Sunteți pe pagina 1din 104

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Aula Demonstrativa
Ol, Pessoal! Foi autorizado o concurso para Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental do Ministrio do Planejamento. So 150 vagas para um dos cargos mais interessantes do servio pblico. O edital no deve demorar muito para ser publica, por isso preciso se dedicar ao mximo para chegar bem preparado na prova. Esta a aula demonstrativa do curso de Administrao Pblica e Gesto Governamental. So duas disciplinas com contedos bastante semelhantes, at mesmo coincidentes em vrios itens, por isso as veremos conjuntamente. Gesto Governamental faz parte apenas da prova discursiva, por isso tambm irei dar alguns exemplos de questes subjetivas ao longo do curso. Ele ser composto de 09 aulas, alm desta aula demonstrativa, no seguinte cronograma:
Aula Demonstrativa: APU 1. Formao do Estado e da Administrao Pblica. 2. Modelos tericos de Administrao Pblica: patrimonialista e burocrtico.

Aula 01 19/03: APU 2. Modelos tericos de Administrao Pblica: gerencial. 6. Evoluo dos modelos/paradigmas de gesto a nova gesto pblica. GGO 1. Evoluo dos modelos/paradigmas de gesto a nova gesto pblica. Aula 02 26/03: APU 4. Evoluo da Administrao Pblica no Brasil. Reformas de Estado no Brasil Recente: Repblica Velha (1889-1930); Reforma burocrtica (1936); Perodo militar e a segunda reforma: Decreto-Lei 200 (1967); Programa Nacional de Desburocratizao; Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995). Aula 03 02/04: GGO 7. Novas formas de gesto de servios pblicos: formas de superviso e contratualizao de resultados parcerias estado e sociedade; horizontalizao; pluralismo institucional; redes interorganizacionais. 8. Aplicao de Tecnologias de Informao e Comunicao Gesto Pblica. 9. Processos participativos de gesto pblica: oramento participativo, parceria entre governo e sociedade; ouvidorias, governana interna e externa. Aula 04 09/04: APU 8. Qualidade no servio pblico. 9. Conceitos de eficincia, eficcia e efetividade aplicados Administrao Pblica. 13. Instrumentos gerenciais contemporneos: avaliao de desempenho e resultados; sistemas de incentivos e responsabilizao; flexibilidade organizacional; trabalho em equipe; mecanismos de rede. GGO 5. Instrumentos gerenciais contemporneos: avaliao de desempenho e resultados; sistemas de incentivo e responsabilizao; flexibilidade organizacional; trabalho em equipe; mecanismos de rede.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
Aula 05 16/04: APU 3. Pacto Federativo e relaes intergovernamentais. 14. Coordenao Executiva problemas da articulao versus a fragmentao de aes governamentais. Dimenses da coordenao: intra-governamental, intergovernamental e governo-sociedade. GGO 6. Coordenao Executiva problemas da articulao versus a fragmentao de aes governamentais. Dimenses da coordenao: intragovernamental, inter-governamental e governo-sociedade. Aula 06 23/04: APU 5. tica no exerccio da funo pblica. GGO 12. Gesto de suprimentos e logstica na administrao pblica. A modernizao do processo de compras. 13. Gesto de contratos e convnios no setor pblico. 14. Os controles interno e externo. Responsabilizao e Prestao de Contas. Aula 07 30/04: APU 15. Sistema de Planejamento e Oramento do Governo Federal: gesto por programas; integrao planejamento e oramento; eficincia do gasto pblico; custos. GGO 11. Sistema de Planejamento e Oramento do Governo Federal: fundamentos legais; conceitos bsicos do s sistema de planejamento, oramento e financeiro; gesto por programas; integrao planejamento e oramento; eficincia do gasto pblico; custos. Aula 08 07/05: APU 7. Teorias das organizaes aplicadas Administrao Pblica. GGO 2. Teorias das organizaes aplicadas Administrao Pblica. Aula 09 14/05: APU 10. Caracterizao das organizaes: tipos de estruturas organizacionais, aspectos comportamentais (motivao, clima e cultura) 11. Desenvolvimento institucional. 12. Perspectivas da mudana organizacional. GGO 3. Desenvolvimento institucional. 4. Perspectivas da mudana organizacional. 10. Modelos contemporneos de gesto de pessoas: gesto de pessoas por competncias; liderana e desempenho institucional.

O curso de Teoria e Exerccios, ou seja, as aulas sero compostas por uma parte expositiva e outra com questes comentadas. Iremos focar nas questes da ESAF, mas tambm usarei questes de outras bancas para complementar, principalmente em temas que no foram muito cobrados. Agora, vou me apresentar. Sou Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio. J fui Analista Tributrio da Receita Federal do Brasil e escriturrio da Caixa Econmica Federal, alm de ter trabalhado em outras instituies financeiras da iniciativa privada. Sou formado em jornalismo e tenho formao tambm em economia. Possuo especializao em Oramento Pblico e sou professor de cursinhos para concursos desde 2008. Tambm dou aula em cursos de ps-graduao. Nesta aula demonstrativa, vocs podero ter uma ideia de como ser nosso curso. Espero que gostem. Boa Aula!
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Sumrio
1. FORMAO DO ESTADO ....................................................................................... 3 1.1. 2. ESTADO MODERNO ............................................................................................... 4

MODELOS DE GESTO PBLICA ......................................................................... 10 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. TIPOS PUROS DE DOMINAO LEGTIMA .................................................................... 13 PATRIMONIALISMO ............................................................................................. 15 MODELO BUROCRTICO ....................................................................................... 18 CARACTERSTICAS DAS ORGANIZAES BUROCRTICAS ................................................. 25 DISFUNES E CRISE DA BUROCRACIA ..................................................................... 30

3. 4.

PONTOS IMPORTANTES DA AULA ....................................................................... 39 QUESTES COMENTADAS ................................................................................... 40 4.1. 4.2. 4.3. QUESTES DE OUTRAS BANCAS .............................................................................. 71 LISTA DAS QUESTES ......................................................................................... 85 GABARITO ...................................................................................................... 103

5.

LEITURA SUGERIDA ......................................................................................... 104

1. Formao do Estado
O primeiro item do edital de Administrao Pblica bastante amplo, muita coisa pode ser cobrada dentro dele. Vou dividi-lo entre esta e a prxima aula, pois a evoluo dos modelos tericos de administrao pblica (patrimonial, burocrtico e gerencial) est diretamente relacionada com a evoluo do Estado. Veremos nesta aula demonstrativa uma evoluo inicial, acerca do papel do Estado. No vamos nos aprofundar muito, pois a evoluo do Estado tema da disciplina de Cincia Poltica. O Estado Moderno surge com o absolutismo, perodo no qual as monarquias europeias adotam o patrimonialismo como modelo de gesto. Com o desenvolvimento do liberalismo, a partir da Revoluo Americana e Francesa no Sculo XVIII, comea uma exigncia cada vez maior por uma administrao racional e impessoal. Em meados do Sculo XIX o modelo burocrtico se desenvolve. Vamos ver agora isso de forma mais detalhada.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1.1. Estado Moderno


O Estado como conhecemos hoje, o Estado Moderno, um fenmeno relativamente recente. Apesar de conhecermos formas antigas de Estado, como o Egito, a Grcia ou Roma, apenas a partir da Paz de Westflia que podemos dizer que est presente uma de suas caractersticas essenciais: a soberania. A Paz de Westflia foi uma srie de tratados de paz na metade do sculo XVII que inaugurou o moderno sistema de relaes internacionais, ao acatar consensualmente noes e princpios como o de soberania estatal e o de EstadoNao. No significa que antes disso no houvesse nenhuma forma de Estado. A diferena que o Estado Moderno ser constitudo de soberania, o poder supremo sobre determinado territrio. O Estado Moderno tem origem com o absolutismo (sculo XIV), quando o monarca centraliza o poder poltico dentro de um determinado territrio. At ento, na Idade Mdia, o poder estava distribudo entre vrios feudos, cada um mandando em seu pedao de cho. O Estado Moderno surge justamente em oposio a fragmentao do poder no Estado Medieval, quando o monarca concentra o poder dentro do territrio, criando a soberania, no sentido de supremo, o mais alto de todos dentro de uma precisa delimitao territorial. A soberania pode ser vista sob duas ticas: interna e externa. Na primeira, o poder do Estado no pode ser limitado por nenhum outro poder dentro de seu territrio. O poder do Estado o mais alto dentro do Estado. A soberania externa significa que, nas relaes recprocas entre os Estados, no h subordinao nem dependncia, e sim igualdade. O Estado Moderno, no que tange sua organizao, constituiu-se na passagem dos meios reais de autoridade e administrao, que eram de domnio privado, para a propriedade pblica; e o poder de mando, que vinha sendo exercido como um direito do indivduo, fosse expropriado primeiro, em benefcio do prncipe absoluto e, depois, do Estado. Segundo Bobbio:
A histria do surgimento do Estado moderno a histria dessa tenso: do sistema policntrico e complexo dos senhorios de origem feudal se chega ao Estado territorial concentrado e unitrio por meio da chamada racionalizao da gesto do poder e da prpria organizao poltica imposta pela evoluo das condies histricas materiais.

Quando Bobbio fala em racionalizao da gesto, podemos comear a fazer a primeira ponte entre o surgimento do Estado Moderno e o desenvolvimento da burocracia. Para exercer seu poder, o monarca absolutista vai precisar formar um quadro administrativo.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Para Weber, as caractersticas essenciais do Estado Moderno so: a ordem legal, a burocracia, a jurisdio compulsria sobre um territrio a monopolizao do uso legtimo da fora Essa ltima caracterstica importante, bastante cobrada. Somente o Estado tem a legitimidade para usar a fora dentro de seu territrio, ele suprime a possibilidade de outras instncias exercerem a violncia. De acordo com Max Weber, o Estado moderno, ao se constituir, foi retirando dos diversos elementos da sociedade o direito de uso da fora e da violncia que antes era exercido por vrias instncias sociais, e foi concentrando para si este direito, utilizandoo apenas de conformidade com as leis vigentes. Hoje, o Estado moderno reivindica para si "o monoplio da violncia fsica legtima", exercendo-o como o seu nico detentor. E o uso da fora e da violncia pelo Estado legtimo porque est fundado em lei socialmente reconhecida. S o Estado detm a autoridade e o poder de prender, de sustar o direito de ir e vir e de algemar e punir o cidado de vrias formas. Outra caracterstica apontada por Weber a burocracia. Aqui, temos que tomar cuidado, pois as monarquias absolutistas da Europa vo manter o patrimonialismo como modelo de gesto predominante at meados do Sculo XIX. Nesse caso, temos que entender que Weber v a burocratizao como uma tendncia inevitvel, burocratizao sendo usada aqui no sentido de criao de normas e uso de um quadro administrativo profissional. Com o crescimento do Estado e a maior complexidade das funes exercidas por ele, torna-se cada vez mais imprescindvel a existncia de uma estrutura racional. Sobre a necessidade do Estado Moderno para a burguesia, Bobbio afirma que:
fcil de entender, nesse processo, o papel desenvolvido pelas chamadas premissas necessrias para o nascimento da nova forma de organizao do poder. A unidade de comando, a territorialidade do mesmo, o seu exerccio atravs de um corpo qualificado de auxiliares tcnicos so exigncias de segurana e eficincia para os extratos de populao que de uma parte no conseguem desenvolver suas relaes sociais e econmicas no esquema das antigas estruturas organizacionais.

Podemos ver aqui trs caractersticas que ele chama de necessrias: unidade de comando, territorialidade e corpo tcnico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A burocracia nasceu dentro do Estado Liberal, inclusive como uma forma de impor limites legais arbitrariedade do soberano. Porm, ao longo do tempo, h uma tendncia da burocracia em se apropriar de uma srie de funes, ampliando a atuao nos diversos setores econmicos e sociais. Por conseguinte, do liberalismo, a burocracia chega no Estado de Bem-Estar Social e Keynesiano, cuja premissa bsica a necessidade de interveno estatal. Isso est inclusive num texto do Max Weber, segundo o qual o esprito normal da burocracia racional, em termos gerais, o seguinte:
1) Formalismo, reclamado por todos os interessados na proteo de oportunidades pessoais de vida, de qualquer espcie porque de outro modo, a consequncia seria arbitrariedade e porque o formalismo a tendncia que exige menos esforo. Em contradio aparente e parcialmente efetiva a esta tendncia desta classe de interesses est; 2) A tendncia dos funcionrios a uma execuo materialmente utilitarista de suas tarefas administrativas, a servio dos dominados a serem satisfeitos. Esse utilitarismo material costuma manifestar-se na tendncia a exigir os correspondentes regulamentos. Essa tendncia racionalidade material encontra apoio em todos aqueles dominados que no pertencem camada, mencionada no item anterior, dos interessados em proteo em relao a oportunidades apropriadas. A problemtica da derivada faz parte da teoria da democracia.

De um lado (item 1) a burocracia surge para proteger os direitos estabelecidos: direito de propriedade, de liberdade, vida, etc. Ela surgia para forar o governante a agir somente segundo a lei, sem arbitrariedade. Contudo, do outro lado (item 2), a burocracia tende a buscar o melhor resultado de suas aes para a sociedade, proporcionar mudanas que melhorem a qualidade de vida da populao (o que chamado de utilitarismo). Para isso, eles exigem os respectivos regulamentos, ou seja, que as leis prevejam formas de o governo atuar para o benefcio coletivo, decorrendo da os direitos sociais. o velho conflito entre liberalismo e estado de bem-estar. Vamos ver um pouco dessa evoluo do Estado ao longo do Sculo XX. Ao mesmo tempo em que surge o Estado Liberal, temos tambm o aparecimento da primeira noo de Estado de Direito. Ganha fora o movimento poltico do Constitucionalismo, que tinha como objetivo estabelecer em toda parte regimes constitucionais, governos limitados em seus poderes, submetidos a constituies escritas. Este movimento confunde-se, no plano poltico, com o liberalismo e, como este, sua marcha no sculo XIX e nas trs primeiras dcadas do sculo XX foi triunfal.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Uma das principais inovaes do Estado Moderno foi a separao da esfera pblica da privada. Ele surge como uma forma de diferenciao do Estado e da sociedade civil. Segundo Bobbio:
Atravs da concepo liberal do Estado tornam-se finalmente conhecidas e constitucionalizadas, isto , fixadas em regras fundamentais, a contraposio e a linha de demarcao entre o Estado e o no-Estado, por no-Estado entendendo-se a sociedade religiosa e em geral a vida intelectual e moral dos indivduos e dos grupos.

Bobbio, para melhor conceituar o Estado de Direito, faz uma distino entre a limitao dos poderes do Estado e a limitao das funes do Estado:
O liberalismo uma doutrina do Estado limitado tanto com respeito aos seus poderes quanto s suas funes. A noo corrente que serve para representar o primeiro Estado de direito; a noo corrente para representar o segundo Estado mnimo. Enquanto o Estado de direito se contrape ao Estado absoluto entendido como legitibus solutus, o Estado mnimo se contrape ao Estado mximo: deve-se, ento, dizer que o Estado liberal se afirma na luta contra o Estado absoluto em defesa do Estado de direito e contra o Estado mximo em defesa do Estado mnimo, ainda que nem sempre os dois movimentos de emancipao coincidam histrica e praticamente.

Podemos afirmar que os principais elementos do Estado de Direito so: a submisso do imprio a lei, a separao dos poderes a definio de direitos e garantias individuais. A submisso ao imprio da lei se d com o estabelecimento das primeiras Constituies, a sujeio do poder estatal ao ordenamento jurdico. Os liberais se enquadram na teoria jusnaturalista, defendendo que h uma srie de direitos que precedem o Estado e que este deve obedec-los. O Estado de Direito aquele em que apenas as leis podem definir qual o Direito que competir ao governante aplicar. Em relao separao de poderes, Montesquieu ganhou notoriedade com a criao da teoria da colaborao de funes, apontando a existncia de trs formas: o Legislativo, que fazia e corrigia as leis; o Executivo das coisas que dependem dos direitos das gentes que promovia a paz ou a guerra e aes ligadas a outros Estados; e, por ltimo, o Executivo das coisas que dependem do Direito civil, ou seja, aquele que possui o poder de julgar porque punia os crimes e julgava os litgios entre os indivduos, dando este ltimo origem ao Poder Judicirio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O poder na realidade uno, e tem titular nico o povo. A separao de poderes estabelece uma diviso de carter funcional e orgnico quanto ao exerccio das trs funes estatais: a legislativa, a jurisdicional e a administrativa. Por fim, a enunciao dos direitos fundamentais refere-se justamente ao reconhecimento dos direitos que devem ser obedecidos pelo Estado. O objetivo das primeiras constituies liberais era assegurar sociedade certos direitos e garantias mnimos, destinados a conferir-lhes um espao de liberdade perante o Estado. Foram previstos, ento, os direitos liberdade de locomoo, de reunio, de manifestao do pensamento, o direito vida e propriedade, entre outros, bem como garantias relacionadas a estes direitos, a exemplo do habeas-corpus, remdio constitucional destinado a assegurar o direito liberdade de locomoo. Estes direitos e garantias correspondem ao que chamamos de direitos fundamentais de primeira gerao. Sua caracterstica principal que exigem uma no-ao do Estado, no sentido de respeitar as esferas jurdicas por eles protegidas. Por isso que estas Constituies so conhecidas tambm como negativas, dando nfase ao objetivo construir um espao de liberdade individual sem interveno estatal. Com o surgimento do Estado Representativo, assistiu-se ao surgimento do Estado Democrtico de Direito, que rene os princpios do Estado Democrtico e o do Estado de Direito. No entanto, apesar de as primeiras constituies preverem a participao popular por meio do voto, esta participao era ainda restrita. Segundo Darcy Azambuja:
Os legisladores da Revoluo Francesa, em contradio com as ideias de igualdade que pregavam, partiram do axioma de que sociedade deve ser dirigida pelos mais sensatos, mais inteligentes, mais capazes, pelos melhores, por uma elite enfim. o que se denomina sufrgio restrito. Para descobrir essa elite dois critrios foram adotados: 1) so mais capazes os indivduos que possuem bens de fortuna; 2) so mais capazes os que possuem mais instruo. o sistema do senso alto, do voto restrito pelas condies de fortuna ou de instruo.

Alm disso, o termo democrtico no significa apenas que h uma maior participao da sociedade por meio do voto. O Estado de Direito durante o incio do Estado Liberal teve como consequncia a distoro do princpio da legalidade. Restringiu-se o exame da validade de uma lei aos seus aspectos meramente formais, permitindo a subsistncia no ordenamento jurdico estatal de qualquer regra posta em vigor, uma vez observado o procedimento prprio para sua instituio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Por causa disso, o Estado de Direito evoluiu em direo ao Estado Democrtico de Direito, no qual se considera a lei no s pelo ngulo formal, mas tambm pelo material, reconhecendo-se a legitimidade to somente daquelas leis que apresentarem contedo democrtico, em conformidade com os interesses e aspiraes do povo. Segundo Macpherson, a expresso democracia liberal tambm apresenta esta dualidade de conceitos. Num primeiro sentido, ela pode ser considerada como a democracia de uma sociedade de mercado capitalista, onde a liberdade um valor de suma importncia. Num segundo sentido, ela expressa uma sociedade empenhada em garantir que todos os seus membros sejam igualmente livres para concretizar suas capacidades, ou seja, ao lado da liberdade, a igualdade torna-se um valor imprescindvel. Segundo o autor:
Liberal pode significar a liberdade do mais forte para derrubar o mais fraco de acordo com regras do mercado; ou pode significar de fato igual liberdade para todos empregarem e desenvolverem suas capacidades. Esta ltima definio contraditria em relao primeira.

Como teoria, a democracia liberal comeou a surgir em princpios do sculo XIX. Mas em meados do mesmo sculo que uma mudana na sociedade ir exigir um modelo muito diferente de democracia. A classe trabalhadora comeava a parecer perigosa propriedade, uma vez que as suas condies de vida e trabalho se tornavam to ostensivamente desumanas. Comea a ganhar fora o socialismo, colocando em alerta a burguesia. Assim, numa segunda fase do Estado Liberal, no sculo XIX, buscou-se sua legitimao, atravs de lutas polticas e sociais, com a ampliao do conceito de cidadania, mediante expanso dos direitos polticos (como voto secreto, peridico e universal) a outros segmentos sociais e o resgate da ideia da igualdade jurdica como o marco dos direitos fundamentais. Percebe-se uma mudana de rumos e de contedos no Estado Liberal, quando este passa a assumir tarefas positivas, prestaes pblicas, a serem asseguradas ao cidado como direitos peculiares cidadania, ou agir como ator privilegiado do jogo scio-econmico. No decorrer da evoluo poltica das sociedades, surge um segundo tipo de Constituio, a social ou dirigente. Enquanto as liberais eram chamadas de negativas, as sociais, pelo contrrio, exigem uma atuao positiva do Estado. Esta mudana de paradigma ocorreu porque se percebeu que o Estado Liberal no assegurava plenas condies de desenvolvimento para os membros economicamente mais fracos do corpo social, o que impedia a plena fruio das liberdades asseguradas pela Constituio liberal.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Aparecem ento os direitos fundamentais de segunda gerao, que defendem que o Estado coloque em prtica uma srie de polticas pblicas que busquem justamente conferir tais condies materiais, de modo a assegurar um mnimo de igualdade entre os membros da sociedade. So os chamados direitos sociais, como os direitos ao trabalho, sade, educao, entre outros direitos que se voltam a obter uma igualdade real entre os indivduos, em complemento igualdade formal assegurada pelo modelo anterior de Constituio. Aqui nascia o Estado Social de Direito. A primeira consequncia desse novo perfil de atuao positiva trazido pelo Estado Social de Direito foi a diminuio da atividade livre do indivduo. Cresce a interveno estatal, desaparece o modelo de Estado mnimo, as liberdades contratuais e econmicas so reduzidas, nascem os partidos polticos. Governo e partidos so mais suscetveis s reivindicaes sociais. A justia social era vista como necessidade de apoiar indivduos de uma ou de outra forma quando sua autoconfiana e iniciativa no podiam mais dar-lhes proteo, ou quando o mercado no mostrava a flexibilidade ou a sensibilidade que era suposto demonstrar na satisfao de suas necessidades bsicas. Esta justia social emerge como componente estatal de reivindicaes igualitrias, dando origem a construo do Estado do Bem-Estar ou Welfare State, que veremos na prxima aula.

2. Modelos de Gesto Pblica


Vamos ver agora os modelos tericos de administrao pblica: patrimonialismo, burocracia e gerencialismo. O termo patrimonialismo vem de patrimnio, isso porque o governante administrava o patrimnio pblico como se fosse seu patrimnio privado. Era o modelo caracterstico das monarquias europeias at o Sculo XIX, quando se desenvolve as ideias de legalidade e impessoalidade com o modelo burocrtico. Este surge como uma forma de proteger o patrimnio coletivo contra os interesses privados, estabelecendo procedimentos a serem seguidos. Contudo, exageraram nas regras, a administrao pblica ficou muito rgida e burocracia virou sinnimo de ineficincia. Isso se torna um problema srio com a crise fiscal a partir da dcada de 1970, quando ganham fora as ideias de uma administrao gerencial. Esta busca adotar tcnicas de gesto da administrao privada e tem como principal caracterstica a mudana na nfase do controle dos processos para os resultados.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
Patrimonialismo Tem origem nas sociedades patriarcais, em que a comunidade vivia ao redor do senhor e servia a este em troca de proteo. Burocrtico Desenvolve-se com o surgimento do capitalismo e da democracia. Gerencial aplicada inicialmente pelos governos Thatcher no Reino Unido e Reagan nos EUA, no incio dos anos 1980.

Esteve presente nas monarquias europeias absolutistas. O patrimnio pblico confundido com o particular.
At 1850

Defende a separao do pblico e do privado, impondo limites legais a atuao da administrao pblica. Entra em crise a partir da dcada de 1970, devido crise fiscal que teve origem nas duas crises do petrleo.
1850-1980

Prega a reduo das atividades estatais e a autonomia do gestor pblico Defende a mudana no foco do controle, do processo para o resultado.
Depois de 1980

So trs modelos que se sucederam ao longo do tempo, tendo cada um prevalecido em pocas diferentes, mas isso no significa que foram deixando de existir medida que outro surgia. Tanto o patrimonialismo quanto a burocracia ainda esto presentes, apesar de prevalecer o gerencialismo. Aqui j temos um ponto, com o qual devemos tomar cuidado. Vamos ver uma questo:

1. (ESAF/AFRFB/2009) Considerando os modelos tericos de Administrao Pblica em nosso pas, o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrtico incorporasse valores de eficincia, eficcia e competitividade.

A questo errada. O erro NO est em dizer que o gerencialismo valoriza princpios como eficincia, eficcia e competitividade, isto est certo. J vi alunos acharem que o erro est em falar em competitividade ao invs de efetividade, j que esta ltima seria a terceira dimenso do desempenho, junto com a eficincia e a eficcia. Porm, o gerencialismo fala muito em competitividade. O erro est em dizer que esses valores so incorporados ao modelo burocrtico, quando,na realidade, este substitudo pelo gerencial. No podemos dizer que o modelo burocrtico foi melhorado ou aperfeioado pelo gerencial, pois h uma quebra de paradigma, em que um modelo substitudo pelo outro. TODAVIA, apesar desta quebra de paradigma, no so abandonados todos os princpios do modelo burocrtico, muitos aspectos so mantidos. Vamos ver algumas questes:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

2. (CESPE/TCU/2008) Na administrao pblica gerencial, ao contrrio do que ocorre na administrao pblica burocrtica, a flexibilizao de procedimentos e a alterao da forma de controle implicam reduo da importncia e, em alguns casos, o prprio abandono de princpios tradicionais, tais como a admisso segundo critrios de mrito, a existncia de organizao em carreira e sistemas estruturados de remunerao.

