Sunteți pe pagina 1din 8

FACULDADE CENECISTA DE OSRIO

Andressa Maria da Silva DAgostini Cristofer Espindola Fernanda Lotti Gian de Deus Mariana Schweeidt

ABUSO SEXUAL NA INFNCIA Transmisso intergeracional do ciclo de violncia sexual

OSRIO 2013

RESUMO

Este artigo tem como objetivo nos propor uma reflexo sobre como o abuso sexual de crianas reflete futuramente na fase adulta. Tambm abordaremos as consequncias psicolgicas, bem como os fatores de risco e proteo para que no ocorra esta prtica na fase adulta.

Palavras-chave: Abuso sexual; Consequncias. Aes.

1 INTRODUO A viol n ia diversas for as e antes de tudo u a viola o dos direitos hu anos que se espa os p li os e privados San he p . anifesta so

A prtica de abuso sexual contra crianas um fenmeno universal. Vem sendo perpetuada desde a antiguidade em todos os lugares do mundo. um fenmeno complexo, com multiplicidade de causas e consequncias para a vtima. Cada criana vai agir de maneira diferente aps ser abusada sexualmente, e isto traz consequncias psicolgicas graves para a criana. As experincias de abuso sexual de crianas correlacionam-se a perturbaes psicolgicas e comportamentais na vida adulta, especificamente sendo identificada a associao entre o abuso sexual de crianas e os distrbios psiquitricos como transtornos de humor e transtornos psicticos. O molestador de crianas convence a si mesmo de que a criana quer se relacionar sexualmente com ele, projetando nela os pensamentos e sentimentos que ele quer ela tenha sobre ele. Ele interpreta a reao humana da vtima aos seus atos preparatrios e manipulatrios como resposta positiva aos seus desejos sexuais e se convence de que seu comportamento abusivo no causa estragos e nem prejudicial.

2 CONSEQUNCIAS DO ABUSO SEXUAL NA INFNCIA

As consequncias do abuso sexual so mltiplas (Blanchard, 1996), sendo que seus efeitos fsicos e psicolgicos podem ser devastadores e perptuos (Kaplan & Sadock, 1990). Knutson (1995) ressalta que entender as consequncias do abuso sexual um trabalho rduo e inseguro devido falta de estudos longitudinais e ausncia de grupos de controle apropriados. Portanto, antes de caracterizar a sintomatologia do abuso sexual infantil, faz-se necessrio citar os fatores que influenciam o dano psicolgico causado por essa experincia. Segundo Furniss (1993) e Knutson (1995), o grau de severidade dos efeitos do abuso sexual varia de acordo com:

A idade da criana no incio do abuso sexual: no se sabe em qual idade h prejuzo; Durao do abuso: algumas evidncias sugerem que maior durao produz consequncias mais negativas; O grau de violncia: uso de fora pelo perpetrador resulta em consequncias mais negativas tanto a curto como a longo prazo; A diferena de idade entre a pessoa que cometeu o abuso e a vtima: quando maior a diferena, mais grave so as consequncias; A importncia da relao entre abusador e vtima: quanto maior a proximidade e intimidade, piores as consequncias - tambm apontado por Kendall-Tackett, Williams, e Finkelhor (1993);

A ausncia de figuras parentais protetoras e de apoio social: nesses casos, o dano psicolgico agravado; O grau de segredo e de ameaas contra a criana.

2.1 CONQUNCIAS FSICAS

Gravidez; Leses na vagina e nos anus; Doenas Sexualmente Transmissveis; Infeces urinrias; Secrees vaginais; Dores de cabea, de barriga, nas pernas, etc.

2.2 CONSEQUNCIAS COMPORTAMENTAIS

Os sintomas mais comuns em pr-escolares so: ansiedade, pesadelos, transtorno de stress ps-traumtico e comportamento sexual inapropriado. Para as crianas em idade escolar, os sintomas mais comuns incluem: medo, distrbios neurticos, agresso, pesadelos, problemas escolares, hiperatividade e comportamento regressivo. Na adolescncia, os sintomas comuns so: depresso, isolamento, comportamento suicida, autoagresso, queixas somticas, atos ilegais, fugas, abuso de substncias e comportamento sexual inadequado. Na fase adulta, de modo em geral, o abusador na maioria das vezes no comete esta prtica sem antes utilizar maneiras de for a ino ente a fi de atrair aten o da rian a

Na infncia, no importa a classe em que a famlia tem, todas as crianas possuem suas fantasias sonhos e devido este fator gera o o presa f il de indu ir a esta prti a seduzindo-a. O medo uma das caratersticas comportamentais que mais est presenta nas crianas, o medo de falar para pessoas prximas que est sendo vtima dessa prtica, na maioria das vezes, estas crianas so submetidas a encantamentos por parte do abusador, onde se utilizado doce, promessas de presentes e at mesmo pagamento em dinheiro. Aps descoberta desta prtica, importante tratamentos logo na infncia, pois tal prtica existente na infncia em que no exposto, ficar presente na memria da criana, e se no tratado, cria-se comportamentos inadequados no desenvolvimento. Um exemplo importante que dificulta na adolescncia e na fase adulta a dificuldade de socializao, gerando problemas com relaes pessoais e interpessoais e com relacionamentos amorosos. Em muitos casos, a pessoa desenvolve sintomas de depresso e outras doenas psicolgicas graves.

