e ao descontentamento das massas populares, canalizadas pelo socialismo, que pregava reformas radicais. d) Essencialmente urbanas, as revolues de 1848 foram movimentos de resistncia contra o conservadorismo, organizada e controlada pela burguesia europia, e inspiradas no liberalismo radical, sem a participao popular. 22. (...) Considerando que para os senhores no possvel Nos pagarem um salrio justo Tomaremos ns mesmos as fbricas Considerando que sem os senhores, tudo ser melhor para ns. Considerando que os senhores nos ameaam Com fuzis e canhes Ns decidimos: de agora em diante Temeremos mais a misria que a morte. Considerando que o que o governo nos promete sempre Est muito longe de nos inspirar confiana Ns decidimos tomar o poder Para podermos levar uma vida melhor. Considerando: vocs escutam os canhes Outra linguagem no conseguem compreender Deveremos ento, sim, isso valer a pena Apontar os canhes contra os senhores!
(Bertolt Brecht, "Os dias da Comuna".)

a) Esse poema de Brecht refere-se chamada Comuna de Paris, de 1871. Como pode ser definida a inspirao poltica dos revolucionrios de 1871? b) Quais as principais medidas polticas e sociais tomadas pelos participantes da Comuna de Paris durante os cerca de trs meses em que ela existiu? 23. Considerados em seu conjunto, so a parte mais baixa da sociedade. Ocupam uma posio intermediria entre o trabalhador e o aristocrata: ao empregar o primeiro, e ao ser empregado do segundo, insensivelmente contraem os vcios do tirano e do escravo. So os tiranos dos que esto abaixo deles, so os aduladores dos que esto acima deles: usurrios por necessidade e hbito, aproveitam a debilidade do trabalhador e exploram tudo o que podem da vaidade do aristocrata. Desde logo, as classes mdias so as destruidoras da liberdade e da felicidade em todos os pases"
(GUARDIAN, 23 de maro de 1833).

a) Qual o tema deste texto de 1833? b) Relacione o texto com o momento histrico no qual foi elaborado.

24. "A propriedade um roubo". "Proletrios de todos os pases, uni-vos". As expresses acima refletem correntes polticas de pensamento que se difundem a partir do sculo XIX. Apresente quais so essas correntes e explique o significado das expresses. 25. Explique os seguintes conceitos do Socialismo Cientfico: Luta de Classes e Mais-Valia.

26. Em 1838, eclodiu na Inglaterra um importante movimento operrio, o Movimento Cartista, assim chamado, devido Carta do Povo. Explique o que foi esse documento.

27. No incio do sculo XIX, um grupo de operrios ingleses liderados por Ned Ludlam organizou um movimento de protesto contra as precrias condies de vida e trabalho do proletariado. O ludismo caracterizou-se: a) pela tomada do poder e instalao de um governo revolucionrio que suprimiu a propriedade particular e estimulou a criao de cooperativas. b) pela elaborao da chamada Carta do Povo exigindo do Parlamento britnico a realizao de uma srie de reformas sociais e polticas. c) pela destruio de mquinas e equipamentos industriais considerados responsveis pelo crescente desemprego e depauperao dos trabalhadores. d) pela constituio de uma poderosa estrutura sindical e partidria, que permitiu a organizao do proletariado e o aumento de sua fora poltica. 28. Ao exaltar o imperialismo ingls, Rudyard Kipling escreveu em um de seus poemas: "Aceitai o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos, Condenai vossos filhos ao exlio, Para que sejam os servidores de seus cativos." Partindo do poema de Kipling aponte qual justificativa os ingleses empregam na dominao dos territrios da sia e frica. 29. No civilizado, nem justo, que os pases civilizados ocidentais se amontoem indefinidamente e se asfixiem nos espaos restritos que foram suas primeiras moradas, que neles acumulem as maravilhas das cincias, das artes, das letras e da civilizao, que eles vejam, por falta de aplicaes remuneradoras, a taxa do juro dos capitais carem, em seus pases, cada dia mais e que deixem talvez a metade do mundo a pequenos grupos de homens ignorantes, impotentes, verdadeiras crianas dbeis, dispersos em superfcies incomensurveis, ou ento, a populaes decrpitas, sem energia, sem direo, verdadeiros velhinhos incapazes de qualquer esforo, de qualquer ao ordenada e previamente.
(P. Leroy-Beaulieu. DE LA COLONIZATION CHEZ LES PEUPLES MODERNES. Guillaumin, 1891, apud: BEAUD, Michel, HISTRIA DO CAPITALISMO. DE 1500 AOS NOSSOS DIAS, So Paulo, Brasiliense, 1989, pp.231-232)

O texto anterior pode ser visto como um manifesto em defesa da expanso imperialista de finais do sculo XIX, conjugando, nesta defesa, motivaes econmicas e culturais que justificariam a preponderncia dos pases vistos como "civilizados". Analise a justificativa presente no texto para a prtica do Imperialismo.