A questo errada, foi copiada do Plano Diretor, segundo o qual:


A administrao pblica gerencial constitui um avano e at um certo ponto um rompimento com a administrao pblica burocrtica. Isto no significa, entretanto, que negue todos os seus princpios. Pelo contrrio, a administrao pblica gerencial est apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princpios fundamentais, como a admisso segundo rgidos critrios de mrito, a existncia de um sistema estruturado e universal de remunerao, as carreiras, a avaliao constante de desempenho, o treinamento sistemtico. A diferena fundamental est na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e no na rigorosa profissionalizao da administrao pblica, que continua um princpio fundamental.
Plano diretor da Reforma do Aparelho do Estado:

um documento do Governo FHC, lanado em 1995, e que trazia a base da reforma gerencial que seria promovida. Veremo-lo na Aula 02, mas ele tambm importante porque traz um histrico da administrao pblica no mundo e no Brasil, e as bancas copiam muitas questes de seu texto. praticamente de leitura obrigatria. Est disponvel no site: http://www.bresserpereira. org.br/Documents/MARE/Pl anoDiretor/planodiretor.pdf

Vamos ver mais algumas questes sobre a relao entre os modelos:

3. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) A administrao gerencial nega todos os princpios da administrao pblica patrimonialista e da administrao pblica burocrtica. 4. (ESAF/SUSEP/2010) De certa forma, patrimonialismo, burocracia e gerencialismo convivem em nossa administrao contempornea. 5. (ESAF/APO-MPOG/2010) Com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porm sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo. 6. (ESAF/ISS-RJ/2010) No Brasil, o modelo de administrao burocrtica foi completamente substitudo pelo modelo gerencial implantado ao final do sculo XX. Gabarito: E, C, C, E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

2.1. Tipos Puros de Dominao Legtima


Antes de entrarmos em cada um desses modelos, preciso que seja visto o que Max Weber chamou de tipos puros de dominao legtima, que constituem a base de cada um deles. Max Weber foi um pensador alemo. difcil colocar ele em alguma cincia especfica, pois seus estudos abrangeram reas como a sociologia, a economia, o direito e a poltica. Esse autor muito importante porque toda a base do estudo do modelo burocrtico est em seus escritos. No foi ele que criou esse modelo, mas foi um dos primeiros a analis-lo, no incio do Sculo XX, e seu trabalho teve grande repercusso. Segundo o autor:
Poder significa toda probabilidade de impor a prpria vontade numa relao social, mesmo contra resistncias, seja qual for o fundamento desta probabilidade. Dominao a probabilidade de encontrar obedincia a uma ordem de determinado contedo, entre determinadas pessoas indicveis. Disciplina a probabilidade de encontrar obedincia pronta, automtica e esquemtica a uma ordem, entre uma pluralidade indicvel de pessoas, em virtude de atividades treinadas.

Poder observar nesses trs conceitos uma gradao no que se refere ao nvel de obedincia. Enquanto o poder envolve impor a prpria vontade mesmo contra resistncias, a disciplina j constitui uma obedincia automtica. A dominao est no meio, como a probabilidade de encontrar obedincia. Weber fala em encontrar obedincia, ou seja, preciso que a pessoa aceite a ordem do outro, que ela adote determinada conduta sem resistncia. A dominao precisa da obedincia, que a pessoa que recebe a ordem aceite a outra como algum com o direito de lhe dar ordens, que tenha legitimidade. O conceito de legitimidade muito importante dentro do conceito de dominao. S h dominao se h legitimidade. Weber fala que h trs tipos puros de dominao legtima. Quando ele fala em puros, ele se refere a tipos-ideais, que um recurso metodolgico que o cientista utiliza toda vez que necessita compreender um fenmeno formado por um conjunto histrico ou uma sequncia de acontecimentos. Estes tipos ideais no podem ser encontrados na realidade, eles no existem em seu estado puro, eles se situam apenas no plano da abstrao terica. O tipo ideal uma abstrao, atravs da qual as caractersticas extremas de um determinado fenmeno so definidas, de forma a fazer com que ele aparea em sua for-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ma pura. Ideal no quer dizer que bom, mas sim que est no mundo das ideias. Como o tipo puro uma abstrao, um extremo, nenhuma organizao corresponde ao modelo puro de burocracia. Weber descreve os tipos puros de dominao com base na origem de sua legitimidade, ou seja, com base no porqu das pessoas aceitarem as ordens. So trs tipos: dominao tradicional, carismtica e racional-legal. Na Dominao Tradicional o critrio para a aceitao da dominao a tradio, ou seja, os valores e crenas que se perpetuam ao longo de geraes. Existe legitimidade porque as coisas sempre foram assim. O Rei governa o Estado porque seu pai era rei, assim como seu av, seu bisav, etc.

Tipos puros de Dominao Racional-legal: baseada na crena na legitimidade das ordens estatudas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, esto nomeados para exercer a dominao;

Tradicional: baseada na crena cotidiana da santidade das tradies vigentes desde sempre e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradies, representam a autoridade; Carismtico: baseada na venerao extraordinria da santidade, do poder heroico ou do carter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.

um tipo de dominao extremamente conservador. Aquele que exerce a dominao tradicional no simplesmente um superior hierrquico, mas um senhor, e seus subordinados, que constituem seu quadro administrativo, no so funcionrios, mas servidores. No se obedece a estatutos, mas pessoa indicada pela tradio ou pelo senhor tradicionalmente determinado. O senhor tem uma ampla liberdade para tomar decises, de forma arbitrria. Porm, essa liberdade limitada pela prpria tradio, j que ele no pode infringir aquilo que lhe d legitimidade. Na Dominao Carismtica, a legitimidade tem origem no carisma do lder. As pessoas aceitam suas ordens e so leais ao senhor porque ele possui uma qualidade extraordinria. Weber define carisma como:
Uma qualidade pessoal considerada extracotidiana e em virtude da qual se atribuem a uma pessoa poderes ou qualidades sobrenaturais, sobrehumanos ou, pelo menos, extracotidianos especficos ou ento se a toma como enviada por Deus, como exemplar e, portanto, como lder.

Uma palavra importante nessa definio extracotidiano. O carisma algo que no existe no dia-a-dia, na rotina, ele surge com uma situao extraordinria. A dominao carismtica um poder sem base racional. instvel, arbitrrio e facilmente adquire caractersticas revolucionrias. Sua instabilidade deriva da fluidez de suas bases. O lder carismtico mantm seu poder enquanto seus seguidores reconhecem nele foras extraordinrias e, naturalmente, este reconhecimento pode desaparecer a qualquer momento.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Assim, com o passar do tempo, essa dominao perde sua caracterstica efmera, assumindo o carter de uma relao permanente, a dominao carismtica tem de modificar substancialmente, se transformando numa dominao tradicional ou racional. Fidel Castro um exemplo disso. Ele foi um lder revolucionrio, que com o carisma conseguiu uma srie de seguidores na busca pela tomada do poder. Porm, pela sua longa permanncia do poder, teve sua dominao carismtica transformada em tradicional. A dominao racional-legal tem sua legitimidade na lei, o estatuto criado com base na razo. Obedece-se s regras e no pessoa. Segundo Weber, obedece-se ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuda e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposies e dentro do mbito de vigncia destas. A burocracia moderna, para Weber, a forma de organizao do Estado prpria dos regimes em que predomina a dominao racional-legal.

2.2. Patrimonialismo
O patrimonialismo uma forma de dominao tradicional. Na realidade, ainda mais especfico, um tipo de dominao patriarcal, que um tipo de dominao tradicional. Na dominao patriarcal, todo um grupo de pessoas est sujeito s ordens do senhor, dentro de uma comunidade domstica. No se incluem aqui apenas os filhos de sangue do senhor, mas toda a comunidade, que de alguma forma vive a seu redor e depende dele. No momento em que h uma evoluo dessas comunidades, aumentando a complexidade das tarefas que so desempenhadas, e tem incio a descentralizao do poder patriarcal, em que alguns grupos passam a ter maior responsabilidade e liberdade, surge a dominao patrimonial. Para Weber:
A este caso especial da estrutura de dominao patriarcal: o poder domstico descentralizado mediante a cesso de terras e eventualmente de utenslios a filhos ou outros dependentes da comunidade domstica, queremos chamar de dominao patrimonial.

Assim, o patrimonialismo tem origem na comunidade domstica. Quando o territrio governado pelo patriarca comea a aumentar, ele precisa designar pessoas para represent-lo em outras localidades. Aqui que surge o patrimonialismo, nessa descentralizao. A administrao patrimonial tem como objetivo principal satisfazer as necessidades pessoais do senhor. No existe uma diferenciao entre o patrimnio pblico e o privado, sendo esta a maior caracterstica do patrimonialismo: a confuso entre as esferas pblica e privada.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Desta forma, o prncipe administra os bens pblicos como se fossem seus. Na realidade, na poca pr-moderna e ainda nos Estados Absolutistas, no havia patrimnio pblico, mas patrimnio real. Isso pode ser observado na atuao do quadro administrativo: o funcionrio mantinha uma relao puramente pessoal de submisso ao senhor, sua fidelidade no com o interesse pblico, mas sim com o senhor. Quando em contato com a populao, o quadro administrativo pode agir arbitrariamente, da mesma forma que o senhor. O patrimonialismo consiste em administrar e proferir sentenas caso por caso. Weber cita algumas caractersticas que NO estavam presentes no quadro administrativo da dominao tradicional, em seu tipo puro:
Caractersticas AUSENTES no patrimonialismo A competncia fixa segundo regras objetivas; A hierarquia racional fixa; A nomeao regulada por contrato livre e ascenso regulado; A formao profissional (como norma); (muitas vezes) o salrio fixo e (ainda mais frequentemente) o salrio pago em dinheiro.

No havia um salrio fixo. Os funcionrios patrimoniais, no incio, se alimentavam na mesa do senhor e eram equipados a partir de seu guarda-roupa. Com o afastamento da comunidade domstica, ocorria a criao das chamadas prebendas, cuja definio do dicionrio ocupao rendosa de pouco trabalho. Pode-se dizer que constituem um privilgio dos servidores que, ao representar o soberano em determinada comunidade, recebem o direito de se apropriar de parte dos bens pblicos como uma renda prpria, como, por exemplo, ficar com parte dos tributos e pedgios cobrados. Entre as formas de sustento do funcionrio patrimonial, Weber insere: a alimentao na mesa do senhor; os emolumentos, que eram rendimentos provenientes das reservas de bem e dinheiro do senhor; terras funcionais; oportunidades apropriadas de rendas taxas ou impostos; e feudos. Outro termo usado para descrever a atuao do quadro administrativo patrimonial sinecura, que vem do latim e significa sem cuidado. Esse termo se refere quelas funes que asseguram uma remunerao ao seu ocupante sem que seja exigido trabalho ou responsabilidade real. uma forma de rendimento sem a necessidade de empreender esforos. Em muitos casos os cargos eram distribudos como presentes, moeda de troca, em que seu ocupante teria uma fonte de renda sem ter que desempenhar as funes.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Com o surgimento do Estado, das constituies, e a formao de uma quadro administrativo profissional, o termo patrimonialismo passou a ser usado para descrever a corrupo, o uso da mquina pblica para benefcio prprio. Segundo Luis Carlos Bresser Pereira:
A caracterstica que definia o governo nas sociedades pr-capitalistas e prdemocrticas era a privatizao do Estado, ou a interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado. Patrimonialismo significa a incapacidade ou a relutncia de o prncipe distinguir entre o patrimnio pblico e seus bens privados. A administrao do Estado pr-capitalista era uma administrao patrimonialista.

Uma coisa que vocs vo ver muito ao longo do curso que as bancas de concursos copiam suas questes de textos, e que alguns desses textos so usados recorrentemente. Luis Carlos Bresser Pereira um dos autores mais usados. Ele foi Ministro da Administrao e Reforma do Estado, o antigo MARE, e possui vrios e vrios textos de Administrao Pblica. Vamos ver uma questo que foi copiada desse trecho acima:

7. (ESAF/MPOG/2006) No modelo patrimonialista de administrao pblica existe uma interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado

A questo certa. A interpermeabilidade significa justamente que as duas esferas se comunicam, que no h uma separao rgida entre o patrimnio pblico e o privado. Como caractersticas do modelo, podemos citar: a falta de uma esfera pblica contraposta privada, a racionalidade subjetiva e casustica do sistema jurdico, a irracionalidade do sistema fiscal, a no-profissionalizao e a tendncia intrnseca corrupo do quadro administrativo. No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extenso do poder do soberano, o qual utiliza os bens pblicos da forma que achar conveniente, particularmente em seu prprio benefcio. O patrimonialismo vai ser predominante at os Estados Absolutistas, ganhando fora o modelo burocrtico com o incio das democracias liberais. Contudo, por mais que prevalea a racionalidade do modelo burocrtico, o patrimonialismo ainda se mantm forte dentro da administrao pblica. At hoje existem prticas de apropriao dos bens pblicos por interesses privados. Isso bastante cobrado nos concursos. Segundo o Plano Diretor:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extenso do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos so considerados prebendas. A res publica no diferenciada das res principis. Em conse quncia, a corrupo e o nepotismo so inerentes a esse tipo de administrao. No momento em que o capitalismo e a democracia se tornam dominantes, o mercado e a sociedade civil passam a se distinguir do Estado. Neste novo momento histrico, a administrao patrimonialista torna-se uma excrescncia inaceitvel.

Portanto, quando o capitalismo se desenvolve necessria uma administrao mais racional, que no tome decises caso a caso. As regras precisam ser estveis, para reduzir os riscos dos investimentos de longo prazo. E a democracia tambm contrria ao patrimonialismo, pois pressupe que o Estado a organizao coletiva da sociedade, e no a extenso do patrimnio de um monarca. Dessa forma, as decises precisam seguir o interesse pblico, e no o interesse pessoal. Por isso que o desenvolvimento do capitalismo e da burocracia exige uma administrao burocrtica.

2.3. Modelo Burocrtico


Vamos ver uma questo:

8. (CESPE/TCE-PE/2004) A burocracia patrimonialista era o modelo clssico de administrao presente nas monarquias europeias do sculo XIX.

A questo certa. Muitos se confundem nessa questo porque ela fala em burocracia patrimonialista, da marcam errada, pois o modelo caracterstico das monarquias europeias do Sculo XIX era o patrimonialismo, e no a burocracia. Essa confuso surge porque o termo burocracia possui diferentes significados. Podemos citar pelo menos quatro: Forma de governo; Conjunto de funcionrios pblicos; Racionalidade; Ineficincia. O primeiro registro do uso do termo burocracia atribudo a Seigneur de Gournay (1712-1759), na Frana, pela juno da palavra francesa bureau, que se refere a escritrio, com a palavra grega krtos, que significa poder. O sufixo cracia usado para designar as formas de governo. Aristteles apreProf. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS sentou uma classificao com democracia (governo pelo povo), aristocracia (governo dos melhores) e monarquia (governo de um s). Podemos nos lembrar de outras palavras terminadas em cracia: gerontocracia (governo dos mais velhos), teocracia (governo por Deus), etc. E a burocracia? Se ela possui o sufixo cracia, ento tambm uma forma de governo? Isso mesmo. O termo burocracia se refere ao governo do escritrio, governo dos funcionrios pblicos. Gournay o usou como uma quarta forma de governo, na classificao de Aristteles, de forma pejorativa, criticando o fato de estar ocorrendo na Frana um crescimento do quadro administrativo e da normatizao, fazendo com que os funcionrios pblicos tomassem as decises que deveriam ser da sociedade. Ao invs de um governo do povo, surgia um governo de escritrio. A burocracia representava uma ameaa prpria democracia. Outra acepo do termo burocracia como o conjunto de agentes pblicos, o aparelho do Estado, que age de forma racional. Assim, quando falamos em burocracia, estamos nos referindo aos funcionrios pblicos, aos rgos governamentais, a estrutura do Estado. A terceira viso da burocracia como racionalidade. Weber associou a burocracia com a dominao racional-legal, ou seja, a burocracia seria a busca dos meios mais eficientes para se alcanar determinado objetivo. Vamos ver a definio de Bresser Pereira e Fernando Prestes Motta:
Se adotarmos uma definio curta e perfeitamente enquadrada dentro dos moldes da filosofia aristotlica, diremos que uma organizao ou burocracia um sistema social racional, ou um sistema social em que a diviso do trabalho racionalmente realizada tendo em vista os fins visados.

Essa definio j foi bastante cobrada em concursos. Muitos alunos se confundem com ela por causa do final fins visados, j que associam com o fato de a burocracia se preocupar apenas em controlar os procedimentos, os meios, e no olhar para resultados. Porm, preciso separar a teoria da prtica. Na teoria, a burocracia racional porque adota os procedimentos mais eficientes para se chegar a determinado resultado. Na prtica, ela extremamente rgida com os procedimentos, esquecendo-se do resultado. Detalhando melhor esta definio, os autores dizem que o critrio que diferencia o ato racional do irracional sua coerncia em relao aos fins visados. Um ato ser racional na medida em que representar o meio mais adaptado para se atingir determinado objetivo, na medida em que sua coerncia em relao a seus objetivos se traduzir na exigncia de um mnimo de esforos para se chegar a esses objetivos. Isso significa que a burocracia evoluiu como uma forma de se buscar maior eficincia nas organizaes. Isso mesmo! Apesar de consi-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS derarmos o termo burocrtico quase como um antnimo de eficincia, no seu cerne ele nasceu como a racionalizao das atividades com o objetivo de aumentar a eficincia. Segundo Weber:
A administrao puramente burocrtica a forma mais racional de exerccio de dominao, porque nela se alcana tecnicamente o mximo de rendimento em virtude de preciso, continuidade, disciplina, rigor e confiabilidade isto , calculabilidade tanto para o senhor quanto para os demais interessados , intensidade e extensibilidade dos servios e aplicabilidade formalmente universal a todas as espcies de tarefaz.

Quando pensamos na burocracia como excesso de controles, papelada, necessidade de muitas tramitaes, apego exagerado a regulamentos, ineficincia, estamos pensando nos defeitos do sistema, ou ao que damos o nome de disfunes da burocracia. Por isso muito importante vocs diferenciarem a teoria da prtica. Na teoria, a burocracia eficiente, se preocupa com os fins da ao governamental. Na prtica, ineficiente e se preocupa apenas com o controle dos processos, esquecendo dos resultados. A rigidez da prtica resultou no quarto uso do termo, que o da burocracia como sinnimo de ineficincia. O excesso de regras, de normas, a necessidade de executar procedimentos que na maioria das vezes parecem desnecessrios fez com que as pessoas vissem essa rigidez como lentido e desperdcio. Na definio dos autores temos tambm a diviso do trabalho. Qualquer sistema social elementarmente organizado tem por base a diviso do trabalho, a especializao das funes. A estrutura organizacional pode apresentar uma especializao vertical a hierarquia e uma especializao horizontal, a diviso do trabalho, ou departamentalizao. Em uma burocracia, esta diviso dever ser feita racionalmente, ou seja, sistemtica e coerentemente. Bresser e Motta apresentam ainda outra definio de burocracia:
o sistema social em que a diviso do trabalho sistemtica e coerentemente realizada, tendo em vista os fins visados; o sistema social em que h procura deliberada de economizar os meios para se atingir os objetivos.

Ato racional aquele coerente em relao aos fins visados; ato eficiente ou produtivo aquele que no s coerente em relao aos fins visados, como tambm exige o mnimo de esforos, de custos, para o mximo de resultados. A expresso burocracia patrimonial se refere ao perodo de transio do modelo patrimonial para o burocrtico, em que estavam presentes caractersticas dos dois modelos. Havia certa racionalidade, pois era adotada uma hierarquia, regras que definiam os procedimentos, mas faltava ainda a impessoalidade, ainda estava presente a utilizao do patrimnio pblico para interesses privados.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 20

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Para Weber, o desenvolvimento de formas de associao modernas em todas as reas (Estado, Igreja, exrcito, partido, empresa econmica, associao de interessados, unio, fundao, e o que mais seja) pura e simplesmente o mesmo que o desenvolvimento e crescimento contnuos da administrao burocrtica: o desenvolvimento desta constitui, por exemplo, a clula germinativa do moderno Estado ocidental. Para Weber:
A administrao racional por toda parte a mais racional do ponto de vista tcnico-formal, ela pura e simplesmente inevitvel para as necessidades da administrao de massas (de pessoas ou objetos).

Peter Evans & Rauch, num estudo com mais de 80 pases, chegaram concluso que a substituio do modelo patrimonialista pelo burocrtico foi uma condio no suficiente, porm necessria, para o desenvolvimento dos pases no sculo XX. possvel dizer que sem uma administrao pblica baseada no mrito, nenhum Estado pode realizar com sucesso suas atividades. O grande instrumento de superioridade da administrao burocrtica o conhecimento profissional. A administrao burocrtica significa: dominao em funo do conhecimento; este seu carter fundamental especificamente racional. Alm da posio de formidvel poder devida ao conhecimento profissional, a burocracia tem a tendncia de fortalec-la ainda mais pelo saber prtico de servio, o conhecimento adquirido nas tarefas ou na documentao. Quando pensamos na burocracia como organizao racional, veremos que isso no caracterstica apenas do modelo burocrtico de gesto, todas as organizaes que se enquadrem na racionalidade poderiam ser consideradas burocrticas. Segundo Bresser Pereira e Prestes Motta:
Alguns autores restringem o conceito de burocracia a um tipo de sistema social rgido, centralizado, que se amolda quase perfeitamente ao tipo ideal de burocracia descrito por Max Weber. Para esses autores bastaria que o sistema social se afastasse um pouco desse modelo, que se descentralizasse, que se flexibilizasse para deixar de ser uma organizao burocrtica. Todo sistema social administrado segundo critrios racionais e hierrquicos uma organizao burocrtica. Haver organizaes burocrticas mais flexveis ou mais rgidas, mais formalizadas ou menos, mais ou menos autoritrias.

Portanto, a burocracia, enquanto racionalidade, estaria presente no s no modelo de administrao burocrtica, mas tambm no patrimonialismo, como vimos na expresso burocracia patrimonialista, ou tambm na administrao gerencial. Mesmo com uma maior flexibilizao, ainda assim seriam organizaes burocrticas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Essas confuses com o conceito de burocracia ocorrem porque Max Weber estudou elas sob um enfoque de gesto, mas tambm e principalmente sob o enfoque poltico, de dominao. Naquele, ele apontou algumas caractersticas da organizao burocrtica, como a hierarquia, a impessoalidade, a carreira, a centralizao, etc.; neste, ele buscou analisar como burocracia representava uma forma de dominao, de poder. Segundo Weber, com a maior complexidade e a burocratizao da sociedade moderna, os burocratas tendem a retirar poder dos polticos. O surgimento do estado burocrtico implicaria a renncia de responsabilidade pela liderana poltica e na usurpao das funes polticas por parte dos administradores. O termo usurpao pode parecer forte, mas correto e j foi cobrado:

9. (CESPE/MCT/2004) Conforme a definio seminal weberiana, a burocracia , sobretudo, uma forma de dominao na qual os burocratas tendem a usurpar o poder poltico.

A questo certa. Seminal, segundo o Houaiss, significa que estimula novas criaes, que traz novas ideias, gerador de novas obras; inspirador. Realmente, a obra de Weber foi pioneira e um marco no pensamento das organizaes. Weber tinha um duplo sentimento em relao burocracia: considerava imprescindvel para a racionalizao das atividades estatais, algo que a classe poltica no conseguiria fazer sozinha, mas temia que a burocracia tivesse poder demasiado e, por isso, sempre props um controle poltico sobre ela. A Burocracia compatvel com o sistema da autoridade legal somente quando a formulao das leis e a superviso de sua aplicao ficam sendo mais prerrogativas dos polticos: se o aparelho burocrtico consegue usurpar o processo poltico e legislativo, ser preciso falar de um processo de burocratizao que ultrapassou os limites do sistema de domnio legal e lhe transformou a estrutura. O maior dilema da democracia seria: como impedir que a burocracia venha a usurpar o poder e como assegurar que permanea sendo apenas um elo entre dominadores e dominados? Weber foi pioneiro em apontar a problemtica da desintegrao entre poltica e administrao. Ele temia que o poder poltico fosse usurpado pela capacidade de realizao, impondo um absolutismo burocrtico no qual os problemas polticos tendem a ser transformados em problemas administrativos. Mas, como eu falei, essas questes so minoria. Normalmente burocracia se refere apenas ao aspecto administrativo. As questes normalmente associam burocracia com rigidez, ineficincia, impessoalidade, etc.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS At a tudo bem, a burocracia tambm entendida sob esse aspecto, como modelo administrativo. O grande problema, em minha opinio, que algumas vezes as bancas vo alm do termo burocracia e associam esse aspecto administrativo de rigidez e ineficincia com o modelo racional-legal. A dominao racional-legal aquela em que a legitimidade tem origem numa lei que foi racionalmente criada. O modelo burocrtico de administrao no a nica forma de dominao racional-legal. Se olharmos para o modelo gerencial, veremos que ele tambm se inclui como uma forma de dominao racional-legal, pois a razo e a lei ainda so a base da legitimidade atualmente. Vamos ver algumas questes:

10. (CESPE/CORREIOS/2011) O modelo racional-legal de administrao pblica confere eficincia, qualidade e baixo custo aos servios prestados pelo Estado aos cidados. 11. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) Acerca do modelo de administrao pblica gerencial, correto afirmar que orientada, predominantemente, pelo poder racional-legal. 12. (FCC/TRT-9/2010) Sobre as caractersticas da administrao pblica gerencial, tem como princpios orientadores do seu desenvolvimento o poder racional-legal. Gabaritos: E, E, E.

