Sunteți pe pagina 1din 5

Com a Palavra Dr.

Skinner esclarecendo o Behaviorismo

"O que o Amor se no outro nome para reforamento positivo?". (SKINNER, 1948 pg. 282) "Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo s podero ser resolvidos se melhorarmos nossa compreenso do comportamento humano" (Skinner, 1974, p.8) "Cincia a disposio para aceitar fatos, mesmo quando eles se ope aos desejos." (Skinner, 1953, p.12) "Voc no pode impor felicidade. Voc no pode em ltima instncia, impor coisa alguma. Ns no usamos a fora! Tudo que precisamos engenharia comportamental adequada." (Skinner, 1948, p.149) "Triunfar sobre a natureza e sobre si mesmo, sim. Mas sobre os outros, nunca." (Skinner, 1968, p.103) "Ensinar simplesmente o arranjo de contingncias de reforamento." (Skinner, 1968, p.5) "O auto-conhecimento tem um valor especial para o prprio indivduo. Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma, por meio de perguntas que lhe foram feitas, est em melhor posio de prever e controlar seu prprio comportamento." (Skinner, 1974, p.31) "Seja inato ou adquirido, o comportamento selecionado por suas consequncias." (Skinner, 1983, p.155) "No considere nenhuma prtica como imutvel. Mude e esteja pronto a mudar novamente. No aceite verdade eterna. Experimente." (Skinner, 1969, p.viii) "A singularidade do indivduo incontestvel na viso cientfica." (Skinner, 1959, p.17)

"Como as pessoas se sentem , geralmente, to importante quanto o que elas fazem." (Skinner, 1989, p.3) "Cincia , antes de tudo, um conjunto de atitudes. uma disposio para lidar com fatos e no com o que foi dito por algum a respeito deles." (Skinner, 1953, p.12) "Um ambiente fsico e cultural diferente far um homem diferente e melhor." (Skinner, 1989, p.84). "Uma formulao behaviorista no ignora os sentimentos; simplesmente muda nfase do sentimento para aquilo que sentido." (Skinner, 1959, p.284) "Os homens so felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo reforado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64) "Quando encontrar seus mtodos mais efetivos, a educao ser quase totalmente dedicada tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida." (Skinner, 1978, p.148) "A tarefa da educao desenvolver um repertrio de comportamentos que sejam eventualmente reforados na vida diria e profissional do graduado." (Skinner, 1987, p.28) "Um enfoque cientfico do homem oferece possibilidades emocionantes. No vimos ainda o que o homem pode fazer consigo mesmo." (Skinner, 1971, p.217) "O comportamento reforado positivamente participao ativa na vida livre de tdio e depresso." (Skinner, 1969, p.5) "Os mtodos da cincia tm tido um sucesso enorme onde quer que tenham sido experimentados. Apliquemo-los, ento, aos assuntos humanos." (Skinner, 1994, p.19)

"Quando nosso comportamento reforado positivamente, ns dizemos que gostamos do que estamos fazendo; dizemos que estamos felizes." (Skinner, 1978 , p.5) "Um mundo meramente feliz no suficiente; deve ser um mundo que tenha alguma chance de sobrevivncia." (Skinner, 1983, p.395) Abaixo esto listados pelo prprio Skinner (1974) os equvocos graves sobre o Behaviorismo Radical. "Eis, como exemplo, algumas das coisas comumente ditas sobre o Behaviorismo ou a cincia do comportamento. Creio que so todas falsas. 1. O Behaviorismo ignora a conscincia, os sentimentos e os estados mentais. 2. Negligencia os dons inatos e argumenta que todo comportamento adquirido durante a vida do indivduo. 3. Apresenta o comportamento simplesmente como um conjunto de respostas a estmulos, descrevendo a pessoa como um autmato, um rob, um fantoche ou uma mquina. 4. No tenta explicar os processos cognitivos. 5. No considera as intenes ou os propsitos. 6. No consegue explicar as realizaes criativas na Arte, por exemplo, ou na Msica, na Literatura, na Cincia ou na Matemtica. 7. No atribui qualquer papel ao eu ou conscincia do eu. 8. necessariamente superficial e no consegue lidar com as profundezas da mente ou da personalidade.

9. Limita-se previso e ao controle do comportamento e no apreende o ser, ou a natureza essencial do homem. 10. Trabalha com animais, particularmente com ratos brancos, mas no com pessoas, e sua viso do comportamento humano atm-se, por isso, queles traos que os seres humanos e os animais tm em comum. 11. Seus resultados, obtidos nas condies controladas de um laboratrio, no podem ser reproduzidos na vida diria, e aquilo que ele tem a dizer acerca do comportamento humano no mundo mais amplo torna-se, por isso, uma metacincia no-comprovada. 12. Ele supersimplista e ingnuo e seus fatos so ou triviais ou j bem conhecidos. 13. Cultua os mtodos da Cincia mas no cientfico; limita-se a emular as Cincias. 14. Suas realizaes tecnolgicas poderiam ter sido obtidas pelo uso do senso comum. 15. Se suas alegaes so vlidas, devem aplicar-se ao prprio cientista behaviorista e, assim sendo, este diz apenas aquilo que foi condicionado a dizer e que no pode ser verdadeiro. 16. Desumaniza o homem; redutor e destri o homem enquanto homem. 17. S se interessa pelos princpios gerais e por isso negligencia a unicidade do individual. 18. necessariamente antidemocrtico porque a relao entre o experimentador e o sujeito de manipulao e seus resultados podem, por essa razo, ser usados pelos ditadores e no pelos homens de boa vontade.

19. Encara as idias abstratas, tais como moralidade ou justia, como fices. 20. indiferente ao calor e riqueza da vida humana, e incompatvel com a criao e o gozo da arte, da msica, da literatura e com o amor ao prximo." Fragmento de: Sobre o Behaviorismo (Introduo pg. 711) de B. F. Skinner
http://geacuniversitas.blogspot.com/

S-ar putea să vă placă și