Sunteți pe pagina 1din 8

Introduo

Neste trabalho faremos a analise do documentrio Falco meninos do trafico que aborda o trafico no Rio de Janeiro atravs das metforas de Marx (Edifcio) e Durkheim (Organismo), fazendo comparao com a proposta weberiana de afinidade eletiva. Marx estudou estruturalmente a sociedade observando a relao existente entre a infra-estrutura, sua base material e sua super-estrutura, seu arcabouo poltico, jurdico ideolgico. Durkheim estudou a sociedade como um organismo apontando a questo da ligao das instituies e seu funcionamento. Defendiam a tese que a sociedade tem leis prprias s quais no dependem dos interesses individuais. Weber prope que para um determinado fenmeno da certo e se fixar na vida social deve ser preciso que haja reciprocidade mutua e intima entre vrios fatores e condies sociais. Se um dos fatores for retirado o fato poderia acontecer de outra forma.

Anlise do Documentrio Falco Meninos do Trafico por meio da viso de Karl Marx metfora do edifcio

Segundo Marx a sociedade e comparada a um edifico de dois andares, estes andares se inter-relacionam sendo eles a infra-estrutura e a superestrutura Analisando e correlacionando essa metfora com o documentrio podemos perceber as relaes de ideologia e relaes econmicas mostradas no mesmo. A infra-estrutura apresentada esta relacionada com as foras produtivas que envolvem a relao do homem com a natureza em sentido de domin-la, a realidade mostrada e o uso da droga j que a matria prima s vezes vem de outros pases, e chegando ao Brasil passa por um processo onde acontecem as relaes de produo, que a relao dos homens entre si para organizar o processo produtivo que e a diviso da droga, onde uns embalam outros so os contadores, outros os distribuidores. Tambm na infra-estrutura encontramos o modo de produo que a forma de organizao scio-econmica associada a um desenvolvimento das foras produtivas e das relaes de produo, reunido as caractersticas do trabalho preconizado, seja artesanal,manufaturada ou industrial. No caso do documentrio o trabalho se da por meio artesanal j que para o produto ser colocado a venda os traficantes na hora da embalagem no utilizam maquinas. Ainda podemos destacar nas relaes de produo que est em evidncia no documentrio diviso de classes sociais e a luta de classes, pois a maioria dos traficantes esto nessa vida no por opo, mais por necessidade, falta de oportunidades. A super-estrutura est ligada a idia, a ideologia, onde esto inseridos as concepes polticas, jurdicas, religiosas, etc., ou seja, a super-estrutura esta ligada a aos valores, as regras, as leis, entretanto isso no acontece, pois a policia em sua maioria corrupta nas comunidades quem ditam as leis so os traficantes. A relao do capitalismo e que o trafico deriva de uma situao econmica concreta. O que ele produz vale mais do que e recebido em salrio, este mais e apropriado pelos donos dos meios de produo (traficantes), o que se chama apropriao dos excedentes de trabalho, obtido pelo alongamento da jornada de trabalho ou pela intensificao da fora de trabalho.
2

Anlise do Documentrio Falco Meninos do Trafico por meio da viso de mile Durkheim- metfora do organismo

Para Durkheim a sociedade era vista como um organismo onde existem vrios rgos cada qual com sua funo, mas quando um no funciona os demais sofrem , podendo compara dessa forma com a sociedade o que une todos os rgos rege a sociedade a moral, a fora de coeso, cada rgo e como se fosse uma instituio quando um desses elementos no funcionam geram conflitos e desordem. Podemos perceber ento que a desestrutura familiar, o desemprego a economia geram esse mau funcionamento visto o trafico como nica maneira para sobreviver. Em relao solidariedade encontramos a orgnica onde e na especializao do trabalho que os indivduos so legitimados pelo grupo oportunizando aes prprias as personalidades, e a ele cabe adequar-se ao meio, as regras, a moral, se houver a ausncia (anomias), deve ser criada nova moral que deve ter adeso do grupo visando bem comum. A sociedade e as relaes sociais formo a personalidade, a forma de agir e formada por uma forma externa, o meio natural necessrio a sociedade e o meio profissional, onde o lugar de cada um e estabelecido pela funo que desempenha.