As questes so erradas. Se o modelo gerencial no orientado pela dominao racional-legal, por qual seria ento: pela tradicional ou pela carismtica? Percebam como eles tm uma viso deturpada em algumas questes, por isso tomem muito cuidado e prestem ateno para tentar perceber qual o sentido de burocracia que eles esto usando. Alguns autores associam a organizao ps-burocrtica dominao carismtica, mas isso no significa que todo o modelo gerencial vai se basear no carisma. Segundo Vasconcelos:
No incio deste artigo mostramos como a autoridade racional-legal fornece o fundamento de legitimidade da burocracia. No caso de um modelo psburocrtico, qual o fundamento de legitimidade? A resposta mais plausvel a esta questo que o modelo ps-burocrtico se baseia na recuperao da autoridade carismtica e na sua insero limitada dentro de contextos burocrticos, visando dinamiz-los. Esta hiptese explicaria por que organizaes puramente ps-burocrticas no existem (por no ser possvel construir duravelmente organizaes de grande porte baseadas exclusivamente em padres de autoridade carismtica).

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O autor afirma que a base dentro das organizaes ps-burocrticas a liderana carismtica porque so organizaes em que a liderana no resultante de normas e estatutos, mas sim com base na capacidade de motivar os funcionrios, de passar um sentido de viso de futuro, fazendo com que todos busquem o desenvolvimento prprio e da organizao. Mas ele deixa claro que isso uma insero limitada, ou seja, aplicada de forma especfica dentro das organizaes, em grupos flexveis. No se pode aplicar a dominao carismtica na sociedade como um todo, pois a legitimidade ainda provm das leis. Vamos ver mais uma questo com uma viso interessante sobre a burocracia:

13. (FCC/TRF-4/2004) O termo burocracia, que tem sido utilizado para designar uma administrao eficiente, pode tambm ser entendido como: (A) um conjunto de ordens, documentos e hierarquia. (B) poder, contra poder e controle. (C) diviso de saberes e prticas e organizao documental. (D) alienao, luta e organizao racional. (E) poder, controle e alienao.

Muitos marcam como resposta a letra A, o formalismo da burocracia se expressa por meio de ordens, documentos e hierarquia. Ela no est errada, mas no a resposta da questo. Isso porque as bancas copiam as questes de determinados autores e querem que vocs marquem aquilo que eles falaram, mesmo que outras alternativas no estejam erradas. Essa questo foi copiada de Fernando Prestes de Motta, do livro o que burocracia. Segundo o autor:
Qual o verdadeiro significado da palavra burocracia? A quem ela serve? O termo burocracia tem sido usado em vrios sentidos: para designar uma administrao racional e eficiente, para designar o seu contrrio, para designar o governo de altos funcionrios ou ainda para designar organizao. Neste livro, as vrias facetas da burocracia: poder, controle e alienao.

A resposta correta a letra E. Segundo o Autor, burocracia poder na medida em que transfere, ainda que de maneira impessoal e racional, a autoridade concedida pela sociedade ao Estado para que este gerencie e detenha o poder de dirimir conflitos. No caso de uma organizao privada, transfere a autoridade para exarar decises a uma estrutura de normas e regulamentos e burocratas. A burocracia controle, dominao. a tcnica organizacional que visa dominao. Burocracia pode ser entendida como a arte de dominar indivduos de maneira impessoal e igualitria, retirando a autoridade de um nico indivduo e dotando autoridade estrutura, um sistema normativo.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Burocracia alienao, numa interpretao marxista focada no engessamento de ideias e estruturas, pois que o sistema burocrtico administrativo ou social impede o desenvolvimento criativo e inovador de uma sociedade.

2.4. Caractersticas das Organizaes Burocrticas


Bresser e Motta afirmam que:
So trs as caractersticas bsicas que traduzem o seu carter racional: so sistemas sociais (1) formais, (2) impessoais, (3) dirigidos por administradores profissionais, que tendem a control-los cada vez mais completamente.

Vamos ver mais detalhadamente cada uma dessas caractersticas:

a) Formalidade
O formalismo da burocracia se expressa no fato de que a autoridade deriva de um sistema de normas racionais, escritas e exaustivas, que definem com preciso as relaes de mando e subordinao, distribuindo as atividades a serem executadas de forma sistemtica, tendo em vista os fins visados. Sua administrao formalmente planejada, organizada, e sua execuo se realiza por meio de documentos escritos. Em primeiro lugar, a autoridade, em uma burocracia, deriva de normas racionais-legais, em vez de tradicionais. Assim, as normas so vlidas no porque a tradio as legitime, mas porque, sendo racionais, so vlidas aos fins visados. Alm disso, essas normas so legais. Elas conferem pessoa investida de autoridade o poder de coao sobre os subordinados e coloca sua disposio meios coercitivos capazes de impor disciplina. Apesar de a norma garantir tais meios coercitivos, esta autoridade estritamente limitada pela norma legal. Ela muito diversa da autoridade ampla e mal definida do pai sobre o filho, do senhor sobre o escravo ou o servo. O administrador burocrtico no tem nenhuma autoridade sobre a vida privada de seu subordinado e, mesmo dentro da organizao, seu poder est definido pelas suas funes e as funes do subordinado. Em segundo lugar, as normas so escritas e exaustivas. No seria possvel definir todas as relaes de autoridade dentro de um sistema, de forma racional e precisa, sem escrev-las. A norma tradicional no precisa ser escrita porque ela pouco muda, aceita e obedecida atravs de geraes. A norma racional, porm, precisa a todo instante ser modificada, adaptando-se aos fatores novos que surgem no ambiente, j que visa consecuo dos objetivos colimados da forma mais eficiente e econmica possvel.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A necessidade de escrever as normas burocrticas, de formaliz-las, acentuase ainda mais devido ao carter exaustivo que elas tende a ter. Elas procuram cobrir todas as reas da organizao, prever todas as ocorrncias e enquadr-las dentro de um comportamento definido. Desta forma, tanto a alta administrao mantm mais firmemente o controle, reduzindo o mbito de deciso dos administradores subordinados, como tambm facilita o trabalho destes, que no precisam estar a cada momento medindo as consequncias vantajosas e desvantajosas de um ato antes de agir. Em terceiro lugar, a burocracia se caracteriza pelo seu carter hierrquico, ou seja, por um sistema firmemente organizado de mando e subordinao mtua das autoridades, mediante superviso das inferiores pelas superiores, sistema esse que oferece ao subordinado a possibilidade de apelar da deciso de uma autoridade inferior a uma autoridade superior. Weber afirma que, em uma burocracia plenamente desenvolvida, a hierarquia monocrtica, ou seja, existe apenas um chefe para cada subordinado, defende-se o princpio da unidade de comando.

b)

Impessoalidade

O carter impessoal das organizaes a segunda forma bsica pela qual elas expressam sua racionalidade. A administrao burocrtica realizada sem considerao a pessoas. Burocracia significa governo de escritrio, o sistema social em que os escritrios ou os cargos governam. O governo das pessoas existe apenas na medida em que elas ocupam os cargos. O poder de cada indivduo no deriva da personalidade do indivduo nem de uma herana recebida, mas da norma que cria o cargo e define suas atribuies. A impessoalidade da burocracia definida por Weber quando ele diz que obedece ao princpio da administrao sine ira ac studio, sem dio ou paixo.
A burocracia mais plenamente desenvolvida quando mais se desumaniza, quanto mais completamente alcana as caractersticas especficas que so consideradas como virtudes: a eliminao do amor, do dio e de todos os elementos pessoais, emocionais e irracionais, que escapam ao clculo.

Um aspecto essencial atravs do qual se expressa o carter impessoal das burocracias refere-se forma de escolha dos funcionrios. Nos sistemas sociais no burocrticos, os administradores so escolhidos de acordo com critrios eminentemente irracionais. Fatores como linhagem, prestgio social e relaes pessoais determinaro a escolha. J nas organizaes burocrticas, os administradores so profissionais, que fazem uso do conhecimento tcnico especializado, obtido geralmente atravs de treinamento especial. Aqui estamos entrando na terceira caracterstica das organizaes burocrticas.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 26

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS c) Administradores Profissionais

As organizaes so dirigidas por administradores profissionais. Administrar, para o funcionrio burocrata, sua profisso. Existem alguns traos que distinguem o administrador profissional. Em primeiro lugar, ele , antes de tudo, um especialista. Esta uma caracterstica fundamental. As burocracias so sistemas sociais geralmente de grandes dimenses, nos quais o uso do conhecimento especializado essencial para o funcionamento eficiente. So necessrios homens treinados para exercer as diversas funes criadas a partir do processo de diviso do trabalho. Seus conhecimentos, porm, no devem se limitar sua especialidade. Participando de um sistema prdigo em normas, diretrizes e rotinas, eles devem conhec-las perfeitamente. s vezes, no conhecimento destas normas que consiste sua especializao, quando se trata de administradores de baixo nvel. Em segundo lugar, o administrador profissional tem em seu cargo sua nica ou principal atividade. Ele no administrador por acidente, subsidiariamente, como o eram os nobres dentro da administrao palaciana. Em terceiro lugar, o administrador burocrtico no possui os meios de administrao e produo. Ele administra em nome de terceiros: em nome de cidados, quando se trata de administrar o Estado, ou em nome dos acionistas, quando se trata de administrar uma sociedade annima. Podemos ainda falar de outros traos, como o fato de o administrador profissional desenvolver o esprito de fidelidade ao cargo, e no s pessoas. Ele passa a se identificar com a organizao. Outro trao a remunerao em forma de dinheiro, e no em forma de honrarias, ttulos, gratido, direito de participar da mesa do senhor. Alm disso, ele nomeado por um superior hierrquico, e no por eleies, as quais privilegiam caractersticas pessoais, emocionais, e no racionais. Por fim, seu mandato dado por tempo indefinido, ele poder ser promovido, despedido, transferido. Ele no tem a posse ou a propriedade do cargo, como ocorria no patrimonialismo, quando o cargo era considerado uma propriedade da pessoa, podendo ser vendido, trocado, passado como herana. Vamos ver agora um trecho de Max Weber, bastante cobrado em provas:
O tipo mais puro de dominao legal aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrtico. Somente o dirigente da associao possui sua posio de senhor, em virtude ou de apropriao ou de eleio ou de designao da sucesso. Mas suas competncias senhoriais so tambm competncias legais. O conjunto do quadro administrativo se compe, no tipo mais puro, de funcionrios individuais (monocracia, em oposio colegialidade), os quais:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS so pessoalmente livres; obedecem somente s obrigaes objetivas de seu cargo; so nomeados (e no eleitos) numa hierarquia rigorosa dos cargos; tm competncias funcionais fixas; em virtude de um contrato, portanto, (em princpio) sobre a base de livre seleo segundo a qualificao profissional no caso mais racional: qualificao verificada mediante prova e certificada por diploma; so remunerados com salrios fixos em dinheiro, na maioria dos casos com direito a aposentadoria; em certas circunstncias (especialmente em empresas privadas), podem ser demitidos pelo patro, porm sempre podem demitir-se por sua vez; seu salrio est escalonado, em primeiro lugar, segundo a posio na hierarquia e, alm disso, segundo a responsabilidade do cargo e o princpio da correspondncia posio social; exercem seu cargo como profisso nica ou principal; tm a perspectiva de uma carreira: progresso por tempo de servio ou eficincia, ou ambas as coisas, dependendo dos critrios dos superiores; trabalham em separao absoluta dos meios administrativos e sem apropriao do cargo; esto submetidos a um sistema rigoroso e homogneo de disciplina e controle do servio. Segundo Weber, a nomeao por elemento essencial da burocracia no-livres (escravos, ministeriais) competncias objetivas, portanto, burocracia patrimonial. contrato, portanto, a livre seleo, um moderna. Quando trabalham funcionrios dentro de estruturas hierrquicas, com de modo burocrtico formal, falamos em

O salrio fixo o normal na dominao racional-legal, ao contrrio do servidor patrimonial. Para a posio interna e externa dos funcionrios, tudo isso tem as seguintes consequncias: 1) O cargo profisso. Isso se manifesta na exigncia de uma formao fixamente prescrita, que na maioria dos casos requer o emprego da plena fora de trabalho por um perodo prolongado, e em exames especficos prescritos, de forma geral, como pressupostos da nomeao. Alm disso, manifesta-se no carter de dever do cargo do funcionrio, carter que determina a estrutura interna das suas relaes. A ocupao de um cargo
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 28

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS no considerada equivalente posse de uma fonte de rendas ou emolumentos explorvel em troca do cumprimento de determinados deveres, como era na Idade Mdia, nem uma troca normal, remunerada, de determinados servios, como ocorre no livro contrato de trabalho. Mas sim, ao contrrio, a ocupao de um cargo, tambm na economia privada, considerada equivalente aceitao de um especfico dever de fidelidade ao cargo, em troca de uma existncia assegurada. 2) A posio pessoal do funcionrio assume a seguinte forma: a. Tambm o funcionrio moderno, seja o pblico, seja o privado, aspira sempre estima social estamental, especificamente alta, por parte dos dominados, e quase sempre desfruta dela. Os funcionrios encontram uma posio social mais alta nos pases de cultura antiga, em que h grande necessidade de uma administrao especificamente instruda, havendo, ao mesmo tempo, uma diferenciao social forte e estvel, recrutando-se a maioria dos funcionrios das camadas social e economicamente privilegiadas. b. O tipo puro de funcionrio burocrtico nomeado por uma instncia superior. O funcionrio eleito pelos dominados deixa de ser uma figura puramente burocrtica. c. Existe, em geral, a vitaliciedade do cargo, que considerada a regra efetiva mesmo onde h demisses ou reconfirmaes peridicas. Mas esta vitaliciedade no constitui um direito de posse do funcionrio em relao ao cargo. As garantias jurdicas contra o afastamento do cargo ou transferncias para outro, arbitrariamente realizados, tm unicamente o fim de oferecer uma garantia do cumprimento rigorosamente objetivo, isenta de consideraes pessoais, dos deveres especficos do cargo. d. O funcionrio costuma receber uma remunerao, em forma de um salrio quase sempre fixo, e assistncia para a velhice, em forma de uma penso. O salrio no se calcula, em princpio, segundo o rendimento, mas segundo consideraes estamentais, isto , de natureza de funes e, alm disso, eventualmente, segundo o tempo de servio. A segurana relativamente alta da subsistncia do funcionrio e tambm a recompensa que representa a estima social fazem com que, em pases que deixaram de oferecer oportunidades aquisitivas coloniais, os cargos pblicos sejam muito concorridos, o que permite salrios relativamente baixos na maioria dos cargos. e. O funcionrio, de acordo com a ordem hierrquica das autoridades, percorre uma carreira, dos cargos inferiores, menos importantes e

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS menos bem pagos, at os superiores. A mdia dos funcionrios aspira a uma fixao relativamente mecnica das condies de ascenso, se no nos prprios cargos, pelo menos nos nveis salariais, segundo o tempo de servio. Eventualmente, num sistema muito desenvolvido de exames especficos, toma-se em considerao a nota deste exame

2.5. Disfunes e Crise da Burocracia


A administrao burocrtica trouxe uma srie de avanos em relao administrao patrimonialista, dentre eles a impessoalidade, a racionalidade, o mrito, a profissionalizao, o controle. No entanto, surgiram uma srie de problemas, que a doutrina convencionou chamar de disfunes da burocracia, entre elas a rigidez e a lentido. O excesso de burocratizao, de formalismo e despersonalizao, a principal origem das disfunes da burocracia. Esse excesso resulta na concepo popular de burocracia como um sistema ineficiente, dominado pela papelada e por funcionrios de mentalidade estreita, incapazes de tomar decises e pensar por conta prpria. Os problemas da burocracia esto normalmente relacionados com o fato dela se valer principalmente da racionalidade instrumental. Uma das discusses mais importantes ao longo da evoluo da administrao pblica foi a separao entre poltica e burocracia, ou entre poltica e administrao. Os polticos seriam responsveis pelas decises relativas aos fins, aos objetivos finais que uma sociedade deseja perseguir. J os burocratas seriam responsveis pelas decises sobre os meios, sobre como alcanar tais fins. Deve existir essa separao porque a definio dos fins feita principalmente por meio da racionalidade substantiva (tica da convico), enquanto a escolha dos meios segue a racionalidade instrumental (tica da responsabilidade). A tica da responsabilidade tem como princpio a escolha dos meios mais adequados para se alcanar determinado fim. Assim, as escolhas que so feitas aqui so sempre orientadas para a obteno de um resultado. J a tica da convico tem como princpio o valor absoluto, no se preocupa com o resultado da ao. Para Weber:
Age de maneira puramente racional referente a valores quem, sem considerar as consequncias previsveis, age a servio de sua convico sobre o que parecem ordenar-lhe o dever, a dignidade, a beleza, as diretivas religiosas.

Assim, as escolhas so feitas com base num valor supremo. Chamada tambm de tica das ltimas finalidades, est alicerada em valores inegociveis,
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS coerentes com princpios que devem ser seguidos cegamente pelos atores. Normalmente, so valores religiosos ou polticos. A tica da convico aquela que adota determinados valores como absolutos, por isso que ela recebe o nome de tica do valor absoluto. Por exemplo, se no comer carne humana um valor absoluto, no poderemos faz-lo em nenhum momento. Assim, caso um grupo fique perdido na selva e seja necessrio comer a carne de um dos integrantes que tenha falecido para que os outros sobrevivam, isto iria contra a tica da convico. Weber afirma que os agentes, alm de acreditarem firmemente em seus valores, esto convencidos de que suas funes, atividades e trabalho devem sustentar a validade e continuidade deles. O fim da ao (o valor) coincide com o meio utilizado para alcan-lo: isto , em termos religiosos, o cristo faz o bem e deixa os resultados ao senhor. Dessa forma, na ao orientada racional referente a valores, o agente no se responsabiliza pelas consequncias de suas aes, j que est apenas obedecendo a um valor absoluto. Para Weber:
A tica absoluta simplesmente no pergunta quais as consequncias. Esse ponto decisivo.

Podemos dizer que na tica da convico os fins no justificam os meios, ou seja, quando formos adotar determinada ao, devemos considerar os atos de acordo com os valores que aceitamos como corretos. J na tica da responsabilidade, os fins passam a justificar os meios. Por isso que ela chamada por muitos de tica da convenincia. Consiste em uma tica pela qual os agentes atuam de acordo com os desejos e fins almejados, independentemente dos meios que devem utilizar para alcan-los. A mxima da tica da responsabilidade dos males o menor ou fazer o melhor possvel para o maior nmero de pessoas. No livro A Escolha de Sofia, a personagem est presa em um campo de concentrao com os dois filhos e forada a fazer uma escolha um pouco macabra: escolher um dos filhos para ser mandado para a cmara de gs. Se no escolhesse nenhum, iriam todos. Ela escolhe salvar o filho mais forte, que teria mais chances de sobreviver. Sua deciso foi baseada numa tica da responsabilidade, pois permitiu que um filho morresse para que o outro sobrevivesse. Ele foi contra um valor que na maioria das vezes seria absoluto para ns pais: no enviar o filho para a morte. So famosos os casos em que Testemunhas de Jeov no aceitam realizar transfuso de sangue em seus filhos, mesmo que isso resulte em sua morte. Eles esto seguindo os valores da religio, que so valores absolutos. Uma vez que absoluto, no seria uma escolha sua, ou seja, eles no teriam responsabilidade pelas consequncias.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Carlos Vasconcelos diferencia as duas ticas da seguinte forma:
Racionalidade Instrumental: processo que acima de tudo visa resultados, fins especficos. Em ltima anlise, esta racionalidade se resume em um clculo de adequao meios-fins, onde os fins so dados a priori e a dinmica do raciocnio se dirige instrumentalizao dos recursos para atingir esses fins; Racionalidade Substantiva: um processo diverso da adequao meio-fim e voltado, primordialmente, elaborao de referncias que servem de base para expectativas de valores, ao menos em tese, independentes das expectativas de sucesso imediato, gerando aes que se orientam para as propriedades intrnsecas dos atos.

Segundo o autor, a razo instrumental o prprio substrato das burocracias organizadas e, no domnio da teoria organizacional. O compromisso com a racionalidade instrumental leva a um falso pragmatismo - a busca desenfreada pelas solues dos problemas organizacionais acaba por ocultar a essncia dos mesmos, isto , a sua razo de ser. A racionalidade substantiva consiste em processos de associao que permitem elaborar quadros de referncias que acabam por resultar nos fins, objetivos e metas que sero operacionalizados pela racionalidade instrumental. Como afirma Vasconcelos, a racionalidade substantiva voltada para a elaborao de referncias que servem de base para expectativas de valores, ou seja, a partir dela que so definidos os objetivos, as referncias que iro guiar a aes da administrao pblica. Essa racionalidade tpica dos polticos, a quem cabe definir os fins, pois foram escolhidos como representantes da sociedade e possuem legitimidade para isso. J a burocracia parte da racionalidade instrumental, pois cabe a ela escolher os meios mais eficientes para alcanar os objetivos. Enquanto a escolha dos fins deve ser poltica, originada da disputa por parte dos grupos de interesse da sociedade, a escolha dos meios deve ser tcnica, voltada para a eficincia. A partir do momento que a burocracia usurpa o poder poltico e passa a tomar decises relativas a fins, h uma distoro. Ela estar utilizando uma racionalidade instrumental para definir os quadros de referncia, por isso que muito colocam como uma disfuno da burocracia o fato dela ser auto-referida, ou seja, ela mesma estaria definindo os objetivos a serem perseguidos. Segundo Humberto Falco Martins:
A implementao burocrtica do estado moderno, segundo um enfoque weberiano, deu-se no domnio preponderante da racionalidade funcional, instrumentalizando premissas de valor definidas fora de seu alcance, na arena poltica. A burocracia weberiana se caracteriza essencialmente por ser uma instncia microsocial fundada exclusivamente na racionalidade funcional,

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
que lida com fatos, no valores, e meios, no fins. Os polticos estabelecem valores na arena poltica enquanto que os burocratas, em contrapartida, so agentes neutros cuja tarefa executar, com preciso tcnica e imparcialidade, as deliberaes que emergem daquela barganha. Poltica e administrao, fins e meios, valor e fato, so radicalmente separados nesta perspectiva porque os sistemas burocrticos seriam incapazes de processar finalidades e, mesmo se o fossem, tenderiam a sobrepor suas regras operacionais s finalidades, numa frontal descaracterizao da poltica.

O modelo burocrtico de administrao criticado por muitas teorias do sculo XX devido a esse carter de interferncia burocrtica nas decises polticas. E por isso que se fala que o modelo gerencial tentaria retomar a racionalidade substantiva, retirando dos burocratas a escolha dos fins. Eles teriam ampla autonomia, mas na escolha dos meios. Os objetivos devem estar muito claramente definidos. Ainda segundo Martins:
A disfuno estrutural mais comumente atribuda ao contexto da crise da administrao pblica consiste na inverso dialtica da racionalidade burocrtica. Primeiro, no sentido de que embora formatada para processar meios, adquiriu uma responsabilidade deliberativa maior que sua capacidade. Segundo, como consequncia, passou a deliberar segundo sua tica exclusivamente instrumental, sobrepondo-se poltica e sociedade.

Vamos ver um quadro resumo dos dois tipos de racionalidade:


Racionalidade Substantiva tica da Convico tica do valor absoluto; das ltimas finalidades; Os fins no justificam os meios; Analisa as propriedades intrnsecas dos atos; No se preocupa com as consequncias; Tpica dos polticos definio dos fins Racionalidade Instrumental tica da Responsabilidade Racionalidade funcional, do meio mais eficiente para certo objetivo; Os fins justificam os meios; Foca no como, sem questionar o porqu; Olha para as consequncias: fazer o melhor para mais pessoas; Tpica dos burocratas definio dos meios.

A racionalidade instrumental, ou tica da responsabilidade, preocupa-se com o como, sem questionar o porqu, ou seja, no analisa a validade do objetivo que est sendo perseguido, que saber apenas a forma mais eficiente de chegar at ele. Como a burocracia utiliza exclusivamente a racionalidade instrumental, ela passaria a priorizar os meios para se alcanar os fins, sem analisar a validade desses fins. Por conseguinte, a burocracia acaba por se preocupar demais

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS com os processos, os meios, esquecendo-se dos resultados. Essa a maior disfuno da burocracia. O modelo ps-burocrtico tentar fazer um resgate da racionalidade substantiva. Ao invs de serem estabelecidos os meios que o gestor deve utilizar para alcanar os resultados, tpico da racionalidade instrumental, confere-se maior autonomia a ele, que deve agir de acordo com determinados princpios. Segundo Vasconcelos:
Mas nesse caso cabe uma pergunta de fundamental importncia. No incio deste artigo mostramos como a autoridade racional-legal fornece o fundamento de legitimidade da burocracia. No caso de um modelo psburocrtico, qual o fundamento de legitimidade? A resposta mais plausvel a esta questo que o modelo ps-burocrtico se baseia na recuperao da autoridade carismtica e na sua insero limitada dentro de contextos burocrticos, visando dinamiz-los.

