Sunteți pe pagina 1din 10

MANUAL DE NORMATIZAO PARA TRABALHOS TCNICO-CIENTFICOS I.

Introduo Um relatrio consiste na exposio escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se relata a execuo de servios ou de experincias. Normalmente acompanhado de documentos demonstrativos tais como tabelas, grficos e outros. Um relatrio tcnico cientfico um documento pelo qual se faz a difuso da informao corrente, sendo ainda um registro das informaes obtidas. elaborado principalmente para descrever experincias, investigaes, processos, mtodos, anlises e etc. Os relatrios so compostos dos seguintes elementos:

II. Elementos externos, elementos pr-textuais, texto e elementos ps-textuais 1. Capa A capa deve conter os elementos necessrios para identificao de um trabalho tcnico-cientfico como: nome da instituio; ttulo; subttulo (se houver); local; data ( Modelo 1). 2. Folha de Guarda (opcional) aquela no impressa que une a capa dura ao volume. 3. Folha de Rosto a principal fonte de identificao do relatrio, devendo conter as seguintes informaes: nome do autor; ttulo; subttulo (se houver); natureza do trabalho acadmico; rea de concentrao; nome completo do orientador; local e data da concluso do trabalho. ( Modelo 2). 4. Equipe Tcnica a relao dos participantes no projeto que deu origem ao relatrio. 5. Folha de aprovao do orientador Esta folha deve conter as seguintes informaes de acordo com a seqncia: ttulo do projeto, nome e assinatura do bolsista, seguidos da palavra aprovado, nome e assinatura do orientador, local; data (Modelo 3). 6. Agradecimentos (opcional) So registrados agradecimentos queles que realmente contriburam de maneira relevante para a elaborao do trabalho. 7. Sumrio Consiste da relao dos captulos e sees do trabalho na ordem em que aparecem no relatrio. desnecessrio em obras pouco extensas ou pouco divididas. O sumrio pode ser apresentado conforme as seguintes prescries: Localizado aps a folha de aprovao do orientador Apresenta para cada captulo ou seo os seguintes dados: a) Ttulo do captulo ou seo com mesmo fraseado; b) Nmero da pgina inicial do captulo ou seo, ligado ao ttulo por uma linha. Um sumrio mostrado no exemplo abaixo:

8. Listas de Tabelas, Ilustraes, Abreviaturas, Siglas e Smbolos (opcional) As listas de tabelas e ilustraes ou figuras so as relaes das tabelas e figuras, na ordem em que aparecem no texto. A lista de abreviaturas, siglas e smbolos consiste na relao alfabtica das abreviaturas, siglas e smbolos empregados no trabalho, seguidos dos significados correspondentes. 9. Resumo a apresentao concisa do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importncia. O resumo consiste de uma sntese e o contedo apresentado em forma de texto reduzido. 10. Texto A redao deve ter um tratamento objetivo e impessoal, empregando, preferencialmente os verbos na conjugao da terceira pessoa, evitando-se referncia pessoal. Deve ser mantida a uniformidade de tratamento em todo o trabalho importante que haja consistncia na apresentao, mantendo-se um padro uniforme em todas as frases do trabalho. A objetividade e clareza so caractersticas dos trabalhos cientficos. Isso conseguido empregando-se frases curtas que incluem apenas um pensamento. Por outro lado, frases que tratam de um mesmo aspecto devem ser reunidas em um nico pargrafo. O texto formado pelos seguintes itens:

10.1 Introduo Parte inicial do texto, em que devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho. 10.2 Desenvolvimento Parte do texto que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em sees e subsees, que variam em funo da abordagem do tema. Como todos os trabalhos cientficos, a organizao do texto deve obedecer a uma seqncia. Utiliza-se comumente a seguinte estrutura: 10.2.1 Reviso de Literatura Deve demostrar conhecimento da literatura bsica sobre o assunto, interpretando os trabalhos feitos por outros autores. Refere-se somente aos assuntos que tenham relao direta e especfica com o trabalho. Deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronolgica, em blocos de assunto, mostrando a evoluo do tema de maneira integrada. Todo material citado deve constar nas referncias. 10.2.2 Material e Mtodos (procedimentos) utilizados na pesquisa. As observaes ou dados coletados, bem como o mtodo utilizado, so os principais elementos para a execuo de um trabalho. Os procedimentos metodolgicos devem ser apresentados de forma breve, porm completa e clara, na seqncia cronolgica em que o trabalho foi conduzido. . 10.2.3 Resultados e Discusso A apresentao mais adequada dos resultados deve seguir a seqncia da abordagem usada nos objetivos, material e mtodos (procedimento experimental). Os resultados podem ser apresentados em forma de tabelas ou grficos, sendo numerados seqencialmente e discutidos antes de serem colocados. Uma boa discusso necessita de bases tericas (pode-se utilizar referncias bibliogrficas) e devem ser relacionadas aos resultados obtidos avaliando a prtica com relao aos objetivos propostos. Quando possvel, os resultados experimentais obtidos devem ser comparados com dados de literatura e suas diferenas (quando houver) discutidas. OBS: os itens Resultados e Discusso podero ser abordados separadamente 10.2.4 Concluso apropriado elaborar a concluso de modo claro e sucinto. Os resultados devem ser relacionados aos objetivos propostos como tambm teoria, ou mesmo concluses prprias, desde que haja embasamento tcnico cientfico para isto. Quando o trabalho no permitir concluses, deve-se fazer apenas consideraes finais. 10.3 Consideraes finais Perspectivas de continuidade ou desdobramento do trabalho ou justificativa no atraso do cronograma apresentado. 4

