Sunteți pe pagina 1din 3

HISTRIA

A CRISE DE 29 E A ASCENSO DO TOTALITARISMO DE DIREITA


1. A CRISE INTERNACIONAL DO CAPITALISMO EM 1929

Logo aps o trmino da Primeira Guerra, sobretudo a partir de 1922, quando a Frana e a Inglaterra conseguiram saldar seus dbitos com os Estados Unidos, a indstria de bens de consumo norteamericana teve uma expanso acelerada. Os capitais excedentes foram aplicados em pesquisa e mecanizao, sendo aperfeioada a produo em srie, principalmente de aparelhos eletrodomsticos e automveis. Os Estados Unidos, que haviam passado da posio de maiores devedores dos europeus, antes da guerra, para principais credores de diversos pases, deixaram-se levar pela onda progressista que influenciou toda a cultura da poca. Mas esse crescimento acelerado encobria tambm a formao de imensas fortunas ilcitas, obtidas com o consentimento de altas figuras do governo, minado pela corrupo. Foi o perodo da Lei Seca, com a proibio do fabrico e do consumo de bebidas alcolicas, que objetivava resguardar uma sociedade tida como moralmente exemplar. Nada soava mais falso, pois essa proibio s fez estimular o gangsterismo, especializado tanto na manufatura e distribuio de bebidas, como no contrabando, nos jogos de azar, nas drogas e na prostituio.

desse sistema, tido at ento como o modelo da sociedade ideal. Nas cidades, a expanso industrial tendeu a concentrar a renda numa pequena camada da populao, sem que a classe trabalhadora se beneficiasse dos frutos de seu trabalho. Isso porque os salrios permaneceram inalterados, no havendo uma distribuio igualitria das riquezas. Com o mercado externo j retrado, essa incapacidade interna de consumo generalizou a crise no pas, atingindo at mesmo os mais prsperos setores da economia. A desvalorizao dos papis levou bancos e empresas falncia, fez cair os preos dos produtos industrializados e agrcolas, forando drsticos cortes nos custos e na produo. Milhares de operrios foram demitidos e o mercado entrou em sria retrao. Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depresso resultou principalmente da superproduo industrial e agrcola, que foi se evidenciando quando o mercado interno no conseguiu mais absorver a produo que se desenvolvera muito rapidamente para atender demanda externa durante a guerra.
2. O NEW DEAL

A Grande Depresso tornou mais dura ainda a vida dos negros norteamericanos.

Entretanto, em meados da dcada de 20, comearam a aparecer os primeiros sinais de fragilidade


Editora Exato 8

A superao da crise veio atravs de medidas polticas que reformularam o papel do Estado nas economias capitalistas. O New Deal, novo pacto, idealizado pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt, acabou com o liberalismo econmico. A partir de ento, o Estado teve papel fundamental na organizao da economia e da sociedade. Roosevelt ocupou a Presidncia dos Estados Unidos de 1933 a 1945. Foi eleito trs vezes pelo Partido Democrata. No incio de seu mandato tentou superar a crise reativando a vida econmica do pas: foram os cem dias, durante os quais adotou medidas de urgncia: Fechou os bancos que estavam em crise; Proibiu a exportao e o entesouramento de ouro. Em maio de 1933, decretou a reforma agrria atravs do Auto de Ajustamento Agrcola. A finalidade do Auto era reduzir a produo de excedentes agrcolas, visando manuteno do nvel de preos: a partir de ento, o Estado passou a comprar os excedentes agrcolas. Nesse mesmo ms, criou um Ncleo de Planejamento Regional no vale do rio Tennessee, integrando indstrias, hidreltricas, reflorestamento e

irrigao. A construo de obras pblicas estimulou a recuperao da economia. Um acordo com os empresrios fixou preos e estabeleceu limites de produo. Os trabalhadores foram beneficiados com a regulamentao da jornada de trabalho e do salrio mnimo.
3. TOTALITARISMO

A Alemanha e a Itlia viviam uma situao crtica: desemprego e inflao galopante, greves, total distanciamento entre o povo e os representantes parlamentares. Diante disso, cresceu uma forte oposio aos governos liberais vigentes. As parcelas descontentes da populao fundaram partidos nacionalistas, com o objetivo de eliminar as fontes de conturbao social e propiciar o pleno desenvolvimento capitalista. Cresceram, nesse perodo, as pregaes em favor do restabelecimento de um Executivo forte, a quem a populao deveria se subordinar totalmente para alcanar a ordem e a prosperidade geral. Essa postura totalitria pretendia eliminar tanto as tendncias individualistas das doutrinas liberais como o coletivismo pregado pelos marxistas. A base social de apoio para essas pregaes de direita era formada pelas seguintes camadas da populao: a alta burguesia, preocupada em manter suas propriedades a salvo, devido ao crescente nmero de greves operrias; as classes mdias, empobrecidas com a crise e temerosas de uma equiparao com as camadas de menor poder aquisitivo; os estratos mais pobres da populao - subempregados, trabalhadores no especializados e jovens que no conseguiram ingressar no mercado de trabalho. O fascismo italiano e o nazismo alemo conquistaram o respaldo de muitos setores da populao, conseguindo um financiamento junto alta burguesia. Assim, puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalao de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades. Servindo de exemplo a muitos pases, tambm atingidos pelos efeitos da Grande Depresso, o totalitarismo reforou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a ecloso da Segunda Guerra Mundial, em 1939. A poltica expansionista de Hitler Os discursos proferidos por Hitler incitavam o expansionismo e a anulao do Tratado de Versalhes, a devoluo de suas colnias e a restituio dos territrios perdidos, especialmente aqueles que eram habitados por germanos: Em 1937, selou uma aliana com Mussolini, criando o Eixo Roma-Berlim.
Editora Exato 9