O autor faz uma interessante relao do modelo ps-burocrtico com a dominao carismtica. Isso porque a liderana nos e baseia mais em regras, a liderana deixou de ser vista como a imposio do controle para ser entendida como um atributo relacional, a habilidade de influenciar pessoas no sentido da realizao das metas organizacionais. As mudanas na gesto de pessoas privilegiam cada vez mais o papel de lder dentro das organizaes. Se antes a preocupao era com os princpios do comando e controle, a partir da clara definio de papis entre chefes e subordinados, atualmente os estudos se concentram na liderana, nas questes de seguir inteligentemente os lderes (followership), da delegao de poderes e da acessibilidade do lder. Teorias contemporneas da liderana, como a Transformacional e a Carismtica, enfocam a capacidade do lder em transmitir um sentido de viso e veemno como um indivduo que influencia os funcionrios por meio de palavras, ideias e comportamentos. Esse lder inspira seus seguidores a transcender seus prprios interesses para o bem da organizao e capaz de causar um efeito profundo e extraordinrio sobre seus liderados. Vamos ver agora as disfunes da burocracia mais citadas:

a)

Internalizao das regras e exagero apego aos regulamentos

As normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos. A primeira consequncia desse processo de formalizao, especialmente quando levado a extremos, tornar o simples emaranhado de normas uma especialidade. O funcionrio burocrtico torna-se um especialista, no por possuir co-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS nhecimentos profissionais em determinado setor que interesse diretamente consecuo dos objetivos da organizao, mas simplesmente porque conhece perfeitamente todas as normas que dizem respeito sua funo. O conhecimento dessas normas torna-se algo muito importante, e, da, para se transformar tais normas, de meios que so, em objetivos, h apenas um passo.

b)

Desenvolvimento de um nvel mnimo de desempenho

O respeito s normas passa a ser to importante que o desempenho torna-se secundrio. Quando os funcionrios subordinados percebem que seu superior preocupa-se exclusivamente com a observncia das normas estabelecidas, eles verificam tambm que existe certa margem de tolerncia e que, desde que se mantenham dentro dessa margem, podero reduzir seu desempenho ao mnimo, permanecendo, ainda assim, seguros.

c)

Excesso de formalismo e de papelrio

h a necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicaes dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito. Deriva diretamente do excesso de formalismo, do princpio de que tudo o que ocorre em uma organizao deve ser documentado. O problema consiste em determinar o ponto em que o emprego desses documentos deixa de ser necessrio e transforma-se em papelada.

d)

Resistncia a mudanas

O funcionrio da burocracia est acostumado em seguir regras, com isso sente-se seguro e tranquilo, resistindo a possveis mudanas. Victor A. Thompson defende a tese de que nas organizaes existe um forte desequilbrio entre o direito de decidir (que a autoridade) e o poder de realizar (que a habilidade e a especializao). Habilidade, especializao e competncia so aspectos que entram continuamente em choque com autoridade, generalizao e hierarquia. O tema central o jogo do conhecimento e da inovao dentro do processo burocrtico, agindo como foras dinmicas de autoatualizao da organizao, em oposio s foras conservadoras que procuram manter o status quo. o conflito entre conhecimento (inovao) e hierarquia (conservao). Desse conflito entre foras inovadoras e foras conservadoras, conclui-se que a hierarquia monocrtica est em decadncia em face do crescente poder dos especialistas, pois esses detm maior competncia tcnica. O conflito gera tenso e insegurana no sistema de autoridade das organizaes, enfraquecendo a capacidade dos administradores de controlar a situao.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 35

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS e) Despersonalizao do relacionamento

Como vimos na caracterstica da impessoalidade, a administrao burocrtica realizada sem considerao a pessoas. O problema que as pessoas passam a se relacionar de forma impessoal, pois comeam a olhar os colegas como membros da organizao. Os superiores passam a se comunicar com os cargos ou registros, sem levar em considerao as especificidades de cada um, como cada funcionrio ir reagir.

f)

Categorizao como base do processo decisorial

A burocracia se assenta em uma rgida hierarquizao da autoridade, ou seja, na burocracia, quem toma as decises so as pessoas que esto no mais alto nvel da hierarquia. Isso faz com que as decises sejam tomadas por pessoas distantes da realidade, que muitas vezes no tm o conhecimento suficiente da situao. Alm disso, o processo decisrio torna-se lento, j que as demandas da sociedade tm sempre que passar por um superior.

g)

Superconformidade s rotinas e procedimentos

Na burocracia as rotinas e procedimentos se tornam absolutas e sagradas para os funcionrios. Os funcionrios passam a trabalhar em funo das regras e procedimentos da organizao e no mais para os objetivos organizacionais, com isso, perde-se a flexibilidade, iniciativa, criatividade e renovao.

h)

Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o pblico

Os funcionrios trabalham voltados ao interior da organizao, de forma autoreferida, sem atentar para as reais necessidades dos clientes, os cidados. Os clientes necessitam de atendimentos personalizados, mas na burocracia os funcionrios atendem os clientes num padro, fazendo com que as pessoas fiquem insatisfeitas com os servios.

Estes seriam fatores endgenos burocracia (de dentro dela) que contriburam para sua crise. No entanto, tambm podemos falar em fatores exgenos (vindos de fora), que foram ainda mais preponderantes, principalmente aos novos desafios colocados pelo mundo contemporneo, desde pelo menos a dcada de 1970. Tais desafios relacionam-se crise do Estado, s mudanas sociais e tecnolgicas do mundo contemporneo e democratizao. A administrao burocrtica clssica foi adotada porque era uma alternativa muito superior administrao patrimonialista. Porm, o pressuposto de efici-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ncia em que se baseava no se revelou real. No momento em que o pequeno Estado liberal do sculo XIX deu lugar ao grande Estado social do sculo XX, verificou-se que no garantia rapidez, qualidade ou custo baixo para os servios pblicos. Na verdade, a administrao burocrtica lenta, cara, autoreferida, pouco orientada para o atendimento das demandas dos cidados. Quando o Estado era pequeno, estas deficincias da burocracia no eram to relevantes. Segundo Bresser, no Estado liberal s eram necessrios quatro ministrios: da Justia; da Defesa; da Fazenda; e das Relaes Exteriores. O problema da eficincia no era, na verdade, essencial. Contudo, a partir do momento em que o Estado se transformou no grande Estado social e econmico do sculo XX, assumindo um nmero crescente de servios sociais e de papeis econmicos, o problema da eficincia tornou-se essencial. Vamos ver uma questo:

14. (ESAF/MPOG/2002) O Estado do Bem-Estar Social foi prejudicado e marcado pelo modelo de administrao pblica burocrtica.

A questo certa. Na prxima aula vamos estudar a crise do Estado de BemEstar associada crise da burocracia a partir da segunda metade do Sculo XX, quando comeam as reformas da administrao gerencial. Uma vez que os pases desenvolvidos entraram em crise fiscal, no havia mais recursos para financiar as polticas sociais. Dessa forma, faltavam recursos e havia uma demanda muito grande por bens e servios. Essa relao entre recursos e produtos o que chamamos de eficincia, ou seja, numa situao em que preciso gerar muitos produtos com poucos recursos preciso ser eficiente. E a burocracia estava longe disso. O resultado que a populao foi ficando cada vez mais insatisfeita porque no via no governo o retorno dos recursos pagos na forma de tributos. Alm da falta de eficincia, outro problema da burocracia era que ela no conseguia proteger o patrimnio pblico, que era a razo pela qual ela havia institudo uma srie de regras. Segundo Bresser Pereira:
A administrao pblica gerencial emergiu, na segunda metade deste sculo, como resposta crise do Estado; como modo de enfrentar a crise fiscal; como estratgia para reduzir custos e tornar mais eficiente a administrao dos imensos servios que cabem ao Estado; e como um instrumento para proteger o patrimnio pblico contra os interesses do rent-seeking ou da corrupo aberta. Mais especificamente, desde os anos 60 ou, pelo menos, desde o incio da dcada dos 70, crescia uma insatisfao, amplamente disseminada, em relao administrao pblica burocrtica. Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Ele coloca que, alm da ineficincia, h uma razo mais ampla para o interesse que a reforma do Estado, e particularmente da administrao pblica, tem despertado: a importncia sempre crescente que se tem dado proteo do patrimnio pblico ou da coisa pblica (res publica) contra as ameaas de sua privatizao ou, em outras palavras, contra atividades de rent-seeking. Bresser Pereira usa o termo rent-seeking, que surgiu na dcada de 1970 para descrever a atuao de determinados grupos com o objetivo de tirar vantagem do Estado, por isso chamado tambm de parasitismo poltico. Traduzindo literalmente, o ato de buscar rendas, ou seja, de tentar se apropriar do patrimnio pblico sem contribuir na mesma medida. Bresser Pereira conceitua rent-seeking da seguinte forma:
Rent-seeking, literalmente, busca de rendas, a atividade de indivduos e grupos de buscar rendas extramercado para si prprios por meio do controle do Estado. Tem origem na teoria econmica neoclssica, em que um dos sentidos da palavra rent exatamente o ganho que no tem origem nem no trabalho, nem no capital. Corresponde ao conceito de privatizao do Estado que os brasileiros vm usando.

Podemos citar como exemplos os subornos direcionados venda ou concesso de subsdios, impostos privilegiados, manuteno de preos e tarifas, estabelecimentos de cotas de importao, concesso de licenas, pagamentos de elevados salrios ou pagamentos de adicionais. Humberto Falco Martins tambm relaciona a crise da burocracia a dois aspectos: no contedo e na forma.
No contedo, relacionada a limitaes no cumprimento de seu papel essencial em assegurar regras impessoais. Nesse sentido, o principal aspecto crtico a captura da burocracia por interesses particularsticos (de dentro ou de fora) ou a usurpao poltica (a subtrao do poder poltico pelo poder burocrtico), desbalanceando as relaes entre poltica e administrao (em parte devido a caractersticas estruturais internas dos sistemas burocrticos, em parte devido a caractersticas externas dos sistemas sociais e polticos). Na forma, a crise da burocracia ortodoxa est relacionada a limitaes como aparato de gerao de resultado, principalmente devido a sua morfologia segregatria (a separao acentuada entre mos e crebros a partir da qual uns pensam, outros executam), procedimental, excessivamente hierarquizada (muitos nveis e unidades que reproduzem uma cadeia de comando muito verticalizada), tendencialmente auto-orientada (os burocratas definem as finalidades em funo de suas perspectivas e interesses) e insulada (arredia ao controle e interferncias externas estranhas sua lgica).

Portanto, no contedo, a burocracia entrava em crise porque no conseguia se manter impessoal; na forma, porque era ineficiente.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 38

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A crise do Estado afetou diretamente o modelo burocrtico. Por um lado, os governos tinham menos recursos e mais dficits. O corte de custos virou prioridade. No que tange administrao pblica, isto teve dois efeitos: a reduo dos gastos com pessoal, que era vista como uma sada necessria; e a necessidade de aumentar a eficincia governamental, o que implicava numa modificao profunda do modelo weberiano, classificado como lento e excessivamente apegado a normas. No meio a esta insatisfao crescente com a burocracia que comeam a serem feitas as primeiras reformas administrativas, com o objetivo de implantar uma administrao gerencial.

3. Pontos Importantes da Aula


Tipos puros de dominao legtima: Weber descreve trs formas de se conseguir obedincia, de ter legitimidade: com base na tradio, com base no carisma e com base na lei racionalmente criada. O patrimonialismo uma forma de dominao tradicional, em que o poder patriarcal foi descentralizado. Sua grande caracterstica a confuso entre o patrimnio pblico e privado. No h separao dos meios de administrao do quadro administrativo, que atua de forma arbitrria e caso a caso, sem obedincia ao princpio do universalismo de procedimentos. No h salrios fixos, mas sim prebendas e sinecuras. O modelo burocrtico se desenvolve em funo do fortalecimento do capitalismo e da democracia, que exigem uma administrao racional. Obedece aos princpios da impessoalidade e formalidade, com administradores profissionais, que tendem a ampliar cada vez mais o controle das organizaes. Na teoria, a burocracia seria eficiente, pois sua racionalidade reside na escolha dos meios mais econmicos para se alcanar determinado resultado. Na prtica, virou sinnimo de ineficincia, pois priorizou exageradamente os controles procedimentais em detrimento do alcance de resultados, surgindo as chamadas disfunes, como: excesso de formalismo, centralizao e verticalizao da estrutura hierrquica, lentido, auto-referida, transforma a obedincia normal no prprio fim ltimo da administrao. A crise do modelo burocrtico se d juntamente com a crise do Estado de Bem-Estar Social, a partir da dcada de 1970. O problema da falta de eficincia no era significativo quando o Estado era pequeno. Porm, na medida em que a atuao estatal se ampliou para uma srie de servios sociais, e o mundo entra numa grave crise fiscal, a eficincia passa a ser essencial..
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

4. Questes Comentadas
1. (ESAF/AFRFB/2012) Sobre o modelo de Administrao Pblica Burocrtica, correto afirmar que: a) pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperao e incerteza, na qual os cidados defendem seus interesses e afirmam suas posies ideolgicas. b) assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupo pelo controle rgido dos processos, com o controle de procedimentos. c) prega a descentralizao, com delegao de poderes, atribuies e responsabilidades para os escales inferiores. d) preza os princpios de confiana e descentralizao da deciso, exige formas flexveis de gesto, horizontalizao de estruturas e descentralizao de funes. e) o administrador pblico prega o formalismo, o rigor tcnico e preocupa-se em oferecer servios, e no em gerir programas.

Segundo Jos Matias-Pereira: Enquanto a administrao pblica burocrtica auto-referente, a administrao pblica gerencial orientada para o cidado. A administrao burocrtica concentra-se no processo, em suas prprias necessidades e perspectivas, sem considerar a alta ineficincia envolvida. Administrao gerencial, voltada para o consumidor, concentra-se nas necessidades e perspectivas desse consumidor, o cliente-cidado. No gerencialismo, o administrador pblico preocupa-se em oferecer servios, e no em gerir programas [e]; preocupa-se em atender aos cidados e no s necessidades da burocracia. Enquanto a administrao pblica burocrtica acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia est encarregada de garantir, a administrao pblica gerencial pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperao e incerteza, na qual os cidados defendem seus interesses e afirmam suas posies ideolgicas [a]. A administrao pblica burocrtica acredita que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupo seja pelo controle rgido dos processos, com o controle de procedimentos [b]. A administrao pblica gerencial parte do princpio de que preciso combater o nepotismo e a corrupo, mas que, para isso, no so necessrios procedimentos rgidos, e sim

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS por outros meios: indicadores de desempenho, controle de resultados etc. Na administrao gerencial, a confiana limitada, permanentemente controlada por resultados, mas ainda assim suficiente para permitir a delegao, para que o gestor pblico possa ter liberdade de escolher os meios mais apropriados ao cumprimento das metas prefixadas. Na administrao burocrtica essa confiana no existe. A administrao burocrtica centralizadora, autoritria. A administrao gerencial prega a descentralizao, com delegao de poderes, atribuies e responsabilidades para os escales inferiores [c]; Enfim, a administrao gerencial preza pelos princpios de confiana e descentralizao da deciso, exige formas flexveis de gesto, horizontalizao de estruturas, descentralizao de funes e incentivos criatividade e inovao [d]. Em contraposio, a administrao burocrtica prega o formalismo, rigidez e o rigor tcnico. Gabarito: B.

2. (ESAF/APO-MPOG/2010) O sculo XX assistiu ao crescimento sem precedente dos aparelhos burocrticos. Assinale a opo que no correta acerca da burocracia na perspectiva weberiana. a) A burocracia o tipo tecnicamente mais puro de poder legal. b) O funcionalismo por turnos, por sorte e por escolha, a administrao parlamentar e por comisses e todas as espcies de corpos colegiais de governo e administrao no podem ser considerados um tipo legal, ainda que a sua competncia se baseie em regras estatutrias e o exerccio do direito governativo correspondente. c) As cpulas mais altas das associaes polticas so ou monarcas (governantes carismticos por herana) ou presidentes eleitos pelo povo (portanto, senhores carismticos plebiscitrios) ou eleitos por uma corporao parlamentar, onde, em seguida, os seus membros ou, melhor, os lderes, mais carismticos ou mais notveis dos seus partidos predominantes, so os senhores efetivos. d) A histria da evoluo do Estado moderno se identifica, em especial, com a histria do funcionalismo moderno e da empresa burocrtica, tal como toda a evoluo do moderno capitalismo avanado se identifica com a crescente burocratizao da empresa econmica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

e) Na poca da emergncia do Estado moderno, as corporaes colegiais contriburam de modo muito essencial para o desenvolvimento da forma legal de poder, e a elas deve o seu aparecimento, sobretudo o conceito de autoridade.

Segundo Weber, em Os trs tipos puros de poder legtimo: http://www.lusosofia.net/textos/weber_3_tipos_poder_morao.pdf [a] A burocracia o tipo tecnicamente mais puro de poder legal. Mas nenhum poder s burocrtico, isto , gerido apenas mediante funcionrios contratualmente recrutados e nomeados. Tal no possvel. [c] As cpulas mais altas das associaes polticas so ou monarcas (governantes carismticos por herana, cf. adiante) ou presidentes eleitos pelo povo (portanto, senhores carismticos plebiscitrios, cf. adiante) ou eleitos por uma corporao parlamentar, onde, em seguida, os seus membros ou, melhor, os lderes, mais carismticos ou mais notveis (cf. adiante), dos seus partidos predominantes, so os senhores efectivos. Tambm quase em nenhum lado , de facto, o corpo administrativo puramente burocrtico, mas nas mais variadas formas, em parte os notveis, em parte os representantes de interesses costumam participar na administrao (sobretudo, na chamada auto-administrao). Decisivo , porm, que o trabalho contnuo assente de modo preponderante e crescente nas foras burocrticas. [d] Toda a histria da evoluo do Estado moderno se identifica, em especial, com a histria do funcionalismo moderno e da empresa burocrtica (cf. adiante), tal como toda a evoluo do moderno capitalismo avanado se identifica com a crescente burocratizao da empresa econmica. A participao das formas burocrticas do governo aumenta em toda a parte. [b] A burocracia no o nico tipo de poder legal. O funcionalismo por turnos, por sorte e por escolha, a administrao parlamentar e por comisses e todas as espcies de corpos colegiais de governo e administrao aqui se inscrevem, na suposio de que a sua competncia se baseia em regras estatutrias e o exerccio do direito governativo corresponde ao tipo da administrao legal. [e] Na poca da emergncia do Estado moderno, as corporaes colegiais contriburam de modo muito essencial para o desenvolvimento da forma legal de poder, e a elas deve o seu aparecimento sobretudo o conceito de autoridade. Por outro lado, o funcionalismo por eleio desempenha um grande papel na pr-histria da moderna administrao por funcionrios (e tambm hoje nas democracias). Gabarito: B.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

3. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) Ao identificar trs tipos puros de dominao legtima, Max Weber afirmou que o tipo mais puro de dominao legal aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrtico. A seguir, so relacionadas algumas caractersticas da administrao burocrtica weberiana. Identifique a opo falsa. a) A totalidade dos integrantes do quadro administrativo composta por funcionrios escolhidos de forma impessoal. b) Existe uma hierarquia administrativa rigorosa. c) A remunerao em dinheiro, com salrios fixos e em geral com direito a penso. d) As condies de trabalho so definidas mediante conveno coletiva entre os funcionrios e a administrao. e) Os funcionrios esto submetidos a disciplina rigorosa e a vigilncia administrativa.

Segundo Weber:
O tipo mais puro de dominao legal aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrtico. Somente o dirigente da associao possui sua posio de senhor, em virtude ou de apropriao ou de eleio ou de designao da sucesso. Mas suas competncias senhoriais so tambm competncias legais. O conjunto do quadro administrativo se compe, no tipo mais puro, de funcionrios individuais (monocracia, em oposio colegialidade), os quais:

1. so pessoalmente livres; obedecem somente s obrigaes objetivas de seu cargo; 2. so nomeados (e no eleitos) numa hierarquia rigorosa dos cargos; 3. tm competncias funcionais fixas; 4. em virtude de um contrato, portanto, (em princpio) sobre a base de livre seleo segundo 5. a qualificao profissional no caso mais racional: qualificao verificada mediante prova e certificada por diploma; 6. so remunerados com salrios fixos em dinheiro, na maioria dos casos com direito a aposentadoria; em certas circunstncias (especialmente em empresas privadas), podem ser demitidos pelo patro, porm sempre podem demitir-se por sua vez; seu salrio est escalonado, em primeiro lugar, segundo a posio na hierarquia e, alm disso, segundo a
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS responsabilidade do cargo e o princpio da correspondncia posio social; 7. exercem seu cargo como profisso nica ou principal; 8. tm a perspectiva de uma carreira: progresso por tempo de servio ou eficincia, ou ambas as coisas, dependendo dos critrios dos superiores; 9. trabalham em separao absoluta dos meios administrativos e sem apropriao do cargo; 10. esto submetidos a um sistema rigoroso e homogneo de disciplina e controle do servio. A letra A est na caracterstica 04; a B na 02; a C na 06; a E na 10. A letra D errada porque as condies so estabelecidas na lei, e no em conveno coletiva. Gabarito: D.

4. (ESAF/ANA/2009) Como forma de organizao baseada na racionalidade, a Burocracia acarreta algumas consequncias no previstas. Nesse contexto, nos casos em que, devido rgida hierarquizao da autoridade, quem toma decises o indivduo de cargo mais alto na hierarquia, temos a seguinte disfuno: a) categorizao como base do processo decisrio. b) despersonalizao do relacionamento. c) exibio de sinais de autoridade. d) internalizao das regras e exagerado apego aos regulamentos. e) superconformidade s rotinas e procedimentos.

Na aula, vimos as que as disfunes da burocracia mais citadas pela doutrina so as seguintes: a) Internalizao das regras e exagero apego aos regulamentos: as normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos. b) Desenvolvimento, entre os funcionrios, de um nvel mnimo de desempenho: O respeito s normas passa a ser to importante que o desempenho torna-se secundrio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS c) Excesso de formalismo e de papelrio: h a necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicaes dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito. d) Resistncia a mudanas: o funcionrio da burocracia est acostumado em seguir regras, ou seja, conforme rotinas, com isso, sente-se seguro e tranquilo, resistindo a possveis mudanas. e) Despersonalizao do relacionamento: a administrao burocrtica realizada sem considerao a pessoas. Burocracia significa, etimologicamente, governo de escritrio; f) Categorizao como base do processo decisorial: a burocracia se assenta em uma rgida hierarquizao da autoridade, ou seja, na burocracia, quem toma as decises so as pessoas que esto no mais alto nvel da hierarquia. Isso faz com que as decises sejam tomadas por pessoas distantes da realidade; g) Superconformidade s rotinas e procedimentos: na burocracia as rotinas e procedimentos se tornam absolutas e sagradas para os funcionrios; h) Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o pblico: Os funcionrios trabalham voltados ao interior da organizao, de forma auto-referida, sem atentar para as reais necessidades dos clientes, os cidados; A centralizao das decises nos nveis hierrquicos mais altos est na categorizao do processo decisorial. Gabarito: A.

5. (ESAF/APO-MPOG/2008) Na civilizao ocidental, os diversos aspectos do Estado moderno s apareceram gradualmente, quando a legitimidade passou a ser atribuda ao conjunto de normas que governava o exerccio da autoridade. So caractersticas essenciais do Estado moderno todas as que se seguem, exceto: a) um ordenamento jurdico impositivo. b) a cidadania: relao de direitos e deveres. c) o monoplio do uso legtimo da violncia. d) um quadro administrativo ou uma burocracia. e) a jurisdio compulsria sobre um territrio.

Esta questo foi tirada de Weber, segundo o qual:


Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 45

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
A ordem legal, a burocracia, a jurisdio compulsria sobre um territrio e a monopolizao do uso legtimo da fora so as caractersticas essenciais do Estado moderno.

S faltou a letra b, que justamente o gabarito da questo. A cidadania no uma condio para o Estado Moderno, podemos ter Estados Totalitrios. Gabarito: B.

6. (ESAF/APO-MPOG/2008) O modelo de gesto pblica burocrtico, com base nos postulados weberianos, constitudo de funcionrios individuais, cujas caractersticas no incluem: a) liberdade pessoal e obedincia estrita s obrigaes objetivas do seu cargo, estando submetidos a um sistema homogneo de disciplina e controle do servio. b) exerccio do cargo como profisso nica ou principal, com perspectiva de carreira: progresso por tempo de servio ou mrito, ou ambas. c) competncias funcionais fixas em contrato e segundo qualificaes profissionais verificadas em provas e certificadas por diplomas. d) apropriao dos poderes de mando inerentes ao cargo (exerccio da autoridade), mas no dos meios materiais de administrao, nem do prprio cargo. e) nomeao, numa hierarquia rigorosa dos cargos, sendo remunerados com salrios fixos em dinheiro.