Metfora da Constelao Afinidade Eletiva de WeberComparao com as outras metforas


A afinidade eletiva e uma relao onde diferentes estruturas sociais se reconhecem se reforam a tentativa de compreenso de como os fatos acontecem. Ao aplicar a metodologia weberiana na questo social do trafico analisamos o significado de suas aes atravs de suas motivaes que os conduzem a determinadas aes. A sociologia compreensiva nos permite a parcialidade na anlise da situao social, os traficantes interpretam a vida de acordo com as experincias vividas suas aes so motivadas tem significado relevantes, compreendem a vida de forma diferenciada agem conjuntamente. Analisando a trajetria pela metfora da constelao observamos que houve uma confluncia uma afinidade de fatores que fortaleceram e definiram
3

o curso dos acontecimentos em suas vidas, so fatores: a economia, o desemprego, a educao, a pobreza, a fome, a corrupo etc. No houve, portanto uma causa nica, mas um conjunto de fatores que tornaram crianas jovem em traficantes. Para Weber a origem do capitalismo se da pela importncia da economia suas condies entram em afinidade com as condutas racionais adotadas pelo homem. No documentrio este fato ocorre, pois as condies econmicas so oferecidas aos indivduos os mesmos escolhem adotar ou no estes certos tipos de conduta racional, influenciada por certos fatores externos o Dinheiro Comparando s trs metforas percebemos que: Para Marx a questo do trafico esta ligada ao capitalismo, ou seja, as necessidades humanas esto interligadas pela economia e pela poltica determinismo econmico. O conhecimento pode ser um instrumento na luta por mudanas na estrutura econmica capitalista que injusta e desigual, o trabalho fundamental para o homem enquanto ser social. Para Durkheim a questo do trafico esta ligada a moral falhas na socializao existe anomia falta de regras, falhas na solidariedade e na totalizao, as leis no funcionam como deveriam. A questo do mau funcionamento das instituies tem um motivo central que so as drogas. Assim temos que, conforme as exigncias de qualificao atual, onde h muita procura de emprego e pouca oferta deste, chega-se a obter excelentes profissionais por importncias nfimas, dada a necessidade de sobrevivncia destes qualificados profissionais. Isto faz com que haja uma excluso daqueles que no tem qualificao bsica exigida para sua permanncia no mercado de trabalho. Durkheim deu significncia aos fatos sociais, pois os mesmos deveriam ser analisados com o olhar do cientista social, Weber discorda uma vez que a viso do que deve ser considerado uma coisa dependera da subjetividade do observador, a idia do todo que seria a sociedade exercendo uma fora coercitiva sobre o indivduo torna-se incompreensvel, pois o todo reside na interao entre as partes simultaneamente. Para Weber o indivduo e responsvel pelas decises que toma inclusive pela prpria omisso, cada conduta e dotada de justificativa o comportamento e consentido e planejado. Na sociedade moderna o que prevalece a relao racional com relao a fins voltadas para os objetivos, os fins justificam os meios.

Aes dos personagens: comparando com os tipos ideais de ao social de Weber


Analisando as diversas aes encontradas no vdeo atribumos me um tipo de ao afetiva cuja o agir e motivado pela emoo. Ao traficante, policiais, mulheres do trafico atribumos a relao social com relao a fins essa ao se da quando o individuo busca os meios necessrios e adequados com base nos quais eles possam conseguir xitos nas conquistas dos fins a que se props atingir para sentir-se realizado. Por ao social pode-se entender todo o ato, omisso ou permisso dotada de sentido orientada reciprocamente, social porque o individuo age levando em considerao a ao de outros indivduos, essas aes tem significados e motivaes para serem gerados. Cada sujeito age levado por motivaes prprias guiado pelas emoes, por interesses emocionais ou pela tradio. Compreendendo os significados que os agentes sociais atribuem: Armas exercem fascnio pelo poder que elas trazem tanto para intimidar, proteger, como para chamar ateno das mulheres. Drogas de onde parte o lucro fcil. Policia o inimigo maior, mas podendo tambm ser visto como aliado. Infncia estruturao da personalidade, onde desde pequeno convivem com o trafico, crime, e usam os mesmos como brincadeiras. O tipo de dominao encontrado foi a carismtica que influenciada diretamente pelos fatores emocionais e afetivos, e a obedincia no estabelecida por regra ou cargo, mas sim pelas qualidades do lder, ao carter sagrado, fora herica, ao valor exemplar ou ao poder da palavra que distingue de modo especial e, aceita devido a devoo afetiva por parte dos dominados.

Concluso
Aps o exposto conclui-se que as idias desses socilogos nos mostra cientificamente os profundos funcionamentos da sociedade junto s relaes sociais, econmicas e polticas e nos traz um olhar diferenciado para interpretao da realidade sendo possvel interpreta melhor os indivduos e seus aspectos.

Bibliografia
Costa, Cristina; 1997; Sociologia: Introduo a Cincia da Sociedade; 2 edio; - So Paulo: editora moderna. Falco Meninos do Trafico; Celso Athayde, MV Bill; Docum./Esport; Brasil/2006.

S-ar putea să vă placă și