Sunteți pe pagina 1din 16

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012.

ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

O Ciclo Inventivo da Imagem The Inventive Cycle of the Image


Resumo: O objetivo do artigo expor e discutir algumas das principais ideias desenvolvidas por Gilbert Simondon em seu livro Imagination et invention (SIMONDON, 2008). Simondon define imaginao e inveno a partir de uma concepo dinmica da imagem. Para ele, imagem e inveno no se equivalem, mas formam um ciclo, que consiste em um incessante processo de transduo, composto por quatro fases distintas: imagem motora, imagem perceptiva, imagem a posteriori ou smbolo e inveno. A partir da idia da inveno como a ltima fase do ciclo da imagem, destacamos a referncia a uma causalidade circular, que leva ao questionamento da dicotomia entre imagem material e imagem mental, que passam a ser consideradas como fases de um mesmo processo transdutivo. Em seguida, analisamos as ressonncias entre a concepo de Simondon e o conceito de cognio inventiva (KASTRUP, 2007). Palavras-chave: Simondon. Imaginao e inveno. Cognio autopoitica. Abstract: The aim of this article is to present and discuss some of the core ideas developed by Gilbert Simondon in his book Imagination et invention (SIMONDON, 2008). Simondon defines imagination and invention based on his dynamic conception of the image. According to him, imagination and invention are not equivalent to each other, but rather form a cycle consisting of an unceasing transduction process and comprising four different phases: motor image, perceptual image, a posteriori image or symbol and invention. Drawing on the idea that invention is the last phase of the image cycle, we highlight the reference made to a circular causality. This leads to a questioning of the dichotomy between material image and mental image, which are now considered to be phases of a single transductive process. We then analyze the resonance between Simondons account and the concept of inventive cognition (KASTRUP, 2007). Key-words: Simondon. Imagination and invention. Inventive cognition. KASTRUP, Virginia; CARIJ, Filipe Herkenhoff; ALMEIDA, Maria Clara de. O ciclo inventivo da imagem. Informtica na Educao: teoria & prtica, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 5974, jan./jun. 2012.

Virginia Kastrup Filipe Herkenhoff Carij Maria Clara de Almeida


Universidade Federal do Rio de Janeiro

1 Introduo

ecentemente, foram publicados na Frana trs novos livros de Gilbert Simondon, com cursos ministrados, em sua maioria, na Sorbonne nos anos 60: Cours sur la perception -1964-1965 (SIMONDON, 2006), Imagination et invention 1965-1966 (2008) e Communication et information Cours et confrences (SIMONDON, 2010). At ento inditos, esses cursos que agora vieram luz indicam o interesse crescente que a obra de Simondon vem despertando no mbito da psicologia e da filosofia. A publicao do curso Imagination et invention, por iniciativa de Jean-Yves Chateau, traz ao pblico um Gilbert Simondon professor de psicologia e leitor meticuloso das contribuies cientficas de sua poca. O curso revela uma preocupao com a apresentao de diferentes perspectivas tericas sobre o tema em questo, em relao s quais opera uma anlise e um uso marcado por suas prprias idias. Neste sentido, embo-

59

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

ra distinto dos livros Le mode dexistence des objets tecniques (SIMONDON, 1989), Lindividu et sa gense physico-biologique (SIMONDON, 1995) e Lindividuation psychique et collective (SIMONDON, 2007), onde suas teses originais ocupam o primeiro plano e so indicadas nos prprios ttulos, o curso as apresenta numa espcie de plano de fundo, deixando um caminho de entendimento a ser traado pelo prprio leitor. O objetivo deste artigo apresentar algumas das idias de Simondon no livro Imagination et invention (SIMONDON, 2008), onde imaginao e inveno so entendidas no contexto de um ciclo, marcado pelo carter dinmico da imagem. Segundo Simondon, a imagem possui uma dinmica e um ciclo, composto de quatro fases: imagem motora, imagem perceptiva, imagens com contedo afetivo-emotivo (a posteriori ou simblica) e inveno. A partir da considerao da inveno como a ltima fase do ciclo da imagem, destacamos a referncia a uma causalidade circular, que leva desmontagem da dicotomia imagem material-imagem mental. A partir da, analisamos as ressonncias entre a anlise de Simondon e o conceito de cognio inventiva (KASTRUP, 2007).

2 A imagem como ciclo


Na linguagem comum, o termo imagem polissmico, podendo referir-se a uma srie de fenmenos diferentes. Uma pintura ou uma fotografia, por exemplo, so imagens. Uma lembrana, idem. Um sonho uma articulao de imagens. Diz-se que alguns livros, como 1984, de George Orwell, apresentam uma imagem do futuro. A percepo nas suas diferentes modalidades viso, audio, tato, etc. produzem imagens. O problema da imagem estudado por diversas disciplinas, como a psicologia, a neurofisiologia, a comunicao,

a histria e a semiologia. Apesar da multiplicidade de espcies de imagem, comum dividilas em dois grandes grupos: as imagens materiais e as imagens mentais. Teramos, de um lado, a pintura, a fotografia, a udio-gravao, a pgina impressa; do outro, a percepo, a lembrana, o sonho, a alucinao. Um curso sobre imaginao e inveno poderia discorrer sobre alguns desses tipos de imagem, rejeitando os outros como algo para alm de seu domnio. Seria possvel realizar um estudo limitado imagem perceptiva ou imagem fotogrfica. Ora, um dos aspectos mais originais do curso de Simondon no tomar, como comum, os muitos tipos de imagens como realidades separadas e independentes, mas como fases de um mesmo ciclo, por ele denominado de ciclo de gnese da imagem. Sem pretender reduzir as imagens a um denominador comum nem atribuir a elas uma mesma natureza, reconhece nas imagens uma complexidade irredutvel. Aos exemplos que mencionamos, acrescenta ainda a imagem motora, a imagem-desejo e o smbolo, entre outros. Ao abarcar diferentes imagens, Simondon prope uma teoria pautada num ciclo de transformaes da imagem. Com ela, busca explicar como uma imagem se torna outra imagem (como uma imagem motora d lugar a uma imagem perceptiva, por exemplo) at a ltima fase do ciclo a inveno onde uma imagem mental sofre um processo de materializao, tornando-se um objeto no meio externo, como um objeto tcnico e uma obra de arte, por exemplo. Essa transformao arremata o ciclo, mas no pe fim ao processo, j que, como veremos, a ltima fase de um ciclo tambm a primeira do ciclo seguinte. Enfim, imaginao e inveno formam um ciclo que Simondon chama de ciclo de gnese da imagem. Para entender o desenvolvimento desse ciclo, falaremos de uma dmarche transdutiva.