10.4 Tabelas, Quadros, Figuras e Ilustraes As tabelas, quadros, figuras e ilustraes devem ser inseridos no texto o mais prximo possvel do trecho que as citam. As figuras devero ser limitadas a uma nica pgina, evitando material "dobrvel". As tabelas nunca so fechadas por linhas laterais e seu ttulo deve ser apresentado acima desta. No caso das figuras, o ttulo deve ser relacionado abaixo de cada uma. Quando for o caso, mencionar, nas legendas das tabelas e figuras, a fonte de onde foram tirados os dados. Quando muito numerosas, as tabelas e figuras devem ser colocadas em anexo, para no sobrecarregarem o texto. 11. Anexo Anexo (ou apndice) consiste de um elemento que compe a estrutura, como dados estatsticos, grficos etc, que se acrescenta a um relatrio como resultados complementares de esclarecimento ou documentao do mesmo. Os anexos so numerados com algarismos arbicos, seguidos do ttulo. Ver exemplo abaixo: Anexo 1: Curvas de Titulao Anexo 2: Fotografias A paginao dos anexos deve continuar a do texto. Sua localizao no final da obra, antes do glossrio, quando houver. 12. Referncias A referncia lista todas as obras citadas no texto, por nmeros ou por nomes dos autores, seguindo as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). 12.1 Publicao e trabalho considerados no todo Incluem livro, folheto, trabalho acadmico (teses, dissertaes, entre outros), manual, guia, catlogo, enciclopdia, dicionrio etc. GOMES, L.G.F.G. Novela e sociedade no Brasil. Niteri: Ed. UFF, 1998. 137 p. (Coleo Antropologia e Cincia Poltica, 15). 12.2 Parte de publicao Inclui captulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra. LINHARES, C.F.S. Terremotos na pedagogia: perspectivas da formao de professores. In: SILVA, W.C. da (Org.). Formao dos profissionais da educao: o novo contexto legal e os labirintos do real. Niteri: Ed. UFF, 1998. P. 11-33.

12.3 Documento de evento SIMPSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13., 1995, Belo Horizonte. Anais.Belo Horizonte: UFMG, 1995.655p. 12.4 Publicao e trabalho em meio eletrnico KOOGAN, A. (Ed.). Enciclopdia e dicionrio digital. So Paulo, 1999. v.1. Disponvel em: <htpp://www.bdt.org.br>. Acesso em 8 mar. 1999.

12.5 Artigo de peridico REZENDE, Fernando. A imprevidncia da previdncia. Revista de Economia Poltica, So Paulo, v.4, n. 2, p. 51-68, abr./jun. 2001.

III Outras Informaes 1. Papel O papel de impresso de cor branca, formato-padro da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), A4 (210 x 297 mm). 2. Digitao A impresso feita somente em uma face do papel, em preto, permitindo-se cores nas figuras, em situaes em que sejam absolutamente necessrias. So aceitas somente fontes arredondadas ( Times New Roman 13, Helvtica 12, Arial 12). O corpo dos quadros, figuras e rodaps pode conter letras menores, o tamanho da fonte deve ser 10. Os ttulos principais devem ser grafados em letras maisculas, negrito, destacando-se no texto, sendo separados do texto que os precede ou os sucede por dois espaos duplos. Para os nomes cientficos e expresses estrangeiras, usar o itlico como estilo de fonte. 3. Margens e Pargrafos Devem ser observados os seguintes espaamentos relativos s margens: a) margem esquerda: 3,0 cm b) margem direita: 2,0 cm c) margem superior: 3,0 cm d) margem inferior: 2,0 cm e) margem superior de pgina do ttulo de cada captulo: 7,0 cm do topo da pgina Todo pargrafo deve ser iniciado a 1,25 cm (ou recurso TAB), a partir da margem esquerda. 6

Aps o ttulo principal de cada parte do trabalho, o incio do texto deve estar a 3,0 cm. Um novo pargrafo no final da pgina constitudo de, pelo menos, duas linhas. Se a pgina no o comportar, iniciar o pargrafo na pgina seguinte. 4. Espaamento O texto deve ser digitado em espao um e meio. Espao simples usado apenas em quadros longos, notas de rodap, notas de fim de texto, ttulo e subttulos com mais de uma linha e citaes bibliogrficas. 5. Numerao de Pginas Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem se contadas seqencialmente. No entanto, a numerao colocada a partir da folha de resumo, sendo essa em algarismo romano. A parte textual numerada em algarismos arbicos. A colocao horizontal ou vertical de quadros ou de figuras no altera a posio do nmero da pgina e das margens.

Modelo 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB DEPARTAMENTO DE CINCIAS BIOLGICAS DCB LICENCIATURA EM CINCIAS BOLGICAS

TTULO DO PROJETO

Vitria da Conquista BA Novembro de 2003

Modelo 2

NOME DO AUTOR

TTULO DO PROJETO

Relatrio apresentado Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia como parte das exigncias do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica (PIBIC/CNPq). rea de concentrao: Orientador:

Vitria da Conquista BA Novembro de 2003

Modelo 3

TTULO DO PROJETO

NOME DO BOLSISTA (com assinatura)

APROVADO

NOME DO ORIENTADOR (com assinatura)

Vitria da Conquista BA Novembro de 2003


10

S-ar putea să vă placă și