Sunteți pe pagina 1din 3

Compactao dos solos

Geotecnia 1

CAPTULO 7: COMPACTAO DOS SOLOS


7.1 Objetivo
Os objetivos desta aula so: Definir compactao Estudar a compactao em laboratrio Analisar os resultados de ensaios e desenvolver uma curva de compactao

7.2 Introduo
Na construo de taludes rodovirios, barragens de terra ou quaisquer outras estruturas, os solos soltos devem ser compactados para que seus pesos especficos sejam aumentados. A compactao aumenta a resistncia dos solos, o que, por sua vez, aumenta a resistncia das fundaes construdas sobre a superfcie. A compactao tambm reduz o recalque indesejado das estruturas e aumenta a estabilidade dos taludes e aterros. Rolos compactadores lisos, p de carneiro, de pneus de borracha e vibratrios geralmente so empregados no campo para compactao do solo. O incio da tcnica de compactao creditada ao engenheiro norte-americano Proctor que, em 1933, publicou suas observaes sobre a compactao de aterros, mostrando que, aplicando-se uma certa energia de compactao, a massa especfica resultante funo da umidade em que o solo estiver. Quando se compacta com umidade baixa, o atrito entre as partculas muito alto e no consegue uma significativa reduo dos vazios. Para umidades mais elevadas, a gua provoca um certo efeito de lubrificao entre as partculas, que deslizam entre si, acomodando-se num arranjo mais compacto.

7.3 Princpios gerais


A compactao a densificao do solo por meio da remoo de ar, o que requer energia mecnica. O grau de compactao de um solo medido com base no peso especfico seco. Na compactao, as quantidades de partculas de solo e de gua permanecem constantes; o aumento da massa especfica corresponde eliminao de ar de vazios. Quando adicionada ao solo durante a compactao, a gua atua como um agente de amolecimento de partculas. As partculas do solo deslizam uma sobre as outras e se movem para uma posio densamente compactada. Aps a compactao, o peso especfico seco aumenta, em princpio, conforme o teor de umidade aumenta. Porm acima de um determinado teor de umidade, qualquer aumento tende a reduzir o peso especfico seco. Esse fenmeno ocorre porque a gua ocupa os espaos que eram ocupados pelas partculas slidas. O teor de umidade no qual o peso especfico seco mximo obtido geralmente chamado de teor de umidade timo.

7.4 Ensaio normal de compactao


O ensaio de Proctor foi padronizado no Brasil pela ABNT (NBR 7182/1986). A amostra de solo deve ser previamente seca ao ar e destorroada. Inicia-se o ensaio, acrescentando-se gua at que o solo fique com cerca de 5% de umidade abaixo da umidade tima (que geralmente prxima a umidade do limite de plasticidade).

Prof Arlam Jnior

Compactao dos solos

Geotecnia 1

Uniformizando-se bem a umidade, uma poro do solo colocada num cilindro padro (10 cm de dimetro, altura de 12,73 cm, volume de 1000 cm), ocupando cerca de um tero da altura do cilindro. A poro de solo ento submetida a 26 golpes de um soquete com massa de 2,5 kg caindo de altura de 30,5 cm. O processo repetido mais duas vezes atingindo-se uma altura um pouco superior do cilindro, o que possibilitado por um anel complementar. Acerta-se o volume raspando o excesso. Determina-se a massa especfica do corpo de prova obtido. Com uma amostra de solo representativa, determina-se a umidade. Com estes dois valores, calcula-se a densidade seca. A amostra destorroada, a umidade aumentada (cerca de 2%), nova compactao feita, e novo par de valores umidade-densidade seca obtido. A operao repetida at que se perceba que a densidade seca, depois de ter subido, j tenha cado em duas ou trs operaes consecutivas. Com 5 determinaes bem realizadas o ensaio estar concludo. Com os dados obtidos, desenha-se a curva de compactao, que consiste na representao da densidade seca em funo da umidade. Geralmente, associa-se uma reta aos pontos ascendentes do ramo seco, outra aos pontos descendentes do ramo mido e une-se as duas por uma curva parablica. A curva define uma densidade seca mxima, qual corresponde uma umidade tima.

7.5 Fatores que afetam a compactao


Alm do teor de umidade, outros fatores importantes que afetam a compactao so o tipo do solo e o esforo de compactao (energia por unidade de volume).

7.5.1 Efeito do tipo de solo


O tipo de solo (distribuio granulomtrica, formato das partculas, peso especfico relativo dos slidos e quantidade e tipos de minerais de argila presentes) exerce grande influncia sobre o peso especfico seco mximo e o teor de umidade timo.

7.5.2 Efeito do esforo de compactao


Se o esforo de compactao por unidade de volume do solo for alterado, a curva de peso especfico versus umidade tambm ser.

7.6 Estrutura dos solos compactados


O solo compactado fica com uma estrutura que depende da energia aplicada e da umidade do solo por ocasio da compactao. A Figura 7.1 indica esquematicamente as estruturas em funo destes parmetros, conforme sugerido pelo Prof. Lambe do M.I.T.. Quando com baixa umidade, atrao facearesta das partculas no vencida pela energia aplicada e o solo fica com estrutura denominada estrutura floculada. Em determinado teor de umidade, o maior esforo de compactao produz orientao mais paralela das partculas de solo, o que resulta em uma estrutura mais dispersa. Essas partculas ficam mais prximas e o solo apresenta maior peso especfico de compactao.

Prof Arlam Jnior

Compactao dos solos

Geotecnia 1

Figura 7.1: Estruturas de solos compactados, segundo proposio de Lambe

7.7 Influncia da energia de compactao


Durante o ensaio de compactao so determinadas a densidade seca mxima e a umidade tima, que dependem da energia aplicada ao solo. Esta energia corresponde a um efeito de compactao aplicado ao solo. H um ensaio modificado em que so aplicados 55 golpes do soquete em cada uma das cinco camadas do solo dentro do cilindro. Este ensaio serve como base para a compactao das camadas mais importantes dos pavimentos. Quando se aplica uma maior energia ao solo com umidade abaixo da tima existe um aumento da densidade seca, mas quando a umidade maior que a tima, nada ocorre em relao densidade. Se continuar a passagem de equipamento compactador em um solo muito mido ocorre o fenmeno denominado borrachudo: o solo se comprime na passagem do equipamento, mas, a seguir se dilata como se fosse uma borracha. Os ensaios realizados com a queda de soquetes so denominados compactao dinmica, sendo que h mais dois mtodos empregados em laboratrio. A compactao esttica, no qual aplicada uma presso sobre o solo num molde, restringindo o processo a moldagem. A compactao por pisoteamento busca reproduzir o efeito compactao do rolo p de carneiro nele, um pisto com mola aplicado no solo, em vez da queda do soquete. Este mtodo indicado para solos argilosos.

7.8 Aterros Experimentais


Em obras de grande porte podem ser realizados aterros experimentais. Estes buscam representar o solo local dividindo em trechos de diferentes umidades. Os aterros servem de base para a seleo do equipamento a ser utilizado, indica as umidades mais adequadas, as espessuras das camadas, o nmero de passadas. Assim, possvel visualizar o solo em seu estado compactado.

7.9 Referncias
DAS, B. M. Fundamentos de Engenharia Geotcnica. So Paulo: Cengage Learning, 2011. PINTO, C. S. Curso bsico de Mecnica dos Solos. So Paulo: Oficina de Textos, 2006.

Prof Arlam Jnior

S-ar putea să vă placă și