Sunteți pe pagina 1din 3

Cynara Menezes: Quem comanda os arruaceiros?

manifestantes em Belo Horizonte. Foto: Marcos Vieira/D.A.Press

Texto de Cynara Menezes A primeira coisa que quero dizer que no acredito na possibilidade de estarem tramando um golpe militar no Brasil. No sou ingnua de ignorar que muita gente gostaria que isso acontecesse, mas no acho que isso seja possvel. Apesar dos saudosos da ditadura, a democracia em nosso pas est consolidada, tenho certeza. Minha preocupao neste momento que existam interessados em desestabilizar a nao, o que seria quase to dramtico quanto um golpe. E infelizmente no estou certa se, como querem os meios de comunicao, os arruaceiros sejam uma minoria dentro das manifestaes legtimas que ocorrem em vrias capitais nas ltimas semanas. Tambm tenho dvidas de que estejam atuando de forma desorganizada, sem atender a um comando. A maioria dos que esto nas ruas mostrando sua insatisfao com a poltica e o governo, mesmo os menos politizados, est ali porque quer um Brasil melhor e merece todo o nosso respeito. Mas eu gostaria de saber quem

os convocar para ocupar as ruas e at fechar rodovias (!) agora que o problema da tarifa, reivindicao primordial dos protestos, foi solucionado. Pergunto a voc: se voc for se manifestar amanh ou na prxima semana, estar indo chamado por quem? Ir s ruas convocado por uma entidade em quem confia e conhece ou a convite de qualquer uma? Voc poderia me dizer: Ah, eu vou por conta prpria. Mas a dinmica de uma manifestao no essa: entidades (sindicatos, ONGs, partidos, meios de comunicao, movimentos sociais) convocam e pessoas vo. assim que funciona. Estes protestos comearam com uma convocao feita pelo MPL (Movimento Passe Livre). Recebi um link onde aparecem 20 entidades de extrema-direita no Facebook convocando para uma manifestao no dia 10 de julho (veja aqui). So entidades como Amigos da Direita, Anti-Neoatesmo, Cristianismo Online, Militarismo Minha Vida, Igreja Internet Para os Necessitados. Voc, cidado progressista de qualquer idade, e voc, jovem, quer mesmo dar representatividade a essa gente? Os problemas do Brasil so muitos. Mas nenhum est relacionado a algo ligado a estes grupos, por favor. Pelo contrrio, alguns dos problemas so consequncias de alguns deles. Cuidado ao engrossar fileiras. Como dizem os espanhis: Ojo!Abre o olho, gente bacana. Vejo, a cada dia, polticos e jornalistas tentando explicar as manifestaes, mas me impressiona que s se concentrem nos bemintencionados, que so a maioria. Apesar de questionar a ausncia de foco dos manifestantes e sentir falta de vrios temas especficos nas reivindicaes, eu no tenho dificuldade nenhuma em saber por que esto protestando, at acho que demorou: por melhor sade e educao, melhores servios pblicos, contra a corrupo, contra os gastos da Copa. Mas e os arruaceiros? O que fazem l? s gente brigona? Sei no, tenho visto uns vdeos a de arrepiar os cabelos. Ontem noite recebi um texto do historiador Guilherme Scalzilli que relata sua experincia acompanhando a manifestao em Campinas (SP) e faz algumas perguntas pertinentes (ntegra aqui): Quem so os bandidos mascarados que transformam uma passeata reformista em cenrio de guerrilha? Por que se dirigiram a um ato pacfico levando bombas e rojes? O que pretendem conseguir incendiando e depredando o espao pblico? Quem os financia, os incentiva, os organiza? O que explica o fato de todos os ataques fascistas exibirem certos padres comuns, desde as vestimentas dos imbecis at os seus mtodos de provocao e ataque? O pessoal do MPL j disse que no pretende dar calendrio para reacionrios, uma expresso bem dos movimentos sociais. Dar calendrio significa propiciar a um grupo que se cole, pegue carona em uma iniciativa de outro. No sei se vocs sabem, mas um grupo que se intitula Marcha do Vinagre j mostrou no ter inteno de permitir que feministas se juntem a eles (leia nota de repdio assinado pelas meninas da Marcha das Vadias aqui). Lembrem-se tambm que os partidos foram banidos dos protestos e militantes de esquerda foram espancados em vrias manifestaes nos ltimos dias.

Algumas pessoas apanharam mesmo sem serem ligadas a partidos, apenas por estarem usando roupas vermelhas. O apartidarismo deste movimento se traduz, na viso dos arruaceiros, em um antipartidarismo e anti-militncia poltica violentos. Voc quer dar calendrio a essas pessoas? Jura? No pronunciamento pblico de sexta-feira noite Dilma Rousseff (que presidente de todos os brasileiros, todos, mesmo de quem no gosta e no votou nela), chamou a ateno para uma coisa importante e cara a ns, como nao: a hospitalidade de nossa gente. Os preparativos e obras para a Copa do Mundo tm vrios problemas cuja reparao sempre poderemos exigir em novas manifestaes. Acho extremamente positivos os protestos (pacficos, claro) contra a Copa. Mostram que o brasileiro j no mais o cordeirinho que se poderia engambelar com pio em forma de esporte. Atualmente estamos sediando a Copa das Confederaes. Temos atletas de sete pases nos visitando. No h dvida que um evento importante para o Brasil, para a maneira como nos vem desde fora. Os olhos do planeta ficam, para o bem e para o mal, voltados para c. Estamos insatisfeitos, todos, com a poltica, com os polticos, com os rumos do pas. Mostramos para o Brasil e para o mundo, quando poderamos estar s torcendo pela seleo, que somos cidados que sabem se levantar por seus direitos e que no estamos deitados em bero esplndido. Espero, inclusive, que este nimo no arrefea nunca mais. Mas h, neste momento dois rumos a seguir: ou continuamos nessa toada de protestos cientes de que estamos nos aliando e de certa forma sendo cmplices deste grupo estranho, para dizer o mnimo, e corremos o risco de jogar o pas numa convulso social ao mesmo tempo que hospedamos um evento internacional de futebol; ou ns fazemos uma trgua. No h uma terceira opo.
Publicado em 22 de junho de 2013

S-ar putea să vă placă și