Um ano antes, em 1936, j ocupara a Rennia militarmente, contrariando as disposies do Tratado de Versalhes. Em 1938, invadiu a ustria, iniciando o projeto de formao da Grande Alemanha. No mesmo ano, Hitler exigiu que a Checoslovquia entregasse a regio dos Sudetos, ocupada por alemes. As potncias europias cederam aos anseios de Hitler e sacrificaram os tchecos. Em 1939, foi a vez da Polnia. Hitler invadiu seu territrio, exigindo a devoluo do Corredor de Gdansk. A Frana e a Inglaterra declararam guerra Alemanha. Era o incio da Segunda Guerra Mundial.
ESTUDO DIRIGIDO

Cite duas medidas adotadas pelo New Deal.

Cite dois princpios do nazifascismo.

Caracterize a Europa aps a I guerra mundial.

EXERCCIOS

No final da dcada de 20, no auge da prosperidade, ocorreu uma das maiores crises vividas pelo capitalismo mundial: a Crise de 1929. Este fenmeno foi: a) determinado, como nas crises anteriores, pela escassez de produo e solucionado atravs de medidas liberais; b) determinado por problemas econmicos em alguns pases que estavam iniciando no capitalismo industrial e superado pelo crescimento da produo; c) determinado por uma crise de superproduo nos EUA que atingiu todos os pases capitalista e superado atravs de forte intervencionalismo estatal;

d) pelo colapso da economia da Rssia, aps a revoluo socialista e controlado pela adoo da Nova Medida Econmica (NEP). 2 Na dcada de 20, o fascismo surge como uma oposio poltica de crtica s democracias liberais e ao comunismo sovitico por considerar que essas duas formas de governo destroem o valor supremo da nao e da ptria, quer pela corrupo econmica e poltica, quer pregando o comunismo internacional, quer enfraquecendo o Estado Nacional. A partir dos seus conhecimentos e do texto, marque a NICA alternativa que NO corresponde s caractersticas do Nazi-fascimo: a) Fortalecimento das foras sociais. A sociedade poderia se organizar nos diversos movimentos e sindicatos, para dar suporte ao poder do Estado. b) O militarismo pois a expanso uma necessidade inerente vida, nao e seu instrumento a guerra, que fortalece os indivduos e regenera o povo. c) O nacionalismo. A nao representa a forma suprema de desenvolvimento e organizao das sociedades. d) Os interesses do indivduo esto totalmente subordinados ao Estado, nada pode estar acima do Estado, ou seja, o Estado totalitrio. 3 No perodo entre-guerras ocorreu uma tendncia para a radicalizao poltica e, nesse contexto, os movimentos nazi-fascistas ocuparam lugar relevante. Com relao aos regimes totalitrios, so corretas as alternativas abaixo, EXCETO: a) Derrotada na Primeira Guerra, a populao italiana foi tomada de intensa exaltao nacionalista, enquanto que na Alemanha (outro pas derrotado), o sentimento nacionalista teve o apoio dos judeus que, desde a unificao alem, pretendiam se integrar quele pas; b) O fascismo era favorvel ao nacionalismo, ao partido nico e supremacia do Estado encarnado num chefe; c) A grave crise econmica e social gerada pela situao mundial em 1929, criou condies para o avano dos nazistas na Alemanha; d) O elemento essencial da doutrina nazista o racismo; a idia da superioridade da raa ariana levava os alemes a combater principalmente os judeus.

Podemos apontar no fascismo (italiano), no nazismo (alemo) e no stalinismo (russo) as seguintes semelhanas: I a eliminao da propriedade privada de carter burgus. II o controle total sobre os meios de comunicaes e de educao. III a existncia de um partido nico que d sustentao ao poder. Esto () CORRETAS (a) somente: a) I. b) I e II. c) II e III. d) I e III.
GABARITO

Estudo Dirigido 1 2 3 Reduo da produo de excedentes e construo de obras pblicas para gerao de empregos. Nacionalismo extremado e racismo.

Crise caracterizada pelo desemprego, destruio de colheitas e fbricas. Exerccios 1 2 3 4 C A A C

Editora Exato

10

S-ar putea să vă placă și