60

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

O conceito de transduo define a operao pela qual uma atividade se propaga gradual e progressivamente no interior de certo domnio. Isso significa que a propagao se apia sobre certa estruturao desse domnio. Cada regio da estrutura que constituda ou individuada serve de princpio de constituio da regio seguinte. Passa-se de uma regio a outra por transferncia, ou seja, um sistema passa a ser organizador do seguinte (SIMONDON, 2007). Quando aplicado ao domnio das imagens, o conceito de transduo indica que uma etapa ou fase do ciclo da imagem o princpio de constituio da fase seguinte. Para Simondon, uma lembrana, uma obra de arte, um objeto tcnico, um movimento corporal, um romance, um desejo, um filme, uma expectativa, so todas imagens. Por outro lado, cada uma delas possui seu estatuto prprio, pois uma fase distinta de um ciclo transdutivo.

3 A positividade do conceito de imagem


Embora o ttulo do livro seja Imaginao e inveno, Simondon reconhece, de sada, que o termo imaginao problemtico, pois porta uma referncia subjetiva muito acentuada. A imaginao geralmente concebida como um processo psicolgico responsvel pelo trabalho com imagens. A psicologia do sculo XIX e do incio do sculo XX deu ao tema um destaque especial, propondo tanto uma tipologia como mecanismos para seu entendimento. Para Ribot (1926), a imaginao o equivalente, no plano intelectual, da vontade. Ela assume formas diversas, como na imaginao motora, cientfica e mstica. Opera por associao, dissociao e sntese de imagens, podendo ser reprodutora ou criadora. Trata-se de um processo pessoal e subjetivo, condicionado por fatores emocionais e afetivos, conscientes e inconscientes.

Aps o eclipse provocado pela hegemonia do behaviorismo, na dcada de 70 o tema da imagem ressurge em estudos experimentais, que apontam que o sujeito pode descrever esses objetos mentais e controlar sua prpria experincia imagtica. Por um ato de vontade, pode evocar essa ou aquela imagem mental e tambm transform-la. O conceito de imaginao d lugar ao de imagerie ou imagery, que remete ao processo de produo de imagens e no tm uma traduo exata em portugus, sendo por vezes traduzido como imageamento. Um exemplo so os estudos de rotao mental de imagens, como os de Shepard e Metzler (1971). Para Simondon, longe de curvar-se vontade, a imagem dotada de autonomia. Ela se impe ao sujeito, muito mais do que se submete a seu controle. As imagens esto a meio caminho entre o subjetivo e o objetivo. Elas possuem um tipo de objetividade e autonomia em relao unidade pessoal da conscincia. H uma espcie de exterioridade primitiva da imagem em relao ao sujeito. Ela como um intruso que invade a cena sem ser convidado, como uma espcie de apario. capaz de resistir ao livre arbtrio e dotada de foras prprias. Enfim, o conceito de imagem no equivale mera representao mental voluntria de um estado de coisas. Tambm no a marca deixada por um objeto anteriormente percebido, no mais presente. Sonhos, alucinaes, desejos, obras de arte, lembranas involuntrias e obsesses so imagens. prprio da imagem se apresentar como uma fora estranha conscincia subjetiva, no como um produto da vontade. Mesmo a evocao voluntria revela uma imagem que, se por um lado obedece ao sujeito, por outro resiste: o esforo mnmico frustrado quando a imagem insiste em permanecer obscura ou opaca. Assim, o sonho, a obsesso e o delrio so casos extremos de uma transformao relati-

61

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

vamente autnoma da imagem. Sem dvida, essas imagens se modificam no sujeito, mas no como funo de sua atividade consciente, e sim segundo a sua fora e vida prprias. Se o sujeito chega a controlar a imagem, apenas indiretamente. Eis assim uma primeira aproximao com a positividade da imagem em Simondon: organismo estranho, dotado de dinmica prpria, ela exterior ao sujeito, ainda que exista nele, como uma espcie de parasita que o habita e precisa dele para se desenvolver. Simondon introduz, com essa metfora, a idia de que a imagem, mesmo a imagem mental, dotada de certa objetividade; se no inteiramente objetiva, tampouco subjetiva ocupa, antes, uma posio singular, entre o subjetivo e o objetivo1. Aqui j se anuncia o desmanche da separao entre imagem mental e imagem material que discutiremos adiante. Nem a imaginao nem a inveno, portanto, devem ter por princpio explicativo a atividade da conscincia e de um sujeito. O que explica o ciclo da gnese da imagem uma tendncia da imagem a ultrapassar-se e a sair de si mesma (tal como coloca Chateau, em sua introduo ao curso, (CHATEAU, 2005, p. XII)). A dinmica processual uma caracterstica essencial da imagem. No o sujeito que determina o movimento da imagem; a imagem possui um movimento que lhe prprio. A imagem resulta de um processo de individuao (SIMONDON, 2007, 1964). Com o conceito de processo de individuao, Simondon prope uma reverso da maneira tradicional de pensar, presente tanto na psicologia quanto na filosofia. A idia pensar a forma no como algo dado e existente em si mesmo, mas sim a partir de um processo

1 Neste ponto, nota-se a influncia de Bergson (1896/1990), para quem a imagem surge como uma realidade existente no mundo.

