Sunteți pe pagina 1din 26

ETESED SENADOR ERNESTO DORNELLES DESIGN DE INTERIORES FORMAS DE EXPRESSO E COMPOSIO ARTSTICA F. A .

Simplifica-se a forma, porm, mante-se a essncia estrutural. estilizar tirar o mximo de detalhes de uma figura, mas que se possa ser identificada.

REALISTA: adj m+f 1. Que considera a realidade; 2. Que representa a realidade. ESTILIZAR: adj m 1. Dar estilo a; 2. Simplificar uma figura dando-lhe aspecto decorativo, reduzir as linhas gerais. Desde que o ser humano manchou com lama a parede da caverna pela primeira vez, surgiu a vontade de reproduzir a realidade da maneira mais fidedigna possvel.

Num mundo sem a fotografia, todo esse furor em cima do naturalismo nome dado s obras mais realistas possveis at compreensivo, mas havia quem buscasse por outras coisas... Quase em paralelo a todo esse processo, havia artistas que buscavam mais do que realismo: buscavam expresso e simbologia. Para isso eles se desprenderam da realidade e buscaram por novas formas de representao. Eis que surgiam os primeiros conceitos de estilizao.

Havia tambm a a aplicao e a interpretao de cada artista sobre o desenho, formando o estilo individual. Isso ampliou as possibilidades, trouxe novos conceitos e novas percepes. Dos trabalhos cubistas de Picasso ao mang do Naruto, so todas formas de estilizao. Uma coisa gosto e senso esttico pessoal, outra coisa qualidade e aplicao prtica. No porque um desenho estilizado que ele ruim. E vice-versa. Enfim, nenhum melhor do que o outro: nem realismo, nem estilizao. Ambos so igualmente bons quando produzidos e usados de maneira adequada.

Quando usamos o termo estilizar a forma, estamos nos referindo a fazer uma sntese da forma e a depurar esta forma, procurando deixar o extremo do resultado final, de modo que as particularidades sejam eliminadas e a essncia fique representada de tal maneira que o observador no perca a mensagem final e que a esttica fique preservada. Os arabescos e os excessos so eliminados e as linhas principais permanecem deixando a ideia fundamental.

Estilizar desenhar modificando, usando a inteno decorativa. Estilo o modo pessoal e criativo de um artista representar figurativamente a realidade ou imagens tiradas da fantasia. Estilizao a transformao esquematizada dos elementos reais seguindo a maneira prpria (pessoal) de desenhar figuras e smbolos.

No mundo artstico a estilizao recente. Cada estilo expressa um aspecto da vida do artista, das influncias que ele recebeu do ambiente e de sua formao pessoal. Quando desenhamos e determinamos estilos, devemos pensar na cor e na maneira de se trabalhar artisticamente. bom saber: O desenho o primeiro meio de expresso plstica e representao do ser humano sobre o plano das ideias e sentimentos.

A Histria da Arte tem sido marcada, desde as origens, pelo conflito entre o naturalismo e a estilizao. O primeiro conceito envolve uma viso realista da natureza: o artista pinta aquilo que v, reproduzindo os elementos da sua obra de acordo com esses mesmos elementos na realidade, atravs das suas cores, das suas texturas e das suas propores. A estilizao implica a modificao dos elementos naturais com o objetivo de obter determinados efeitos estticos.

Costuma tambm dizer-se que a estilizao de um determinado elemento a sua simplificao, no ligando ao pormenor das caractersticas naturais. Determinadas correntes modernas afirmam mesmo que a reproduo exata dos elementos naturais, no passa de uma simples cpia, no expressando esta qualquer tipo de sentimento e criatividade. No entanto, dever reconhecer-se, no mnimo, que o trabalho que representa a natureza com realismo exige por parte do artista uma grande capacidade de observao e um saber especial e minucioso para conseguir, por exemplo, encontrar nas misturas de tintas as cores exatas

O Passeio, pintado por Courbet em 1854 exemplo de pintura naturalista

O desenho estilizado (ou estilizao) o desenho que modificado como por exemplo , a cadiera redonda, que no desenho estilizado se torna lisa figura plana geomtrica . Trata-se de uma imitao por captao, acentuando as semelhanas. Desenho estilizado tambm um desenho simplificado. Estes apresentam o contorno indefinido, fazendo o desenho se tornar algo cmico.

http://prosiartes.webnode.com.br/news/desenho-estilizado/

http://www.desenhoeilustracao.com/2012/01/desenhorealista-vs-desenho-estilizado.html http://artephatu.blogspot.com.br/2010/07/estilizacao_ 04.html

S-ar putea să vă placă și