Sunteți pe pagina 1din 2

Primeira lista de Exerccios de Eletromagnetismo.

1) As cargas eltricas A e B atraem-se mutuamente. As cargas eltricas B e C repelem-se mutuamente. Se A e C so posicionadas bem juntas elas iro: a. se atrair. b. se repelir. c. no vo se afetar. d. Mais informaes so necessrias para responder.

2) Mantendo-se um basto carregado prximo de uma das pontas de um basto metlico sem cargas, uma determinada quantidade de carga se concentra na ponta do basto metlico que est mais prxima do basto carregado e depois a movimentao de cargas cessa. Por que, se existe um nmero praticamente infinito de cargas livres no metal?

3) O teorema de Earnshaw diz que nenhuma partcula pode estar em equlbrio estvel apenas sob ao de foras eletrostticas. Considere, no entanto, um ponto P, no centro de um quadrado imaginrio em cujos vrtices esto quatro cargas q. Oras, se uma carga de teste positiva for colocada neste centro, cada uma das quatro cargas dos vrtices empurra esta na direo do ponto P, embora o teorema de Earnshaw seja vlido. Como isto pode ser explicado?

4) Trs partculas carregadas repousam em uma linha reta e so separadas 0 , a segunda, q2, em j 0k pela distncia d. A primeira, q1, est em 0i
0 e a terceira, q3 em 2di 0 . Sabendo que a carga q3 di j 0k j 0k

est livre para se movimentar, mas permanece parada, ache q1 em funo de q2.

5) Se uma carga de - 2 x 10-6 C est localizada em (0,0,0) m outra carga de 2 x 10-6 C est localizada em (0,0, 300) m, qual ser a fora eltrica

resultante (mdulo, direo e sentido) sobre uma carga de 1 x 10-6 C m ? 6) Uma certa carga Q est para ser dividida em duas partes, Q-q e q. Qual a relao de Q com q se estas duas partes, postas com uma dada separao, tiverem a mxima repulso de Coulomb?

7) Um basto, com raio desprezvel, de comprimento L, localizado entre (0,0,0) e (0,0,L) carregado com uma carga total q distribuda uniformemente. Qual o campo eltrico resultante, no ponto (0,L,0), devido presena deste basto? 8) Duas bolas minsculas, similares, de massa m esto penduradas por fios de seda de comprimento L que formam um ngulo com a horizontal. Estas bolas possuem cargas iguais, massa m e o ngulo to pequeno que tan() sen() . Deduza a equao para a distncia entre estas esferas quando o sistema est em equilbrio. 9) Resolva o problema 7 para um basto de raio R, no desprezvel. 10) Uma partcula de massa m e carga - q esta vinculada a se mover sobre a mediatriz do segmento de reta, de comprimento d, que une duas cargas positivas +Q. Alguma fora externa desloca a partcula at uma distncia y << d do centro do segmento. Mostre que esta partcula executa um movimento harmnico simples em torno do centro e calcule a freqncia angular w de oscilao.

S-ar putea să vă placă și