Sunteți pe pagina 1din 3

Em teste

Detergentes para lavar loia


Vire a pgina e aproveite j as melhores dicas para loia cuidada e bem lavada

A N A P NA A POU P U O P te s te Pro Proteste

?? ? 43

Produtos combinados so eficazes a lavar, mas no secam bem loia


COMO TESTMOS 10 AMOSTRAS
Sujmos diferentes peas de loia (pratos, copos, chvenas e talheres) com ch, leite queimado, batata, arroz, milho, trigo e gema de ovo. Aplicmos uma mistura com manteiga, molho de carne, leo vegetal, ketchup, mostarda, entre outros. Utilizmos um programa de lavagem normal, sem pr-lavagem, a 55C. Comparmos o aspecto final da loia e vrios graus de sujidade. Noutros casos, verificmos o peso das peas antes e depois de lavadas para determinar a eficincia de remoo da sujidade. SECAGEM AO MINUTO Vrias peas de loia, incluindo caixas de plstico, foram utilizadas para avaliar a eficincia de secagem. Aps a lavagem num programa normal, sem pr-lavagem a 60C, aguardmos 30 minutos. Nos 8 minutos seguintes, observmos a quantidade de gotas de gua na loia.

???????
etergente, sal e abrilhantador so os ingredientes para uma loia bem lavada na mquina. O detergente remove a sujidade, o sal neutraliza o calcrio na gua e o abrilhantador evita manchas de gua na loia seca. Pode compr-los em separado ou escolher produtos que combinem as trs funes. o caso dos 10 detergentes para mquinas de lavar loia em pastilhas que testmos. Alguns so chamados 5 em 1 ou tudo em 1. Alm das trs funes principais, protegem contra a corroso do vidro e limpam a comida incrustada, entre outros. A maioria dos produtos testados tem bom desempenho na lavagem. Mas nem todos so eficazes a eliminar qualquer tipo de sujidade do dia-a-dia. Os depsitos incrustados, como o leite queimado, so os mais difceis de remover. O Continente Tudo em 1 no limpou estas manchas de forma satisfatria.

Alguns detergentes so ineficazes e eliminar todo o tipo de sujidade

COPOS A BRILHAR Submetemos vrios copos de vidro a 10 lavagens consecutivas, para avaliar o aparecimento de pelcula branca. Utilizmos um programa de lavagem normal sem pr-lavagem a 60C.

www.deco.proteste.pt

Outubro 2009 Proteste 17

Em Teste
Metade do pacote Fairy Platinum vazio: desperdcio flagrante de embalagem a evitar em prol do ambiente

Detergentes para a mquina A nossa seleco

73
SUN ALL IN 1 - TUDO EM 1 - EXTRA POWER
Muito bom a remover quase todos os tipos de sujidade. Resultados satisfatrios na secagem. Entre 11,90 e 13,99 (52 pastilhas)

60
DIA 5 EM 1 (MINIPREO)
Remove melhor manchas de batata e arroz. A secar, o desempenho medocre. Entre 2,35 e 2,49 (32 pastilhas)

ULTRA PRO 5 em 1 com embalagem demasiado grande para a quantidade de pastilhas

QUADRO COMO USAR


Hidrossolvel Nos produtos Sun , Finish-Calgonit Max in 1, Fairy Platinum e Continente Tudo em 1, no precisa retirar o plstico que envolve a pastilha/cpsula: este dissolve-se na gua. Custo anual Dividimos o preo mdio pelo nmero de pastilhas em cada embalagem. Considermos 4 lavagens por semana. Eficcia de lavagem Remoo de manchas oxidveis (caf, ch, tomate, cenouras, etc.), depsitos incrustados (como, por exemplo, leite queimado), manchas amilceas (batata, arroz, milho ou trigo, etc.) e manchas proteicas (gema de ovo, leite ou carne). Secagem Analismos gotas de gua sobre diversos tipos de loia. Brilho dos copos Transparncia dos copos de vidro aps lavagem.

DETERGENTES MQUINAS DE LAVAR LOIA

PREO ()

Custo anual

N. de pastilhas por embalagem


52 45 45 32 39 40 60 42 30 30

Vdeo do uinas teste a mq a de lavar loi www.deco. proteste.pt /videos


SUN All in 1 - Tudo em 1 - Extra Power FAIRY Platinum SUN All in 1 - Tudo em 1

Junho de 2009 (entre... e...)

11,90 - 13,99 11,71-12,92 10,99-11,49 2,35-2,49 10,99-11,85 4,65 7,29 9,98-10,99 3,79 3,49

50,01 58,81 51,15 15,96 58,97 24,18 25,27 50,27 26,28 24,20

A B A B C C D D B D

Melhor do Teste Escolha Acertada Escolha Econmica


Boa qualidade

Muito bom Bom Mdio Medocre Mau


No comprar

DIA 5 em 1 (Minipreo) FINISH-CALGONIT Max in 1 W5 All in 1 (Lidl) AUCHAN Tudo em 1 (Jumbo/Po de Aucar) FINISH-CALGONIT Tudo em 1 CONTINENTE Tudo em 1 (Modelo/Continente) ULTRA PRO 5 em 1 (Pingo Doce/Feira Nova)

18 Proteste Outubro 2009

www.deco.proteste.pt

Manchas oxidveis

4 TRUQUES PARA LOIA CUIDADA E BEM LAVADA


Etiqueta do projecto Save Energy and Water aconselha programas a baixas temperaturas Antes de pr a loia na mquina retire os restos de comida presentes. Poder faz-lo com guardanapos de papel sujos, antes de os deitar fora.