de individuao. Isso bastante diferente de pensar a mudana processual a partir das categorias de forma e substncia, como prope o modelo hilemrfico. Para Simondon (2007), as formas se individuam a partir de um plano ontolgico pr-individual. Enquanto forma individuada, a imagem resulta de um processo de individuao. Por outro lado, ela conserva, numa zona de adjacncia, uma dimenso pr-individual, compreendida por energias e potenciais, que responde por suas transformaes subseqentes e pela continuidade do ciclo da imagem. Simondon nomeia esta tenso entre o individuado e o pr-individual de defasagem. O ser intrinsecamente defasado. A fase uma resoluo dessa tenso imanente ao ser, que abarca duas dimenses heterogneas e coexistentes. Nesta medida, podemos dizer que o processo de individuao de uma imagem no conduz a uma totalizao ou a um fechamento, mas cada fase mantm uma defasagem intrnseca, que assegura a continuidade do processo. H um segundo sentido importante da positividade da imagem. Ele diz respeito relao entre imagem e percepo e, mais especificamente, ao questionamento da idia de que a imagem mental seria uma espcie de percepo esmaecida. Tanto nas abordagens empiristas-elementaristas associacionistas quanto nas abordagens fenomenolgicasgestaltistas, a imagem no se distingue da percepo seno por sua intensidade dbil na imagem, forte na percepo. Em certo sentido, poderamos mesmo dizer que a imagem seria um caso da percepo, ou ento uma quase-percepo. Mas, para Simondon, a imagem no explicada pela percepo. Pelo contrrio, a percepo que se explica pela imagem. Assim, nem toda imagem remete a uma percepo anterior; tampouco a imagem uma percepo esmaecida. Chateau destaca que as imagens no se remetem sempre a

62

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

um objeto j percebido, do qual lembraramos e que reproduzimos de modo mais ou menos deformado e recomposto, nem a um objeto que imaginamos de modo criativo (produtivo, e no mais reprodutivo), mas algumas vezes a um objeto que vamos realizar materialmente na exterioridade [obra de arte, objeto tcnico] (CHATEAU, 2005, p. XII). Nos termos de Simondon, nem toda imagem a posteriori, isto , posterior experincia. Ao longo do curso, fica claro que o interesse de Simondon no refutar nem as teorias psicolgicas da imagem ento existentes (Ribot, Freud, Lacan, Piaget), nem as concepes filosficas de sua poca (Sartre, Husserl, Bachelard). No entanto, como comenta JeanYves Chateau, suas idias o afastam de Sartre, para quem imaginao e percepo so duas grandes atitudes da conscincia, distintas, irredutveis e mutuamente excludentes ou bem se imagina, ou bem se percebe. Para Sartre (2008), a percepo seria a funo do real, enquanto a imaginao seria uma funo irrealizante, que daria o objeto como ausente. A imagem irrealizaria o objeto, dando lugar ao fenmeno da nadificao, e existir em imagem seria o oposto de existir de fato. A concepo de Simondon, pelo contrrio, recusa tal oposio. Afinal, como j vimos, ele no s concebe a percepo como dependente da imagem (concepo que no admite que algum perceba sem, ao mesmo tempo, imaginar), como entende que objetos como obras de arte e objetos tcnicos (objetos reais, portanto) so imagens. Para Simondon, a imagem no irrealiza, mas fundamentalmente realiza, j que a inveno, que materializa objetos no meio externo, o pice do ciclo da imagem. Em suma, Simondon lana mo de um conceito original de imagem que, ao invs de fazer dela um produto da imaginao, ou mesmo da percepo, faz da imaginao e da percepo funes da imagem. Nem a imaginao nem a

percepo explicam a imagem. Numa operao conceitual original, a imagem, tomada em sua positividade e em seu dinamismo, que vai dar lugar a novas concepes sobre a imaginao, a percepo e a memria, a afetividade e o desejo. Segundo Chateau (SIMONDON, 2008, p. VII), o curso de Simondon apresenta uma teoria da imagem luz da noo de inveno e, ao mesmo tempo, uma teoria da inveno luz da noo de imagem.

4 O ciclo inventivo da imagem


4.1 Imagem motora
O ciclo da imagem composto de quatro fases: imagem motora, imagem perceptiva, imagem afetivo-emotiva (onde se incluem as imagens-lembrana e os smbolos), e imagem inveno. A primeira fase a imagem motora. Para Simondon, a percepo precedida e mesmo possibilitada por imagens motoras, que so antecipaes do objeto. Como essas imagens condicionam a prpria experincia, so chamadas de imagens a priori. Esquemas inatos de comportamento pertencem a essa classe de imagens. Nesse ponto, a influncia da Etologia sobre Simondon clara. Valendose de estudos empricos realizados no domnio do comportamento animal, ele mostra como no incio da vida possvel observar um leque de tendncias motoras e comportamentos geneticamente programados. Esses comportamentos possuem a peculiaridade de no serem respostas a estmulos, isto , de no serem desencadeados em funo do reconhecimento de um objeto no meio; pelo contrrio, eles parecem recrutar um objeto que nem mesmo est presente. Assim, se o objeto percebido surge, porque responde a essa espcie de chamado motor, e no o movimento que responde a ele. O par estmulo-resposta encontra-se invertido. O movimento, nesses casos, pode ser dito em

63

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

direo a um objeto mais que em consequncia dele. No ciclo da imagem, portanto, h uma primazia da motricidade em relao sensorialidade, correlata de uma primazia da vida em relao conscincia. Diversos exemplos podem ser encontrados nos trabalhos de etlogos como Konrad Lorenz (1975) e Jakob von Uexkll (s/d). Um caso claro de comportamento que antecipa o objeto o dos chamados comportamentos no vazio ou que utilizam estmulos substitutivos (EIBL-EIBESFELDT, 1974). Por exemplo, um gato que vive num apartamento pode fazer movimentos circulares em torno de si mesmo, antes de se deitar, como faria para afofar a relva do terreno. O mesmo gato pode realizar movimentos de correr, brincar e espreitar a presa, que ocorrem sem estmulos desencadeadores. So todas aes espontneas, que configuram antes antecipaes (de predadores, de alimento, etc.) do que respostas. Outro exemplo o fenmeno de imprinting em pssaros, estudado por Lorenz (ver a anlise em HESS, 1958). Lorenz notou que o filhote do ganso, logo ao nascer, segue o primeiro objeto que v passar andando. Se esse objeto a me, ento ele segue a me; se o prprio Lorenz, ele segue Lorenz. Trata-se de um comportamento que no responde presena e identificao da me, mas que antecipa e produz uma me. Como se v, a imagem motora no o simples movimento corporal, mas o esquema de ao, espontneo e regular, que antecipa o objeto. Ela exige um mnimo de constncia e organizao do movimento. Eis ento um primeiro elemento definidor da imagem, que ajuda a traar os limites do conceito: enquanto forma individuada, a imagem traz consigo a organizao e a regularidade. No entanto, esta forma defasada em relao a si mesma, o que garante a processualidade da imagem j num patamar biolgico e hereditrio.