3 FATORES DE RISCO E PROTEO

Fatores de risco so associados a maior probabilidade de violncia sexual. Porm no porque estes riscos associam-se a certos indivduos, que este ir se tornar um abusador , pois cada individuo diferencia-se do outro e reage de forma extinta, pois suas experincias de vida

so diferentes. Enquanto que os fatores de proteo auxiliam para que a probabilidade de ocorrer abuso sexual na infncia seja menor.

3.1 FATORES DE RISCO

So identificados nos estudos de Koller e De Antoni (2004) e Pelisoli (2008) alguns fatores de risco aparecem no microssistema, como famlia numerosa, baixa renda, instabilidade de cuidados, violncia conjugal, alto grau de conflito e baixo nvel de afetividade entre o casal, abuso fsico, psicolgico, e negligncia, alcoolismo, etc. Os riscos que aparecem na famlia abrangem situaes diversas; por vezes a pessoa se sente desolada dentro do prprio lar, alguns por ausncia de apoio emocional, estrutura familiar financeira, e at mesmo por usurios de entorpecentes presentes na famlia. Alguns dos agressores so geralmente padrastos, amigos prximos e parentes. Segundo estudos, para o abuso intrafamiliar, destacaram-se fatores de risco como, por exemplo, pais alcoolistas, ausncia do cuidador do sexo feminino, e inexistncia de algum em quem confiar. Para o abuso extrafamiliar, os preditores significativos foram abuso fsico, isolamento social, morte da me e me alcoolista (Fleming, Mullen & Bammer, 1996).

3.2 FATORES DE PROTEO

Os fatores de proteo esto alienados ao contexto familiar, onde o apoio social e o afeto do grupo familiar e de amigos gera um impacto importante para a vtima. O ciclo familiar a base para que haja uma educao e formao slida afim de sustentar problemas futuros. Fatores que no qual o abuso sexual, que atualmente, segundo pesquisas, considerado um dos maiores atos de violncia existente, e com isso fatores como o bom desenvolvimento acresce na fase adulta, evitando-se ento constrangimentos por conta de molstia ou qualquer ato libidinoso que possa ocorrer com qualquer pessoa. Uma boa integrao com pessoas prximas, como a famlia, amigos e colegas tambm contribuem como fator de proteo. Pois, a partir do momento que h dilogos e interao e comunicao social, os riscos ainda se faz presente, mas bem pouco, devido aos fatores de proteo. Segundo estudos, entre os fatores de proteo, podem ser citados relacionamento

afetivo com me, e irmos, atitude protetiva da me, credibilidade da me no relato da vtima (filho/filha). So fatores de proteo tambm campanhas contra violncia, polticas de proteo criana e ao adolescente e uma cultura da infncia como etapa exige cuidados (Koller & De Antoni, 2004; Pelissoli, 2008).

4 CONSIDERAES FINAIS

A violncia sexual abrange diversos contextos, nosso objeto neste artigo mostrar os fatores de risco e de proteo para que no ocorram problemas futuros com crianas vitimas de abuso sexual. Diante do quadro exposto, tal prtica muitas vezes necessria para a psiquiatria e a psicologia forense, a fim de contribuir para a capacidade e autocontrole. De fato, haver adequada interveno quando houver contribuio de forma tcnica para identificar o abusador quanto para o planejamento de tratamentos adequados para os indivduos e vtimas, pois envolve fatores variados e que dependem de profissionais que identifiquem tais mtodos eficazes.

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

KOLLER, Habigzang. Fatores de risco e de proteo na rede de atendimento a crianas e adolescentes vtimas de violncia sexual. 2005. ROMERO, Karen R. P. S. Crianas vitimas de abuso sexual: aspectos psicolgicos da dinmica familiar. Paran: Curitiba, 2007.

ADED, Naura L. D; DALCIN, Bruno L. G. S.; MORAES, Talvane M; CAVALCANTE, Maria T. Abuso sexual em crianas e adolescentes: reviso de 100 anos de literatura. So Paulo: Revista psiquiatria clnica vol.33 no.4, 2006.

COLAO, Veridiana F. R.; CORDEIRO, Andreia C. F. Adolescncia e Juventude: conhecer para proteger. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2013.

PELISONI, Ctula L. Entre o pblico e o privado: abuso sexual, famlia e rede de atendimento. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2008.

BARROS, Ana Cludia. Pesquisa: Maioria de vtimas de abuso sexual vira agressor. So Paulo, 2010.

S-ar putea să vă placă și