Utilize o programa de pr-lavagem se no for lavar a loia logo aps coloc-la na mquina, e se esta contiver resduos farinhentos ou difceis de eliminar, como pur de batata, ovo ou leite seco.

Lavar a loia mo gasta mais gua. Opte por lav-la na mquina. Evite tambm passar a loia por gua antes de colocar na mquina. Estes simples gestos reduzem osconsumo e a factura da gua. Contribuem tambm para reduzir a sua pegada ecolgica.

O Ultra Pro no removeu manchas oxidveis e amilceas e foi considerado o menos eficaz a lavar.

Piores a secar
O abrilhantador determina a eficincia a secar dos detergentes simples, embora o sal tambm seja importante. Em testes anteriores, no avalimos este critrio, pois utilizvamos sempre a mesma quantidade e qualidade de abrilhantador e sal. Como os detergentes combinados incluem esta funo, decidimos, pela primeira vez, test-la. Os maus resultados provam que os produtos combinados ainda no so to eficazes a secar como os clssicos, que obrigam adio separada de detergente, abrilhantador e sal. um ponto a melhorar pelos fabricantes. Alguns manuais de instrues de mquinas de lavar loia sugerem o uso de sal e abrilhantador com os detergentes combinados. O sal evita a formao de pelcula branca, sobretudo visvel nos copos. A loia lavada com o Continente Tudo em 1 foi a menos transparente.

Se verificar que mesmo assim a loia ainda no est bem lavada, passe por gua e remova a sujidade mais difcil com uma escova antes de a introduzir na sua mquina. No utilize gua a correr. Recorra a uma bacia com gua fria.

de Retire os restos pr de s te an comida a uin q m na a a loi

Metade da embalagem no serve


Minimizar a quantidade de embalagem no uma prioridade dos fabricantes. Demasiado desperdcio significa mais gastos de matria-prima, energia e gua, e maior produo de resduos. Os fabricantes podem fazer mais para reduzir a embalagem: o Ultra Pro 5 em 1, por exemplo, pode reduzir para mais de metade a embalagem de carto. O saco de plstico do Fairy Platinum pode tambm ser menor. O FinishCalgonit Max em 1 contm 39 pastilhas em 3 caixas de plstico: o volume de cada uma pode ser reduzido em 50%, no mnimo. Os detergentes Sun, Finish-Calgonit e Fairy ostentam a etiqueta do projecto Save Energy and Water (Poupar Energia e gua), que promove programas Eco (a baixas temperaturas) ou Auto. Embora importantes, estas iniciativas no devem desviar a ateno do mais importante: a reduo dos ingredientes txicos nos detergentes. Nem todos os qumicos podem ser removidos nas estaes de tratamento de guas residuais. Ao acumularem-se no ambiente, contribuem para a deteriorao dos recursos naturais.

SABER MAIS
Mquinas de lavar loia: PROTESTE 301, Abril de 2009 procura do brilho: PROTESTE 279 Abril de 2007

RESULTADOS QUALIDADE GLOBAL (%)

REPRESENTANTES
AUCHAN 21 360 21 00 www.auchan.pt FINISH-CALGONIT 21 303 30 00 www.calgonit.pt CONTINENTE 22 952 10 25 www.continente.pt DIA 21 440 12 00 www.clubeminipreco. webside.pt FAIRY 21 440 90 00 SUN 21 389 20 00 www.unilever-jm.com ULTRA PRO 21 753 20 00 www.ultrapro.pt W5 21 924 97 00 www.lidl.pt

Depsitos incrustados

Manchas amilceas

Manchas proticas

Brilho dos copos

Secagem

Total

C C C C C C C C D C

A A A A A B A A B D

A B C B B B A B C C

A B B B B C C C C D

C D D D E E E E D D

C B C B B A B B D C

73 63 62 60 59 54 53 51 48 34

Melhor do Teste Escolha Acertada


Antes de comprar, analise o preo da embalagem e compare o nmero de pastilhas de cada uma. O custo anual de lavar a loia na mquina varia entre cerca de 16 por ano, se optar pelo Dia 5 em 1, a nossa Escolha Econmica, e 59, se preferir o Finish-Calgonit Max in 1 ou o Fairy Platinum. Com a Escolha Econmica poupa cerca de 43 por ano. Os nossos testes foram realizados em laboratrio com gua dura (350 mg/l de carbonato de clcio), sem adicionar sal e abrilhantador. Utilizmos a quantidade de detergente recomendada pelo fabricante: 1 pastilha/cpsula.

www.deco.proteste.pt

Outubro 2009 Proteste 19

S-ar putea să vă placă și