Sunteți pe pagina 1din 2

Lista Exerccios Fsica I - Movimento em 2 e 3 Dimenses

1. Um psitron sofre um deslocamento e termina com o vetor posio , em metros. Qual era o vetor posio inicial do psitron? 2. O vetor posio de um eltron . (a) Determine o mdulo de . (b) Desenhe o vetor em um sistema de coordenada dextrgiro. 3. O vetor posio de um on inicialmente e 10s depois passa a ser 4. , com todos os valores em metros. Na notao de vetores unitrios qual a velocidade mdia durante os 10s? 5. Um trem com uma velocidade constante de 60,0 km/h se move na direo leste por 40 min., depois em uma direo que faz um ngulo de 50,0 o a leste com a direo norte por 20 min. e, finalmente, na direo oeste por mais 50 min.. Quais so (a) o mdulo e (b) o ngulo da velocidade mdia do trem durante essa viagem? 6. A figura mostra os movimentos de um esquilo em um terreno plano. Do ponto A (no instante t=0) para os pontos B (em t=5 min) , C (em 10 min) e, finalmente, D (em15 min.). Considere as velocidades mdias do esquilo do ponto A para cada um dos outros trs pontos. Entre essa velocidades mdias determine (a) o mdulo e (b) o ngulo da que possui o menor mdulo e (c) o mdulo e (d) o ngulo da que possui o maior mdulo. 7. Uma partcula se move de tal forma que sua posio (em metros) em funo do tempo (em segundos) dada por . Escreva expresses para sua (a)velocidade e (b) acelerao em funo do tempo. 8. A posio de uma partcula que se move em um plano xy dada por com em metros e t em segundos. Na notao de vetores unitrios, calcule: (a) , (b) e (c) para t=2,0 s. (d) Qual o ngulo entre o sentido positivo do eixo x e uma reta tangente trajetria da partcula no instante t=2,0 s? 9. Um carro se move sobre um plano xy com componentes da acelerao e . A velocidade inicial tem componentes e . Na notao de vetores unitrios, qual a velocidade do carro quando atinge a maior coordenada y? 10. Um projtil disparado horizontalmente de uma arma que est 45,0 m acima de um terreno plano, emergindo da arma com uma velocidade de 250 m/s . (a) Por quanto tempo o projtil permanece no ar? (b) A que distncia horizontal do ponto de disparo ele se choca com o solo? (c) Qual o mdulo da componente vertical da velocidade quando o projtil se choca com o solo? 11. O recorde atual de salto de motocicleta de 77,0 m. Suponha que o piloto parta da rampa fazendo um ngulo de 12o com a horizontal e que na sada e na chegada ele possua a mesma altura. Determine sua velocidade inicial desprezando a resistncia do ar. 12. Um dardo arremessado horizontalmente com uma velocidade de 10 m/s em direo a um ponto P, o centro de um alvo de parede. Ele atinge o ponto Q do alvo , verticalmente abaixo de P, 0,19s depois do arremesso. (a) Qual a distncia PQ? (b) A que distncia do alvo foi arremessado o dardo?

13. Um mergulhador salta com uma velocidade horizontal de 2,0 m/s de uma plataforma que est 10,0m acima da superfcie da gua. (a) A que distncia horizontal da borda da plataforma est o mergulhador 0,800s aps o incio do salto? (b) A que distncia vertical acima da superfcie est o mergulhador nesse instante? (c) A que distncia da borda da plataforma o mergulhador atinge a gua? 14. Em um parque de diverses uma mulher passeia em uma roda-gigante com 15m de raio, completando cinco voltas em torno do eixo horizontal a cada minuto. Quais so (a) o perodo do movimento, (b) o mdulo, (c) o sentido de sua acelerao centrpeta no ponto mais alto, e (d) o mdulo e (e) o sentido de sua acelerao centrpeta no ponto mais baixo? 15. Um carrossel de um parque de diverses gira em torno de um eixo vertical com velocidade angular constante. Um homem em p na borda do carrossel tem uma velocidade escalar constante de 3,66 m/s e uma acelerao centrpeta de mdulo 1,83 m/s2 . o vetor posio indica sua posio em relao ao eixo do carrossel (a) Qual o mdulo de ? Qual o sentido de quando aponta para (b) leste e (c) para sul?

Obs. Essa lista foi elaborada com o intuito exclusivo de trabalho escolar adicional e no deve ser usado como nica fonte de preparao para a avaliao. Para isso aconselha-se o estudo dos demais problemas do livro texto e apontamentos de aula bem como os demais livros da bibliografia indicada.

Respostas 8. 32 m/s 9. (a) 3,03 s ; (b) 758m (c) 29,7 m/s 10. 43,1 m/s 11. (a) 18 cm ; (b) 1,9 m 12. (a) -1,60m ; (b) 6,86m ; (c) 2,86m 13. (a) 12s ; (b) 4,1 m/s2 ;(c) p/ baixo (d)4,1 m/s2 ; (e) p/ cima 14. (a) 7,32 m; (b) p/ oeste ; (c) p/ norte.

1. 2. 6,2m 3. 4. (b) 22,5o

5. (a) 0,83 cm/s; (b) 0o ; (c) 0,11 m/s; -63o 6. (a) (8m/s2t + (1m/s) ; (b) 8m/s2 7. (a) (6,00m) - (106m) ; 19m/s ,; (b) 24 m/s2 -336 m/s2 ; (c)85,2o

S-ar putea să vă placă și