Sunteți pe pagina 1din 5

31) Uma torneira enche um tanque em 4 horas. O tanque pode ser esvaziado em 6 horas.

Se abrirmos a torneira e esvaziarmos o tanque, simultaneamente, em quanto tempo ele ficar cheio? a) 12 horas b) 10 horas c) 6 horas d) 2 horas
Resoluo: Dados: Tempo de enchimento: 4h Tempo de esvaziamento: 6h. Pergunta-se: tempo para encher o tanque se as duas torneiras forem abertas: Veja abaixo um desenho esquemtico de nosso problema:

A vazo dada por:

A vazo de entrada ser igual ao volume do tanque divido pelo tempo de enchimento do tanque, ou seja:

A vazo de sada ser igual ao volume do tanque dividido pelo tempo de esvaziamento do tanque, ou seja:

A vazo lquida, ou seja, a vazo que encher o tanque ser dada pela diferena entre a vazo de entrada e a vazo de sada, chamaremos essa vazo de Ql

Substituindo os valores do tempo de enchimento (Te = 4h) e do tempo de esvaziamento (Ts = 6h), teremos:

A vazo lquida tambm dada por:

Igualando as duas equaes (lembre-se que os volumes considerados so os mesmo), teremos:

Resposta: o tempo total de enchimento, com as duas torneiras abertas, ser igual a 12h.

32) Um reservatrio constitudo por cinco torneiras e dois ralos que conseguem ench-lo e esvazi-lo, completamente, em: 2 horas; 3 horas; 4 horas; 6horas; 8 horas; 12 horas e 24 horas, respectivamente. Se abrirmos, simultaneamente, todo o conjunto, em que tempo ele ficar totalmente cheio? a) 3h 12 min b) 2h 24 min c) 1h 48 min d) 48 min
Resoluo: Veja abaixo o croqui de nosso problema:

A vazo (Q) dada por:

Para a torneira 1 temos que a vazo ser (QT1):

Para as torneiras 2, 3, 4 e 5 sero:

Para os ralos 1 e 2 as vazes sero:

A vazo que encher o tanque, quando todas as torneiras estiverem abertas e tambm os ralos, ser a dada pela diferena da soma das vazes das torneiras, menos a soma das vazes dos ralos. Chamaremos essa vazo de vazo lquida (QL). Matematicamente temos:

QT (a vazo total das torneiras) ser igual a soma de todas as vazes das torneiras. QR (vazo total dos ralos) ser igual a soma das vazes dos ralos, assim:

A vazo lquida dada pela relao entre o volume e o tempo de enchimento:

Substituindo o valor de QL teremos:

Transformando horas em minutos teremos:

Resposta: o tempo para encher o reservatrio, com todas as torneiras e ralos abertos, ser de 48 minutos.

33) Para fazer o balano de uma empresa foram designados 4 tcnicos. Sozinhos, o primeiro levaria 15 horas para fazer o servio; o segundo, 20; o terceiro, 30; e o quarto, 60. Depois de quatro horas de trabalho, em conjunto, os dois primeiros foram retirados dessa tarefa. Qual dever ser o tempo dos dois ltimos para terminar o balano? a) 6 h e 40 min b) 1 h e 10 min c) 5 h e 30 min d) 7 h e 50 min e) n.d.a.
Resoluo: Podemos pensar este problema, como se fosse um reservatrio que seria enchido por 4 torneiras, essas torneiras seriam o servio dos tcnicos e o reservatrio seria o balano a ser realizado, Veja abaixo o croqui de nosso problema:

Esse servio seria realizado, inicialmente, com todos os tcnicos trabalhando, logo, seria como se todas as torneiras estivessem abertas. Cada tcnico tem a sua parcela de vazo (trabalho), que ser assim quantificada, quando cada um faz o trabalho sozinho: Tcnico 1:

Onde: 15 = corresponde ao tempo que o tcnico 1 realiza o balano se trabalhasse sozinho; S = representa a tarefa que deve ser realizada (o balano). Para os demais, ou seja, tcnicos 2, 3 e 4, respectivamente:

Chamaremos de Q a vazo para as 2 horas em que os 4 tcnicos trabalharam juntos. Essa vazo ser dada por:

Essa vazo tambm dada por:

Onde: S1 = a parcela do servio que foi realizada com os 4 tcnicos trabalhando; T1 = o tempo em que os 4 tcnicos trabalharam ao mesmo tempo, esse tempo igual a 4 horas. Substituindo esse tempo em (3) teremos:

Igualando a equao (2) com a equao (4) teremos:

A vazo para o trabalho dos tcnicos 3 e 4, aps as duas horas de trabalho conjunto, ser dada por:

Essa Vazo tambm pode ser determinada por:

Onde: S-S1 = ser o restante do balano que deve ser executado pelos tcnicos que ficaram trabalhando; T2 = tempo de execuo do restante do balano. Para determinarmos T2, devemos igualar as equaes (6) e (7):

Substituindo a equao (5) em (8) teremos:

Agora s resta transformar 0,67 horas em minutos:

Temos ento que o T2 ser igual a 6h40min. Resposta: os 2 tcnicos restantes levaro 6h40minutos para realizar o restante do balano. Resultado: letra a.

S-ar putea să vă placă și