30. A conquista da sia e da frica, durante a segunda metade do sculo XIX, pelas principais potncias imperialistas objetivava a) a busca de matrias primas, a aplicao de capitais excedentes e a procura de novos mercados para os manufaturados. b) a implantao de regimes polticos favorveis independncia das colnias africanas e asiticas. c) o impedimento da evaso em massa dos excedentes demogrficos europeus para aqueles continentes. d) a implantao da poltica econmica mercantilista, favorvel acumulao de capitais nas respectivas Metrpoles. e) a necessidade de interao de novas culturas, a compensao da pobreza e a cooperao dos nativos. Gabarito 1. B 2. C 3. A 4. C 10. B 5. B 11. C 6. E 12. B 7. A burguesia ao iniciar o processo revolucionrio, juntamente com outros grupos do Terceiro Estado, buscava solucionar sua no participao no processo poltico, questionando assim o Absolutismo, alm de exigir diminuio da estratificao na sociedade francesa. Sua principal queixa relacionava-se, portanto ao Antigo Regime. Porm, no h no discurso burgus preocupao em solucionar questes pertinentes s classes menos favorecidas da sociedade. Podemos visualizar isso no estabelecimento do governo de Robespierre, embora tenha executado aes que beneficiaram os grupos populacionais mais desfavorecidos, seu governo voltava-se para a resoluo dos problemas da burguesia. 8. O Terceiro Estado era um agrupamento muito diverso, nele estavam inseridos dos mais ricos burgueses, ao mais miservel campons. Era o nico estrato social que tinha obrigao de pagar impostos, sustentando assim tanto o clero quanto a nobreza. Alm disso, no h participao poltica dos membros desse estamento. Assim, podemos considerar que buscavam uma mudana no sistema poltico francs, entendiam que deveriam ser alguma coisa, que tinham direito de participar ativamente das decises. 9. A imagem aponta a uma situao da sociedade francesa em que cada personagem representa um dos estamentos sociais, sendo que apenas o terceiro estado est sustentando os outros dois grupos. Portanto, podemos apontar que a 13. A 14. a) O do equilbrio europeu que procurava garantir que a Europa voltasse a ser o que era antes da Era Napolenica (legitimidade), e o da Paz na Europa para impedir que novas revolues liberais ocorressem (equilbrio). b) Porque restabelecia na Frana revolucionria a volta da dinastia real dos Bourbons e garantia no resto da Europa Continental as estruturas do Antigo Regime. 15. a) Os principais direitos defendidos so: direitos vida, liberdade e igualdade perante a lei. b) Para os liberais a interveno do Estado na economia era algo nefasto e tinha que se reduzir o mximo possvel. 16. C 17. B 18. V V F V V 19. E 20. B 21. C 22. sociedade do Antigo Regime se organizava pelos privilgios, garantindo iseno de impostos, cargos no governo, etc., a grupos especficos. A partir desses questionamentos, o terceiro estadorepresentado pela burguesia- ir iniciar o processo revolucionrio.

a) Trata-se de um movimento de carter socialista, que reuniu anarquistas, socialistas utpicos e socialistas cientficos ou marxistas. b) As principais caractersticas que estabelecia era uma direo coletiva da comuna, a participao das mulheres na poltica, o confisco de propriedades da alta burguesia e o controle operrio das fbricas. 23. a) Este texto est tratando da Revoluo Industrial, especificando o papel da burguesia dentro desse novo sistema como classe intermediria. b) Os principais acontecimentos desse perodo so a decadncia do Antigo Regime e ascenso do liberalismo burgus, atravs da ampliao da industrializao. 24. O primeiro lema pertence ao livro de J. Proudhon, "O que a Propriedade?". Ele foi um dos grandes expoentes do anarquismo, sendo essa frase um lema dessa corrente de pensamento. O segundo lema pertence ao "Manifesto Comunista" de Marx e Engels que conclama os operrios unio contra a ordem capitalista e faz parte do socialismo cientfico. 25. Luta de Classes se refere ao conflito entre possuidores e no possuidores dos meios de produo, pela manuteno ou transformao da sociedade. Assim, Marx apresenta que em toda a

Histria existiram os dominates e os dominados (patrcios X plebeus; senhores feudais X servos, etc.) Mais-Valia, caracteriza a explorao do burgus sobre o trabalhador e corresponde s horas trabalhadas, mas no pagas, pelo empregador. Dessa forma, a mais-valia torna-se o lucro do burgus, visto que a parte da produo que no remunerada. 26. Foi um documento redigido pelos trabalhadores ingleses, exigindo junto ao Parlamento o voto secreto e universal e a representao poltica dos trabalhadores. 27. C 28. A justificativa era retirar esses povos do atraso e da barbrie, levando a civilizao europeia, a cultura, o conhecimento cientfico. 29. O ideal civilizatrio que norteou as aes das potncias capitalistas do sculo XIX, fundamentou-se a formulao de teorias que colocavam aquelas potncias como centro de difuso do progresso e do conhecimento. As demais naes no industrializadas, principalmente da frica e da sia, eram vistas como "brbaras" e "no civilizadas" necessitando, portanto, do concurso dos povos vistos como "civilizados" para sarem da "barbrie". 30. A

S-ar putea să vă placă și