A letra A desta questo gerou muita polmica nesse concurso do MPOG. Isso porque ela fala em liberdade pessoal. Muitos pensaram que no modelo burocrtico o funcionrio no tem liberdade pessoal, j que deve seguir procedimentos rgidos. Contudo, esta liberdade pessoal no liberdade de procedimentos, mas uma liberdade em relao aos superiores, uma liberdade de no interferncia em sua vida privada. Estas caractersticas dos funcionrios individuais foram tiradas de Weber, que afirma que:
O tipo mais puro de dominao legal aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrtico. Somente o dirigente da associao possui sua posio de senhor, em virtude ou de apropriao ou de eleio ou de designao da sucesso. Mas suas competncias senhoriais so tambm competncias legais. O conjunto do quadro administrativo se compe, no tipo mais puro, de funcionrios individuais (monocracia, em oposio colegialidade), os quais:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 1. so pessoalmente livres; obedecem somente s obrigaes objetivas de seu cargo; 2. so nomeados (e no eleitos) numa hierarquia rigorosa dos cargos; 3. tm competncias funcionais fixas; 4. em virtude de um contrato, portanto, (em princpio) sobre a base de livre seleo segundo 5. a qualificao profissional no caso mais racional: qualificao verificada mediante prova e certificada por diploma; 6. so remunerados com salrios fixos em dinheiro, na maioria dos casos com direito a aposentadoria; em certas circunstncias (especialmente em empresas privadas), podem ser demitidos pelo patro, porm sempre podem demitir-se por sua vez; seu salrio est escalonado, em primeiro lugar, segundo a posio na hierarquia e, alm disso, segundo a responsabilidade do cargo e o princpio da correspondncia posio social; 7. exercem seu cargo como profisso nica ou principal; 8. tm a perspectiva de uma carreira: progresso por tempo de servio ou eficincia, ou ambas as coisas, dependendo dos critrios dos superiores; 9. trabalham em separao absoluta dos meios administrativos e sem apropriao do cargo; 10. esto submetidos a um sistema rigoroso e homogneo de disciplina e controle do servio. A letra A correta, pois traz as caractersticas 1 e 10. A letra B correta, pois traz a caracterstica 7. A letra C correta, pois traz as caractersticas 3, 4 e 5. A letra D incorreta, j que contraria a caracterstica 9. A letra E correta, traz as caractersticas 2 e 6. A resposta da questo a letra D. Gabarito: D.

7. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) A formao do Estado moderno, entre os sculos XII/ XIII e XVIII/XIX, consistiu em um longo e complexo processo que levou normatizao das relaes de fora por meio do exerccio monopolstico do poder pelo soberano. Todos os enunciados abaixo sobre a formao do Estado esto corretos, exceto:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

a) alm do desenvolvimento do Estado territorial institucional, a formao do Estado moderno envolveu a passagem do poder personificado do prncipe para o primado dos esquemas universalistas e abstratos da norma jurdica, que mais tarde daria origem ao Estado de Direito. b) o processo de formao do Estado foi marcado pela tenso entre, de um lado, a expropriao dos poderes privados locais; e, de outro, a necessidade do soberano de recorrer s categorias ou camadas sociais para dispor de fundos para criar e manter seu quadro administrativo e um exrcito permanente. c) alm da distino entre o espao pblico e o privado, a formao do Estado implicou em substituir gradualmente a supremacia da dimenso individual do senhor feudal e do prncipe pelo princpio das categorias sociais como ncleos da sociedade civil, novos interlocutores do soberano. d) a delimitao de um espao das relaes sociais, gerenciado de forma exclusivamente poltica, tornou-se possvel graas conquista, pelo prncipe, do apoio da esfera financeira luta contra os privilgios, inclusive fiscais, da aristocracia. e) a distino entre o mundo espiritual e o mundano, sobre a qual se assentava o primado da Igreja e de sua concepo universalista da repblica crist, acabou por fundamentar a supremacia da poltica.

A primeira alternativa trata da passagem do Estado Absolutista para o Estado Liberal. Vimos que, para Weber, uma caracterstica do Estado Moderno dominao racional-legal, ou o modelo burocrtico. Isto porque o capitalismo e a democracia exigiam uma administrao mais imparcial e racional. Portanto, mesmo que o Estado Moderno tenha iniciado com a dominao tradicional do absolutismo, a sua evoluo envolveu sim a passagem para a dominao racional-legal. A letra A correta. Essa questo foi tirada do livro Dicionrio de Poltica, do Norberto Bobbio. Segundo o autor:
A histria do surgimento do Estado moderno a histria dessa tenso: do sistema policntrico e complexo dos senhorios de origem feudal se chega ao Estado territorial concentrado e unitrio por meio da chamada racionalizao da gesto do poder e da prpria organizao poltica imposta pela evoluo das condies histricas materiais.

Vimos que Bobbio diferencia a evoluo do Estado Moderno em duas fases: sociedade por camadas e moderna sociedade civil. Num primeiro momento as relaes sociais tinham um carter muito mais estamental, baseadas no presProf. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 48

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS tgio, enquanto no segundo, o capitalismo havia transformado essas relaes para algo mais prximo das classes sociais, baseado na posio econmica dos indivduos. Esta sociedade por camadas era caracterizada pela fora dos antigos grupos feudais, os nobres, que ainda detinham muito poder e limitavam a atuao do prncipe, j que este, num primeiro momento, como afirma a letra b, dependia das categorias ou camadas sociais para criar e manter o quadro administrativo e um exrcito permanente. A letra B correta. Pouco a pouco, o prncipe superou a dependncia de financiamento junto a estas camadas. A letra C incorreta porque no houve uma substituio do poder do prncipe pelo princpio das categorias sociais como ncleos da sociedade civil, mas justamente o contrrio. Alm disso, no foram estas que passaram a ser os novos interlocutores do soberano. Logo que o Estado o prncipe e seu aparelho de poder se tornou monopolista na esfera poltica, os seus interlocutores diretos no foram mais as categorias, mas os indivduos. O principie ganhou poder em detrimento das camadas sociais. Para Bobbio:
Esse processo foi possvel, conforme se acentuou, graas progressiva conquista, por parte do prncipe e de seu aparelho administrativo, da esfera financeira, qual estava intimamente ligada a esfera econmica do pas. Isso pode acontecer, em primeiro lugar, graas ao apoio que o prncipe facilmente encontrou, na sua luta contra os privilgios, at fiscais, da mais importante das categorias sociais: a nobreza. Esse apoio veio da parte dos estratos mais empenhados da populao e particularmente da burguesia urbana, na mira de uma distribuio dos encargos fiscais mais justa entre as vrias foras do pas e, tambm, de uma ativa poltica de defesa, de sustentao e de estmulo do prncipe em relao atividade.

A letra D correta j que o principie ganha o apoio da burguesia na luta contra o poder da nobreza, principalmente contra os privilgios dessa classe, buscando uma tributao mais justa. A alternativa D ainda fala em delimitao de um espao das relaes sociais, gerenciado de forma exclusivamente poltica. Bobbio afirma que:
O Estado moderno significava precisamente a negao de tudo isso: a instaurao de um nvel diferente da vida social, a delimitao de uma esfera rigidamente separada de relaes sociais, gerenciada exclusivamente de uma forma poltica.

Por fim, a letra E correta, tambm foi tirada de Bobbio, segundo o qual:
A distino entre o espiritual e o mundano, inicialmente introduzida pelos papas para fundamentar o primado da Igreja, desencadeou agora sua fora na direo do primado e da supremacia da poltica.

Gabarito: C.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

8. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) Os tipos primrios de dominao tradicional so os casos em que falta um quadro administrativo pessoal do senhor. Quando esse quadro administrativo puramente pessoal do senhor surge, a dominao tradicional tende ao patrimonialismo, a partir de cujas caractersticas formulou-se o modelo de administrao patrimonialista. Examine os enunciados a seguir, sobre tal modelo de administrao, e marque a resposta correta. 1. O modelo de administrao patrimonialista caracteriza-se pela ausncia de salrios ou prebendas, vivendo os servidores em camaradagem com o senhor a partir de meios obtidos de fontes mecnicas. 2. Entre as fontes de sustento dos servidores no modelo de administrao patrimonialista incluem-se tanto a apropriao individual privada de bens e oportunidades quanto a degenerao do direito a taxas no regulamentado. 3. O modelo caracteriza-se pela ausncia de uma clara demarcao entre as esferas pblica e privada e entre poltica e administrao; e pelo amplo espao arbitrariedade material e vontade puramente pessoal do senhor. 4. Os servidores no possuem formao profissional especializada, mas, por serem selecionados segundo critrios de dependncia domstica e pessoal, obedecem a formas especficas de hierarquia patrimonial. a) Esto corretos os enunciados 2, 3 e 4. b) Esto corretos os enunciados 1, 2 e 3. c) Esto corretos somente os enunciados 2 e 3. d) Esto corretos somente os enunciados 1 e 3. e) Todos os enunciados esto corretos.

O Patrimonialismo uma forma de exerccio da dominao por uma autoridade. A Base de sua legitimidade a tradio, cujas caractersticas principais repousam no poder individual do governante que, amparado por seu aparato administrativo recrutado com base em critrios pessoais, exerce o poder poltico sob um determinado territrio Segundo Weber, ao quadro administrativo da dominao tradicional, em seu tipo puro, faltam: A competncia fixa segundo regras objetivas; A hierarquia racional fixa; A nomeao regulada por contrato livre e ascenso regulado;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A formao profissional (como norma); (muitas vezes) o salrio fixo e (ainda mais frequentemente) o salrio pago em dinheiro. Esse quadro administrativo no possui um salrio fixo, mas recebe sinecuras e prebendas. Sinecura significa sem cuidado, ou seja, sem esforo. Prebenda significa ocupao rendosa de pouco trabalho. Portanto, a primeira afirmao errada, j que existem sim prebendas. O restante da alternativa est certo. Segundo Weber, o salrio fixo o normal na dominao racionallegal, ao contrrio do servidor patrimonial, que obtm seu sustento por: a) alimentao na mesa do senhor; b) emolumentos, na maioria das vezes em espcie, provenientes de bens e dinheiros do senhor; c) terras funcionais; d) oportunidades apropriadas de rendas, taxas ou impostos; e) Feudos. A segunda afirmao fala em degenerao do direito a taxas no regulamentado. Isso significa que os servidores se apropriam dos prprios tributos que so coletados junto sociedade. Por exemplo, em Portugal, eram nomeados representantes da Coroa nas cidades, que ainda no contavam com prefeituras. Esses representantes desempenhavam as funes estatais e podiam ficar com determinada percentagem da arrecadao de taxas. A segunda afirmao certa. A principal caracterstica do patrimonialismo a confuso entre o patrimnio pblico e o privado. A administrao poltica tratada pelo senhor como assunto puramente pessoal. Os bens adquiridos por meio dos tributos no se diferenciam dos bens privados do senhor, tudo faz parte do mesmo patrimnio. Por tal razo, o prncipe lida com os assuntos da corte que seriam considerados pblicos na acepo atual de forma eminentemente privada, posto que o patrimnio pessoal do governante e a coisa pblica so misturados como se fossem apenas uma esfera. A terceira afirmao correta. A quarta afirmao fala em dependncia domstica e pessoal. Isso correto. Segundo Weber:
A este caso especial de estrutura de dominao patriarcal: o poder domstico descentralizado mediante a cesso de terras e eventualmente de utenslios a filhos ou outros dependentes da comunidade domstica queremos chamar de dominao patrimonial.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Contudo, vimos acima que, para Weber, na dominao tradicional falta a hierarquia racional fixa. J a questo fala que obedecem a formas especficas de hierarquia patrimonial. A quarta afirmao errada, no haveria hierarquia no patrimonialismo. O conceito de hierarquia supe vrios nveis hierrquicos, um controlando o outro. Uma das definies de hierarquia do dicionrio Houaiss a seguinte:
organizao social em que se estabelecem relaes de subordinao e graus sucessivos de poderes, de situao e de responsabilidades

o modelo burocrtico que trar o princpio da hierarquia. Gabarito: C.

9. (ESAF/CGU/2008) Considerando a diferenciao conceitual para fins didticos dos modelos patrimonialista, burocrtico e gerencial da administrao pblica no Brasil, selecione a opo que conceitua corretamente o modelo burocrtico de gesto. a) Estado centralizador, onipotente, intervencionista e espoliado por uma elite que enriquece e garante privilgios por meio de excluso da maior parte da sociedade. b) Estado centralizador, profissional e impessoal que busca a incorporao de atores sociais emergentes e estabelece normas e regras de funcionamento. c) Estado desconcentrado que privilegia a delegao de competncias para os municpios e foca o controle social de suas aes. d) Estado coordenador de polticas pblicas nas trs esferas da federao, visando desburocratizao dos processos governamentais. e) Estado descentralizado que tem como foco de suas aes o contribuinte, que visto como cliente dos servios pblicos.

Na primeira alternativa temos o Estado Absolutista patrimonialista, e no o modelo burocrtico, j que ela fala em uma elite que enriquece retirando sua renda do Estado. Assim, a letra A errada. No entanto, isto no quer dizer que, no modelo burocrtico, o Estado no seja centralizador. A administrao pblica burocrtica auto-referida porque ela se interessa, primariamente, em afirmar o poder do Estado o poder extroverso sobre os cidados. Portanto, a letra B certa, a resposta da questo, j que no modelo burocrtico o Estado centralizador, profissional e

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS impessoal. As decises so tomadas apenas nos nveis mais altos das organizaes, restringindo a autonomia dos nveis mais baixos. Como o estado centralizado, ele no ser desconcentrado, o que torna a letra C errada. Se o modelo burocrtico, ele no vai buscar a desburocratizao, mas sim a burocratizao, ou seja, o estabelecimento de regras e controles. Por isso que a letra D errada. Por fim, a letra E errada porque descentralizao e foco no contribuinte, que visto como cliente, so caractersticas da administrao gerencial e no da burocrtica. Gabarito: B.

10. (ESAF/ENAP/2006) Assinale a opo incorreta. a) No modelo patrimonialista de administrao pblica existe uma interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado. b) Um dos princpios do modelo burocrtico de administrao pblica um sistema administrativo impessoal, formal e racional. c) Um dos princpios do modelo patrimonialista de administrao pblica o acesso por concurso ao servio pblico. d) O modelo gerencial de administrao pblica tem como um dos seus objetivos garantir a propriedade e o contrato. e) O modelo burocrtico de administrao pblica se baseia no servio pblico profissional.

Essa questo foi copiada do texto A administrao pblica gerencial: estratgia e estrutura para um novo Estado, de Luiz Carlos Bresser Pereira, disponvel em: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid =2751 A letra A certa. Segundo Luis Carlos Bresser Pereira:
A caracterstica que definia o governo nas sociedades pr-capitalistas e prdemocrticas era a privatizao do Estado, ou a interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado. Patrimonialismo significa a incapacidade ou a relutncia de o prncipe distinguir entre o patrimnio pblico e seus bens privados. A administrao do Estado pr-capitalista era uma administrao patrimonialista.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS As letras B e E so certas. Segundo Bresser:
Burocracia a instituio administrativa que usa como instrumento para combater o nepotismo e a corrupo dois traos inerentes administrao patrimonialista , os princpios de um servio pblico profissional, e de um sistema administrativo impessoal, formal, legal e racional.

A letra C errada porque no patrimonialismo no havia concurso, esse um instrumento impessoal da burocracia. A letra D foi dada como certa, mas discordo da ESAF. A administrao gerencial garante sim a propriedade e os contratos, mas falar que esse um objetivo dela um pouco equivocado. Temos que tomar cuidado um ponto do texto do Bresser, que diferencia a administrao gerencial do neoliberalismo. Segundo o autor:
Aqui, o Estado no visto como produtor como prega o burocratismo , nem como simples regulador que garanta os contratos e os direitos de propriedade , como reza o credo neoliberal , mas, alm disto, como financiador ou (subsidiador) dos servios no-exclusivos.

Bresser gosta de deixar muito clara a distino entre o neoliberalismo e o gerencialismo. No setor de servios no exclusivos, o neoliberalismo realizaria a privatizao, enquanto a administrao gerencial faz a publicizao, transforma em entidades pblicas no estatais, como as organizaes sociais. O que estou querendo dizer no significa que a administrao gerencial v contra a propriedade e os contratos, pelo contrrio, ela os garante sim. O que eu questiono na questo afirmar que esse um objetivo da administrao gerencial, quando na realidade o Bresser defende que ela vai muito alm disso, que essa uma tica neoliberal, e no gerencial. Gabarito: D.

11. (ESAF/ENAP/2006) Assinale a opo incorreta. a) No modelo patrimonialista de administrao pblica existe uma interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado. b) Um dos princpios do modelo burocrtico de administrao pblica um sistema administrativo impessoal, formal e racional. c) Um dos princpios do modelo patrimonialista de administrao pblica o acesso por concurso ao servio pblico. d) O modelo gerencial de administrao pblica tem como um dos seus objetivos garantir a propriedade e o contrato.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

e) O modelo burocrtico de administrao pblica se baseia no servio pblico profissional.

Essa questo foi copiada do texto A administrao pblica gerencial: estratgia e estrutura para um novo Estado, de Luiz Carlos Bresser Pereira, disponvel em: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid =2751 A letra A certa. Segundo Luis Carlos Bresser Pereira:
A caracterstica que definia o governo nas sociedades pr-capitalistas e prdemocrticas era a privatizao do Estado, ou a interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado. Patrimonialismo significa a incapacidade ou a relutncia de o prncipe distinguir entre o patrimnio pblico e seus bens privados. A administrao do Estado pr-capitalista era uma administrao patrimonialista.

As letras B e E so certas. Segundo Bresser:


Burocracia a instituio administrativa que usa como instrumento para combater o nepotismo e a corrupo dois traos inerentes administrao patrimonialista , os princpios de um servio pblico profissional, e de um sistema administrativo impessoal, formal, legal e racional.

A letra C errada porque no patrimonialismo no havia concurso, esse um instrumento impessoal da burocracia. A letra D foi dada como certa, mas discordo da ESAF. A administrao gerencial garante sim a propriedade e os contratos, mas falar que esse um objetivo dela um pouco equivocado. Temos que tomar cuidado um ponto do texto do Bresser, que diferencia a administrao gerencial do neoliberalismo. Segundo o autor:
Aqui, o Estado no visto como produtor como prega o burocratismo , nem como simples regulador que garanta os contratos e os direitos de propriedade , como reza o credo neoliberal , mas, alm disto, como financiador ou (subsidiador) dos servios no-exclusivos.

Bresser gosta de deixar muito clara a distino entre o neoliberalismo e o gerencialismo. No setor de servios no exclusivos, o neoliberalismo realizaria a privatizao, enquanto a administrao gerencial faz a publicizao, transforma em entidades pblicas no estatais, como as organizaes sociais.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O que estou querendo dizer no significa que a administrao gerencial v contra a propriedade e os contratos, pelo contrrio, ela os garante sim. O que eu questiono na questo afirmar que esse um objetivo da administrao gerencial, quando na realidade o Bresser defende que ela vai muito alm disso, que essa uma tica neoliberal, e no gerencial. Gabarito: D.

12. (ESAF/CGU/2004) Ao longo de sua histria, a administrao pblica assume formatos diferentes, sendo os mais caractersticos o patrimonialista, o burocrtico e o gerencial. Assinale a opo que indica corretamente a descrio das caractersticas da administrao pblica feita no texto a seguir. O governo caracteriza-se pela interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado, o nepotismo e o clientelismo. A partir dos processos de democratizao, institui-se uma administrao que usa, como instrumentos, os princpios de um servio pblico profissional e de um sistema administrativo impessoal, formal e racional. a) Patrimonialista e gerencial b) Patrimonialista e burocrtico c) Burocrtico e gerencial d) Patrimonialista, burocrtico e gerencial e) Burocrtico

Segundo Luis Carlos Bresser Pereira:


A caracterstica que definia o governo nas sociedades pr-capitalistas e prdemocrticas era a privatizao do Estado, ou a interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado. Patrimonialismo significa a incapacidade ou a relutncia de o prncipe distinguir entre o patrimnio pblico e seus bens privados. A administrao do Estado pr-capitalista era uma administrao patrimonialista. Burocracia a instituio administrativa que usa como instrumento para combater o nepotismo e a corrupo dois traos inerentes administrao patrimonialista , os princpios de um servio pblico profissional, e de um sistema administrativo impessoal, formal, legal e racional.

Gabarito: B.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

13. (ESAF/EPPGG-MPOG/2003) O sculo XIX marca o surgimento de uma administrao pblica burocrtica em substituio s formas patrimonialistas de administrar o Estado. O chamado patrimonialismo significa a incapacidade ou relutncia do governante em distinguir entre o patrimnio pblico e seus bens privados. Assinale a opo que indica corretamente as caractersticas da administrao pblica burocrtica. a) Servio pblico profissional, flexibilidade organizacional e nepotismo. b) Servio pblico profissional e um sistema administrativo fruto de um arranjo poltico, formal e racional. c) Servio pblico profissional e um sistema administrativo impessoal, formal e racional. d) Servio pblico fruto de um arranjo entre as foras polticas e um sistema administrativo seletivo de acordo com os diversos grupos de sustentao da base de governo. e) Servio pblico orientado para o consumidor, nfase nos resultados em detrimento dos mtodos e flexibilidade organizacional.

Vimos que Bresser Pereira enumera trs caractersticas do modelo racionallegal:


So trs as caractersticas bsicas que traduzem o seu carter racional: so sistemas sociais (1) formais, (2) impessoais, (3) dirigidos por administradores profissionais, que tendem a control-los cada vez mais completamente.

o que temos na letra C, a resposta da questo. Na letra A os erros so a flexibilidade e o nepotismo. Nas letras B e D, o erro o arranjo poltico, quando na realidade racional. Alm disso o servio pblico no seletivo, mas baseado no universalismo de procedimentos. A letra E traz caractersticas do modelo gerencial. Gabarito: C.

14. (ESAF/EPPGG-MPOG/2003) A administrao burocrtica clssica, baseada nos princpios da administrao do Exrcito prussiano, foi implantada nos principais pases europeus no final do sculo XIX. Ela foi adotada porque era uma alternativa muito superior administrao patrimonialista do Estado. Quais das seguintes caractersticas bsicas pertencem ao conceito de burocracia de Weber?

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

I. Ligao entre os patrimnios pblico e privado. II. Autoridade funcional baseada no estatuto. III. Gesto voltada para resultados. IV. Carter hierrquico das relaes de trabalho. V. Carter impessoal das relaes profissionais, sem dios ou paixes. VI. Critrios de mrito para atribuio de responsabilidades e evoluo na carreira. VII. Autoridade derivada de normas racionais-legais. Esto corretos apenas os itens: a) III, VII b) II, VI, VII c) II, IV,V,VI, VII d) II, III, VII e) II , VI

A ligao entre os patrimnios pblico e privado uma caracterstica do patrimonialismo, e no da burocracia, que defende justamente o contrrio, a separao da res publica dos interesses privados. A afirmao I incorreta. A autoridade nas burocracias segue o princpio das competncias oficiais fixas, ordenadas mediante regras. O formalismo da burocracia se expressa no fato de que a autoridade deriva de um sistema de normas racionais, escritas e exaustivas, que definem com preciso as relaes de mando e subordinao, distribuindo as atividades a serem executadas. Portanto, a afirmao II correta. A afirmao III fala que a burocracia apresenta uma gesto voltada para resultado. Vimos que Bresser define burocracia como um sistema social em que a diviso do trabalho racionalmente realizada tendo em vista os fins visados. O critrio que diferencia o ato racional do irracional sua coerncia em relao aos fins visados. Portanto, na minha opinio, a afirmao III estaria correta. Contudo, a afirmao III foi dada como incorreta. O que ocorreu foi que a ESAF pensou nas disfunes da burocracia, e uma delas que o modelo burocrtico enfatiza demais o processo, esquecendo-se do resultado. A administrao gerencial que vem focar no resultado. Contudo, como a questo cobra o conceito de Weber, no poderamos pensar em suas disfunes. Weber afirma que:
A administrao puramente burocrtica, portanto, a administrao burocrtica-monocrtica mediante documentao, considerada do ponto de vista Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 58

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
formal, , segundo toda a experincia, a forma mais racional de exerccio de dominao, porque nela se alcana tecnicamente o mximo de rendimento em virtude de preciso, continuidade, disciplina, rigor e confiabilidade, intensidade e esxtensibilidade dos servios e aplicabilidade formalmente universal a todas as espcies de tarefas.

Vimos que outro princpio que rege o modelo burocrtico o da hierarquia de cargos e da seqncia de instncias. Este configura um sistema fixamente regulamentado de mando e subordinao das autoridades, com fiscalizao das inferiores pelas superiores. Quando o tipo est plenamente desenvolvido, essa hierarquia de cargos est monocraticamente organizada, em uma seqncia de instncias hierrquica. A afirmao IV correta. J vimos que Weber afirma que o carter impessoal da burocracia obedece ao princpio da administrao sine ira ac studio, sem dio ou paixo. A afirmao V correta. O funcionrio, no modelo burocrtico, de acordo com a ordem hierrquica das autoridades, percorre uma carreira, dos cargos inferiores, menos importantes e menos bem pagos, at os superiores. Os critrios de mrito so decorrncia do carter impessoal. A afirmao VI correta. Por fim, a afirmao VI correta, pois traz novamente a autoridade baseada no estatuto, no carter racional-legal. Gabarito: C.

15. (ESAF/EPPGG-MPOG/2003) Weber, na dcada de 20, na Alemanha, publicou estudos sobre as organizaes formais identificando-lhes caractersticas comuns que passaram a constituir o tipo ideal de burocracia. Com o passar do tempo, evidenciou-se que as caractersticas desejveis ao funcionamento racional das organizaes e ao alcance de sua eficincia se transformavam em disfunes. Assinale a opo que descreve corretamente uma das disfunes da burocracia. a) A burocracia tem normas e regulamentos escritos que regem seu funcionamento, definindo direitos e deveres dos ocupantes de cargos. b) Numa burocracia os cargos so estabelecidos segundo o princpio da hierarquia, onde a distribuio de autoridade serve para reduzir ao mnimo o atrito. c) Na burocracia a diviso de trabalho leva cada participante a ter funes especficas e uma esfera de competncia e responsabilidade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

d) A burocracia tem normas e regulamentos que se transformam de meios em objetivos, tornando o funcionrio um conhecedor de procedimentos. e) A burocracia se caracteriza pela impessoalidade, pois o poder de cada pessoa, como a obedincia do subordinado ao seu superior, deriva do cargo que ocupa.