Outros exemplos de imagem motora podem ser retirados do trabalho de Uexkll. Aqui, a influncia sobre Simondon ainda mais clara, porque Uexkll invoca justamente a imaginao (em oposio percepo) para explicar certos comportamentos animais. Como os pssaros migratrios, por exemplo, sabem que rota seguir atravs dos continentes? Eles no aprendem esse caminho necessariamente com os seus pais. Antes, parecem executar um trajeto inato. De acordo com Uexkll, os pssaros se deslocam antes em um espao motor do que em um espao perceptivo, isto , eles sabem que movimentos fazer, embora no conheam as marcas do caminho. O que guia a ao uma imagem motora, no um percepto. De forma semelhante, a fmea do inseto enrolador-de-folhas corta na folha da btula uma linha curva; essa curva lhe permite mais tarde enrolar a folha, fazendo dela um funil onde far a postura dos ovos. A folha no parece fornecer qualquer indicao ao inseto do caminho onde ser feito o corte; e, como o inseto nunca realizou essa ao antes, parece que a rota seguida to inata quanto a dos pssaros migratrios. J que os animais no conhecem por meio da experincia perceptiva o caminho a seguir, esse caminho deve ser conhecido, argumenta Uexkll, pela imaginao. Este se apresenta imaginao do inseto de uma maneira perfeitamente ntida (VON UEXKLL, s/d, p. 123). Tambm encontramos hoje em dia, nos trabalhos de Antnio Damsio e Francisco Varela, a idia de que a imagem constituda com base nas aes e nos esquemas sensriomotores dos organismos. Para esses autores, cuja abordagem se aproxima nesse ponto da de Simondon, a imagem no deriva de uma realidade pr-existente e exterior a ela. Damsio recusa a idia de uma realidade absoluta que seria representada pelas imagens. Considera que as imagens mentais no so armaze-

64

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

nadas como coisas ou fotografias das coisas. Evocar, por exemplo, exige a construo de uma nova verso da lembrana. As verses evoluem. Imagens so construes momentneas de padres cognitivos j experimentados e frequentemente so passageiras, imprecisas e incompletas. As imagens no so cpias dos objetos, mas imagens de interaes entre o organismo e os objetos (DAMSIO, 2000). Para Varela (s/d) a cognio enativa, o que significa que ela pe mundo ao invs de represent-lo. A ao a base da enao do mundo, bem como a do sistema cognitivo. So as aes do organismo e a histria de seus acoplamentos que configuram a cognio. A criao das imagens um caso de enao, sendo explicada em funo das interaes e da conduta efetiva do organismo.

4.2 Imagem e percepo


A segunda fase do ciclo das imagens diz respeito s imagens intra-perceptivas, ou imagens a praesenti. Estas imagens relacionam-se diretamente com a atividade perceptiva, mas no podem ser explicadas por ela. Pelo contrrio, a percepo que deve ser explicada pela atividade endgena das imagens intra-perceptivas. Deste modo, no certo afirmar que percebemos imagens, mas sim que percebemos segundo uma imagem, como veremos adiante. O trabalho perceptivo de identificao de objetos supe a presena de uma imagem que lhe auxiliar, e sem a qual a percepo no ocorreria. Toda imagem intra-perceptiva um conjunto de possibilidades, de potencialidades perceptivas. A percepo atua reduzindo os possveis contidos nas imagens intra-perceptivas. Por exemplo, ao se aproximar de um grupo de abelhas visando atac-las, uma vespa ( philante) no as identifica imediatamente como abelhas; antes, ela realiza uma srie

de categorizaes sucessivas que especificam cada vez mais o objeto. Assim, inicialmente a vespa percebe o grupo de abelhas na categoria de objetos voadores. A partir da, pode operar uma classificao daqueles objetos voadores segundo uma nova categoria. Trata-se aqui, segundo Simondon, de uma conduta perceptiva instintiva, em que a tomada de uma posio em relao ao meio exige uma ao imediata baseada em uma conjectura operatria sobre a natureza do objeto, que classificado segundo uma das categorias existentes no sistema de ao do animal. Na percepo instintiva, a imagem intra-perceptiva o conjunto de categorias para as quais o indivduo possui esquemas de ao (por exemplo, a vespa possui, entre outros, um esquema de ao desencadeado pela categoria objetos voadores). Como o dado sensorial atualiza apenas uma dessas categorias, Simondon diz que a percepo uma reduo dos possveis contidos na imagem intra-perceptiva. A conduta do animal se realiza em etapas, e cada etapa se funda sobre um esboo de percepo, que exatamente a imagem. A imagem intra-perceptiva , assim, essencial para a ao, mas a prpria percepo (de abelhas como abelhas) no dada seno ao fim da atividade a vespa no pode esperar para reunir todas as informaes necessrias, pois esta espera significaria, certamente, perder a oportunidade de ataque. A conduta da vespa perceptivo-motora progressiva, pois se baseia em ondas sucessivas de tomada de informao e de reaes motoras que modificam a relao entre o organismo e o meio. Cada onda de dados sensoriais dispara uma reao definida que permite receber uma nova onda de dados, fornecida por outro sentido, at que se alcance uma sntese sensorial que permite a identificao do objeto. A percepo seria uma espcie de reduo dos possveis contidos nestas imagens, j que atualiza uma das muitas compossibilidades.

65

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

No exemplo da percepo instintiva, os objetos no so reconhecidos individualmente e as imagens aparecem como antecipaes perceptivas de potencialidades, sendo mais gerais que os objetos individuais. Quando a atividade perceptiva deixa de ser instintiva e torna-se, antes de tudo, diferencial, o ndice da diferena entre o que j se sabe do objeto (sua forma, cor, dimenses, etc.) e aquilo que efetivamente novo em relao a ele que se torna importante para a percepo. Na percepo diferencial, a imagem um sistema de compossibilidades de estados de determinado objeto, e a informao incidente intervm como elemento de deciso neste conjunto de possveis. Atravs da experincia com determinada pessoa, situao ou objeto, o percebedor constri um esquema interno que permite perceber seu estado atual em comparao com este esquema. Trata-se de uma dimenso do individual como sistema de compossibilidades de certo nmero de estados interligados, que compem uma imagem. Por exemplo, uma me capaz de dizer, antes de um mdico, que seu filho est doente, pois possui uma imagem intra-perceptiva da compossibilidade de estados da criana que muito mais rica que aquela possuda pelo mdico. Para explicar a percepo diferencial, Simondon recorre ao exemplo da imagem intraperceptiva que um pastor tem de seu rebanho: graas a ela, ele pode perceber, imediatamente, que uma ou mais ovelhas esto faltando. No preciso, entretanto, cont-las para sab-lo. Tambm no possvel que o pastor conte suas ovelhas atravs da imagem que tem delas. Simondon afirma que as imagens intra-perceptivas s desempenham um papel na percepo, a praesenti, no existindo, portanto, como uma representao independente, como realidade enumervel e manipulvel. O pastor percebe a falta das ovelhas por uma espcie de defasagem entre a imagem e os

