Sunteți pe pagina 1din 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR FACULDADE DE EDUCAO, CINCIAS E LETRAS DE IGUATU CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMTICA

JEAN KELLIS DA NBREGA Prof. Orientador: Ana Cristina

A MATEMTICA PITAGRICA ASPECTOS HISTRICOS

IGUATU - CEAR 2013

JEAN KELLIS DA NBREGA

A MATEMTICA PITAGRICA

Trabalho submetido Coordenao do Curso de Licenciatura Plena em Matemtica da Faculdade de Educao Cincias e Letras de Iguatu como requisito parcial para aprovao da disciplina Laboratrio de Pesquisa em Educao Matemtica, sob a orientao da professora Esp. Ana Cristina de Souza Lima.

Orientador(a):_______________________________

IGUATU - CEAR 2011

SUMRIO

1. INTRODUO ................................................................................................................. 03 2. OBJETIVOS ...................................................................................................................... 04 3. PROBLEMTICA ............................................................................................................ 05 4. METODOLOGIA ............................................................................................................. 06 5. REVISO DE LITERATURA ........................................................................................ 07 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................... 11 CRONOGRAMA .................................................................................................................. 12

1. INTRODUO A histria da matemtica difere, na essncia, de todas as outras histrias. Nela se percebe um verdadeiro avano/progresso desde seus primrdios at nossos dias. Atualmente, percebemos um grande desinteresse dos alunos com a disciplina de matemtica. Diante disto, preciso que o professor busque por atividades, problemas criativos e desafiadores, na tentativa de estimular seus alunos nas aulas de matemtica. Certamente, isso possibilitar a capacidade de comprovar e provar afirmaes, pensar analiticamente e criticamente, despertando um maior interesse pela disciplina. Neste trabalho acadmico, apresento diversas informaes sobre a Matemtica Pitagrica e as contribuies que a mesma trouxe para o desenvolvimento e aperfeioamento do estudo da Matemtica. Ela pode ser considerada um bero da matemtica demonstrativa. Muitas mudanas, em diversas reas, ocorreram nos ltimos sculos do segundo milnio antes de Cristo. Grandes civilizaes estavam em declnio, tais como Egito e Mesopotmia, e novas culturas surgiram ao longo de todo litoral do Mediterrneo. Uma dessas novas civilizaes, a grega, assumiu a hegemonia cultural, no s na regio mediterrnea, mas, finalmente, tambm nos principais vales fluviais. A Matemtica Grega se distingue da babilnica e egpcia pela maneira de encar-la. Os gregos fizeram-na uma cincia propriamente dita sem a preocupao de suas aplicaes prticas. Para indicar a fonte da nova inspirao, a primeira parte da Idade Talssic a, isto , a idade do mar, chamada Era Helnica e consequentemente as culturas mais antigas so ditas pr-helnicas. Analisando as descobertas pitagricas sobre a matemtica descobriremos como utilizar tais informaes e estimular um conhecimento progressivo, possibilitando a interao real entre teoria e prtica.

2. OBJETIVOS GERAL: Identificar as vrias contribuies pitagricas para o desenvolvimento, aperfeioamento e aprendizagem da matemtica ao longo dos sculos atravs de pesquisas, informaes, datas e fatos histricos. ESPECFICOS: Entender a evoluo da histrica da matemtica e a participao dos pitagricos nesse processo histrico. Compreender e estimular a aprendizagem da Matemtica atravs de informaes histricas que despertem no aluno o interesse e a curiosidade pelas descobertas. Estimular nos alunos o prazer de se estudar matemtica compreendendo a histria por trs das descobertas pitagricas.

3. PROBLEMTICA Qual a importncia das descobertas Pitagricas para a histria da Matemtica e como sua aplicao pode despertar o interesse do aluno pela disciplina de

Matemtica/Geometria em sala de aula?

4. METODOLOGIA O presente trabalho constitui-se numa pesquisa bibliogrfica acerca da Matemtica Pitagrica, sendo que a mesma consiste em uma abordagem histrica sobre as contribuies que os Pitagricos trouxeram para o desenvolvimento da Matemtica. As principais fontes de pesquisas so: livros acadmicos e artigos publicados na internet.