Das alternativas, a nica que traz uma disfuno da burocracia a letra D, que traz a disfuno da internalizao das regras e apego aos regulamentos. Portanto a letra D correta. A letra A incorreta porque traz o formalismo, uma das caractersticas da burocracia, mas que no necessariamente algo ruim. O excesso de formalismo, de papelrio que uma disfuno. O formalismo, o carter legal, so caractersticas indispensveis ao bom andamento da administrao pblica. A letra B incorreta porque a especializao vertical, a hierarquia, trouxe racionalidade para as organizaes. Novamente, o problema o excesso, as estruturas muito verticalizadas. A letra C incorreta, pois traz o princpio da diviso do trabalho, a especializao horizontal, ou departamentalizao. Esta caracterstica tambm no uma disfuno. A letra E incorreta porque a impessoalidade no uma disfuno, pelo contrrio, trouxe grandes ganhos para a administrao, tanto que permanece na administrao gerencial. Gabarito: D.

16. (ESAF/EPPGG-MPOG/2002) Segundo Weber, h trs formas de dominao/legitimidade do poder. Assinale a resposta que identifica corretamente uma dessas formas. a) A dominao burocrtica baseia-se no poder que emana do patriarca, do direito natural e das relaes pessoais entre senhor e subordinado. b) A dominao tradicional baseia-se no poder que emana do estatuto estabelecido, regulando os atos de quem ordena e de quem obedece s ordens. c) A dominao carismtica baseia-se no poder que emana do indivduo seja pelo seu conhecimento ou feitos heroicos. d) A dominao carismtica baseia-se no poder que emana das normas estabelecidas, podendo ser alteradas por uma nova regulamentao.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 60

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

e) A dominao tradicional baseia-se no poder que emana do conhecimento e reconhecimento de atos heroicos, extinguindo-se com o indivduo.

As letras A e B esto invertidas: na primeira o correto seria dominao tradicional e na segunda burocrtica. A letra C correta, pois enfatiza o critrio de dominao como sendo o carisma. Na letra D o correto seria dominao burocrtica e na E dominao carismtica. Gabarito: C.

17. (ESAF/EPPGG-MPOG/2002) A administrao pblica burocrtica surgiu no sculo XIX em substituio s formas patrimonialistas de administrar o Estado. Indique qual das informaes a seguir define as diferenas entre estas duas abordagens. a) No patrimonialismo no existe uma definio clara entre patrimnio pblico e bens privados, com a proliferao do nepotismo e da corrupo enquanto a burocracia uma instituio administrativa que usa os princpios da racionalidade, impessoalidade e formalidade em um servio pblico profissional. b) No patrimonialismo os governantes consideram-se donos do Estado e o administram como sua propriedade, sendo Weber um dos seus defensores. A administrao pblica burocrtica surgiu como uma resposta ao aumento da complexidade do Estado e necessidade de organizao das foras armadas. c) No patrimonialismo a administrao pblica era um instrumento para garantir os direitos de propriedade, j a administrao pblica burocrtica estabeleceu uma definio clara entre res publica e bens privados. d) No patrimonialismo a administrao pblica governada pela preservao e desenvolvimento do patrimnio do Estado, sem se preocupar com a defesa dos direitos civis e sociais. A administrao burocrtica est ligada ao conceito do Estado de Bem-Estar Social, combatendo o nepotismo e a corrupo. e) No patrimonialismo a autoridade exclusivamente hereditria, gerando corrupo e ineficincia, enquanto a estratgia adotada pela administrao pblica burocrtica o controle formalista dos procedimentos garante uma melhor utilizao dos recursos pblicos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A correta, a resposta da questo. O patrimonialismo se caracteriza pela confuso entre o pblico e o privado. A segunda parte da alternativa traz alguns princpios da burocracia que vimos na definio de Bresser:
So trs as caractersticas bsicas que traduzem o seu carter racional: so sistemas sociais (1) formais, (2) impessoais, (3) dirigidos por administradores profissionais, que tendem a control-los cada vez mais completamente.

A letra B errada porque Weber no era um dos defensores do patrimonialismo. Na realidade, ele destacou com muita nfase a superioridade da autoridade racional-legal sobre o poder patrimonialista. A letra C fala que, no patrimonialismo, a administrao pblica era um instrumento de garantia do direito de propriedade. Segundo Bresser Pereira:
Se, no sculo XIX, a administrao pblica do Estado Liberal era um instrumento para garantir os direitos de propriedade garantindo a apropriao dos excedentes da economia pela classe capitalista emergente , no Estado Desenvolvimentista, a administrao burocrtica era uma forma de apropriao dos excedentes por uma nova classe mdia de burocratas e tecnoburocratas.

A administrao burocrtica caracterstica das democracias liberais. Portanto, no modelo burocrtico, dentro do Estado Liberal, que a administrao pblica era usada para garantir o direito de propriedade. Assim a letra C errada. A segunda parte da alternativa correta. O modelo burocrtico se diferencia do patrimonialismo por fazer a distino entre o patrimnio pblico e o privado. A letra D errada porque fala que o patrimonialismo preserva o patrimnio pblico, quando na realidade ataca. A segunda parte fala que a administrao burocrtica est ligada ao conceito do Estado de Bem-Estar Social, combatendo o nepotismo e a corrupo. Aqui est correto, pois o Estado de Bem-Estar social foi marcado e prejudicado pela administrao burocrtica. A letra E est errada porque a autoridade, no patrimonialismo, no exclusivamente hereditria. Ela pode se dar de outras formas, inclusive revolucionria, no caso da dominao carismtica. Na segunda parte, quando se fala que a administrao burocrtica garante uma melhor utilizao dos recursos pblicos, temos que saber com o que se est comparando. A alternativa compara com a administrao patrimonial. Nesse caso, a administrao burocrtica apresenta uma melhor utilizao dos recursos. No incio, o modelo burocrtico estava ligado ideia de eficincia, j que se dizia racional, orientado a fins. Foi aps a sua aplicao que percebemos que ele na realidade era ineficiente, em funo das suas chamadas disfunes. Gabarito: A.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

18. (ESAF/EPPGG-MPOG/2002) A administrao burocrtica moderna, racional legal, foi implantada nos principais pases europeus no final do sculo XIX e no Brasil em 1936, com a reforma administrativa promovida por Maurcio Nabuco e Luiz Simes Lopes. Assinale a opo que no caracteriza corretamente este tipo de administrao. a) A administrao burocrtica distingue entre o pblico e o privado, separando o poltico do administrador pblico, sendo essencial ao bom funcionamento do capitalismo. b) A administrao pblica burocrtica uma alternativa superior administrao patrimonialista do Estado, baseada no princpio do mrito profissional e compatvel com o capitalismo industrial e a democracia parlamentar. c) A administrao pblica burocrtica tem como princpios o mrito e a formalidade, o que torna difcil a sua aplicao nas democracias parlamentares, onde os interesses dos vrios grupos polticos impedem uma unidade de ao. d) A administrao pblica burocrtica concentra-se no processo, na criao de procedimentos para gesto do Estado em todas as suas atividades e em controlar a adequao do servio pblico a estes procedimentos. e) A administrao burocrtica lenta, cara, auto-referida, pouco orientada para atender s demandas dos cidados, no garantindo nem rapidez, nem qualidade, nem custos baixos para os servios prestados ao pblico.

A letra A correta, pois a administrao burocrtica surge como oposio ao patrimonialismo, separando o pblico do privado. estranho pensar que o capitalismo depende da burocracia, mas ela surgiu justamente porque a maior complexidade trazida pelo capitalismo exigia um modelo burocrtico de administrao, impessoal, racional, com diviso do trabalho, etc. Tanto que esses princpios permanecem at hoje. A letra B correta, pois a administrao burocrtica superior ao patrimonialismo, j que se utiliza de uma administrao racional e impessoal, combatendo a corrupo e o patrimonialismo. Alm disso, vimos que ela surgiu em decorrncia da maior complexidade da sociedade e do desenvolvimento do capitalismo e da democracia, que exigiam uma administrao burocrtica. A letra C incorreta justamente porque o modelo burocrtico sim aplicvel nas democracias parlamentares. Bresser afirma que:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
essencial para o capitalismo a clara separao entre o Estado e o mercado e a democracia s pode existir quando a sociedade civil, formada por cidados, distingue-se do Estado ao mesmo tempo em que o controla. Tornouse assim necessrio desenvolver um tipo de administrao que partisse no apenas da clara distino entre o pblico e o privado, mas tambm da separao entre o poltico e o administrador pblico. Surge assim a administrao burocrtica moderna, racional-legal.

A letra D correta. Ela trata do excessivo controle empregado pelo modelo burocrtico. Vimos que as regras so exaustivas, ou seja, h criao de procedimentos para gesto do Estado em todas as suas atividades. O foco do controle acabou concentrando-se no processo, e no no resultado, buscando controlar os procedimentos dos administradores. A letra E correta. Segundo Bresser Pereira:
A administrao pblica burocrtica clssica foi adotada porque era uma alternativa muito superior administrao patrimonialista do Estado. Entretanto o pressuposto de eficincia em que se baseava no se revelou real. No momento em que o pequeno Estado liberal do sculo XIX deu definitivamente lugar ao grande Estado social e econmico do sculo XX, verificouse que no garantia nem rapidez, nem boa qualidade nem custo baixo para os servios prestados ao pblico. Na verdade, a administrao burocrtica lenta, cara, auto-referida, pouco ou nada orientada para o atendimento das demandas dos cidados.

Gabarito: C.

19. (ESAF/EPPGG-MPOG/2002) Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as frases que indicam os elementos da crise do modelo burocrtico de administrao pblica. ( ) Como provedor de educao pblica, de sade pblica, de cultura, de infra-estrutura, de seguridade social e de proteo ao meio ambiente o modelo burocrtico no atendeu expanso das funes do Estado. ( ) O modelo burocrtico no d nfase a resultados e sim a processos e controles. ( ) Com o modelo burocrtico aumentou a corrupo e o nepotismo. ( ) Com o fim da guerra fria e da corrida armamentista, diminuiu a necessidade de estruturas organizacionais rgidas. ( ) A administrao burocrtica foi ineficiente em administrar o Estado de Bem-Estar Social.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Escolha a opo correta. a) V, F, V, V, F b) F, V, F, V, V c) V, V, F, F, V d) V, F, V, F, V e) F, F, V, V, F

J vimos que o Estado de Bem-Estar Social foi marcado e prejudicado pelo modelo burocrtico. O Estado cresceu, passou a desempenhar um enorme gama de funes, mas a burocracia no conseguiu dar conta de todas essas responsabilidades como eficincia e qualidade. A primeira afirmao verdadeira. Vimos tambm que, apesar de o modelo burocrtico ser racional porque orientado a fins, ele acabou se concentrando em demasia no processo, aumentando o controle de procedimentos em detrimento do controle de resultados. A segunda afirmao verdadeira. A corrupo e o nepotismo no aumentaram no modelo burocrtico, j que ele veio combater estas prticas no patrimonialismo. Por isso a terceira afirmao falsa. Contudo, no devemos esquecer que a administrao burocrtica no conseguiu proteger o patrimnio pblico, surgindo novas formas de patrimonialismo, como o rent seeking, sendo esta uma das insatisfaes da sociedade que fortaleceram o desenvolvimento da administrao gerencial. No foi o fim da Guerra Fria que diminuiu a necessidade de estruturas rgidas. Foi com a crise do petrleo em 1973 que entrou em xeque o antigo modelo de interveno estatal, quando se abateu sobre o mundo uma grave crise econmica, resultando na crise fiscal dos Estados. A quarta afirmao falsa. A ltima afirmao repete o fato de o Estado de Bem-Estar ter sido marcado e prejudicado pelo modelo burocrtico, ou seja, a quinta afirmao verdadeira. Gabarito: C.

20. (ESAF/AFC/2002) Julgue as sentenas relativas s diferenas entre administrao patrimonial e administrao burocrtica. I. A administrao burocrtica impessoal no sentido de que h uma separao entre o ocupante e o cargo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

II. Patrimonialismo baseia-se na salvaguarda do patrimnio pblico em relao aos interesses privados. III. Clientelismo uma prtica patrimonial na medida em que implica a apropriao privada do cargo. IV. Carter racional-legal est diretamente relacionado tica da convico ou do valor absoluto. V. Prebendas e sinecuras so formas patrimonialistas de ocupao. A quantidade de itens corretos igual a a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

A primeira afirmao certa, a burocracia separa o cargo de seu ocupante, no h apropriao do cargo para fins pessoais. A segunda afirmao errada, o patrimonialismo no salvaguarda o patrimnio pblico, ele o ataca. A terceira afirmao certa, o clientelismo ocorre na forma de uma troca, em que uma pessoa que detm um poder entrega um produto ou servio em troca do apoio poltica da pessoa que precisa desse bem ou servio. Por exemplo, ocorre quando os deputados enviam recursos mediante emendas parlamentares para determinadas localidades, em que eles tm sua base poltica. A quarta afirmao errada, o modelo racional-legal est ligado tica da responsabilidade, ou racionalidade instrumental. A quinta afirmao certa, vimos que no patrimonialismo existem as prebendas e sinecuras. Gabarito: C.

21. (ESAF/SUSEP/2002) A Administrao Pblica tem assumido ao longo do tempo diferentes modelos: o patrimonialista, o burocrtico e o gerencial. Assinale a opo que apresenta corretamente as caractersticas de um desses modelos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

a) O modelo patrimonialista caracteriza-se pela preponderncia do formalismo e lealdade autoridade. H uma clara distino entre res publica e bens privados. b) O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderncia da hierarquia, da impessoalidade e busca de resultados, no havendo distino entre res publica e bens privados. c) O modelo burocrtico caracteriza-se pela preponderncia da autoridade racional e legal, formalismo e controle hierrquico. O controle sobre os processos administrativos. d) O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderncia do nepotismo, descentralizao administrativa e lealdade autoridade. O controle sobre os resultados. e) O modelo burocrtico caracteriza-se pela preponderncia das relaes pessoais, busca de eficincia no uso dos recursos e controle hierrquico. No h clara distino entre res publica e bens privados.

A letra A errada, so caractersticas da burocracia. A letra B errada, traz caractersticas da burocracia. J a falta de distino entre res publica e bens privados caracterstica do patrimonialismo. A letra C certa, traz as caractersticas da burocracia. A letra D errada, traz caractersticas do patrimonialismo, exceto o controle sobre resultados, que sim da administrao gerencial. A letra E errada. Na burocracia no h preponderncia das relaes pessoais, ela se caracteriza pela impessoalidade, e h clara distino entre res publica e bens privados. Gabarito: C.

22. (ESAF/TCE-ES/2001) O tipo de aparato administrativo caracterstico das dominaes racionais-legais, descrito por Max Weber no incio do sculo XX, denominado burocracia, surgiu como um modelo capaz de combater as mazelas da administrao patrimonial. A partir da descrio de Weber sobre a burocracia, assinale entre as opes abaixo aquela que rene caractersticas descritas pelo autor para este tipo de aparato administrativo. a) disciplina; formalismo; hierarquia; mrito.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

b) lealdade; disciplina; formalismo; hierarquia. c) disciplina; mrito; impessoalidade; descentralizao. d) integrao; hierarquia; mrito; formalismo. e) impessoalidade; descentralizao; disciplina; integrao.

A letra A certa, traz caractersticas da burocracia. A letra B errada. A lealdade no uma caracterstica da burocracia porque ela insere um aspecto pessoal, a lealdade a uma pessoa. Na burocracia, as pessoas no so leais umas as outras, h a impessoalidade, obedece-se s leis e no s pessoas. A letra C errada porque a burocracia centralizadora, h quase nada de autonomia das unidades organizacionais. A letra D errada porque na burocracia as unidades so separadas de acordo com as funes exercidas, e esse tipo de estrutura gera isolamento. A especializao dos funcionrios faz com que eles se dediquem a determinada funo e no haja integrao com as demais unidades. A letra E errada por causa da descentralizao e da integrao. Gabarito: A.

23. (ESAF/AFC/2001) Entre as caractersticas listadas abaixo, marque a nica que no se aplica burocracia weberiana: a) existncia de regras abstratas s quais esto vinculadas o detentor do poder, o aparelho administrativo e os dominados. b) relaes de autoridade entre posies ordenadas de modo hierrquico. c) obedincia impessoal s obrigaes objetivas do cargo exercido como obrigao nica ou principal. d) diviso de trabalho flexvel (multifuncionalidade), orientada para a busca de resultados. e) recompensa por meio de salrio fixo em dinheiro e perspectiva de progresso por tempo de servio, por mrito ou por ambos.

A letra A errada, a burocracia tem como maior premissa justamente o carter racional-legal, a submisso lei de todos, dominadores e dominados.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra B errada, a hierarquia outro princpio importante da burocracia, a unidade de comando, ou autoridade monocrtica. As letras C e E so erradas, sim uma caracterstica da burocracia. Segundo Weber:
O tipo mais puro de dominao legal aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrtico. Somente o dirigente da associao possui sua posio de senhor, em virtude ou de apropriao ou de eleio ou de designao da sucesso. Mas suas competncias senhoriais so tambm competncias legais. O conjunto do quadro administrativo se compe, no tipo mais puro, de funcionrios individuais (monocracia, em oposio colegialidade), os quais:

1. so pessoalmente livres; objetivas de seu cargo;

obedecem

somente

obrigaes

2. so nomeados (e no eleitos) numa hierarquia rigorosa dos cargos; 3. tm competncias funcionais fixas; 4. em virtude de um contrato, portanto, (em princpio) sobre a base de livre seleo segundo 5. a qualificao profissional no caso mais racional: qualificao verificada mediante prova e certificada por diploma; 6. so remunerados com salrios fixos em dinheiro, na maioria dos casos com direito a aposentadoria; em certas circunstncias (especialmente em empresas privadas), podem ser demitidos pelo patro, porm sempre podem demitir-se por sua vez; seu salrio est escalonado, em primeiro lugar, segundo a posio na hierarquia e, alm disso, segundo a responsabilidade do cargo e o princpio da correspondncia posio social; 7. exercem seu cargo como profisso nica ou principal; 8. tm a perspectiva de uma carreira: progresso por tempo de servio ou eficincia, ou ambas as coisas, dependendo dos critrios dos superiores; 9. trabalham em separao absoluta dos meios administrativos e sem apropriao do cargo; 10. esto submetidos a um sistema rigoroso e homogneo de disciplina e controle do servio.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 69

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra D a resposta, no h flexibilidade na burocracia, nem orientao para resultados. Gabarito: D.

24. (ESAF/AFC/2001) Segundo Max Weber, a autoridade ou dominao baseia-se na legitimidade que, por sua vez, pode ser de trs tipos. Um deles, a dominao legal de carter racional, tpica do Estado contemporneo, no apresenta a caracterstica de: a) impessoalidade das normas e de sua aplicao b) hierarquia oficial c) direito consuetudinrio d) exerccio contnuo de funes segundo competncias fixas e) regras tcnicas e normas aplicadas por profissionais especializados

O direito consuetudinrio direito que surge dos costumes, da tradio, ou seja, refere-se dominao tradicional e no racional-legal, que exigem normas escritas. Gabarito: C.

25. (ESAF/STN/2000) A controvrsia contempornea sobre o papel do Estado orientada, entre outros aspectos, pela discusso sobre o grau de interveno desse na vida social e econmica. Assinale, entre as opes a seguir, aquela que no retrata corretamente pontos relevantes deste debate. a) O Estado intervencionista, na sua pretenso de superioridade, assume para si tarefas antes de responsabilidade do no-Estado. b) O Estado intervencionista, que assume formas histricas distintas, pode ser visualizado no welfare state contemporneo. c) O Estado mximo preocupa-se com a justia social, chamando para si a tarefa de distribuir a riqueza entre os cidados. d) O Estado liberal busca restringir sua esfera de atuao s atividades consideradas de responsabilidade exclusiva do Estado. e) O Estado abstencionista advoga para si a tarefa de regular a produo e distribuio de bens.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A certa. O Estado intervencionista entende que o mercado no capaz de, por si s, resolver os problemas da sociedade, por isso assume para si a produo de bens e servios. A letra B certa. O Estado de Bem-Estar um tipo de Estado intervencionista. A letra C certa. O Estado Mximo tambm o Welfare State. A letra D certa. O Estado deve se restringir s atividades tpicas. A letra E errada. O Estado abstencionista, ou Estado Mnimo, no atua na regulao. Gabarito: E.

4.1. Questes de Outras Bancas


26. (FCC/MPE-AP/2012) Ao relacionar os modelos de anlise histrica da gesto pblica ao longo do tempo, correto afirmar que: a) A etapa patrimonialista da gesto pblica perdurou por cerca de cinco dcadas, circunscrevendo-se ao final do perodo monrquico e incio do republicano. b) O modelo burocrtico circunscrito ao incio do sculo XX at os anos 60, dado o necessrio controle da coisa pblica e o baixo uso de tecnologias de informao. c) O modelo patrimonial tem sido imprescindvel no incio deste sculo, para a efetividade da administrao pblica frente s crises econmicas planetrias. d) O modelo gerencial foi uma etapa importante do desenvolvimento da administrao pblica brasileira, surgida no Estado Novo de Getlio Vargas. e) O modelo gerencial o modelo contemporneo, que enfoca resultados e uma gesto pblica pautada em competncias, alm do foco no cliente.

A letra A errada, o patrimonialismo perdurou por muito mais tempo, foram sculos, desde os primrdios dos tempos at o Sculo XIX. A letra B errada, o modelo burocrtico tem incio no Sculo XIX, com o desenvolvimento da democracia e do capitalismo, perdurando at o final da dcada de 1980, quando os governos Thatcher e Reagan implantam o gerencialismo.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 71

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra C errada, o patrimonialismo no necessrio, pelo contrrio, deve ser expurgado. A letra D errada, o gerencialismo surge com o Decreto-Lei 200/1967, como veremos na aula 02. A letra E certa, estudaremos o gerencialismo na prxima aula. Gabarito: E.

27. (FCC/TRE-SP/2012) A administrao pblica ps-burocrtica est apoiada, em parte, na administrao pblica burocrtica, da qual conserva, embora flexibilizado, o princpio fundamental a) da admisso segundo critrios de mrito. b) da descentralizao dos processos de deciso. c) do estmulo financeiro ao exerccio da criatividade d) da reduo das estruturas hierrquicas. e) da delegao de autonomia aos servidores.

Vimos no incio da aula que o gerencialismo mantm muitas caractersticas da burocracia. Segundo o Plano Diretor:
A administrao pblica gerencial constitui um avano e at um certo ponto um rompimento com a administrao pblica burocrtica. Isto no significa, entretanto, que negue todos os seus princpios. Pelo contrrio, a administrao pblica gerencial est apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princpios fundamentais, como a admisso segundo rgidos critrios de mrito, a existncia de um sistema estruturado e universal de remunerao, as carreiras, a avaliao constante de desempenho, o treinamento sistemtico. A diferena fundamental est na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrarse nos resultados, e no na rigorosa profissionalizao da administrao pblica, que continua um princpio fundamental.

Gabarito: A.

28. (FCC/TCE-PR/2012) Ao relacionar os diversos modelos tericos de Administrao Pblica correto afirmar: a) Os modelos, em seu desenvolvimento, culminam no gerencial, sem que suas formas antecessoras deixem de existir inteiramente.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 72

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

b) O modelo gerencial pressupe o foco central no controle, formalizao de processos e no empenho perifrico em resultados. c) O modelo burocrtico supera o patrimonial em uma poca em que o enfoque neoliberal pressupe o fortalecimento do Estado perante a coisa privada. d) As maiores diferenas entre o modelo gerencial e o burocrtico na administrao pblica esto relacionadas ao profissionalismo e impessoalidade. e) O modelo patrimonialista ressalta o poder da administrao pblica na gesto de seus rgos, tendo por finalidade o bem comum.

A letra A certa, vimos vrias questes no incio da aula que abordam esse tema. A letra B errada, o foco nos resultados, essas so caractersticas do modelo burocrtico. A letra C errada, a burocracia superou o patrimonialismo numa poca do liberalismo, no Sculo XIX, que se defendia a limitao do poder estatal. A letra D errada, essas caractersticas permanecem no gerencialismo. A letra E errada, a finalidade o interesse privado e no ressalta o poder da administrao pblica. Gabarito: A.

29. (FCC/TCE-PR/2012) Introduz transformaes na personalidade dos seus participantes que levam rigidez, s dificuldades no atendimento aos clientes e ineficincia, transformaes essas responsveis pelo que chama de disfunes ou consequncias imprevistas. Na frase acima Merton est se referindo estrutura (A) burocrtica. (B) de cooptao. (C) coercitiva. (D) ideolgica. (E) moderna.

Vimos que essas so algumas disfunes da burocracia. Gabarito: A.


Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 73

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

30. (FCC/TRT-6/2012) Para a consecuo de fins organizacionais preciso orga-nizar a atividade humana de modo estvel. Trata-se do objetivo da (A) cultura organizacional. (B) produtividade. (C) dependncia de recursos. (D) burocracia. (E) relacionalidade

A burocracia surge como uma forma de se escolher os melhores meios para se alcanar um objetivo, com impessoalidade e eficincia. Gabarito: D.

31. (FCC/ISS-SP/2012) Com relao introduo do paradigma psburocrtico na administrao pblica brasileira, considere: I. A partir de meados dos anos 1990 houve flexibilizao e, posteriormente, ruptura do modelo burocrtico, tendo em vista que as organizaes pblicas abandonaram a racionalidade formal como paradigma de ao. II. Apesar de todas as mudanas recentes, as organizaes ditas psburocrticas ainda esto vinculadas lgica racional-legal, base do modelo criado por Max Weber. III. A organizao ps-burocrtica teria como principais caractersticas a centralizao e a estruturao em redes hierarquizadas articuladas por fluxos verticais de informao. IV. As organizaes ps-burocrticas podem ser caracterizadas como orientadas para a soluo de conflitos e problemas, e esto baseadas na participao, confiana e compromisso de todos em torno de resultados. V. O tipo organizacional ps-burocrtico construdo em torno de processos tecnologicamente intensivos, fortemente preocupados pela formao de consensos baseados no personalismo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II, III e IV. (B) II e IV. (C) III e V. (D) I, II e III.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

(E) III, IV e V.