dados perceptivos incidentes que lhe aparecem com nitidez. Tais imagens mentais, com frequncia possuem este carter no detalhvel, no manipulvel e no descritvel. preciso que o objeto esteja presente para que estas imagens tornem-se ativas; elas jamais o substituem. Assim, Simondon define as imagens intra-perceptivas como modos de acolhimento do objeto, uma espcie de antecipao em curto prazo de seus estados possveis (SIMONDON, 2008, p. 79). A percepo diferencial, ento, porque somente os erros e as no correspondncias entre a imagem e os dados incidentes so transmitidos ao percebedor.

4.3 Imagem de contedo afetivoemotivo ou a posteriori


Em terceiro lugar no ciclo vem as imagens a posteriori, isto as imagens que ocorrem aps a experincia perceptiva. Chegamos, aqui, ao domnio psicolgico das imagens propriamente mentais: ps-imagens, lembranas, sonhos, etc. Como o processo de gnese transdutivo, as fases anteriores imagem mental so sua condio, formando o solo sobre o qual ela se desenvolve. Assim, ainda que a percepo no deva explicar a totalidade do ciclo da imagem, ela necessria para a compreenso da formao das imagens mentais. Mais especificamente, a imagem-lembrana e a imagem-smbolo consistiriam em transformaes de experincias perceptivas e tambm em seu ultrapassamento. A primeira das imagens a posteriori a imagem consecutiva, cujo nome mais comum ps-imagem, e que se forma por saturao ou adaptao do sistema perceptivo. Aps olhar-se por um certo tempo para um objeto luminoso (para o cu emoldurado pela janela, por exemplo), fechar os olhos produz a experincia de uma ps-imagem retiniana, que

66

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

persiste por alguns segundos antes de desaparecer. Da mesma forma, desviar o olhar em direo a uma parede branca, aps se ter fixado a vista por tempo suficiente em um objeto verde, far surgir uma ps-imagem na forma daquele objeto, mais fraca e de cor vermelha. A imagem consecutiva caracterizada pelo tempo de sua apario: ocorre logo em seguida percepo. Mas h imagens mentais que podem aparecer aps maior lapso de tempo e que possuem durao varivel, como o caso das imagens-lembrana. Juntamente com as imagens eidticas, so habitualmente nomeadas de imagens mentais. Mas preciso distinguir as duas. Quando algum diz que v um objeto ou cena em sua mente, est, geralmente, referindo-se a uma imagem-lembrana. J a imagem eidtica uma imagem muito detalhada, que se presta, muito mais que a lembrana, explorao mental ( esse tipo de imagem mental que produzido por enxadristas experientes quando, como no exemplo fornecido por Taine em De lintelligence e citado por Simondon, jogam xadrez de olhos vendados). Para que a imagem-lembrana se forme, preciso que a atividade perceptiva tenha uma valncia afetivo-emotiva suficientemente forte. Lembramo-nos de coisas e situaes relativamente s quais nossa motivao intensa; e a imagem-lembrana, conseqentemente, tambm uma imagem afetivo-emotiva. Objetos impregnados (imprinted ) de valncias afetivas so, portanto, os nicos capazes de gerar imagens-lembrana, que no existem seno em ligao com essas valncias. Ora, o termo imprinting no aparece aqui por acaso. Simondon evoca experincias como a do ganso recm-nascido, que segue Lorenz por este ter sido o primeiro ser vivo a cruzar-lhe o caminho. A impregnao por valncias um processo que ocorre em perodos crticos, como uma aprendizagem afetiva e mormente precoce.

A partir da, Simondon constri uma concepo original a respeito da formao das imagens mentais gerais. Contra Berkeley, defende que as imagens so antes gerais do que particulares. Ele se ope, no entanto, tese empirista da formao das imagens gerais por induo, que advogada, por exemplo, por Taine: tendo visto muitas araucrias, abstrairamos, por induo, uma imagem geral de araucria. O processo equivaleria a uma decantao de experincias perceptivas, e seu resultado seria uma imagem em que figurariam as propriedades comuns a muitas araucrias, mas no as propriedades particulares dessa ou daquela. Para Simondon, que pensa a formao da imagem mental em termos de imprinting, isso desconsiderar que as experincias perceptivas possuem pesos emotivos diferentes. Determinado encontro com uma araucria pode ter sido afetivamente mais carregado, e ento a contribuio dessa experincia de impregnao para a formao da imagem ser mais importante. Assim, um nico encontro com uma araucria (a primeira que eu vi na vida, p.ex.) pode ser suficiente para a produo de uma imagem mental; basta que tenha havido impregnao. A induo, como se v, no participa do processo. E, mesmo que o meu encontro com outras araucrias venha a alterar a minha imagem de araucria, no ser por induo, mas por ramificao. Isso porque a imagem mental se desenvolve justamente como a rvore do exemplo. A primeira impregnao produz um tronco: imagem primordial, que servir como um modelo relativamente ao qual as outras representaro desvios. Impregnaes subseqentes transformam essa imagem pelo surgimento de novos galhos e ramos, mas no podem reconfigur-la completamente. Simondon lembra que, por muito tempo, acreditouse que todos os cisnes fossem brancos. Descobriu-se ento que, na Austrlia, h cisnes