5. REVISO DE LITERATURA Quando falamos em Matemtica Pitagrica no podemos deixar de mencionar Tales de Mileto. As mais antigas referncias gregas histria da matemtica atribuem a Tales e Pitgoras um bom nmero de descobertas matemticas definidas. Ambos possuam condies de viajar aos centros antigos de conhecimento e l adquirir informaes privilegiadas sobre astronomia e matemtica. Tales era um homem de negcios alm de ser o 1 personagem conhecido a quem se associam descobertas matemticas e dedues geomtricas. Nossa principal fonte de informaes a respeito do incio da matemtica grega o chamado Sumrio Eudemiano de Proclo. Esse documento consiste de um breve resumo do desenvolvimento da geometria grega desde seus primeiros passos at Euclides. Embora Proclo tenha vivido no sculo V d.C., teve acesso a muitos trabalhos histricos e crticos que se perderam ao longo dos anos. Baseado nesse documento possvel que Pitgoras tenha sido discpulo de Tales, pois era, aproximadamente, cinquenta anos mais novo do que este e morava perto de Mileto, onde vivia Tales. J para alguns historiadores seria improvvel uma relao de discipulado entre ambos, haja vista tal diferena de idade. Pitgoras nasceu na ilha de Samos, uma das ilhas do Dodecaneso (doze ilhas em grego) situada no extremo leste do mar Egeu, na Grcia, provavelmente em 570 a.C. Devido a sua boa condio financeira pde realizar diversas viagens atravs das maiores cidades e templos do mundo antigo, o que se prolongou por 40 anos, contribuindo, assim, para seu enriquecimento cultural e filosfico. Ao voltar para a Grcia, permaneceu em sua terra natal at que se mudou para Crotona, uma colnia grega situada na Itlia. L, ele fundou a Escola Pitagrica, onde se estudava religio, filosofia, poltica, msica, astronomia geometria e aritmtica, sendo que as ltimas quatro disciplinas, conhecidas na Idade Mdia como o Quadrivium (do latim quatro e via: caminho, ou seja, os "quatro caminhos"), eram consideradas a bagagem cultural necessria de uma pessoa bem educada. Essa escola era uma espcie de sociedade, restrita a alguns populares. Para entrar na Fraternidade Pitagrica, o candidato passava por um processo seletivo rigoroso, tanto fsico como psicolgico. Ao passar pela 1 fase o nefito recebia a designao de acusmtico, o que significava um voto de silncio durante os cinco primeiros anos. Os ensinamentos nunca eram escritos, mas transmitidos de "boca a ouvido" queles que estavam prontos a assimil-los. O smbolo desta irmandade era a estrela de cinco pontas (ou estrela pentagonal), veja fig. 1.

fig. 1 Esse smbolo representava os pitagricos devido s propriedades desta figura, pois ao desenharmos um pentgono regular e traarmos as suas diagonais, veremos que elas se cruzam e formam um novo pentgono interior ao anterior. A interseo de duas diagonais divide a diagonal de uma forma especial chamada pelos gregos de diviso em mdia e extrema razo e que conhecemos tambm como seco urea. Como os ensinamentos da escola eram inteiramente orais costumavam-se atribuir todas as descobertas ao reverenciado fundador. Desse modo difcil saber exatamente que descobertas matemticas se devem ao prprio Pitgoras e quais se devem a outros membros da irmandade. Os pitagricos elevaram a matemtica categoria das cincias liberais, isto , tornaram-na independente das necessidades prticas e a transformaram em uma atividade puramente intelectual. Uma afirmativa aceita pelos historiadores que Pitgoras foi o primeiro homem a se intitular um filsofo, ou seja, amigo da sabedoria. Antes dele, os pensadores chamavam a si mesmos Sages, significando algo como aqueles que sabem. Pitgoras, bem mais modesto, pretendia ser um homem que apenas procurava descobrir. A origem da palavra matemtica (que significa o aprendizado da arte, da cincia) atribuda a Pitgoras. O lema da escola pitagrica era Tudo nmero , pois procuravam explicar tudo que existe na natureza atravs dos nmeros. Para eles, o nmero, sinnimo de harmonia, constitudo da soma de pares e mpares - os nmeros pares e mpares expressando as relaes que se encontram em permanente processo de mutao -, era considerado como a essncia das coisas, criando noes opostas (limitado e ilimitado). A figura de Pitgoras e a figura da filosofia pitagrica so indivisveis hoje, de modo a tornar rduo o trabalho de separar o homem de seus ensinamentos. Os estudos dos pitagricos trouxeram grandes contribuies para a Matemtica, principalmente na Geometria. Entre as descobertas sobre a matemtica atribudas aos pitagricos podemos citar:

a classificao dos nmeros em: primos e compostos, pares e mpares, amigos, perfeitos e figurados;

o mximo divisor comum e o mnimo mltiplo comum;

que a soma dos ngulos internos de um tringulo igual a dois ngulos retos; se um polgono tem n lados, ento a soma dos ngulos internos do polgono igual a (2n - 4) ngulos retos; Tambm desenvolveram mtodos geomtricos para demonstrar diversas

identidades algbricas e estudaram os slidos regulares: tetraedro, o cubo e o dodecaedro. Uma descoberta que causou certa polmica foi a das Grandezas Irracionais. Os nmeros racionais comportam uma interpretao geomtrica simples. Para cada nmero racional, h um ponto na reta real. Esta idia oriunda do estudo dos nmeros naturais requeria que todas as medidas pudessem ser expressas na forma de razo de inteiros, isto , pudessem ser mensuradas, tendo por base um segmento fixado como unitrio. Mas os pitagricos descobriram que existem pontos na reta que no correspondem a nenhum nmero racional. Eles notaram que a diagonal de um quadrado cujos lados medem uma unidade igual a e