Essa questo foi copiada do texto Do modelo racional-legal ao paradigma psburocrtico, de Paulo Henrique Ramos Medeiros, disponvel em: http://www.clebertoledo.com.br/blogs/gestaopublica/administracao/files/files/ ok%20Burocratico%20racional%20legal.pdf Segundo o autor:
Dellagnelo e Machado-da-Silva (2000) concluram que, apesar da forte tendncia de flexibilizao, no houve ruptura com o modelo burocrtico, tendo em vista que a lgica de ao predominante nas organizaes continua sendo voltada para o clculo utilitrio de conseqncias, associado racionalidade formal.

A primeira afirmao errada. Vimos que o modelo burocrtico adota a racionalidade instrumental, ou tica da responsabilidade. J o modelo psburocrtico buscar resgatar a racionalidade substantiva, mas isso acabou no acontecendo na prtica, as organizaes permaneceram vinculadas racionalidade instrumental, por isso que os autores afirmam que elas continuam voltadas para o clculo utilitrio de consequncias. Portanto, apesar da maior flexibilidade, no houve a ruptura com o modelo burocrtico. A segunda afirmao certa, mas temos que tomar cuidado. Quando fala em ditas ps-burocrticas, no podemos entender como modelo burocrtico, mas sim organizaes que no alcanaram essa condio. Vamos tentar entender melhor. Segundo o texto:
Vasconcelos (2002) refora esse entendimento de Dellagnelo e Machado-daSilva (2000), quanto a no ruptura com o modelo burocrtico tradicional, pois as organizaes ditas ps-burocrticas ainda estariam fortemente vinculadas autoridade racional-legal, base do modelo criado por Max Weber. As organizaes puramente ps-burocrticas no existiriam, para Vasconcelos (2002), por no ser possvel construir, por longo prazo, organizaes de grande porte baseadas exclusivamente em padres de autoridade carismtica.

O texto de Medeiros traz muito das concluses de outro texto: Racionalidade, autoridade e burocracia: as bases da definio de um tipo organizacional psburocrtico, de Flvio Carvalho de Vasconcelos, disponvel em: http://app.ebape.fgv.br/comum/arq/Vasconcelos.pdf Vasconcelos afirma que:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
No entanto, organizaes baseadas em princpios como esses so particularmente raras e, na verdade, mesmo os mais ardentes defensores do conceito de ps-burocracia concedem que, como tipo ideal, organizaes verdadeiramente ps-burocrticas no existem.

O autor entende que as organizaes com as caractersticas essenciais do modelo ps-burocrtico no existem, aquelas organizaes extremamente flexveis e autnomas, que permitem aos funcionrios a tomada de deciso livre. As organizaes permaneceram vinculadas s regras e hiearquia. Com base nisso, Medeiros afirma que:
Vasconcelos (2002) refora esse entendimento de Dellagnelo e Machado-daSilva (2000), quanto a no ruptura com o modelo burocrtico tradicional, pois as organizaes ditas ps-burocrticas ainda estariam fortemente vinculadas autoridade racional-legal, base do modelo criado por Max Weber.

Percebam que ele fala em organizaes DITAS ps-burocrticas, ou seja, elas no so verdadeiras organizaes ps-burocrticas, pois no possuem as caractersticas essenciais do modelo. Voltando agora para a questo, ela coloca a frase as organizaes ditas psburocrticas ainda esto fortemente vinculadas lgica racional-legal fora de seu contexto. Quem l, pensa que ela afirma que o modelo ps-burocrtico ainda se baseia na autoridade racional-legal. Mas no isso. Ela afirma que as organizaes passam a impresso de serem ps-burocrticas, mas ainda esto fortemente vinculadas autoridade racional-legal. A terceira afirmao errada. No se caracteriza pela centralizao, mas sim pela descentralizao, e so redes no hierrquicas, em que diversas organizaes cooperam entre si e atuam de forma conjunta, no mesmo nvel. A quarta afirmao certa. Segundo Medeiros:
Define-se a ps-modernidade como a pesquisa da organizao psmoderna, aquela que teria como principais caractersticas a descentralizao, a estruturao em rede conectada pelas tecnologias de informao, bem como a liderana facilitadora e solucionadora de conflitos e problemas, baseada na abertura, participao, confiana e comprometimento.

A quinta afirmao errada. Segundo Vasconcelos:


Autores mais recentes definem o tipo organizacional ps-burocrtico como organizaes simbolicamente intensivas, produtoras de consenso atravs da institucionalizao do dilogo. Essas organizaes seriam mais especificamente caracterizadas por: constituir grupos de trabalho flexveis e foras-tarefa temporrias com objetivos claros; criar espaos para dilogo e conversao; enfatizar confiana mtua; usar o conceito de misso como

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
ferramenta estratgica; disseminar informao, criar redes de difuso e recuperao de conhecimento; criar mecanismos de feedback e avaliao de performance por peer review; criar capacidade de resilincia e flexibilidade na organizao.

Gabarito: B.

32. (FCC/COPERGAS/2011) As principais caractersticas da Administrao Pblica, surgida na poca do Estado Liberal, em conjunto com o capitalismo e a democracia, so: (A) foco no cidado, busca da efetividade e gesto por resultados. (B) preponderncia das relaes pessoais, busca de eficincia e baixo controle hierrquico. (C) instabilidade na relao contratual, baixo prestgio social e remunerao por produto ou servio. (D) profissionalizao, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo. (E) lealdade aos governantes, busca de status social e competio por clientelas.

O modelo que surgiu no Estado Liberal foi o burocrtico. Lembrem-se que ele surge no Sculo XIX, com o capitalismo e a democracia. Com o tempo que a burocracia ir ampliar a atuao do Estado, at chegar ao Estado de Bem-Estar Social. O gerencialismo surge ento concomitantemente com o neoliberalismo. A letra A errada, so caractersticas do gerencialismo. A letra B errada, as relaes sociais predominam no patrimonialismo, a burocracia (na teoria) at busca a eficincia e h um alto controle hierrquico. A letra C errada, valorizam-se os contratos, as regras, no patrimonialismo que isso no ocorria. A burocracia adquiriu sim prestgio social e a remunerao fixa, no vinculada aos resultados. A letra D certa, so as caractersticas do modelo racional-legal. A letra E errada, so caractersticas do patrimonialismo. Gabarito: D.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

33. (FGV/ALEAM/2011) A Burocracia uma forma de organizao humana que se baseia na racionalidade e que busca adequar os meios aos objetivos, remontando antiguidade. Como modelo de produo, entretanto, tem suas formulaes calcadas nas mudanas religiosas ps-renascentistas. Para melhor compreender o modelo de poder subjacente ao modelo burocrtico, Max Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I. Na sociedade tradicional percebeu que as caractersticas principais eram as famlias e os cls, com autoridade legalmente constituda. II. Na sociedade carismtica percebeu que os grupos revolucionrios e os partidos polticos tomavam a autoridade mstica e personalista como padro. III. Na sociedade burocrtica localizou as grandes empresas e estados modernos, com predomnio das normas impessoais para exerccio do poder. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

A primeira afirmao errada porque a dominao tradicional no legalmente constituda, no existe uma norma escrita, com base na tradio. A segunda afirmao certa, a dominao carismtica tem como pressuposto da legitimidade uma qualidade pessoal do dominador, muitas vezes mstica. A terceira afirmao certa, a dominao racional-legal caracterstica da burocratizao das organizaes e do Estado, baseada num sistema legal e impessoal. Gabarito: D.

34. (FCC/ALESP/2010) Com relao administrao pblica burocrtica considere. I. Surge na segunda metade do sculo XIX, na poca do Estado liberal, com o objetivo de combater a corrupo e o nepotismo patrimonialista.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

II. Esse modelo de gesto possui como princpios orientadores a profissionalizao, ou seja, a ideia de carreira e hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo. III. Os pressupostos da administrao burocrtica so a confiana prvia nos administradores pblicos e nos cidados que a eles, administradores pblicos, dirigem demandas. IV. O controle pode transformar-se na prpria razo de ser do funcionrio; voltando-se para si mesmo, perdendo a noo de sua misso bsica, que servir sociedade. V. A administrao burocrtica tem como principal qualidade a efetividade no alcance dos resultados; seu foco central a eficincia do Estado. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I, II, III e V. c) II, III e IV. d) II e V. e) III, IV e V.

A afirmao I certa, a burocracia surge no Sculo XIX com o desenvolvimento da democracia e do capitalismo, buscando com bater o patrimonialismo. A afirmao II certa, so todas caractersticas do modelo burocrtico. A afirmao III errada, uma desconfiana total, que exige controles prvios. A administrao gerencial que ir adotar uma confiana limitada. A afirmao IV foi dada como errada, mas essa uma das disfunes da burocracia, isso pode acontecer. Mesmo assim foi mantida. A afirmao V errada, a burocracia est longe disso. Gabarito: A.

35. (FCC/TRE-AL/2010) No mbito da Administrao Pblica correto afirmar: a) Na Administrao Pblica Burocrtica os resultados da ao do Estado so considerados bons porque as necessidades do cidado-cliente esto sendo atendidas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

b) A diferena fundamental entre a Administrao Pblica Gerencial e a Burocrtica est na rigorosa profissionalizao da administrao pblica, que deixa de ser um princpio fundamental. c) A diferena fundamental entre o modelo de Administrao Pblica Burocrtico e o Gerencial est na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados. d) Na Administrao Pblica Patrimonialista os resultados da ao do Estado so considerados bons porque os processos administrativos esto sob controle e so seguros. e) Na Administrao Pblica Burocrtica a estratgia volta-se para a definio precisa dos objetivos que o administrador pblico dever atingir em sua unidade.

A letra A errada, na burocracia o que importa o cumprimento de normas, ela acaba esquecendo os resultados. A letra B errada, esta no uma diferena, a administrao gerencial mantm a profissionalizao. A letra C certa, a grande diferena est na nfase do controle, que muda dos processos para os resultados. A letra D errada, essa a caracterstica da administrao burocrtica. A letra E errada, caracterstica da administrao gerencial. Segundo o Plano Diretor:
Na administrao pblica gerencial a estratgia volta-se (1) para a Definio precisa dos objetivos que o administrador pblico dever atingir em sua unidade, (2) para a garantia de autonomia do administrador na gesto dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados disposio para que possa atingir os objetivos contratados, e (3) para o controle ou cobrana a posteriori dos resultados.

Gabarito: C.

36. (FCC/DPE-SP/2010) No ensaio A Poltica como vocao, Max Weber realiza uma caracterizao de trs tipos de dominao legtima, a saber: A dominao que repousa sobre a autoridade do passado eterno, isto ,dos costumes santificados pela validez imemorial e pelo hbito, enraizado nos homens, de respeit-los.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 80

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

A dominao que se funda em dons pessoais e extraordinrios de um indivduo, na devoo e confiana estritamente pessoais depositadas em algum que se singulariza por qualidades prodigiosas, por herosmo ou por outras qualidades exemplares que dele fazem o chefe. A dominao que se impe em razo da crena na validez de um estatutolegal e de uma competncia positiva, fundada em regras racionalmente estabelecidas. Estes modos de dominao correspondem, respectivamente, ao que Weber entende por dominao (A) legal, tradicional e carismtica. (B) carismtica, tradicional e legal. (C) tradicional, carismtica e legal. (D) carismtica, legal e tradicional. (E) tradicional, legal e carismtica.

A primeira afirmao traz a dominao tradicional, o eterno. Na segunda afirmao temos a dominao carismtica, a lealdade pessoa e virtude de caractersticas extraordinrias. A terceira afirmao descreve a dominao racional-legal, cuja legitimidade repousa na lei. Gabarito: C.

37. (CESPE/TCE-AC/2009) So caractersticas da administrao pblica patrimonialista: a) o foco no cidado e a distribuio do patrimnio do Estado de forma equitativa. b) o foco no cidado e a impessoalidade no tratamento. c) a desconfiana dos administradores e o controle rgido de suas aes. d) a avaliao sistemtica e a capacitao permanente. e) a corrupo e o nepotismo.

A letra A errada, no h foco no cidado e existem privilgios. A letra B errada, no h impessoalidade, mas sim relaes pessoais.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

81

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra C errada, so caractersticas do modelo burocrtico. A letra D errada, so caractersticas da burocracia mantidas pelo gerencialismo. Lembrem-se do trecho do Plano Diretor, bastante cobrado:
A administrao pblica gerencial constitui um avano e at um certo ponto um rompimento com a administrao pblica burocrtica. Isto no significa, entretanto, que negue todos os seus princpios. Pelo contrrio, a administrao pblica gerencial est apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princpios fundamentais, como a admisso segundo rgidos critrios de mrito, a existncia de um sistema estruturado e universal de remunerao, as carreiras, a avaliao constante de desempenho, o treinamento sistemtico. A diferena fundamental est na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrarse nos resultados, e no na rigorosa profissionalizao da administrao pblica, que continua um princpio fundamental.

A letra E certa, caractersticas do patrimonialismo. Gabarito: E.

38. (FGV/SENADO/2008) A primeira e mais clara fonte de poder numa organizao a autoridade formal, um tipo de poder legitimado que respeitado e conhecido por aqueles com quem interage. A legitimidade uma forma de aprovao social essencial para a estabilidade das relaes de poder; ela aparece quando as pessoas reconhecem que algum tem direito de mandar em alguma rea da vida humana e quando aquele que mandado considera como um dever obedecer. Essa caracterizao da legitimidade das relaes de poder foi estudada pelo seguinte pensador: (A) Max Weber. (B) Robert Dahl. (C) Karl Marx. (D) Michel Foucault. (E) Talcott Parsons.

Temos na questo o conceito de dominao, estudado por Weber. Gabarito: A.

39. (CESPE/MPE-TO/2006) Quanto a liderana, julgue os itens a seguir.


Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 82

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

a) Segundo Max Weber, existem trs tipos de liderana ou de dominao: a patrimonial, a carismtica e a racional-legal. b) A liderana tradicional, que est alicerada no poder do patrimnio do lder, permitiu a estruturao dos Estados patrimoniais da antiguidade. c) A liderana carismtica funda-se no carisma, caracterstica que herdada ou aprendida pelo lder. d) A liderana racional-legal calca-se na impessoalidade das normas racionais e escritas. e) A liderana carismtica, quando se rotiniza, pode transformar-se em tradicional ou em racional-legal.

A letra A foi dada como certa, mas claramente errada. As bancas de concursos cometem muito esses tipos de absurdos. O patrimonialismo uma forma de dominao, mas no pode ser colocada como uma das trs principais, uma espcie de dominao tradicional. Na realidade, mais especfico ainda, uma forma de dominao patriarcal, que uma forma de dominao tradicional. Na dominao patriarcal, todo um grupo de pessoas est sujeito s ordens do senhor, dentro de uma autoridade domstica. No se incluem aqui apenas os filhos de sangue do senhor, mas toda a comunidade, que de alguma forma vive a seu redor e depende dele. No momento em que h uma evoluo dessas comunidades, aumentando a complexidade das tarefas que so desempenhadas, e tem incio a descentralizao do poder patriarcal, em que alguns grupos passam a ter maior responsabilidade e liberdade, surge a dominao patrimonial. Para Weber:
A este caso especial da estrutura de dominao patriarcal: o poder domstico descentralizado mediante a cesso de terras e eventualmente de utenslios a filhos ou outros dependentes da comunidade domstica, queremos chamar de dominao patrimonial.

A letra B certa, a dominao tradicional a base do patrimonialismo. A letra C errada. Weber define carisma como:
Uma qualidade pessoal considerada extracotidiana e em virtude da qual se atribuem a uma pessoa poderes ou qualidades sobrenaturais, sobrehumanos ou, pelo menos, extracotidianos especficos ou ento se a toma como enviada por Deus, como exemplar e, portanto, como lder.

O carisma uma qualidade pessoal, por isso ele s pode ser despertado e provado, e no aprendido ou transferido de uma pessoa para outra. A
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 83

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS pessoa tem carisma com algum ato extraordinrio, quando demonstra aos demais possuir qualidades superiores. E isso no passado para outros. A letra D certa, a dominao racional-legal tem sua legitimidade na lei e na razo. A letra E certa. Uma palavra importante na definio de carisma de Weber extracotidiano. O carisma algo que no existe no dia-a-dia, na rotina, ele surge com uma situao extraordinria. A dominao carismtica um poder sem base racional. instvel, arbitrrio e facilmente adquire caractersticas revolucionrias. Sua instabilidade deriva da fluidez de suas bases. O lder carismtico mantm seu poder enquanto seus seguidores reconhecem nele foras extraordinrias e, naturalmente, este reconhecimento pode desaparecer a qualquer momento. Assim, com o passar do tempo, essa dominao perde sua caracterstica efmera, assumindo o carter de uma relao permanente. A dominao carismtica no sobrevive na rotina, por isso ela tem de modificar substancialmente, se transformando numa dominao tradicional ou racional. Gabarito: C.

40. (FCC/TRF-4/2004) O burocratismo tem como suas fontes principais (A) o Estado Moderno, a racionalidade e os movimentos sociais. (B) o Estado Moderno, a produo e as organizaes polticas e sindicais. (C) a produo capitalista, o Estado filantropizado e as organizaes sindicais. (D) a Igreja, a escola e a fbrica. (E) as instituies estatais (como exemplo, o INSS ) e as organizaes polticas e sindicais.

Essa questo foi copiada do livro O que a burocracia, de Fernando Prestes Motta. Segundo o autor, so trs as fontes principais do sistema burocrtico:
nasce da produo, est no Estado moderno, e est no crescimento das organizaes polticas e sindicais.

O autor tambm cita algumas caractersticas das organizaes burocrticas: Transformou a maioria da populao assalariada;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

84

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A populao se integrou em grandes organizaes impessoais, em pirmides de cargos; O trabalho perdeu qualquer significao intrnseca; Tenta-se manter o pleno emprego, oferecendo a segurana em troca do conformismo; As necessidades dos indivduos so manipuladas. Elas aumentam com o poder de compra; As pessoas no mais aprendem a viver em sociedade no quadro de suas moradias e vizinhana, mas sim em organizaes; Existem aparncias democrticas com partidos e sindicatos, na verdade profundamente burocratizados e fechados; Participao ativa dos indivduos na poltica perde sentido, na medida em que eles no tm qualquer influncia nas decises; Comportamento humano irresponsabilidade social; passa a ser caracterizado por uma

A filosofia da sociedade o consumo na vida privada e a organizao pela organizao na vida coletiva. Gabarito: B.

4.2. Lista das Questes


1. (ESAF/AFRFB/2012) Sobre o modelo de Administrao Pblica Burocrtica, correto afirmar que: a) pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperao e incerteza, na qual os cidados defendem seus interesses e afirmam suas posies ideolgicas. b) assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupo pelo controle rgido dos processos, com o controle de procedimentos. c) prega a descentralizao, com delegao de poderes, atribuies e responsabilidades para os escales inferiores. d) preza os princpios de confiana e descentralizao da deciso, exige formas flexveis de gesto, horizontalizao de estruturas e descentralizao de funes. e) o administrador pblico prega o formalismo, o rigor tcnico e preocupa-se em oferecer servios, e no em gerir programas.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 85

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 2. (ESAF/APO-MPOG/2010) O sculo XX assistiu ao crescimento sem precedente dos aparelhos burocrticos. Assinale a opo que no correta acerca da burocracia na perspectiva weberiana. a) A burocracia o tipo tecnicamente mais puro de poder legal. b) O funcionalismo por turnos, por sorte e por escolha, a administrao parlamentar e por comisses e todas as espcies de corpos colegiais de governo e administrao no podem ser considerados um tipo legal, ainda que a sua competncia se baseie em regras estatutrias e o exerccio do direito governativo correspondente. c) As cpulas mais altas das associaes polticas so ou monarcas (governantes carismticos por herana) ou presidentes eleitos pelo povo (portanto, senhores carismticos plebiscitrios) ou eleitos por uma corporao parlamentar, onde, em seguida, os seus membros ou, melhor, os lderes, mais carismticos ou mais notveis dos seus partidos predominantes, so os senhores efetivos. d) A histria da evoluo do Estado moderno se identifica, em especial, com a histria do funcionalismo moderno e da empresa burocrtica, tal como toda a evoluo do moderno capitalismo avanado se identifica com a crescente burocratizao da empresa econmica. e) Na poca da emergncia do Estado moderno, as corporaes colegiais contriburam de modo muito essencial para o desenvolvimento da forma legal de poder, e a elas deve o seu aparecimento, sobretudo o conceito de autoridade.

3. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) Ao identificar trs tipos puros de dominao legtima, Max Weber afirmou que o tipo mais puro de dominao legal aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrtico. A seguir, so relacionadas algumas caractersticas da administrao burocrtica weberiana. Identifique a opo falsa. a) A totalidade dos integrantes do quadro administrativo composta por funcionrios escolhidos de forma impessoal. b) Existe uma hierarquia administrativa rigorosa. c) A remunerao em dinheiro, com salrios fixos e em geral com direito a penso. d) As condies de trabalho so definidas mediante conveno coletiva entre os funcionrios e a administrao. e) Os funcionrios esto submetidos a disciplina rigorosa e a vigilncia administrativa.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 86

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 4. (ESAF/ANA/2009) Como forma de organizao baseada na racionalidade, a Burocracia acarreta algumas consequncias no previstas. Nesse contexto, nos casos em que, devido rgida hierarquizao da autoridade, quem toma decises o indivduo de cargo mais alto na hierarquia, temos a seguinte disfuno: a) categorizao como base do processo decisrio. b) despersonalizao do relacionamento. c) exibio de sinais de autoridade. d) internalizao das regras e exagerado apego aos regulamentos. e) superconformidade s rotinas e procedimentos.

5. (ESAF/APO-MPOG/2008) Na civilizao ocidental, os diversos aspectos do Estado moderno s apareceram gradualmente, quando a legitimidade passou a ser atribuda ao conjunto de normas que governava o exerccio da autoridade. So caractersticas essenciais do Estado moderno todas as que se seguem, exceto: a) um ordenamento jurdico impositivo. b) a cidadania: relao de direitos e deveres. c) o monoplio do uso legtimo da violncia. d) um quadro administrativo ou uma burocracia. e) a jurisdio compulsria sobre um territrio.

6. (ESAF/APO-MPOG/2008) O modelo de gesto pblica burocrtico, com base nos postulados weberianos, constitudo de funcionrios individuais, cujas caractersticas no incluem: a) liberdade pessoal e obedincia estrita s obrigaes objetivas do seu cargo, estando submetidos a um sistema homogneo de disciplina e controle do servio. b) exerccio do cargo como profisso nica ou principal, com perspectiva de carreira: progresso por tempo de servio ou mrito, ou ambas. c) competncias funcionais fixas em contrato e segundo qualificaes profissionais verificadas em provas e certificadas por diplomas. d) apropriao dos poderes de mando inerentes ao cargo (exerccio da autoridade), mas no dos meios materiais de administrao, nem do prprio cargo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

87

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS e) nomeao, numa hierarquia rigorosa dos cargos, sendo remunerados com salrios fixos em dinheiro.

7. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) A formao do Estado moderno, entre os sculos XII/ XIII e XVIII/XIX, consistiu em um longo e complexo processo que levou normatizao das relaes de fora por meio do exerccio monopolstico do poder pelo soberano. Todos os enunciados abaixo sobre a formao do Estado esto corretos, exceto: a) alm do desenvolvimento do Estado territorial institucional, a formao do Estado moderno envolveu a passagem do poder personificado do prncipe para o primado dos esquemas universalistas e abstratos da norma jurdica, que mais tarde daria origem ao Estado de Direito. b) o processo de formao do Estado foi marcado pela tenso entre, de um lado, a expropriao dos poderes privados locais; e, de outro, a necessidade do soberano de recorrer s categorias ou camadas sociais para dispor de fundos para criar e manter seu quadro administrativo e um exrcito permanente. c) alm da distino entre o espao pblico e o privado, a formao do Estado implicou em substituir gradualmente a supremacia da dimenso individual do senhor feudal e do prncipe pelo princpio das categorias sociais como ncleos da sociedade civil, novos interlocutores do soberano. d) a delimitao de um espao das relaes sociais, gerenciado de forma exclusivamente poltica, tornou-se possvel graas conquista, pelo prncipe, do apoio da esfera financeira luta contra os privilgios, inclusive fiscais, da aristocracia. e) a distino entre o mundo espiritual e o mundano, sobre a qual se assentava o primado da Igreja e de sua concepo universalista da repblica crist, acabou por fundamentar a supremacia da poltica.

8. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) Os tipos primrios de dominao tradicional so os casos em que falta um quadro administrativo pessoal do senhor. Quando esse quadro administrativo puramente pessoal do senhor surge, a dominao tradicional tende ao patrimonialismo, a partir de cujas caractersticas formulou-se o modelo de administrao patrimonialista. Examine os enunciados a seguir, sobre tal modelo de administrao, e marque a resposta correta. 1. O modelo de administrao patrimonialista caracteriza-se pela ausncia de salrios ou prebendas, vivendo os servidores em camaradagem com o senhor a partir de meios obtidos de fontes mecnicas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

88

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 2. Entre as fontes de sustento dos servidores no modelo de administrao patrimonialista incluem-se tanto a apropriao individual privada de bens e oportunidades quanto a degenerao do direito a taxas no regulamentado. 3. O modelo caracteriza-se pela ausncia de uma clara demarcao entre as esferas pblica e privada e entre poltica e administrao; e pelo amplo espao arbitrariedade material e vontade puramente pessoal do senhor. 4. Os servidores no possuem formao profissional especializada, mas, por serem selecionados segundo critrios de dependncia domstica e pessoal, obedecem a formas especficas de hierarquia patrimonial. a) Esto corretos os enunciados 2, 3 e 4. b) Esto corretos os enunciados 1, 2 e 3. c) Esto corretos somente os enunciados 2 e 3. d) Esto corretos somente os enunciados 1 e 3. e) Todos os enunciados esto corretos.

9. (ESAF/CGU/2008) Considerando a diferenciao conceitual para fins didticos dos modelos patrimonialista, burocrtico e gerencial da administrao pblica no Brasil, selecione a opo que conceitua corretamente o modelo burocrtico de gesto. a) Estado centralizador, onipotente, intervencionista e espoliado por uma elite que enriquece e garante privilgios por meio de excluso da maior parte da sociedade. b) Estado centralizador, profissional e impessoal que busca a incorporao de atores sociais emergentes e estabelece normas e regras de funcionamento. c) Estado desconcentrado que privilegia a delegao de competncias para os municpios e foca o controle social de suas aes. d) Estado coordenador de polticas pblicas nas trs esferas da federao, visando desburocratizao dos processos governamentais. e) Estado descentralizado que tem como foco de suas aes o contribuinte, que visto como cliente dos servios pblicos.

10. (ESAF/ENAP/2006) Assinale a opo incorreta. a) No modelo patrimonialista de administrao pblica existe uma interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

89

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS b) Um dos princpios do modelo burocrtico de administrao pblica um sistema administrativo impessoal, formal e racional. c) Um dos princpios do modelo patrimonialista de administrao pblica o acesso por concurso ao servio pblico. d) O modelo gerencial de administrao pblica tem como um dos seus objetivos garantir a propriedade e o contrato. e) O modelo burocrtico de administrao pblica se baseia no servio pblico profissional.

11. (ESAF/ENAP/2006) Assinale a opo incorreta. a) No modelo patrimonialista de administrao pblica existe uma interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado. b) Um dos princpios do modelo burocrtico de administrao pblica um sistema administrativo impessoal, formal e racional. c) Um dos princpios do modelo patrimonialista de administrao pblica o acesso por concurso ao servio pblico. d) O modelo gerencial de administrao pblica tem como um dos seus objetivos garantir a propriedade e o contrato. e) O modelo burocrtico de administrao pblica se baseia no servio pblico profissional.

12. (ESAF/CGU/2004) Ao longo de sua histria, a administrao pblica assume formatos diferentes, sendo os mais caractersticos o patrimonialista, o burocrtico e o gerencial. Assinale a opo que indica corretamente a descrio das caractersticas da administrao pblica feita no texto a seguir. O governo caracteriza-se pela interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado, o nepotismo e o clientelismo. A partir dos processos de democratizao, institui-se uma administrao que usa, como instrumentos, os princpios de um servio pblico profissional e de um sistema administrativo impessoal, formal e racional. a) Patrimonialista e gerencial b) Patrimonialista e burocrtico c) Burocrtico e gerencial d) Patrimonialista, burocrtico e gerencial e) Burocrtico

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

90

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 13. (ESAF/EPPGG-MPOG/2003) O sculo XIX marca o surgimento de uma administrao pblica burocrtica em substituio s formas patrimonialistas de administrar o Estado. O chamado patrimonialismo significa a incapacidade ou relutncia do governante em distinguir entre o patrimnio pblico e seus bens privados. Assinale a opo que indica corretamente as caractersticas da administrao pblica burocrtica. a) Servio pblico profissional, flexibilidade organizacional e nepotismo. b) Servio pblico profissional e um sistema administrativo fruto de um arranjo poltico, formal e racional. c) Servio pblico profissional e um sistema administrativo impessoal, formal e racional. d) Servio pblico fruto de um arranjo entre as foras polticas e um sistema administrativo seletivo de acordo com os diversos grupos de sustentao da base de governo. e) Servio pblico orientado para o consumidor, nfase nos resultados em detrimento dos mtodos e flexibilidade organizacional.

14. (ESAF/EPPGG-MPOG/2003) A administrao burocrtica clssica, baseada nos princpios da administrao do Exrcito prussiano, foi implantada nos principais pases europeus no final do sculo XIX. Ela foi adotada porque era uma alternativa muito superior administrao patrimonialista do Estado. Quais das seguintes caractersticas bsicas pertencem ao conceito de burocracia de Weber? I. Ligao entre os patrimnios pblico e privado. II. Autoridade funcional baseada no estatuto. III. Gesto voltada para resultados. IV. Carter hierrquico das relaes de trabalho. V. Carter impessoal das relaes profissionais, sem dios ou paixes. VI. Critrios de mrito para atribuio de responsabilidades e evoluo na carreira. VII. Autoridade derivada de normas racionais-legais. Esto corretos apenas os itens: a) III, VII b) II, VI, VII c) II, IV,V,VI, VII

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

91

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) II, III, VII e) II , VI

15. (ESAF/EPPGG-MPOG/2003) Weber, na dcada de 20, na Alemanha, publicou estudos sobre as organizaes formais identificando-lhes caractersticas comuns que passaram a constituir o tipo ideal de burocracia. Com o passar do tempo, evidenciou-se que as caractersticas desejveis ao funcionamento racional das organizaes e ao alcance de sua eficincia se transformavam em disfunes. Assinale a opo que descreve corretamente uma das disfunes da burocracia. a) A burocracia tem normas e regulamentos escritos que regem seu funcionamento, definindo direitos e deveres dos ocupantes de cargos. b) Numa burocracia os cargos so estabelecidos segundo o princpio da hierarquia, onde a distribuio de autoridade serve para reduzir ao mnimo o atrito. c) Na burocracia a diviso de trabalho leva cada participante a ter funes especficas e uma esfera de competncia e responsabilidade. d) A burocracia tem normas e regulamentos que se transformam de meios em objetivos, tornando o funcionrio um conhecedor de procedimentos. e) A burocracia se caracteriza pela impessoalidade, pois o poder de cada pessoa, como a obedincia do subordinado ao seu superior, deriva do cargo que ocupa.

16. (ESAF/EPPGG-MPOG/2002) Segundo Weber, h trs formas de dominao/legitimidade do poder. Assinale a resposta que identifica corretamente uma dessas formas. a) A dominao burocrtica baseia-se no poder que emana do patriarca, do direito natural e das relaes pessoais entre senhor e subordinado. b) A dominao tradicional baseia-se no poder que emana do estatuto estabelecido, regulando os atos de quem ordena e de quem obedece s ordens. c) A dominao carismtica baseia-se no poder que emana do indivduo seja pelo seu conhecimento ou feitos heroicos. d) A dominao carismtica baseia-se no poder que emana das normas estabelecidas, podendo ser alteradas por uma nova regulamentao. e) A dominao tradicional baseia-se no poder que emana do conhecimento e reconhecimento de atos heroicos, extinguindo-se com o indivduo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

92

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 17. (ESAF/EPPGG-MPOG/2002) A administrao pblica burocrtica surgiu no sculo XIX em substituio s formas patrimonialistas de administrar o Estado. Indique qual das informaes a seguir define as diferenas entre estas duas abordagens. a) No patrimonialismo no existe uma definio clara entre patrimnio pblico e bens privados, com a proliferao do nepotismo e da corrupo enquanto a burocracia uma instituio administrativa que usa os princpios da racionalidade, impessoalidade e formalidade em um servio pblico profissional. b) No patrimonialismo os governantes consideram-se donos do Estado e o administram como sua propriedade, sendo Weber um dos seus defensores. A administrao pblica burocrtica surgiu como uma resposta ao aumento da complexidade do Estado e necessidade de organizao das foras armadas. c) No patrimonialismo a administrao pblica era um instrumento para garantir os direitos de propriedade, j a administrao pblica burocrtica estabeleceu uma definio clara entre res publica e bens privados. d) No patrimonialismo a administrao pblica governada pela preservao e desenvolvimento do patrimnio do Estado, sem se preocupar com a defesa dos direitos civis e sociais. A administrao burocrtica est ligada ao conceito do Estado de Bem-Estar Social, combatendo o nepotismo e a corrupo. e) No patrimonialismo a autoridade exclusivamente hereditria, gerando corrupo e ineficincia, enquanto a estratgia adotada pela administrao pblica burocrtica o controle formalista dos procedimentos garante uma melhor utilizao dos recursos pblicos.

18. (ESAF/EPPGG-MPOG/2002) A administrao burocrtica moderna, racional legal, foi implantada nos principais pases europeus no final do sculo XIX e no Brasil em 1936, com a reforma administrativa promovida por Maurcio Nabuco e Luiz Simes Lopes. Assinale a opo que no caracteriza corretamente este tipo de administrao. a) A administrao burocrtica distingue entre o pblico e o privado, separando o poltico do administrador pblico, sendo essencial ao bom funcionamento do capitalismo. b) A administrao pblica burocrtica uma alternativa superior administrao patrimonialista do Estado, baseada no princpio do mrito profissional e compatvel com o capitalismo industrial e a democracia parlamentar. c) A administrao pblica burocrtica tem como princpios o mrito e a formalidade, o que torna difcil a sua aplicao nas democracias parlamentares, onde os interesses dos vrios grupos polticos impedem uma unidade de ao.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

93

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) A administrao pblica burocrtica concentra-se no processo, na criao de procedimentos para gesto do Estado em todas as suas atividades e em controlar a adequao do servio pblico a estes procedimentos. e) A administrao burocrtica lenta, cara, auto-referida, pouco orientada para atender s demandas dos cidados, no garantindo nem rapidez, nem qualidade, nem custos baixos para os servios prestados ao pblico.

19. (ESAF/EPPGG-MPOG/2002) Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as frases que indicam os elementos da crise do modelo burocrtico de administrao pblica. ( ) Como provedor de educao pblica, de sade pblica, de cultura, de infraestrutura, de seguridade social e de proteo ao meio ambiente o modelo burocrtico no atendeu expanso das funes do Estado. ( ) O modelo burocrtico no d nfase a resultados e sim a processos e controles. ( ) Com o modelo burocrtico aumentou a corrupo e o nepotismo. ( ) Com o fim da guerra fria e da corrida armamentista, diminuiu a necessidade de estruturas organizacionais rgidas. ( ) A administrao burocrtica foi ineficiente em administrar o Estado de BemEstar Social. Escolha a opo correta. a) V, F, V, V, F b) F, V, F, V, V c) V, V, F, F, V d) V, F, V, F, V e) F, F, V, V, F

20. (ESAF/AFC/2002) Julgue as sentenas relativas s diferenas entre administrao patrimonial e administrao burocrtica. I. A administrao burocrtica impessoal no sentido de que h uma separao entre o ocupante e o cargo. II. Patrimonialismo baseia-se na salvaguarda do patrimnio pblico em relao aos interesses privados. III. Clientelismo uma prtica patrimonial na medida em que implica a apropriao privada do cargo.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 94

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS IV. Carter racional-legal est diretamente relacionado tica da convico ou do valor absoluto. V. Prebendas e sinecuras so formas patrimonialistas de ocupao. A quantidade de itens corretos igual a a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

21. (ESAF/SUSEP/2002) A Administrao Pblica tem assumido ao longo do tempo diferentes modelos: o patrimonialista, o burocrtico e o gerencial. Assinale a opo que apresenta corretamente as caractersticas de um desses modelos. a) O modelo patrimonialista caracteriza-se pela preponderncia do formalismo e lealdade autoridade. H uma clara distino entre res publica e bens privados. b) O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderncia da hierarquia, da impessoalidade e busca de resultados, no havendo distino entre res publica e bens privados. c) O modelo burocrtico caracteriza-se pela preponderncia da autoridade racional e legal, formalismo e controle hierrquico. O controle sobre os processos administrativos. d) O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderncia do nepotismo, descentralizao administrativa e lealdade autoridade. O controle sobre os resultados. e) O modelo burocrtico caracteriza-se pela preponderncia das relaes pessoais, busca de eficincia no uso dos recursos e controle hierrquico. No h clara distino entre res publica e bens privados.

22. (ESAF/TCE-ES/2001) O tipo de aparato administrativo caracterstico das dominaes racionais-legais, descrito por Max Weber no incio do sculo XX, denominado burocracia, surgiu como um modelo capaz de combater as mazelas da administrao patrimonial. A partir da descrio de Weber sobre a burocracia, assinale entre as opes abaixo aquela que rene caractersticas descritas pelo autor para este tipo de aparato administrativo.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 95

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) disciplina; formalismo; hierarquia; mrito. b) lealdade; disciplina; formalismo; hierarquia. c) disciplina; mrito; impessoalidade; descentralizao. d) integrao; hierarquia; mrito; formalismo. e) impessoalidade; descentralizao; disciplina; integrao.

23. (ESAF/AFC/2001) Entre as caractersticas listadas abaixo, marque a nica que no se aplica burocracia weberiana: a) existncia de regras abstratas s quais esto vinculadas o detentor do poder, o aparelho administrativo e os dominados. b) relaes de autoridade entre posies ordenadas de modo hierrquico. c) obedincia impessoal s obrigaes objetivas do cargo exercido como obrigao nica ou principal. d) diviso de trabalho flexvel (multifuncionalidade), orientada para a busca de resultados. e) recompensa por meio de salrio fixo em dinheiro e perspectiva de progresso por tempo de servio, por mrito ou por ambos.

24. (ESAF/AFC/2001) Segundo Max Weber, a autoridade ou dominao baseia-se na legitimidade que, por sua vez, pode ser de trs tipos. Um deles, a dominao legal de carter racional, tpica do Estado contemporneo, no apresenta a caracterstica de: a) impessoalidade das normas e de sua aplicao b) hierarquia oficial c) direito consuetudinrio d) exerccio contnuo de funes segundo competncias fixas e) regras tcnicas e normas aplicadas por profissionais especializados

25. (ESAF/STN/2000) A controvrsia contempornea sobre o papel do Estado orientada, entre outros aspectos, pela discusso sobre o grau de interveno desse na vida social e econmica. Assinale, entre as opes a seguir, aquela que no retrata corretamente pontos relevantes deste debate. a) O Estado intervencionista, na sua pretenso de superioridade, assume para si tarefas antes de responsabilidade do no-Estado.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 96

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS b) O Estado intervencionista, que assume formas histricas distintas, pode ser visualizado no welfare state contemporneo. c) O Estado mximo preocupa-se com a justia social, chamando para si a tarefa de distribuir a riqueza entre os cidados. d) O Estado liberal busca restringir sua esfera de atuao s atividades consideradas de responsabilidade exclusiva do Estado. e) O Estado abstencionista advoga para si a tarefa de regular a produo e distribuio de bens. Questes de Outras Bancas

26. (FCC/MPE-AP/2012) Ao relacionar os modelos de anlise histrica da gesto pblica ao longo do tempo, correto afirmar que: a) A etapa patrimonialista da gesto pblica perdurou por cerca de cinco dcadas, circunscrevendo-se ao final do perodo monrquico e incio do republicano. b) O modelo burocrtico circunscrito ao incio do sculo XX at os anos 60, dado o necessrio controle da coisa pblica e o baixo uso de tecnologias de informao. c) O modelo patrimonial tem sido imprescindvel no incio deste sculo, para a efetividade da administrao pblica frente s crises econmicas planetrias. d) O modelo gerencial foi uma etapa importante do desenvolvimento da administrao pblica brasileira, surgida no Estado Novo de Getlio Vargas. e) O modelo gerencial o modelo contemporneo, que enfoca resultados e uma gesto pblica pautada em competncias, alm do foco no cliente.

27. (FCC/TRE-SP/2012) A administrao pblica ps-burocrtica est apoiada, em parte, na administrao pblica burocrtica, da qual conserva, embora flexibilizado, o princpio fundamental a) da admisso segundo critrios de mrito. b) da descentralizao dos processos de deciso. c) do estmulo financeiro ao exerccio da criatividade d) da reduo das estruturas hierrquicas. e) da delegao de autonomia aos servidores.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

97

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 28. (FCC/TCE-PR/2012) Ao relacionar os diversos modelos tericos de Administrao Pblica correto afirmar: a) Os modelos, em seu desenvolvimento, culminam no gerencial, sem que suas formas antecessoras deixem de existir inteiramente. b) O modelo gerencial pressupe o foco central no controle, formalizao de processos e no empenho perifrico em resultados. c) O modelo burocrtico supera o patrimonial em uma poca em que o enfoque neoliberal pressupe o fortalecimento do Estado perante a coisa privada. d) As maiores diferenas entre o modelo gerencial e o burocrtico na administrao pblica esto relacionadas ao profissionalismo e impessoalidade. e) O modelo patrimonialista ressalta o poder da administrao pblica na gesto de seus rgos, tendo por finalidade o bem comum.

29. (FCC/TCE-PR/2012) Introduz transformaes na personalidade dos seus participantes que levam rigidez, s dificuldades no atendimento aos clientes e ineficincia, transformaes essas responsveis pelo que chama de disfunes ou consequncias imprevistas. Na frase acima Merton est se referindo estrutura (A) burocrtica. (B) de cooptao. (C) coercitiva. (D) ideolgica. (E) moderna.

30. (FCC/TRT-6/2012) Para a consecuo de fins organizacionais preciso orga-nizar a atividade humana de modo estvel. Trata-se do objetivo da (A) cultura organizacional. (B) produtividade. (C) dependncia de recursos. (D) burocracia. (E) relacionalidade

31. (FCC/ISS-SP/2012) Com relao introduo do burocrtico na administrao pblica brasileira, considere:
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br

paradigma

ps-

98

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS I. A partir de meados dos anos 1990 houve flexibilizao e, posteriormente, ruptura do modelo burocrtico, tendo em vista que as organizaes pblicas abandonaram a racionalidade formal como paradigma de ao. II. Apesar de todas as mudanas recentes, as organizaes ditas psburocrticas ainda esto vinculadas lgica racional-legal, base do modelo criado por Max Weber. III. A organizao ps-burocrtica teria como principais caractersticas a centralizao e a estruturao em redes hierarquizadas articuladas por fluxos verticais de informao. IV. As organizaes ps-burocrticas podem ser caracterizadas como orientadas para a soluo de conflitos e problemas, e esto baseadas na participao, confiana e compromisso de todos em torno de resultados. V. O tipo organizacional ps-burocrtico construdo em torno de processos tecnologicamente intensivos, fortemente preocupados pela formao de consensos baseados no personalismo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II, III e IV. (B) II e IV. (C) III e V. (D) I, II e III. (E) III, IV e V.

32. (FCC/COPERGAS/2011) As principais caractersticas da Administrao Pblica, surgida na poca do Estado Liberal, em conjunto com o capitalismo e a democracia, so: (A) foco no cidado, busca da efetividade e gesto por resultados. (B) preponderncia das relaes pessoais, busca de eficincia e baixo controle hierrquico. (C) instabilidade na relao contratual, baixo prestgio social e remunerao por produto ou servio. (D) profissionalizao, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo. (E) lealdade aos governantes, busca de status social e competio por clientelas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

99

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 33. (FGV/ALEAM/2011) A Burocracia uma forma de organizao humana que se baseia na racionalidade e que busca adequar os meios aos objetivos, remontando antiguidade. Como modelo de produo, entretanto, tem suas formulaes calcadas nas mudanas religiosas ps-renascentistas. Para melhor compreender o modelo de poder subjacente ao modelo burocrtico, Max Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I. Na sociedade tradicional percebeu que as caractersticas principais eram as famlias e os cls, com autoridade legalmente constituda. II. Na sociedade carismtica percebeu que os grupos revolucionrios e os partidos polticos tomavam a autoridade mstica e personalista como padro. III. Na sociedade burocrtica localizou as grandes empresas e estados modernos, com predomnio das normas impessoais para exerccio do poder. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

34. (FCC/ALESP/2010) Com relao administrao pblica burocrtica considere. I. Surge na segunda metade do sculo XIX, na poca do Estado liberal, com o objetivo de combater a corrupo e o nepotismo patrimonialista. II. Esse modelo de gesto possui como princpios orientadores a profissionalizao, ou seja, a ideia de carreira e hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo. III. Os pressupostos da administrao burocrtica so a confiana prvia nos administradores pblicos e nos cidados que a eles, administradores pblicos, dirigem demandas. IV. O controle pode transformar-se na prpria razo de ser do funcionrio; voltando-se para si mesmo, perdendo a noo de sua misso bsica, que servir sociedade. V. A administrao burocrtica tem como principal qualidade a efetividade no alcance dos resultados; seu foco central a eficincia do Estado.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

100

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I, II, III e V. c) II, III e IV. d) II e V. e) III, IV e V.

35. (FCC/TRE-AL/2010) No mbito da Administrao Pblica correto afirmar: a) Na Administrao Pblica Burocrtica os resultados da ao do Estado so considerados bons porque as necessidades do cidado-cliente esto sendo atendidas. b) A diferena fundamental entre a Administrao Pblica Gerencial e a Burocrtica est na rigorosa profissionalizao da administrao pblica, que deixa de ser um princpio fundamental. c) A diferena fundamental entre o modelo de Administrao Pblica Burocrtico e o Gerencial est na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados. d) Na Administrao Pblica Patrimonialista os resultados da ao do Estado so considerados bons porque os processos administrativos esto sob controle e so seguros. e) Na Administrao Pblica Burocrtica a estratgia volta-se para a definio precisa dos objetivos que o administrador pblico dever atingir em sua unidade.

36. (FCC/DPE-SP/2010) No ensaio A Poltica como vocao, Max Weber realiza uma caracterizao de trs tipos de dominao legtima, a saber: A dominao que repousa sobre a autoridade do passado eterno, isto ,dos costumes santificados pela validez imemorial e pelo hbito, enraizado nos homens, de respeit-los. A dominao que se funda em dons pessoais e extraordinrios de um indivduo, na devoo e confiana estritamente pessoais depositadas em algum que se singulariza por qualidades prodigiosas, por herosmo ou por outras qualidades exemplares que dele fazem o chefe. A dominao que se impe em razo da crena na validez de um estatutolegal e de uma competncia positiva, fundada em regras racionalmente estabelecidas.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 101

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Estes modos de dominao correspondem, respectivamente, ao que Weber entende por dominao (A) legal, tradicional e carismtica. (B) carismtica, tradicional e legal. (C) tradicional, carismtica e legal. (D) carismtica, legal e tradicional. (E) tradicional, legal e carismtica.

37. (CESPE/TCE-AC/2009) So caractersticas da administrao pblica patrimonialista: a) o foco no cidado e a distribuio do patrimnio do Estado de forma equitativa. b) o foco no cidado e a impessoalidade no tratamento. c) a desconfiana dos administradores e o controle rgido de suas aes. d) a avaliao sistemtica e a capacitao permanente. e) a corrupo e o nepotismo.

38. (FGV/SENADO/2008) A primeira e mais clara fonte de poder numa organizao a autoridade formal, um tipo de poder legitimado que respeitado e conhecido por aqueles com quem interage. A legitimidade uma forma de aprovao social essencial para a estabilidade das relaes de poder; ela aparece quando as pessoas reconhecem que algum tem direito de mandar em alguma rea da vida humana e quando aquele que mandado considera como um dever obedecer. Essa caracterizao da legitimidade das relaes de poder foi estudada pelo seguinte pensador: (A) Max Weber. (B) Robert Dahl. (C) Karl Marx. (D) Michel Foucault. (E) Talcott Parsons.

39. (CESPE/MPE-TO/2006) Quanto a liderana, julgue os itens a seguir. a) Segundo Max Weber, existem trs tipos de liderana ou de dominao: a patrimonial, a carismtica e a racional-legal.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 102

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS b) A liderana tradicional, que est alicerada no poder do patrimnio do lder, permitiu a estruturao dos Estados patrimoniais da antiguidade. c) A liderana carismtica funda-se no carisma, caracterstica que herdada ou aprendida pelo lder. d) A liderana racional-legal calca-se na impessoalidade das normas racionais e escritas. e) A liderana carismtica, quando se rotiniza, pode transformar-se em tradicional ou em racional-legal.

40. (FCC/TRF-4/2004) O burocratismo tem como suas fontes principais (A) o Estado Moderno, a racionalidade e os movimentos sociais. (B) o Estado Moderno, a produo e as organizaes polticas e sindicais. (C) a produo capitalista, o Estado filantropizado e as organizaes sindicais. (D) a Igreja, a escola e a fbrica. (E) as instituies estatais (como exemplo, o INSS ) e as organizaes polticas e sindicais.

4.3. Gabarito
1. B 2. B 3. D 4. A 5. B 6. D 7. C 8. C 9. B 10. D 11. D 12. B 13. C 14. C 15. D 16. C 17. A 18. C 19. C 20. C 21. C 22. A 23. D 24. C 25. E 26. E 27. A 28. A 29. A 30. D 31. B 32. D 33. D 34. A 35. C 36. C 37. E 38. A 39. C 40. B

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

103

CURSO ON-LINE ADM PBLICA E GESTO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

5. Leitura Sugerida
Burocracia, eficincia e modelos de gesto pblica: um ensaio, de Ceclia Vescovi de Arago: http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/Terceiros-Papers/97Arag%C3%A3o,CVescovide48(3).pdf

A administrao pblica gerencial: estratgia e estrutura para um novo Estado. Luz Carlos Bresser Pereira: www.buscalegis.ufsc.br/busca.php?acao=abrir&id=28718

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

104

S-ar putea să vă placă și