67

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

negros. A induo nos obriga, sem dvida, a declarar falsa a proposio todo cisne branco; mas a imagem do cisne ainda a de um animal branco. O cisne negro experincia tardia e marginal encarado como um desvio, uma bizarrice. Dando seqncia ao ciclo, a imagem mental propriamente dita pode vir a tornar-se imagem-smbolo, que uma forma mais abstrata da imagem. J vimos que as imagens mentais podem comportar tenses internas. Em outro exemplo, a imagem da me a da boa me, ainda que conheamos mes ms. H uma tenso, portanto, interna imagem mental; seu equilbrio metaestvel. Mas essa tenso assimtrica, pois um dos termos do par sempre afetivamente mais importante do que o outro: o cisne branco, mais que o negro; a me boa, mais que a me m. O smbolo surge quando esse equilbrio assimtrico transformado em equilbrio simtrico. Isso s pode ocorrer atravs de uma operao que des-situa a imagem, tornando-a mais geral, tendendo mesmo universalizao. O smbolo tem por caracterstica essencial ser um objeto absoluto, destacvel da situao emprica em que aparece. A imagem-lembrana situada, mas no o smbolo. Uma arma, por exemplo, s aparece como um smbolo quando ultrapassa a situao lembrada: eu vi algum empunhando uma arma (forma-se ento uma imagemlembrana assimtrica, em que h algum que ataca e algum que se defende), mas a arma enquanto smbolo no empunhada por ningum e pode s-lo por todos (com o fim da assimetria, a arma serve tanto para o ataque quanto para a defesa). As imagens-lembrana podem ainda que de maneira limitada, porque a imagem um organismo com vontade prpria ser transformadas pelo sujeito. A partir da imagemlembrana de uma situao, posso mudar, por exemplo, a cor de determinado objeto. Os

smbolos, por sua vez, frequentemente consistem em objetos materiais, fazendo a ponte do mental ao material. Por exemplo, os pertences de uma pessoa so smbolos dela; e um punhado da gua de um rio um smbolo daquele rio. As lembranas e os smbolos do seqncia ao processo transdutivo e formam o solo para a inveno.

4.4 Inveno
A inveno a quarta fase do ciclo da imagem. A inveno a materializao de imagens na forma de objetos separados ou obras com existncia independente, que so transmissveis e sujeitos participao coletiva. Os dispositivos tcnicos e as obras de arte so invenes. Segundo Simondon, quase todos os objetos produzidos pelo homem so objetosimagem, enquanto so portadores de significaes latentes (SIMONDON, 2008, p.13). No entanto, ao abordar a quarta fase deste ciclo, Simondon fala da inveno stricto sensu ou do que Chateau chama de inveno propriamente dita. Evitando explicar a inveno pela imaginao, Simondon vai remontar ao papel da motricidade. Mais uma vez lanando mo de estudos de psicologia animal, a inveno mais elementar vai ser entendida como um processo de enfrentamento e soluo de problemas, quando obstculos se interpem entre o organismo e a meta a ser atingida. A situao dita problemtica quando ela corta ou interrompe a ao, impedindo sua continuidade. Sob tal perspectiva, o comportamento de desvio (dtour) entendido como uma inveno. Exemplos clssicos so encontrados nos estudos de W. Khler (1927, 1978) e analisados por G. Viaud (1964). Se uma galinha tem o acesso ao alimento impedido por uma cerca de arame, ela deve afastar-se da meta, num primeiro momento, para em seguida reaproxi-

68

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

mar-se e ser capaz de alcan-la. O comportamento de insight dos chimpanzs, envolvendo a construo de instrumentos, tambm descrito como um caso de inveno. Nos dois exemplos, esto presentes a colocao de problemas e a soluo por meio de comportamentos que restabelecem a compatibilidade com o meio e concorrem para sua estruturao como territrio. Simondon ressalta que a proximidade da meta e a intensidade da motivao so foras que concorrem para a criao de um campo de gradientes que entra em interao com toda a populao de imagens mentais, condensando a experincia passada naquele momento (SIMONDON, 2008, p.151). Em outras palavras, a combinao da fora da meta com a experincia passada atrai e modula uma populao de imagens, resultando em aes de explorao e manipulao que tornam mais fcil ou mais difcil a inveno. Com isso Simondon aponta que a inveno no se faz apenas por associao de idias passadas, mas remonta a condies dinmicas mais amplas, envolvendo imagens motoras do presente, imagens-lembrana do passado e imagens antecipatrias do futuro. Ao final, podemos dizer que houve inveno quando, com a colocao do problema e sua soluo, foi possvel identificar uma ampliao da percepo e uma expanso do territrio habitado. Todavia, seria incorreto dizer que a inveno se faz para atender a uma meta ou realizar um comportamento cujos efeitos poderiam ser antecipados de antemo. Ela surge em funo de um problema, mas os efeitos de uma inveno ultrapassam a resoluo do problema. Existe, na verdadeira inveno, um salto, um poder amplificador que ultrapassa a simples finalidade e a busca limitada de adaptao. A verdadeira inveno vai alm de seu objetivo. A inteno de solucionar um problema apenas um gatilho para colocar o sistema em movimento (SIMONDON, 2008, p.171).

Grande parte da contribuio de Simondon sobre inveno incide sobre os objetos tcnicos, onde surge o prprio conceito de transduo. A contribuio de Simondon para o campo da tcnica tem sido objeto de diversas e profundas anlises (CHABOT, 2002, CHATEAU, 2005, ESCSSIA, 1999), o que nos leva a abrir mo de apresent-la aqui. , entretanto, curioso notar que, no curso de 1965-1966, ao proceder ao exame da obra de arte como inveno, Simondon acaba por dar a ela uma inflexo que destaca alguns de seus aspectos tcnicos2. Ao deter-se sobre o problema da inveno artstica, sublinha que ela consiste num processo de formalizao que atende lgica dos gneros e das diferentes formas de arte. O cinema, por exemplo, em princpio uma formalizao da viso do movimento. Porm, para alm dessa formalizao, e ao longo de sua histria, a arte cinematogrfica recruta e incorpora outros elementos, como o som, a cor e, hoje em dia, o vdeo, criando modos de compatibilidade de imagens heterogneas at ento isoladas. Explorando tambm os casos da arquitetura do sc. XVII, que integra a escultura, a pintura e as artes da jardinagem, bem como a literatura dos scs. XVIII e XIX, que incorpora o desenho e a pintura no objeto livro, Simondon ressalta a importncia da arte como sistema de produo de compatibilidades e de ampliao de modos de apario da realidade. O progresso das invenes tcnicas desempenha a papel de destaque, afetando tanto o recrutamento das imagens quanto a possibilidade de compatibilidade. Embora a inveno esteja contida, virtu2 Segundo A. Aumont (2002), a contribuio de Simondon no campo da tcnica comparvel de Etienne Souriau (2007) no campo da esttica. A autora aponta afinidades histricas entre os autores e tece aproximaes entre eles, que defendem, cada qual sua maneira, a idia de diferentes modos de existncia. Analisa tambm seus pontos de afastamento referentes s nuances entre os conceitos de individuao e instaurao.