que este nmero incomensurvel (hoje chamamos de nmeros irracionais esses nmeros). Esta descoberta foi recebida com grande consternao pelos pitagricos, pois em certo sentido contrariava as crenas da escola e seria uma imperfeio da divindade. Em contrapartida, a descoberta desses nmeros assinala um dos grandes marcos da histria da matemtica. No estudo de sons musicais em cordas esticadas (com a mesma tenso relativa), descobriram as regras que relacionavam a altura da nota emitida com o comprimento da corda, concluindo que as relaes que produziam sons harmoniosos seguiam a proporo dos nmeros inteiros simples do tipo , , , etc.. Considerando cordas sujeitas mesma tenso, eles encontraram que para a oitava os comprimentos devem ter razo 2 para 1, para a quinta 3 para 2 e para a quarta 4 para 3. Assim, Pitgoras concluiu que havia uma msica que representava as relaes numricas da natureza e que constitua sua harmonia interior. Os seguidores de Pitgoras aplicaram estas razes ao comprimento de fios de corda em um instrumento chamado cnon, ou monocorda, e, portanto, foram capazes de determinar matematicamente a entonao de todo um sistema musical. Para os pitagricos, assim como para plato, a msica se tornou uma natural extenso da matemtica, bem como uma arte. A matemtica e as descobertas musicais de Pitgoras foram, desta forma, uma crucial influncia no desenvolvimento da msica atravs da idade mdia na Europa. Tambm segundo os pitagricos, o cosmo regido por relaes matemticas. A observao dos astros sugeriu-lhes que uma ordem domina o universo. Evidncias disso estariam no dia e noite, no alterar-se das estaes e no movimento circular e perfeito das

10

estrelas. Por isso o mundo poderia ser chamado de cosmos, termo que contm as idias de ordem, de correspondncia e de beleza. Entre todas as contribuies, a de maior sucesso foi sem dvida o conhecido teorema de Pitgoras. A tradio unnime em atribuir a Pitgoras a descoberta independente do teorema sobre tringulos retngulos, hoje universalmente conhecido pelo seu nome que o quadrado sobre a hipotenusa de um tringulo retngulo igual soma dos quadrados sobre os catetos. Esse teorema j era conhecido pelos babilnios dos tempos de Hamurabi (sexto rei da primeira dinastia babilnica que viveu entre 1810 a.C. e 1750 a.C). Como costuma acontecer com os grandes libertrios, Pitgoras logo arranjou inimigos polticos e pessoais. Entre um dos muitos que tentaram entrar para sua escola e no foram admitidos, estava um homem que passou ento a persegu-lo. Atravs de falsos testemunhos, colocou o povo da cidade contra Pitgoras, at que um dia a escola foi destituda e o mestre assassinado. No existe, no entanto, certeza sobre essa morte: alguns dizem que ele conseguiu fugir para Metaponto, onde viveu o resto da sua vida (teria vivido uma longa vida entre 80 a 100 anos). Mesmo depois da morte de Pitgoras, ocorrida por volta de 500 a.C., a sociedade dos pitagricos continuou a existir por mais de quatro sculos. Era envolto numa nvoa de misticismo por seus seguidores e pouco se sabe sobre ele com algum grau de certeza. Acredita-se que Pitgoras tenha sido casado com a fsica e matemtica grega Theano, que foi sua aluna. Supe-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagrica aps a morte do marido.

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BOYER, Carl B.. Histria da matemtica; revista por Uta C. Merzback: traduo Elza F. Gomide 2 ed. - - So Paulo: Blucher, 1996.

CURSO

INTERSECCO,

matemtica

pr-vestibular&concursos. Disponvel

Histria

da em:

Matemtica.

<www.cursointerseccao.com.br/resumos/a_historia_da_matematica.pdf>. 20/10/2011.

Acesso

em:

EVE, Howard. Introduo histria da matemtica; traduo: Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

EXATAS,

aqui

no

incgnitas.

Pitgoras.

Disponvel

em:

<www.exatas.com/matematica/pitagoras.html>. Acesso em: 23/10/2011.

MARCELO. A matemtica pitagrica. Tera-feira, 06 de Maio de 2008. Disponvel em: <http://projetofilosofia.blogspot.com/2008/05/matemtica-pitagrica.html>. 11/10/2011. Acesso em:

IME, Instituto de Matemtica e Estatstica - USP. Pitgoras de Samos. Disponvel em: <www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/pitagoras.html>. Acesso em: 18/10/2011.

INSTITUTO DE EDUCAO, Faculdade de Lisboa. Biografia de Pitgoras. Disponvel em: www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2001/icm23/biografiapitagoras.htm. Acesso em: 01/11/11.

12

CRONOGRAMA ATIVIDADES/PERODOS 1. Escolha do Tema de Pesquisa 2.Levantamento da Literatura 3.Seminrios do projeto ( justificativa, objetivos, problemtica, metodologia, estrutura do trabalho). Agosto Setembro Outubro Novembro X X X X Dezembro

4.Montagem do Projeto 5.Coleta de dados 6.Redao preliminar 7.Elaborao do Relatrio Final 8.Reviso do texto 9.Apresentao do trabalho (defesa) X

X X

X X X X X X

S-ar putea să vă placă și