69

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

almente, nas etapas anteriores, esta fase da imagem tem um modo de existncia peculiar. A imagem no se mantm como uma parte do equipamento mental, mas expande seus limites espao-temporais. Cada objeto criado um sistema de acoplamento entre o organismo e seu meio, um ponto duplo no qual o mundo subjetivo e o mundo objetivo se comunicam (SIMONDON, 2008, p. 186). Sem colocar destaque nas diferenas entre o animal e o homem, Simondon aponta que em espcies sociais como a nossa esse ponto triplo, pois ele constitui tambm uma via de relao entre os indivduos, organizando funes e relaes recprocas, que funcionam em sinergia. Cabe sublinhar tambm que Simondon no fala apenas de invenes excepcionais, que se propagam em larga escala pela sociedade, mas reconhece que elas existem no tecido contnuo das pequenas reorganizaes, que algumas vezes no chegam a ser difundidas, mas tiveram seu papel, de maneira distribuda, ao longo da execuo de uma obra. A inveno produz uma mudana na organizao do sistema vivo, no sentido em que ele passa a abordar o meio com novas antecipaes. Nesta medida, ela fecha um ciclo, ao mesmo tempo em que abre outro. Em outras palavras, a inveno opera o recomeo do ciclo da imagem, garantindo seu renascimento e produzindo, ao mesmo tempo, constrangimentos em relao s formas e tendncias que sero configuradas no futuro. A inveno tcnica e artstica produz novas imagens motoras, bem como novas imagens percepo e imagens afetivo-emotivas. Podemos dizer que elas so fonte de movimentos e de percepes complexas, despertando cognies, afeces e emoes. Neste sentido, elas tornam inequvoca a idia de que a imaginao pode ser uma funo de criao de realidade, uma funo de realizao, exercendo um papel na criao de mundos. A imagem sai do mundo mental e ga-

nha o meio, promovendo sua expanso. As idias de Simondon no curso de 19651966 encontram forte ressonncia com o conceito de cognio inventiva (KASTRUP, 2007). Segundo tal abordagem, a inveno no um processo psicolgico especial, alm da memria, da percepo, da linguagem e da aprendizagem. A inveno uma maneira de colocar o problema da cognio. Do ponto de vista da inveno, falamos de uma memria inventiva, de uma percepo inventiva, de uma aprendizagem inventiva, de uma linguagem inventiva e assim por diante. A inveno a potncia que a cognio possui de diferir de si mesma. A formulao do conceito reconhece que falar da inveno dentro de parmetros cientficos no tarefa simples, j que no h uma teoria da inveno. A prpria idia de uma teoria da inveno seria uma contradio de termos. Por no ser submetida a leis gerais, a inveno no est sujeita previsibilidade. O conceito tambm no busca dar conta apenas das grandes invenes, sejam elas tcnicas, artsticas ou cientficas, mas procura apontar que ela permeia nossa vida cotidiana, toda ela perpassada por pequenas invenes, que irrompem e quebram a continuidade e a banalidade da vida. Assim como em Simondon, que compe a rede de intercessores evocados para a formulao do conceito, h um forte dilogo com a psicologia e as cincias cognitivas, que surge no apenas na forma de crticas e distines, mas tambm de alianas e composies. A abordagem da cognio inventiva deu origem a estudos sobre diversos processos, como a aprendizagem e a ateno, mas at hoje no havia abordado o tema da imagem, to presente nos dias atuais. O livro de Simondon, pelo ttulo, e pela investigao detalhada que realiza, suscita novas idias e instiga a comparao. De sada, possvel constatar que a operao semelhante, mas o ponto

70

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

de partida outro. O ponto de partida de Simondon aqui a imagem, e no a cognio. O campo de combate distinto. Por outro lado, o ciclo da imagem sem dvida um ciclo inventivo. Ao invs de formular o problema da inventividade da cognio, Simondon fala da inventividade da imagem. Pelo estudo da imagem ele chega inveno, embora guardando este termo para as invenes stricto sensu. Os conceitos de transduo, pr-individual e metaestabilidade esto presentes todo o tempo, embora nem sempre de modo explcito. No entanto, eles do o tom do curso, onde encontramos ao final uma importante novidade, capaz de englobar e lanar uma nova perspectiva sobre toda uma srie de estudos sobre imagem, que se multiplicam na atualidade. Enfim, aprendemos com Simondon que a imagem no apenas inventada, mas tambm inventiva, ou seja, ela possui uma inventividade intrnseca.

5 Imagem material e imagem mental: desmontando uma dicotomia


Embora Simondon fale de fases e mesmo de etapas, no seria justo entend-las como um ciclo de desenvolvimento da imagem, como em Jean Piaget. A passagem de uma fase a outra obedece a um percurso transdutivo, ou seja, h estruturas prvias que funcionam como plataformas ou condies para as transformaes subseqentes. A idia de um percurso ou trajeto transdutivo significa que no h inveno ex-nihilo, a partir do nada, mas tambm que as transformaes da imagem no seguem um caminho necessrio, como, por exemplo, na teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo (PIAGET; INHELDER, 1978, KASTRUP, 2007). Trata-se, antes, de um percurso que se faz como uma

trama contnua, dotada de relaes complexas e circulares, que produzem giros, laos e amarraes diversas, mas tambm pontos de bifurcao, chegando a resultados que no podem ser previstos de antemo. Essa trama contnua, marcada por idas e vindas, onde o interior e o exterior se interpenetram o tempo todo, bastante distinta de um processo evolutivo linear, pautado em conservaes e ultrapassagens previsveis. Como a inveno produz novas imagens, o ciclo no se fecha sobre si mesmo. Os dois sentidos do termo imagem aquilo que possui um suporte material e aquilo que um objeto mental deixam de ser um par dicotmico. Eles se transformam e se co-engendram no ciclo dinmico da imagem. A noo de inveno como ponto duplo evoca a noo de causalidade circular. As noes de relao e mesmo de interao organismo-meio so insuficientes. A diferena diz respeito ao entendimento que Simondon prope das noes de organismo e meio, e mais diretamente de sua ontologia pr-individual. A conexo e o acoplamento organismo-meio so tecidos por foras, vetores, tendncias, polaridades e potenciais das imagens. Ao serem produzidas, as invenes so relanadas e devolvidas ao plano de produo, passando a integrar o ciclo da imagem. Isso significa que h uma relao de causalidade entre a ltima fase e as demais, que compem o ciclo. Todavia, no se trata a de causalidade linear nem tampouco de uma causalidade circular de tipo ciberntico, onde, por um sistema de retroalimentao, o efeito retroage como causa. No caso da ciberntica, os efeitos de retroao so controlveis e previsveis, o que no se aplica ao ciclo inventivo da imagem. Aqui as causas se atualizam em efeitos inventivos e os efeitos tambm se atualizam em causas, de modo igualmente inventivo e marcado pela diferenciao e pela imprevisibilidade.

71

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

A noo de inveno como ponto triplo nos lembra que mesmo as imagens mentais que parecem mais ntimas e pessoais contm algo de social. Nesta medida, o trabalho de Simondon constitui um antdoto contra todo tipo de mentalismo e de individualismo ainda muito presentes na psicologia atual. Ao apontar que a imagem no apenas mental, mas tambm motora, no apenas humana, mas tambm est presente nos animais, que sai da interioridade e se materializa em produtos e instituies, e que se propaga nas mltiplas conexes, Simondon aponta que a subjetividade sempre coletiva. Sabemos que ao fazer psicologia estamos constantemente tratando com imagens. A novidade aqui so as mltiplas pistas que so lanadas de que para entender o sentido das imagens que habitam a subjetividade, mesmo daquelas que parecem essencialmente mentais, ntimas e pessoais, devemos perceber a a presena das invenes coletivas. Nessa direo, o estudo e as prticas de produo de subjetividade no campo da clnica, da arte, da educao e das tecnologias requer a transversalizao de diferentes disciplinas, como a psicologia, a sociologia, a comunicao e a esttica.

Depois de sermos levados a fazer um grande mergulho no tema da imagem, vemos desmontar-se a dicotomia entre imagens mentais percepes, lembranas, sonhos, desejos, alucinaes e imagens materiais fotografia, cinema, pintura, publicidade, udio-gravao, televiso. Na operao de tal desmontagem, no somos conduzidos a um movimento de psicologizao das imagens da arte, da publicidade e da televiso. No se trata de operar um reducionismo subjetivante. Numa outra direo, a desmontagem da dicotomia segue o caminho da exteriorizao. Nesse sentido, o curso de Simondon uma grande aula sobre a exterioridade da imagem, de como ela j nos exterior mesmo quando parece habitar o fundo de nossa alma. A, onde ela j mostra sua dimenso de exterioridade, a imagem possibilita no apenas a importante sensao de estranhamento, mas tambm uma promessa de inveno e de resistncia em relao aos regimes totalitrios da subjetividade contempornea. Sadas dessa interioridade j exterior, as imagens inventadas e desde sempre inventivas ganham o mundo, espalhando seu alcance e aguando nossa ateno para seus sutis e poderosos efeitos.

Referncias
AUMONT, A. Lndividuation est-elle une instauration? Autour des penses de Simondon et Souriau. In: CHARBOT, P. (Org.). Simondon. Paris: Vrin, 2002. BERGSON, H. Matria e memria. So Paulo: Martins Fontes, 1990 [1896]. CHARBOT, P. (Org.) Simondon. Paris: Vrin, 2002. CHATEAU, J-Y. Gilbert Simondon. Linvention dans les techniques . Cours et confrences. Paris: Seuil, 2005. DAMSIO, A. O mistrio da conscincia. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

72

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

EIBL-EIBESFELDT, I. Etologia. Barcelona: Omega, 1974. ESCSSIA, L. Relao homem-tcnica e processo de individuao. So Cristvo, SE: Ed. UFS, Aracaju: Fundao Oviedo Teixeira, 1999. HESS, E. Imprinting in animals. Scientific American, v.198(3), 81-90, 1958. KASTRUP, V. A inveno de si e do mundo. Belo Horizonte: Autntica, 2007. KHLER, W. Lintelligence des singes suprieurs. Paris: Flix Alcan, 1927. KHLER, W. A inteligncia dos antropides. In: ENGELMAN, A. (Org.). Khler. So Paulo: tica. (Col. Grandes Cientistas Sociais), 1978. LORENZ, K. Trs ensaios sobre o comportamento animal e humano. Lisboa: Arcdia, 1975. PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criana. Rio de Janeiro-So Paulo: Difel, 1978. RIBOT, T. Limagination cratrice. Paris: Flix Alcan, 1926. SARTRE, J-P. A imaginao. Porto Alegre: L&PM, 2008. SHEPARD, R.; METZLER, J. Mental rotation of three-dimensional objects. Science, New Series, v.171, 701-703, 1971. SIMONDON, G. Le mode dexistence des objets tecniques. Paris: Aubier, 1989. SIMONDON, G. Lindividu et sa gense phisico-biologique. Paris: PUF, 1964. SIMONDON, G. Lindividuation psychique et colletive. Paris: Aubier, 2007. SIMONDON, G. Cours sur la perception 1964-1965. Chatou: Les ditions de la transparence, 2006. SIMONDON, G. Imagination et invention 1965-1966. Chatou: Les ditions de la transparence, 2008. SIMONDON, G. Communication et information Cours et confrences. Chatou: Les ditions de la transparence, 2010. SOURIAU, E. Les diffrents modes dexistence. Paris: PUF, 2009. VARELA, F. Conhecer. Lisboa: Ed. 70, s/d. VIAUD, G. A inteligncia. Lisboa: Europa-Amrica, 1964.

73

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. ISSN impresso 1516-084X ISSN digital 1982-1654

VON UEXKLL, J. Dos animais e dos homens. Lisboa: Livros do Brasil, s/d.

Recebido em: 27 de maio de 2012 Aprovado para publicao em: 13 de junho de 2012

Virginia Kastrup Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Departamento de Psicologia Geral e Experimental. Rio de Janeiro/RJ, Brasil. E-mail: virginia.kastrup@gmail. com Filipe Herkenhoff Carij Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, Brasil. E-mail: filipecarijo@yahoo.com.br Maria Clara de Almeida Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, Brasil. E-mail: mclarinhalmeida@gmail.com

74

S-ar putea să vă placă și